O mais novo porta-aviões da Marinha Chinesa foi lançado no estaleiro Jiangnan, em Xangai, em 17 de junho

A China finalmente lançou o tão esperado porta-aviões Type 003, Fujian (CV-18), com capacidade semelhante aos porta-aviões das classes “Nimitz” e “Ford” da Marinha dos EUA.

O navio, de propulsão convencional, tem um comprimento aproximado de 315 metros (300 metros na linha d’água) e convoo com largura de 78 metros (40 metros de boca na linha d’água). Seu deslocamento deve girar em torno de 85.000 toneladas carregado.

Os primeiros porta-aviões chineses Liaoning e Shandong, baseados no projeto do porta-aviões russo Admiral Kuznetsov, são do tipo STOBAR (Short Take-off But Arrested Recovery), que emprega uma rampa “ski-jump” para lançamento das aeronaves de asa-fixa. A configuração STOBAR limita o peso máximo de decolagem das aeronaves e número de aeronaves lançadas por período.

Concepção artística do Type 003 em operação

Já o Type 003 é do tipo CATOBAR (Catapult Assisted Take-Off But Arrested Recovery), equipado com 3 catapultas eletromagnéticas semelhantes às catapultas EMALS dos EUA. Essa configuração permitirá ao Type 003 lançar um maior número de aviões com mais armas e combustível, além de permitir a operação de aeronaves de alerta aéreo antecipado (AEW) KJ-600.

O novo porta-aviões também vai operar o novo caça furtivo J-35 e novas versões do J-15.

Subscribe
Notify of
guest

248 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ChinEs

A China nao brinca em servico, Esse NAE faz tudo , pena ter apenas 2 elevadores, poderia ter 3 elevadores, mas ja ta de bom tamanho, o proximo NAE sera o Type 004 .

Flávio

Li em algum lugar que eles pretendem ter seis porta-aviões, acho que quatro vão ficar no seu quintal( Mar do Sul da China) enquanto os outros dois vão servir para fazer valer a diplomacia chinesa.

João Adaime

Caro Flávio
Não é bem assim. Existem as manutenções. E estas costumam levar de um ano pra mais. Igual carro novo. No começo não dá oficina, mas depois……
Chegará um tempo em que dos seis somente três estarão plenamente ativos.
Abraço

Carlos Crispim

Normalmente tem que ter 4 pra 1 estar em operação: 1 no TO, 1 de prontidão, 1 com a tripulação de licença e 1 no estaleiro. Vale tb. pra submarinos.

Demolidor

Acredito que não, a China não costuma se envolver em conflitos armados, eles serão apenas para autodefesa.
(Até Tawain a China nunca atacou, até o Brasil seria mais agressivo que a China se um estado quisesse se separar igual os casos do Rio grande do Sul na Revolução Farroupilha e São Paulo na Revolução de 32, a China só ataca se for muito provocada.)

Bueno

Vai ter que andar com um Posto Ipiranga o tempo todo , 85.000 toneladas carregado deve consumi muito diesel

Bueno

Entendi Galante. Em tempo de paz, tranquilo. Fico pensando em um confronto, a China fazendo a Negação do Mar Um deslocamento de 2 frotas em duas frentes de Batalha, uma no mar oriental e outra no mar Ocidental, regiões contestadas disputadas.   Se pegar da costa da China até as Ilhas Filipinas que são disputadas da 1400km e rota dos petroleiros vindo do oriente.   Vai requerer uma logística organizada para suprir navios e aeronaves. Pegando como base o tempo de 120 dias da Rússia operando na Ucrânia, colocando este tempo em disputas no mar da China. Uma belonave deste… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bueno
Neto

Galante, li em algum lugar (provavelmente aqui) que para manter a estabilidade do casco os níveis de combustível nos porta aviões da classe kittu hawk devem sempre estar acima dos 50% (provavelmente mais, tô chutando).
.
Imagino que seja para todos os tipos de Classe

Bueno

Baca.
Os EUA tem uma vantagem de ter muitos navios e ser expedicionário e com a 2º Guerra mundial aprimoraram a logística.
Já a Marinha da China é mais territorial, está se estabelecendo e aprendendo a opera com PA, acredito que se eles acharem necessário podem desenvolver um PA de propulsão nuclear, deve ter esta capacidade já que operam com SN.

Bueno

Entendi.
Ao desenvolve um PA com esta capacidade de deslocamento, imaginei que é para operar mais distante do Mar da China.
Desta feita, vai precisar de um navio tanque em tempo integral.

Last edited 1 ano atrás by Bueno
Luis Carlos

Calma rapaz!
Que desespero!

Luis Carlos

Pois imagine as longas rotas de abastecimento americanas sendo vigiadas e atacadas.
Será muito pior.

Cheng

Posto Ipiranga só é gigante aqui no Brasil, para a China a rede Ipiranga é nanica!

Cristiano GR

KKKK O termo Posto Ipiranga que o participante comentou foi uma brincadeira com um marca bem conhecida dos brasileiros pelos comerciais.
Se é para medir tamanho, temos a Petrobras, que está entre as maiores empresas do mundo e líder em várias tecnologias.

Cheng

Eu sei muito bem!

Estava tirando sarro também!

João Adaime

Os brasileiros deveriam se orgulhar da Ipiranga. Ela foi fundada no dia 7 de setembro de 1937 na cidade de Rio Grande, estado do Rio Grande do Sul. Foi a primeira refinaria do Brasil. Só não expandiu mais porque no ano seguinte Getúlio Vargas nacionalizou o refino no Brasil. Atualmente existem cerca de 7.200 postos Ipiranga no País.

Cristiano de Aquino Camposim

Nada demais nisso, os EUA fizeram isso ate ter os nucleares, lembrando que os super porta-aviões americanos de primeira geração eram a disel.

Robert Smith

diesel? ai……

Bueno

Não sei qual é o combustivel usado , querosene de aviação? Qual?

Ou são Turbinas a gás?

o correto seria ter dito combustivel 😉

Last edited 1 ano atrás by Bueno
WSilva

7 portas aviões será mais do que suficiente para a China reconquistar e garantir o que lhe tiraram no passado.

País com planejamento é outra coisa.

Lamentável ver o Brasil com mentalidade vassala e fracassada.

Cheng

Hein! O mais importante do próximo NAE type 004 para a China seria denominar o nome do NAE em “Taiwan CV-19” 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

Agressor's

Quanto maior a força militar e econômica se contrapondo aos Estados Unidos e seus aliados, melhor. “Dá escolha” ao “resto do mundo” . Não ficamos reféns do dito “primeiro mundo”….

Agressor's

A China ruma para ser a maior superpotência econômica e militar do mundo. Os eua e seus aliados são o passado, o futuro está na Ásia. Que continuem fortalecendo o investimento nas forças armadas, ciência, tecnologia e educação, que é apenas o primeiro passo no reerguimento da China…

Flávio

Quando a China manifestou sua intenção de possuir uma marinha moderna de classe mundial, várias pessoas acharam que era propaganda que nunca iria se cumprir. Agora vemos o lançamento da maior embarcação já lançada por uma nação asiática, hoje em dia se tratando de números de embarcações a China tem a maior marinha do mundo. O começo do setor naval chinês foi com barcos porta-misseis e estudando tecnologias estrangeiras, nada foi feito com pressa. Agora compare esse modelo de desenvolvimento do setor naval chinês com o brasileiro, ambas as nações tinham grandes ambições. Só que as instituições públicas da China… Read more »

RenanZ

A nós não cabem análises societárias ou críticas, somente aplausos e inveja pelo ponto que chegaram como nação (ainda que por meios questionáveis)

E antes que falem, somos sim vira-latas! Brasil como nação já deixou bem claro em seus +200 anos de existência que não temos Pedigree pra sermos o que poderíamos ser

Junior

O correto voltar a ser pois na época do império éramos a segunda marinha do mundo só perdendo para a inglesa

sub urbano

A Elite aqui não deixa. Quando o país começa a desenvolver os ricos colocam um capataz lá pra botar o povão no seu devido lugar (a senzala do fazendão).

Allan Lemos

A culpa não é só da “elite”. Não é ela que está elegendo os Renans Calheiros, Collors e Lulas da vida.

A culpa do nosso não-desenvolvimento é do povo, sempre foi. Todas as desgraças nesse país são merecidas.

Joaquim Marques Lisboa

Pior a “elite” e boa parte do povo elege Bolsoanros, Zambellis e demais imbec1s!

Carlos Campos

deu na ferida kkkk talvez com pais PACs que tem obras que nunca chegara a lugar nenhum, a chega lá

Zorann

Rapaz… você forçou demais.

Aqui o cara termina o ensino médio sem saber fazer contas básicas. Não faz ideia de como se organizar financeiramente, muito menos de como administrar as finanças de uma barraca de cachorro quente.

E este é o mesmo cara que vota, que acha que emprego cai do céu, que todos os direitos que temos saem de graça.

Ahhh por favor….

Rafael

ele não forçou, realmente é culpa do povo, e sempre o povo vai ser culpado pela desgraça de uma nação, não existe outro motivo a não ser esse.

Nascimento

O povo brasileiro não tem culpa dos militares gastarem 80% do orçamento com salários e pensões, isso é um erro institucional e não político.

Mas dos políticos incompetentes sim.

Zorann

Lógico que a culpa é do povo. É o povo que elege os políticos que citou. É o povo que assiste a tudo de camarote e não faz nada. É o povo que é tão alienado, que nem faz ideia que a culpa é dele.

Last edited 1 ano atrás by Zorann
Nascimento

Não. Políticos não tem poder sobre instituições. O Bolsonaro não poderia cortar a maioria dos gastos com salário pois esses gastos são obrigatórios.

A culpa é dos milicos mesmo, quem aumentou drasticamente os gastos com salários e pensões foram eles. Quem advoga por mais privilégios são eles, logo a culpa é unicamente deles, o problema dos políticos é não legislar e discutir sobre.

Inimigo do Estado

Ele não cortaria por que ele também seria atingido com os cortes. Lembre-se que o mesmo está na folha de pagamento das forças armadas.

JuggerBR

Os militares, políticos, elites e demais categorias corporativas brasileiras são todas compostas do povo brasileiro… Qualquer pessoa que consiga sair do lodo da pobreza e consiga algum privilégio vai lutar pra manter esse status. É inevitável.

Rafael

lembrando que esses militares são o povo.

MAGNO BARBOSA

Pois é… quando tivemos um ministro da educação que tinha como meta investimento em massa no ensino básico e médio, foi logo demitido. Hoje temos milhões de pessoas com diploma superior que mal sabem ler.

EduardoSP

Qual ministro da educação tinha como meta investimento no ensino básico e médio?
Além do mais, o investimento em ensino básico e médio é de responsabilidade de estados e municípios, não do governo federal. Nesses níveis educacionais o papel do governo federal é de coordenação.
Cada macaco no seu galho.

Carlos Campos

besteira

Fernando Soares

É bateu o encouracado japonese Yamamoto, que, salvo engano, tinha umas 70.000 Ton e foi o maior navio de guerra construído até os norteamericanos construírem seus gigantescos porta aviões nucleares!
Parabéns à China.
Lá não tem oposição no Congresso e um “STF” trabalhando contra o quê o governo quer fazer!

Dalton

O “Yamato” foi superado pelo “Forrestal” que não era nuclear, comissionado em 1955
que totalmente carregado deslocava 80.000 toneladas.
.
A US Navy favorecia navios que pudessem passar pelo Canal do Panamá então o maior encouraçado construído para ela, os 4 classe Iowa totalmente carregados deslocavam
menos de 60.000 toneladas.

sub urbano

Foi a desculpinha que os americanos deram quando contemplaram Yamato – o monstro japones. “Os nossos são menores por causa do canal do panamá” kkkkk Eles são os reis do marketing.

_RR_

Passar pelo Canal do Panamá sempre foi estratégico para os americanos, tendo responsabilidades dos dois lados do globo. Mais que tonelagem, mobilidade define.

Dalton

Muito antes do “Yamato” a US Navy mantinha a boca de seus navios em 33 metros para que fossem capazes de passar pelo Canal assim reforçando rapidamente a Frota do Atlântico com navios da Frota do Pacífico e vice-versa se necessário. . O “Bismarck” menor que um “Iowa” também não poderia passar pelo Canal pois os alemães não tinham essa preocupação. O “Iowa” era mais comprido que o “Bismarck” e embora mais estreito a boca permanecia quase inalterada quase até o fim do comprimento enquanto no “Bismarck” ela estreitava-se mais em direção a popa. . O “Iowa” foi o máximo… Read more »

Carlos Campos

superaram a Classe Yamato

Agressor's

Não sei se esse comentário será aceito, mas o que se observa é que os estadunidenses se comportam de forma desesperada porque nações emergentes como a China estão alcançando projeção e gradativamente tomando sua hegemonia. Seus navios estão sendo aposentados enquanto a China constrói navios como bicicletas. Ver tantas pessoas vivendo num mundo de fantasias político-ideológicas e se recusando a aceitar alguma realidade simples é tão patético. Que continuem chorando e rolando no chão feito crianças birrentas, enquanto a China constrói mais porta-aviões….

Ave PII

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Jurandir Noronha

Os EUA e Europa sempre trataram de impedir nosso desenvolvimento pois eles sabem, que mesmo com esse povo escroto e os políticos que tem, mas condições certas o Brasil desenvolveria-se como a China, e eles não querem uma China ao sul do Equador.

Machado

Bom dia colônia. A China é a esperança de um mundo melhor e multipolar. Não igual ao modelo atual de concentração de poder. Pelo menos para nós latino americanos, em especial brasileiros. Viva o BRICS. Viva o Brasil.

MAB

Bom dia vassalo. Não faz sentido o que você fala, ” mestre A será melhor que mestre B”. Chinês é racista, não se mistura culturalmente, está se lixando para qualquer outro fator que não seja o que é do interesse apenas deles e você me vem com essa? Isto nada tem a ver com ambição política, hegemonia, tecnologia. Quando começou a guerra civil na Líbia, diziam que haviam alguns cidadãos, 1000, 2000… Saíram mais de 40mil. O ministério do trabalho aqui no Brasil volta e meia faz fiscalização nessas empresas chinesas, mesma coisa. Declaram que tem 30 funcionários e na… Read more »

Cheng

Rapaz de onde vc tirou chinês é racista????

O japonês do Japão q é racista mesmo! Pode perguntar para os japoneses, nissei e sansei do Brasil q foram trabalhar no Japão como eles foram tratados lá no Japão mesmo com a mesma cor da pele idêntica!

gordo

Não tenho como cravar que isso que você disse é regra, mas os dois amigos de origem 100% japonesa que foram trabalhar lá comentaram algo próximo disso, não falaram em racismo mas não eram lá tratados de forma muito amiga. Pode ter sido algo pontual, não ouvi outros relatos e a coisa pode ter sido apenas um choque cultural já que cada país tem seus costumes. O fato é que existem racistas (dos tolerantes aos intolerantes) em qualquer sociedade, inclusive a chinesa. Falar que chinês não é racista é tão impreciso quanto cravar que japonês o é. Algo que li… Read more »

Luis Carlos

Cunhado de uma pessoa que trabalha ao lado da minha mesa trabalha em Dalian e nunca comentou nada disso.

Cheng

Ok meu amigo, recuo e vou recolher o vocabulário de RACISTA.

Exatamente, existe muito choque cultural mesmo, entendo muito bem pois até minha irmã sofre com isso em casa dela q meu cunhado é brasileiro.

Exatamente os chineses desconfiam muito por causa do que o país passou!

WSilva

O Japão não foi colônia em termos de invasão, mas culturalmente sempre foi inferior a China e Coreia. O Japão é uma mistura de China+ocidente.

Houve uma mudança quando o Japão começou a copiar a Inglaterra, a partir daí o Japão ultrapassou China e Coreia aproveitando também do declinio desses dois povos que se fecharam e tiveram invasões e guerras internas.

Somente nos últimos 30 anos China e Coreia voltaram a ser relevantes.

MAB

Exemplo atual -> Uigures Brevíssima pesquisa na internet: https://www.cambridge.org/core/journals/china-quarterly/article/abs/antiblack-racism-in-postmao-china/862AF22CB97347DD0EF289792919640B Quem já trabalhou com empresa chinesa sabe do que se trata. Os caras sequer comem junto , tem o refeitório deles, moram entre eles e por ai vai. Novamente, não é porque você não leu nada a respeito que não exista ! Não porque você nunca verificou com alguém próximo ou familiar que não exista! O que quero dizer é , não existe essa de mundo encantador e livre com chinês. Estão pouco de lixando para o que você pensa ou quer, interessa é o que eles querem e ponto. A… Read more »

Cheng

Fonte: Cambridge

Parei de ler uma fonte altamente manipulada❌❌❌

MAB

hahahahaahahahhaah

Vai ler então a fonte “fantoches 247 ou qqer outra baboseira” nossa, sério kra, vai se tratar.

Somente um mentacapto apedeuta critica uma instituição de ensino de primeira linha e secular!

2 nozes dentro dessa massa cinzenta.

Notícia fresquinha para você,
https://www.primebusiness.africa/revealed-racist-videos-of-african-children-on-sale-in-china/

Se não souber ingles, vai em português então.
https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2022/06/5016011-os-degradantes-videos-racistas-com-criancas-africanas-feitos-para-entretenimento-por-youtubers-chineses.html

A propósito, já trabalhei com chineses e comentei por experiência no sentido de segregar , não vi racismo, mas como mostro acima, existe bastante.

WSilva

O pacote de fontes que a molecada usa para se informar sobre China:

CNN, Cambridge, BBC, Wikipedia, Pingos nos Is, Terça Livre, Robô do Whatsapp;

rs

WSilva

Claro, vamos aprender a história do Corinthians lendo o site do Palmeiras. rs Vocês precisam parar de acreditar em contos de fada, é necessário ter as duas versões sobre alguma coisa, não importa se as duas versões são fake, tem que ter acesso as duas versões. Porém, não é isso que eu vejo, eu vejo muitas pessoas colocar a versão ocidental como verdade absoluta, mas isso acontece porque são alienadas mesmo e porque não tem acesso a fontes primárias chinesas, russas, iranianas etc, e mesmo se tivessem acesso o nível de alienação é tão severo que não se dariam o… Read more »

Nascimento

“A china tem uma frota pesqueira pirata, que está causando muito transtorno para países do cone sul e estão se lixando para isto.”

Uma boa ideia pra MB parar de sonhar com PA e Top Gun com A-4 e com lagostas, pensões e altos salários e sair pra construir uma penca de NaPOc ao invés de ficar gritando “comunixmo” aos 4 ventos enquanto deixa o Atlantico Sul pros EUA proteger (sendo que ele já esta ocupado no Pacífico).

MAB

Sim, falta pragmatismo. Temos mão de obra qualificada, olha a parceria Embraer x FAB ou mesmo alguns projetos do EB.

Gastaram uma fortuna com os meros 4 submarinos, treinaram mão de obra altamente qualificada e …. vai ficar nisto. Não pensaram em cadência de entrega, venda regional, a porcaria da nossa economia que é uma senóide infinita e por ai vai.

Last edited 1 ano atrás by MAB
WSilva

A única coisa sóbria que você disse sobre a China é a questão de alimentação/comida.

O PCCh tem mais medo da população chinesa passar fome do que de uma guerra, pois a falta de comida é um sinal mais do que claro que o tal mandato do céu pode estar em xeque.

O resto do que você disse pode jogar fora, pelo menos não é a verdade absoluta.

SteelWing

Faltou interpretação de texto, ele apenas mostrou que o mundo deveria ser multipolar, não com apenas um mestre e colocou a China como exemplo de superação em várias áreas que o Brasil poderia se espelhar, não tem nada haver o que você falou.

Cheng

Outra coisa! A China nunca foi um agressor! Historicamente o país do meio sempre foi invadido. A China já teve sua ascensão anterior, mas declinou na dinastia Qing de 1644 a 1912, um reino corrupto atrasou o país por 268 anos. Também foram 5 guerras (2 guerras de ópio com Inglaterra, 2 guerras civil e a uma guerra mundial, a 2ª), uma invasão de 8 nações saqueando a China e também uma revolução, tudo isso, resultando em 137 anos de tempos sombrios que teve seu início em 1839 até 1976 que deu o início da sua abertura econômica. Portanto a… Read more »

Tutor

Enquanto não se tem poder suficiente, é óbvio que não vai invadir niguém. Agora, quando cria garras, é só questão de tempo e de necessidade.
Essa balela que intervenção é coisa de americano, ingleses etc é uma besteira. Isso é coisa de grupos de humanos; toda(s) potência(s) de sua época praticaram intervenções para defender seus interesses. Não existe país bonzinho nem país malvadão, não é uma pessoa.

Cheng

Chinês é chinês! Eles não são viking russo e americano…

China 🇨🇳 só quer Rota de seda, ou seja, dinheiro e prosperidade para UMA NAÇÃO.

MAB

Conte-nos mais sobre o Tibet. Será interessante. Ou sobre as dezenas de ilhotas que está transformando em bases no mar da china.
Eles tem rusgas também com russos, mas não é o melhor momento agora pois vai contra os interesses atuais.

Cheng

Tibete faz parte da China desde dinastia Yuan, em 1271!

Quem apoia a independência tibetana então tem q apoiar que o Havaí seja devolvido aos polinésios ou todo o continente americano seja devolvido aos nativos americanos

MAB

Abra os OLHOS !

Last edited 1 ano atrás by MAB
MAB

No sentido de entender antes que apareça um mimizento.

Joaquim Marques Lisboa

Ou seja, faço um comentário RACISTA mas logo justifico que não é bem isso. O mimizento é o próprio cara que faz besteira…

Cheng

Olho sim! Olho esse tipo de pessoa como você quando perde o argumento, daí fazendo Bullying com oriental e peça os asiático ABRE OS OLHOS!!!

Muito triste mesmo! Tenho muito pena por você q tem essa mentalidade pífia!

MAB

Mais uma vez viajando na maionese.

Então os países nórdicos deveriam reinvindicar partes da Russia. Alemanha partes da Suiça, Romenia, Polonia, Russia etc.

E segundo o que você mesmo diz, parte da China tem que voltar para a MONGÓLIA ! Vejam só.

Vai estudar cara pálida.

Talvez numa universidade TOP, do tipo, Unides de todes!
Harvard, Cambrigde deve ser para debilóides.

Rogerio

Cara vai estuda a história da Ásia, pare falando besteira

Rogerio

Chen não percam tempo com os fawboy… Dicurtir ou comentar com eles, melhor coisa vai 🍺🍺🍺🍺

Rafael

você vai engolir a força a realidade, quando a china ter força o suficiente para começar ter o mesmo comportamento do EUA, e além que a china já não deixa ninguém pescar no mar sul da china, até mesmo proíbe barcos pescar na próprio mar territorial dos países de origem desses barcos de pesca.

Tutor

Sim, e eu sou o Brad Pitt.

Wellington Kramer

A revolução cultural destruiu a cultura chinesa, sendo esta preservada por dissidentes ou estrangeiros. Comunista não preserva nada, ele destrói o que existe com a certeza do que virá depois será melhor, não importando os meios empregados para isso.

Nascimento

China e Rússia possuem uma arquitetura antiga superior a nossa. Compare Moscou com SP pra tu ver o nível da arquitetura e das instituições dos países que ainda usam símbolos imperiais, principalmente na Rússia.

Chegamos ao ponto de criarmos uma capital com arquitetura modernista (Brasília) ao mesmo tempo que proibíamos o PCB de ter partido no país (Dutra), nosso Exército proibiu símbolos monárquicos no Estado e trocou por símbolos positivistas, a própria bandeira é símbolo disso crível disso, igual os comunistas fizeram na China. Para de viajar e viver de falsa equivalência.

Last edited 1 ano atrás by Nascimento
MAB

Dá uma lida rápida sobre o que foi a revolução cultural de Mao, quantos morreram e o que eles destruíram e perseguiram.

E obviamente, o resultado. Esta parte final já te adianto. Foi inútil.

Sem viagem de misturar arquitetura, somente o fato em si.

Cultura chinesa milenar =/ (diferente) PCC que tem menos de 100 anos

Horácio Rodrigues

Os Tibetanos não concordam com você.

Cheng

Tibete faz parte da China desde dinastia Yuan, em 1271!

Quem apoia a independência tibetana então tem q apoiar que o Havaí seja devolvido aos polinésios ou todo o continente americano seja devolvido aos nativos americanos

Thiago A.

A dinastia Yuan era mongol. A última dinastia “Han/chinês” que dominou parte do território que hoje é controlado pela RPC foi a dinastia Ming . Depois da queda Yuan, o territorio tibetano manteve sua própria autonomía com disputas e divisões internas. Os Qings estenderam seu domínio e controle direto sobre o Tibet só depois o 1700. LEMBRANDO, a disnatia QING era Manchu . No final do século 19 os Qings já não tinham o domínio sobre o Tibet . Com a queda do império, o Tibet viveu uma independencia de facto até a invasão comunista em 1950. A anexação foi… Read more »

WSilva

As dinastias Yuan e Qing gravitavam a sinoesfera, usaram o poder intelectual, tecnológico, educacional, mercantil dos chineses para governar. Em nenhum momento a cultura chinesa do império foi alterada durante essas dinastias, pelo contrário, foi expandida.

O Tibete historicamente é território chinês, foi invadido e anexado oficialmente há mais de 7 séculos atrás.

Quem prega a independência do Tibete só pode ser alienado ou oportunista.

Deverá pregar também a independência do Texas, Califórnia, Novo Mexico, Malvinas, Havaí etc

Thiago A.

“As dinastias Yuan e Qing gravitavam a sinoesfera, usaram o poder intelectual, tecnológico, educacional, mercantil dos chineses para governar. Em nenhum momento a cultura chinesa do império foi alterada durante essas dinastias, pelo contrário, foi expandida.” Amigo, você com sempre de maneira proposital confunde conceitos como civilização e cultura com o poder político e militar. A dinastia Qing adotou sim a cultura chinês, importante ferramenta para legitimar o seu poder no território sob seu domínio e vetor de prestígio e influência. Como a maioria dos grandes impérios fizeram. O tibet historicamente é chinês? Prove ! Eu não prego a independência… Read more »

WSilva

”O tibet historicamente é chinês? Prove !” Provar o que meu caro? Você já leu o que eu disse? O Tibete foi anexado três vezes pela China, o PCCh foi apenas o último a entrar na festa, outras dinastias fizeram isso antes, portanto essa história que o PCCh invade territórios do nada é pura alienação, até porque a reivindicação do KMT inclui também o Tibete e inclusive a Mongólia toda. O Tibete está sob controle da RPC e isto é reconhecido nas Nações Unidas. ”O Tibet historicamente não era chinês.” Antes da primeira invasão e anexação não era, assim como… Read more »

MAB

Sim e é o único império a existir ininterruptamente desde antes de cristo. Com mais ou menos poder.

Mas os tempos mudaram. Historicamente sempre foram uma potência. Além do problema comida. Na Africa é impressionante a quantidade de chines que você vê, e não digo somente alto escalão, me refiro a povão mesmo. Difícil acreditar que é obra do acaso e que o ze ninguém ling emigra do cantão dele para um país africano por ter um sonho.

Thiago A.

É uma crença sem respaldo histórico, uma narrativa que muitos endossam porque aquí não temos intimidade com o passado da Ásia. Nunca foi um único império desde antes de cristo. Seria como dizer que todos os povos e etnias que dominaram a Europa fazem parte de uma única linhagem sem descontinuidade histórica. Um alemão não é francês , assim como um português não é espanhol.
Cada império foi único no obstante as influências recíprocas.

WSilva

”Nunca foi um único império desde antes de cristo” Os Han, etnia predominante na China que inclui também os chineses de Taiwan e outros de Singapura, possui mais de dois mil anos, antes dos Han tiveram pelo menos mais 5 etnias chinesas dominantes que reinaram por mais de 1500 anos. Ou seja, se contar só dos Han em diante a China já é mais antiga que qualquer outro império ocidental pois a China ainda existe, os impérios ocidentais caíram, voltaram a ser insignificantes ou viraram pó, não só os ocidentais mas de fato todos os outros com exceção da Índia.… Read more »

Thiago A.

A última dinastia Han/ chinês que dominou parte ( só partes ! ) do território hoje controlado pela RPC foi a disnatia Ming.

Poucas , pouquíssimas dinastias dominaram toda a vastidão do território continetal e Taiwan contemporaneamente . Uma dessas foi a Qing, que não era HAN, aliás os han ajudaram a derrubar a dinastia manchu .
Se lembre da Mongolia, que exatamente como os han viviam sob o domínio dos Qing e rejeitou as revindicações e pretensões da RPC alegando que ambos foram libertados dos vínculos desse mesmo jugo e domínio, a RPC não é herdeira de nada .

WSilva

Um império não fica parado, a China como império cresceu territorialmente e culturalmente ao longo dos milênios, não se pode pensar em império apenas levando em conta controle territorial, estou falando também de esfera de influência. Todo império tem seu período de expansão territorial e a China atingiu extensão territorial máxima durante a Dinastia Qing que não era Han mas foi colonizada pelos Han séculos antes. O centro de gravidade sempre foi a cultura chinesa até mesmo na dinastia estrangeira Yuan, não é por acaso que a China está por aí até hoje como segunda maior potência do planeta e… Read more »

Thiago A.

ROMA – Império de ocidente / Oriente.
centro de gravidade da cultura era a Grécia, mas ainda assim o império era uma criatura romana cujo poder político e militar pertencia a Roma e depois Constantinopla … 753 a.C. – 1453 .

WSilva

Império romano oriental era basicamente uma dinastia estrangeira como era a Manchu na China, a diferença é que havia mais divisões entre os romanos ocidentais e orientais do que os chineses Han e Manchu, uma vez que os Manchus foram colonizados pelos Han e copiaram a governança Han durante a dinastia Qing. Romanos ocidentais e orientais eram de diferentes raças, só é tido como romanos porque faziam parte de uma ”nacionalidade” maior, assim como os Manchus são tratados como chineses. Roma e Grécia jamais voltarão a ser o que foi, a China por sua vez continua no topo. Somente a… Read more »

Agressor's

Continue construindo. Torná-los maiores, mais fortes e melhores. Fujian será uma fortaleza contra as ameaças da China. Chineses de todo o mundo ficarão orgulhosos das conquistas do PLA. Todos devem aprender, praticar e treinar bem em suas naves de combate. Sua dedicação, coragem e confiança farão sua pátria forte….

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Luis Carlos

Chinês racista?

silvom

S e fossem só as chinesas…

Zorann

Japoneses, chineses e coreanos são completamente diferentes. Mas sim, há entre os japoneses este “preconceito” que você diz, principalmente contra brasileiros e peruanos. Mas não tem nada a ver com cor de pele e sim com a cultura. Descendentes de japoneses, tanto brasileiros, como peruanos, não tem, em sua enorme maioria, a educação (muitas vezes nem a honestidade), o respeito, nem a disciplina dos japoneses natos. Lá, quando há mendigos, pequenos crimes, desrespeito a normas e leis, quem os pratica são imigrantes, geralmente descendentes destes países. Na verdade não é “preconceito”, é conceito mesmo. Você vai em uma loja no… Read more »

Thiago A.

Estupidez é pouco para o seu comentário. A PF por “conceito” deveria ficar super atenta com os chineses aqui vista a quantidade de ilícitos e irregularidades cometida por eles. Se podem e quando podem sempre tentam burlar a lei, brasileiro perto deles é amador . Gostou do meu preconceito? Sobre os japoneses, só um tolo não enxerga o quanto a cultura deles é “purista” e a abordagem de superioridade em relação aos demais povos. Não é uma casualidade que foram, junto com os nazista, os que mais perpetraram crimes contra humanidade. A coleira e reeducação, pós-guerra , americana amenizou esses… Read more »

WSilva

Isso na verdade começa antes, os japoneses eram vistos e tratados como bárbaros e inferiores pelos chineses e coreanos, somente após o Japão copiar a Inglaterra e adquirir vantagem tecnológica/cultural o Japão passou a pensar superior, seu relativo sucesso na empreitada imperialista reforçou essa ilusão japonesa aliado com o declínio justamente da China, maior potência da Ásia ao lado da Índia, e também da Coreia. Existe ódio entre coreanos e japoneses não somente pelas atrocidades que o Japão aprontou lá na Coreia mas também por essa questão histórica. Já os chineses por ser maior, mais antigo e ter colonizado ambos… Read more »

Fernando

Interessante esse rapaz chamar os chineses de racistas, mas o comentário postado por ele não é nenhum pouco racista né

Cidadão das Sombras

O cara regurgita aquele discurso do “perigo amarelo” que era e voltou a ficar em voga no ocidente.

Professor

Trabalhei em empresa chinesa, com chefe chines e tive funcionário meu chines. Quando são seus subordinados só faltam limpar seu sapato quando vc chega, mas quando são seus chefes….A cultura deles é bajular quem está em cima e esmagar quem está em baixo. São sim racistas ao extremo, ouvi muitas vezes comentarios que um chines vale mais que 3 brasileiros e outras coisas do genero….Mas amigo meu que trabalhou em coreana disse que lá é ainda pior…casos de agressão a funcionários brasileiros…pois na Coréia vc pode bater nos seus funcionários…

Wellington Kramer

Ou tá de gozação ou é um alienado. Desde quando comunismo é esperança de um mundo melhor?

Henrique

 China é a esperança de um mundo melhor

imagina o cara acha que um país completamente fechado, autoritário e com campos de concentração é a esperança do mundo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

WSilva

”e com campos de concentração..”

rs

Você acredita no coelhinho da páscoa também? rs

Carlos Crispim

WSilva, vc está por fora, hein? Existem campos de concentração na China sim, pesquise por “Uigures”.

100nick-Elã

E os campos de concentração de Guantánamo?

Carlos Crispim

Em Guantánamo são presos de guerra, é uma penitenciária, vc tb é contra presídios? Na China os uigures não cometeram crime nenhum, simplesmente o regime não os tolera; chineses muçulmanos são internados para “reeducação social”. O mesmo ocorre no Tibet e na Mongólia, os chineses chegaram a proibir livros na língua nativa deles, são obrigados a aprenderem mandarim e esquecerem a lingua nativa.

WSilva

Mentira!

Houve vários ataques terroristas na região de Xinjiang praticado por radicais ligados ao ETIM.

Chineses, uigurus e tibetanos coexistem há mais de 700 anos e nunca houve uma guerra de exterminio entre eles, diferente do extermínio dos índios na America do Norte pelos imperialistas.

O dialeto mandarim é ensinado como SEGUNDO idioma para essas outras etnias assim como o inglês é ensinado como segundo idioma aqui no Brasil.

Thiago A.

São “Centros de Educação e Treinamento Vocacional”. Use a terminologia correta para não irritar a “esperança da humanidade” e os seus asseclas.
Não são nada mais que estâncias turísticas para pessoas muito estressadas que não curtem a RPC.

WSilva

Pau que bate em Chico tem que bater em Francisco.

Tá ok chamar os campos de reeducação na China de campo de concentração desde que faça o mesmo com os campos dos EUA e França cuja razão de existência é a mesma.

Carlos Crispim

Pela sua lógica a penitenciária de Bangu I tb seria campo de reeducação?

Carlos Crispim

Exatamente.

Carlos Crispim

Os advogados dos direitos humanos lá na China estão todos presos e li uma matéria recente que são torturados, procurem pesquisar. A China é uma potência militar, econômica e educacional sim, mas liberdade ZERO, ai de quem contrariar o regime. Pessoas q defendem esse regime serão os primeiros a serem fuzilados quando for implantado.

Nunes-Neto

Quando o quase aluno supera o quase professor em muito…quem diaria que pediram ajuda a MB para aprender a usar um NAe, agora têm 3 e nós nenhum e nem pespectiva real de ter, a MB tá só o osso, as Tamanduas já eram para está sendo construidas pelo menos 8 e 4 FREMM de prateleira, pq construção naval aqui é uma b….ta,comprava da Itália e já metia outros equipamentos usados como contrapartida, as antigas patrulhas que estão substituindo, centauros etc….

Paulo A. Ferreira

Eu não vi o atual governo fazer nada para mudar esse quadro que temos nas forças armadas. Seremos sempre fracos militarmente , vocês podem discordar ou até ficar com raiva do que escrevi , mas essa é a realidade. Comparem nosso poderio militar com a Grécia , uma pequena ilha. Vejam quantos caças eles tem e nós. 188 X 42 Tanques pesados 1243 X 439 Veículos armados 6.134 X 1958 Submarinos 11×7 Fragatas 13×6 Então se presume que eles tem mais condições de defender o seu pequeno território muito mais do que nós. Não tem como não enxergar isso ,,somos… Read more »

Joaquim Marques Lisboa

Grécia é uma “pequena ilha”?

Carlos Crispim

Modo de falar, vc entendeu.

Inimigo do Estado

Ele não fez por que o STF, o congresso, os governadores, a crise, o corona, os Klingons e o PT não deixaram…

Cuidado, contém ironia.

Carlos Crispim

Exatamente. O STF hoje é o maior partido político do Brasil, só querem holofote e esqueceram de defender a constituição, hoje eles só decidem da cabeça deles, a maioria das decisões absurdas não tem amparo de nenhuma lei.

HPF

Parabéns aos Chineses. Certamente em breve dominarão boa parte de todo o Pacífico.
E por outras terras, sempre comprando “canoas enferrujadas” que não servem pra nada.
Sempre procurando compras de oportunidade. Só se for oportunidade pra jogar nosso money fora.

DFA

O crescimento da Marinha Chinesa é assombroso. Os caras correram atrás do prejuízo de décadas de atraso provocado pelo comunismo. Abriram as suas portas ao capitalismo mas mantendo o controlo estatal sobre todos os aspectos da sociedade e política. Neste momento a China é uma espécie de híbrido entre fascismo estatal e economia ultra-liberal, que aprende, rouba, imita, e cria tecnologia. Se o novo século será da China tenho dúvidas, existem obstáculos enormes, inclusive dentro da própria sociedade chinesa, o tempo dirá. Não quero um modelo político igual ao da China, mas não deixo de admirar suas conquistas e desejar… Read more »

Last edited 1 ano atrás by DFA
Cristiano de Aquino Camposim

Uê, a China deixou de ser comunista?

Horácio Rodrigues

Modelo político econômico da China lembra mais Alemanha de Hitler do que a URSS de Stálin.

Cidadão das Sombras

Já ouviu falar da Lei de Godfrey?

Joaquim Marques Lisboa

E eu achava que o atraso da China eram décadas de atraso provocado pelo capitalismo colonialista europeu! Nada como outro “ponto de vista”! A gente aprende taaaaaaaaanto com esses comentários! Obrigado!

Rafael Gustavo de Oliveira

Estava pensando, esse ganhou a liderança de navio militar mais pesado de propulsão convencional já lançado….superando os navios da Classe Forrestal, Kitty Hawk e até mesmo o Couraçado da Classe Yamato…

Last edited 1 ano atrás by Rafael Gustavo de Oliveira
Alex Barreto Cypriano

O type 003 tá na mesma grandeza de um supercarrier ianque dos cinquenta/sessenta do XX e não faz sentido comparar deslocamento de navio aeródromo com encouraçado (são botes absolutamente diferentes em função e desenho). É preciso sempre distinguir de qual deslocamento se fala, se é o standard ou o full: prum Forrestal, a diferença pode ultrapassa vinte mil toneladas (60 ktons e 80 ktons, respectivamente). Quais serão estes deslocamentos pro Fujian?

carcara_br

Engenharia de primeira linha e recursos abundantes. Vão diminuir o desequilíbrio de forças no mundo, e isso é bom.

Bueno

Imaginações criativas
 Rússia comprando PA da China.
 
O Brasil comprando um PA Mande In China com TOT
KKK
Acho que a MB Não teria esta coragem.
 
 

Last edited 1 ano atrás by Bueno
Sincero Brasileiro da Silva

A Marinha do Brasil já está comprando “excelentes navios”…

Carlos Crispim

Pelo menos o motor é japonês. Kkkkkkkkk

Henrique

“O Brasil comprando um PA Mande In China com TOT”
.
mais fácil o Brasil passar um revisão de pacto federativo dando autonomia similar a dos eua aos Estados do que compra rum navio de guerra chinês

Roberto Bozzo

De verdade, tenho “inveja do bem” ….como gostaria de ver a MB lançando meios assim, durante alguns anos.

Temos tudo pra fazer isso, mas falta o principal….vontade, determinação e competência.

Enfim, parabéns aos chineses.

Bueno

Verdade!!

Parabéns aos chineses.

Carlos Crispim

Eu concordo com vc. Há décadas o Brasil era maior que a China, economicamente, e que a Coréia do Sul, hoje eles estão muuuuito à frente. A educação nem é bom falar, enquanto a gente estagnava com o método de Paulo Freire, eles dispararam copiando os modelos ingleses e americanos, adicionando a falta de liberdade própria do regime, o resultado é estarrecedor.

sub urbano

A China tinha 2 Taiwans durante a guerra civil. A outra ilha era Hainan, do mesmo tamanho e com metade da população de Taiwan. Em 1950 a China fez uma operação para tomar a ilha dos fascistas americanófilos. Para isso os Comunistas (que não tinham Marinha) mobilizaram 2 mil barcos de pesca e 100.000 homens para invadir a ilha. Os desembarques da infantaria foram apoiados apenas com fogo de armas leves. A operação foi bem sucedida e hoje hainan é uma provincia chinesa. Com 3 porta aviões gigantes e 1 milhão de homens será mais facil desta vez.

Sincero Brasileiro da Silva

Haja lencinhos hoje… Clima de velório intenso por parte dos yankeeboys!

Luis Carlos

Segura o Dragão!
Dá mais não!

Agressor's

O Type 004 será a energia nuclear e deve ser próximo ou similar do tamanho do porta-aviões da classe Ford. Com isso, a China fechou a lacuna tecnológica com os eua e pode fabricar em um ritmo muito mais rápido!

Vida longa e próspera…

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Reinaldo Deprera

Será enviado para as profundezas dos mares pela US Navy. A única variável é quando

Save Ferris

ChinEs

Prezado Reinaldo a China lancou a semana passada secretamente o SSGN Type 095 Sui, dizem que esse submarino esta muito bem equipado com Pump-Jet de tecnologia superior aos Submarinos da classe Virginia, esse SSGN vem equipado com Misseis de Cruzeiro YJ18, tem um reactor nuclear bastante inovador… Alguns acham que vai pertencer a classe Type 093B , mas parece ser uma classe totalmente nova.

