HMS Brilliant - F90

“A Royal Navy matou três baleias após confundi-las com submarinos inimigos durante a Guerra das Malvinas. Duas foram mortas por torpedos lançados da fragata antissubmarino HMS Brilliant e a terceira foi atacada por um helicóptero Sea King.

Os incidentes anteriormente não divulgados foram retirados dos diários da tripulação do navio, que foram publicados online em 2013 no site hmsbrilliant.com, que comemora o papel do navio na guerra de 1982.

O trabalho da HMS Brilliant era ajudar a defender o HMS Invincible, um dos dois porta-aviões britânicos desdobrados no Atlântico sul, contra o ataque de mísseis e submarinos argentinos.

Helicóptero Sea King HAS.5 lançando um torpedo antissubmarino Mk.46

A bordo, o clima era tenso. Registrando o primeiro incidente, um membro da tripulação escreveu sobre um “pequeno contato de sonar” que levou ao lançamento de dois torpedos, cada um deles atingindo uma baleia. Ele observa secamente: “Óleo de baleia avistado por Sea King [helicóptero]. . . Acho que vou me juntar ao Greenpeace”.

Mais tarde naquele dia, um helicóptero Sea King lançou cargas de profundidade contra um suspeito “submarino”, apenas para descobrir que ele também havia matado uma baleia.

O Ministério da Defesa disse que o equipamento de sonar da época podia ser facilmente confundido com os ruídos das baleias, mas que o equipamento moderno era muito mais criterioso.

Um porta-voz da Whale and Dolphin Conservation disse: “As marinhas têm o dever de cuidar e não esperamos que a nossa escolha seja deliberadamente explodir baleias.”

FONTE: The Times

O casco desativado da ex-Dodsworth, ex-Brilliant, em 2011, antes do envio para o desmanche em 2012

NOTA DA REDAÇÃO: A HMS Brilliant – F90 foi transferida para a Marinha do Brasil em 30 de agosto de 1996, rebatizada como Fragata Dodsworth – F47. Ela deu baixa em 11 de março de 2004 e o casco do navio foi sucateado em 2012 em Aliaga na Turquia.

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
pupu

amadores…. desperdiçam torpedos em baleias ! nossa gloriosa marinha brasileira destrói cardumes imensos de toninhas com simples cargas de artilharia !

Guacamole

Postei a mesma coisa e o Admin deletou meu post.
Acho que eles não tem senso de humor lol

Barak MX para o Brasil

E a FAB já bombardeou aranhas

Enzo Magno Donato Vernille

Muito se fala e caçoa aqui no Brasil das Batalhas das Toninhas que ocorreu com a DNOG (Divisão Naval que enviamos para Dakar) em 1918 Só que acho que a maior parte dos que caçoam não levam em conta que: Sonar não existia Sonar só foi existir em 1922 O que poderia ter no máximo são alguns hidrofones bem rudimentares Portanto, contava-se apenas com o olho nu para isso E numa noite onde todos estavam tensos (tal neste caso da matéria) pois o HMS Brittania, um encouraçado enviado de Gibraltar para acompanhar a DNOG fora torpedeado e afundado pelo UB-50.… Read more »

Agnelo

Prezado
Exatamente

Imagine-se em uma vigília, durante a noite, mar “embolado”, já tendo visto ou ouvido combates aqui e ali, tendo perdido amigos ou conhecidos, e, em um determinado momento, numa fração de segundos, percebe algo diferente em meio às ondas….
Ao mesmo tempo, o companheiro do hidrofone ouve algo diferente….

Agora…. De um sofá, com ar cond, fica fácil rir de algo assim.

Mas , vai lá…. Tensão TOTAL

César

Eu sei que não tem nada a ver com assunto mas vejam uma fragata da Marinha do Brasil enfrentando uma tempestade:

Rafaelsrs

Tenho um amigo que é oficial da MB, hoje é CMG, e ficou algum tempo em terra aqui no Mocanguê, determinada vez ele foi escalado para acompanhar uma comissão na Argentina e embarcou numa fragata, ele me confessou que não aguentava mais o enjoo, pegou mar grosso de SP até quase o limite com o RS, ficou enjoado, indo e vindo da sua cabine para a Praça d’armas.