Estocolmo, Suécia – Quatorze Aliados da OTAN, duas nações parceiras da OTAN, mais de 45 navios, mais de 75 aeronaves e aproximadamente 7.000 militares iniciaram as Operações Bálticas (BALTOPS 22) de Estocolmo no dia 5 de junho.

Este principal exercício anual com foco marítimo na região do Báltico ocorre de 5 a 17 de junho e oferece uma oportunidade única de treinamento para fortalecer a capacidade de resposta combinada essencial para preservar a liberdade de navegação e a segurança no Mar Báltico. Esta é a 51ª iteração da série de exercícios que começou em 1972.

“Em iterações anteriores do BALTOPS, falamos sobre enfrentar os desafios de amanhã”, disse o vice-almirante Gene Black, comandante das Forças de Ataque e Apoio Naval da OTAN (STRIKFORNATO) e da Sexta Frota dos EUA. “Esses desafios estão sobre nós – aqui e agora. O BALTOPS 22 destaca nossos investimentos passados ​​e mostra nossa parceria e capacidades coletivas, pois reconhecemos a importância da ‘liberdade dos mares’ e o papel vital que o Báltico desempenha na prosperidade europeia.”

As nações participantes incluem Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Letônia, Lituânia, Holanda, Noruega, Polônia, Suécia, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos. Esses países exercerão uma infinidade de capacidades demonstrando a flexibilidade inerente das forças marítimas. Os cenários de exercício incluem operações anfíbias, artilharia, antissubmarino, defesa aérea, operações de remoção de minas, eliminação de munições explosivas, veículos submarinos não tripulados e resposta médica.

O exercício é liderado pelas Forças Navais dos EUA na Europa e pela Sexta Frota dos EUA, comandadas e controladas pela STRIKFORNATO. O contra-almirante da Marinha Real Britânica James Morley, vice-comandante do STRIKFORNATO, comandará o grupo de controle do exercício.

“O BALTOPS é uma oportunidade fabulosa para os países aliados e parceiros treinarem juntos no mar, no ar e em terra – melhorando a interoperabilidade e a experiência de trabalho em conjunto.” disse Morley. “Também serve para garantir à região que a OTAN está pronta para se defender.”

Exclusivo do BALTOPS 22 é o papel da Suécia em sediar o exercício, coincidindo com o 500º aniversário de sua Marinha. O BALTOPS 22 também apresenta cenários de resposta médica mais robustos, especificamente durante o treinamento de resgate de pessoal a bordo de um submarino. A novidade na iteração deste ano é a incorporação da resposta da capelania, com cinco capelães de nações participantes. O exercício também se baseia em iterações anteriores, aprimorando a incorporação do domínio espacial através do Centro Espacial da OTAN.

As medidas aprimoradas de prevenção da COVID oferecem aos participantes a capacidade de ter mais interação do que nos dois anos anteriores, garantindo que as tripulações permaneçam saudáveis ​​e prontas para fornecer segurança regional contínua.

Por mais de 80 anos, as Forças Navais dos EUA na Europa e Forças Navais dos EUA na África (NAVEUR-NAVAF) estabeleceram relações estratégicas com Aliados e parceiros, alavancando uma base de valores compartilhados para preservar a segurança e a estabilidade.

Com sede em Nápoles, Itália, a NAVEUR-NAVAF opera as forças navais dos EUA nas áreas de responsabilidade do Comando Europeu dos EUA (USEUCOM) e do Comando da África dos EUA (USAFRICOM). A Sexta Frota dos EUA é permanentemente atribuída à NAVEUR-NAVAF e emprega forças marítimas em todo o espectro de operações conjuntas e navais.

A STRIKFORNATO, com sede em Oeiras, Portugal, é o quartel-general de projeção de poder marítimo do Supreme Allied Commander Europe (SACEUR), rapidamente desdobrável e flexível, capaz de planejar e executar operações marítimas conjuntas de espectro total.

FONTE: STRIKFORNATO

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Angelo

6a foto: Caças p todos os gostos…é só escolher….

Rommel Santos

Já escolhi, o primeiro da fila de espera para ser atendido pelo frentista…. Belo esse Gripen!!!!

Tiozão do Del Rey

Tem um Harrier ali? EUA e Inglaterra ainda usam ele? Fora eles lembro da Espanha, mas quem mais tem harriers?

Agressor's

Muitos questionam sobre a terceira guerra mundial, mas a realidade é que tudo isso que presenciamos hoje pelo mundo já é a terceira guerra desenrolando-se e acontecendo. Depois da segunda guerra mundial vários países colonizados conseguiram conquistar sua independência e um desses países que se destacou foi a Índia, que não só se libertou do julgo britânico como conseguiu se consolidar como uma potência militar, “nuclear”, econômica e geopolítica. As potências dominantes mais uma vez se encaminham para um confronto de guerra pela disputa da hegemonia global, e após esse evento uma nova janela de oportunidade surgirá para conquistarmos esse… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Leandro Costa

Balela. Não precisa de nada. Se o Brasil simplesmente se organizar e passar à ser sério consigo mesmo, a gente pode fazer o que quiser, e quem não goste, que enfie o dedo aonde bem entender e rasgue. Não há a menor necessidade de encontrar ‘inimigos externos’ para mazelas criadas por nós mesmos. Nós é que temos que deixar de adorar salvadores da pátria e lacradores de plantão, temos que largar o populismo, temos que deixar de pensar com as emoções, temos que deixar de torcer pelo Brasil apenas durante Olimpíadas e Copas do Mundo, temos que simplesmente arregaçar as… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Leandro Costa
Esteves

Então precisa reescrever as doutrinas. Elas começam determinando as ameaças nas fronteiras e os inimigos externos…sempre os vermelhos.

Nenhuma doutrina que chegou ao Esteves elege meta ou objetivo. Ervilha, Carneiro, Monteiro…

Contam de uma certa independência. Ainda.

Agressor's

Um país que só confia em diplomacia não tem soberania. A geopolítica hoje se resume em “o que é meu, é meu, e o que é seu, é nosso”. Desde do início dos tempos os mais fortes impõem a sua vontade sobre os mais fracos, esta é uma verdade sobre a nossa espécie. Todo império é construído com sangue e fogo! Toda potência bélica é uma ameaça à paz, veja desde Roma até os dias atuais. Os donos do mundo riem. “Eu decido o seu futuro. Eu e meus fuzis. Estou rindo de vocês, com pena de vocês.”…

Leandro Costa

E quem falou em confiar apenas na diplomacia? Diplomacia precisa de respaldo. Uma Defesa com indústria própria é o ideal, mas isso só se atinge com desenvolvimento interno e isso é trabalho nosso, puramente nosso, e mais de ninguém. Americano mau, não nos passou tecnologia X. Pois é, e por que deveriam? A gente que tem que desenvolver. Russo mau, não vende pecinha direito. Que se fabrique as peças aqui e se gere emprego e conhecimento aqui. Nada dessas coisas é fácil. São necessários investimentos ao longo de gerações e um norteamento de longo prazo. ‘Longo prazo’ é um termo… Read more »

PACRF

Ótimo post! Esse discurso de “criar” inimigos externos e internos, também, é um princípio político básico do Fascismo, que só serve para tirar o foco das pessoas sobre os problemas reais de um país. É o que vemos hoje na Rússia, por exemplo. A desculpa para a invasão da Ucrânia era para acabar com o Nazismo, parecendo que o III Reich ainda estava vivo e com sua máquina de guerra intacta pronta para ameaçar a própria Rússia e o mundo. Vale lembrar, que um fascista que se preze, além de “criar” inimigos, sabe muito bem como fazer as duas coisas… Read more »

Flanker

Perfeito!!!

Adriano Madureira

“Aqui quem manda são os Brasileiros, e o motivo pelo qual estamos na situação porcaria em que estamos é porque assim o fizemos”. Quais brasileiros mandam aqui amigo? Porque se você está tentando dizer que o povo é ouvido e suas demandas são respeitadas, duvido muito… Quem manda no Brasil é a casta superior: Políticos, empresários e demais segmentos com influência e poder financeiro, a plebe só chupa o dedo e fica vendo esses cretinos dirigirem o rumo do país como bem querem. A culpa de um Brasil de merda é do próprio Brasileiro, que não se levanta contra os… Read more »

Esteves

Tolice.

O Brasil é muito africano. Rico em recursos naturais, pobre em política, deseducado e corrupto. Agora…somente agora, descobriram que o “sucesso” das duplas sertanejas vem do Ministério da Saúde.

Ferraris, Maseratis, Lamborghinis, RR, aviões, helicópteros, mansões de 57 milhões. Somente agora o Ministério da Saúde repassa bilhões para os “sertanejos”. Tá.

Impressionante a cara de pau dessa turma.

Agressor's

Cara vc nem sabe o que está falando, estuda nossa história e pare de desvalorizar os outros..

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Thiago Santos

Gripen e Rafale, silhuetas lindíssimas!!!

Flanker

A França não está participando deste exercício?

Dalton

Sim Flanker, está no texto.

Esteves

Voar em formação como nas fotos…é tranquilo?

