O míssil é o quarto lançamento do projeto e o primeiro na fase de qualificação

Nesta terça-feira (20), a Marinha do Brasil (MB) lançou com sucesso, pela quarta vez, o Míssil Antinavio de Superfície (MANSUP). Ocorrida na região ao sul de Cabo Frio (RJ), a operação contou com a participação das Fragatas “Constituição” e “Liberal”.

O lançamento marcou o início da fase de qualificação do míssil e possibilitou testar alguns subsistemas já em sua versão final de produção. Novos lançamentos de qualificação ainda estão previstos antes do início da produção do MANSUP.

Para o Diretor de Sistemas de Armas da Marinha, Vice-Almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira, a fase está avançando conforme o planejado. “Na etapa anterior foram testadas, por meio do lançamento de três protótipos, as soluções de engenharia adotadas para que o míssil atendesse aos requisitos estabelecidos. Na etapa atual, estão sendo testados os subsistemas já aperfeiçoados, o que garantirá que o míssil seja fabricado com a melhor tecnologia disponível, adicionando maior robustez e eficiência ao produto, e atendendo a todas as condições impostas inicialmente”.

O Almirante Trovão acrescentou que no primeiro lançamento também foi realizada nova avaliação do desempenho do motor-foguete e do efeito dos ajustes no software de controle do míssil, tendo como base os resultados dos lançamentos anteriores. “Na ocasião, foi testado também o novo sistema de telemetria, agora com maior alcance, ângulo de visada mais amplo e mais resistente às condições meteorológicas”.

Segundo Robson Duarte, da empresa Sistemas Integrados de Alto Teor Tecnológico (SIATT), que é gerente do Programa do MANSUP, outro grande avanço em relação aos lançamentos anteriores foi a utilização do novo Console Lançador de Míssil (CLM). “Quando a Marinha do Brasil decidiu investir no desenvolvimento do MANSUP, foi imposto o requisito que o míssil fosse totalmente compatível com os lançadores e consoles existentes em seu estoque. Hoje, além do míssil, a SIATT está nacionalizando toda a infraestrutura de lançamento. Desta forma, uma nova janela de oportunidades se abre, havendo a possibilidade de revitalizar navios antigos que estejam com seus consoles inoperantes, como também a instalação de todo um sistema de lançamento nacional em novos navios”.

Um outro requisito estabelecido pela MB foi a utilização de componentes designados como “ITAR Free”, ou seja, livres de embargos (limitação de compra e venda de determinados componentes críticos para operações de área de defesa e aeroespacial). Segundo Robson isso foi possível “com o uso de tecnologia nacional e componentes ITAR free. Com isso a Marinha e o Brasil alcançaram um grau de autonomia conquistado por pouquíssimos países no mundo”.

O Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, ressaltou a relevância do desenvolvimento de um projeto como esse, destacando “que todos os engenheiros e técnicos envolvidos no Projeto MANSUP são brasileiros, formados nos diversos centros acadêmicos do Brasil. A tecnologia empregada no projeto é desenvolvida por brasileiros e todos os recursos empregados são investidos dentro do País. O MANSUP permitirá a Marinha contar com um armamento eficaz no prazo e na quantidade que se fizer necessária, contribuindo para a defesa dos interesses nacionais e de nossa soberania na Amazônia Azul”.

Além da Fragata “Constituição”, que foi o navio lançador, participaram da operação: a Fragata “Liberal”, como navio assistente; a aeronave UH-12 “Águia” 87, responsável pela telemetria (tecnologia que permite a medição remota e em tempo real dos parâmetros necessários para avaliar o funcionamento e o desempenho do míssil); e as aeronaves UH-12 “Águia” 82 e P-3, para limpeza de área.

FONTE: Agência Marinha de Notícias

Subscribe
Notify of
guest

189 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hilton

Parabéns para todos os envolvidos! 👏🏽👏🏽👏🏽

Wellington Góes

Show!!! Bravo Zulu!!!
Essa é a diferença de um força que almeja independência tecnoindustrial em equipamentos sensíveis, de outra que é mera cliente de equipamentos estrangeiros e ainda acha que é exemplo a ser seguida… 😂😂😂

Rafael Costa

Aquela que nunca possuiu fragatas construídas no seu próprio país e que sobrevive de compras de segunda mão 🤭 ? Acho que conheço….

