Plataforma de petróleo pode ter sido atacada pela Ucrânia

41

Informações ainda não confirmadas dão conta de que uma plataforma de petróleo no Mar Negro teria sido atingida por um míssil disparado pela Ucrânia.

As informações são desencontradas e carecem de maiores evidências. O que se pode afirmar é que o programa FIRMS (Fire Information for Resource Management System) da NASA, que utiliza dados de satélites para monitorar quase em tempo real o acompanhamento de focos de incêndio, detectou nas últimas 24 horas um foco de incêndio no Mar Negro nas coordenadas 45.37588 N e 30.93112 E (ver mapa abaixo).

Essas coordenadas batem com a última localização conhecida da plataforma de petróleo Tavrida, conforme dados informados pelo site Marine Traffic (imagem abaixo).

Existe ainda a remota possibilidade da plataforma ter utilizado o seu flare para queimar gases e/ou a realizar testes de poço. Atividades como essa geram uma assinatura infravermelha que pode eventualmente ser caracterizada como “foco de incêndio”.

A Tavrida, uma plataforma de perfuração do tipo Jack Up, anteriormente pertencia à Ucrânia e era conhecida como MODU Tavrida. Com a anexação da Crimeia pela Rússia em 2014 os russos também se apossaram de ativos no Mar Negro, como a Modu Tavrida.

 

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
rodrigo

mas o sistema de defesa russa supra sumo, não consegue detectar um missel????

Elisandro

Sabe-se lá se foi um míssil, ou somente um míssil… Mas considerando que é “apenas uma plataforma”, duvido que estivesse protegida…

PACRF

Essa invasão da Ucrânia deixou claro que a Rússia é apenas um país “emergente”, cuja economia se assenta no extrativismo e na exportação de commodities. O mundo esperava uma blitzkrieg sobre a Ucrânia, um inimigo muito mais fraco, que de fato não aconteceu. As únicas coisas que permitem à Russia algum protagonismo no mundo são suas ogivas nucleares e a vodka. O que sobrou tem odor de naftalina. Ah, não podemos nos esquecer da brutal repressão política, que impede seus cidadãos de exercerem seus direitos individuais, como o acesso à informação, por exemplo.

Maurilo Bruno de Souza

Uma guerra entre Rússia e Reino Unido (Fora OTAN), a Rússia tomaria uma surra, realidade Rússia ainda é uma Síria, Afeganistão algo do 4º mundo.

Batalhão azoz

Fato…Rússia sem Nuke é uma Síria melhorada.

Camargoer.

Caro Batalhão. Concluo que a Síria com armas nucleares seria uma Russia piorada.

Felipe Augusto Batista

Se a Rússia está no mesmo nível de Afeganistão, em que nível nós estamos? Eu acho que vamos ter que criar um rank só nosso…

Cidadão das Sombras

Não fale, faça.

Slow 🇧🇷

E nos somos oque então ?

cesar

Reino Unido que por pouco não toma uma surra da Argentina?
E teve de implorar por ajuda dos USA e França.
Confia.

SUTERMINATOR

Inglaterra nem navios tem direito, quanto mais gente. Não viveria sem ajuda dos EUA.

Alex Barreto Cypriano

Não é culpa dos sistemas russos: nenhum sistema de defesa no mundo consegue detectar o que não existe, o tal míssel. Já mísseis eles até detectam… 😉

Elisandro

Notícias na mídia russa independente dão por certo o ataque, sendo que até mesmo autoridades da Crimeia já teriam se manifestado.

Nelson Junior

“Pau que dá em Chico dá em Francisco”

A Russia impede a exportação de grãos da Ucrânia, e isso atrapalha a economia… Revidar atacando a economia Russa é bem justificado na minha opinião, talvez até uma forma de negociar para que a exportação de grãos seja liberada pela Russia, para que suas plataformas de petróleo possa continuar produzindo sem interferências também

PACRF

“Mídia russa independente”? Existe mesmo?

Elisandro

Existe. Atualmente, operam à partir do exterior por motivos óbvios…

Cidadão das Sombras

E devem receber grana de ocidentais “humanitários”

Mensageiro

Tem de atacar mais plataformas, Rússia tem de pagar um preço e começar a sentir medo de terrorismo pra tentar um acordo de paz. Essa da Crimeia era ucraniana antes de 2014.

T.H

sentir medo de terrorismo pra tentar um acordo de paz”, disse um aspirante à analista do Talibã.

LUIZ

Ai os preços do barril e do gás vão pras alturas? Boa ideia essa de atacar plataformas de petróleo e refinarias. Daqui q pouco vai querer afundar petroleiros russos.

Hcosta

Supostamente os Russos fizeram um ataque de retaliação a esse ataque

Guilherme Leite

Com certeza eles não atacariam os ucranianos se não houvesse esse ataque kkkkk

Silent Eagle

Ultimamente ai nesse local esta acontecendo muita coisa, um drone bayraktar filmo dois míssil harpoon que atingiu um rebocador Vasily Bekh no mar negro, fora esse incidente.

https://mobile.twitter.com/UAWeapons/status/1538455159914876928?cxt=HHwWgMC-2aO02NkqAAAA

Zorann

Ataquem mesmo plataformas de petróleo….. A hora que um vazamento grande de óleo ocorrer, um desastre ambiental, comovendo todo o mundo…. não vão reclamar da opinião pública ficar contra a Ucrânia.

Fora a morte proposital de civis, que é um crime de guerra, tanto ocorrendo de um lado, quanto de outro.

Muito “inteligente” a Ucrânia fazer isto.

josebaldo

“Estão matando e violentando nossas mães, filhas e irmãs. Estão saqueando nossas escolas, museus e destruindo todas as nossas cidades, mas não podemos poluir o mundo.”

Eu não sabia que a Greta era Ucraniana.

Zorann

São crimes de guerra tanto para um lado, quanto pra outro…. mas acho que você não leu o que escrevi….

Nelson Junior

Se a Russia não tivesse invadido um país SOBERANO, nada disso estaria acontecido…

Felipe

Um pais que sofreu um golpe de estado patrocinado por outros países tirando do poder um presidente eleito colocando governo fantoche que patrocina grupos politicos e paramilitares neonazistas, que pratica genocídio em uma de suas regiões (com mais de 14 mil mortes confirmadas por este método), que flertou com organização militar expansionista do outro lado do mundo porque ficou com medo do pais vizinho de etnia semelhante e que observou e não concordou com tudo isso pode ser considerado soberano?

T.H

Diga isso ao John Kerry, a “Greta Amerikanskiy”, muito preocupado com a emissão de poluentes decorrentes da guerra russo-ucraniana.

Henrique

Rússia falando que vai jogar armas nucelares pra todo lado e russeti preocupada com vazamento de petróleo KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Nelson Junior

Bloquear navios de grãos, pode matar muita gente de fome… O Egito por exemplo está tendo problema sério de fome por não receber trigo da Ucrânia, problema esse que só não é maior pois o Ocidente se uniu para suprir essa demanda de alguma maneira…
Até porque esse papinho de “ambientalismo” não funciona em tempos de guerra, vide vários países que estão acionando termoelétricas movidas a carvão…
Então se a plataforma de petróleo for atacada e vazar no oceano, mais uma culpa que cairá nas costas dos Russos que COMEÇARAM ESSA GUERA !!!

George

Quer mais desastre do que a quantidade de gente perdida nessa guerra sem propósito algum?

Alex Barreto Cypriano

O pior é que essa frioleira sanguinária, cuja motivação já não se demanda mais, pode durar anos. ANOS! As consequências serão sentidas por todos durante muito tempo; e não me refiro somente às econômicas, exageradamente atribuídas à guerra em si, mas ao novo modo político de administrar vantajosamente um conflito Proxy: com muita propaganda patriótica (retorno ao nacionalismo do liberalismo decimonônico) enquanto se joga ao cisco populações inteiras (que serão as deslocadas ou esmagadas, como as das antigas colônias em América, África e Ásia) e se sacrificam exércitos inteiros (e os altos oficiais que poderiam em conjunto contestar o autocrata… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Putin que se cuide: Lituânia ‘bloqueando’ Kaliningrado e o presidente do Casaquistão dizendo na cara do autocrata fsbense que não reconheceria a independência de Donetsk e Lugansk (isso significaria eventualmente ter de reconhecer, pra desgosto de Xi, a independência de Taiwan, que nem os americanos estão muito entusiasmados em fazer) e não contornaria as sanções (anti-russia). Ao mesmo tempo, o inverno chega em uns meses e a Europa vai precisar de gás russo ou voltará à matriz poluente anterior, pra lividez dos verdes.

Luiz Carlos Moreira Brandao Junior

Pelas informações 03 caças ucranianos foram abatidos em ataque a plataformas de perfuração de Chornomorneftegaz. Formações armadas da Ucrânia continuam a atacar a infraestrutura civil da Rússia. Após o bombardeio da população civil, um golpe foi desferido nas plataformas de perfuração de Chornomorneftegaz, localizadas relativamente perto da ilha de Zmeiny. Segundo o chefe da Crimeia, Sergei Aksyonov, as Forças Armadas da Ucrânia atacaram plataformas de perfuração na segunda-feira, 20 de junho, por volta das 8h. No momento do impacto, havia 12 pessoas na plataforma, cinco foram encontradas, três delas ficaram feridas. A busca pelo resto está em andamento, a evacuação… Read more »

Adriano Madureira

Esses ucranianos são uns imbecis! Poderia causar um acidente ambiental…Espero que a retaliação seja forte!

Bosco

Os assassinos russos já mataram 200 mil ucranianos, destruíram todo o país e você está preocupado com danos ambientais? Seu relativismo moral é vergonhoso.

Inimigo do Estado

Bosco por que você não usou estes termos quando os EUA invadiram o Afeganistão? Relativismo moral também? Ou é a tal paralaxe cognitiva que teu guru tanto falava?

Last edited 1 ano atrás by Inimigo do Estado
Arthur

Putz. Agora a Rússia vai ficar sem petróleo… Slava Ucrânia etc e tal…