A Marinha do Uruguai recebeu três barcos de patrulha costeira classe “Marine Protector”, doadas pelo governo dos Estados Unidos.

As antigas embarcações da Guarda Costeira dos EUA foram batizadas como Río Arapey – ROU14, Río de la Plata – ROU15 e Río Yaguarón – ROU 16.

A entrega das embarcações ocorreu em uma cerimônia em Baltimore no dia 2 de setembro, e devem chegar ao Uruguai em novembro. Duas operarão a partir da Base Naval Fray Bentos, no Rio Uruguai, enquanto a terceira será baseada em Montevidéu.

Construídas pelos Estaleiros Bollinger há cerca de 20 anos, as embarcações de 26,8m podem lançar um RHIB da popa. São propulsadas por dois motores MTU 12V 396 TE 94 de 1.680kW a 2.000rpm com dois hélices de passo fixo, para velocidades de até 35 nós.

Mais informações no site www.pucara.org

Subscribe
Notify of
guest

113 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DOUGLAS TARGINO

Muito bom, para uns podem ser nada, para outros pode ser tudo!

India-Mike

Olha, é uma embarcação simples, mas não está mal. Tem proporções muito semelhantes aos nossos patrulhas Piratini, mas de concepção muito mais moderna (afinal são cerca de 30 anos mais novos…) como por exemplo a rampa de popa e os motores MTU proporcionando maior velocidade (mas com menor alcance)

Não é um Shaldag, mas ao custo de menos de US$3M a unidade talvez pudesse ser pensado pras flotilhas do Mato Grosso e da Amazônia…

João Adaime

Caro India-Mike
Para patrulhar águas marrons ou se faz um escambo com a Colômbia (Cotecmar) ou se encomenda na Inace (Ceará). Diferente disso, fecha o País e consulta quem quer assumir aqui.
Abraço

Cristiano GR

Eu já sabia e acho interessante a Marinha ter embarcações com o nome Piratini.

Sei que os nomes são referentes a rios com algum significado importante para o país, mas o nome Piratini, que significa peixe barulhento, também dá nome à uma cidade do RS.
Piratini foi a Primeira Capital Farroupilha e é um símbolo muito importante para os gaúchos, tanto que a sede do governo estadual é o Palácio Piratini. Foi a primeira porque houveram mais duas devido à guerra e aos esforços em manter o governo republicano longe de ataques do Império.

Last edited 1 ano atrás by Cristiano GR
AMX

Hm…
A Marinha, arma por excelência do Império, deveria ter o nome alusivo a um movimento que quis dividir o Brasil? Não né.
Isso ter simbolismo para os gaúchos e simpatizantes, é uma coisa; ser “celebrado” pelo governo/poder Central, outra.

Mk48

Olha, na verdade , militarmente falando, esses barcos realmente são nada.

Alejandro Pérez

São pra vigilãncia do Rio Uruguay e Rio da Prata. Ótima compra.

Esteves

Doação.

Alejandro Pérez

Está classificada como compra. O governo uruguaio teve que desembolsar quase 4 milhoes de dólares.

Esteves

“A Marinha do Uruguai recebeu três barcos de patrulha costeira classe “Marine Protector”, doadas pelo governo dos Estados Unidos.”

Pra doar tem que declarar o valor. Passa pelas alfândegas. Dão baixa contabilmente. Tem o descomissionamento dos ativos lá e o comissionamento no Uruguai.

Nota Fiscal de doação. Tem valor. Mas é doação.

Last edited 1 ano atrás by Esteves
Jorge Knoll

Releia o início da matéria: doação.

Alberto Valdez

Boa noite.
.
Mesmo para vigilancia ribeirinha, não seria sub- armada ?

Carlos Campos

só falto um armamento, nem que seja uma M2

Alejandro Pérez

Duas .50 na proa.

Carlos Campos

agora sim

Rafael

Nesses navios não da para colocar 4 ou 2 tubos de mk41 VLS?

