• O comentário diz que o país precisará de dois para cada uma de suas três frotas existentes, com possivelmente outra para futuras operações no Oceano Índico
  • No mês passado, foi lançada o terceiro e mais avançado porta-aviões do país e acredita-se que outro esteja em andamento

A China precisa de seis ou sete porta-aviões para vigiar o Mar do Sul da China e possivelmente o Oceano Índico, de acordo com um analista de defesa chinês.

No mês passado, o país lançou seu terceiro porta-aviões, o Fujian, e um quarto também está em andamento – colocando o país no caminho certo para ter a segunda maior frota de porta-aviões do mundo depois dos Estados Unidos.

Mas os militares chineses têm sido ambíguos sobre seus planos futuros e disseram que quaisquer outros porta-aviões seriam considerados “com base nas demandas de segurança nacional e no desenvolvimento de tecnologia de equipamentos”.

Wang Hongliang, pesquisador associado do Centro Nacional de Pesquisa Estratégica da Universidade Jiao Tong de Xangai, sugeriu em um artigo publicado na semana passada que, supondo que o país pudesse pagar, cada uma das três frotas da marinha precisaria de dois porta-aviões e talvez mais um para um futura frota do Oceano Índico.

“Se formos ousados ​​o suficiente em prever isso, é possível manter uma força naval permanente no Oceano Índico no futuro para proteger com mais eficácia a rota comercial mais importante da China? Então essa frota, longe dos portos de origem, também pode precisar de um porta-aviões”, escreveu ele no The Paper.cn, um site de notícias com sede em Xangai.

Além do Fujian, a Marinha Chinesa (PLA Navy) tem o Liaoning, um antigo porta-aviões soviético da classe “Kuznetzov” comprado da Ucrânia, e o Shandong, um casco construído localmente modelado no Liaoning com muitas modificações.

A Marinha Chinesa está dividida em três frotas – a Frota do Mar do Norte, cobrindo o Mar Amarelo e a península coreana; a Frota do Mar do Leste, responsável por uma área que inclui Taiwan; e a Frota do Mar do Sul.

Wang previu que o Fujian pode ser enviado para a Frota do Mar do Leste e desempenhar um papel crítico no caso de conflito no Estreito de Taiwan.
O Liaoning, oficialmente referido como uma “plataforma de treinamento”, é baseado no porto de origem da Frota do Mar do Norte, enquanto o Shandong é atribuído à Frota do Mar do Sul.

Artes em 3D do porta-aviões Fujian CV-18 em operação

Wang destacou a importância de usar porta-aviões para controlar o disputado Mar da China Meridional, onde as reivindicações da China se estendem por mais de 2.000 km (1.200 milhas) de sua costa.

Pequim construiu bases em algumas das ilhas e ilhas artificiais da área, mas acredita que isso não é suficiente porque “o risco de envolvimento militar dos EUA é real”.

Ele escreveu: “A complexa situação de segurança no Mar da China Meridional e a distância da costa continental exigem fortalezas aeroportuárias flutuantes que podem ser desdobradas na área marítima relevante a qualquer momento.

“Equipar a Frota do Mar do Sul com porta-aviões preencherá as últimas lacunas restantes do sistema de defesa da ilha no Mar da China Meridional.”

Ele disse que, eventualmente, seis ou sete porta-aviões seriam necessários para permitir que a marinha “multitarefa” realizasse missões de “alta intensidade”.

Ele disse que o Fujian, equipado com catapultas eletromagnéticas avançadas, servirá de base para a construção de pelo menos mais dois porta-aviões. Mas previu que eles provavelmente terão atualizações significativas, como substituir o sistema de propulsão por reatores nucleares e adicionar outra catapulta de lançamento e um ou dois elevadores para operações de aviões.

Wang também disse que os navios de assalto anfíbio Type 075 do país, que atualmente atuam como porta-helicópteros, podem ser transformados em porta-aviões leves para aviões de asa fixa por meio de catapultas.

Ele também alertou que, no ritmo atual de construção, o país não terá seu sexto porta-aviões até 2037, quando o Liaoning terá 49 anos e enfrentará a aposentadoria.

“Para qualquer país, um projeto estratégico como a construção de um porta-aviões não precisa apenas levar em consideração sua capacidade industrial, nível técnico e necessidades operacionais, mas também está diretamente relacionado ao que o país pode pagar e disposição para tomar decisões administrativas”, escreveu.

