“Infelizmente chegamos à conclusão de que não importa quantas horas nossos técnicos trabalhem e quantas peças encomendemos, isso nunca tornará o NH90 capaz de atender aos requisitos das Forças Armadas norueguesas. Com base em uma recomendação conjunta das Forças Armadas e departamentos e agências associadas, o governo norueguês decidiu, portanto, encerrar a introdução do NH90 e autorizou a Agência Norueguesa de Materiais de Defesa a rescindir o contrato”, disse o Ministro da Defesa norueguês, Sr. Bjørn Arild Gram.

A Agência Norueguesa de Materiais de Defesa informou posteriormente ao fabricante do NH90, NATO Helicopter Industries (NHI), que rescindiu o contrato em sua totalidade e que buscará a restituição total de todos os fundos e ativos recebidos por ambas as partes. A Agência começará agora os preparativos para devolver os helicópteros juntamente com as peças de reposição e equipamentos recebidos. Também solicitará um reembolso da NHI, que incluirá os aproximadamente cinco bilhões de coroas norueguesas pagos de acordo com o contrato, além de juros e outras despesas.

“Fizemos repetidas tentativas de resolver os problemas relacionados ao NH90 em cooperação com o NHI, mas mais de 20 anos após a assinatura do contrato, ainda não temos helicópteros capazes de realizar as missões para as quais foram comprados, e sem O NHI pode nos apresentar quaisquer soluções realistas”, disse Gro Jære, Diretor Geral da Agência Norueguesa de Material de Defesa.

A aquisição do NH90 pela Noruega começou em 2001, com 14 helicópteros para serviços da Guarda Costeira e Guerra Antissubmarino originalmente programados para entrega até o final de 2008. Até hoje, apenas oito foram entregues em uma configuração totalmente operacional. Atualmente, a frota é obrigada a fornecer 3.900 horas de voo por ano, mas nos últimos anos a média foi de apenas cerca de 700 horas.

Em fevereiro de 2022, o Ministério da Defesa norueguês solicitou que as Forças Armadas, juntamente com a Agência Norueguesa de Material de Defesa e o Estabelecimento de Pesquisa de Defesa Norueguês, realizassem uma revisão abrangente das capacidades de helicópteros marítimos da Noruega. A análise concluiu que, mesmo com investimentos financeiros adicionais significativos, não seria possível levar o desempenho e a disponibilidade do NH90 a um nível que atendesse aos requisitos noruegueses.

“Esta é a decisão certa para o NH90 e para nossa capacidade de helicópteros marítimos, e de acordo com nossa recomendação”, disse o chefe de defesa norueguês, general Eirik Kristoffersen.

Devido à rescisão do contrato, as operações de voo da Norwegian com o NH90 serão descontinuadas e quaisquer missões futuras planejadas serão canceladas. Qualquer efetivo das Forças Armadas afetado pela rescisão receberá acompanhamento imediato por meio de suas respectivas unidades.

“Estou impressionado com os esforços feitos por nossa organização e por todos que trabalharam tanto para fazer o NH90 funcionar. Não foi uma questão de falta de esforço, criatividade e habilidade, mas simplesmente porque recebemos um helicóptero que não foi capaz de entregar. Além disso, embora agora estejamos saindo do NH90, ainda precisamos do apoio daqueles que estão trabalhando no helicóptero. Minha prioridade agora é, portanto, cuidar de todos que trabalharam no NH90”, disse o general Kristoffersen.

A necessidade norueguesa de helicópteros marítimos permanece

O Ministério da Defesa norueguês iniciará em breve o processo de identificação de um helicóptero marítimo alternativo. “A Noruega continua a precisar de helicópteros marítimos e, portanto, é essencial que comecemos rapidamente os preparativos para preencher a lacuna de capacidade deixada pelo NH90. Consideraremos várias abordagens alternativas para atender aos nossos requisitos operacionais, mas devemos estar preparados para o fato de que não haverá soluções fáceis”, disse o ministro da Defesa Bjørn Arild Gram.

Ele também elogia os esforços de todos dentro das Forças Armadas da Noruega e da Agência Norueguesa de Materiais de Defesa que trabalharam no NH90.
“Espero que muitos deles também possam se juntar a nós enquanto trabalhamos para identificar a melhor maneira de atender às nossas contínuas necessidades de helicópteros marítimos”, disse o ministro da Defesa Gram.

