Missão da Combined Task Force 151 é combater pirataria na região do Bahrein

A Marinha do Brasil (MB) assumiu ontem (18) o Comando da Combined Task Force 151 (CTF-151), em cerimônia realizada em Manama, capital do Bahrein. A CTF-151 é uma força-tarefa multinacional que realiza operações para dissuadir, interromper e reprimir a pirataria na região do Chifre da África. O Contra-Almirante Nelson de Oliveira Leite recebeu a função do Comodoro Ahmed Hussein, da Marinha do Paquistão, e exercerá um mandato que se estenderá de agosto de 2022 a fevereiro de 2023.

A CTF-151 é um das quatro forças-tarefa subordinadas às Combined Maritime Forces (CMF), Força-Tarefa Multinacional formada pela coalizão de 34 países e organizada para promover o combate à pirataria, bem como a segurança e estabilidade em aproximadamente 3,2 milhões de milhas quadradas de águas internacionais, que abrangem algumas das rotas marítimas mais importantes do mundo, destacando-se o Mar da Arábia, Golfo de Omã, Golfo de Áden e o Mar Vermelho.

A participação na CMF é feita de forma voluntária e cada país da coalizão decide de que forma pode contribuir com as operações, seja por meio de navios, aeronaves, ou pessoal qualificado para compor os Estados-Maiores das Forças-Tarefa Combinadas ou da própria CMF. O período de Comando das Forças-Tarefa varia de quatro a seis meses.

O Contra-Almirante Nelson Leite destaca que “ao aceitar mais um convite para comandar a CTF-151, a Marinha do Brasil reafirma seu compromisso com a comunidade marítima. Estou na expectativa pelo trabalho que minha equipe fará para continuar a promover e defender a segurança na região”.

Participação do Brasil na CTF-151

O Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, esteve na cerimônia de transmissão do cargo e afirmou que “a Marinha, ao assumir o Comando da CTF-151, reforça a posição do Brasil como ator capaz de contribuir para o esforço de manutenção e segurança das linhas de comunicação marítimas, participando de uma coalizão internacional de combate à pirataria, respeitando os limites de atuação do Estado brasileiro. Além disso, trata-se de uma oportunidade ímpar para sedimentar conhecimentos nos níveis operacional e tático, aprimorando, assim, a doutrina e os procedimentos concernentes às Operações de Segurança, Defesa e Controle do Tráfego Marítimo, dentre outros”. O Brasil foi o primeiro e único país da América do Sul a comandar a CTF-151, tendo assumido pela primeira vez entre junho e novembro de 2021.

FONTE: Agência Marinha de Notícias

Subscribe
Notify of
guest

70 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Fernando

Mas vão navegar o que? Canoa de índio?

Vovozao

19/08/2022 – sexta-feira, bnoite, J Fernando participação voluntária, uns contribuem com meios navais; outros com o conhecimento….. como MB não possui meios disponiveis…. contribui com o conhecimento ou seja PESSOAL QUALIFICADO, que tenham conhecimento de comando e operações.

Jefferson Ferreira

certeza que vai rolar uns coquetéis top lá hein… porque ai tem conhecimento e pessoal qualificado!!

Jack

Nosso oficial representante aí na foto está bem barrigudinho! Dos três é o mais rechonchudo…Só para não perder a piada.

Carlos Eduardo Oliveira

Já tinha reparado nisso, assim que vi a foto.
Teste físico eliminatório no exame pra Escola Naval, não sei pra quê.

Jefferson BA

Jack, foi a primeira coisa que percebi kkkkkkkkkk
Falta verbas na MB 🤣

gordo

De fato, a MB possui pessoal qualificado, mas não se pode negar que dado ao contexto que conhecemos não deixa de ser uma piada pronta. Que essa oportunidade gere aprendizado também para a parte da MB, lembrando que foi em uma viagem para qualificação na Inglaterra que se teve o plantio da semente que resultou na revolta da chibata.

Diogo de Araujo

País com 215 milhões de pessoas que não desenvolve nada de tecnologia não tem p@##a nenhuma de “qualificado”, principalmente se contar que as forças armadas deveriam ser uma das principais fontes de conhecimento, vide os EUA.

gordo

Sr Diogo nossa Marinha desenvolveu um programa nuclear de forma fantástica, temos excelentes centrífugas que são fruto de engenharia reversa e depois aperfeiçoada. Tudo graças a gestão da MB que permitiu agregar ao projeto nossa indústria e nossas universidades. O fato de estar hoje como está, e isso é visto e negar apenas posterga a solução, não tira dela méritos como este que citei.

Underground

Usou bem o tempo: desenvolveu. Passado!

