As primeiras imagens do casco em construção do porta-aviões Type 003 Fujian, no estaleiro de Jiangnan, perto do estuário do Rio Yangtze, em Xangai, foram divulgadas em abril de 2019.

Relembre as imagens que foram divulgadas pelo Poder Naval à medida que elas foram sendo reveladas:

Abril/2019

Agosto/2019

Agosto/2020

Outubro/2020

Fevereiro/2021

Abril/2021

Maio/2021

Julho/2021

Agosto/2021

Dezembro/2021

Abril/2022

Junho/2022

Lançamento em 17 de junho de 2022

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cristiano de Aquino Camposim

Impressionante, 4 anos só!

Nelson Junior

Muito impressionante a rapidez com que a China constroem seus navios, isso é inegável… Porém vejo que tudo é uma questão de nescidade… Os EUA por exemplo já tem 10 porta aviões de grande porte operacionais, e não precisam construir novos em velocidade frenética, para manter a “maior e mais capaz frota naval do mundo” é um luxo que podem se dar por manter uma renovação constante de frota ao longo de anos… Já a China precisa correr muito se quiser alcançar os EUA e está fazendo isso, mas não quer dizer que os EUA não possa ser tão rápido… Read more »

Dalton

Faz sentido Nelson e os EUA tem 11 NAes todos de propulsão nuclear com o “Gerald Ford” apenas agora começando a dedicar-se à certificação para sua missão inaugural ao exterior por conta de muitas tecnologias implantadas sem estarem maduras mais os testes de choque, causando muito atraso. . O segundo da classe que efetivamente irá substituir o USS Nimitz em 2024/2025 terá uma gestação bem mais tranquila para estar completamente certificado em 2027 mas os “Nimitz” é que continuarão relevantes na próxima década inclusive dois deles já operando com o F-35C e em breve começarão a operar também com os… Read more »

Nelson Junior

Exato, mas a quantidade de estaleiros capazes de produzir NAes também é relativo a necessidade, se for preciso eles constroem novos estaleiros, como já estão fazendo para alguns tipos de embarrações que são mais prioritários como os novos SUBs da classe Columbia por exemplo, ou os que constroem os Burks Fly III e até para as novas fragatas Constelations… Só no período de 1941 a 1945, 18 estaleiros americanos, construíram 2710 navios da classe Liberty, o que dá uma média de 45 navios POR MÊS… Um record praticamente impossível de ser batido… https://navioseportos.com.br/br/index.php/uteis/filmes-historicos/63-navios/472-programa-de-construcao-naval-dos-eua-de-1941-a-1945 Então vejo que tudo é questão de… Read more »

Dalton

Veja Nelson que os “Columbias” estarão sendo construídos por um estaleiro já existente, houve necessidade de expansão, contratação de mão de obra só isso e os Burkes continuarão sendo construídos pelos dois estaleiros também já existentes. . O que se passou de 1941 a 1945 jamais será replicado não apenas pela capacidade industrial então existente mas também porque navios eram relativamente simples e baratos. . Mesmo em plena guerra fria dois dos três estaleiros capazes de construir grandes Naes convencionais foram fechados. . Não é fácil simplesmente construir novos estaleiros e o que se fez na década de 1980 foi… Read more »

Nelson Junior

Dalton o que eu quero dizer, é que os EUA são perfeitamente capazes de manterem um ritmo de construção naval, igual ou maior que a China SE FOR PRECISO… Experiencia e capacidade para isso eles tem, faltá só a NECESSIDADE… Só não vejo que o que os Chineses estão fazendo seja algo de outro mundo, ou que já não tenha sido feito antes… E digo mais… Em caso de uma guerra de fato, é muito mais fácil os estaleiros Chineses serem danificados e destruídos em combate, pois ficam na maioria concentrados e ao longo da costa chinesa onde os Americanos… Read more »

Dalton

Entendi Nelson, meu ponto é que estaleiros não se constroem da noite para o dia e não há a menor previsão de que a US Navy aumentará significativamente de tamanho mesmo com plataformas não tripuladas conforme planos futuros divulgados, mesmo que essa “necessidade” surja, a capacidade não estará lá daí os EUA contarem que seus aliados contribuam mais aliviando o peso sobre a US Navy. . Os estaleiros atuais estão assoberbados de trabalho e há mesmo submarinos da Frota do Pacífico passando por manutenção no Atlântico e a modernização de meia vida dos NAes é feita apenas pelo único estaleiro… Read more »

Franz A. Neeracher

Dalton!
Agora não é mais “Columbia”, para não confudir com o SSN 771, a USN oficialmente mudou para ” District of Columbia” SSBN 826 🤣.
Já deveriam ter feito isso desde o início…

Agressor's

Acho que os eua deveriam começar a pagar os chineses pra construir porta aviões pra eles, pela capacidade de desenvolvimento e produção superior de hoje. “Palece que o jogo vilou não mesmo neh”, 😀 …

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Dalton

Ainda não. Os chineses ainda precisarão construir um NAe de propulsão nuclear
enquanto o segundo da classe Gerald Ford o “John Kennedy” deverá ser comissionado em 2024 e o terceiro o “Enterprise” em 2028.

Nelson Junior

Pro jogo “virar” pode por mais 100 anos se é que vai virar

Allan Lemos

E nesse tempo a gente não conseguiu terminar navios de 500t. “Não tem dinheiro” dizem, o que nos leva a concluir que, aparentemente, os 80k marinheiros trabalham de graça.

A Banânia é uma piada.

Willber Rodrigues

As maravilhas que só uma indústria de construção naval estabelecida te proporcionam…

Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Puro aço BRASILEIRO !!! por isso estamos exportando minério de ferro na alta aqui no Brasil para a China…

Alex Barreto Cypriano

Não dá pra traduzir o que está escrito em chinês na foto Agosto2020?
A foto abaixo tem boas informações sobre o fluxo geral da construção do Fujian.

ChinEs

Impressionante , acredito que a China vai construir muitos outros iguais ao NAE Fujian, o primeiro foi sempre o mais dificil….

Mgtow

Show de bola esse compilado de imagens

Rafael Duarte.

Isto é china lá eles fazem mesmo !!!(não é igual u Brasil que levam décadas pra fazer um posto de saúde um hospital a escola ) aprendam a fazer aí presidente governadores assim que tem que ser