FONTE:  Forsvarsmateriell

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Henrique

Realmente, os europeus são bons em muitas coisas, mas não em fazer helicópteros. Os melhores helicópteros ocidentais são os americanos. Se eles tivessem adquirido Blackhawks/Seahawks não teriam tido dor de cabeça.

Rodrigo Martins Ferreira

Lynx, Puma, Super Frelon, Wasp, Gazelle. Lhama, Esquilo, AW109, AW101, H160, BO105, BK117, Dauphin, etc..etc..

Estão ai para desmentí-lo..

O problema dos europeus hoje em dia é que industrialmentef atores técnicos são deixados de lado, por fator políticos…Sai muito mais caro e o projeto mais ineficiente.

Receita da m….

Luis H

pequena observação, é Lama mesmo, não lhama

Erick Barros

Quais fatores técnicos foram deixados de lado por questões políticas no programa NH90? Poderia explicar? Grato.

Carlos Crispim

Eu concordo com o Henrique, os equipamentos americanos são feitos pra guerra, os europeus pra desfiles e fotografias. Nenhum desses q vc citou chega perto do Seahawk, talvez o Lynx chegue, mas é muito pouco pra comparar. Outros exemplos, não tem nenhum europeu equivalente ao CH53 ou o Chinook, se tiver comentem.

737-800RJ

O AW 101 parece ser uma máquina fantástica!
Inclusive ganhou há uns 15 anos a concorrência para ser o helicóptero oficial de transporte dos presidentes americanos, tirando a hegemonia de mais de 50 anos da Sikorsky.

Robert Smith

É verdade, o problema maior para ele e o exigente teatro de operação Norueguês… Vide que Portugal também adquiriu a versão naval para as mesmas funções da Noruega, Guarda Costeira e ASW, e esta, que eu saiba, satisfeita. Porém o Atlântico comparado com o Mar do Norte é bem mais calmo.

Kemen

Seria bom não generalizar sobre os equipamentos europeus por causa de um modêlo e dois clientes (Australia e Noruega) que não estão satisfeiros com o baixo MTBF dos NH90 nos seus paises.
Outro detalhe a observar é o maior alinhamento anterior da Australia com os USA e recentemente da Noruega com os USA, por causa do conflito entre a Russia e a Ucrania, sabendo que os USA dispõe de excelentes helicópteros e poderia ter interese em fornece-los.

Robert Smith

Concordo com a segunda metade do post, Os hélios navais americanos são ótimos!

Tallguiese

Uai então só deve ter dois no mercado de novos que são o Sea Hawk ou o super gato H-225 é isso Arnaldo?

paulop

Tem também o AW101, que pode executar funções navais mais robustas.

Tutu

AW101 tem o problema do tamanho, o que limita onde pode ser embarcado, mas quem usa não reclama nada dele.

Renan

A diferença de um país sério e outros é gritante.
Tá você não entrega o que me vendeu então tem que aceitar de volta.
E me devolver o dinheiro
Simples assim

Luis H

sou um culturalista, acho bom aplicar recursos em meios eficazes de defesa/dissuasão externa, mas a expressão “país sério” em questão de defesa em meu ponto de vista vai além de gastar com ffaa e engloba proteger seu pais de elementos violentos hostis a cultura nacional, como fazem os países centro-europeus. a noruega certamente não vai cair tão rápido quanto a suécia e outros da europa ocidental por hospedar menos colonizadores e ter sua pirâmide demográfica jovem, mas o relógio lentamente começa a ficar contra ela. “a suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar”. sun tzu, mais suprema… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Luis H
Roberto

Mais ou menos. A devolução foi depois de 21 anos da entrega dos primeiros helicópteros.

Carlos Crispim

O que eu acho incrível é, mesmo depois de receber os helis (em algum momento deve ter tido um “aceite” por parte da armada), mesmo assim o contrato não finalizou, os testes, pelo visto, são ad infinitum.

Thiago A.

