Marshal Shaposhnikov

As manobras também envolvem 20 aeronaves e helicópteros

MOSCOU /TASS/. Os exercícios da Frota Russa do Pacífico envolvendo mais de 40 navios de guerra e embarcações de apoio, bem como 20 aviões e helicópteros, começaram no Oceano Pacífico, disse o Ministério da Defesa russo na sexta-feira (3/6).

“No curso do treinamento prático, grupos-tarefa juntamente com a aviação naval irão detectar os submarinos do inimigo nocional, treinar a defesa aérea de grupos táticos de navios, realizar exercícios de combate e treinamento envolvendo alvos de superfície e aéreos e praticar questões organizacionais relacionadas a material e suporte técnico das forças marítimas”, disse o ministério.

O navio de instrumentação de alcance de mísseis Marshal Krylov e a fragata Marshal Shaposhnikov estão atualmente na zona de exercício, juntamente com grandes navios e corvetas antissubmarino, pequenos navios antissubmarino, caça-minas, barcos de mísseis e embarcações auxiliares.

O exercício está sendo realizado entre 3 e 10 de junho, de acordo com o cronograma de treinamento da Frota do Pacífico para 2022.

Marshal Krylov
Subscribe
Notify of
guest

75 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos10

Só tomar cuidado e não deixar marinheiro russo fumando dentro do navio.

Erick Barros

Como a Europa está ‘contida’ pelos russos, o próximo passo é o Oriente.
Lá, com a prestimosa cooperação com o chineses.

Alecs

Tenho pena dos marinheiros russos “Lá, com a prestimosa cooperação com o chineses.” É tanta sucata da era soviética que eles devem passar uma vergonha danada vendo a marinha chinesa.

Varg

Nem fazer churrasco…

Pablo Maroka

São meios com 40anos no minimo de uso?

Cristiano de Aquino Camposim

Só se for os cruzadores, destroyer que são poucos, as fragatas, corvetas são novas, não sei dizer o navio de inteligência da foto. A Rússia investiu muito em renovação da frota substituindo dos navios maiores por fragatas, corvetas e submarinos. O maiores só revitalizaram exeto os kirov que estão sendo modernizados ainda.

Dalton

A Frota do Pacífico tem apenas 4 fragatas leves modernas enquanto as corvetas e/ou
embarcações armadas com mísseis são antigas a maioria com cerca de 35 anos.
.
Apenas um “Kirov” está sendo modernizado agora na fase final depois de uma década de trabalhos e quando ele retornar ano que vem planeja-se que o “Pedro O Grande”
seja revitalizado, mas, ainda não se sabe se a Frota do Pacífico ficará com um deles.

Luís Henrique

Caro Dalton, se refe às 3 Corvetas Steregushchiy e 1 Corveta Gremyashchiy?Sim, podem ser classificados como fragatas leves e são novos e modernos. Por enquanto é isso mesmo, de novo e moderno com porte de Fragata Leve. Mas em breve esses números receberão bons reforços. Está previsto mais 3 Steregushchiy, 1 já está em testes e deve ser comissionada ainda esse ano e outras 2 em construção previstas para 2026. Tem também mais 5 Gremyashchiy em construção previstas para 2026 e 2027.Ou seja, mais 8 Fragatas Leves somente para a frota do pacífico saindo do forno. Tem também +4 Fragatas… Read more »

Cristiano de Aquino Camposim

Acho que os dois Kirov vão continuar na frota do norte pois podem ir para dois oceanos se precisar. Os SLAVAS já iam ser desativados, agora que um dos 3 o Moskva afundou, o próprio projeto se mostra perigoso. Os Kirov foram mais bem projetados.

Felipe

Ué, não tinha acabado o dinheiro da Russia? Não estão em frangalhos?

Henrique

Vamo torce pra nenhum desses 40 afundar se não ninguém das famílias dos marinheiros vão receber indenização

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Slow 🇧🇷

É que diferente daqui lá a mamata não é acima de tudo .

Alexandre Cardoso

Na Rússia, a mamata em 1º lugar

Sturiale

KKKKKKKKKKKKKK o cara quer falar q n tem mamata numa autocracia KKKKKKKKKKKKK é mole? Meteu essa msm?

PACRF

Concordo. Deveriam concentrar esforços e recursos na guerra contra a Ucrânia, que já passa de 100 dias.

Cristiano de Aquino Camposim

Só que não e do interesse deles acabar logo com a guerra.

Alecs

Navio com mais de 35 anos navega, mas será que seus sistemas estão operantes por completo? E se estiverem será que estão de acordo com o estado da arte da guerra naval moderna? Acho que não!

Luís Henrique

Depende das modernizações. O primeiro Arleigh Burke tem 31 anos de operação e continua em operação e perigoso.

