A Marinha do Brasil (MB) informa que durante a travessia do canal do Porto de Santos, a Fragata Defensora teve uma falha momentânea no sistema de governo, obrigando o navio a largar ferro, mantendo assim a segurança de navegação.

Devido ao alto nível de adestramento e conhecimento dos militares embarcados, o problema foi rapidamente solucionado e o navio prosseguiu em segurança para o sei porto de destino no Rio de Janeiro. A MB informa também que o incidente não causou danos pessoais ou materiais.

Por fim, a Marinha do Brasil incentiva a participação da população e disponibiliza o telefone 185 para emergências náuticas.

DIVULGAÇÃO: Capitania dos Portos de São Paulo / IMAGENS: Via Marcelo “Ostra” Lopes


Quer discutir esse e outros assuntos com leitores da Trilogia Forças de Defesa em tempo real? entre no nosso grupo de WhatsAppclicando aqui

Subscribe
Notify of
guest

116 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jorge Knoll

Situação da MB é preocupante.
Enquanto houver limitações e cortes orçamentários, estaremos sujeitos que esses casos ocorram com mais frequência, ademais, trata-se de belonave com mais de 4 décadas em serviço

Allan Lemos

Sim, “cortes orçamentário”, a desculpa é sempre essa. Não tem nada a ver com a quantidade absurda de 80k milicos na ativa.

Farias

A velha desculpa dada pelo alto oficialato que o pessoal continua engolindo mesmo quando fica cada vez mais obvio que o problema das FFAA não é nem nunca foi falta de dinheiro.

Wilson Look

Na verdade tem falta de dinheiro mesmo, mas isso não é a raiz do problema, nem o número de efetivos, pois historicamente a MB já esteve em situação muito pior do que a atual com efetivo bem menor.

O que determina a situação da MB sempre foi o interesse político, quando esse surge os programas navais saem do papel, quando não sobra a MB falando para as paredes do que precisa, mesmo que seja o mínimo necessário.

Monteiro

Sr Farias o que é essa sigla FFAA, obrigado.

Dalton

Desculpe a intromissão, mas, significa Forças Armadas. Embora não seja tecnicamente correto “dobrar” as letras já tornou-se popular.

Farias

De fato. Esse hábito vem do espanhol, onde as letras em abreviações são dobradas para indicar o plural. Por algum motivo a moda pegou aqui no Brasil para falar especificamente das Forças Armadas, nunca vi sendo utilizada em outros contextos.

Fernando Vieira

Eu já vi EEUU para se referir aos Estados Unidos.

AMX

Países de língua espanhola escrevem assim.

Batalhão azoz

Mas temos diversas bandas de música nas forças armadas, 340 dentistas…sorriso sempre em dia.

Salomon

E não esqueça do Centro Cultural, na av 9 de Julho em São Paulo, que vale milhões, é pouco usado,na realidade ninguém sabe para que serve. Está em reforma, ao que parece. Torra milhões ao ano, deve ter um IPTU altíssimo.
https://vejasp.abril.com.br/estabelecimento/centro-cultural-da-marinha-em-sao-paulo/

Pablo

verba mal aplicada , mal direcionada , mal fiscalizada, recentes problemas evidenciam isso , caso do veleiro escola , caso da válvula do submarino Riachuelo , caso do submarino que afundou ancorado , caso do porta aviões comprado da França(sucata ) , caso da queda do A4 e a incapacidade de achar o corpo do piloto e a aeronave, e outros que corriqueiramente aparecem na mídia tem algo errado ai ! é hora de parar e avaliar

Gerson Carvalho

Servi por vários anos, e posso afirmar que o problema não eh o pessoal da ativa…. Só lamento a falta de navios para que o pessoal da ativa possa guarnecer e proteger nosso litoral.

Bento Ferreira Perrone

Se tivesse menos pessoal da ativa “treinando” para pintar calçadas e tronco de arvore ou se metendo em política e funções que não lhes dizem respeito, com menos efetivos, essa grana que é gasta com pessoal poderia ser aplicada em desenvolvimento e pesquisa, bem como com aquisição de material…… aí com o mesmo orçamento veríamos muito mais poder bélico e resultados de aplicação de lei e policiamento (combatendo diversos tipos de ilícitos e crime organizando), seria bem melhor para o país.

AMX

Ainda é pouco, pra um país desse tamanho.

Mk48

Vira o disco. Estuda o assunto. Falha de Governo num navio (se é que vc sabe do que se trata) acontece com navios novos tbm.
Vira o disco.

Charle

Colega! Limitações e cortes orçamentários? Para as forças armadas dinheiro é o que não falta. Muito menos privilégios sócio-econômicos.

Os militares podem mesmo acumular funções militares com o funcionalismo público civil e receber por ambos os lados.

Agora, o que se faz com o dinheiro, como e onde ele é empregado, suas prioridades, aí é outra história.

Está faltando dinheiro para tudo no país, mas a MB tem dinheiro sim. Assim como as outras forças.

Rinaldo Nery

Não pode receber “por ambos lados”. A leinão permite. O Cabeça de Ovo vai te prender por divulgar fake news…

Charle

Não sou da “turma da fake news” e nem conheço o “cabeça de ovo” à que você se refere.

Com relação a poder ou não receber, conta essa para os quase 8.000 militares que estão ocupando cargos civis. Especialmente em “cargos de confiança”.

Inclusive no Poder Executivo Federal…

A lei do país é bastante válida, precisa e rigorosa para o povo. Justamente quem sustenta o funcionalismo público civil ou militar; e só para ele.

Last edited 1 ano atrás by Charle
Rinaldo Nery

Eles optam pelo maior salário: soldo ou DAS. É o que diz a lei, e TODOS cumprem, porque a CGU e o TCU fiscalizam. É assim que é, acredite, goste ou não. Jura que não sabe quem é o Cabeça de Ovo?

Edson

Alexandre de Morais?

horatio nelson zhirinovsky

esse nome não deve ser pronunciado…ou a pf ta ai amanhã…

Coriolano

“Lex Luthor”

marcus mendes

BoçalNaro? Cabeça de ovo podre.

Coriolano

sua mãe

horatio nelson zhirinovsky

kkkkk boa cel.

Marcelo Andrade

Cara, não tem nada a ver , foi um incidente que ocorre em qualquer FFAA do mundo.

horatio nelson zhirinovsky

a us navy por exemplo colidiu com uma ”montanha submarina” tem pouco tempo…

marcus mendes

Enquanto houver, a premiação dos oficiais de alta patente com salários próximos de 1 milhão de reais, fora outras benesses, não veremos progressos nas forças armadas.

Leandro Costa

!!!

marcus mendes

Esse é você? Mais feio que o meu Bráulio ereto.

Rinaldo Nery

Rapaz, são Almirantes sauditas? 1 milhão? Quero ser reconvocado… Pode mostrar a fonte disso?

Alfredo Araujo

O cara vai te mandar uma foto 3×4.
Depois não reclame da fonte.. rs

Rinaldo Nery

Hahahaha

Ted

Este sujeito e um infiltrado da esquerda. Calma Neri!

Bento Ferreira Perrone

Dês de quando “infiltrado” faz sentido algum nesse contexto? Esquerdista não pode se interessar por ler conteúdo de defesa?
Até na comissão de defesa da câmara tem quadros de esquerda muito bons, possivelmente os integrantes que mais entendem do assunto são de esquerda.

Rinaldo Nery

Quem são?

Rafael Oliveira

Claro que não ganham isso todos os meses, mas bastante militares ganharam uma bolada ao longo do ano:
https://congressoemfoco.uol.com.br/area/pais/ex-ministro-eduardo-pazuello-foi-beneficiado-com-supersalario/

Rinaldo Nery

“Bastante” quanto?

Rafael Oliveira

A reportagem diz que quase 1600 militares ganharam acima de R$ 100.000,00 num mês nesse ano. Ainda estamos em agosto. Eu acho isso bastante. Agora quantos ganharam perto de R$ 1 milhão eu não sei, pois a reportagem não dá essa informação com certeza e eu não pesquisei a respeito. Curiosamente a reportagem fala que alguns acumularam cargos civis e militares irregularmente. Então o senhor tem razão que é proibido acumular, mas não quer dizer que não aconteça. Outra coisa, muitos acumulam remunerações ao serem nomeados para conselho de estatais. Acontece isso com ministros e servidores civis também (o ex-presidente… Read more »

Rinaldo Nery

Quando o militar vai pra reserva, ganha quatro vencimentos, porque militar não tem FGTS. Óbvio que isso dá mais de cem mil. Todo dia algum militar vai pra reserva. E, quando é transferido, recebe o dinheiro para realizar a mudança, e a tabela é baseada na distância (kilometragem). Então, se um oficial da MB for transferido de Rio Grande, RS, para Manaus, AM, vai ganhar um bom dinheiro. É isso. Como vocês não entendem porra nenhuma das regras e da vida militar, ficam acreditando em TUDO o que a mídia podre marrom publica, principalmente sobre os militares, a fim de… Read more »

Rafael Oliveira

Na verdade, na reforma da previdência feita pelo Bolsonaro o “bônus” foi aumentado para 8 vencimentos. Servidores federais civis não tem FGTS e não tem esse bônus. FGTS foi criado após a extinção da estabilidade dos celetistas. Se militares e servidores públicos continuam sendo estáveis, não faz sentido quererem algo similar ao FGTS. Isso são fatos. Não disse que todos os militares ganharam esses valores ilegalmente. Nem a reportagem que eu coloquei diz isso. Pode ter um ou outro que ganhou algo que não devia, mas acredito que a maioria ganhou tudo dentro da lei (assim como juízes e promotores… Read more »

Rinaldo Nery

Agora explanou melhor seu pensamento. Não vou explanar aqui as diferenças entre funcionalismo público civil e militar. Há grandes diferenças.

Manoel

FGTS é um fundo que visa a garantir um dinheiro para o funcionário que foi demitido. Este valor é descontado em parte da empresa e parte do salário.mensal.
Por que um servidor federal militar, que não é demitido, deveria receber algo similar?

Rinaldo Nery

Por isso recebe quatro vencimentos quando vai p reserva. E, com o FGTS, você pode abater seu saldo de financiamento de imóvel. O militar se ferra pra ter casa própria. Paguei minha casa com o FGTS da Azul.

Rinaldo Nery

Liberem o meu comentário. A verdade precisa ser conhecida.

Oráculo

Desista Rinaldo.

A Trilogia foi invadida por militante.s de esquerd@ que só fazem críticas às FFAA escondidos atrás do anonimato que o blog permite.

Uma pena ver no que isso se tornou.

Basta ver o “sumiço” de tanta gente.boa que comentava aqui a anos.
Triste fim.

Mk48

Exatamente!

Rinaldo Nery

Esse negócio de comentário aguardando ¨approval¨ é um saco. Me sinto um idiota…

Rafael Oliveira

Aumenta as visitas ao site rsrs.
Eu entrei umas dez vezes para ler sua resposta.
E entrei mais umas dez vezes para ver se a minha foi publicada (ainda não foi).
Mas prejudica muito o debate.

Rinaldo Nery

Puxa vida… Que coisa horrível, não?

marcus mendes

Você sabe, só finge que é bobo.

Mateus Lobo

Fonte: talvez um arial 12

Mk48

Cara falha de Governo pode acontecer em qualquer navio, novo ou velho !
.
Para de falar besteira.
Seu comentario é mais uma prova do que venho dizendo aqui : Um blog naval onde quem comenta (não so vc) não entende NADA do assunto ! O legal aqui é denegrir a MB

Rinaldo Nery

Igual no Aéreo. “Entusiastas”…

Moriah

Complicado hein?

Esteves

Ouvi um barulho do MB 1113. Ano 1978. Impecável.

Esteves

Lançada em 1975. Vai fazer 50. Conservadíssima. Não combateu. Sorte não ter combatido. Manteve vivas as ilusões.

Aqui no prédio tem também. Quando desce, nas escadas tropeça. Quando sai à rua, escorrega. Na Assembleia…perguntou algo sobre 1985.

Segue o enterro.

Salim

Faz isso não, olha o nr de navios e horas navegadas ao redor mundo em operação da usnavy. Aqui parece a ‘ loirinha de santos’ só faz passeio sem dar um tiro, lança missil so ano bissexto. Tem que lutar muito pra melhorar MB, primeiro tem que reconhecer situação atual e trabalhar para melhorar

Luiz Trindade

Isso é que é profissionalismo. Parabéns aos homens e mulheres que fazem verdadeiros milagres com o equipamentos defasados e velhos em suas mãos.

Rafael

Esse foi o melhor comentário irônico da história do site.

BK117

Não entendo quase nada de manobras de navios, então pergunto: por que lançar o ferro enquanto dá ré? Ela já parecia estar parada. Evitar algum efeito de banco na manobra?

Last edited 1 ano atrás by BK117
Esteves

Manobra de Boutakov.

“Após guinar e se ter afastado cerca de 60º do rumo inicial, deve-se cambar todo o leme ao outro bordo para levar o navio a tomar o rumo inverso ao que governava antes do alarme.”

Manobra de ré. Tava indo avante, as máquinas pararam, voltou detrás.

Last edited 1 ano atrás by Esteves
BK117

Obrigado, Esteves!

Carlos Gallani

Procedimento padrão em área de manobrabilidade restrita quando sem governo, melhor parar e ver o que está acontecendo e aguardar os rebocadores que ficam ali próximos.
Infelizmente já passei por algo semelhante 300 metros para dentro deste local e foi um inferno, nada de tão elegante como a nota faz sugerir, provavelmente foram muitos gritos e xingamentos! Hahahahahahahah

BK117

Obrigado! Mesmo com preparo, parece ser uma situação desesperadora. Devem ter esgotado os palavrões da língua portuguesa e inventado mais uns hehehehehe

Monteiro

Da-se maquinas a ré para o ferro unhar.Se não dê ré o ferro não segura o navio.

BK117

Entendi! Muito obrigado!

Almeida Neto

Com tanta gente? A marinha não deveria ter rebocadores nos principais portos?

Last edited 1 ano atrás by Almeida Neto
Rinaldo Nery

Acho que é a mesma coisa que a FAB manter sinalizadores nos principais aeroportos…

Angelo

Falha mecânica ou barbeiragem? qquer opção é lamentável….

Esteves

Incidente acontece.

Carlos Gallani

Não parece barbeiragem, a navegação ali, bem na saída, é quase sem manobra, é mirar fora e ir embora.

Gilson

Essa situação da F41, no porto de Santos SP, não tem nada a ver com situação orçamentaria e muito menos a ver com barbeiragem, manobra normal sem qualquer danos a embarcação, todos ali foram profissionais em evitar o pior. Pior foi o que aconteceu com a fragata dinamarquesa, KNM HELGE INGSTAD, que se chocou com um petroleiro e acabou afundando. Ali sim foi barbeiragem. Se ouver sindicancia vai gastar papel publico atoa,

Last edited 1 ano atrás by Alexandre Galante
Carlos Gallani

Manobra normal não, a tripulação ainda que dentro dos procedimentos enfrentou uma situação atípica, ao que tudo indica por alguma falha mecânica mesmo.
Falha de governo em um local deste exige apuração, o trânsito ali é intenso, não é preciso imaginação fértil para entender que esse incidente poderia ter sido bem sério!

Burgos

Famoso “Leme fora” !!!
O Timoneiro corre pra máquina do leme e os mo do equipamento também mais o CI.
Pensa numa correria a bordo que esse incidente causa !!!

Jose Dias

A ralada na linha dágua, é fruto deste acidente ou de barbeiragem anterior ? Sub que afunda, sub que esquecem válvulas abertas e quase afunda, outra que bateu e ficou presa no banco de areia, veleiro que bate na ponte … ainda bem que desta vez foi quase…

Last edited 1 ano atrás by Jose Dias
Esteves

Marcas de atracação, rebocadores. Coisas de navios.

Burgos

Não é não !!!
É da defensa que fica entre o cais e o navio aí suja tudo a linha d’água do navio !!!
Boa tarde Istivis !!!

Esteves

Tarde.

Mais do mesmo.

Mk48

Boa Burgos ! Vai ensinando ai para os “mestres” 🤣🤣🤣 o básico, porque no mais, se acham doutores no assunto.
.
Um blog naval onde só meia dúzia sabe o que fala.
.
O restante, se não tiver disponivel no Google, se cala.
.
Hahahaha

Mateus Lobo

Incidentes e acidentes são intoleráveis para os especialistas de teclado, pois eles são a definição da perfeição, embora não saibam nem fazer um lais de guia.

Jhenison Fernandez

Até chegar as primeiras Tamandarés, vai ser no sufoco.

Edson

Qual a previsão de entrega das Tamandares?

Nilson

2026 a primeira

Grifon Eagle

Encostem logo essa Fragata, já deu o que tinha que dar, agora é a vez das Fragatas Tamandaré.
Ficam gastando recursos para manter uma embarcação ultrapassada que já nem tem mais condições de receber pacotes de modernização. Aposentem logo essas Fragatas Niterói.

Cristiano de Aquino Camposim

E ate as Tamandaré entrarem em funcionento a marinha faz o quê, fica em terra? Se desativar as fragatas e corvetas atuais pela idade só vamos ter 3 patrulhas oceânicos para operar.

Willber Rodrigues

3 patrulhas
O Bahia
O Atlântico
E o Monitor Parnaíba

Edson

E mais de 100 almirante na ativa.

Mateus Lobo

E como isso se relaciona com o incidente?

Willber Rodrigues

Mesmo sendo muito bem cuidado ( mérito pros mecânicos e pessoal de manutenção da MB ), ela tem quase 50 anos nas costas.
Tomara que ela consiga aguentar até a chegada da primeira FCT.

Alessandro Machado

Coisas da idade.

Aéreo

Alguem que conheça do assunto, pode fazer um resumo do que pode ter ocorrido? Sem as eternas discussões ideológicas de efetivos, orçamentos, idade de navio e etc….Apenas uma visão técnica do que possivelmente ocorreu?

Rinaldo Nery

Parece que acima alguns marinheiros “de verdade” postaram algumas explicações. O resto é só imbecil de teclado.

Burgos

Opa !!! 😬😎⚓️💪
Navegar é preciso !!!
Bom dia !!!

Mk48

Pois é………!!!

Roberto Bozzo

A idade chega pra todos e tudo…..

Last edited 1 ano atrás by Roberto Bozzo
Marcelo Andrade

Impressionante como temos ixpecialistas no blog!!! Incidente que pode ocorrer em qualquer lugar!! Seja navio de guerra ou mercante, o importante foi que ^safaram a onça^ BRAVO ZULU pra tripulação!!!!!

Marcelo Andrade

Mas vou te contar, não tive a sorte de estar ali na calçada pertinho dessa belezura!!! Pode chamar de velho, etc, mas que Projeto lindo essas Vosper MK10!!!!

PSTx27

Hummm…
Falha na defensora…
E agora? Quem poderá nos defender???

Veiga 104

Boa noite a todos. O que significa o termo ” largar ferro ” dito na matéria ?

India-Mike

Boa noite. ‘Descer a âncora’

marcus mendes

Contratem empresas da área de construção naval do Japão, sem essa frescura de transferência de tecnologia.Construam fragatas ou corvetas no território japonês, financiam com bancos japoneses. Chutem o balde e construam 30 fragatas.
https://safras.com.br/banco-do-japao-mantem-juros/

Miguel

Era só o que faltava, esta sucata fechar o canal do porto.

India-Mike

É claro que nunca é desejável, mas para ter incidente dessa natureza tem q navegar, coisa que agora, após quase uma década, a defensora volta a fazer.

Outro ponto interessante é que o Boroc parece q foi permanentemente removido…

Eduardo

Que vergonha. Um misto de barbeiragem com velharia. Uma pena. Navios que só passeiam e passeiam bem pouco, é aquele passeio matinal de domingo, se navegar mesmo já tem que encostar na “oficina”.

Atiram uma vez ao ano e largam míssel (no singular mesmo) só em ano bissexto. Numa guerra seriam alvos. Melhor serem alvos aqui no Brasil mesmo. Até porque nossos novos submarinos vão precisar serem testados.

Last edited 1 ano atrás by Eduardo
Thor

“largam missel…” sic.
parei aqui…

Fernando XO

Eduardo, que tal focarmos no que sabemos ? O Navio passou por um problema e a Tripulação reagiu adequadamente… não encaro, portanto, como “vergonha”, pois foi demonstrado o grau de adestramento do pessoal em uma situação que é passível de acontecer com qualquer um que navegue… e, amigo, se realmente fosse “vergonha”, esse cara aqui, que passou por alguns perrengues nos mais de 1.000 dias de mar (e de rio), teria de ficar na moita, rsrsrsrsrs… cordial abraço…

Mk48

Nao adianta explicar.
.
Um blog naval onde 99% de quem comenta não entende do assunto.
.
O legal aqui é meter o pau na MB.
.
Se vc não esculhambar com a MB vai ser um cara odiado aqui.
.
Ao contrario, comentando besteira e preferencialmente detonando a MB , aí você vai ganhar o título de “Mestre” aqui no Blog. Se bobear ganha carteirinha de membro também !

Last edited 1 ano atrás by Mk48
Rinaldo Nery

A maioria nem no litoral mora… Nunca andou nem de lancha! Nem de caiaque!

Mk48

Pois é Rinaldo ! Verdade !

Alex Barreto Cypriano

Curioso é que a sede da Praticagem é ali pertinho… Tinha esquecido que o Clube de Regatas Santista foi demolido já em 2010. Ouvi falar que o Armênio Mendes construiria algo ali. Deu em nada notável: tornou-se CT da Portuguesa, acho. Tô ficando velho e obsoleto, memorialista de oportunidade.

ADM

O sistema de alimentação da máquina do leme das Mk 10, bem como os pacotes hidráulicos, tem redundância, mas avarias acontecem. Por estarem em manobras de saída de porto, guarnecendo todas as estações (Detalhe Especial para o Mar – DEM), as ações corretivas foram rápidas, conforme informado na Nota. Só acontece com quem está no mar…

Salim

Lembro que a defensora ficou em PMG desde 2010 e retornou a pouco para ativa. E muito pouco tempo para avaria desta monta, perder sistema Leme e crítico, ainda mais em manobra restrita. Por outro lado verificamos a eficiência treinamento e prontidão da tripulação agindo rápido e eficazmente. Este acidente poderia ter consequências sérias não fosse a prontidão da tripulação. Outras manutenções do AMRJ ja deram problemas graves, acredito que procedimentos e seleção materiais devem ser revistas, atualizadas.

curioso

“Devido ao alto nível de adestramento e conhecimento dos militares embarcados, o problema foi rapidamente solucionado…”.
Quem avalia? Elogio em boca própria é despautério, como diziam os avós.
Uma simples nota informativa da Marinha, em cima do fato, deveria se limitar a isso — informar o ocorrido e suas consequências.
Avaliar causas, responsabilidades e mérito ou erros da resposta à emegência é outra história.