Admiral Gorshkov lança Zirkon

O presidente russo, Vladimir Putin, disse que o míssil hipersônico será implantado nos próximos meses

O míssil hipersônico russo 3M22 Zircon começou a ser produzido em massa, disse o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, à mídia russa na noite de sábado (20).

“Estamos iniciando a produção em massa de mísseis Zircon. Nós realmente o colocamos em serviço. Este ano será documentado”, disse Shoigu em entrevista ao canal de TV Russia-1, de acordo com a mídia estatal russa.

Concepção artística do 3M22 Zircon

Em 31 de julho, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que o míssil hipersônico seria implantado nos próximos meses. Três dias antes, a TASS especificou que o Zircon seria implantado em navios de superfície já em setembro, sendo a fragata Admiral Gorshkov a primeira a ser equipada.

Shoigu também disse que a produção do míssil hipersônico Kinzhal continuaria. O míssil Kh-47M2 Kinzhal ou “Dagger” é uma arma lançada do ar, enquanto o novo Zircon é uma arma naval. Uma versão ar-superfície também está em desenvolvimento, mas a versão naval foi priorizada por causa de um backlog de produção e porque esse papel já é preenchido pelo Kinzhal. Ambos os mísseis hipersônicos são capazes de levar ogivas nucleares.

Aumento da produção de mísseis

O ministro da Defesa russo também anunciou no fórum Army 2022 contratos no valor de meio trilhão de rublos para itens como o fornecimento de mísseis antiaéreos S-500 e mísseis balísticos intercontinentais RS-28 Sarmat, informou a RIA.

Shoigu disse que os contratos eram a prova de que o complexo militar-industrial da Rússia estava “longe de ser isolado”, segundo a TASS. Informes anteriores destacaram como as munições russas foram prejudicadas pela dependência de tecnologia e eletrônicos estrangeiros para produzi-las. O aumento do custo das matérias-primas devido às sanções de guerra da Ucrânia tem prejudicado ainda mais o complexo militar-industrial da Rússia.

Mísseis hipersônicos russos na Ucrânia

MiG-31 equipado com um míssil Kinzhal

O Zircon é supostamente capaz de atingir velocidades de Mach 10 (12.300 km/h; 7.610 mph; 3,4 km/s), e seria usado como arma antinavio e contra alvos terrestres. De acordo com o Ministério da Defesa russo, um teste no Mar de Barents em maio viu a arma atingir um alvo no Mar Branco a quase 1.000 quilômetros de distância.

O Kinzhal foi usado em combate pela primeira vez em 20 de março, para atacar um depósito de combustível militar perto da cidade de Mykolaiv, no sul da Ucrânia. Na quinta-feira (18), a Rússia estacionou três aeronaves MiG-31 equipadas com mísseis hipersônicos Kinzhal no enclave de Kaliningrado, no contexto das crescentes tensões com a Lituânia.

Os mísseis hipersônicos são projéteis guiados incrivelmente rápidos que têm uma janela curta do lançamento ao ataque. Sua manobrabilidade permite que eles escapem dos atuais sistemas de defesa antimísseis.

FONTE: The Jerusalem Post

Subscribe
Notify of
guest

109 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Victor Filipe

Vão gastar recursos fabricando essa “super arma” enquanto oque eles mais precisavam agora seriam grandes números de 3M-54 pra ver se conseguem neutralizar de vez os centros de Comando e Controle Ucranianos, pontos logísticos, cruzamentos de estradas de ferro e etc. Seriam extremamente mais uteis do que o punhado de Zircon que vão sair da fabrica. Apesar da grande bravata que os fans da Russia fazem aqui todo dia, quem acompanha o conflito percebeu que os ataques Russos com PGMs diminuíram muito e não chegaram nem perto de interditar as armas ocidentais que estão a caminho da Ucrânia e que… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Victor Filipe
Cristiano de Aquino Camposim

O bom dos misseis hipersônicos e que eles não tem defesa, onde lançar eles acertam. Então, depósitos de combustível, munição e centros de comando e controle se tornam alvos fáceis, são mais caros que misseis subssonicos, porem como não podem ser inteceptados você não precisa mais do quê um ou dois misseis por alvo já que não precisa saturar ou destruir a anti-aérea inimiga.

