Belgorod

O estaleiro russo Sevmash entregou cerimonialmente o submarino K-329 ‘Belgorod’

O Estaleiro Sevmash entregou o submarino do Projeto 09852 Belgorod, capaz de transportar drones submarinos movidos a energia nuclear Poseidon para a Marinha Russa, informou a assessoria de imprensa do estaleiro em 8 de julho.

“Em 8 de julho de 2022, uma cerimônia especial foi realizada no Estaleiro Sevmash (parte da United Shipbuilding Corporation), a maior empresa de construção naval da Rússia, para assinar o relatório de aceitação do submarino de pesquisa Belgorod.” – Assessoria de Imprensa do Estaleiro Sevmash

O submarino foi projetado para realizar várias tarefas de pesquisa, implementar operações de busca e salvamento e pode transportar resgate em águas profundas e veículos submersíveis autônomos não tripulados a bordo.

Como disse o comandante-em-chefe da Marinha Russa, Nikolai Yevmenov, na cerimônia, o Belgorod abrirá novas oportunidades na realização de pesquisas.

O submarino Belgorod abre novas oportunidades para a Rússia na realização de pesquisas e ajuda a realizar diversas expedições científicas e operações de resgate em áreas remotas do Oceano Mundial”, afirmou. – Nikolai Yevmenov, Comandante-em-Chefe da Marinha Russa.

Submarino Belgorod

O submarino do Projeto 09852 Belgorod, o primeiro transportador de torpedos submarinos movidos a energia nuclear Poseidon, foi lançado em 23 de abril de 2019.

O submarino foi inicialmente planejado para ser entregue à Marinha em 2020. De acordo com dados disponíveis, sua entrega foi adiada porque o programa de testes não havia sido concluído, o que também ocorreu devido à pandemia de coronavírus.

Sob o programa de armamento estatal da Rússia até 2027, os construtores navais entregarão três submarinos de propulsão nuclear para fins especiais à Marinha Russa.

FONTE: TASS

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Moriah

Mais um “corelliano” com um “tubarão submarino” dentro.

Palpiteiro

Na atual circunstância, não seria melhor terem pegado essa grana e investido no desenvolvimento de drones? Os caras tem que pedir drones pro Ira? Alguém deve estar levando uma grana com essas entregas

Romão

Caro Palpiteiro, pelo seu Nick podemos ver que você é realmente um “palpiteiro”…
Drones são armas táticas, submarinos e torpedos nucleares são armas estratégicas.
O C* não tem nada a ver com as calças. Mas é claro que você não tem ideia do que eu estou falando…

Luiz Trindade

É… Se tratando de ponta de lança de armas nucleares a Rússia acaba de lançar mais um!

Last edited 1 ano atrás by Luiz Trindade
PACRF

Seu comentário faz sentido, pois existe quase um consenso sobre o fato da Rússia ser a maior potência militar nuclear do mundo. No entanto, quando se trata de conflito militar convencional, no caso contra a Ucrânia, os russos não parecem tão superiores quanto são no aspecto nuclear.

Tutor

Se a expressão “maior potência militar nuclear do mundo” se refere tão somente à quantidade de ogivas, sim, o senhor tens razão. Não obstante, na prática, ter 1 mil ou ter 5 mil ogivas nucleares não muda muito as coisas em um cenário de conflito nuclear, é destruição mutua assegurada.

Dalton

Na prática a Rússia tem apenas umas poucas dezenas a mais “ativas” do que os
EUA e algumas centenas a mais inativas do que os EUA em situação de poderem ser ativadas dada a necessidade e/ou fundos de ambas as nações.

Reis36

Pois e olha o estrago que a França e capaz de fazer com aquelas” poucas” ogivas

Gerson Carvalho

Enquanto isso. olha só o que diz a CGU, “Vinculação ilícita” Foram encontrados 558 casos de ocupação simultânea de cargos militares e civis sem nenhum tipo de amparo legal para isso. Deste total, 522 militares ocupam postos na administração pública direta e outros 36, em estatais federais. “Com0 consequência, tem-se a possível vinculação ilícita de militares a cargos, empregos ou funções civis. Essa situação pode ensejar danos ao erário e å imagem da administração publica federal”, diz o relatório da CGU.

