Marinha Real Tailandesa escolhe drones Hermes 900 Kochav de fabricação israelense
A Elbit Systems, com sede em Israel, ganhou uma oferta internacional para fornecer à Marinha Real Tailandesa sete drones Hermes 900 Kochav (Veículos Aéreos Não Tripulados) a um custo de cerca de quatro bilhões de baht, disse no dia primeiro de julho o porta-voz da RTN, vice-almirante Pokkrong Monthatphalin.
Ele disse que o secretário-geral permanente da Defesa, Warakiat Rattananont, assinou no dia 30 de junho uma aprovação para a oferta vencedora e que um contrato formal para a aquisição dos drones deve ser assinado dentro de 30 dias, entre a RTN e o representante da Elbit Systems na Tailândia.
A contratação foi aprovada pelo Departamento de Controladoria e um anúncio público oficial será emitido após a assinatura formal do contrato.
Cinco empresas, uma da Turquia, da China e dos Estados Unidos e duas de Israel, responderam ao pedido da RTN. Os fornecedores da China e da Turquia propuseram três UAVs, enquanto a Elbit Systems propôs sete e a outra empresa israelense, IAI, propôs cinco. O licitante dos EUA falhou no teste de seleção.
Os drones serão desdobrados em bases navais costeiras.
O Hermes 900 Kochav é um veículo aéreo não tripulado israelense de tamanho médio, multi-carga, altitude média e longa duração, projetado para missões táticas. É o sucessor da série Hermes 450. Tem uma autonomia de mais de 30 horas e pode voar a uma altitude máxima de 30.000 pés, com a missão principal de reconhecimento, vigilância e retransmissão de comunicações.
O Exército Real Tailandês, atualmente, possui quatro drones Hermes 450, estacionados no Centro de Aviação do Exército na província de Lop Buri.
Anteriormente, dois parlamentares da oposição Pheu Thai Yutthapong Charassathien e Anudit Nakornap acusaram a RTN de não ser transparente na aquisição dos drones quando eles mudaram de Wing Loong de fabricação chinesa para favorecer os drones de fabricação israelense e que o Hermes 900 não foi implantado pela marinha de qualquer país e tem uma má reputação de acidentes.
A RTN rejeitou as acusações dos dois parlamentares e insistiu que a aquisição dos drones israelenses é transparente.
FONTE: Thai PBS World
Continua a ser o mais confiável no seu segmento.
muito bom, mas aqui para o Brasila inda defendo os drones da Stella.
Meu Deus, cara.
Poxa, ai vc forçou a amizade rsrsrsr, ok, eles estão desenvolvendo outra categoria de drones, bem menores.
Os caras nem site funcional tem, rsrsrsrsr ainda está profissionalizando… Quem sabe daqui alguns anos