OFF – Alguns sites de defesa italianos estão divulgando a visita do Diretor Geral de Materiais da Marinha (DGMM) do Brasil, o Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes. O qual teve a possibilidade de conversar e observar os PPA e as instalações da Fincantieri de Muggiano, La Spezia. Entre outras coisas reportaram o interesse pelos meios de resgate submarino que em breve serão fornecidos a Marinha Italiana. “Visita del Direttore Generale dei materiali della Marina brasilianaDI REDAZIONE PUBBLICATO IL 9 GIUGNO 2022 NESSUN COMMENTO Roma. Dal 30 maggio al 3 giugno il Direttore degli Armamenti Navali,… Read more »

Thiago A.
BK117

“De fato, o Brasil demonstrou interesse nas novas unidades de navios patrulha offshore (OPV), nos conceitos inovadores aplicados nas unidades de patrulha offshore multiuso (PPA) e nos ativos de resgate submarino que em breve serão equipados pela Marinha italiana.”

“Money que é good nóis num have”, mas interessante ver que a marinha pelo menos tá de olho em patrulheiros novos.

Obrigado por compartilhar!

Last edited 1 ano atrás by BK117
Thiago A.

“Money que é good nóis num have”
Kkkk

Ir passear no shopping sem um tostão no bolso, é osso 😂

Esteves

É só financiar com qualquer dupla sertaneja.

Pedro

Ou os donos de jatinhos financiados pelo BNDES, que seria mais justo, já que os “sertanejos” estão recebendo pelos serviço prestado. Já os outros aí…

EduardoSP

O financiamento é para beneficiar a Embraer, não quem compra.

Camargoer.

Caro Eduardo. O financiamento do BNDES para vendas de aviões da Embraer é muito parecido ao financiamento do BNDES para empresas de logística comprarem caminhões (fabricados no Brasil), para agricultores (grandes e pequenos) comprarem máquinas e equipamentos (tratores, caminhões, implementos, colheitadeiras, etc). O financiamento usa como garantia o próprio bem. Lembro de uma uma empresa de aviação que comprou vários EMb145, mas que não conseguiu quitar o financiamento. O BNDES recebeu os aviões que foram vendidos para a FAB.

Roberto B.

Imagine ….
Quando eu era duro , fui até na inauguração do Shopping Ibirapuera ….
Vai quem quer , não precisa poder !

Pedro

Temos sim, só é desviado…

Robert Smith

Pois é Pedro… esse já é o maior problema das forças armadas do Brasil… conseguem lançar um projeto aqui outro ali… vem qualquer soluço na economia e já desviam as verbas para outros projetos…. sem falar que não conheço outro pais aonde entra na conta das forças armada s gastos previdenciário do pessoal aposentados…

Leonardo

A partir do momento que se cria um regime próprio sustentado pela força ele passa a contar no orçamento da força. Se usar o regime geral (INSS) não conta. A coisa é muito simples. O pra trás é complicado e até desumano, mas os “daqui pra frente” deveriam cair no regime geral de previdência e aposentar da mesma maneira que a maioria da população Brasileira. Pagar e receber até o teto do INSS o que for acima disso previdência privada e sim, em caso de guerra criar uma exceção para quem lutar a guerra. Tem que se tratar exceção como… Read more »

Lana Alves

Se o Brasil não tem dinheiro, imagina o resto. Nosso orçamento militar é gigantesco. Tão elevado que aqui em SC, apenas como exemplo, o governador é bombeiro militar aposentado com 48 anos, recebe 29 mil por mês (coronel aposentado).. Se as instituições militares do Brasil não tem dinheiro, imagina a educação básica e SUS (médico e enfermeiros sequer tem planos de carreira).

André

Professores, uma classe de tremenda importância, que forma todas as outras profissões. Um país que não valoriza educação e saúde não é um país sério .

Rinaldo Nery

Amigo, não fala bobagem. Não confunde orçamento militar (FFAA) com orçamento de Polícias (responsabilidade dos Estados). Quem paga o salário do nosso governador (sou de Itajaí) é o Estado de SC. Quando você votar nos deputados estaduais aí, pense melhor. O seu exemplo não tem NADA A VER!

Agnelo

Do comentário de Lana, percebemos como o povo não faz a menor ideia do que é o que nesse país…..

Rinaldo Nery

Exatamente. É igual quando ficam cobrando saneamento básico do GF, quando quem faz esgoto e provê água encanada é PREFEITO. Se perguntar o que faz a Câmara e o que faz o Senado, daí ferrou mesmo… Aqui, a maioria não sabe.

