091117-N-1644H-327 PACIFIC OCEAN (Nov. 17, 2009) The guided-missile destroyer USS Lassen (DDG 82) is underway in the Pacific Ocean. Ships from the U.S. Navy and Japan Maritime Self-Defense Force are participating in Annual Exercise (ANNUALEX 21G), a bilateral exercise designed to enhance the capabilities of both naval forces. (U.S. Navy photo by Mass Communication Specialist 1st Class John M. Hageman/Released)

As forças norte-americanas se unirão ao Brasil e a outras 18 forças navais regionais em um exercício anual focado na interoperabilidade

Brasília, 29 de agosto de 2022: Entre os dias 10 e 22 de setembro, as forças navais e marítimas do Brasil, Estados Unidos, Belize, Camarões, Chile, Colômbia, República Dominicana, Equador, França, Guiana, Jamaica, México, Namíbia, Panamá, Paraguai, Peru, Coréia do Sul, Espanha, Reino Unido e Uruguai vão participar da 63ª edição da operação UNITAS 2022 – um exercício naval multinacional que ocorre desde 1960 e, este ano, está sendo realizado pelo Brasil. O exercício incluirá 20 navios/embarcações de guerra, um submarino e 21 aeronaves, e será realizado principalmente na costa do Rio de Janeiro, contabilizando cerca de 5.500 militares. A cerimônia de abertura vai acontecer no dia 8 de setembro.

O encarregado de Negócios da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Douglas Koneff, comentou sobre o exercício, “UNITAS é um dos exercícios marítimos multinacionais mais importantes do planeta. Como parceiros sólidos, temos a honra de observar como nossos dois países e outros 18 de toda a America Latina e Caribe preparam suas forças para conduzir operações marítimas e para aprimorar a proficiência tática e aumentar a interoperabilidade entre as forças participantes”.

Após a chegada das forças multinacionais ao Brasil, a fase inicial na área portuária vai incluir intercâmbios culturais, eventos esportivos e projetos comunitários. Além disso, as nações parceiras da UNITAS 2022 poderão participar dos eventos do bicentenário brasileiro, como o Desfile Naval do Bicentenário, em 7 de setembro.

UNITAS 2022 está focada no estreitamento dos laços de cooperação e amizade dos parceiros marítimos para alcançar objetivos comuns, conduzir operações marítimas conjuntas e desenvolver maior interoperabilidade entre as Forças Armadas Brasileiras e estrangeiras.

Sobre UNITAS

UNITAS, que é o latim para “unidade”, acontece anualmente desde 1960. A UNITAS desenvolve e sustenta relações, intercâmbios entre militares, e o desenvolvimento da cooperação amigável e do entendimento mútuo entre as forças participantes.

DIVULGAÇÃO: Embaixada e Consulados dos EUA

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cesar

Estimados, alguém tem informações das embarcações que participarão da Unitas? Sei que o NAM Atlântico vai.. Seria legal uma reportagem detalhando o Exercício, embarcações (demais brasileiras e outras nações) Poder Naval… Saudações…

Paulo

Muitos países para poucos navios. Tem comitiva que veio só para o rango!

Mk48

Participar de uma UNITAS é uma experiencia que marca a vida profissional de qualquer marinheiro.
.
Por ser anual, É um exercício que reflete a realidade geopolitica do momento.
.
Na minha época, o foco era a Guerra Anti Submarina.
.
Grandes lembranças e situações vividas.
.

Burgos

Já participei dessa operação.
É uma “faxina” viu !!!
Tudo o que vc imaginar toca !!!
Mas pra quem é “Nauta” de verdade, não fica difícil !!!💪🇧🇷😎⚓️

Mk48

Fala ai Burgos !!!
.
Abs.

Burgos

TMJ 👍💪⚓️😎🇧🇷
Obs: Consegui fazer o procedimento a laser ontem a visão de 20/200 já passou hoje a 20/100.

Mk48

Maravilha!
.
Boa sorte ai !

Carlos Eduardo Oliveira

Corveta Barroso?

Fernando Vieira

Se não me engano está docada em PMG. Se o Brasil for botar escolta pra rolo vão ser as Niterói.
Inclusive semana passada a Marinha estava em boa atividade com um Napaoc e uma Niteroi navegando na entrada da Baía de Guanabara.

Gabriel ferraz

Se os almirantes dessa esquadra tivessem vergonha não se apresentariam com barrigas enormes e tamanho despreparo físico. Um militar que não consegue se manter nem em forma não é digno de um militar descente ainda mais sendo uma patente tão importante ,e pra quem tiver duvidando só é da uma pesquisada.

Rafael

Difícil manter a forma física com tantos jantares, recepções, e eventos comemorativos.

Carlos Eduardo Oliveira

Já servi numa OM, em que cortaram o TFM (achavam que era escamação).
Apenas o TFM foi cortado, o TAF continuou com verificação de presença e tudo.

Arthur

É muito útil para a América se atualizar quanto a (in)capacidade da MB. Nossa esquadra encolhe cada vez mais. Bonito de se ver…

Adriano Madureira

Certamente só os navios mais novos de nossa poderosa esquadra irá participar : O Atlântico, o Bahia, talvez as classe amazonas e alguma corveta ou Fragata quarentona…

Julio

Ontem eu vi em São Pedro da Aldeia estava voando 3 helicópteros americanos
Um H1 Huey, um AH1 V e um SH 70.

Dalton

O único submarino participante conforme anunciado será o USS Albany um “Los Angeles Melhorado” e faz um bom tempo que um submarino de propulsão nuclear não participa de uma UNITAS.
.
A US Navy também trará um “Arleigh Burke IIA” o USS Lassen com um destacamento de 2 helicópteros MH-60R e um “LPD” da classe San Antonio o USS Mesa Verde além de outros helicópteros e um P-8A e elementos terrestres como um pelotão “SEAL”.

Dalton

Corrigindo…faz tempo que um SSN não participa da UNITAS do lado do Atlântico já que o USS Columbia participou ano passado que teve o Peru como anfitrião.

Henrique

Esse P-8A vai decolar de onde?

Dalton

Deduzo que do Galeão por conta de já ter acontecido no passado.

Abner

Já sabem que navios das outras marinhas irão participar do exercício ?

Roosevelt

Vi o Atlântico à frente do Mesa Verde numa foto hoje. Apesar da pouca diferença de tonelagem até parece que o Atlântico é o rebocador.