FONTE: South China Morning Post

Aeronaves que vão operar no porta-aviões Fujian continuam em testes

Aeronave de Alerta Aéreo Antecipado KJ-600
Caça J-35
Helicóptero Z-20J
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Mk48

Porta Aviões é uma arma cara de construir, manter e prover. Some-se a isso sua ala aerea.
.
Assim a materia erra ao dizer que a a China precisa de 6 ou 7 porta aviões para “vigiar” seus mares.
.
Para “vigiar” algum territorio existem outris meios de operacao mais simples e muito menos custoso que um PA.
.
Na verdade um PA é uma arma ofensiva, de Projeção de Poder.
.
Deixemos as vigílias para a Guarda Costeira e corvetas.

Agressor's

Os porta-aviões são uma estratégia de guerra obsoleta, serviram a um propósito nos anos 70, mas na guerra moderna com drones e tecnologias de mísseis avançando rapidamente eles são como patos desajeitados, enormes e caros flutuando nos oceanos, eles poderiam ser usados para combater nações fracas, mas além disso qualquer força armada moderna poderia atacá-los facilmente, os eua estão realmente “presos” com seus porta-aviões desde a guerra fria e os usa agora apenas para intimidar “repúblicas de banana”, por exemplo, se os eua entrarem em guerra com a Rússia ou a China tenha certeza de que qualquer dessas nações afundaria… Read more »

Mk48

Prezado, faz um 21 pro Pentágono e diz lá pra eles essa sua teoria absurda.
.
Ai , voces certamente chegarão num acordo.
.
No mais, por gentileza, deixa de escrever besteira, porque você pode confundir os novos participantes do blog.
.
Blz?
.
Abs

Carvalho2008

Os Nae podem ter ficado um pouco mais expostos….nem sei se de fato, mas ainda não inventaram outra forma de garantir a cobertura aérea da frota….

Piassarollo

Bem vindo de volta, amigo submarinista

Esteves

Tava dentro do S40.

Mk48

Olá amigo Piassarollo.
Tmj!.
Um abraço

Camargoer.

Olá Mk48. Concordo com você. Um outro ponto é que me parece uma visão ultrapassada colocar meios navais em configurações rígidas. Talvez, a marinha chinesa consiga fazer tudo o que precisa com 4 porta-aviões, que atuariam nas regiões de interesse segundo um planejamento estratégico. Imaginando que na pior situação, eles teriam 2 navios em manutenção e outros dois operacionais. Ou algo assim

Dalton

É só uma questão de semântica Camargo. O USS Ronald Reagan baseado no Japão costuma fazer duas patrulhas por ano, “Fall Patrol” e “Summer Patrol” que duram cerca de 3 meses cada uma com um espaço de um mês entre elas para um descanso e aprovisionamento.
.
A presença de um NAe, suas aeronaves, especialmente as de reconhecimento como
E-2D e navios do grupo podem ser uma mensagem forte para adversários e aliados
então esse “vigiar” é algo mais complexo e amplo e os chineses provavelmente irão
emular essa prática.

Camargoer.

Olá Dalton. Pois é. Os EUA têm porta-aviẽos sediados em vários lugares, o que facilita a sua presença global. No caso da China, talvez a opção adequada seja criar uma doutrina de operação flexível, com navios que possam atuar de maneira diferente dependendo das missões?

Dalton

O que eu quis dizer Camargo é que o NAe baseado no Japão tem uma rotina completamente diferente dos demais a começar pelo fato dele não precisar despender um mês para ir e outro para voltar do Teatro de Operações, dispensa de maiores manutenções em dique seco por cerca de 8 anos apenas manutenção básica nos primeiros meses do ano nem mesmo precisa formar novos pilotos. . Com exceção dele ter sido empregado na retirada do Afeganistão sua área de patrulha limita-se ao Pacífico e inclui sempre o Mar da China Meridional e eventualmente visita e participa de treinamentos com… Read more »

Camargoer.

Olá Dalton. Talvez a principal pergunta seria quais os teatros de operações dos porta-aviões chineses. Ao contrários dos navios dos EUA que têm propulsão nuclear, os chineses consomem toneladas de óleo, o que de certa forma limita a sua atuação. Considerando que os porta-aviões chineses são (neste momento) essencialmente navios para atuar na defesa, parece-me adequado imaginar uma estrutura flexível. Assim, parece possível que eles tenham uma atuação mais efetiva com um número menor de navios.