Felipe Morais

Coronel, na ponta, a prefeitura atua. Entretanto, a competência é comum entre União, estados e municípios. Todos devem participar e todos participam. Portanto, não é errado dirigir uma cobrança por melhoria no saneamento ao governo federal. Assim como não é dirigir ao governo estadual ou municipal. Bem como não é dirigir a cobrança a entes privados que têm assumido a prestação, tanto dos serviços como das infras, por meio das concessões.

Carvalho2008

É errado sim mestre Moraes…isto aquo nao é imperio….o icms é da onde…o GF praticamente so entra com dinheiro….sao poucos os ser icos poucos federalizados

Salim

Financiamento e linhas de credito são federeis , bem como estrategia de implementacao de programas. O que se tem e dinheiro sumir meio caminho. Tudo vira estudo, vide forcas armadas. Estudo pra sistema drones, contrabateria, defesa aerea ponto, misseis diversos…… Ai solta programa atrasado e sem resultados, mar1, piranha, dart, drones, sub nuc………

Rinaldo Nery

O que acontece, na prática, é transferir a INCOMPETÊNCIA de prefeitos ao GF.

Flanker

A competência de investir em esgoto é de quem gere a companhia de água e esgoto de cada município. Se for uma companhia estatal do município, é do município a responsabilidade. Se for de uma companhia terceirizada, que possui a concessão, esta concessão já deve ter previsto o investimento em redes de esgoto em seu contrato. Se for uma companhia estadual (aqui no RS, a maioria dos municípios é atendida pela Corsan – Companhia Riograndense de Água e Saneamento), então é do governo estadual a responsabilidade. Mas, em todos os casos, o GF tem participação, através do Ministério da Infraestrutura… Read more »

Carvalho2008

Nao sabem mesmo…e duvido tenham pego um telefone da prefeitura ou estado para reclamar dos servicos

Robert Smith

Bombeiro Militar é funcionário Publico Estadual, assim como Policia Civil e Militar

Robert Smith

Money Brasil DOES HAVE…. and lots of it! … problema é com as “prioridades” escolhidas pelos políticos…. que tratam as forças armadas como filhos “adotados”

Salim

Froças armadas recebem usd 25 bi ano a vários anos, entre os 10 maiores mundo. E o mesmo que os municípios e Estados, gastam muito e muito mal.

Elias

Opa!! Mercado para nossas kombisss…

Rafael Oliveira

Bastante corajosa a atitude da Noruega, mas precisa ver se irá conseguir tudo que pretende ou se terá que processar o consórcio NHI.
O Brasil poderia ter feito o mesmo em relação ao H225M, mas nossas Forças preferiram ficar com a aeronave.
Acredito que os noruegueses comprarão novos helicópteros da Leonardo ou da Sikorsky para substituir o NH90.

Salim

Os H225 nao voam 700 hs por aqui, provavelmente. Os black Hawks parece que sim. Tem o MI35 que voaram pouco tambem. $e alguem tiver dados proximos real poderia ajudar. O Mi35 e pior e nao fizeram nada. Quando tem meio, falta combustivel.

Nascimento

Como o MI35 voava pouco se acumulou 8mil horas de voo?

Os 12 helicópteros recebidos pelo Esquadrão foram entregues em quatro lotes com três aeronaves cada e, atualmente, acumulam mais de 8 mil horas de voo. O vetor representa um enorme ganho operacional para o Esquadrão Poti, que passou a voar uma aeronave genuinamente de ataque, preenchendo uma lacuna operacional que existia na FAB antes da sua chegada.”

https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/35618/ASAS%20ROTATIVAS%20-%20H%C3%A1%2010%20anos,%20helic%C3%B3ptero%20AH-2%20Sabre%20era%20incorporado%20%C3%A0%20For%C3%A7a%20A%C3%A9rea%20Brasileira

Last edited 1 ano atrás by Nascimento
Fábio Mayer

8 mil horas de vôo divididas por 12 = 666,66 horas por aeronave…

Praticamente não saem do solo, se não for para desfile aéreo!

Nascimento

Meu Deus Fábio. Ta escrito CADA no texto, misericórdia.

A FAB se refere a cada aeronave. A resistência do motor VK-2500 é 9.000 horas de vôo. Em 2020 cada motor dos AH-2 SABRE chegou a 8.000 horas e em 2022 chegou a 9.000, não atoa teria a revisão que a FAB, segundo o Rinaldo Nery, não quis pagar.

Leia: https://www.klimov.ru/en/production/helicopter/VK-2500/

“The service life of a VK-2500 may reach 9,000 hours.”