Salim

Irá, Paquistão, Índia, Israel, Coreia Norte… alguns até com embargo tem programas mais exitossos. Nossa usinas atômicas são abastecidas por combustível cazaquistao/ Canadá… Angra 3 e um exemplo da incompetência e desvio do setor. 25 mil fuzileiros sem meios marítimos para transporte, fora não terem defesa de ponto nem apoio mínimo de defesa aerea. Força superfície, não dá nem pra falar do quase nada. Só sobrou submarinos, porém se ver histórico/situacao dos Tupis me dá medo.Contingente MB 80 mil , aceitar esta situação e não gostar do Brasil.

Jefferson BA

Diogo, assino embaixo!

Batalhão azoz

Mas né tudo é ruim temos diversas bandas de música da marinha e temos mais de 300 dentistas…sorriso mais belo do mundo.

Camargoer.

Olá Batalhão. O número de oficiais de saúde que trabalham nos NAsH (custeados com recursos dos SUS) representam um numero insignificante no contexto da MB. Talvez seja momento de fazermos um levantamento mais detalhado do contingente das forças armadas para podermos avançar nesta discussão. Há algum tempo, fiz uma estimativa que a MB precisaria de cerca de 50 mil militares para operar todo a sua frota, aviação, uma divisão de fuzileiros e todo o serviço de saúde, educação, pesquisa, administração e manutenção. No caso da FAB, é preciso lembrar que dos 75 mil militares, 25 mil estão no DECEA custeados… Read more »

Ander

Nossa marinha vai fornecer os melhores Barmens para os coquiteis da força Maritima Internacional kkk

Luiz Trindade

Mas João… O atual governo esta matando quem sabe fazer “Canoa de índio”. Nem isso mais dá mais para navegar. Mas olha… Não liga não… O nosso atual mandatário vai arranjar uns navios do TIO SAM novinhos emprestados para gente cumprir a missão tá?!?

Foxtrot

O comandante brasileiro que assumiu o comando dessa TASK FORCE, não deve nem saber o que fazer com tantos meios navais e tanta diversidade de meios.
Está acostumado com a força ribeirinha de lanchas patrulha denominada MB.
Sem falar na falta de visão estratégica, falta de integração, miopia em compras etc etc etc.

Thor

Realmente.
O Comando Unificado, o CMF, que é sempre dos EUA, e os outros mais de 30 países participantes, são loucos em entregarem a tarefa para alguém descrito da forma como vc falou….
Piada….

Mk48

O problema é que se criou aqui uma cultura tão mesquinha e aversa a MB que mesmo quando ocorre uma noticia boa como essa, esses caras arrumam uma forma de denegrir. Há algumas excessões, mas no geral é isso aí.

Jefferson Ferreira

Cultura essa que a própria marinha contribuiu… é no mínimo curioso um contingente tão grande com tão poucos meios, ou quase nenhum…

737-800RJ

Mas sejamos justos: o sujeito que está lá assumindo a missão não tem nada a ver com a desorganização da MB. Imagina o nível de preparo que este senhor possui! Isso deve ser parabenizado. O que a MB deixa de fazer, e não é pouco, não deve ser projetado nele.

Foxtrot

Criança criada por lobos, vira lobo.
Há grandes possibilidades dele ter a mesma visão.
Mas não é uma regra, apenas fui irônico.
Mas que grande parte do almirantado são péssimos administradores, isso são.

Mk48

Esse assunto do contingente da MB já foi amplamente explicado e discutido a exaustão aqui no Blog inumeras vezes. Sugiro o amigo procurar os posts onde houveram essas discussões. Aí certamente vai entender os motivos e ver que não há nada de curioso nisso.

Jefferson Ferreira

De certo, esse sujeito deve ter experiência ímpar em vários meios e situações que vivenciou, deve ser um privilégio estar lá com ele compartilhando tal experiência com seus pares menos afortunados que mal devem ter subido um em navio na vida… afinal, é um loucura ser marinheiro de terra firma né?!

Foxtrot

Bingo amigo.
O problema é que a “fé cega” deles os impede de ver o óbvio.
Nossos oficiais são péssimos administradores.
Olha o que estão fazendo com o dinheiro público.
Onde já se viu uma marinha que mal mal consegue manter um submarino convencional querer ter um nuclear ?
Onde já se viu comprar 4 navios caríssimos e não ter verbas para colocar combustível para treinamento.
Onde já se viu gastar tanto em alimentação exótica para oficiais, Viagra etc etc e não gostar no básico para equipar o CFN por exemplo.
O CFN está com os mesmos equipamentos desde sempre.

Camargoer.

Olá Jeff. Há algum tempo fiz uma estimativa de quantas pessoas seriam necessárias para colocar todos os navios da MB (esquadra e meios distritais) navegando ao mesmo tempo, ter uma divisão de fuzileiros, manter os serviços de saúde, educação, pesquisa, administração e manutenção em atividade. Cheguei ao número de 50 mil.