Cristiano de Aquino Camposim

Modernização, projeto e uso. Os cruzadores classe Slava foram projetados para serem descartados após o uso, não foram pensados para durar muito em combate, afinal a sua missão era chegar próximo dos grupos de batalha Americanos e lançar 16 mísseis anti-navios com ogivas nucleares. Por isso os mísseis ficavam expostos. Lembre-se que a classe Slavas foi projetada as pressas para complementar os caros kirov.

Cristiano de Aquino Camposim

Cara os Russos erraram feio com o Moska, pois ele não foi projetado para operar perto da costa. Os cruzadores deveriam operar como um PA,

Henrique

Idade não quer dizer inoperância e o fato do comando do Mar Negro ter cometido erros táticos “básicos” não quer dizer que o restante da marinha russa, especialmente do Pacífico que “deve ter” mais preparo pela exposição contínua com marinhas estrangeiras, seja incompetente. O principal fator de uma guerra é não subestimar o inimigo…. os russos fizeram isso nas três forças na Ucrânia e estão pagando um preço alto por tal.

Pedro

Olha, não é fácil falir o Estado Russo, quanto estão custando a intervenção na Síria, invasão ucraniana e vários exercícios em locais distintos… Alguém poderia fazer uma matéria mais profunda sobre a capacidade econômica-militar dos Russos.

Mgtow

Falir o estado russo é impossível. Eles simplesmente tem tudo o que é necessário para uma nacao possa dar tapa na mesa e dizer : “não vai subir ninguém “. O recurso energético infindável é o elemento chave que coloca o mundo aos pés da Rússia. O ocidente e o seu rentismo tem os pés de barro

Elisandro

Os russos recebem cerca de 300 bi de dólares por ano com suas exportações de energia e de acordo com a mídia independente da Rússia, os gastos militares russos, mesmo agora com a guerra, poderiam ser multiplicados por 3 que ainda assim seriam sustentáveis porque eles operam o orçamento federal com superávit. O dinheiro não irá acabar tão cedo…

Alecs

As custas do sofrimento da população. Parte desses recursos pertence aos cidadãos russos que pioraram, e muito, a condição de vida. Além do mais não basta só ter o dinheiro se não há tecnologia para substituir parte dos sistemas que dependem de material de alta tecnologia importado. Mas as putinetes só enxergam o que lhes convém!

Last edited 1 ano atrás by Alecs
Tiago

Tipo no Brasil , as bolsonetes pagam gasolina e diesel a R$ 8.00 e esta tudo bem .
Pelos comentarios desses blogs se percebe o nivel da defesa do Brasil

leonidas

A Rússia é uma ditadura (uma ditadura meio disfarçada) mas é uma ditadura. Logo sofrimento de povo nenhum faz um estado ditatorial rever suas ações. Deste modo e até porque de forma geral os Russos JAMAIS conheceram a democracia acredito que este ponto citado por você não muda muita coisa. Porém com relação a tecnologia este é de fato o calcanhar de Aquiles, já era dos soviéticos e neste mundo tecnológico onde a evolução é exponencial ou os russos correm atrás ou terão sérios problemas. A guerra na Ucrânia já deve ter servido para deixar em estado de choque o… Read more »

Dalton

Com o cruzador Varyag empregado no Mediterrâneo por conta da guerra contra a Ucrânia o “Marechal Shaposhnikov” tornou-se o maior combatente de superfície da Frota do Pacífico em que pese constarem no inventário outros 3 da mesma classe ele passou por uma grande modernização que durou vários anos. . Originalmente classificado pelos russos como um Grande Combatente Anti Submarino classe Udaloy I o veterano navio incorporado em 1985 após a modernização iniciada em 2015 foi reclassificado como fragata multi propósito. . A intenção é modernizar de forma similar os demais 6 integrantes da classe, 3 deles pertencentes a Frota do… Read more »

Esteves

“Em 2017, o navio recebeu atualizações em seus sistemas de armas e sensores. 
A atualização incluiu 16 células VLS 3S14 para mísseis de cruzeiro Kalibr, Oniks ou Zircon e dois lançadores quádruplos 3S24 para mísseis anti-navio 3M24. Em 16 de fevereiro de 2018, o navio pegou fogo em Vladivostok. 

Todos os 106 tripulantes foram evacuados. Em 10 de julho de 2020, o marechal Shaposhnikov, sendo reclassificado como fragata, iniciou testes no mar após receber atualizações. 1.000 km e 100 km. Ela passou por outra modernização no outono de 2021.”

Dalton,

Essas atualizações e modernizações não tem fim?

Nelson Junior

Será que o MOSKOVA vai participar ?

Fábio

Kings chorou com essa!

Alexandre Cardoso

Talvez já esteja participando, como ele foi promovido a submarino, pode muito bem estar participando dos exercícios e ninguém saber. A começar pelos próprios Russos, talvez só o PUTON saiba.

Alecs

Pode ser que sim. Depois da modernização/conversão em submarino feita pelos ucranianos. Mas como está submerso não vai aparecer em fotos!

Lana Alves

Exercício para quê?
Não conseguem sequer desembarcar na Ucrânia hahahaha
Navios que parecem ter 50 anos de uso…
O neonazista do Kremlin precisa para de roubar e investir mais nas forças armadas russas.
Pinóquio de Moscou só fala, fraquíssimo.

André Luís

Não dá, Lanaletinha… titio Putin bloqueou o acesso aos portos ucranianos… ele vai matar azumanidade de fome… pq a otanzinha não tem coragem de entrar na ucrânia e expulsar os russos fracos de lá… o povo vai morrer de fome e a otanzinha nada irá fazer…. otanzinha facisti…rs!

Last edited 1 ano atrás by André Luís
Lana alves

É, o Putin a cada entrevista aparece pior, a de ontem o neonazista estava em pânico.
As forças armadas da russia não existem mais como a imaginada em 24 de fevereiro. É extremamente inferior…

André Luís

Pois é Lanaletinha! E nada da otanzinha entrar na Ucrânia e expulsar os russos feio, bobo, racisti de lá. A otanzinha só vai ficar mandando arminha e vendo os russos massacrarem a população civil… fora o bloqueio dos grãos da Ucrânia, que os Russos não liberam e estão mantando a zumanidade de fome!!! Por muito menos, Lanaletinha, a Sérvia foi bombardeada e massacrada pela otanzinha na década de 90!! Por muito menos!! Portanto, o jeito é vc e sua turma torcerem para o Putin morrer de câncer hahahahaha… tá osso aguentar aquele cara, né…. e ninguém faz nada!!! Alias, guarde… Read more »

Slow 🇧🇷

É tão inferior que a Alemanha vai aumentar gastos com defesa e tem mais 2 países querendo entrar pra OTAN ..

Pra que esse medo então ?

Alexandre Cardoso

Sempre foram um lixo as FAs Russas, os pneus vagabundos que compraram dos chinas que o digam.

Mgtow

Inversão da realidade?
Não cola
Nazistas estão sendo fritados pelo Kremlin. Vai negar?

Marcelo Pereira Mendes

Acredito que nesta gerra, específicamente, em relação a matéria bélico. O Estado Russo está é se desfazendo de matérias que iriam para o “lixo” em exercícios e treinamentos militares… Mas…, sabemos como são os bravos. Já que temos umas dúvidas aqui por perto… Então vamos logo tirá-las de nossas vidas… Só acho…

Charle

Concordo com você. Também me passa essa impressão de que estão se desfazendo de material antigo. Em alguns momentos parece um exército do inicío da década de setenta ou, na melhor das hipóteses, inicío da década de oitenta.

Talvez nunca saibamos se as nossas especulações têm um fundo de verdade. Mas que é estranho, é sim.

A propósito, se isso for verdade, se for intencional, muito provavelmente outras potências irão subestimar as forças russas no futuro – o que pode ser fatal.

Fábio

Eles querem aparecer, aparência é tudo.. mas esse ferro velho russo não mete medo em mais ninguém.

André Luís

Não esqueça de avisar à OTAN que o ferro velho russo não bota medo em ninguém… de repente, a OTANzinha cria coragem, entra na Ucrânia e salva a população civil do massacre nazieletricista russo… e de quebra, liberam os grãos ucranianos que estão retidos e matando azumanidade de fome….rs!

#SlaviaKatervina

Lana Alves

Até pode ser, mas quem está em pânico dentro do Kremlin é o Putin, Zelensky não se esconde debaixo da mesa isso o frouxo do Putin.

Renato de Mello Machado

hahahaha Zé lenskyy? Esse já tá de passagem marcada.Nem ucraniano ele é

Charle

Esse “ferro-velho” caso batesse de frente com as forças armadas do Brasil o resultado não seria bom – para o Brasil.

Bruno Vinícius

Seria interessante se os russos divulgassem a composição da frota participando dos exercícios. Considerando que a Frota da Pacífico dispõe (no momento) de apenas 6 grandes combatentes de superfície é de se imaginar que, ou os russos realocaram navios de outras frotas para o exercício (improvável), ou a vasta maioria dos mais de 40 navios que a Marinha Russa menciona são navios com menos de 1000 toneladas e navios auxiliares.

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
Cristiano de Aquino Camposim

Ou submarinos!

Alexandre Cardoso

Agora ele têm um submarino poderosissímo, o MOSKVA.