Thiago A.

em 10 anos, então 666 ÷10 …66 horas por ano cada aeronave .

Nascimento

Esta escrito no próprio site da FAB que é por aeronave. Esta “cada” ali…

No próprio site da Klimov prova que a vida do motor VK-2500 do Mil Mi-35 é 9.000 horas, se chegou a 8.000 horas cada aeronave. Segundo o Rinaldo Nery, a FAB não quis pagar pela reestruturação da aeronave, logo implicasse que de 2022 pra cá cada motor chegou nas 9.000 horas de voo.

Last edited 1 ano atrás by Nascimento
Nunão

Nascimento,
Lendo com atenção o texto, percebe-se que a palavra “cada” concorda com “lotes”: são quatro lotes, com três aeronaves em cada lote.

Já as 8.000 horas acumuladas estão relacionadas, na interpretação do texto, com as 12 helicópteros mencionados no início da frase.

São 8.000 horas voadas pelo esquadrão, divididas (grosso modo, pois pode haver variações individuais) por 12 aeronaves.

Last edited 1 ano atrás by Nunão
Nascimento

Sim, mas não tem lógica então a FAB ter desativado os Hinds. Então o argumento do Rinaldo Nery seria nessa hipótese falso, pois o esquadrão não chegou no limite da célula do motor VK-2500. Eu acredito que ela se refere a 8.000 por aeronave. Na verdade isso não esta explícito no texto. Difícil dizer se é 8.000 por aeronave ou 8.000 pelo esquadrão. Se for 8.000 pelo esquadrão então o argumento do custo da revisão é falso pois os componentes russos aguentam mais do que isso. Se for 8.000 por célula então me parece mais lógica que em 2022 a… Read more »

Flanker

O “cada” se refere aos lotes. Cada lote era composto por 3 aeronaves. As 8 mil horas citadas referem-se ao total acumulado por todos os helicópteros somados. É a soma das horas de voo de todos eles. Quanto às horas dos motores, se refere à vida útil. É o tempo que eles duram. Alcançou isso, desativa. Já o número de horas entre revisões é muito menor, algo como 600, 800 ou 1000 horas. As revisões devem ser feitas nesses intervalos até chegar ao limite de 9 mil, quando é desativado. O motivo da desativação foi o custo da revisão dos… Read more »

Flanker

Está explícito no texto, sim!!! As aeronaves acumularam 8 mil horas de voo. Isso quer diźer, em português límpido e claro, que TODAS as aeronaves, SOMADAS, acumularam as 8 mil horas.
Interpretação básica de texto!!!

Salim

Revisão de aeronave conta tempo de voo e tempo de vida. A maioria dos sistemas precisa ser revisados pelo tempo. O custo desta revisao e as trocas obrigatorias para manter a mesma voando ficaram altos, nao compensa gastar muito , para nao ter retorno satisfatorio. A revisao tem que ser feita para manter aeronave segura e apta para voo.

Rinaldo Nery

Não existe “célula do motor”. Célula é a aeronave, sem o motor.

Nascimento

Entendo. Então o argumento do Rinaldo Nery de que precisavam fazer as revisões é falso, é isso então?

Rinaldo Nery

Não, não é falso. Quem disse que precisavam atingir 9 mil horas? Uma coisa é revisão de CÉLULA, outra é revisão de MOTOR.

Bardini

O que seria feito nos Mi-35, é o chamado MRO: Maintenance, Repair and Overhaul. Isso é feito em TODOS os sistemas de uma aeronave, depois de um certo número de horas ou tempo.
.
No caso do Hind, acredito que o MRO deve estar na casa das 1.000 horas voados ou 7 anos…

Nascimento

Não. Disseram aqui na trilogia que ele precisaria ir lá pra Rússia pra fazer uma revisão. Porém as revisões de 1.000 horas de vôo são feitas aqui, segundo a própria IAS.

https://www.ias.ind.br/site/?p=28351

Pelo visto alguém esta mentindo (ou mentiu antes) ou cada célula chegou nas 9.000 horas de voo. Eu até entendo a FAB desativar devido a missão que o heli tem no Brasil, mas que não tivesse comprado ele desde o início e criado o programa AH-X.

Mas o problema inicial disso tudo é falta de transparência da FAB e não culpa dessa ou daquela pessoa.