Lewandowski

De novo esse comentário? Postou a mesma coisa nos Sea Ceptor, la no Forte sobre o Diesel… Parece um papagaio… Vai se tratar…

Ted

Papagaios sao melhores que este desajustado

Erick Barros

Monstro dos mares!

Adriano Madureira

E armado com torpedo-drone( ou submarino-drone…) de 50-100 megatons, não é algo a se menosprezar…

Alex Barreto Cypriano

2 Mt. Tá lá na ilustração.

100nick-Elã

A ilustração, feita em inglês e pelo Ocidente, é o vale. Está escrito lá, é a pura verdade. Só que os russos divulgam o Poseidon com tendo 100 megatons, ou seja, duas tzares

Alex Barreto Cypriano

Então, tá. Podia ter 10.000 Mt, também (sou amplamente a favor). Ou podia ter 100 kt e fazer um belo estrago do mesmo jeito pelo witches’ brew, não pelo tsunami em si. Se os russos divulgam 100 Mt, então é o que vale, é a pura verdade. O Belgorod é um vaso trans: é um SSN e um SSRN, um combatente,, uma espiã, uma mamãe e um entregador. Espero que isso não assuste o líder imperioso tão cônscio do veneno identitário.

Bruno Vinícius

O número de 50-100 Mt foi especulação infundada (por parte das putinetes) nos meses subsequentes ao anúncio do Poseidon. Segundo os russos são 2 Mt. E antes que você venha falar que é mentira, aqui o TASS falando isso: “A source in the defense industry earlier told TASS that the Poseidon drone being developed in Russia would be capable of carrying a nuclear warhead with a yield of up to 2 megatonnes to destroy enemy naval bases” https://tass.com/defense/1039603 P.S. não que faça muita diferença. Poderia ser 100 kt que já seria o bastante para fazer o que se propõe: garantir… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
sub urbano

Em 1962 um submarino sovietico classe Foxtrot operava proximo a Miami Florida quando uma esquadra americana liderada por um porta aviões classe Essex e 11 destroyers detectaram o sub soviético e o perseguiram. O comandante do submarino soviético capitão Valentin Savitski, pensando que a 3ª guerra mundial havia iniciado (estavam em silencio de radio), decidiu armar seu torpedo nuclear T-5 e pulverizar a força tarefa americana com um único tiro. Tal decisão teve oposição do Oficial Político (todo navio tinha um, devia ser filiado ao partido e comunista juramentado) e nunca foi lançado. Teve sanhaço dentro do submarino, gente sacando… Read more »

Nacionalista.

Se nao estiver enganado,este e o maior submarino atualmente,estao falando que e melhor que os sub los angelis
Do ponto de vista militar,trata-se de uma ferramenta estrategica,tirando a sua funçao de sabotagem,maioria de suas armas seria usada em uma guerra nuclear,alem de tudo,seu comando responde diretamente a vladimir putin.

Alex Barreto Cypriano

Os (classe) Los Angeles são submarinos (nucleares) rápidos de ataque, ou SSN, evidentemente não se comparam com o Belgorod, que é outra coisa, um submarino mothership, e nem é um submarino nuclear lançador de mísseis de cruzeiro (SSGN) como os classe Ohio (que deslocam mais que o Belgorod) modificados. O mais próximo do Belgorod no arsenal ianque seria um SS(G)N classe Virgínia (este, sim, mais leve que o Belgorod).

Alex Barreto Cypriano

Me enganei, ao que parece, os Ohio modificados (18,5 mil toneladas submerso) não deslocam mais que o Belgorod (25 mil toneladas submerso).

Dalton

Os “Los Angeles” deixaram de ser os “melhores” da US Navy a partir do momento que entraram em serviço os 3 da classe Seawolf, mas, mais significativamente pelos classe
“Virginia” que embora menores, são mais numerosos, 21 já incorporados e mais sendo construídos.
.
Em 2025 se terá o primeiro Virginia Block V com uma seção extra de 25 metros o que os
tornará maiores que os Seawolf capacitando-os embarcar grandes mísseis hipersônicos
sendo desenvolvidos.
.
Também é importante salientar que trata-se de submarinos com funções diferentes onde
o “Belgorod” não pode exercer as funções de um “SSN”.

Nascimento

Eu particularmente gostava mais dos Seawolf, pois foram concebidos desde o inicio pra fazer frente aos SSNs soviéticos, porém eram pra própria USN muito caros. Mas respeito o Virginia pois conseguiu ter um ótimo custo-benefício. O novo SSN russo pra fazer frente ao Seawolf e ao Virginia é o Yansen, porém em 10 unidades, menos da metade da soma entre Virginia e Seawolf.

Bruno Vinícius

O Yasen tem 10 unidades planejadas. Até o momento apenas 4 foram construídos e 3 estão em operação. Para comparação, a USN planeja ter algo na casa de 60 Virginias.

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
Nascimento

Não, não se sabe ainda. Os americanos planejam por hora ter uma média de 30-40 Virginias, mas substituindo todos os Los Angeles e os Seawolfs. Bem menor que os 66 inicialmente planejados, e será uma quantidade bem menor que as da predecessora Los Angeles que chegaram a ser 66 ao todo. Mas isso no final das contas pouco importa, um Yansen é superior a um Virginia/Seawolf, mas os SSNs americanos nunca precisaram ser superiores aos soviéticos, a doutrina dos SSNs americanos é muito mais voltada pra escolta e não pro ataque de FTs. Eu não te culpo por errar o… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Nascimento
Dalton

Verdade ainda não se sabe exatamente quantos “Virginias” serão construídos, mas, quanto ao “Yasen” ele não é um SSN puro e sim um grande SSGN perdendo em discrição e manobrabilidade ganhando em velocidade e capacidade de mergulhar mais fundo. . Um SSN americano não é mais voltado para “escolta” e sim caçar navios e submarinos adversários, daí o apelido caçador-matador para os quais até 25 torpedos podem ser carregados além de 12 mísseis de cruzeiro para alvos terrestres e se necessário é possível trocar cada torpedo por duas minas. . Já um SSGN, especialmente russo, prioriza embarcar um grande número… Read more »

Dalton

Não apenas o Seawolf era caro como a dissolução da URSS deixou a força submarina dos EUA sem um inimigo à altura então surgiu o “Virginia” para fazer frente a um novo tipo de guerra mais próximo de litorais e/ou em águas restritas e apesar de serem ligeiramente maiores que um Los Angeles são muito mais manobráveis embora mais lentos.
.
O “Yasen” não é considerado um SSN e sim um SSGN então cada um é mais relevante que o outro quando exercendo suas funções primárias.

jose de Oliveira motta

Gostei muito dá máquina ele é muito forte e também grande da pra fazer bons resultados na guerra pois a Rússia é muito forte, só não vê quem não quer ou não pode ter um desse a máquina é ousada.

Vitor

E o Riachuelo e Humaitá hein ?

Ivan herrera

Cri,cri,cri , tá difícil quem sabe antes de entrar em PMG ele entra na ativa 🤣🤣

Camargoer.

Boa.

Camargoer.

Olá Vitor. O Nunão comentou que o Galante já enviou oficialmente perguntas sobre o S40 para a MB, mas não teve resposta. As forças armadas brasileiras são suficientemente incompetentes para transforma uma boa notícia (a entrega de um novo submarino para a MB) em um desastre de relações públicas.

Gabriel ferraz

Alguma pessoa tem algum link ou artigo sobre o funcionamento desse poseidon? Achei muita pouca informação e em sites brasileiros são sempre muito simplistas.

José Luiz

Procura no site hi sutton

Alex Barreto Cypriano

Aqui, mais desenhozinho:

Dalton

O “Belgorod” é mais um dos submarinos “especiais” cuja construção iniciou-se 30 anos atrás e com a perda do “Kursk” da mesma classe resolveu-se levar adiante sua construção como um substituto eventualmente decidindo-se completa-lo como uma unidade especial inicialmente prevista para entrar em serviço em 2018. . Os demais “especiais” são dois ex-SSBNS da década de 1980 cujas conversões também levaram muitos anos reentrando em serviço em 2002 e 2016 respectivamente. . Há também um “especial” de propulsão convencional o “Sarov” também usado para testar torpedos e mísseis. . O último SSBN Delta III após uma tentativa fracassada de lançar… Read more »

Angelo

O bicho é enorme….