Segatto

4 VLS com Standard e um Phalanx

rafael

o Phalanx acho impossível, coloca MK41 VLS ou Phalanx pois não tem espaço no navio, o tamanho do navio é só 26mts

Last edited 1 ano atrás by rafael
Camargoer.

Olá Rafael., Talvez seja possível colocar um lançador de Astros 2000.

Nunão

Tem que colocar um radar Artisan 3D também, melhor tirar o bote.

Overandout

Acho que é possível, ao realizar o disparo o navio irá emborcar em torno do seu eixo longitudinal, fazendo um 360° rápido no qual irá limpar o convés de qualquer resíduo deixado pelo foguete. É possível, alô marinha do Brasil

Mk48

Dá sim. Vai na Fé.

Esteves

F35?

Rafael

F-35 como assim???

Esteves

VLS, canhão de proa, Astros, Phalanx, F35…opa…torpedos tb.

Leonardo Cardeal

Um canhão laser não ia mal não….

Lúcio Sátiro

Talvez um convés para o F-35

Esteves

O Rafael tava pensando assim…F35B aterrissagem vertical…não requer muito espaço. Mas não muitos. Talvez 3 ou 4.

Alejandro Pérez

Os mesmos das fragatas brasileiras? O F35 está operando no Atlántico, não? rsrsrsrsrsr

Camargoer.

Também serão necessários lançadores óctuplos de exocet.

Saldanha da Gama

B52?

Esteves

Desmontado.

Allan Lemos

Se nossas escoltas não estivessem tão surradas até que poderiam ser doadas também.

Henrique

Uruguai não tem como manter elas. Se pega a menor escolta da MB, revisar tudo ela e deixar arrumada (deixa 0km de volta a engenharia) ela ainda consegue falir a marinha deles de tão complexa e custosa a embarcação.

Last edited 1 ano atrás by Henrique
André Macedo

Sim, tenho certeza que eles estão bem preocupados sendo o segundo melhor IDH do continente e com indíces sociais de fazer inveja aos nossos, enquanto nós sequer conseguimos integrar totalmente os nossos estados.

Astolfo Roberval

“(…) enquanto nós sequer conseguimos integrar totalmente os nossos estados.” Você parou para observar a diferença de área entre o território brasileiro e uruguaio?

André Macedo

A diferença é óbvia, mas o fato persiste.

Esteves

Qual estado do Brasil está desintegrado?

Leonardo Cardeal

…..segundo a ursal………

André Macedo

Parabéns, tá conhecendo bem seu país ein kkkkkkk pega um caminhão e vai de BH pra Porto Velho ou Macapá, ai você vai ver a “integração”, se for até o AP vai ter que pegar uma balsa porque não há estradas nem ferrovias ligando o estado ao resto do país.

André Macedo

Você lembra do apagão no Amapá em plena pandemia, que durou quase um mês e atingiu quase 800 mil pessoas? Aconteceria em São Paulo ou no Rio daquela forma? Acredito que não.
Entre outros fatores, a região Norte continua extremamente desintegrada ao resto do país, tanto pela péssima qualidade das estradas/ferrovias quanto pela completa falta delas, num país que movimenta mais de 90% das mercadorias pelas estradas.
Obviamente que muito disso se dá pelas dificuldades do terreno e da própria Amazônia, mas isso não muda o fato.

https://g1.globo.com/am/amazonas/br-319-um-caminho-para-o-brasil/noticia/2021/06/10/br-319-rodovia-que-liga-manaus-a-porto-velho-esta-praticamente-intrafegavel-ha-mais-de-30-anos-veja-fatos-sobre-a-rodovia.ghtml

https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2022/09/15/promessa-de-bolsonaro-asfaltar-rodovia-para-manaus-gera-esperanca-e-temor.htm

Henrique

Norte do Brasil é basicamente “uma ilha” no meio continente
.
Ou vc vai de avião; ou faz um “Paris-Dakar-Madmax”; ou fica 1 mês no mar pra chegar lá… integrado pra C**** assim

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Esteves

É que existe um troço chamado floresta. Uma tal da Floresta Amazônica. Uma região imensa coberta por vegetação e rios enormes entre vales e montanhas.