Last edited 1 ano atrás by Nascimento
Flanker

Cara, é impossível cada célula ter chegado à 9 mil horas de voo neste espaço de tempo!!! Para um pouco e pensa e para de teimar!!!

Agnelo

Cara Não joga a culpa na FAB. A aeronave foi adquirida única e interinamente para equiparação de balança comercial. A FAB não teve absolutamente nada com isso. Veio do GF. Além de não ser uma aeronave q se encaixa na doutrina atual de emprego de uma Aeronave de Atq, a logística fornecida pela Rússia é horrível. Se vc não acredita, não é problema meu, mas, compare como a FAB emprega e mantém seus meios. Vc realmente acha q, se valesse, a FAB não o manteria? Não existe essa implicância q dizem existir se meios russos. O EB emprega o IGLA.… Read more »

Nascimento

“A aeronave foi adquirida única e interinamente para equiparação de balança comercial. A FAB não teve absolutamente nada com isso. Veio do GF.” Isso é claramente corrupção. Pq a FAB, que negou o Rafale em troca do Gripen, aceitaria o Hind assim do nada? A FAB buscou um helicóptero de ataque, esse É o ponto. Não atoa existiu o programa AH-X, onde concorreram o Mangusta e o Hind. Se o Hind foi empurrado ai é outros 500 mas se fosse o Mangusta o escolhido ele também estaria sendo aposentado agora devido a um erro de requerimento da PRÓPRIA força em… Read more »

Robert Smith

A Falta de Transparecia é um problema constante em nosso pais

JSilva

“A FAB não teve absolutamente nada com isso.”
Não concordo, se foi assim, a FAB foi incompetente por omissão.
Se é ela que opera os meios e vem o cheque do governo federal pra comprar algo russo, cabe a ela estudar as suas necessidades e o quê na Rússia atenderia estas necessidades.
Agora, se ficou sentada e deixou o governo decidir por ela, tem culpa por ser omissa.

Bardini

Ninguém mentiu. Tu é que não quer emtender.
.
E não deveria ser difícil entender que a IAS faria o primeiro MRO destas aeronaves.
.
Aeronave que não faz nem o primeiro MRO, não pode voar 9.000 horas.
.
Os russos não queriam deixar o MRO acontecer no Brasil. Dificultaram o processo e as negociações.
.
A FAB nunca precisou disso aí. É dinheiro jogado fora.
Essas aeronaves foram compradas pq o governo disse que precisava comprar, para agradar russo. Para comprar, montaram um circo, chamado AH-X e via concorrência fake, fizeram o negócio.

Nascimento

“Os russos não queriam deixar o MRO acontecer no Brasil. Dificultaram o processo e as negociações.” Então a IAS mentiu no seu site, é isso? Pois a revisão que seria feita na Rússia é só a de 9.000 horas, esta escrito na IAS. Isso é clara quebra de contrato pois essa é a função dela no Brasil. Disseram inclusive que o custo da revisão seria alto demais. “A FAB nunca precisou disso aí. É dinheiro jogado fora. Essas aeronaves foram compradas pq o governo disse que precisava comprar, para agradar russo. Para comprar, montaram um circo, chamado AH-X e via… Read more »

Rinaldo Nery

Você AINDA não sabe como esses helis foram adquiridos? A FAB NUNCA quis isso! Eu servi na COPAC: que AH-X é esse?

Nascimento
Rinaldo Nery

Periódico da UFPE? Sabem tudo de projetos da FAB… Faltou reportagem da Foice de SP.

Nascimento

O próprio Coronel Schwertz afirmou que a FAB exigiu um helicóptero de ataque…

Resta agora chamar o Coronel de comunista?

Flanker

O governo do inominável resolveu equilibrar a balança comercial com os russos, em troca da carne que eles compravam do Brasil. Assim, foi decidido que o Brasil compraria essas aeronaves. Aí, o MD entrou em campo. – E agora, qual Força vai operar os mesmos? EB, vocês querem uma dúzia de Mi-35? – Não, obrigado. Ainda não temos doutrina de aeronaves de ataque puras e, principalmente, nunca operamos aeronaves russas. E, neste momento, não estamos em vias de adquirir aeronaves do tipo. Obrigado pela lembrança, mas agradecemos. – MB, vocês querem 12 helis russos de ataque? – Helis de ataque?… Read more »

Salim

Material aeronautico tem valdade por tempo e uso, o que chegar primeiro. A celula e componentes chegaram no limite de tempo, nao de uso. Tem que verificar toda estrutura pois componentes deteriroram com tempo, exemplo aluminio, cabos, revestimentos, componentes eletronicos… Tem que trocar independente uso, assim que funciona para garantir segurança voo. A FAB aceitou estas trolhas por imposicao politica. Ai que defendo, forças armadas sao politicas de estado, desvinculado do pateta de plantao, bem como nao deve se misturar com administracao politica/publica.

Nascimento

Pois então que prove isso que foi entubado, eu já provei que foi requerimento da própria força.

Política de estado é modernizar Cascavel, M113 e Leopard 1A5. Esses são os requisitos técnicos do EB.

Salim

Sempre reclamo contingente FAB e MB, as 3 forças gastam muito mal a montanha dinheiro entregue anualmente usd 25 bi . O EB e diferente, tem que ocupar todo território brasileiro, precisa de quantidade, todos os programas de revitalização fazem sentido para garantir transporte e ocupação terreno, o que não tem lógica e não comprar meios modernos e capazes: tanques, transporte, artilharia precisa e de longo alcance, D rones táticos e de ataque, defesa ponto….. o h225 e outro exemplo , deveriam pedir compensação pela parada obrigatória e revisão da caixa transferência a cada 10 hsppy voo.

Robert Smith

E um dos motivos e justamente o “custo de hora voada” … compare esse custo ao de um Super Tucano pra você vê o tamanho do problema!

silvom

mas não dá para comparar avião com helicóptero

Robert Smith

A FAB não tinha “Lacuna Operacional” que demandasse o Sabre… o Super Tucano tem 100% de capacidade de cumprir TODAS as missões atribuídas pela FAB ao Sabre e a um custo de aquisição e operacional bem mais baixo, tanto é que vai substitui-lo. Os Sabres foram adquirido para a FAB a contra gosto e todos sabem disso. E o motivo maior foi uma operação para reduzir o déficit na balança comercial entre o Brasil e a Rússia e não para “suprir uma lacuna detectada”. Quem tem, a longa data, um requisito operacional para um Helicóptero de ataque armado com misseis… Read more »

Nascimento

Pois então que prove isso Roberto.

Então o Coronel Schwertz mentiu, é isso então?

Esta na cara que a FAB quis e depois não pode manter.

Flanker

Que cidadão insistente! Se tu acredita nisso, bom pra ti, faça bom proveito e te mantenha feliz nesse mundo paralelo. Mas, não queira que os outros acreditem nessa historinha.

Carvalho2008

Os h225 apesar dos reveses iniciais, tem recebido pedidos de compras da industria off shore mundial…voltou a normalidade

Carvalho2008

Ukrania, Japao alem de varias guardas costeiras e empresas offshore voltaram a comprar o H225…

João da Silva

E mais um país vai com os S-70….probabilidade grande!

Guilherme Leite

Que inclusive é a opção mais assertiva para a função.

rui mendes

Será???
O EH-101 é sem dúvida o melhor Heli anti-submarino do mundo, de longe.

Tallguiese

O S-70 leva míssel anti navio pesado? O H-225 leva!

Last edited 1 ano atrás by Tallguiese
Henrique

Qual a chance de um H225 sobreviver o suficiente em um cenário de alta intensidade para lançar este míssil?

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Thiago A.

A mesma chance de qualquer outro heli.

Nascimento

E qual a chance do SH-60?

Flanker

Um H225M só faz guerra antisuperfície. Não possui sonar ou qualquer sensor, e muito menos armamento, antisubmarino. O SH-60 faz guerra antisuperfície e antisubmarino, com sensores e armas para ambas missões. E quer um míssil de alcance maior que o Penguin? E maior que o Exocet dos H225M? NSM.

Robert Smith

Flanker, por gentileza, pesquise melhor antes de comentar, pois existe sim versões do H225 que possui sonar e armas anti-submarino.

Flanker

“Por favor pesquise melhor antes de comentar”.
Eu estou falando da versão brasileira, que só possui capacidade antisuperfície. Ela possui sonar? Lança torpedos? Qual outra versão naval deste helicóptero existe no mundo, além da versão brasileira?

