Tóquio, 10 de maio (Jiji Press) — O ministro da Defesa do Japão, Nobuo Kishi, disse na terça-feira que o número de decolagens e aterrissagens de aeronaves no porta-aviões Liaoning da Marinha Chinesa, que opera nas águas do Pacífico ao sul da província de Okinawa, mais ao sul do Japão, desde o início deste mês, passa de uma centena.

Kishi disse em entrevista coletiva que o governo japonês precisa monitorar a situação de perto com um senso de alerta, já que o porta-aviões está operando em áreas próximas às ilhas do sudoeste de Nansei, no Japão e em Taiwan. “Vamos realizar atividades de vigilância com um forte senso de tensão”, acrescentou.

De acordo com o Ministério da Defesa do Japão, oito navios de guerra chineses, incluindo o Liaoning e um destróier de mísseis guiados, viajaram para o sul entre a ilha principal de Okinawa e a ilha de Miyako da província de 1 a 2 de maio.

O Liaoning então navegou em áreas entre um ponto a cerca de 160 quilômetros a sudoeste da ilha de Okidaitojima, em Okinawa, e um ponto a 150 quilômetros ao sul da ilha de Ishigaki, também em Okinawa, e caças e helicópteros baseados no porta-aviões decolaram e aterrissaram repetidamente no navio durante a viagem.

As decolagens e pousos foram realizados por seis dias seguidos até domingo (8/5). Os caças também foram observados voando em formação após a decolagem do porta-aviões.

Subscribe
Notify of
guest

52 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gustavo

Isso que eles consideram esse NAe mais como escola do que como NAe de fato.

Flávio

Uma comparação da sala de máquinas do Liaoning com a do Almirante Kuznestsov.

Flávio

Um correção, a primeira é do porta-aviões russo e a segunda é do chines.

Victor Filipe

A sala de maquinas de um Iowa, um navio museu é mais limpa e bem mantida que a sala de maquinas de um navio Russo… meu Deus…

Alison

Exatamente pq é um museu…

Rodrigo Maçolla

Não é por nada não amigo Victor , mais isso não é uma sala de máquinas, pelo menos não de propulsão do navio, Isso é uma oficina de manutenção e usinagem, em primeiro plano do lado esquerdo vemos uma Furadeira e do lado esquerdo um Torno mecânico

Victor Filipe

Yorktown classe Essex

Flávio

Olá Victor, a sala de máquinas de todo navio museu sempre serão bem conservadas pelo simples fato desse tipo de embarcação servir como atração turística.
Um navio em operação sempre será “mais sujo”
Mas não há como negar, o estado do Kuznestsov é deplorável.

Rogério Loureiro Dhiério

NEM precisava ter avisado qual foto seria da Rússia e qual da China kkkk…está bem evidente.

Hellen

Vc quer comparar um porta aviões zero quilometro com um porta aviões que tem 3 décadas de uso ai fica difícil !!!!

leonidas

Vejo na Rússia uma mentalidade ultrapassada que poderia até fazer sentido na guerra fria mas em um mundo ultra tecnológico isso é fatal. A ideia que só a funcionalidade desacompanhada de um protocolo rígido relativo ao desenvolvimento, produção e manutenção e condição mínimas para uso do meio possa ainda ser uma opção. Ter um meio requer compromisso em mantê-lo de forma minimamente razoável, não é só adquirir e usar até a exaustão. E isso pode explicar muito bem a vulnerabilidade dos meios russos nesta guerra da Ucrânia, devem estar “só a capa de proteína” como se diz aqui na vila… Read more »

Last edited 1 ano atrás by leonidas
Flávio

Nisso eu concordo totalmente com você.
Acho que a área militar que mais reflete isso quando se faz comparação entre Russia e China são os drones.
Enquanto a China oberservou com olhos bem abertos o uso de drones pelos EUA levando a mesma a investir bilhões nesse área, a Russia ignorou esse campo militar.
Como resultado hoje em dia a China é o maior exportador de drones para uso civil no mundo e suas forças armadas possuem um diversificado arsenal de drones.
Já a Russia que não investiu nesse campo até pouco tempo colhe os frutos disso na Ucrânia

YuriBfR

inclusive os russos estão usando drones Dji na guerra.

Digo

E ainda tem gente que acha que por que a Rússia está se apresentando tão mal na Ucrânia, a China faria igual em relação a Taiwan, mas não levam em conta que a sociedade chinesa é mais organizada e menos corrupta do que a russa, e querendo ou não, as forças armadas são um reflexo da sociedade.