Dalton

No momento os NAes chineses estão limitados a operar perto de suas bases onde são mais necessários. . A US Navy manteve no Japão o quanto deu um NAe convencional o último sendo o “Kitty Hawk” mas havia planos de substitui-lo pelo “John F Kennedy” caso este tivesse passado por um programa de modernização, mas acabou sendo retirado de serviço em 2007 com “apenas” 39 anos e em péssimo estado. . Um NAe de propulsão nuclear trouxe alguns inconvenientes para operar a partir do Japão como por exemplo não poder usar o dique seco em Yokosuka. . Mas enfim se… Read more »

Carvalho2008

Mestre Camargoer, O Nae convencional, não limita nem nunca limitou na atuação Global. O que havia era uma expectativa de menores custos aliada à mobilização mais rápida. A mobilização de fato torna-se mais rápida principalmente em atuação global, mas isto é em muito amortecido pela perspectiva chinesa que ainda focs em muito seu próprio quintal asiático. Não devemos esquecer que navios de 70 mil ton navegavam e atuavam 100% no mundo inteiro desde WWII até anos 80….então não creio veio o caso. E tem o 1o ponto que foi a descoberta de que no ciclo de vida….o nuclear revelou-se 30%… Read more »

Camargoer.

Olá Carvalho. Tenho pensado bastante sobre este post. Fiz um apanhado (de memória) sobre o papel dos porta-aviões desde a segunda-guerra e tenho chegado a conclusões estranhas. Os porta-aviões tiveram um papel determinante no sucesso japonês em Pearl Habor. A partir dai, parece que eles mudaram de papel tático. Midway, Mar de Coral e Leyte são exemplos de batalhas navais importantes nos quais os porta-aviões tiveram papel destacado, mas restrito ás batalhas navais. Por outro lado, os submarinos foram mais importantes no Atlântico. A partir de então, os porta-aviões tiveram menos importância nas diversas guerras, atuando como apoio em diversas… Read more »

Mk48

Nada a ver.
.
Sugiro vc deixar de fazer copy/paste do google e usar mais seu cérebro.
.
Você pode fazer melhor pensando por si mesmo, do que esse seu comentario a lá google.

Fernando "Nunão" De Martini

E os editores sugerem que você se dirija aos outros com mais respeito.

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Mk48

Prezado,
Não faltei o respeito com ninguém.
Você está confundindo as coisas.

Passar bem.

Camargoer.

Olá Nunão. Acho que esquecemos algum pecado naquela lista…

Fernando

Mk48, tomou um puxão de orelha e voltou ao seu lugar. Chatice demais dá nisso kkkk

Mk48

Camargo, penso que o numero de porta-aviões da PLA Navy é uma coisa dinamica
.
Não adianta ficar fazendo projeções bobas.
.
Com a capacidade de produção deles, hoje a projeção pode ser de um ou dois, mas se identificarem ameaças maiores , com a capacidade de engenharia e producao que possuem, podem facilmente construir , por exemplo, mais 3 ou quatro, simultaneamente.
.
Assim, acho uma besteira enorme essa coisa de ficar especulando o numero ee PAs que a China pode ter.
.
Abs

Camargoer.

Ola Mk48. Eu também vejo mais ou menos nesta direção. Hoje, os chineses têm três porta-aviões. Eles podem coloca-los operando todos juntos em um força-tarefa, pode colocar dois deles e um terceiro na reserva. Podem operar dois juntos e um terceiro em outro local ou até colocar cada um deles operando em regiões diferentes. Este tipo de flexibilidade é muito mais interessante que criar frotas fixas. Aliás, é o tipo de modelo que defendo para o EB. Forças enxutas, flexíveis e de alta mobilidade.

Pedro Fullback

O único ramo que a China está engatinhando é o ramo de submarinos. De resto, a China está avançando muito.

ChinEs

Parece que nao, a China so esta esperando e espionando os projectos ocidentais (SSBN Columbia + SSBN Dreadnought + SSN SNXX) , a China ja ate copiou o A26 da SAAB e fez uma copia exacta, a fabrica de submarinos de Bohai ja esta pronta, agora faltam projectos de ponta… Mas dentro em breve teremos os SSBN Type 096 Tang e os SSGN Type 095 Sui, sendo produzidos em massa.

