HMCS Vancouver (FFH-331)

O USS Higgins (DDG-76) realizou um trânsito no Estreito de Taiwan na terça-feira, anunciou a Marinha dos EUA.

O Higgins realizou o trânsito em cooperação com a fragata classe Halifax da Marinha Real Canadense HMCS Vancouver (FFH-331), de acordo com um comunicado de imprensa da Marinha na terça-feira.

O trânsito do estreito foi feito fora de quaisquer águas territoriais, disse o secretário de imprensa do Pentágono Brig. O general Pat Ryder disse durante uma coletiva de imprensa na terça-feira.

O Higgins e Vancouver realizaram um trânsito de rotina “de acordo com a lei internacional”, de acordo com o comunicado da Marinha.

HMCS Vancouver (FFH-331)

“O trânsito do Higgins e da Vancouver pelo Estreito de Taiwan demonstra o compromisso dos Estados Unidos e de nossos aliados e parceiros com um Indo-Pacífico livre e aberto”, segundo o comunicado. “Cooperação como essa representa a peça central de nossa abordagem para uma região segura e próspera.”

Este é o segundo trânsito do Estreito de Taiwan desde que a presidente da Câmara Nancy Pelosi (D-Calif.) visitou a ilha. O último trânsito ocorreu em 29 de agosto, quando o USS Antietam (CG-54) e o USS Chancellorsville (CG-62) navegaram pelo estreito.

A China criticou o trânsito do estreito na época e chamou os dois cruzadores da classe Ticonderoga de velhos. A China ainda não comentou o trânsito do Higgins.

No entanto, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, alertou os EUA contra o apoio aberto a Taiwan depois que o presidente Joe Biden disse que os EUA defenderiam Taiwan.

“A China lamenta e se opõe firmemente às observações feitas pelo presidente dos EUA e fez representações severas com os EUA”, disse Mao, de acordo com um artigo do jornal estatal Diário do Povo.

FONTE: USNI News

NOTA DA REDAÇÃO: O USS Higgins e a HMCS Vancouver foram acompanhados por navios da PLA Navy durante o trânsito, como mostra a imagem de satélite abaixo:

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cidadão das Sombras

Sabres tilintando cada vez mais alto

Cidadão das Sombras

Será que haverá choque de lâminas.

Esteves

Haverá.

Agressor's

Eu estou sempre dizendo isso, que estamos em uma guerra mundial e todo mundo ri, mas é verdade desde o primeiro dia! Nos próximos anos veremos várias “Guerras da Ucrânia”. Ocidente vs Rússia/China se enfretando em territórios de outros países(Tipo China vs Taiwan/Otan). E a milicada de uma certa republiqueta de bananas ai vai ser usada nisso como bucha de canhão…

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
marcus mendes

Se Taiwan conseguir desenvolver mísseis, com capacidade de transportar ogivas nucleares e apontá-los para cidades da China, o dragão vai enfiar o rabo entre as pernas e ficar quieto.

Slow

Vai ter que fazer isso tudo sem a China sonhar que está sendo feito caso contrário … aquela ilha vira submarino .

Carlos Campos

o problema não é nem desenvolver os mísseis, eles já existem, é desenvolver as ogivas sem chamar atenção

sub urbano

Inaceitável.

Red Pill - 红色药丸

Só existe UMA China !

naval762

Wumao detected.

Eduardo

Isso! Uma SEM Taiwan

Guilherme Leite

Sendo razoável, Taiwan deveria ser da China, o apoio americano deveria ser inaceitável.

Dizer que eles não o são, é a mesma coisa que dizer que o Donbas é russo!
Sendo razoável, Taiwan deveria ser da China, o apoio americano deveria ser inaceitável.

Dizer que eles não deveriam ser, é a mesma coisa que dizer que o Donbas não deveria ser ucraniano!

Last edited 1 ano atrás by Guilherme Leite
Stene Pires

Por um lado, Taiwan está próximo demais para não pertencer à China, por outro, comparem o tamanho de um e de outro. Taiwan NÃO QUER pertencer à China… Simples assim. Assim como os moradores de Malvinas NÃO QUEREM pertencer à Argentina. Simples assim também.

Slow

A então se os índios da Amazônia não querem pertencer ao Brasil a Amazônia vira um país deles ? Entendi ..

Carlos Campos

pela independência de manaus!!!!!

Lúcio Sátiro

Me mostra no mapa a Amazônia sendo uma ilha separada do Brasil por 160 km que eu opino

M.@.K

Não seria interessante para China invadir Taiwan… pelo menos agora.

Last edited 1 ano atrás by M.@.K