A China já vem desenvolvendo há algum tempo as aeronaves do grupo aéreo embarcado do seu primeiro porta-aviões Type 003 do tipo CATOBAR, o Fujian, lançado no dia 17 de junho de 2022.

O grupo aéreo do Fujian deverá contar inicialmente com caças J-15B e J-15D, caças furtivos J-35, aviões de alerta aéreo antecipado KJ-600 e helicópteros Z-20 antissubmarino e de emprego geral.

Caça J-15

O caça J-15 Flying Shark (versão chinesa do Sukhoi Su-33 russo) que opera nos dois primeiros porta-aviões chineses STOBAR chineses foi aperfeiçoado e a nova versão J-15B (ou J-15T) está nos testes finais.

O J-15B é equipado com novo radar AESA, além do novo trem de pouso frontal com a haste para acoplamento no carro da catapulta.

Está sendo desenvolvida também uma versão do J-15 especializada em guerra eletrônica, designada J-15D. O emprego do J-15D será equivalente à versão de guerra eletrônica do Super Hornet, o EA-18G Growler, da U.S. Navy.

Detalhe do trem de pouso frontal do J-15 CATOBAR
J-15D especializado em guerra eletrônica

Caça J-35

Além do J-15B, o Type 003 será equipado com o novo caça stealth J-35 (versão naval do J-13/FC-31), que voou pela primeira vez em outubro de 2021.

O J-35 é naseado no FC-31/J-31, caça de quinta geração que apareceu pela primeira vez em forma de modelo em escala em 2011 e uma aeronave de demonstração voou em outubro de 2012.

Os motores RD-93 originais fornecidos pela Rússia foram trocados por um par de motores turbofan WS-13E nativos. O segundo exemplar fez seu primeiro voo em dezembro de 2016.

Embora não confirmado, foi dito que a versão embarcada pode ter recebido motores chineses turbofan WS-19 e possibilitar um peso máximo de decolagem em torno de 30 toneladas, colocando-o em uma categoria de peso semelhante ao F/A-18E/F Super Hornet da Marinha dos EUA.

A aeronave também tem o trem de pouso dianteiro adaptado para o lançamento por catapulta eletromagnética do porta-aviões Type 003.

Avião KJ-600 AEW

A aeronave bimotor KJ-600 de asas dobráveis fabricada pela XIAC voou pela primeira vez em 29/08/20. Seu desenvolvimento foi anunciado pela China em 2017.

O avião se assemelha ao E-2 Hawkeye da Northrop Grumman, que opera desde a década de 1960. O KJ-600 é equipado com um avançado radar de varredura eletrônica ativa (AESA – Active Electronic Scanned Array).

Ele pesa 25-30 toneladas e é propulsado por dois turbopropulsores FWJ-6C. Terá alcance de 2.800 km, velocidade de 550 km/h, e será capaz de detectar alvos aéreos além de 480 km, rastreando até 250 alvos aéreos simultaneamente.

Fotos do KJ-600 no primeiro voo

Foi relatado que o KJ-600 terá tripulação de 5-6 membros, incluindo o comandante e o copiloto, com os demais operando os sistemas de controle de combate e o radar.

O KJ-600 poderá orientar vários grupos de aeronaves em intercepção e combate aéreo e consolidar dados de múltiplas plataformas para auxiliar o emprego de mísseis de longo alcance.

A aeronave de alerta aéreo antecipado de asa fixa embarcada será necessária à ala aérea dos futuros porta-aviões chineses para realizar de forma independente operações aéreas de alta intensidade em mares distantes.

Atualmente, os helicópteros de alerta aéreo usados ​​pelos porta-aviões Liaoning e Shandong têm curta autonomia, baixa altitude de voo e curto alcance de detecção.

Helicóptero Z-20

O helicóptero Z-20 de porte médio é desenvolvido pelo Harbin Aircraft Industry Group, uma subsidiária da Aviation Industry Corp da China. Seu primeiro voo foi em 2013, e o helicóptero já está operacional na Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF).

Como seu análogo americano S-70, o Z-20 tem um peso máximo de decolagem na faixa de 10 toneladas e poderá ser empregado para missões antissubmarino, antinavio, busca e salvamento e transporte.

Animação em 3D do Fujian em operação

Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro Fullback

Parabéns aos chineses! Rios de dinheiro gastados em educação, ciência e tecnologia. Mas eu não posso deixar a grande risada que eu dei ao ver o Z-20. Pensei ” não sabia que os chineses produzem o Sikorsky SH-60 Seahawk sob licença”.

Art

Não é sob licença kkk, é cópia mesmo.