Foxtrot

Se não percebeu foi ironia minha.
Mas como está a MB?
A administração dela deve ser ótima mesmo, já que a mesma é uma das maiores forças militares do mundo.
Realmente escrevi besteira.

Allan Lemos

Não adianta discutir, tem gente que adora defender coisa errada, por isso que esse país está f*dido.

Foxtrot

Exatamente

Mk48

Seus “comentarios” são sempre ironias ? Não consegue escrever nada diretamente ? Na sua vida inteira a quantos metros ou kilometros já chegou perto de um navio re guerra ,? Conhece as fainas ? Claro que não ! Mas escondido no seu teclado e anoninato, critica tudo e todos.
.
O mundo real , a MB , são muito MAIORES, que vc.

Foxtrot

Que triste quando a cegueira ideológica, corporativismo cega a razão e torna o ser humano burro e submisso.
Mas mesmo que não queira, a verdade e a vida sempre será maiores que você, sua ideologia e seus ídolos e instituições falhas.

Esteves

“O Contra-Almirante Nelson de Oliveira Leite recebeu a função do Comodoro Ahmed Hussein, da Marinha do Paquistão, e exercerá um mandato que se estenderá de agosto de 2022 a fevereiro de 2023.”

Parabéns ao Contra Almirante Nelson Leite. Parabéns à Marinha do Brasil.

L G

Infelizmente haverá uma terceira G mundial nuclear. Os países do hemisfério norte serão destruído. Haverá grandes mortes pelo impacto das armas nucleares. Mas as maiores mortes serão pela fome com a quebra das cadeias mundial de fornecimento de alimentação do mundo. O Brasil será o quinto império de Daniel. Vamos estudar e aguardar pessoal.

André Souza

Estudar ou comprar uma bola de Cristal ?
o Blog mudou de Poder Naval para Poder Mistíco ?

Alex Barreto Cypriano

Concordes David e a Sibila, poderia você fazer o favor de estudar e aguardar em silêncio esse dia da ira?

Last edited 1 ano atrás by Alex Barreto Cypriano
CLAUDIO GARNIER

Comece estudando Língua Portuguesa.

Henrique

Quem diabos é daniel…

Salim

Fica no aguardo, prefiro lutar para melhorar o presente.

Esteves

Parabéns também ao Nunão. Hoje, 19 de Agosto, é o Dia do Historiador.

Camargoer.

Olá Esteves. Que legal. Parabéns à todos os colegas historiadores de profissão. Sou um grande admirador do seu trabalho e nutro quase uma inveja pelo seu conhecimento. PARABÉNS (em caixa alta mesmo que é para todo mundo ouvir).

André Souza

Senhores, esse uniforme da MB parece um pouco antigo comparado aos demais da foto, a MB não estava com um planejamento de mudança de seus uniformes ou era só o CFN ?

Camargoer.

Ola André. Ás vezes acho que o uniforme dos oficiais da MB vem com um salva vidas acoplado na cintura. riso.

Pedro

KKKKKK!

Jefferson Ferreira

estão anos luz a frente dos seus pares…

André Souza

Que nada Camargoer, isso ai é muita lagosta e torresmo kkkkk

Pedro

Olá André!

Este é o mais novo uniforme operacional para o pessoal embarcado, que substituiu o macacão que é bem idêntico. Esse da foto é um conjunto de gandola e calça.

Pedro

comment image

Pedro

comment image

André Souza

Ah sim, porque lembro de um modelo parecido com esse mesmo, e tinha visto uma foto de um camuflado em tom azul que iria ser testado para os marinheiros.

CLAUDIO GARNIER

Como filho de veterano da MB lembro-me do orgulho que tive em pertencer a família da MB nos anos 80. As visitas da Força Tarefa em minha cidade Rio Grande/RS, as vezes com até nove navios eram um evento que mobilizava a comunidade. Me formei e fui morar nos EUA onde permaneci por 26 anos. Ao retornar encontro este cenário que aí está… “contribuição com o conhecimento e PESSOAL QUALIFICADO”. Nos EUA quando se fala em desenvolvimento tecnológico estamos falando de três instituições somente, Universidades, Forças Armadas e NASA. Todas com sólido suporte do governo. Até mesmo a iniciativa privada… Read more »

Mk48

Impressionante como essa quadrilha de haters da MB aqui do Blog consegue, mesmo numa noticia como essa, onde mostra o respeito e profissionalismo da MB reconhecidos mundialmente, deturpar, denegrir toda uma Instituição, a troco de likes nos ” comentários”
.
Se odeiam tanto assim a MB, por que ainda continuam no blog, qué é um blog de assuntos navais ?
.
Não adianta se a noticia é favorável ou não a MB, o que querem é externar suas frustrações pessoais e ódio pela MB.