Algo como um Saara…de mato e rios.

Leonardo Cardeal

detalhe né, nem lembrava dessa tal floresta ai… rs, que ta no caminho de toda esse integração que agente precisa….

André Macedo

Você deu um dos “porquês”, mas o problema não deixa de existir, meu comentário foi retido por enquanto por causa dos links.

Henrique

ta… idai que existe um troço chamado floresta? não to pedindo pra terraplanar ela, mas ter um jeito mais eficiente de ligar o norte com a porra do país ja era pra ta pronto, mas não… descupinhas esfarrapadas por mais de 60 anos… . não tem segredo de engenharia ai… é uma simples rodovia com linha férrea do lado em uma linha relativamente reta desviado de um outro acidente geográfica… não é construir uma ponte/túnel sobre o estreito de Gibraltar ligando o Marrocos… isso é desafio, não integrar o norte com pais é preguiça estatal de qualidade. . esse papo… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Carvalho2008

Mestre Henrique, Há de considerar que uma transamazonica é como uma estrada única que ligaria Londres a Moscou….de fato um desafio sem igual no mundo…. ferrovia é o melhor modal, mas o custo de implantação pode ser um absurdo. Mas não considero inviável, apenas algumas barreiras precisam ser removidas e cito como exemplo,que na justiça até um simples linhao de transmissão elétrica foi barrado. Então numa implementação, a melhor integração é a fluvial e na esteira, via aérea. Avião não supre a necessidade, mas dirigíveis híbridos podem facilmente locomover 50- 200 a 500 ton de carga humana ou de material… Read more »

Lúcio Sátiro

Pensei que essa floresta não existisse mais, de tanto que a mídia fala em desmatamento.

Esteves

Olha…antes do Agro…no tempo dos pés de laranja…daqui até Ribeirão era só laranja e um pouco de feijão. Tinha queimada todo ano. As rodovias ficavam cinzas. O carro imundo. O céu tudo pretinho.

Hoje com o Agro é cana de açúcar e soja. Muita cana e muita soja. Um pouco de laranja.

Tudo verdinho.

Saldanha da Gama

Também há um troço chamado ongs ( com alguns partifdos), que fazem de tudo para impedir a interligação….E pior, que conseguem….
Abraços

André Macedo

Fonte: Arial 12

Fábio Mayer

A mesma floresta que, para ser devastada e ter sua madeira de lei roubada, não é empecilho para nada. Aliás, para devastar a floresta e roubar madeira, minérios e biodiversidade, o Brasil é plenamente integrado à região Amazônica, os bandidos tem pouca ou nenhuma dificuldade em enviar suas mercadorias para EUA, Europa e China…

Alejandro Pérez

Se buscam OPVs. Em breve teremos notícias.

Henrique

Queria que o Uruguai anexa-se o Brasil kkkkkkkk

Esteves

Lutamos por ele. Não levamos.

Lúcio Sátiro

Cara a República Comunista de Portugal ainda é mais livre que o Uruguai?

rui mendes

Porquê?????
Eles sabem governar o país muito bem sozinhos, não são um estado falhado, muito menos são um estado fantoche, aliás são dos países mais bem sucedidos da América Latina e tem a sua própria cultura e história.
Engraçado, odeiam os Europeus, têm trauma até aos dias de hoje, ainda lhes chamam colonizadores e muito mais, mas depois vê-se que se pudessem fariam o mesmo.
Haja império e forget everything.

Mustafah

Estão melhor que nos, país equilibrado, 2* IDH da América do Sul

Alejandro Pérez

Ótimas patrulhas fluviais. Grande reforço pra ANU e pra nova base no Rio Uruguay.

Thiago

Esses barcos vem com lançadores de mísseis balístico, ótima aquisição

737-800RJ

4 unidades dessa classe são utilizadas para fazer guarda de duas bases de submarinos americanas: Kings Bay e Bangor. A única diferença dessas embarcações pras outras é que possuem, além das duas metralhadoras .50, uma extra remotamente controlada.

Mgtow

Vender a alma ao diabo não é um bom negócio.