Felipe Morais

Fala Chinês, beleza? Fiquei curioso. O que seria uma cópia exata do sub sueco? O casco ficou igual? Pq, tirando eles terem um pra fazer engenharia reversa, é impossível criar uma cópia exata do recheio. E uma “cópia exata” do casco, importa muito pouco.

WSilva

O salto de poderio militar chinês em 20 anos é ASSUSTADOR.

Sinceramente não me recordo de nada igual, a não ser em tempos de guerra.

Last edited 1 ano atrás by WSilva
Dalton

Em apenas 7 anos por exemplo os EUA comissionaram o primeiro submarino de propulsão nuclear o Nautilus em 1954 o primeiro “SSBN” em 1959 “George Washington” e em 1961 o primeiro combatente de superfície nuclear “Long Beach” e o primeiro NAe de propulsão nuclear o “Enterprise” sendo que em 1961 também comissionaram outros 2 “Super Carriers” o “Kitty Hawk” e Constellation”.

WSilva

Comissionaram o que antes das duas grandes guerras e guerra fria?

Dalton

Já em 1907 a US Navy fizera quase todos os seus encouraçados fazer uma circunavegação pelo globo, conhecida como a Grande Frota Branca não apenas um recado para possíveis inimigos como também atestar o poderio industrial já que apenas uns poucos anos a US Navy mal passava de uma marinha regional, isso entrou para a História goste ou não ! . O período entre as duas grandes guerras teve a construção limitada por conta de Tratados que os EUA aderiram mas deixando claro que tinham a capacidade de superar todos os demais signatários França Itália, Japão e Grã Bretanha como… Read more »

WSilva

O grande salto do poderio militar americano se dá por conta das duas grandes guerras e guerra fria, o que fizeram antes em tempos de paz é pouco comparado ao que faz a China, isso porque ao mesmo tempo a China enfrenta em várias frentes indiretamente a maior potência do planeta com seus vassalos. Ter marinha só por ter a China também sai na frente, a marinha chinesa da Dinastia Ming do grande Zheng He era maior que a Armada Espanhola e só superada séculos mais tarde pela marinha britânica. A marinha atual chinesa é mais para defesa do que… Read more »

Dalton

O salto militar da US Navy se deu antes da I Guerra em um curto espaço de tempo conforme o exemplo da “Grande Frota Branca” que dei em uma época onde os britânicos eram vistos com desconfiança os alemães que então possuíam a segunda maior marinha como prováveis inimigos além da crescente expansão japonesa que também preocupava no Pacífico. . E se a China “enfrenta em várias frentes a maior potência do planeta e seus vassalos” em parte é por conta desses “vassalos” não concordarem com clamores territoriais chineses que se pretende fazer engolir goela abaixo e pesca predatória. .… Read more »

WSilva

O caminho percorrido pela China é muito mais árduo que o caminho americano, a China vem de várias invasões imperialistas e uma guerra civil, período de paz e progresso na sociedade chinesa somente de 1980 pra cá. Em 20 anos possuir a segunda maior marinha do mundo é assustador. ”não concordarem com clamores territoriais chineses que se pretende fazer engolir goela abaixo e pesca predatória.” Os chineses também não concordavam com o imperialismo ocidental e japonês em seu território e quintal estratégico ainda no século XVIII e XIX, nada disso impediu os mesmos mudaram o status quo da região. O… Read more »

Dalton

Nosso imbróglio começou porque você escreveu que desconhecia outro “salto militar” em tão pouco tempo, oras, os EUA também tiveram percalços como uma Guerra Civil quando logo depois de concluída suas forças armadas, exército e marinha decaíram significativamente até entrar nos eixos no início do século XX. . Não é vergonha admitir que outras nações também tiveram conquistas tão ou até mais significativas que os chineses ! . Os chineses durante décadas lutaram entre eles mesmos e isso os enfraqueceu então não é apenas uma questão de imperialismo ocidental aliás os EUA apoiaram com armas e recursos os chineses durante… Read more »

WSilva

Quem teve percalços na verdade foram os índios norte americanos, o que veio depois é apenas uma mistura de raças dominada culturalmente pelos anglo-saxões. Ou seja, os ”americanos de verdade” fracassaram, nunca conquistaram nada, foram quase que exterminados e hoje meia dúzia deles vivem escondidos. ”Não é vergonha admitir que outras nações também tiveram conquistas tão ou até mais significativas que os chineses !” Claro que não, as conquistas recentes dos EUA são imensamente maiores que as conquistas recentes da China, mas é interessante notar que mesmo sem conquistar muito a China já é segundo colocado… Os comunistas venceram a… Read more »

Augusto

“Quem teve percalços na verdade foram os índios norte americanos, o que veio depois é apenas uma mistura de raças dominada culturalmente pelos anglo-saxões. Ou seja, os ”americanos de verdade” fracassaram, nunca conquistaram nada, foram quase que exterminados e hoje meia dúzia deles vivem escondidos.” “O mais forte vai prevalecer na região”. Com relação ao domínio anglo-saxão o mais forte prevaleceu na América. Com relação aos chineses durante a época da grande humilhação, realmente foi uma barbárie que o Ocidente fez com eles, mas como você mesmo escreveu os mais fortes prevaleceram naquele tempo. Os chineses cometeram um erro terrível… Read more »

Dalton

Minha resposta está aguardando moderação e estou de saída mas enfim independentemente de cansarmos à “audiência” ao menos
foi um debate educado. 🙂

Fernando

Viu gente, a cueca que estão usando também está escrito EUA e China?

Dalton

Estranho. O “Liaoning” terá 49 anos em 2037 se for contado a partir do lançamento em 1988, mas, normalmente se conta a vida útil a partir do comissionamento e este se deu apenas em 2012, portanto terá apenas 25 anos.
.
Pode ser também que a marinha chinesa tenha planejado seu uso por apenas 25 anos não vendo vantagens em estender sua vida útil para além disso.

Flávio

Acho que seu destino é ser transformado em navio-museu, já que foi o primeiro porta-aviões da china.

Dalton

Sem dúvida, possível, mesmo o casco tendo sido construído na Ucrânia o que faz dele parcialmente chinês sua importância está bem estabelecida.

Alex Barreto Cypriano

Segundo Wang, os type 075 poderiam ser transformados em para operar asa fixa com o acréscimo de catapulta. Se a asa fixa quiser pousar (pode não querer, se adotar a vibe kamikaze), vai precisar de algum dispositivo de captura/arresto, também. Será que já desenvolveram uma EMALS pro type 075 ou só aquela ski-jump ramp atarrachada com dois parafusos (a qual, aliás, também demandaria o aparelho de arresto…)? Abaixo, a EMALS ianque; olhem como ocupa espaço no deque abaixo do convôo.

Alex Barreto Cypriano

Ah, e o AAG, também ocupa um espaço enorme. Instalar a posteriori tais dispositivos deve ser extenuante pra dizer o mínimo.

Carvalho2008

provável venham a usar apenas a skijump e a versão stovl que estão estudando do j35….as vai por mim….já demonstrei aqui o KIT SATS que já nos idos da década de 60 os marines fizeram para instalar uma catapulta e cabos de parada no meio da floresta em 72 horas…funcionava até para o Phantom F4…

Last edited 1 ano atrás by carvalho2008
Carvalho2008
Neto

Tipo de teste que a marinha deveria realizar em São Pedro da Aldeia com os A4.

Carvalho2008

tipo de teste e equipamento que deveria existir em todo lugar. Neste ponto, os americanos são incríveis pois já testaram e usaram muitas hipóteses. Já nos idos dos anos 70/80, fizeram também exaustivos testes de skijump para aviões terrestres. Todos passarem bem e foi conclusivo que a rampa de 9 graus possibilitava o emprego de todos os caças testados…somente um foi desencorajado…era o F4 pois ele tinha uma tendência de elevar demais o bico e dar cambalhota exigindo muito braço do piloto….mas A4, F14, F18, passaram de boa. Foi conclusivo que o F18 decorava e bem com em configuração de… Read more »

Varg

Se a China quer equilibrar a paridade naval com os EUA, eles precisam de pelo menos uns 10 PAs. E considerando que eles pretendem aumentar a influência no Atlântico à partir da costa oeste da África, tem capacidade técnica e humana para construir embarcações de grande deslocamento e desejam tornar-se a superpotência dominante, esse número não seria um exagero.

Cristiano de Aquino Camposim

Nós não sabemos ainda se a China quer equilibrar isso no mundo todo ou só no pacifico? Se for no pacifico 6 ate superam.