Salomon

Belas fotos. Desculpem, mas poderiam abrir um tópico sobre os meios que a Marinha está usando no SAR dos 2 perdidos no Javari?
Grato

Bardini

Sobre OTAN e vendo os navios alemães nas fotos: A Marinha alemã aparentemente vai aumentar, devido ao fundo de 100 bilhões de euros que foi criado. Fala-se, a princípio, em 02 F126 adicionais, 02 U-212CD adicionais e um novo batch de corvetas K130. . Os alemães já tem 05 K-130 operacionais, 05 K-130 já encomendadas e esta possibilidade de mais 05 K-130. As 05 primeiras K-130 necessitam passar por uma modernização, mas vi especulação de que os alemães poderiam acabar repassando estes navios adiante, para não arcar com as modernizações. . Seria bom a MB, depois de ter enfiado uma… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bardini
Esteves

O que há para ler sobre.

As duas primeiras foram comissionadas em 2008. Tiveram problemas com engrenagens e exaustão de gases. As outras 3 foram comissionadas em 2013. Não são navios configurados para guerra anti-submarino (sistemas e sensores).

São do estaleiro Blohm+Voss fundido com a ThyssenKrupp. Navios novos.

Burgos

Já operei com esse navios lá no Líbano (UNIFIL) achei eles meio “Pelados” de Armamento, mas tem boa tecnologia embarcada, ver a linha d’água com uma pequena linha pintada de preto virtude terem descarga molhada para que seus gases não chamusquem o costado.

Luís Henrique

Para guerra contra navios são melhor armadas que as Tamandare, pois contam com 4 mísseis porém do modelo RBS-15 MK3 com maior alcance que os MANSUP previstos nas Tamandare.
Para defesa antiaérea também ficam à frente das nossas futuras Fragatas, são 42 mísseis RAM, contra 12 Sea Ceptor nas Tamandare.
Só ficam devendo capacidade contra submarinos, algo que as nossas fragatas possuirão.
Se forem ofertadas por um preço baixo, acho que vale à pena, afinal a MB esta com uma frota muito reduzida de navios de combate.

Flanker

A adição de lançadores de torpedos leves e, principalmente, um sonar, teriam um custo muito elevado?

Mgtow

Piratas exercitando os músculos. Isso aí é a versão moderna da Companhia das Índias Ocidentais.
Obrigado Rússia, irâ e China por existirem.

Luis

Chora neném!

MAB

Não arrumou suas malas ainda para viagem somente de ida para algum destes países? Acrescente ai também cuba e coreia do norte, para seu deleite de demente.

Burgos

Alou produção!!!
Algum problema com os meus comentários ?!🤷‍♂️
Já tem algum tempo já que eles não aparecem aí 👍

Esteves

Olha…não tá fácil. Parece que os meninos foram pra Portugal. Deixaram um robot daqueles bem chatonildos fazendo block’s e todo tipo de…de…Barreirinha…uma comida típica lá de Portugal.

Não estamos contentes.

Burgos

Pois é !!!
Meu caro Paladino do blog !!!
Tão ficando tudo retido !!!
Até fiz um comentário desse navio que vc postou, que não foi nada de mais mas foi retido.
Vai saber agora !!!🤷‍♂️

Esteves

Teve uma época que bloqueavam muito. E, acho, que dormiam lá em Portugal dado que não Estávamos felizes com os debates. Chorumelas

A proposta do Esteves foi eleger uma comissão de foristas para postar matérias dos leitores. Com comentários do Trio Parada Dura.

Nem responderam o Esteves.

Vai saber o que fazem em Portugal.

Esteves
Glasquis 7

Tá no antispan? Dá um salve que eu mostro o lugar pra vc… Eu moro lá.

Burgos

Boa noite Glasquis 7;
Sim estou

Luis Carlos

Ô OTAN!
A guerra é lá na Ucrânia.
Ficar fazendo exercícios navais aí não assusta ninguém.
Até porque daqui há pouco a Ucrânia nem terá mais saída pelo mar.

Glasquis 7

Exercícios não são para assustar ninguém, são pra aprimorar a comunalidade de doutrinas.

josebaldo

Cheerleader e seus poms poms…

Fábio

Pega na mão do Kings e chora mais.

Dalton

O USS Kearsarge LHD 3 é o maior navio da US Navy a visitar Estocolmo, não uma mera coincidência após Finlândia e Suécia declararem a intenção de fazer parte da OTAN, daí
o texto mencionar “duas nações parceiras”.
.
O “Grupo” do Kearsarge compreende além do USS Gunston Hall LSD 44 o USS Arlington
LPD 24 mas como é comum o LPD operar independentemente este rumou para a Turquia para partiipar de um grande exercício por lá.