Victor Filipe

Misseis hipersônicos não são impossíveis de serem interceptados, são mais difíceis. A vantagem deles é que pela velocidade que os misseis tem o tempo de resposta da defesa anti-aérea é menor. misseis Sea Skimming buscam fazer o mesmo porem usam o artificio de voar baixo ao invés de voar rápido. Talvez você esteja se referindo a situação da Ucrânia e de que as defesas dela no momento são incapazes de parar um Míssil Hipersônico e eu tendo a concordar contigo, não sei se esses misseis estão no envelope de emprego dos sistemas anti-aéreos que ela tem em operação. Mas vale… Read more »

Nascimento

Patriot só tem capacidade ABM e não contra mísseis hipersônicos, nem os russos tem DAAe terrestre capaz de interceptar um míssil hipersônico americano. Contra mísseis hipersônicos só as DAAes dos navios americanos formada pelo sistema AEGIS com SM-3 e SM-6.

Mauro Henrique

Atualmente não existem componentes disponíveis no “mercado” para Rússia produzir um televisor sequer.

Adriano RA

Putin está cada vez mais desvairado. Totalmente fora da realidade. Resta saber se está iludido pelos vassalos corruptos ao seu redor, ou se pirou mesmo. Lembra Hitler em seu último ano de vida.

Fabricio Lustosa

Falou um brasileiro q não tem a mais remota ideia do q de fato os russos conseguem produzir sozinhos.

Bosco

Parece que contando com você são dois os brasileiros na mesma situação, com a diferença que você engole tudo que o putin libera.

Luis Carlos

Arma testada e aprovada.
E melhor.
Os americanos não têm nada igual e nem estão perto de conseguir.

Bosco

Realmente! O galinheiro do Seu Ruslan ficou em escombros.
*Resta saber se o desempenho contra um CSG americano é igual.

Alison

Cade aquele carinha da moderação que não aparece pra moderar esse tosco…

Felipe Morais

Ele eu não sei, mas esse Luis Carlos, personalidade alternativa do tal Patrício, cuja personalidade arrogante é o Sentinela, que iniciou sua jornada como professor, passou por Antônio Kings, por Leonardo, por Amon Rá etc etc etc, tem passe livre aqui.

Comenta o que quer, o tempo todo.

Deve ter alguma assinatura especial para isso. Pena que só é disponibilizada pro gente boa aí em questão.

Mk48

Pois é! Nessas horas o chato some.

E ai temos que ler as besteiras que ele escreve.

Last edited 1 ano atrás by Mk48
Luis Carlos

Pois é.
Basta que a América pare de se cag…. de medo dos russos e comece a participar da ação.
Afinal, guardando cerca de 85 a 90% de suas forças, os russos estão esperando justamente isso.

Mk48

E vc , mais um brasileiro metido a sabichão do teclado. Vai lá ! Manda email ensinando o que deveriam fazer !

Wellington R. Soares

Não defendendo os Russos, mas quando vejo alguns comentários menosprezando a capacidade fabril Russa, isso é de se indignar. A Rússia foi um país moldado em Guerras, participando decisivamente nas duas guerras mundiais. Quando vejo comentários que eles não conseguem, que isso e aquilo, eu dou até risada. A Rússia fábrica de tudo na área militar e mesmo com sanções vai continuar fabricando, porque são décadas em “pé de guerra” ou melhor dizendo séculos envolvido em guerras. Países como Rússia e EUA foram moldados através de guerras e não abaixam a cabeça nas primeiras dificuldades encontradas. Podem ter certeza, ainda… Read more »

EduardoSP

Na primeira guerra mundial eles participaram “decisivamente” perdendo feio para a Alemanha.
Renderam-se aceitando todas as exigências alemãs.

Wellington R. Soares

Eduardo, independente deles terem perdido “individualmente” para Alemanha, mesmo tendo forças armadas obsoletas para época, sua participação foi essencial para tríplice entente, ajudando na Vitória dos aliados da França.
O fato é que a Rússia é uma nação de guerra, sempre participando de conflitos.
Se for necessário a Rússia vai arrastar essa guerra por anos e anos, levando a Ucrânia a total ruína.

Fabricio Lustosa

Quem assinou o tratado de paz com os alemães foram os bolcheviques que não tinha interesse em combater os alemães vez que já tinha inimigos demais ainda a derrotar. O exército do czar, apesar de realmente ter sofrido derrotas para os alemães, evidentemente teria continuado a guerra se não tivesse perdendo a guerra civil junto com seus aliados americanos, ingleses, franceses, japoneses – e sim, poucos sabem mas todos esses mandaram tropas para combater os bolcheviques e FORAM DERROTADOS. A propósito, a ofensiva russa obrigou os alemães a moverem forças para o leste que seriam decisivas no oeste. Então, mais… Read more »

leonidas

Pelo que sei os Russos se retiram da guerra após o golpe bolchevique na duma contra os mencheviques.
Se estavam perdendo batalhas as razões sobravam né?
Falta de meios, de moral etc etc etc

Nelson Junior

E só ganharam a segunda graças aos EUA que mandaram de tudo pra lá, aos aliados que abriram mais 2 frentes de batalha contra os Alemães e também graças as cagadas do Mussolini que fez o avanço Alemão atrasar quando eles estavam a 40 km de Moscou, sem contar o inverno

LUIZ

A Alemanha pivô das 2 guerras e hj um país vassalo dos EUA.

Alan Santos

Fico imaginando o que os alemães que deram a “partida” nos norte americanos ,ingleses,soviéticos etc devem ter na “manga “…em caso de uma hecatombe.

Fabricio Lustosa

Excelente resposta. Sabe o q é patético? Esses brasileiros LB com muito orgulho, menosprezando os russos. Tipo de coisa que os próprios europeus ocidentais e os EUA não fazem pq sabem muito bem quem são os russos. Aí somos obrigados a ver exatamente o povo que os europeus ocidentais e os EUA de fato menosprezam OS LATINOS vindo falar coisas q não tem a menor noção acerca da Rússia, tentando “ajudar” o povo q ironicamente e comicamente, aí sim, tem desprezo por eles mesmos. Apesar de ser uma piada é revoltante isso ainda tratando-se a Rússia de um país aliado… Read more »

Thiago A.

Chora não thcutchuca, um dia o Putin e seu lindo cordial povo te reconhecerá como “gente ” e não apenas um pigmeu.

Quem p*rra são os LATINOS ? A população italica que contribui a criar o mais glorioso império da humanidade ? Porque fora desse contexto não existe o ” povo latino”, só retardado e americano burro usa esse termo para indicar mexicanos, bolivianos, argentinos e etc, colocando tudo no mesmo balaio.

Argentinos te considera apenas um símio, se a tua identidade depende das definições e percepção alheia problema teu.

Fabricio Lustosa

Falou um exemplar perfeito de little bitch dito, feito e parido. Rapaz gente como vc da até coerência no desprezo que europeus e americanos tem pelos latinos e dizer que os latinos de mais de dois mil anos atrás são os mesmos que moram na América central e do sul é de uma macaquice bananeira q dispensa maiores comentários. No mais vc é mais do mesmo, plenamente identificado como little bitch.

Thiago A.

Thcutchuca, ainda não explicasse quem são os LATINOS? Quem são ? A Thcutchuquinha predileta de Mao Tsé-Tung é tão braba quanto idi#ta.
Para mamar o anão branquinho de Putin vocês se ajoelham ou ele sobe em algum púlpito?

Thiago A.

Se você gosta de enfiar o cetro de Putin até às entranhas é um problema seu. Ninguém fiscaliza o seu, você evite fiscalizar os demais. Não tens qualidades morais para tanto. Se limite a comentar o assunto.

BraZil

Vc tocou em um ponto chave. latinos menosprezando os Russos e apoiando o desvario, esse sim, do establishiment americano….é cada uma. Parabéns aos Russos por suas gigantescas realizações na ciência, filosofia e medicina etc ao longo dos séculos…..

Jefferson BA

Acho que não consegue produzir drones, foi até o Irã pedir socorro kkkkk isso mesmo, drones…olha a situação interna da Rússia. Até o momento, analisando essa invasão covarde da Rússia, só vi vergonha. O país que se diz a 2 maior potência militar do mundo perder milhares de veículos e homens de forma completamente amadora. O maior navio de guerra do mar negro no fundo do mar. A ilha das cobras nas mãos dos ucranianos, depois de muitos russos morrerem tentando ocupá-la. Praticamente alexandr dugin e a filha mortos (ele não estava no carro, senão teria morrido tambem). Onde estava… Read more »

sergio

Exato Fabrício, a galera aqui tudo tem acesso direto ao auto escalão das forcas russas, a galera aqui sabe de tudo, tipo isso não presta, vão ficar sem munição, aquilo e competência. Alias as bravatas que a galera conta aqui sobre a operação Russa na ucrânia, me lembra muito as bravatas sobre o efeito estufa, isso tudo la em 1990, eles falavam que em 30 anos o buraco na camada de ozônio iria destruir a atmosfera, que todo mundo iria morrer de CA, pra sair na rua as 12:00 teria que usar protetor solar fator 1000, ate agora nada, tudo… Read more »

Mk48

Exatamente

Marcelo

Assista o kinzhal ai fabricado com peças de tv !!!
https://m.youtube.com/watch?v=zs6tCa4uoOM

Luis Carlos

Não é?
Depois dos tanques com peças de geladeira.

huahuahuahuahua

Bosco

Isso não é um Kinzhal. Um Kinzhal é lançado a grande altitude (acima de 15000 metros) e velocidade (acima de Mach 1) por um MiG-31. Após ele se desprender do caça ele aciona seu motor foguete e sobe para uma altura de 40 km (+) onde nivela e aí o motor desliga porque o propelente acaba mas por conta do ar rarefeito ele consegue atingir grande distância até o momento que sua velocidade decai devido ao arrasto e aí ele mergulha contra o alvo onde começa a novamente acelerar, atingido o alvo com uma velocidade próxima de Mach 5. Ou… Read more »

Mk48

Os estrategistas do Pentagono estão dando mole. Deviam ter te contratado .

Cristiano de Aquino Camposim

!°- não sabemos se a Russia não fabrica seus próprios chips, podem näo ser os mais avançados do mundo, más podem ser suficientemente sofisticados para as armas dele, nem os EUA fabricam chips de ponta, compra de fora.
2°- Os Russos se preparam a décadas para essa guerra, não sabemos quantos chips de ponta eles tem estocados, esperando para serem usados.
3° Se Formos pela inteligência ocidental, Rússia era para estar sem mísseis há pelo menos 3 meses, sua economia destroçada, e Putin enterrado vitima de câncer há 2 meses.

Alan Santos

Aqueles caças derrubados na Ucrânia com GPS joga por terra sua afirmação,..hahahahah sem contar as câmeras Nikon nos drones ultra galáticos tstsrsrsrsr

Bosco
  1. Com certeza não seriam os mais avançados do mundo mesmo
  2. Não parece que estejam se preparando há décadas não
  3. Se formos pela inteligência (força de expressão) russa o Comediante teria fugido no dia 25 de fevereiro e a Ucrânia já estaria anexada há 6 meses.
Slow 🇧🇷

Se fosse pela inteligência de um certo país ai a Rússia não aguentaria 2 meses .. e inclusive já era pra estar sem combustíveis no 2 mês de guerra zzzzzzz ..

Erick Barros

Se fosse pela tua inteligência os russos já estariam sem munição.

Thiago A.

De fato, para a produção em massa é bastante improvável importar os componentes no tempo e nas quantidades necessárias. Porém ilegalmente eles conseguem ter acesso. Contrabando, corrupção e empresas de fachadas localizadas em países onde a fiscalização é menos eficaz .

Provavelmente dificulta bastante, eleva os custos, tempo e quantidade, mas é possível burlar parcialmente as sanções.

Esse relatório da Rusi aborda o tema :

https://static.rusi.org/RUSI-Silicon-Lifeline-final-updated-web_0.pdf

Z Renato Vilhena Z

Na verdade a situação do parque tecnológico russo é atualmente tão grave que há relatos de que as pizzarias com fornos a lenha estão contratando grande número de seguranças, porque os oficiais militares e cientistas estariam tentando invadi-las, armados de paus e pedras, para roubar o fogo.

Rodolfo Machado

Alguns fabricantes de chips na Rússia:
https://www.angstrem.ru/
https://elvees.ru/
http://www.elbrus.ru/

Esse centro de pesquisa projeta processadores para computadores baseado na arquitetura SPARK:
http://www.mcst.ru/

Mk48

To vendo. O povo russo esta passando muitas dificuldades, mas os alemães estão de boa.

Thiago A.

Tô vendo a juventude alemã ser dizimada e mutilada na Ucrânia…

LUIZ

A Rússia tem um parque industrial do setor eletrônico em expansão.

Luis Carlos

Ué?
A Rússia não tem uma economia do tamanho da economia do Brasil?
A economia dela não estava colapsando com as sanções?
Como eles conseguem mandar 60 mil bombas na cabeça dos ucranianos todos os dias, encomendar novos T-90, lançar um novo sub nuclear e ainda encomendar mísseis hipersônicos.
Tá difícil, né?

Alan Santos

Logo logo o dinheiro acaba aí a água bate na bunda …vamos ver se teu baixinho mafioso consegue chegar no próximo natal … segundo informações aquela menina do duguinho foi um aviso .😬

Erick Barros

Vocês tão falando isso há 2 meses. Passa a fita.

Carlos Campos

os mísseis iam acabar em maio, a Economia da Rússia ia colapsar em Junho e por aí vai, agora é no natal, vamos ver.

Cristiano de Aquino Camposim

As receitas Russas no exterior e em dolar e euro e intendente em Rublos, eles fabricam tudo oi quase tudo o que precisam para a defesa, então eles fazem com um dolar o quê os EUA gastam 5 dolares ou mais.

Carlos Gonzaga

60.000 bombas/dia? Tá de brincadeira né? Puro delírio.

sergio

Bom faz meses que venho escutando a mesma bravata, que os misses russos estão no fim, que não tem mais estoque deles etc. e todo dia tem ataque de misses na ucrânia, essa bravata da falta de munição e fácil de acreditar nela, se vc acreditar tb em coelho da pascoa, ou papai noel, mula sem cabeça e por ai vai !!!!

Bosco

Mas que os russos lançam 70 mil bombas , projéteis e foguetes por dia mas não conseguem avançar um metro Ucrânia a dentro , aí vc acredita, né?

Erick Barros

Não sei no que ele acredita. Mas quem saiu aqui dizendo que havia acabado a munição foi tu. Kkkkk

Bosco

Realmente eu me equivoquei. Esqueci das velharias soviéticas que os russos estão lançando.

Mk48

Sinceramente não sei porque o exercito da Ucrania ainda não te contratou.

Luis Carlos

Ucrânia em fevereiro de 2022.

Luis Carlos

Ucrânia em agosto de 2022.

Conta aí quantos metros os russos avançaram e segura o choro.

Thiago A.

E essa Luis, não lembras mais ?

Luis Carlos

O problema da Rússia não é atacar centro de comando da Ucrânia com 3M-54.
A Ucrânia já era.
O problema é produzir hipersônicos contra os EUA.
Entendeu?

Mk48

Manda um email pra eles e diz o que deveriam fazer. Afinal vc deve ser melhor capacitado que eles. Vai na Fé!

Esteves

Se o míssil é tão espetacular…resta destruírem os navios, os aeroportos, os meios terrestres, as fábricas e abater os aviões.

Próximo míssil.

Cristiano de Aquino Camposim

Certo, e como os Ucranianos vão destruir as bases aéreas Russas há mais de 3.000km dentro da Rússia ou os navios e submarinos a mais de 300km da costa Ucraniana?
Lembrando que os mísseis balísticos Ucranianos tem 500km de alcance e os anti-navios 300km.

Esteves

Isso é pontual. A guerra na Ucrânia é o presente. Esses mísseis são para mais.

Será que o agressor irá concentrar esforços em destruí-los no ar ou estarão determinados em atacar a origem?

Bora pensar.

Red Pill - 红色药丸

“míssel” ?! PQP…

Luis Carlos

Quem te contou?
O Zelensky?
Ele é um ótimo piadista.

Mgtow

Tu é o típico channer olavete frequentador de canais de Nando moura ou hoje no mundo militar (da OTAN).
Não tem um argumento sério, sempre com deboches e apelidinhos de quinta série.
Deveria respeitar o blog pelo menos e não cancerizar o mesmo

Mk48

Onde assino ?

Nilo

Uma metade acha que vai acabar com a outra.
A outra metade acha que vai acabar com uma metada.
A soma Uma metade + Outra metade = a soma do Todo. rsrsrsrsr “em destruição”.

Mauro Henrique

Produção em massa = 12 pra 2023 kkkkk

marcus mendes

Produção em massa! Tio Putin libera um Spaghetti alla puttanesca e uma pizza de Aliche.

Bosco

Os mísseis hipersônicos são vítimas das narrativas imprecisas , frutos do desconhecimento, que os acompanham há pelo menos uma década. Por exemplo, essa frase: “Sua manobrabilidade permite que eles escapem dos atuais sistemas de defesa antimísseis.” Essa frase afirmativa tem que ser vista e entendida em relação aos sistemas de defesas antimísseis balísticos. *Em relação aos sistemas defensivos antimísseis “antiaéreos” o fato preponderante que lhes permitem escapar é a altitude em que voam e não a manobrabilidade. O fato dos hipersônicos serem “manobráveis” insere uma variável a mais em relação às defesas de mísseis balísticos, que em tese, têm uma… Read more »

Last edited 1 ano atrás by joseboscojr
Bosco

Caraca!
Escrevi um texto gigante que foi publicado mas aí eu fui editar para corrigir um erro de gramática e ele parece que foi deletado pelo antispam.
No aguardo!

Esteves

Tava estranho o Bosco não aparecer em post de míssil.

Luis Carlos

De novo em post sobre hipersônicos?
Rússia tem.
China tem.
Coreia do Norte tem.
EUA não têm.
França não tem.
Alemanha não tem.
Inglaterra não tem.
Conforme-se.

Jefferson BA

Luis, por que tem tantos russos mortos na Ucrânia?
Luis, onde estava o serviço secreto da Rússia quando mataram a filha do neonazista Dugin em Moscou?
Coisa feia né…quase mataram o mamador oficial do Putin (Dugin, neonazista).

Luis Carlos

Sei lá. Só sei que as baixas ucranianas são muito maiores. Já se aproximam de 50.000 mortes e pode calcular o triplo disso de feridos e mais os desertores que são muitos. Está sobrando até para ps mercenários. Uma verdadeira limpeza. E como tem ucraniano que não é bobo, ontem foi noticiado que a primeira brigada russa formada inteiramente por ucranianos entrou em ação na região de Kherson/Nikolaev. E foram muito bem. Abaixo, as perdas de mercenário que lutam ao lado dos ucranianos. Devo lembra que no final de semana passada, cerca de 20 mercenários americanos foram mortos em Kharkov… Read more »

Rogério Loureiro Dhiério

Na minha opinião, ninguém tem essa coisa ainda.

Tudo retórica.

Alan Santos

Concordo com você , os abobados vê um iskander num Mig 41 e já é “skramjet”…rsrsrsrs

Bosco

Luis, Deixa de ser cachorrinho de estimação de ditador, que fica abanando o rabinho com tudo o que seu dono diz mesmo sem entender bulhufas do que ele está falando. “Coreia do Norte tem.” O kin jamais sequer disse que tem e sim que teve um teste bem sucedido. Tá empolgado à toa. Teste bem sucedido os EUA já teve vários e você não considera que ele tem. Sua adoração por ditaduras comunistas é patética. Quanto aos EUA não ter , é relativo. Os americanos por exemplo operam o X-37, que é um “avião” orbital reutilizável que entra em órbita… Read more »

Fábio

Se depender do que a Rússia tem demonstrado vai ser mais um fiasco.

Last edited 1 ano atrás by Fábio
Alan Santos

Essas armas “super trunfo” era coisa do Hitler …a única diferença é que os alemães sabiam fazer … talvez seja porque o putinho viveu em Dresden na época da ocupação soviética e aí quer se igualar … Pra ter uma ideia a limosine do baixinho tem motor da Porsche…aquela cópia do Maibach misturado com Rolls Royce… “Aurus Senat”.

Esteves

Os alvos desses mísseis estão na Europa e nos EUA. A Ucrânia é campo de teste. Quem perde e quem ganha nessa guerra duginiana na Ucrânia não tem relevância com o desempenho de um míssil extrasonico. Mais testes. Alguns aspectos negativos dos hipersônicos merecem ser citados, como por exemplo: Não vejo como negativos. grande assinatura térmica, o que facilita sua detecção e rastreio Sim. Da pra ver no lançamento à partir do navio que o míssil é uma bola de fogo e, provavelmente, irá se comportar dessa forma até atingir o alvo. maior vulnerabilidade em relação às CME se comparado… Read more »

Bosco

Esteves, Quando as características negativas são citadas são em relação há algo. No caso, a relação que estabeleci foi com os mísseis cruise subsônicos. A maior assinatura térmica permite que os hipersônicos sejam detectados e rastreados do espaço, enquanto um míssil cruise subsônico é muito mais discreto nesse sentido. A maior vulnerabilidade de um míssil hipersônico tem a ver com o menor tempo de processamento que os processadores dele tem para “decidir” o que é falso do que é um alvo real. Imagine um míssil a 3 km por segundo que tem que acionar o seu radar a 50 km… Read more »

Esteves

Ok. Rastreados do espaço é uma ação limitada a nações com satélites militares. Sem esquecer que esses satélites militares também são alvos. Ok. Alvos móveis. Para alvos imóveis como esses na Ucrânia não tem relevância se o míssil poderia usar alguns segundos a mais ou a menos. Voltando aos alvos móveis, o fato do extrasonico ter tempo menor e o míssil subsônico contar com mais tempo para determinar alvos falsos ou aplicar suas MCE ser…ser…uma advantage para o subsônico entendo que quanto mais tempo o míssil Estiver sem atingir o alvo…também ficará exposto tornando-se um alvo mais exposto. Ok. Tudo… Read more »

Rafael

Off topic- a china esta construindo 5 type 52D ao mesmo tempo, gente… se continuar assim, o EUA vai perder influência no pacífico.

Esteves

Não somente no Pacífico.

Carlos Campos

segura como isso perto da China, esses navios vão operar perto de casa e tem poder de fogo parecido com o ABF3

Andre

Pelo que vemos da “produção em massa” das super modernas armas russas, deverão fazer uma duzia por ano.

Cristiano de Aquino Camposim

E você acreditou mesmo que eles só fabricam 12 mísseis por ano? Kklk

Victor Filipe

Se fazem mais do que isso, porque tão usando misseis do S-300 pra atacar alvos em solo?

Esteves

Gostam de esnobar.

Andre

Para quem fez 2 su57 por ano, 12 mísseis pode ser um exagero da minha parte.

Angelo

O bicho é assustador mesmo e até agora, imparável…..rsrsrs

Dalton

O míssil provavelmente é excelente, mas, há também a questão das plataformas para ele que não deverão ser muitas ainda mais se adotando a máxima que diz que para cada unidade certificada não necessariamente já no teatro de operações, há outra treinando outra em manutenção e uma quarta em trânsito e estarão dispersos em várias frotas e não concentrados como acontece em algumas outras marinhas. . O grande cruzador Almirante Nakhimov que será gradativamente reintegrado no próximo ano à Frota do Norte depois de uma década sendo modernizado será equipado com tais mísseis mas então o “Pedro o Grande” será… Read more »

Esteves

Dalton,

Encontrei a construção, mas não a aceitação. Os russos não fornecem muitos detalhes, talvez algum Udaloy tenha em torno de 30 anos.

Last edited 1 ano atrás by Esteves
Dalton

Estranho não ter encontrado Esteves já que os “Udaloys” foram contemporâneos dos “Spruances”. O mais antigo dos 7 restantes no inventário o” Vice Almirante Kulakov” foi comissionado em 1981 ou 1982 o que faz dele um navio de 40 anos ! . O recém modernizado, depois de um período de 5 anos, reclassificado como fragata “Marechal Shaposhnikov” foi comissionado em 1985. . A marinha russa necessita de um número maior de grandes combatentes de superfície acima de 6000 toneladas, mas nenhum está sendo construído atualmente, espera-se uma versão maior das fragatas “Almirante Gorshkov” mas estas levarão vários anos até entrarem… Read more »

Esteves

Na enciclopédia, a construção foi até 1994. Exceto um único Udaloy II dos 3 que somariam 15 mas, houve cancelamento de 2 Udaloy II.

Não sei afirmar a precisão dessa informação. Parecem navios poderosos.

Dalton

Isso mesmo Esteves ! Em um antigo livro que tenho estão classificados como “cruzadores” mas foi uma época onde a US Navy reclassificou muitas de suas grandes fragatas como cruzadores também mas a classificação usada pelos soviéticos foi de “grandes combatentes anti submarinos”. . Os 7 Udaloys I remanescentes originalmente foram otimizados para guerra anti submarina dispondo de pouca capacidade contra navios e aeronaves ao contrário do único Udaloy II este sim um navio multi propósito que encontra-se indisponível faz 10 anos passando por uma revitalização que sofreu inúmeros atrasos conforme acompanhei através de sites russos com ajuda de tradução.… Read more »

Esteves

Dalton,

Encontrei a construção, mas não a aceitação. Os russos não fornecem muitos detalhes, talvez algum Udaloy tenha em torno de 30 anos.

O comentário foi retido.

guilardo

Esteves, Dalton ou outro partícipe, alguém sabe informar como anda o experimento hipersônico, parece que 14-X, brasileiro ?

Esteves

Anda…ilustrando matérias na internet.

Dalton

Lamento guilardo, li sobre o teste ano passado e só !

AMX

Bom, vou escrever aqui pois, ao acessar, é o post mais recente:
ontém foi aniversário da Aviação Naval, não haverá nenhuma postagem pra lembrar a data?

Esteves

Passou. A turma está em Portugal aproveitando o verão. Teve essa postagem de 21.

https://www.naval.com.br/blog/2021/08/23/aniversario-da-aviacao-naval-23-de-agosto/

Alex Barreto Cypriano

Aquele número de amura… bom, na foto é a Almirante Gorshkov, só que com a numeração posterior a 2018 (quando foi comissionada); antes, desde 2013, seu número era 417. Já a Almirante Kasatanov era 431 até 2020 (comissionamento) quando se alterou pra 461. Russices. Se alguém se interessar: