Tropa da Marinha é a primeira do Estado brasileiro a atingir o nível 3 de capacitação desde que esse sistema foi criado em 2015

O Ministério da Defesa (MD) recebeu, na última segunda-feira (18), uma notificação inédita da Organização das Nações Unidas (ONU), elevando a capacitação da tropa da Marinha do Brasil para o nível 3. Isso significa que os militares brasileiros atingiram o patamar máximo exigido pela entidade para que um país possa participar das missões de paz envolvendo contingentes das Forças Armadas.

Com o anúncio, a tropa da Marinha do Brasil passa a ser a primeira do Estado brasileiro a ocupar uma posição neste nível, deixando-a em uma posição vantajosa para um futuro desdobramento em missões de paz da ONU. Desde que o Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UN PCRS) foi criado, em 2015, essa foi a primeira vez que uma Força Singular conquistou esse status.

A partir de agora, o Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais de Força de Paz de Emprego Rápido (Quick Reaction Force) encontra-se em uma situação de destaque no Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UN PCRS), visando a um futuro desdobramento em missões de paz daquela Organização Internacional. Esse sistema destina-se ao registro e gerenciamento de ofertas de capacidades de Forças de Paz disponibilizadas pelos países contribuintes de tropa da ONU, com vistas a serem empregadas em missões de paz.

Na próxima semana, a Força de Fuzileiros da Esquadra realizará mais um treinamento. O exercício em questão tem como propósito a manutenção das capacidades atingidas em Visita de Avaliação e Assessoramento da ONU em 2021. O dia 28/4 será reservado para atividades abertas ao público.

Em julho de 2021, inspetores da Organização das Nações Unidas estiveram no Rio de Janeiro para avaliar o desempenho do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais de Força de Paz de Emprego Rápido (Quick Reaction Force). O relatório final da Visita de Avaliação e Assessoramento, que elevou a tropa ao nível 2 do sistema, destacou: “Os Fuzileiros Navais do Brasil possuem mentalidade expedicionária, móvel e ágil; altos padrões de prontidão operativa e de pessoal; forte comando e controle; elevada moral e disciplina e são bem treinados”.

FONTE: Agência Marinha de Notícias

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Varg

Bravo CFN!!!!!

Zezonho

Exércitos existem para guerra.

Flick

Logo, logo serão introduzidos numas das buchas que serão produzidas pelo mundo.
A conferir.

Tutor

Esse capacete que brilha me dá uma agonia. Acho que isso deixa os combatentes à vista a quilômetros.

Heinz Guderian

Não sei porque o Brasil ainda não adotou o modelo inglês, principalmente para ambientes de selva.
Na guerra da Ucrânia, já vemos muitos soldados ucranianos utilizando esse tipo de equipamento.
E é muito importante.

Nilo

Vai ter o mesmo retorno que teve no Haiti, nada e imigração desenfreada ilegal.

Osvaldo Marcilio Junior

Parabéns à nossa Marinha e ao Corpo de Fuzileiros Navais…ADSUMUS!!

Thom

Brasil devia ser o principal país em influência em países da língua portuguesa. Brasil deveria ganhar dinheiro, mas acabou gastando (Angola). Formar acordos que ajudem as partes. Problema? Lá tem ditaduras “a rodo”.

Acho que há receio no Brasil ajudar “de fato”, por exemplo no conflito que ocorreu em Moçambique. Imagina se um grupo extremista quiser se vingar do Brasil por está ajudando. Séria traumático para um povo pacifico, sofrer um ataque terrorista estrangeiro. Sempre pensei nisso.

Luiz Carlos Moreira Brandao Junior

Com 50.000 mortes por ano, você considera o brasileiro um povo pacífico ?

Pavan

Parabens a MB que sirva de exemplo as outras forças… Isso vem muito do modelo de preparaçao dos marinheiros e fuzileiros programado pela MB,feita nos centros de formação da MB, diferente do EB e da FAB que formam seus soldados em suas OMs e perdem muito nisso, tanto EB como FAB deveriam repensar sobre essa formação inicial,independente do soldado ser voluntario ou do serviço obrigatorio.