Agressor's

Todos os estadunidenses e seus chicagoboys reclamando que a China está copiando sua tecnologia, mas como eles fazem isso? Seus políticos estão vendendo tecnologia secreta para eles? Os chineses têm espiões plantados no Pentágono? Ou sua segurança cibernética é que é falha? De qualquer forma, vc não tem ninguém além de si mesmo para culpar…

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Augustao

kkk, o porta-aviões chinês é apenas uma cópia? ? ? Na década de 1990, o primeiro-ministro russo visitou o estaleiro ucraniano do Mar Negro para comprar o porta-aviões inacabado Varyag. Pergunte ao gerente geral do estaleiro do Mar Negro, Yuri Ivanovich Makarov, como a construção do porta-aviões Varyag pode continuar. Ele disse ao primeiro-ministro russo: Ela precisa de uma União Soviética forte, do Comitê Central do Partido, da Comissão de Planejamento do Estado, da Comissão Industrial Militar, nove ministérios da indústria de defesa, 600 majores relacionados e 8.000 fabricantes de apoio. Em suma, é necessário um grande país para completá-lo.

leonidas

A China produz muita coisa “sob licença” rs
Mas a real é que fazem né?
Adoraria que nos tivéssemos a capacidade técnica deles para poder “copiar”
Mas que os chinas de fato não são nem um pouco discretos … kkkk

Fernando

Ué, qual o problema de copiar os EUA, eles fizeram isso de maneira pior na segunda guerra com os alemães

Augustao

A América é o maior ladrão do mundo, Quando a Alemanha nazista foi derrotada na Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos assumiram a liderança no sequestro de cerca de 1600 cientistas e engenheiros alemães e os sequestraram para trabalhar nos Estados Unidos. Entre eles, o famoso engenheiro de foguetes von Braun fez grandes contribuições para o pouso dos EUA no espaço e na lua, Mísseis americanos também são creditados a von Braun, A URSS também recebeu cerca de 400 cientistas e engenheiros alemães.

Cidadão das Sombras

Sem falar que os mísseis de von Braun foram feitos por prisioneiros dos campos de concentração. Vinte mil deles morreriam.

Marcos borges

São muitos anos de espionagem/compra de segredos, na cara de madeira.

Augustao

Os Estados Unidos copiaram a tecnologia alemã, Quando a Alemanha nazista foi derrotada na Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos assumiram a liderança no sequestro de cerca de 1600 cientistas e engenheiros alemães e os sequestraram para trabalhar nos Estados Unidos, Entre eles, o famoso engenheiro de foguetes von Braun fez grandes contribuições para o pouso dos EUA no espaço e na lua, Mísseis americanos também são creditados a von Braun, A União Soviética também recebeu cerca de 400 cientistas e engenheiros alemães.

Agressor's

O resto do mundo deve estar feliz porque a ascensão da China ameaça e restringe as ações expansionistas ocidentais liderada pelos Estados Unidos, e essa ameaça e restrição podem manter relativa paz e estabilidade em todo o mundo sob as restrições das armas nucleares. Esta é a melhor situação para os países fracos…

Last edited 1 ano atrás by Alexandre Galante
Fernando

Esse agressor é outro Nick do kings ou é mais chato que só diz besteira?

Agressor's

Fernando, isso é comum na história das potências ? Ou é a primeira vez que acontece? Os plágios do tipo que a China faz?…

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Fernando

Kings nao está mais postando. Os motivos podemnser variados. Perguntem ao pessoal da trilogia. Eles sabem onde kings está.

Andre

É só mais chato e consegue dizer mais besteiras.

Régis

Pois é Pedro, e faz a gente pensar: se a china com o problema da falta de algumas matérias-primas consegue fazer tudo isto, imagina o que nosso país conseguiria se investíssemos pelo metade do que eles investem em educação, ciência e tecnologia? Não tem como não ficar frustrado!

Zorann

De boas…. Você acredita que também internamente, estas aeronaves são cópias de outras aeronaves? Porque você imitar o design de um produto porque este design já provou ser mais válido e eficiente, não significa necessariamente que seja uma cópia. Todo mundo faz isto industrialmente. Apesar das semelhanças externas, J35, Z20, KJ600, são aeronaves completamente diferentes. Entendo o desejo de alguns em desmerecer os impressionantes avanços chineses, mas mesmo que estas aeronaves fossem cópias, há de se ter muita capacidade para poder copiar e absorver tecnologias até então desconhecidas. Não se esqueçam que a china forma anualmente 8 vezes mais engenheiros… Read more »

Otto Lima

Pedro, o Z-20 é fruto de engenharia reversa de aparelhos Black Hawk adquiridos pelo Exército de Libertação do Povo na década de 1980. Contudo, o país sofreu embargos do Ocidente após o Massacre da Praça da Paz Celestial e esses aparelhos saíram de operação, tendo sido desmontados peça por peça. Cada componente foi minuciosamente estudado e copiado pelos chineses, que posteriormente introduziram modificações na aeronave, chegando ao Z-20 que se conhece hoje.