Carvalho2008

Nisto é verdade….NSM é um baita missil….mas ai, nao vale…estamos trocando os pacotes….o fato é que se precisar, o h225 leva mais carga e mais longe….o resto é decidir se leva o missil “a” ou “b”…. mas sim o SH 60 é um otimo helicoptero

Thiago A.

Isso não é um problema, aliás para eles seria até melhor. O NSM é um dos melhores mísseis antinavio da atualidade, pesa a metade de um Exocet e é norueguês.

Flanker

E o que o H225M leva para guerra antisubmarino? Nada!
Míssil pesado para o SH, e de maior alcance que o Exocet do H225M? NSM.

Last edited 1 ano atrás by Flanker
João Filho

O S-92 tem os mesmos sistemas de controle de vôo e rotor que o S-70. O CH-148 é baseado no S-92/S-70 e é considerado pelo Canadá como o pior helicóptero do mundo:
https://www.cbc.ca/news/canada/nova-scotia/national-defence-determines-cause-cracks-cyclone-helicopters-1.6335495

6 helicópteros perdidos até agora este ano, 18 em 2021
https://aviation-safety.net/wikibase/type/H60/4

Flanker

O CH-148 é um S-92 customizado. Comparar ele com um S-70 é descabido.
Quanto às perdas, tu sabe quantos Black Hawk/Sea Hawk foram produzidos até agora? Bem mais de 4.000 unidades!! Obviamente, vai tem mais perdas do que um helicóptero com 200, 300 unidades produzidas.

Lana Alves

Há 6 meses: “O governo australiano decidiu aposentar sua frota de helicópteros MRH90 Taipan uma década mais cedo”.
Agora a Noruega: Noruega rescinde seu contrato para o helicóptero NH90
Resumindo: esse helicóptero realmente tem problema. São 2 países sérios e ricos que não conseguem fazer essa M**** funcionar.
Slava Ukraini!

Welington S.

Apesar dos pesares esse é um helicóptero muito lindo.

Nonato

Era o que eu ia falar.
O helicóptero mais bonito que existe.

Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Bonito mesmo…!

Os nossos Panteras são muito bonitos também e o barulho do motor também…

Passam sempre aqui…

BK117

“Infelizmente chegamos à conclusão de que não importa quantas horas nossos técnicos trabalhem e quantas peças encomendemos, isso nunca tornará o NH90 capaz de atender aos requisitos das Forças Armadas norueguesas.”

Credo. Isso que eu chamo de propaganda negativa. Intencionalmente ou não, desceram a lenha no coitado do helicóptero. Imagino o clima no escritório da fabricante…
Contudo, fazem o certo em buscar seus direitos se o fabricante não foi capaz de cumprir com os objetivos e prazos, em vez de aceitar pagar quantias bilionárias por uma máquina que os deixa na mão.

pangloss

Também achei as palavras bem fortes.
E os requisitos para operação na Noruega devem ser muito exigentes.

Glasquis 7

Muito mesmo pois Itália e França operam esse helo e nunca reclamaram dele.

Robert Smith

hum…. perguntar não ofende né…. então lá vai: Quais são mesmo os países que produzem esse helicóptero lindo?

Marcelo

Resumindo: foram enganados e agora que descobriram vao devolver e cobrar a revolução da grana $$$ !!!!

Wellington Góes

Esse projeto é o F-35 da Airbus Helicopter (antiga Eurocopter)…

EduardoSP

Pois é. Mas França e Itália, que teriam opções nacionais, são grandes operadores do NH-90.

Roberto B.

Uai ….
Li aqui por anos , que o NH90 era top …
Os noruegueses disseram que “ele não tinha capacidade de entregar” …
Será que não tem uma luzinha âmbar para avisar que as engrenagens do redutor já eram ?
É só a pergunta de um cidadão que não conhece , mas acompanha os meios militares .

Adriano Madureira

O Problema do NH90 é ser ‘VERY EXPENSIVE’…

H.Saito

É complicado ser impaciente e imediatista.
Mesmo os helicópteros americanos como o Blackhawk demoraram décadas para atingirem a maturidade que possuem hoje.
Parece que a Noruega cedeu definitivamente ao lobby de empresas concorrentes.

Last edited 1 ano atrás by H.Saito
Rodrigo LD

Imagina se a moda pega; “test- flight” de 20 anos….depois, diz que não presta e pede toda grana de volta, corrigida. É a solução para a Força Aérea Argentina…kkkk