Carvalho2008

concordo

Camargoer.

Olá Cris. Eu também penso assim. A questão é entender qual o papel estratégico que a China pretende dar aos seus porta-aviões. Acredito que neste momento e nas próximas décadas, o foco da China é apenas a região do Pacífico em torno do seu território. Tenho dúvidas se a China teria interesse geopolítico de estacionar tropas em outras regiões, como fez os EUA muito mais como consequência da sua vitória na II Guerra e da expansão da Guerra Fria do que de um planejamento estratégico.

Carvalho2008

Não acho não….06 Nae da China e na região da China ….é o mesmo que 11 a 12 Nae americanos espalhados no mundo….06 é o número mágico….a próxima jogada seria os USA concentrarem mais seus Nae lá mas aí teriam de recorrer aos seus LHAs como Nae Leves espalhados no mundo….que é o que acredito firmemente que ocorrerá….Isto significa adicionar mais 9 unidades de pronto equipadas com 12 a 22 F35 cada…nada mal….

Flávio

Um navio que estou muito ansioso para ver é o Type 076, na prática um porta-aviões totalmente dedicado a drones.

Carvalho2008

correto mestre Flávio. A China já vem dando sinais a tempos de que iria avançar até a próxima etapa dos LHAs transformando-os realmente em 100% multitarefa.

Já postei muito sobre isto. Este type 076 é a evolução que os chineses estão amadurecendo do Type 075.

Vc percebe ali o desejo de implementar emals e cabos de parada. Será um enorme Super Carrier? Não! mas um complemento…e se for para escolta de comboios e rotas estará ótimo

Carvalho2008

https://youtu.be/H19snOZR_i8

Falei que onde há fumaça há fogo….

Carvalho2008

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Last edited 1 ano atrás by carvalho2008
Carvalho2008
Last edited 1 ano atrás by carvalho2008
Alex Barreto Cypriano

Não conseguem. O stealth deles é biturbina – vão fazer um stovl com bifan?

Carvalho2008

rapaz….sabe que é verdade!!! Não tinha pensado nisto!!!! Não tem como mover a tubeira como o F35 ou Yak 141….mas sei lá….o Harrier também não era assim e tinha outro tipo de solução….vamos ver o que os chineses devem estar fazendo….a não ser que eles tenham isto meus desenhos e vão criar algo baseado mesmo no sistema sats…vai saber….

Carvalho2008

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na concepção artística seria um monomotor

Carvalho2008
Carvalho2008

tem muita especulação de um lado, imagens artísticas de outro, protótipos de testes e até aeromodelismo de testes

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Carvalho2008

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Carvalho2008

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Carvalho2008

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Carvalho2008

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Carvalho2008

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Alex Barreto Cypriano

Esses memes…

Flávio

Olá Carvalho, pelo que parece a China já está estudando a doutrina de uso de drones no Shandong.
Eu pessoalmente acho que os cabos são para drones pesados como o Dark Sword

Carlos Campos

se der para colocar a catapulta nele aí fica top, até caças normais ele lançaria.

Carvalho2008

repare que o 076 ao menos no desenho, já prevê as catapultas emals

Flávio

olá Carlos, eu pessoalmente acho que esse navio terá drones como foco.
Abaixo é um conceito chinês de drones furtivo supersônico, se for operar nessa embarcação justificaria a catapulta.

Reinaldo Pereira

A questão não é ter, mas operar. Quantas dessas tripulações estarão devidamente treinadas e com a doutrina e o emprego correto de seus armamentos? Quanto será o nível de operacionalidade desses meios?

Graças a Deus a MB não quis treinar com eles! Não cooperamos com o vermelho! HUA!

max

Seus dois transportadores atuais, 16 e 17, estão equipados com um navio de cruzeiro de luxo para o dobro da tripulação extra a ser acomodada, com três turnos de treinamento disponíveis 24 horas por dia. A tripulação não-treinamento vive a bordo.
https://en.wikipedia.org/wiki/Daguan-class_barracks_ship
Você pode ver quantas pessoas poderiam ser treinadas em regime de turnos triplos* 24 horas com dois transportadores + acomodação.