Dalton

Dos 5 grandes combatentes de superfície o “Varyag” e o “Almirante Tributz” encontram-se no Mediterrâneo e o “Almirante Vinogradov” está sendo modernizado para também ser reclassificado como fragata multi propósito.
.
Pode ser que o “Almirante Panteleyev” ainda não modernizado venha a fazer parte do exercício juntamente com o recém modernizado “Almirante Shaposhinikov” então você está correto ao deduzir que a grande maioria dos 40 navios sejam pequenos combatentes de superfície e navios auxiliares como aliás já visto em exercícios passados.

Luís Henrique

A frota do pacífico possui 4 Destroyers classe Udaloy. São grandes combatentes com cerca de 8.000 toneladas e estão sendo modernizados.Mas fora esses a Rússia possui na frota do Pacífico Corvetas pesadas que podem ser classificadas como Fragatas Leves, são 3 Corvetas Steregushchiy ativas com +1 em testes prestes a entrar em operação e + 2 em construção.E 1 corveta Gremyashchiy ativa e +5 em construção. Apesar de serem classificadas como Corvetas, possuem 2.200 toneladas e 2.500 toneladas respectivamente e possuem armamento igual ou superior a maioria das fragatas. Nas Steregushchiy são 8 KH-35 antinavio e 12 células REDUT antiaéreo… Read more »

USS Independence

Não conseguem lutar na Ucrânia e querem mostrar força no Pacífico. Faz-me rir.

Macedo

A cia e várias outras agências desses países controlam e investem pesado mesmo na internet. Mas mesmo apesar dessas pragas de robôs e controle rigoroso de notícias em países do ocidente ainda é possível se ter alguma informação em agências do oriente, oriente médio, da própria Rússia e etc.

José Carlos David

Os tambores da guerra estão rufando….Deus nos proteja!

Mensageiro

Depois dessa guerra eu não olho a Rússia com o mesmo prestígio. Pra mim é um bando de mercenários em navios que podem ser varridos por uma marinha profissional de verdade.

Cristiano de Aquino Camposim

No caso então, na guerra das Malvinas a marinha inglesa não era profissional certo? Afinal perderam vários navios de ponta para uma força aéreo de um pais do 3 mundo.

Jagdverband#44

Só cuida com o Neptune, ok?

DFA

A marinha japonesa triturava isso aí…

Boitatá

Não seria a primeira vez…

Satyricon

Japonesa, Koreana, australiana

Isso só daquele lado do mundo

Rogério Loureiro Dhiério

Não foi o tal de Marshal Krylov que andou navegando perto de nossas águas em um passado não muito distante?

Esteves

Marechal Shaposhnikov.

Fiz uma pergunta ao Dalton até quando podem ir as atualizações e modernizações do navio. Em outra postagem Doutor Fernando escreveu sobre os projetos originais que preveem modificações. Um navio de mais de 6 mi toneladas vai até?

Passaram 6 horas. A pergunta segue bloqueada. Não sei porque ainda fazem isso…mas é desestimulante.

José de Oliveira Motta

A Rússia tá certa se a Ucrânia não se abestalhase a entrar na Otan não tinha guerra ninguém teria morrido.

Alexandre Cardoso

Se a Rússia não tivesse se abestalhado em atacar a Ucrânia não estaria passando a vergonha de em mais de 100 dias não conseguir tomar um país que aparentemente era muito inferior militarmente à Rússia. Mas o PUTON, no topo da sua ignorância achou que as FAs eram fortes, coitado, pura ilusão.

Esteves

8 horas…

Rodes

Tsushima, o retorno

Esteves

10 horas ignorado, bloqueado, desprezado…

10 longas horas. Agora entendo o drama de Mestre Carvalho. Tá mais fácil incorporar o Riachuelo.

Fábio

Ixi será que mais algum vai ser convertido a submarino ?

Esteves

18 horas bloqueado.

Deus criou a Lua em 18 horas. E tudo que habita nela…ops, na Lua não habita nada. 18 horas…18 horas…Diógenes passou 18 horas, talvez mais, procurando respostas para uma simples pergunta…e ele foi atendido sem dúvida alguma.

Tá mais fácil publicar nos classificados do jornal local e aguardar a resposta.

109F-4

Não entendi o porquê de duas torres com canhão na proa do navio da 1ª foto… não bastava uma?

Enes

Navios antigos tinham várias torres, provavelmente esse é da antiga.

Gutex

O principal item da atualização das Udaloy, da qual a Marechal Shaposhnikov foi a primeira a passar pelo processo, foi a instalação de 16 células VLS 3S14 para mísseis de cruzeiro Kalibr, Oniks ou Zircon no lugar de um dos canhões. Essa foto é de antes da modernização.

Andre

O que sobrou de mais poderoso no pacífico foram duas fragatas?

Rodrigo Hemerly

Não esqueçam de acessarem a minha página eletrônica (história humana) localizada no seguinte endereço eletrônico, a saber: http://www.historiahumana.com.br.