Last edited 1 ano atrás by Mk48
Salim

Blog naval do Brasil, não da MB. Como comemorar cargo político, mais um penduricalho inútil a defesa do Brasil. No Libano serviu para manter meios operacionais e vivenciar ambiente guerra. Cacar piratas do outro lado mundo sem meios proprios operacionais nem la nem ca , nao e motivo de orgulho, somente mais uma boqujnha de militar brasileiro em cargo politico/publico. Este senhor deveria estar brigando para ter meios e comandar esquadra aqui, que nao temos.

Thor

Visão míope e tacanha…

Salim

Míope , não cego. A situação da Marinha do Brasil hoje além da falta de meios, não tem nem combustível para exercícios, todos cancelados. Quantos almirante temos.. aceitar isto é ser contra Brasil e ser contra os poucos que lutam para melhorar MB. O que agrega caçar piratas do escritório…

Mk48

Sua visão é inútil. Não entendeu a reportagem, assim como vários outros integrante da quadrilha anti-MB existente aqui no Blog.
.

Jean Jardino

Olha o tamanho da barriga do militar brasileiro, eh muita picanha, que vergonha meu Deus.

Mk48

Pois é ! Que coisa hein , sabichão !
Infelizmente para vc, mesmo assim foi escolhido para comandar a CTF-51, mais uma vez !
.

Ivan herrera

É meios navais não temos, mais uma coisa temos que admitir os militares estão bem alimentados, olha o tamanho da pança 😂😂

Alessandro Penteado

Deveria ser um parâmetro de promoção nas FA’s a questão da apresentação pessoal do militar . Na minha opinião um oficial com esse porte físico pega muito mal para a instituição passa uma imagem de uma força elitista ( grande diferenças entre o oficialato e marinheiros ), pouco treinada e baixo nível de prontidão.

Carlos Eduardo Oliveira

Pouco treinada e baixo nível de prontidão, não assino embaixo.
Força elitista, aí sim eu concordo com vc (existem os príncipes e a ralé).

Fábio

Brasil e comando na mesma frase deve ser piada.. a MB deve mandar canoas e lanchas para patrulhar já que navio não tem.

Mk48

Exatamente !
.
Sabe tudo !
.
Continue nos brindando com seus sábios comentários !

Nascimento

Heheaeh olha o gado da MB indo defender a instituição em todos os comentários.

Fábio

Brasileiro merece o que tem e tem gente que defende, é pra rir.. deixa eles se iludirem.

Camargoer.

Caro Fabio. A população brasileira não pode ser culpada dos desarranjos de sua elite.

Zorann

Parabéns ao Contra-Almirante. Quanto aos comentários de alguns: Não se trata de cultura mesquinha em relação a Marinha Brasileira…. torcer pra dar certo, vendo tanta coisa errada, também cansa. É difícil torcer para quem perde sempre. A maioria aqui acompanha assuntos militares por aqui a muitos anos, vendo incontáveis planos e projetos estratégicos não darem em nada. Isto cansa. Só para citar fatos recentes: são cerimonias e mais cerimonias da Classe Tamandaré, sem sequer o ter batimento de quilha do primeiro navio; e enquanto isto, navios não navegam, marinheiros não treinam, por falta de combustível. Todo mundo está cansado de… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Zorann
Camargoer.

Olá Zorran. Sobre as FCT, sabemos que já foi iniciado, como noticiado aqui no PN em junho (https://www.naval.com.br/blog/2022/06/22/live-fragatas-tamandare-a-construcao-ficou-muito-mais-proxima-a-partir-de-hoje/). Sobre o efetivo da MB, já demonstrei aqui que considerado a frota da MB (tanto esquadra quanto distrital), uma divisão de fuzileiros e todo o serviço de educação, saúde e administração, bastaria um efetivo de 50 mil. As forças armadas brasileiras são perdulárias, anacrônicas e ineficientes. Muita gente defende aumentar os gastos militares dos atuais 1,2% para 2% sem discutir como são feitos os gastos militares e sem questionar o fato do EB consumir 50% dos recursos, sendo que as linhas de… Read more »

Ander

Kkk caraca mas não tem navio de guerra essa Marinha está de brincadeira.

Ander

Fui hoje nos portões abertos da base área de Pirassununga e o q se ve todos os anos são milhares de famílias brasileiras patriotas e entusiasmadas, mas todos os anos a mesma coisa em relação a organização e o show, poucos meios para visita, som ambiente péssimo. Cobra R$10,00 ou mais de cada pessoa e faça uma grande festa.

João

Também estive lá e concordo contigo quanto a organização, destaco também a dificuldade para conseguir comprar qualquer alimento, até mesmo uma água. Mas as esquadrilhas e aviões que se apresentaram salvaram o dia! O A4 da Marinha foi um show a parte, mesmo que possam chamar de “velharia”, os rasantes foram empolgantes!