No 1º desdobramento da Marinha Indiana na América do Sul nas últimas 2 décadas, a fragata INS Tarkash participou de um exercício com a fragata União da Marinha do Brasil.

Os 2 navios realizaram operações multifacetadas, como cross-deck com helicópteros e reabastecimento no mar.

O exercício ajudou a melhorar a interoperabilidade entre as duas Marinhas e fortalecer os laços marítimos e diplomáticos existentes entre as duas nações.

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Moriah

Show! É perceptível a diferença de tamanho entre elas numa das fotos, porém, é igualmente notável a discrepância ao nível tecnológico.

Camargoer.

Caro Moriah. Vocẽ tem razão. A Takarsh foi comissionada em 2012 e a União em 1975. Por mais que a MB tenha investido em sucessivos programas de modernização, o peso da idade é irreversível.

Dalton

Uma pequena correção Camargo já que você usou datas de etapas distintas de construção para os dois navios . A “União” foi lançada em 1975, o comissionamento ou como se diz aqui Mostra de Armamento ocorreu em 1980 enquanto a fragata indiana foi lançada em 2010 e comissionada em 2012.

Camargoer.

Obrigado Dalton. De vez em quanto eu confundo os dois momentos. Vou prestar mais atenção

India-Mike

Interessante notar (além do cross-deck de aeronaves e da óbvia defasagem do Alouette III) é que mais uma vez vemos um dos nossos escoltas operando com Esquilos ao invés dos Wild Lynx modernizados. Impressão minha ou a disponibilidade dessa ANV está baixa?

Leandro Costa

Também fiquei surpreso com o Alouette sendo usado. Mas estávamos com Esquilos…

Eu acho que a disponibilidade dos Wild Lynx está boa. Não sei se recebemos todos os modernizados ainda, mas acredito que seja uma simples questão de que a hora de vôo dele é bem mais cara do que a do Esquilo e para a tarefa que deveria cumprir nessa mini-comissão não justificaria o uso dos Lynx. Ou seja, medida de contenção de custos mesmo.

Camargoer.

Olá Leandro. Concordo com você. Além disso, seria necessário verificar qual o tipo de exercício realizado com estes helicópteros. Parece-me inadequado deslocar um Lynx para fazer exercícios de “cross-deck”.

India-Mike

A hora de voo com certeza é um fator, mas a União realizou o Passex com a fragata união na ocasião de seu retorno da África, após 2 meses na missão Guinex…. Ou seja o esquilo não foi escalado ‘apenas’ para fazer um cross-deck…

Adriano Madureira

Esse modelo Alouette III lembra o Gazelle, por acaso seria um modelo antecessor a ele?

comment image

Moriah

Tá mais Gazelle que Alouette III… sou dos tempos da bolha voadora francesa… Dos francos, ainda gosto mais do Panther, apesar de admirar os velhos Super Frelon.

Leandro Costa

Adriano, tanto o Alouette III quanto o Gazelle vieram da mesma fonte: Alouette II. O desenvolvimento de ambos foi paralelo se me lembro bem (posso estar errado), e o Gazelle teve participação inglesa. O Alouette III também foi fabricado pela HAL, na Índia.

E o que pouca gente lembra ou sabe, é que o Gazelle foi a base do helicóptero fictício “Trovão Azul” 😀

Camargoer.

Olá Adriano. Achei curioso que este helicóptero adote praticamente a mesma camuflagem da FAB em cinza e verde

Alex Barreto Cypriano

Bom, se alguém se interessar:

Marco Venâncio

Bem equipada.

India-Mike

Sem dúvida mais bem equipada que as Niterói mas interessante notar que tem projeto baseado nas Krivak do início da década de 70 que por sua vez são contemporâneas das Type 21 Amazon britânicas que deram origem às FCN. O principal diferencial é o VLS para mísseis de cruzeiro, contrastando com a ausência de ASMs de menor porte. O ponto negativo fica por conta da defesa aérea que embora utilize o capaz SA-N-12 (versão naval do Buk) é dependente de um antiquado lançador singelo, sujeito a recargas. Importante notar tb que o navio em visita ao Brasil difere do cabeça… Read more »

AMX

O nome correto não seria Krikav?

Guizmo

Nao, eh Krivak mesmo

Burgos

Caramba !!!
A União tá bem condecorada:
Ordem do Cavaleiro, Mérito Tamandaré,
Pacekeeper 5 Missões, provavelmente todas pela UNIFIL e tem 2 que não consegui identificar. Legal 👍

Neural

Também… Só tem esse navio disponível, ai todas medalhas vão pra ele kkkk.

Burgos

Boa noite Neural;
Que eu saiba a única que anda com os dias contados (baixa) é a F 42 que foi até extendido para maio/23, as demais operam normalmente salvo a que estiver cumprindo Período de Manutenção Guarnecido (PMG), ou PDR Período Determinado de Reparo no AMRJ.