Last edited 1 ano atrás by Digo
Alecs

11 de maio de 2022. 18:43 e nenhum comentário do Tonho da Lua ou qualquer nick que ele está acostumado a usar. Deve ter visto essa foto teve uma diarreia tremenda! kkkkkkkkkkkkkkk

Heinz Guderian

Os russos nunca ligaram muito pra limpeza kkk

USS Independence

Uma coisa é certa. Esses chineses são bons com pincel e tinta.

Jodreski

Calma… nao fique espantado… até pq dificilmente o Kuznestsov vai navegar novamente que não seja para um desmanche… se antes da guerra já não tinha muito dinheiro para prestar a manutenção básica dele, imagina agora… vai parar na India para ser desmontado, mas antes vai apodrecer na doca até o MoD Russo alegar que não compensa investir nele e que eles preferirão investir em um Nae novo e mostrar uma linda maquete que não vai sair disso antes desse século.

Flávio

É interessante acompanhar a evolução do programa de porta-aviões da China.
Primeiramente eles compraram porta-aviões soviéticos como sucata e aprenderam tudo sobre as embarcações, que viraram atrações turísticas como destino final.
Eles fizeram o mesmo com um antigo porta-aviões da Austrália( HMAS Melbourne), embora esse não tenha virado atração turística.
E agora eles estão prestes a lançar um com EMALS(type 003)….

Acho que Turquia está indo para o mesmo caminho, concerteza o NAe São Paulo será analisado meticulosamente por engenheiros turcos.

leonidas

Peloamordedeus velho, nem me fale mais de um suposto aproveitamento do Sao Paulo pela Turquia. Já e extremamente doloroso saber do nosso descaso em relação ao que poderia ser feito com ele (ótima oportunidade para nossa indústria naval recuperar em parceria com outra nação e desenvolver capacidade para um futuro Nae local) mas se de fato os turcos fizerem isso com o São Paulo será a gota d’agua. Uma desmoralização absoluta para o Brasil, nem falo da MB pois parece que os almirantes, aliás os altos oficiais seguem a linha do STF né? O importante e grana, lagosta, assessores enfim,… Read more »

Last edited 1 ano atrás by leonidas
Inimigo do Estado

Hoje teríamos 1 porta aviões e zero escoltas. Deus sabe o que faz meu amigo.

Cristiano de Aquino Camposim

Verdade amigo, estamos muito melhor agora com os destroyers de última geração que temos hoje como escolta. Kkkk

Elias

Passou toda a gestão socialista encostado , foi o melhor mesmo tira-lo da esquadra

João Fernando

As vezes penso se seria boa ideia o SP ter sido serrado na China com troca completa do maquinário lá. Capacidade eles tem.

Henrique

Dai o Brasil teria tomando uma sanção incrível nessa que nem existira Tamandaré hj

Carlos Campos

pelo que mesmo? por navio com maquinário chinês?

Nascimento

Sim sim, sanção por vender sucata.

Mais irônico é lembrar que a MB negou uma cooperação com a China na aviação embarcada. Hoje eles tem 1 NAe e terão mais 2. E nós chamando PH de NAe.

Last edited 1 ano atrás by Nascimento
Jagdverband#44

Saudades do tonho falando dos mega blasters DF21.

max

O exercício principal é fora da parte oriental de Taiwan e é destinado a Taiwan, não ao Japão. Foi o próprio Japão que se tornou o personagem principal.

Fonte: Agência de Unificação do Japão

max

Dois J15s sobrevoaram os navios japoneses (que monitoram os porta-aviões chineses)

WSilva

Destinado também às Ilhas Diaoyu.

Bosdesniavranka

Um grande… alvo

Maurício.

Eu sempre gostei de porta-aviões, mas em uma guerra entre potências, dificilmente eles ficariam impunes, seriam afundados ou destruídos, seja por caças, mísseis e subs, até os ucrânianos que nem marinha tem conseguiram afundar aquele navio monstrengo russo, mas claro, isso nunca vai acontecer, já que as potências que possuem NAe nunca vão se enfrentar diretamente.

max

Placa de alvo de operadora móvel para o teste DF21 de mísseis da China, imagem da USNI

max

Portanto, sim, existe tal sistema de contra-ataque especificamente para transportadoras. Mas isso requer.
(1) um míssil de alto rendimento com tecnologia de foguete considerável
(2) satélites suficientes para localizar e monitorar
(3) drones de ultra-alta velocidade (como o chinês No-Detection 8) para confirmação final e rápida da posição

Tudo isso requer tecnologia adequada e custa muito dinheiro, o que apenas alguns países do mundo podem pagar.

Assim, para a China e os EUA, a ameaça de seus porta-aviões ainda é útil para a maioria dos países do mundo.

Mas não para a China.

Luiz Trindade

Acho que passou da hora do Japão ter de novo um NAe! As ameaças cada vez mais perto de suas fronteiras com capacidade de monitoramento eletrônico. Esta na hora do Japão começar se preparar para uma guerra franca e aberta com o apoio do Tio SAM!

Carlos Campos

eles tem 2 a caminho, mais um caça furtivo local, fora os F35, tem uma das melhores frotas de submarino não nuclear, tem mísseis de cruzeiro e a tecnologia para foguetes balísticos e 40 toneladas de plutônio sendo das potências nucleares latentes a mais perto de ser uma potência nuclear. se eu fosse comparar o Japão com os Europeus ele só ficaria atrás da França e do UK.

Luiz Trindade

Japão não aspira ser potência nuclear. Já tem os EUA que o façam isso por eles. Até porque o povo jamais aceitaria essa condição com risco de ter ogivas caindo de novo nas cidades deles se houver uma guerra nuclear. Apesar que isso iria acontecer de uma maneira ou de outra mesmo!

Carlos Campos

aí eu não sei, pq compraram briga no passado com os EUA, são uma potencia nuclear em questão de energia, fazendo reatores super confiáveis, os EUA mandou eles se livrarem do plutônio, se negaram a fazer isso.

Ronald Reagan

Eles tem o Izumo mas dão por enquanto a denominação de “Porta helicópteros”, até que os EUA autorizem o Japão de chamá-lo de outra coisa.

Dalton

O “Izumo” ainda precisa passar pela segunda e mais importante fase de modificações para operar efetivamente o F-35B planejada para iniciar em 2025 e término no início de 2027, até lá, de fato, ele não é mais que um “porta helicópteros” e não são os EUA que impedem/impediam a mudança na classificação e sim a própria Constituição. . O Japão não apenas desenvolve seus próprios armamentos como muitas vezes participa de projetos em conjunto com os EUA como também recebe o que há de melhor no arsenal americano e isso tem tempo já, como por exemplo já na década de… Read more »

Angelo

Deixem os japas em paz….não provoquem…depois não reclamem….

Ronald Reagan

Ah, mas os EUA não conseguem manter sua hegemonia sem inventar inimigos, sem fomentar golpes, financiar ou participar diretamente de guerras.

André Macedo

Se perderam a guerra a longo prazo em 1945 por causa da diferença de capacidade industrial com os EUA, imagina hoje contra a China.

João da Lua

Q o Japão independente de aliança, não se deixe instrumentalizar

WSilva

Quem tirou a paz da Ásia foi justamente o Japão.

Ásia sob domínio chinês e indiano = avançada e prospera
Ásia sob domínio japonês = violência e massacres

À Ásia precisa ser liderada por países formadores do continente, China e Índia.

Carlos Campos

ambos os lados coletando dados. som de navio, frequência de radar e etc.

João da Lua

Treinar duro, lutar tranquilo.

USS Independence

Tudo isso para intimidar os japoneses e para mostrar a sua “incrível e invencível” força para a esperada anexação de Taiwan. kkkk
Os russos com décadas de preparação militar e experiência real em combate estão sofrendo barbaridade para enfrentar a Ucrânia em seu próprio quintal, quem dirá os chineses para tentar invadir Taiwan por mar.
Só terão algum resultado efetivo se usarem de início armas nucleares e obliterarem completamente a Ilha, e assim será uma Vitória de Pirro, uma vez que a ilha radioativa não servira para mais nada.

João Rogerio

É lamentável, passamos por inúmeras guerras a mais de 3000 anos e nas últimas 2 grandes guerras a humanidade sentiu os piores horrores, mas mesmo assim a ganância de alguns em obter vantagem de povos mais despreparados pra luta continua. A próxima guerra provavelmente será a última em que o homem moderno resistirá, isso tudo só ambição.

Dario

Eu diria que é a revelação da incapacidade deste navio, especialmente se comparado à capacidade de um navio norte-americano. Em 1998 o USS Nimitz demontrou uma capacidade de sustentação de surtidas por 4 dias saeguidos de 771 lançamentos (*lançamentos apenas) na JTFEX 97-2. O USS Ford foi projetado para 160 sortidas por dia durante 30 dias seguidos com capacidade de 230 em surge. Agora imagine isso ainda sendo indispensável ao navio chinês lançar um J-15 para abastecer outro para cada surtida com carga efetiva. Depois tem gente que defende este conceito de J-15 decolar com combustível mínimo e para ser… Read more »