A China lançou o Fujian, seu terceiro e mais avançado porta-aviões na sexta-feira (17/6), aproximando-se de seu objetivo de construir uma marinha de águas azuis com pelo menos seis grupos de batalha de porta-aviões até 2035.

O navio de guerra Type 003, com número de casco 18, é o primeiro porta-aviões da frota chinesa a usar catapultas eletromagnéticas para lançar aviões do convoo.

O lançamento do Fujian torna o Type 003 a segunda classe de porta-aviões do mundo – depois da classe “Gerald R. Ford” da Marinha dos EUA – a usar o avançado sistema de catapulta que permite que os aviões sejam lançados com mais frequência e com maior carga útil de combustível e munições.

Embora a mídia estatal chinesa não tenha divulgado especificações detalhadas do Fujian, imagens de satélite mostram que o novo porta-aviões tem cerca de 320 metros de comprimento e 74 metros de largura, um pouco menor que os porta-aviões da classe Ford. O deslocamento será de mais de 80.000 toneladas.

Lançamento do Fujian, porta-aviões Type 003
Comparação das ilhas dos porta-aviões Type 003 e Type 004, que deverá ser de propulsão nuclear

Pequim está planejando pelo menos seis grupos de batalha de porta-aviões até 2035, com quatro previstos para serem movidos a energia nuclear. Isso permitirá que a Marinha Chinesa navegue mais distante no mar e realize operações mais complexas.

O Fujian provavelmente será usado para projetar o poder chinês no Mar da China Meridional e no Oceano Índico, disse Li Nan, pesquisador sênior visitante do Instituto do Leste Asiático da Universidade Nacional de Singapura.

“A China está aumentando seu poder naval de regional para global”, disse ele. “A vulnerabilidade central da marinha de águas azuis da China é a cobertura aérea.”

Li disse que, embora a China tenha muitos navios de superfície bem construídos, como o destróier Type 055, os porta-aviões permitirão que a marinha chinesa ganhe superioridade aérea para operações ofensivas e defensivas longe de suas costas, incluindo as contestadas Ilhas Spratly e Ilhas Paracel.

O porta-aviões tem uso limitado em um conflito com Taiwan porque o Exército de Libertação Popular já possui muitos aeródromos para alcançar a superioridade aérea sobre a ilha, disse ele.

A China construiu instalações militares em ilhas artificiais em águas disputadas do Mar do Sul da China. Um aeródromo, por exemplo, foi construído em 2016 em Fiery Cross Reef, que a China chama de Yongshu Reef.

A catapulta eletromagnética do Fujian também pode ser ajustada para lançar drones e aeronaves de reconhecimento maiores, como aquelas equipadas com um sistema de alerta e controle aéreo, aumentando assim o alcance de detecção de adversários, disse Li.

“Comparativamente falando, o Fujian é um marco. Definitivamente traz uma série de novas tecnologias, mas principalmente a tecnologia de lançamento, a catapulta de lançamento eletromagnética. Acho que isso é fundamental”, disse.

Os porta-aviões atuais da China e os planejados, em arte feita por entusiasta. O CV18 e o CV19 seriam movidos a propulsão convencional e os CVN20 e CVN21 a propulsão nuclear

FONTE: South China Morning Post

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Moriah

Um CBG desse vai acabar na costa oeste da África…

Emmanuel

A Quarta e Sexta Frota terão muita dor de cabeça se um Grupo de Batalha chinês se instalar na parte ocidental da África.
Vamos ver o que vai acontecer…porque é só o que podemos fazer mesmo.

carlos mendes

Quem sabe o EUA não passam a olhar nossa marinha como AMIGA e ESSENCIAL para uma defesa da Região.

Emmanuel

Como já foi antes. Acho que está na hora do governo norte americano começar a olhar com outros olhos para o Brasil antes que a China o faça.

PRAEFECTUS

Amigos,

neste exato momento há uma novíssima tecnologia sendo criada…

Um elemento criado quimica/orgânicamente que interagem entre si e são dotados de nanotecnologias que permitirá varrerem os oceanos e plotar alvos e etc e etc…

Grato!

Mensageiro

Como chama?

Jonathan Pôrto

Quantos grupos de batalha o Brasil prevê acrescentar até 2035? Um total de zero!! Mitou, faca entre os dentes !!

rodrigo

mas teremos dezenas de banda de musica na Marinha…..tocaremos muito bem nossa marcha funebre.
Olha só temos mais de 300 dentistas, marinha com sorriso mais bonito no mundo.

Wagner Figueiredo

” nois ensino eles a usar porta aviões!!!”
( Sendo sarcástico) rsrs

Bruno Vinícius

E ainda há maluco que alegue que os porta-aviões estão obsoletos.

Luis Carlos

Americanos e a maioria dos outros países não têm armas contra eles.
Russos e chineses, sim.

Victor Filipe

Não sabia que os EUA não tinha torpedos, nem misseis de cruzeiro…

Mensageiro

Para projetar poder naval é o que há de melhor. Para defesa naval o prosub nos cabe bem, mas devia ter muito mais unidades, nosso litoral e zona econômica exclusiva são enormes

Cristiano de Aquino Camposim

No texto diz que eles querem 6 PA sendo 4 nucleares. Acredito que os atuais em operação, serão desativados a medida que a nova classe for sendo comissionado para essa conta bater.

Camillo Abinader

Apesar de ser uma plataforma que foi usada para treinamento, o Liaoning está operacional e pronto para combate. Recentemente inclusive realizou diversas operações próximo ao Japão. Li que num futuro a China pretende passa-lo para o Paquistão.

Zorann

Só acho que estes 6 Porta aviões seriam até 2030. Acredito, pela velocidade de crescimento da Marinha Chinesa, que possivelmente até o CV23 já esteja pronto até 2035…. Seriam então 6 CVs catobar, 2 convencionais e 4 nucleares, além dos Cv16 e 17, portanto 8 porta aviões até 2035.

Luís Henrique

Pode ser, já li que os CV16 e 17 servirão mais para treinamentos.

Alexandre Galante

A China tem condições de construir dois NAe ao mesmo tempo, nos fóruns chineses alguns comentam que o quarto navio (CV-19) pode ser mais um Type 003 para fazer companhia ao CV-18. E a partir do quinto navio seria o Type 004, com propulsão nuclear. Outros dizem que o CV-19 já será nuclear.

Last edited 1 ano atrás by Alexandre Galante
Cheng

Seria interessante o próximo NAE, a China denominar o nome do NAE em “Taiwan CV-19” 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

Alex Barreto Cypriano

E tome propaganda chinesa que você merece… 😀
É simplesmente pueril falar de naviozinhos de marinha oceânica de alcance global sem falar de instalações navais que as apoiem mundo afora, que a China ainda não tem mas que pode vir a ter, se tiver dinheiro e influência pra isso. Os EUA tem mais de uma dúzia de instalações navais chave na Europa, África, Ásia (Oriente médio e extremo) e Oceania – e já tiveram bem mais em épocas mais difíceis.

Last edited 1 ano atrás by Alex Barreto Cypriano
Romão

Pelo que me consta, os chineses já tem uma base naval no Djibouti. Se a meticulosidade chinesa for do jeito que eu acho que é, eles devem estar fazendo de tudo e mais um pouco para conseguir autorização de construir outra base naval, no mesmo paralelo 11N. Nigéria, Camarões, Benim, Togo, Gana e talvez a Guiné estejam na bola da vez. Acompanhem os investimentos chineses na região (follow the money) e façam suas apostas. . Aviso aos navegantes: navegando em linha reta pelo paralelo 11N, no oceano atlântico, é possível chegar mais rápido (e economizar combustível, é claro) à Venezuela,… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Romão
Roberto Bozzo

Como eu disse no tópico sobre o lançamento do Type 003, “inveja do bem”….

Allan Lemos

Parabéns aos chineses, que em algumas décadas irá se tornar a potência global dominante enquanto assiste de camarote a decadência da civilização ocidental. Isso é o que se consegue quando se há um projeto de nação.

L G

Se o Brasil conseguir se manter neutro até 2050 o Brasil conseguirá sobreviver ao choque de grandes potências que virá. Vamos estudar e aguardar pessoal.

Willber Rodrigues

A pergunta é se teremos uma marinha até 2050, pra que possamos nos manter neutros mesmo…

Dario
Luis Carlos

Se não me engano, esse jornal é de origem indiana.
Portanto, normal falar mal de China e Paquistão.
Ainda mais ao mesmo tempo.

Dario

Do italiano Geopolitica:
https://www.geopolitica.info/chinese-frigates-give-jitters-pakistani-navy/
mas, claro, você pode enfiar cabeça na areia e dizer que a Itália é da OTAN e assim é normal falar mal da China

rui mendes

Também li, e falam além das Fragatas, no JF-17 e no MBT VT-4 Paquistaneses, agora se é verdade ou mentira, só eles próprios sabem.

ChinEs

Fiquei sem entender bem, seram 2 NAE movidos a Energia Nuclear , ou serao 4 ?

ChinEs

Fazendo bem as contas seram 8 PA , 4 Nucleares e 4 Convencionais.

Dalton

A expectativa é que pelo menos 4 de propulsão nuclear serão construídos, mas, a menos que ambos os estaleiros, Dalian e Jiangnan construam 2 cada um será impossível ter 8 NAes até 2035 ainda mais ter todos devidamente certificados para operações. . Por enquanto “apenas” um quarto NAe está sendo construído em Jiangnan devendo ficar pronto antes do fim da década, então, não será fácil acrescentar 4 nucleares até 2035 por conta inclusive de uma maior complexidade. . Na década de 1950 os EUA tinham 3 estaleiros capazes de construir grandes NAes convencionais e isso permitiu por exemplo que os… Read more »

Machado

Excelente. Essa é a nova ordem mundial senhores. Acostumem-se. Não adianta rasgar a calcinha. Rs Os chineses fizeram seu dever de casa. E isso é muito bom para nós brasileiros. A não ser que vc seja norte americano que vão continuar perdendo poder e influência. Chega de vassalagem. Resgatarmos nossa soberania e independência. Viva o BRICS. Viva o Brasil.

Luis H

vassalagem é achar q uma sigla aleatória muda alguma coisa e por causa dessa falsa ideia fica bajulando ditadores e regimes criminosos. é como um magrelo ficar feliz por cumprimentar e as vezes poder andar ao lado do valentão da quadra, achar q tem alguma parceria com ele. enquanto o valentão apenas usa o magrelo para se defender das acusações do q faz, disfarçando seu mau caráter e truculência dizendo q é um ponto de vista válido porque tem outros q concordam com ele. sempre o q importa apenas é o valentão, a parceria de brincadeira não fortalece o magrelo,… Read more »

ChinEs

O Putin ja anunciou a Nova Ordem Mundial, e o Brasil nao tem nada feito , apenas os 66 Gripens, falta o SNBR Alvaro Alberto , para o Brasil poder jogar e se fortalecer nessa nova Ordem Mundial.

Luis H

na prática, putin não tem apoio internacional quase nenhum, apenas apoio parcial de pouquíssimos governos, na maioria párias globais, até o talibã vai como convidado à russia e diz q a ucrânia tem direito a sua integridade territorial. então ele usa o blefe do panbricismo volta e meia mais como propaganda interna para se manter do q com esperanças reais. mas a economia vai mostrar a realidade com a russia cada vez mais pobre e dependente da china por causa do isolamento. a nom problemática e real é a agenda totalitária de davos/onu2030/bigtechs.

Last edited 1 ano atrás by Luis H
Angelo

Um grupo p cada oceano do planeta e um grupo na reserva…rsrsrsrs