Last edited 1 ano atrás by max
Reinaldo Pereira

Os chineses são espertos. Eles sabem que jamais conseguiriam treinar num navio da Royal Navy ou dos EUA , por isso ao tentarem treinar no NAM eles ficam conhecendo um pouco do equipamento ocidental e pode assim podem planejar uma estratégia que gira em torno de explorar os pontos fracos de uma embarcação desse porte. Graças a Deus o Brasil não forneceu essa possibilidade aos comunistas! Ficaram sabendo tudo sobre os nossos moderníssimos e modernizados A-4KU Skyhawks. Informação inédita e super estratégica no século XXI pois foram modernizados pela Embraer. A MC (Marinha Comun… Digo Chinesa) só chegou a ter… Read more »

Esteves

De quantos porta-aviões a China precisa? De quantos porta-aviões a China precisa para? Querem porta-aviões para a doutrina A2/ AD reconhecendo uma certa inferioridade contra ameaças? Querem porta-aviões para as ilhas protegendo desembarques? Querem porta-aviões para desafiar Taiwan? Para proteger mercantes e futuras rotas comerciais incluindo a duas Costas da África? Querem porta-aviões para completarem as estratégias militares desafiando a contenção atual imposta pelo passado…afinal…foram invadidos por europeus, japoneses, russos, franceses? Até aonde a China ambiciona ir para dar emprego e alegria a 1,4 bilhões de pessoas utilizando a construção naval civil e militar + a expansão econômica cada vez… Read more »

Homero

“…Fujian, equipado com catapultas eletromagnéticas avançadas…”

Tô realmente desatualizado…acreditava que as catapultas eletromagnéticas só viriam no 4º porta-aviões chinês.
Os chineses são rápidos ou eu que estou devagar? Deve ser os dois…

Seria ótimo se a MB tivesse um 1/3 da velocidade de desenvolvimento e implantação efetiva de seus projetos, que a marinha chinesa tem.

Dalton

A catapulta a vapor é coisa do passado. Ainda renderão bons serviços nos navios da classe Nimitz que porventura continuem em serviço nas décadas de 2040 e mesmo 2050 caso os últimos dois da classe também sejam modernizados e tenham seus reatores “reabastecidos” e o “Charles de Gaulle” deverá ser substituído por um NAe ainda maior com catapultas eletromagnéticas e propulsão nuclear por volta de 2040. . Com o advento da catapulta eletromagnética no USS Gerald Ford não teria feito muito sentido a marinha chinesa investir em tecnologia antiga em um NAe que só deverá estar certificado depois de 2025… Read more »

Fernando XO

Qual é o entorno estratégico considerado ?
O quanto pensam ser “global” ? A China quer mais do que garantir o seu “quintal”, considerando a meta de “incorporar” Taiwan ?
O quanto querem ser atuantes no Índico, a despeito dos indianos ?
Em qual nível querem marcar presença na costa oeste africana, em nosso próprio entorno estratégico ?
E o Ártico, vão colocar meios por lá também ?
Com essas respostas (e muitas outras, óbvio, derivadas de um planejamento baseado em capacidades que sustentem sua Geopolítica), saberíamos o número de Nae pretendidos pelos chineses… abraço a todos…

Carvalho2008

Grosso modo Mestre Xô, nos até já sabemos para o básico….Mar da China e Índico e ocasionalmente Atlântico…06 parece ser o número mágico….

Camargoer.

Olá XO. Sobre a incorporação de Taiwan, acho difícil imaginar que isso possa acontecer a curto ou médio prazo. No caso de Hong Kong, havia um tratado. Eu tenho a impressão que a diplomacia chinesa trata Taiwan do mesmo modo que a diplomacia argentina trata as Malvinas. Na prática, não existem condições de curto ou médio prazo para a incorporação dos territórios, mas é melhor deixar a alternativa aberta para longo prazo, quando tudo poderá ser diferente. Assumir neste momento que estes territórios foram definitivamente perdidos fecharia qualquer alternativa de longo prazo. Particularmente, acho improvável que a China arrisque uma… Read more »

Esteves

Pois sim.

O Fernando perguntou…praticamente repetindo as perguntas do Esteves, fato que comprova o brilhantismo de ambos.

Qual entorno a China considera? Como a China pretende sustentar as posições nas duas Costas da África? O que significa, para a China, a Índia? Ameaça? Oportunidade?

Quando responderem, favor tocar o 🛎

Red Pill - 红色药丸

Respeitem o gigante !

Chengdu J-10

Saiu nova imagem de boa resolução do novo caça furtivo da China: