A nova Diretoria Executiva da Amazul foi apresentada nesta terça-feira (23/8), em solenidade presidida pelo comandante da Marinha, almirante de esquadra Almir Garnier Santos, que em seu discurso destacou a relevância da empresa para a Marinha e o País, por aproveitar “as oportunidades que a Nação tem de utilizar a energia nuclear para fins pacíficos” e atuar em diferentes empreendimentos nucleares.

Ao falar em nome da Diretoria Executiva, o diretor-presidente Newton de Almeida Costa Neto destacou que uma das prioridades de sua gestão é a valorização dos empregados, por meio da oferta de oportunidades para seu crescimento pessoal e profissional e da melhoria contínua das condições de trabalho e da qualidade de vida. “Ao mesmo tempo, estamos empenhados em fortalecer cada vez mais a gestão e a governança, adotando as melhores práticas do mercado e aperfeiçoando os controles, o monitoramento de riscos, as normas de conformidade e o programa de integridade”, acrescentou.

Estiveram presentes à solenidade o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, o ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque, almirantes, ex-dirigentes da Amazul, integrantes do Conselho de Administração, presidentes da Nuclebras Equipamentos Pesados (Nuclep), da Eletronuclear e da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), representantes do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), empresários, representantes da comunidade acadêmica e autoridades dos três poderes das esferas federal, estadual e municipal.

O ministro e membro do Conselho de Administração da Amazul Paulo Alvim afirmou que “o setor de tecnologia nuclear nunca foi tão estratégico para o País, não só para a geração de energia limpa, como também para outros empreendimentos para garantir a qualidade de vida dos brasileiros”. Ao citar a Amazul, ressaltou: “Tive a oportunidade de perceber que este grupo de brasileiras e brasileiros faz o melhor da aplicação da tecnologia nuclear no Brasil”.

Em seu discurso, o ex-diretor-presidente Antônio Carlos Soares Guerreiro agradeceu o apoio que recebeu na empresa: “Se tive algum sucesso no cargo que ocupei, isso se deve à qualidade de todos os mais de 1600 empregados que aqui trabalham. Aprendi muito mais com todas as senhoras e senhores do que pude ensinar. E aqui deixo inúmeros amigos que admiro pelo profissionalismo, lealdade e amor por essas paredes enferrujadas. Não poderia nominar todos aqueles que de alguma forma me ajudaram, direta ou indiretamente, mas tenham a certeza de que os tenho na maior estima e consideração”.

O diretor-presidente da Amazul, Newton de Almeida, apresentou aos convidados os integrantes da Diretoria Executiva: Carlos Alberto Matias, diretor técnico; Valter Citavicius Filho, diretor de Gestão do Conhecimento e Pessoas; e o contra-almirante Sérgio Ricardo Machado, diretor de Administração e Finanças.

Newton de Almeida homenageou Ney Zanella dos Santos, primeiro diretor-presidente da Amazul, “que teve em suas mãos o desafio de implementar a estrutura administrativa e operacional na criação da empresa”. Sobre Antônio Carlos Soares Guerreiro, ressaltou: “Sou testemunha do seu trabalho e posso atestar que em seu mandato consolidou os alicerces da gestão e da governança que sustentam a Amazul, conduzindo a empresa a um alto nível de maturidade e competência técnica, que hoje é reconhecido pelos órgãos controladores e pelos nossos pares no mercado, principalmente no setor nuclear. Há que se destacar a capacidade de liderança e o clima de camaradagem criado na Amazul, fato facilmente observado junto aos empregados por diversas demonstrações de respeito, apreço e amizade”.

O diretor-presidente da Amazul demonstrou que a Amazul, que completou nove anos agora em agosto, está assumindo cada vez mais responsabilidades no Programa Nuclear da Marinha (PNM) e no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) e aumentando sua participação no Programa Nuclear Brasileiro. Entre outros programas e projetos em que atua, citou o Reator Mutipropósito Brasileiro, cujo projeto detalhado foi concluído em 2021; a modernização do Centro de Radiofarmácia do Ipen; a extensão da vida útil de Angra I, em parceria com a Eletronuclear; e a ampliação da Usina Comercial de Enriquecimento de Urânio (Uceu), junto com a INB. Citou ainda as tratativas com o Ministério da Agricultura e com o Ipen para a criação de centros de irradiação de alimentos e com o Instituto do Coração (Incor) para o desenvolvimento de um motor para o Dispositivo de Assistência Ventricular (DAV), que ajuda a bombear o sangue para o coração de pacientes com insuficiência cardíaca.

DIVULGAÇÃO: Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. – AMAZUL

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Red Pill - 红色药丸

Mais uma solenidade…

segue o enterro.

Camargoer.

Olá Red. Segundo o PMBok, todo projeto precisa de uma solenidade de lançamento e uma solenidade de encerramento, sem falar nos momentos de marcação (milestone).

Esteves

Enterro longo.

Wilton Santos

Vocês sabiam que a Marinha do Reino Unido é a mais poderosa da Europa Ocidental e tem apenas 33 mil militares. Enquanto isso a Marinha do Brasil tem mais de 80 mil militares e é mais fraca do que a Marinha do Chile, que tem apenas 25 mil militares.

Thor

Essa velha conta de padaria só tem sentido, para iniciar a conversa, se colocarmos lado a lado as atribuições legais de cada uma das instituições…

Zorann

Racionalize o inexplicável! Isso aí!

Crie explicações fantasiosas para justificar o injustificável.

A função da Marinha é ter “atribuições legais” e não defender o país. Parabéns, defendeu bem a classe.

Red Pill - 红色药丸

Não estraga o velório.. na cara não.

Mk48

Pelo que vc escreve, velorio espero sinceramente que seja o seu !.
.
Assim teremos aqui menos um bobão

Red Pill - 红色药丸

Vou te puxar pelo pé seu cão

Mk48

Puxa mesmo.
.
Só toma cuidado pra não se machucar.

Mk48

Exstsmente. Perfeito.
.
Deixa esses desinformados ai escreverem as besteiras usuais.
.
Vc está certíssimo.

Red Pill - 红色药丸

Isso mesmo continue tomando a baguinha azul e acreditando no que te mandam acreditar…

Mk48

Bobão, presta atenção.
.
Enquanto vc vem com seu cajú, eu volto com a castanha assada.
.
Entendeu ?
.
Abre teu olho, chinesinho de merda.

Last edited 1 ano atrás by Mk48
Red Pill - 红色药丸

Queria a continuidade das pensões pra velhas solteiras né marinheiro de escritório ? Vá lá lustrar a bota de alm. pançudo vai…

Esteves

Homenagens.

Pra homenagem tomam Red Pill ou Blue Pill?

Erick Barros

Se for pra lutar contra o comunismo tomam a Red Pill.

Pra lutar contra as benesses de sempre ai a Blue Pill é mais indicada

Alex Barreto Cypriano

Amigo Esteves, o seu comentário me lembrou Matrix (1999). As irmãs Wachowskis ficaram consternadas com a ‘apropriação’ (tomada indevida de posse com alteração e ressignificação retórica) pela ‘direita’ da idéia de red pill e blue pill e se vingaram com Ressurections, sob todo aspecto um filme desastroso. Acontece que Matrix (1999) nunca foi um filme progressista hardcore, antes pelo contrário, era terrivelmente establishment (progressismo neoliberal), como hoje em dia todo o identitarismo. Alguém provou que a rebelião de Neo e companhia (tão belos e descolados, tão hackers e crackers, em seus uniformes brilhantes) não era libertária, mas o estabelecimento do… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano

O artigo, algo longo,intitulava-se Deuses Escravizados e foi escrito por Boris Groys, traduzido por José Marcos Macedo, e apareceu em junho de 2001 no caderno +Mais da FSP. Aqui:
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs0306200105.htm

Rinaldo Nery

Pensei que era só um filme hollywoodiano de ação…

Leonardo Cardeal

Ptz, acho que de longe a Marinha é a força que mais faz solenidade, ou então a que mais mostra solenidade…. tá faltando bom senso….

Carlos Eduardo Oliveira

Marinha do coquetel.

Jefferson Ferreira

Tem que manter a força ativa e adestrada!! Já que não tem meios… vamos de coquetéis!