André

Tão secreto que até você sabe!!! Kkkkkkk

Nei

kkkk

Nei

Ele é da KGB

ChinEs
ChinEs

Lembro ao Reinaldo que a Tua Amada US Navy quase perdeu um SeaWolf nos Mares da China, alegadamente embateu numa Montanha, de acordo com a historia oficial…. Mas parece que os Chineses Armadilharam todo o Mar do Sul da China, pelo menos todo o Leito Submarino esta Minado e Armadilhado… Por isso nao fale besteira….

Reinaldo Deprera

Não não. Minha Armada é a Marinha do Brasil. Sou do tipo que não se furta ao combate e coloca a mão no lodo. As vezes a gente sai meio sujo e ficamos um pouco sem ar, mas não mudamos de lado não. A verdade é essa: Um conflito entre China e EUA no Estreito de Formosa é inevitável. Seja pela petulância expansionista chinesa; pela oportunidade que a China dá ao EUA de usar as reinvidicações loucas da China em Taiwan e região, para interromper uma eventual mudança de eixo de poder no mundo. Ou seja, a China vai voltar… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Alexandre Galante
India-Mike

Isso tudo é sem dúvida verdade, mas mesmo que possamos projetar quando a marinha chinesa será mais poderosa ou tecnologicamente avançada que a USN, não passa de um exercício teórico, um jogo de ‘super trunfo’ até. Por mais que ‘no papel’ um dia a China possa derrotar os Americanos e seus aliados isso não necessariamente guarda relação direta com o que realmente poderia acontecer numa guerra. Lembrem senhores, que a China não tem basicamente nenhuma experiência de combate moderno em larga escala. Se a Russia, veterana de vários conflitos recentes está penando na Ucrânia, imagine a China q só tem… Read more »

India-Mike

Verdade tb, mas pode-se argumentar q os seus insucessos foram mais político-administrativo que propriamente militares. Não se fala de ‘batalhas perdidas’ por parte dos EUA mas sim um misto de incapacidade com desgaste político de manter posições seja no Afeganistão ou no Iraque. Outro fator interessante que podemos observar é que em praticamente todos os grandes conflitos desde a primeira grande guerra os ‘agressores’ foram derrotados. Parece haver uma vantagem tanto estratégica quanto de moral de estar no lado q está se defendendo. Infelizmente para a China, esta parece precisar de uma expansão de forma semelhante à Alemanha na IIGM… Read more »

Agressor's

Os eua ficaram independentes financiados as custas do povo francês…em sua colonização roupas com catapora foram dadas aos nativos americanos como forma de dizimá-los…escravidão de milhões de Africanos, Kuklusklan, Bomba em Hiroshima, Iraque…interferem na política interna de países mais fracos para beneficio dos seus interesses, financia secretamente assassinatos políticos, grupos terroristas, golpes de estado e ditaduras mundo afora…em sua política financeira causa a morte por inanição de milhões de pessoas todos os dias e que digam os europeus presos a seus acordos…e os que sofrem sanções… No discurso de abertura de sua campanha para a presidência dos eua, em 2012,… Read more »

Nei

.

Last edited 1 ano atrás by Nei
Adriano Madureira

Detroit hoje em dia é um lixo americano, nem sombra do que foi um dia…

Reinaldo Deprera

A China tem 2 bilhões de habitantes Vive o melhor dos dois mundos: capitalismo sem democracia Passou 1 século no platô da desgraça econômica (Século da Humilhação). Estatística: platô + n = V O mínimo que se espera de um país com 2 bilhões de habitantes é que ele produza mais engenheiros do que os outros. É querer brigar muito com a lógica matemática achar que a China não teria um crescimento econômico espetacular depois de mais de 1 século de recessão econômica. Brincar de SimCity com uma economia que cresce 8% ao ano no mínimo, com controle total nas… Read more »

WSilva

Meu caro, tu não sabe nem qual é a população correta da China. rs

WSilva

Você está muito confiante por um país que teve sérias dificuldades contra a China agrária na guerra da Coreia.

rs

Agressor's

“Deixe esses reacionários em casa e no exterior tremer diante de nós! Deixe-os dizer que não podemos fazer isso ou aquilo. Os esforços implacáveis do povo chinês certamente alcançarão seus objetivos com firmeza!”

Mao Zedong

Nei

Parece? Então não tem certeza? Vai dormir.

Cidadão das Sombras

Não fale, faça.

Agressor's

“Primeiro eles te ignoram, depois riem de você, depois brigam com você, então você vence…”

Gandhi

Carvalho2008

Nossa, é muito parecido com um Forrestal…eu tinha uma maquete dele…lindão!!!

Este ai ainda é convencional, mas logo logo vão lançar um nuclear para operar em areas longinquas do globo.

Quantos anos deu este ai apos corte de chapa? Uns 3 anos? Sei que de planejamento foi mais…mas no maçarico foi muito rapido…..

Dalton

Tive o “Forrestal” da Revell no fim da década de 1970 apesar da Ala Aérea ser da década de 1960 e até que não ficou feio dada minha falta de habilidade para o negócio. . A construção do “003” se deu provavelmente no início de 2016; para efeito de comparação o último NAe da classe Nimitz o USS George H W Bush teve sua construção iniciada em setembro de 2003, lançado ao mar em outubro de 2006 sendo oficialmente comissionado em janeiro de 2009 antes dos testes de mar, realizados 3 meses depois, não muito comum. . O “GHWB” apesar… Read more »

carvalho2008

O meu era este ai tambem…ele tinha os Phanter e Cutlas….

Allan Lemos

Sou a favor da MB encomendar um porta-aviões da China. Seria rápido, barato e muito provavelmente eles concordariam em transferir tecnologia.

Fernando Vieira

E bota que aviões para operar nele? A-4 e Turbo Trader?
Se é pra encomendar navio da China, melhor encomendar Destróieres.

Allan Lemos

Obviamente o que eu propus implicaria a compra de uma nova aviação embarcada.

Fernando Vieira

Nesse caso, o porta aviões é o mais barato. todo um novo grupo aéreo embarcado mais reposições custaria bem mais que o navio em si.

carvalho2008

genericamente 50% a 50%….mas genericamente…depende do pacote…

Nemo

No longo prazo concordo; mas não temos aviação embarcada, não temos escoltas, não temos auxiliares. A MB deve focar em patrulhas, Tamandarés e Riachuelos.

Dalton

Um NAe como esse equipado com catapultas eletromagnéticas mesmo construído na China
não é nada “barato”, alguns bilhões de dólares, sem a Ala Aérea e não há possibilidade que o orçamento da marinha venha a crescer significativamente a médio prazo para tal navio dezenas de aeronaves incluindo de treinamento, escoltas, navios de apoio e infraestrutura.

ChinEs

Mas a China vai vender mais Barato ao Brasil, pelo 2 Bilhoes de Dolares sem contar com a Ala Aerea, fica em conta , o mesmo digo dos Submarinos, os Submarinos Chineses sao os mais baratos… A Pareceria Brasil-China poderia se estender para o setor militar , a China ja nos vendeu um Satelite e um Navio Hidrografico, nao custa nada vender um NAE e um Submarino Nuclear de Ataque, quem sabe ate a China vende o caca J-20 ou J-35 para o Brasil, basta a gente trocar isso por comida, os Chineses vao topar.

Dalton

Nem que fosse 1 bilhão de dólares ! A realidade da marinha brasileira hoje é 5
“pequenos” submarinos dos quais apenas 2 estão operacionais para vir a ter
5 operando após 2025.
.
E a realidade do povo brasileiro é mais de 30 milhões de pessoas com fome !
.
Não dá para pensar em NAe de 80.000 toneladas carregado 50 aeronaves a bordo
mais as de treinamento e reposição, infraestrutura para isso, o dique seco Almirante Regis mal comportava o “São Paulo” de 32.000 toneladas carregado
mais e maiores navios de combate e pelo menos um moderno navio logistico.

Bueno

Mestre Dalton , Se olhar por este prisma não teremos uma Marinha que defenda as Soberania Brasileira… Nem forças armadas teremos,só acho que devemos mudar esta narrativa que acaba justificando o trabalho mal feito dos políticos destes pais.  O Brasil precisa de uma Marinha Forte que tenha capacidade de defender os interesses do Brasil, defender a Amazônia Azul por onde se movimenta quase toda a economia do pais. Não é uma defesa de compra de material de Fornecedor/Pais A ou B , A lição é a Ucrânia, se tivesse uma maria poderosa para negar o acesso as seus portos ou… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bueno
Fernando Vieira

O problema que o Mestre Dalton aponta corretamente não é a marinha ter os meios. Tenho certeza que ele adoraria ver uma Marinha do Brasil poderosa, com meios no estado da arte inclusive com porta-aviões. O problema é que, como você vai pagar alguns bilhões de dólares para os chineses construírem um Porta Aviões quando há milhões de brasileiros com fome? Se você disser que pagamos isso em comida, o problema continua o mesmo. Fora que além do porta-aviões precisaríamos de toda uma ala aérea para colocar a bordo dele. E se fizermos isso e mandarmos um porta-aviões assim sozinho… Read more »

ChinEs

Mestre Dalton a MB poderia comprar o NAE Sul Coreano de 40 mil Toneladas , parece que pode operar os 24 Sea Gripens.

Dalton

O NAe sul coreano é algo para a próxima década mesmo que sua construção comece dentro de alguns anos embora não haja unanimidade se valerá a pena diante talvez de outras prioridades isso que a Coreia do Sul tem um grau de percepção de ameaça bem maior que o brasileiro. . Se houver um significativo aumento no orçamento da marinha e/ou outras prioridades puderem ser contempladas como submarinos de propulsão nuclear e o país crescer de forma sustentada e não o que se viu até hoje, se poderá voltar a falar sobre NAe, aliás, como se falou muito, sem resultados… Read more »

Dalton

Entendo Bueno, mas, no momento não há justificativa nem recursos para se aumentar significativamente o orçamento militar, não sem sacrificar ainda mais a população e outras necessidades básicas e político ruim é algo que infelizmente continuaremos a ter que conviver como aliás outros países também o fazem. . A Ucrânia fez o que pôde não havendo politicamente nem financeiramente como manter armas nucleares na década de 1990 como alguns argumentam assim como a Polônia também fez o que pôde em 1939 mas diante de vizinhos como a Rússia e uma Alemanha nazista, mais não teria feito muita diferença. . O… Read more »

carvalho2008

Mestre Dalton….cuidado com estatisticas e numeros escalafobeticos…EUA tem fome..Japão tem fome…França….etc….30 milhões é uma impossibilidade estatistica numa população de 216 MM….longe de mim relegar…mas sabemos como as coisas são cantadas… Se voce faz uma pesquisa pelo antonimo…o problema de obesidade crescente…percebe que nenhum numero bate…. 30% de obesos entre cianças e adolescentes…” Ou ainda… “A obesidade é um problema crescente no Brasil. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostram que 50,1% dos homens brasileiros com mais de 20 anos estão acima do peso; entre as mulheres, o número é de 48%. São considerados obesos 12,4% dos homens e… Read more »

Dalton

Carvalho, nenhum governo responsável irá aumentar significativamente o orçamento das forças armadas diante de um grau de percepção de ameaça baixo em detrimento de milhões passando fome, além de outras necessidades básicas.
.
Certamente há quem queira aumentar o orçamento militar nos EUA
que para nós brasileiros é algo inimaginável, mas, eles tem limites por lá independente de um grau de percepção de ameaça bem maior.

Alex Barreto Cypriano

Mestre Carvalho, fome (um distúrbio) e obesidade (uma doença) convivem. Fome é temporária falta de alimentos (que pode durar muitos dias, semanas até, ao contrário da água que não pode faltar mais do que três dias antes de matar) mesmo pra um obeso, que não deixa de ser obeso pelo jejum prolongado (antes, pelo contrário, o mecanismo da obesidade se agudiza pelo retardamento metabólico). Tornamo-nos obesos porque ingerimos mais calorias do que precisamos e este excesso aumenta a adiposidade. Estar nutrido é diferente de consumir calorias: estamos melhor nutridos ao consumir 100 kcal de frutas (2 maças ou duas laranjas… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Alex Barreto Cypriano
Henrique

Sou a favor da MB encomendar um porta-aviões da China

mas pra diabos o Brasil precisa de PA?

Up The Irons

De acordo. A MB precisa de fragatas e submarinos!

Agressor's

Pela mesma razão que a de forças armadas..

Alex Barreto Cypriano

O pessoal tem falado sobre o consumo de combustível do Fujian e sua dependência de navios de reabastecimento e bases navais (que a China vem estabelecendo exatamente onde tem expandido seus interesses nacionais justamente prevendo o evento de uso de força pra garantir seus interesses ‘commoditícios’ ou políticos). Seu carro consome, em média, 0,075-0,1 litros/km; um tanque, 2,5-3,3 litros/km; um jato, (..). Mas um porta-aviões, digamos um como o USS Midway, menor que um Forrestal e ainda a caldeira/turbina à vapor, consumia 600-2.100 litros/km (15-30 nós, respectivamente). Ora, suponhamos que o Fujian obtenha seus 150-200MW de potência por turbina a… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Como ninguém se importou em questionar a minha lacuna sobre o consumo específico de jato, registro agora: um jato (seja um 747 ou um Super Hornet), consome 10-15 litros/km. Quanto ao USS Midway preciso clarificar que a quantidade apontada corresponde à soma dos volumes do combustível do navio e da sua ala aérea.

Alex Barreto Cypriano

Como somente meu desafeto leu o que escrevi, dedico-lhe essa correção: “(…)agora: um jato (um F-18 SuperHornet ou um F-22 Raptor) consome 6 litros/km. Ainda, um 747 consome uns 13 litros/km.”

Tutor

Os Xing Ling não estão de brincadeira não, querem dominar o mundo.
Só quero ver se irão conseguir manter esse ritmo, quando tiverem 800 milhões de idosos e uma população jovem insuficiente para mantê-los. A política do filho único já se foi, mas, a sua conta ainda vai chegar.

Andreo Tomaz

Quando eles tiverem 800 milhões de idosos as máquisas já farão boa parte das atividades que nós humanos fazemos. Já tem indústria na China que 80% de sua força é composta só por máquinas. Ou seja, mão de obra humana vai perdendo sua importância e não terá a mesma que no início dos século XXI. Um dos motivos pela qual a Índia não terá o mesmo trajeto da China.

Luis Carlos

A economia da Rússia vai cair a longo prazo.
Os chineses terão 800 milhões de idosos a longo prazo.
Todos estaremos mortos a longo prazo.

Tutor

Sim, e daí? Eu disse que eu vou presenciar tudo isso aí?

WSilva

Parece até que só os chineses vão envelhecer. rs

Ecosta

Um barcão desses ser convencional deve ser uma grande limitação para reabastecimento.

EduardoSP

Não esquecer que além da capacidade de apoio logístico em alto mar os EUA tem uma grande rede de bases navais espalhadas por todos os oceanos, além de poderem contar com as bases navais de inúmeros países aliados, entre eles Inglaterra e França, que tem bases espalhadas em diversos locais do planeta.

Alex Barreto Cypriano

EduardoSP, olha a rede ianque de bases:

Elielson

Conceito de porta aviões em batalhas envolvendo potências, não quer dizer muita coisa, pelo contrário…. Se um míssil é programado pra acertar a janela de uma residência a mais de mil km, imagina uma estrutura com mais de 300 mts comprimento, 40 mts largura e mais 20 mts de altura? Detalhe, o custo de produzir 10 TSircom ou Kinzhal, talvez seja inferior a 3 aeronaves das mais de 70 que seriam afundadas sem contar os demais inventários acoplados nos porta aviões. Se o comparativo for em relação ao custo de produzir um porta aviões, 10 mísseis RUSSOS capazes de afundar… Read more »

Dalton

Um alvo que se move é muito mais difícil de acertar e a ideia por trás de um Nae é que
ele faça parte de uma gama de armas e não que resolva tudo por si.

Nilton L Junior

Estava pensando a mesma coisa, com o desenvolvimento e emprego dos misseis hipersônicos esses NA por mais defesa que tenha não tem como impedir de serem atacados.

Dalton

Por outro lado, navios, submarinos e aeronaves armadas com mísseis hipersônicos
podem ser vulneráveis também inclusive à aeronaves embarcadas em Naes e estes
necessariamente não precisam operar próximo de mísseis baseados em terra.
.
O míssil hipersônico é uma arma cara e as plataformas capazes de lança-los também são limitadas até mesmo quanto a disponibilidade então uma diversificação de meios
aparentemente é importante sem mencionar que um NAe pode ser mais flexível quanto ao tipo de missão, persistência e mesmo “mostrar a bandeira”.

Nilton L Junior

É mas barato fazer míssil hipersônico e balístico do que fazer e manter porta aviões, para mim vai ter vida útil igual dos encouraçado.

Dalton

Enquanto as aeronaves continuarem evoluindo inclusive não tripuladas de bom tamanho como o “Stingray” da US Navy previsto para entrar em serviço em 2025 o NAe ainda terá muita serventia. . O míssil hipersônico não é resposta para tudo por mais barato que ele seja quando comparado com outros sistemas de armas. . Até o momento um segundo NAe da classe Gerald Ford de propulsão nuclear encontra-se em estado mais adiantado de construção do que o “003” e outros 2 já encontram-se em construção, embora ainda bem no início e apesar de não se ter encomendado um quinto ainda há… Read more »

Agressor's

A guerra na Ucrânia já mostrou que pra abater navio nem precisa de ter marinha. E só ter mais submarino e mísseis antinavio e pronto…

Fernando Vieira

Mestre, mas hoje em dia nações tecnologicamente avançadas não poderiam manter uma força-tarefa sob constante vigilância utilizando satélites?

Rafael Gustavo de Oliveira

Por isso a velocidade de submarino nuclear é tão importante quanto a sua autonomia submersa, ter a capacidade de perseguição de FT.
Só que os americanos não são ingênuos, eles mandam um submarino nuclear de ataque para acompanhar a FT…rs

Nei

Obrigado. Ótima explicação.

Agressor's

Alexandre Galante, porque na China eles fazem coisas tão rápido diferente do braziu?

carvalho2008

Não param para debater…simplesmente… planejam e ….FAZEM!!

Last edited 1 ano atrás by carvalho2008
Agressor's

Os porta-aviões são uma estratégia de guerra obsoleta, serviram a um propósito nos anos 70, mas na guerra moderna com drones e tecnologias de mísseis avançando rapidamente eles são como patos desajeitados, enormes e caros flutuando nos oceanos, eles poderiam ser usados para combater nações fracas, mas além disso qualquer força armada moderna poderia atacá-los facilmente, os eua estão realmente “presos” com seus porta-aviões desde a guerra fria e os usa agora apenas para intimidar “repúblicas de banana”, por exemplo, se os eua entrarem em guerra com a Rússia ou a China tenha certeza de que qualquer dessas nações afundaria… Read more »

_RR_

Ultrapassar as defesas de um Grupo de Batalha não é coisa simples. É necessário uma quantidade absurda de armas para se faze-lo. Mesmo que não haja a possibilidade do uso próximo a costa, ainda se pode emprega-los para controle de área, monitorando o próprio tráfego naval e coibindo o do inimigo, além de se levar poderio aéreo a zonas remotas. No meu entender, o NAe somente estará obsoleto o dia em que surgir uma outra arma de alcance global capaz de prover apoio de fogo a nível tático (a uma força em solo) em curto tempo, e que possa coibir… Read more »

carvalho2008

Mas com os satelites de hoje……não sei não….os mais antigos tinham até orbita que passam poucas vezes para espiar….agora….o satelite se posiciona e acompanha….depois que acha….sómente se for derrubado….

Alex Barreto Cypriano

Óbvio que mísseis tem em relação a navios uma formidável relação de custo/benefício, que só perde pra aquela dos tempos das bordadas com canhões navais. Os grandes canhões navais entregavam mais poder explosivo do que os atuais mísseis por um custo menor mas com alcance limitado a algumas milhas náuticas. Mas ninguém é suicida: existem várias defesas contra mísseis e torpedos, e num porta-aviões elas são abundantes (CIWS, RAM, SeaSparrow, Nixie, E2-D, etc) e nem se leva em conta a ‘sobrevivencialidade’ inerente de um vaso de 100 mil toneladas e as capacidades defensivas de seus escoltas.

Last edited 1 ano atrás by Alex Barreto Cypriano
Fernando

O que sao estas caixas pretas no convôo?

Dalton

Proteção para as 3 catapultas cuja instalação ainda não foi completada. Há previsão de
que o “003” estará totalmente operacional em 2025.

Luiz Trindade

Saiu na frente dos EUA?!? Não acredito!!!

Eduardo Angelo Pasin

Não

Luiz Trindade

Vc respondeu não porém não deu argumentos que os EUA já estão com NAE com catapultas eletromagnéticas. Kd evidência que não passou?!?

Agressor's

É surreal pensar que daqui a 15 ou 20 anos a China terá passado os EUA na área militar e econômica…

Andreo Tomaz

Só por curiosidade, aguém sabe qual o nome do hino que toca no vídeo?

sub urbano

“A Marinha Popular Avança” – Marcha da marinha do exercito de libertação popular. Tem a versão com letra também, alguns trechos: “a bandeira vermelha dança com o vento – nossas vozes cantando alto e claro – a marinha popular avança – confiante e defendendo o oceano da pátria – nós temos a liderança sábia do partido comunista – defendemos a paz e protegemos a nação.

Rodrigo

Não valeria a pena comprar um porta aviões chines para a MB no estilo do type 001 ou 002 ao invés de fabricar um aqui ? Já que provavelmente se por um milagre acontecer vamos operar no máximo um PA, O que vcs acham?

Adriano Madureira

Claro, país pobre no máximo tem um porta-aviões…

leonidas

O que posso dizer?
-Parabéns aos chineses!

Antunes 1980

‪Sobre o crescente movimento nacionalista brasileiro, em um mundo unipolar, com Rússia, China e Índia ocupando o espaço da Europa e dos Estados Unidos, é salutar para o Brasil? Na prática qual a diferença entre ser coagido por uma potência nuclear oriental ao invés de uma potência nuclear ocidental? Expliquem por favor.‬

Fábio

Com selo Xing Ling de qualidade!

Nei

Organizações Tabajara.

Agressor's

Ótimo, mais um prego no caixão da hegemonia estadunidense!

Chevalier

Já nasce com uma ótima Base NAval Expedicionária no Atlântico Sul: o Porto de Santos! Vendido por 70 anos à China Comunista pelos nossos traidores do Centrão!!!

Last edited 1 ano atrás by Chevalier
Agressor's

O nome de cada porta-aviões tem seu significado. Liaoning faz homenagem a memória dos heróis chineses que morreram na Guerra Sino-Japonesa de 1894-1895! Shandong faz homenagem a memória dos heróis chineses que morreram na batalha de Weihaiwei! E o Fujian faz homenagem a memória dos heróis chineses que morreram na batalha naval sino-francesa! Ao contrário daqui eles conhecem e lembram da sua história, e jamais se esquecerão das humilhações que sofreram! Durante toda a minha vida escolar, eu sempre ouvi falar muito mal do Período Monárquico Brasileiro. Os livros do MEC sempre se referem a essa época de forma muito… Read more »

sub urbano

Aqui quem ganha medalha das forças armadas é juiz e desembargador. Eu fico sem entender esse tipo de coisa, juro. Um sujeito que deve passar anos na fronteira, ate mesmo um policial que sobre favela pra cumprir mandado de prisão sob fogo de fuzil não ganha nem um tapinha nas costas kkk

RODRIGO CORRÊA MARTINS

Tá aí o que o meu pai sempre dizia…. só tem tamanho e safadeza… só um monte de chapa de aço boiando…

Agressor's

E roubando a tecnologia dos EUA é fácil né, “Rodrigo”… 😀

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
pangloss

Fujian é o nome da província chinesa cujo litoral confronta Taiwan.
Será apenas uma coincidência?

Agressor's

A sorte é que as coisas produzidas da China não prestam. Não é mesmo, “pangloss”… 😀

pangloss

Você escreveu isso, não eu.

alexandrelc2000

esse é o próximo porta avião da marinha do brasil daqui 30 anos

carvalho2008

É reconhecendo que a arma aeronaval é absolutamente desequilibrante, mas ao mesmo tempo nos dias de hoje localizavel por satelites e outras fontes, que acredito que os Navios Aerodromos sejam repensados e descentralizados…não sejam projetados como um elemento sólido, duradouro de vida secular, mas pensado justamente que será um alvo, o maior alvo de todos a ser perseguido. Não pode ser a bala de prata da arma aeronaval. digo e repetido para não confundir, arma aeronaval. Como dimensioar ou redimensionar isto, ao mesmo tempo sendo absolutamente necessario e tendo de existir mais de uma bala de prata no tambor do… Read more »

Esteves

Missões aeronavais…não tem novidade nisso. Ok?

O porta-aviões leva aviões. Vai levar a guerra lá longe, vai levar o poder lá longe, vai entregar os meios que apoiarão os desembarques, vai determinar zona de exclusão com seu grupo de escoltas, vai custar uma fortuna para operar.

Vai é a missão do porta-aviões. Esses maloqueiros não debatem o conteúdo da postagem. Vai ou não Vai?

https://youtu.be/VgJe2tKjPXE

Foxtrot

É, quem sabe faz ao vivo.
Parabéns China.
Putz que inveja viu !