Guizmo

Tem méritos. Mas tem falta de vergonha na cara também.

Roosevelt da Silva

Tem mesmo que copiar os americanos em tudo mesmo? Gente, são cópias desonestas até no design do Porta aviões.

Augustao

O primeiro porta-aviões construído internamente na Índia foi projetado pela Itália, Todos os componentes, como aço para porta-aviões, são adquiridos do Ocidente e Israel/Rússia, A construção e o design de porta-aviões podem realmente ser replicados? Por que a Índia/Brasil não pode replicar os sistemas de armas e porta-aviões ocidentais?

Camillo Abinader

Índice de nacionalização do porta-aviões indiano é de 60%, incluindo o aço que é fabricado na Índia e parte dos sistemas de defesa. Foi desenvolvido e projetado na Índia com auxílio de um estaleiro italiano.

leonidas

Eu não vejo a hora de ver o convés desse Nae repleto de modelos prontos para uso. Algo lindo de se ver, adoraria que o Brasil pudesse fazer algo assim mas isso é fora da realidade brasileira (não técnica ou mesmo financeira) de nossa cultura e modo de ver o que é e como se faz uma nação. Na falta disso ainda bem que tem nações como a China, Rússia, EUA, Coreia do Sul , Japão , Índia , Israel e de longe EU para nos dar este tipo de material. Adoro acompanhar a evolução do mundo dos equipamentos militares… Read more »

Fábio Sahm Paggiaro

E o KJ-600 muito parecido com o Hawkeye E-2

Last edited 1 ano atrás by Alexandre Galante
MIGUEL

Os Chineses são fanáticos dos Americanos , imitaram tudo , nada de novo no projecto Chinês, tudo cópia da US Navy.

Fernando

Igualzinho a cópia americana dos materiais alemães na 2 guerra

Esteves

Alemães não fizeram porta-aviões. Exceto o GZ.

Pablo Maroka

Certo eles, emitam o que tem de melhor.

Augustao

A China agora pode fabricar e projetar todos os sistemas de armas. Ela decorre da ênfase na educação. Mais de 10 milhões de pessoas fazem exames universitários todos os anos. Há mais de 10 milhões de graduados universitários todos os anos. A maioria deles são estudantes de engenharia. Centenas de milhares de estudantes de doutorado deixam o campus todos os anos. O investimento anual da China em pesquisa científica fica atrás apenas dos Estados Unidos. O número de patentes anuais de inovação excede o dos Estados Unidos. A maioria dos cientistas espaciais chineses está na casa dos 30 anos, e… Read more »

Cansado

Interessante ver as melhorias aerodinâmicas feitas no Z-20, em relação ao original UH-60.

Last edited 1 ano atrás by Cansado
Pablo

Grupo aéreo copiado.

sub urbano

Homens vestidos de preto em um veiculo preto um dia encontraram a filha do Von Braun brincando na rua e deram 6 balas de caramelo pra ela, os homens disseram “mostra pro seu pai, diga a ele que se falhar de novo as proximas serão de verdade”… Ahhh os americanu bonzinho, muy amigos kkkk Mas funcionou, depois da Apollo 1 todas as outras tiveram sucesso pelo menos parcial.

Fernando

Existe previsão deste navio aeródromo operar drones de reconhecimento ou de combate? Quais os chineses poderiam utilizar?

Alecs

A Rússia já era como potência naval, terrestre e aérea. A China já ocupou o lugar deles. Claro que ainda falta provar que os motores das aeronaves são capazes e confiáveis, mas os russos são passado nessas áreas. Ficam na frente só como potência nuclear, isso se daqui um tempo não se descobrir que o arsenal nuclear está sucateado.

_RR_

Alecs,

Acredite: os chineses ainda tem que comer muito feijão com arroz… Estão no caminho certo, mas falta coisa ainda…

Radares AESA, motores aeronáuticos, sistemas de defesa aérea… Russos ainda não foram superados nessas áreas. Mas… do jeito que a coisa vai…

Quanto ao arsenal nuclear russo, é certo que possuem muita coisa em estoque, mas não duvido nada que serão obrigados a reduzirem isso.

Mesmo armas nucleares não podem ficar em estoque por décadas a fio. Os chineses já entenderam isso, e não possuem mais que algumas centenas de ogivas. Idem para os americanos, que já desmobilizaram muita coisa.

MIGUEL

A China pretende ter um stock de 1000 ogivas nucleares, o essencial para manter o equilíbrio estratégico com as outras potências nucleares : 14 SSBN (6 Type 96 + 8 Type 94) , Misseis DF-41 e DF-31, Bombardeiros H-20 e H-6N , sendo assim 1000 Ogivas se justificam.

Digo

em radares e Aviónica, os chineses já passaram faz tempo, todos as novas variantes de caças chineses vem com radares AESA, nenhum flanker russo possui este tipo de radar, com exceção do SU-35 que possui um radar PESA melhor que a maioria dos radares AESA.

Jacinto

Armas nucleares são “recicláveis”. O material nuclear mantem suas propriedades por muito tempo, o que acaba se deteriorando é o “envelope” – lentes explosivas que comprimem o núcleo de maneira esfericamente uniforme. O que se faz é substituir este “envelope” e a arma está pronta para uso novamente.

Esteves

É exatamente sobre isso. Propriedade intelectual e industrial não reconhecida. Mas não fazem com tudo e com todos. Com os alemães da MTU fazem importações. Com a MWM fazem jointventures. Porque se os europeus não concordarem em vender e em associarem-se, os chineses vão copiar. Demora. Demora. Mas um dia a cópia pode ficar até melhor que o original. Desdenhavam da Giant, maior fabricante de bicicletas. Diziam que eram cópias mal feitas das italianas e das norte-americanas. As marcas norte-americanas mudaram as linhas de produtos para 1 linha handmade nos EUA e outras linhas feitas na China. Os italianos fizeram… Read more »

cerberosph

13* é simples, você não recebe por semana e sim por mês, um mês de 4 semana, mas o mês tem mais de quatro semanas, os dias que sobram vão compor o 13*salário. Se ganharemos por semana não tinha o 13* salário.

Esteves

“gratificação natalina é uma praxe seguida por quase todas as empresas, não sendo justo que a medida não se generalize ao ponto de ser obrigatória para todos”.

Foi uma medida p* t* sancionada pelo ex presidente JG 1962. Toda empresa paga salários por mês, impostos também, independente do mês ter 28 ou 31 dias.

Toda empresa apura o resultado conforme paga…por mês até completar o período de 12 meses quando então apura o resultado…lucro ou prejuízo.

Alex Barreto Cypriano

Há uma confusão aí: gratificação não e a mesma coisa que 13º. Gratificação é um plus, uma mercê/graça, concedida na condição de um excedente contábil em relação ao esperado. Empresas em outras partes do mundo concediam gratificação ao empregado quando a empresa faturava mais (como uma espécie de participação em lucros, um arremedo de socialismo e sempre um analgésico social). 13º, como tantas outros associados, é salário do trabalhador administrado pelo previdente conluio patrão/Estado. No dia em que esses ‘direitos’ desaparecessem, como os liberais de fancaria pontificam, e com eles a estrutura que administra o seu registro, recolhimento e distribuição,… Read more »

Esteves

Não.

Salários e impostos são pagos por mês. 28 ou 31 não importa. Assim como o resultado é apurado após 12 meses.

Alex Barreto Cypriano

Que discussão abstrusa: lembrem que pro empregador o 13º salário faz parte do salário bruto do trabalhador, sendo descontado 1/12 avos todo mês pra somar os 12/12 do 13º, ou seja, é dinheiro do trabalhador que ele não recebeu durante onze meses e só recebe uma vez supostamente como benefício (de ter seu salário administrado pelo conluio virtuoso e desenvolvimentista de patrão e Estado) mas que é pra consumo sazonal e, talvez, pagar tributos/impostos de início de ano. O mesmo sucede com INSS, FGTS, repouso semanal/feriados/férias remuneradas, seguros diversos, licenças, indenizações, alimentação, uniforme, EPIs, etc. Tudo isso sai do faturamento… Read more »

Wellington

“Metade desses 85 milhões recebem 1 salário mínimo, referência maldita criada por Vargas em 1940”

pq se não tivesse o mínimo receberiam ainda menos, por óbvio

Nicolas_SS

Tem que esfregar esse tipo de matéria dos brasileiros que tanto querem um porta-aviões na MB!

Esteves

Aonde o c* gruda nas calças?

Luiz Trindade

É brother… Eles não estão para brincadeira! Enquanto Brasil fica patinando com porta helicópteros, a marinha chinesa esta andando passos largos!

Last edited 1 ano atrás by Luiz Trindade
_RR_

Antes de se ter NAe, deve se ter o básico primeiro…

Agora é que se tem (terá…) uma força submarina descente e uma aviação naval atualizada. E há ainda coisas por fazer, tais como uma ampliação dos meios distritais.

Tudo a seu tempo… e se houver situação favorável.

Esteves

Fujam. Fujam. O Fujian vem.

Agressor's

Os eua deveriam pagar os chineses pra construir porta aviões pra eles, pela capacidade de desenvolvimento e produção superior… 😀

Gustavo

Parabéns aos Chineses!
Fizeram tudo que a Rússia não quis fazer em suas concepção de NAes.
E agora vai ter um navio muito mais capaz e com uma ala aérea menos suscetível a limitações, como tem o Kuznestov. Arrisco a dizer que com o tempo, e a doutrina adquirida, serão tão capazes quanto a US Navy, ou melhor.
Grande feito…

Jodreski

Eu sou um dos que não vejo problema nenhum da China copiar produtos americanos ou ocidentais, eles foram pragmáticos, se fosse para desenvolverem algo do zero demoraria muito mas muito tempo para conseguir se aproximar do poderio dos EUA, temos que lembrar que a China é a segunda Economia do Mundo e como tal ela precisa ter uma força condizente com sua posição. Ela procurou atalhos para encurtar uma distância entre suas capacidades e dos EUA, e parece que os frutos dessa política deram certo.Determinaram um objetivo e o caminho mais rápido até ele, eu não vejo problema nisso! Eu… Read more »

Heinz

Não que eu ache um problema.
Os chineses tem seus méritos.
Mas todos os itens dessa lista, sempre são para alcançar o YANkers.
Fujian é bem parecido com o porta aviões da classe FORD
Os J15D, é tipo uma versão do EA-18G Growler, só que baseado na plataforma SUkhoi.
(achei interessante essa aeronave)
O J35 é quase um F35, pelo menos visualmente.
O KJ-600 é uma cópia do E-2 Hawkeye.
E o Z20 é uma cópia bem feita d oS70.

Ou seja, só se copia o que é bom.

Romão

Exatamente. A doutrina Chinesa é para bater de frente com os americanos e seus aliados no Pacífico. Diferente da doutrina russa, que foi concebida com base no que eles aprenderam vencendo os alemães na segunda guerra. A doutrina russa, ao meu ver, está defasada porque da Alemanha para a OTAN, muita coisa mudou.

Jonathan Pôrto

Enquanto o Brasil “dorme em berço “esplêndido” os Comunas Chineses vão lá e fazem !! Essa é a diferença de blá blá blá quando faltar saliva nem pólvora terá !!

Dalton

Quanto à americanos “copiarem tudo dos alemães” – os soviéticos também copiaram -como discutido acima, é interessante a declaração do próprio Von Braun de que o “módulo lunar” desenvolvido pela Grumman tornou-se uma maneira muito mais inteligente de pousar na lua do que ele próprio havia pensado. . Os alemães estavam mais avançados em algumas áreas e menos em outras mas mesmo o foguete V-2 e o submarino XXI chegaram tarde demais para fazer alguma diferença enquanto os EUA vieram a ter o binômio B-29 e bomba atômica que fizeram a diferença. . E os alemães apesar de toda a… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Já li algures, salvo engano, que serão 24 J-15B, 24 J-35, 4-6 J-15T, 4 KJ-600 mais 6 (ou 12…) Z-20.
Lembra algo, não sei bem. Mas deve ser coisa que só existe na minha cabeça… A imagem que segue é de 2010, tá?

Last edited 1 ano atrás by Alex Barreto Cypriano
Romão

Nada se cria, tudo se copia. Essa discussão de ” é cópia ou não é cópia” é infantil e moralista. Os americanos e soviéticos copiaram os alemães, israelenses copiaram belgas e russos no desenvolvimento do Galil, chineses copiaram russos e americanos em várias coisas, brasileiros copiaram veículos americanos da segunda guerra para desenvolveer o Engesa Cascavel…Todo mundo copia todo mundo!

Alex Barreto Cypriano

Todo mundo copia, desde que pague os direitos das patentes. mas em equipamento militar não obsoleto, o nó é mais apertado porque não é um mero assunto comercial mas de segurança nacional, e a pirataria, uma ameaça existencial.

Last edited 1 ano atrás by Alex Barreto Cypriano
Wilton Feitosa

não sei por que há quem diga que os chineses só sabem copiar, muitos destes críticos não conseguem fazer um pudim de leite que tem apenas três ingredientes e uma receita na mão …

Cidadão das Sombras

KKKKKK!