Esteves

Se vender vai ter que buscar de volta.

https://youtu.be/tXfZtlAPUNc

Fábio Mayer

… mas só se o diabo for os EUA, se for a China ou a Rússia, tá de boas, né?

Glasquis 7

O diavo tem muitas nacionalidades. Pra alguns ele é americano, pra outros ele é Chinês, pra outros russos… Tem até quem ache que ele é frances e que trabalha na DCNS… Vai entender.

Com diavo ou não, estas patrulheiras vem a calhar pro Uruguai que estava precisando e muito.

109F-4

Inusitado esses exaustores laterais🤔

Esteves

Ninguém diz que a Sibéria é desintegrada. Não vejo ninguém acusar os países do Norte da África. Ou Índia. Ou Austrália. Ou o centro oeste norte-americano. Nunca li que deveriam construir ferrovia no Saara.

A Amazônia não é uma planície. A Amazônia é uma região pertencente à 9 países recortada por florestas, rios e vales profundos.

Alguém pode explicar como é possível atravessar…com trens ou rodovias?

Last edited 1 ano atrás by Esteves
Henrique

No regime militar já foi aberta estradas conectando quase todas as capitais, o problema é que elas não são asfaltadas então quando chove vira lama e ninguém passa, e lá chove muito. A política brasileira é caótica e imediatista, daí a incapacidade de criar um programa de infraestrutura bem feito que resolva o problema, aí vai nosso país ficando pra trás.

Esteves

Disseram. Tentaram. Mário Andreazza contou. Porque pensavam que a Amazônia era um tapete verde. Porque imaginavam que fosse uma planície. Bastava carpir…

Como asfaltar a chuva? Tem mais de 5 mil rios na região. A região amazônica depende de transportes fluviais. Do Mato Grosso pra cima, após o Pantanal e boa parte dele é mato, água, bicho…são os nossos biomas. 40% do nosso território.

Camargoer.

Caro Henrique. Abrir estradas no meio do pantanal ou da selva foi por muitos anos uma política de estado de integração, geralmente sem qualquer preocupação ambiental. As fotos da inauguração da via Anchieta na encosta da Serra do Mar em SP mostra uma devastação completa da cobertura florestal. Anos depois, a encosta começou a deslizar, colocando tanto a estrada quando o parque industrial de Cubatão, no pé da serra, e risco. Foi preciso reflorestar toda a encosta da Serra do Mar. As duas obras mais recentes, a segunda mão da Imigrantes e agora da Tamoios, foram construídas usando túneis para… Read more »

Esteves

1967.
Construção da Rodovia dos Tamoios na Serra do Mar em Caraguatatuba. Oficialmente em torno de 500 mortos. A população da cidade contou 1.500 mortos, talvez mais.

Na duplicação da rodovia entregue em 2022 aprenderam a fazer túneis.

Da pra fazer túnel na Amazônia?

Camargoer.

Olá Esteves. Talvez até tenha regiões nas quais seja possível construir um túnel. A região geografia da região é complexa. Tem de tudo lá. Teve até ter cidades perdidas. A rodovia dos Tamoios liga São José dos Campos á Caraguatatuba. Também é caminho de quem está no interior indo para Ubatuba e Parati. Agora, querem fazer uma rodovia na Amazônia para ligar que lugar para que lugar.

Esteves

Ainda não descobriram pra que serve a Amazônia. Índio, mato, bicho, rios…mosquitos. Demora pra acostumar com mosquitos. Aqueles borrachudos do Litoral Norte são carniceiros.

A cidade aqui também é perdida.

Pelo menos…o 9 de Julho ressurgiu nesse ano.

Camargoer.

Olá Esteves. A selva amazônica serva para regular o regime de chuvas e climático da América do Sul. È muita coisa.

Saldanha da Gama

Estamos esquecendo um dos maiores impedimentos, são as ongs ( junto com alguns partidos) apoiadas por potências. Até o asfaltamento de uma BR, eles conseguiram por um bom tempo bloquear….
Abraços

Camargoer.

Olá Esteves. A pergunta é mais complicada. Construir uma estrada ou uma ferrovia de milhares de quilômetros dentro da selva, cruzando inúmeros rios e áreas que são alagadas durante o período de chuvas para escoar o quê? Ao contrário de 50 anos atrás, hoje a integração se faz empregando ferramentas de comunicação (como internet). Quando encontraram uma montanha de minério de ferro, construíram uma ferrovia para escoar o minério até um porto. O estado de SP é um bom exemplo do que deu certo e do que deu errado. Enquanto que em algumas regiões são encontradas enormes plantações de cana… Read more »

Esteves

“Governar é povoar; mas, não se povoa sem se abrir estradas, e de todas as espécies; Governar é, pois, fazer estradas!”

Washington Luís, deposto por um golpe militar…para dar a cadeira a Getúlio Vargas em 1930.

O Estado de São Paulo produz mais de 50% da cana plantada no Brasil e…e…também é recordista na produção da agricultura familiar, alimentos, estando entre os estados que mais produzem…MS,GO,RGS,MG,PR e SP.

No plano basta a enxada. Contra a montanha…precisa de empreitada. Ou de uma boa empreiteira.

Camargoer.

Faz sentido que as maiores áreas de cana estejam no sudeste já que a maior frota de automóveis também está aqui, assim como faz sentido pensar que a região é grande produtora de alimentos, visto que a maior população vive no sudeste. Um dos grandes desafios é conseguir criar um cinturão verde, como existe em torno da região metropolitana de São Paulo, em torno de Manaus, que é muito quente e úmido, o que impede o cultivo de hortaliças e tomates, por exemplo, que precisam ser levados de avião. Por outro lado, que viaja pela rodovia Carvalho Pinto pode perceber… Read more »

Esteves

Aquilo é um vale. Não dá pra plantar em vale. Precisa falar com os Incas ou com quem Estava antes dos Incas.

Aquela gente foi especialista em plantar nas encostas…construíam terraços.

No Vale do Paraíba dá arroz. Arroz e avião da Embraer.

Camargoer.

Olá Esteves. Aquela região foi um grande cafezal no passado. Agora virou um grande matagal.

Esteves

Fui consultar a enciclopédia. Mais de 70% do café vinha de lá.

Hoje, terras degradadas, solos exaustos e exauridos. E, claro, a mão de obra dos pretos que foi de grátis.

Impressionante como o mato vem requerer sua participação. E seu retorno. Do mato vieres, ao mato retornarás.

Camargoer.

Olá Esteves. Exato. A cobertura florestal foi removida para dar lugar aos cafezais. Latifúndio e monocultura. Muito morro. A terra ficou esgotada e a monocultura avançou para o interior de SP e depois para os montes de MG, deixando para trás apenas mato. Após mais de um século, só sobrou mato. Como derrubaram toda a floresta, sem manter corredores florestais ou mata ciliar, não existe de onda a floresta regenerar. Seria necessário um grande programa de reflorestamento parecido ao que aconteceu na floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro. Sobre o mato que tomou conta de tudo, são especies que… Read more »

Carvalho2008

Floresta Amazônica precisa ser ocupada e explorada Fazer a legalização fundiária para que as multas possam incidir sobre os proprietários quando transgredir. Como a terra não é legal, o crime não é nominado. Por legislação, o caboclo pode derrubar e explorar até 20% de sua propriedade. Ele tem direito e pode faze-lo e isto não pode nem deve ser contabilizado. Já no sul e sudeste, devemos reflorestar e alterar a legislação nos municípios. A cidade tem de ser mais verde. Da para fazer as duas coisas….o que tem de parará é o alarmismo amazônico e o sujeito não ter uma… Read more »

Camargoer.

Ola Carvalho. Segundo o Censo Agropecuário 2017 (o mais recente), a soja domina o setor (R$ 104 bilhóes), seguido pela cana (R$ 37 bilhões) e café (R$ 17 bilhões). Considerando que ninguém come soja (adoro tofu), ela serve essencialmente para exportação para ser usada como alimentação animal. A produção de alimentos é resultado da agricultura familiar de pequenas e médias unidades. O desmatamento da floresta tem a extração de madeira como primeiro objetivo e a produção de gado como segundo objetivo. O argumento que o desmatamento servirá para a produção de alimentos é bastante equivocado, assim como achar que a… Read more »

Esteves

Vales. Vamos perguntar aos Incas porque plantavam em terraços evitando a erosão nos vales.

São Luiz de Paraitinga. Um dos carnavais mais festejados no Vale do Paraíba. 2010 veio uma chuva…uma chuva…descendo os morros…levou junto metade da cidade.

Dessa praça saíam os bikers disputando uma maratona. Esteves foi lá 2 X. Lá de cima dava pra ver lá em baixo. Morro, mato, estrada, poeira, cerca…o Esteves muito cansado.

Mato, morro, morro, mato…

Camargoer.

Olá Esteves. Os Incas praticavam uma agricultura de subsistência e provavelmente empregando pessoas livres. A conservação do terraço era fundamental para a sobrevivência do grupo ano apos ano. A monocultura cafeeira tinha como objetivo o acúmulo de capital do proprietário e era realizadas por escravos. O objetivo era o máximo retorno financeiro no menor tempo possível, visto que o estoque de terras era garantido.

Esteves

Pois é.

Deram uma banana pras terras. Não vou dizer que fizeram o mesmo com os pretos porque nem isso deram.

Comprei um café colombiano. Acidez quase zero. Comparado com a classificação gourmet daqui. Diferente quando se está acostumado com um café nosso…amarguinho.

70 reais a lata de 1,3 kg. Considerando que veio de lá dos colombianos…preço razoável. Bom café mas, sem acidez.

Camargoer.

Olá Esteves. Nunca compre café extraforte. Isso é apenas café ruim muito torrado. Café colombiano de exportação é muito bom. Café colombiano disponível no mercadinho na Colômbia é uma outra bomba. Algumas fazendas de MG vendem o próprio café. Deve ser da ordem de R$ 200 o quilograma. Bom demais. Fininho, marronzinho claro. Cheiro forte sabor suave. Café fica amargo quando torram tudo (inclusive gravetos e folhas). Tenta encontrar café da fazenda Pessegueiro.

Carvalho2008

Mestre, praticamente 100% da soja é consumida em alimentação humana direta ou indiretamente, quer seja óleo ou farelo como i sumo na produção de proteína animal.

Mas não há correlação entre soja e Amazônia….nunca foi, não é, nem será.

Dalton

Estarão substituindo 2 da classe “Cape” um com 69 e o outro com 64 anos a partir
da entrega à USCG respectivamente em 1953 e 1958 e 32 anos de serviço prestados ao Uruguai, ambos incorporados em 1990.

Glasquis 7

Estão ótimas. Se não me engano, estas Marine Protector foram construídas entre 2000 e 2004.



Lúcio Sátiro

Foi esse barco que afundou o Moskva russo ?

Salomon

O importante é que tem festa na entrega lá, coquetel na saída (virão navegando?), festão na entrega no país, medalhas para os bravos marinheiros que fizeram o traslado, diárias em dólar, treinamentos e cerimônias, patentes, alamares, discursos e medalhas.
A parte militar ou estratégica, ou mesmo tática é detalhe.

Esteves

Qual a estratégia para barcos de patrulha costeira?

Enzo Magno Donato Vernille

Eu não entendi esse final
Quer dizer
Não entendi foi nada kkkkkkkkkkkk

Glasquis 7

Pra este tipo de comentários existe um ditado:

“Não importa o quanto ouro vc tiver, sempre terá quem diga que o teu ouro não brilha o suficiente.”

Ótima aquisição pro Uruguai.

Adriano Madureira

Na marinha do uruguai existe algum navio de tamanho considerável ? Uma fragata ou corveta mesmo já de idade? Em 2015 lembro que os colombianos ofereceram o OPV-80 para a marinha do uruguai,mas acredito que não tenham tido sucesso. Os chineses agora em 2022, haviam oferecido seu OPV ,uma oferta até aparentemente atraente,mas não deu para frente. “La oferta china orilló los 200 millones de dólares por ambas unidades, desglosados en casi 152 millones por los buques, el Sistema Logístico Integrado a 15 años, otros 38 millones, así como sistemas Data Link y comunicaciones IP (R & S o Thales,… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Adriano Madureira
Piassarollo

Adriano, a Armada Uruguaia possui ainda uma fragata de origem francesa, bem velhinha e um navio logístico/auxilhar de origem alemã, tbm com idade avançada. Estes são os maiores navios operados hoje, por lá. Já foi oferecido uma fragata de modelo antigo pela Marinha chinesa, tipe 53 se não me engano, mas provavelmente não foi aceita. O grande problema do Uruguai não é só ter um orçamento pequeno para a defesa, mas conseguir manter os custos de operação e manutenção de um navio maior e que requer cuidados mais constantes. A meu ver esta aquisição ( dos três classe Protector) foi… Read more »

rui mendes

Patrulhas fluviais, não é para guerra contra outras marinhas, mas para patrulhar, vigiar, afugentar , interceptar e prender traficantes, pesca ilegal, imigração clandestina etc

Fábio Mayer

O Uruguay é um país pobre de IDH alto.O Brasil é um pais podre de rico, com IDH se muito, médio. Questão de prioridades: o orçamento do Uruguay não contempla forças armadas com grandes prioridades: eles voam aviões de combate da década de 70, navegam com barcos de combate sexagenários e em terra, apenas material doado pelo Brasil. Mas em compensação, gozam de boa infraestrutura de saúde e educação e se vê muito pouca favela pelo país. Sem contar o sistema político estável, que elegeu 3 governos de esquerda e depois um governo de direita em sequência, tudo de boas,… Read more »

Glasquis 7

Já esteve na Argentino ou no Chile?

AMX

Sou leigo no assunto, logo, pergunto: elas realmente vieram navegando desde os EUA, ou foram trazidas por uma embarcação maior?
O escape dos gases é no casco, assim, imagino, que em mar grosso com certeza isso seria um problema, não?

Quem puder esclarecer minha dúvida, agradeço desde já.

Esteves

Provável terem vindo assim.

Esteves

.

Esteves

Combatentes de superfície também usam caixas de fumaça na lateral. Como a Meko100. A boreste acima da linha d’água.

Carlos Crispim

Que beleza, parabéns, estão melhores do que nós.

Luiz Floriano alves

Marimhas que não connseguem nem evitar alagamento de d
submarinos carissimos tem que ficar de guarda costeira mesmo.,

Enzo Magno Donato Vernille

…Que?

Enzo Magno Donato Vernille

Melhores…
Com apenas 3 navios de patrulha?

Esteves

A definição de rico e pobre deveria ser diferente de quem acumula. Quem tem mais é mais rico. Quem tem menos é pobre. O Uruguai é diferente. Pequeno e diferente. No passado foi comparado à Suíça. Vinicius Jr está sendo comparado com macaco. Tanto faz o lugar. Na Espanha de Franco Madrid ou no Rio. Disseram que lugar de macacos é no Sambódromo. Esses pretos correm o mundo. Oito Odiados. Estudam música desde o ventre da mesma mãe… 8 Irmãos Hipnóticos. O Uruguai…quem entende o Uruguai? Talvez o que separa e o que cria divisões é a falta…de educação. O… Read more »

Glasquis 7

Por que alguma vez alguém chamou os Brasileiros de “macaco”, não quer dizer que essa é a imagem que o mundo tem do Brasileiro. O Brasil e o seu povo é a imagem que cada brasileiro quer passar e tenho certeza que não é a de “Macaco” É um erro insistir nisso. Antes de estigmatizar um povo, mesmo que seja o seu, devemos lembrar que o Brasil tem profissionais destacados, alguns deles nas mais altas posições. Renomados Astrônomos, Físicos, Engenheiros, Arquitetos, Médicos, etc. Cada vez que se faz menção à associação da imagem dos brasileiros á dos macacos, se contribui… Read more »