Thor

Nunca construiu fragatas? Tem certeza disso?

Antonio Cançado

40 anos atrás.

Elias

Não esquenta este é quinta coluna…

Foxtrot

Está falando do aeroclube marombado ? Kkkkkkk
Daqui a pouco aparece um tal de Cel. chateado dizendo que não sabemos de nada e blá blá blá, mi mi mi.
Pior que o cara ainda tenta defender o indefensável e justificar o injustificável.
Parabéns MB, esse é o caminho para a verdadeira independência tecnologia e visão estratégica !

Alexandre

Esse oficiais mais antigos da FAB são uma coisa a ser estudada, se acham o último biscoito do pacote. É um tal de participei disso, fiz aquilo, fui nomeado pra aquilo outro e/ou tenho experiência real mesmo nunca tendo participado de uma guerra. Mas quando olhamos as conquistas tecnológicas na FAB nos últimos 30 anos, percebemos que vieram basicamente da EMBRAER. Falo dos tucanos, super tucanos, AMX e agora os C 390. Ainda bem que esses oficiais já estão na reserva, abrindo espaço pra gente mais capacitada, como é o caso do novo Comandante da FAB, que ao meu ver,… Read more »

Rinaldo Nery

O cmt da FAB é 5 turmas mais antigas q a minha…

Esteves

Qual é a marca do biscoito?

Rinaldo Nery

Pois então, também gostaria de saber… Como tem gente doída. “Eu sou um paisano mas sei mais do que você. Sem nunca ter entrado num navio sequer”. Tem comandantes de navio da MB que postam aqui… Eu de navio pouco entendo.

Rinaldo Nery

Interessante a generalização do comentarista lá em cima. Na FAB ninguém presta. Deviam chamá-lo pra ser instrutor na ECEMAR. Quem sabe aprendemos algo com o suprasumo da fodalidade… (comentário editado)

Esteves

O que ele tentou dizer é…

A FAB já fez o que a MB está tentando fazer. Criou a Embraer em 1969.

Douglas

kkkkkk vai falar que no fim não é divertido. Irrita que até comentário tem que ser editado. Toda generalização é burra. Acredito que as instituições tem sempre a melhorar, mas não acredito que as forças tenham uma crise geracional e que a renovação construirá uma força ainda mais forte e capaz. Nossas forças armadas tem mais tarefas que orçamento e tem muito mais planejamento e trabalho que execução orçamentária e veja bem não adianta nada as forças planejarem e estruturarem se o pais continuar uma bagunça e não ter um crescimento perene do PIB que garanta financiamento para os projetos… Read more »

Rinaldo Nery

E fica muito difícil planejar sem estabilidade orçamentária. Por isso a diminuição do número de KC-390. Mas os “ixxpicialistas” não entendem…

Alexandre

Seu argumento cai por terra quando olhamos Países que tem um orçamento militar muito menor que o nosso e que entregam um planejamento superior. É fácil colocar a culpa nos políticos e dizer que planejou mal porque não tem dinheiro, quando o orçamento militar do Brasil gira em torno de mais de 100 bilhões de reais, ou seja, algo em torno de 20 bilhões de dólares. Só a título de comparação, a Espanha tem um orçamento de pouco mais de 11 bilhões de dólares por ano e eles tem forças armadas muito mais bem equipadas que as nossas. Tem que… Read more »

Rinaldo Nery

Diga aí o valor do orçamento da FAB para 2024! E aproveita e me passa também os números da mega sena…

Salim

O orcamento de nossas forças armadas a quase 2 décadas e de uso 20 a 25 bi dólares, entre os 10 maiores do mundo, sendo covid a Grosso modo EB 40% e 30% fab/Mb, porém o executivo e não o congresso segura o valor e não tenho situação real de meu conhecimento. Não concordo e recrimino qualquer ataque pessoal ou generalização destes ataques, Porém e muito difícil defender a aplicação destes recursos por nóssas forças armadas, visto a falta de equipamentos de ponta generalizada em nossas forças bem como a baixíssima quantidade do pouco que tem.

Americo

So para lembrar de um pequeno detalhe, a Espanha que vc citou como exemplo e um pouco menor do que o estado de Minas Gerais. Um pais muito mais antigo que o Brasil, com poucos problemas sociais em relaçao ao Brasil. Somente agora, nesse governo, e que estamos conseguindo interligar por estrada, de forma segura, a regiao , por exemplo de Rondonia ao Acre com a ponte de Abunã. Temos em andamento a ligação entre Xambioa emTocantins e Sao Geraldo do Araguaia, no Para. Somos um Pais Continental e vc quer comparar com o gasto de um pais equivalente a… Read more »

Elias

Boa coronel….

Alexandre

LB detectado!

AMX

Aquele comentarista é o maior zé mané: não saber nada não é problema, o problema é que ele fala como se soubesse e,pior ainda, como se ninguém mais soubesse de nada. Tem que chamá-lo não só pra ECEMAR, mas pra Presidência da República mesmo.

Alexandre

LB detectado!

Alexandre

Não falei que ninguém presta na FAB, porque sempre falo bem das pessoas que tem capacidade, como por exemplo, o Brigadeiro Batista jr. Mas aqui pra nós, quantos oficiais estavam no Comando daquele voo que levou 39 kgs de cocaína no avião Presidencial e não viram nada? Não é possível elogiar esse tipo de situação, imagine o que não era enviado através de outros aviões que não tem o mesmo nível de fiscalização! Quantos oficiais fizeram o planejamento da modernização de 43 caças AMX, e depois tiveram que voltar atrás e modernizar apenas 14 unidades! Será que essas pessoas estavam… Read more »

Alexandre

Eu não entendo de nada sobre a FAB, mas entendo que passar 50 anos com um mesmo caça, não é uma demonstração de competência.
Quantos oficiais tiveram a possibilidade de planejar a substituição dos F5 ao longo desses 50 anos?
E não me venha com a desculpa de que faltou dinheiro ou vontade política, porque a FAB tem um orçamento que permite um planejamento a longo prazo.
Mesmo com a questão da folha salarial, ainda resta uma sobra de recursos que iguala ou supera o orçamento geral de quase todas as forças aéreas da região, com exceção da Colombia.

Glasquis 7

Pois é mas, um cara que nunca pisou uma base militar e nem tem ideia de como se gerem as forças de defesa do Brasil diz que:

Esse oficiais mais antigos da FAB são uma coisa a ser estudada, se acham o último biscoito do pacote.”

Vai entender…

Rinaldo Nery

Glasquis, no Brasil tem um ditado famoso: “a inveja é uma merda!”.

Glasquis 7

E pra frustração, existe algum ditado?

É que há casos em que muito mais do que inveja, o que existe é uma frustração tão profunda que o indivíduo se aliena totalmente da realidade e fica usando frases de “efeito” que apenas denotam a pouca idade mental dele.

H.Saito

“Todos os opressores atribuem a frustração dos seus desejos à falta de rigor suficiente. Por isso eles redobram os esforços da sua impotente crueldade.”

Edmund Burke

Alexandre

Pra frustação não existe ditado, mas existe nome, GLASQUIS!
Pessoa que nasceu num País que não lhe proporcionou uma vida digna, então teve que imigrar para o Brasil.
Isso é a definição de frustação!

Alexandre

*frustração

Alexandre

Usar “inveja” como argumento, é coisa de pais de Santo ! Ao longo de mais de 20 anos eu defendo nossas forças em sites especializados, já defendi pessoas como o Farinazzo, defendo hoje o comandante Batista jr e já defendi até o Almirante Othon que foi preso! Então, se eu defendo com fervor nossas forças, mais que certos oficiais, e defendo pessoas como o Comandante da FAB, Brigadeiro Batista jr, não posso ter inveja de um coronel da reserva! Entenda, existem outras carreiras que são excelentes e que nos proporcionam uma qualidade de vida superior a de vcs. Baixe sua… Read more »

Alexandre

*Pai de santo

Partido novo

Mas não preciso entrar em base para saber da incompetência da administração pública, marinha de 80 mil pessoas…exército só pondo recruta para capina e passa cal em árvore ou fica paradão na frente da casa de oficial… transferência para la e cá para ganhar mais…ou seja é um ralo de dinheiro ou público, tem pais com orçamento menor e muito melhor equipado e mais profissional….me desculpe mas é verdade.
Quanto ao projeto parabéns mas precisamos de data de SOP e nexts steps.

Glasquis 7

tem pais com orçamento menor e muito melhor equipado e mais profissional….”

Vc é um “pragmático”???

Mateus Lobo

Diz aí “especialista”, qual o efetivo que a marinha precisa ter? Deve então as forças armadas abrir concurso para jardineiro e pintor e isso mais eficiente economicamente?
tem pais com orçamento menor e muito melhor equipado e mais profissional” diz aí qual é.

Alexandre

Espanha é um desses países!

Salim

Marinha britânica 35 mil homens, nr meios combate superiores e quantidade e qualidade e presença global, marinha australiana 15 mil homens e por ai vai, infelizmente temos que enxugar e reequipar as forças armadas, dinheiro tem , orçamento a décadas usd 25 bi liberados congresso, quem segura a dotação e o executivo, e o pouco que sai e pra mantê cabidao empregos.

Sensato

efeito Dunning-Kruger é o viés cognitivo pelo qual pessoas com baixa habilidade em uma tarefa superestimam sua habilidade. Isso explica muita gente aqui.

Alexandre

Quem pisou numa base militar Brasileira foi vc chileno, que disse ser um EX GRUMEC em sites chilenos, para esculhambar com o treinamento que esses profissionais recebem.
Isso vc tenta desmentir aqui, para não entregar para os tolos a sua real motivação, que é tentar desmoralizar as nossas forças armadas.
E ainda tem oficial que ainda não percebeu isso!

Alexandre

“Esses oficiais”, plural !
Nenhum em particular, interessante que vc tenha reagido !
Com relação ao comandante da FAB, me causou uma boa impressão pelo foco na atividade fim, pela rapidez nas decisões e pela maneira como se preocupa em responder pessoas comuns aqui do site. Sempre de maneira atenciosa e respeitosa. Agora que estou sabendo da antiguidade dele, fiquei mais admirado por sua conduta, é tudo que se espera de um oficial da FAB.

Esteves

Senhor.

Em reconhecimento à carreira e à dedicação, utiliza-se senhor.

Alexandre

Nós temos que ter reconhecimento com todos os seres humanos, independente do que fazem. Esse seu comentário diz muito sobre vc. Tenho respeito por todos, mas, se for pra hierarquizar, prefiro ter reconhecimento primeiro pelos Professores, que são os Profissionais que formam todos os outros. Depois pelos Profissionais da saúde, que eu, com muito orgulho, faço parte. A última “guerra” que foi lutada aqui no Brasil foi contra a COVID, onde morreram quase 700 mil pessoas! Não ficamos em casa, muito pelo contrário, ficamos na frente de batalha. E sem nenhuma blindagem, no caso, vacina, porque oficiais que estavam a… Read more »

Rinaldo Nery

O problema foi justamente o uso do plural, uma generalização descabida. Nota-se o pouco conhecimento que você tem das FFAA. Tive o privilégio de ter sido comandado pelo TB Baptista Jr, no 2°/6° GAV, por 4 anos. Conheço-o desde que ele era Major, e eu Capitão. Posso dizer que somos amigos. Como você parece ser novo aqui, não deve ter visto a matéria no Aéreo sobre o aniversário do 2°/6° GAV. Vá lá checar e verifique algumas fotos minhas e do BJR, postadas lá.

Alexandre

O plural foi bem utilizado, porque os exemplos de mal administração ao longo dos últimos 50 anos são muitos. Comento nesse site há uns 20 anos pelo menos, sempre defendendo nossas forças. Mas não dá para passar pano em tanta coisa errada do passado, e que certamente não é responsabilidade dos políticos! Como disse, acho o atual Comandante uma excelente revelação. É uma pessoa que respeita, que mostra uma preocupação com a transparência dos seus atos, muito focada na atividade fim e extremamente ágil nas decisões! Não é necessário ser especialista para reconhecer as qualidade do Brigadeiro Batista jr, espero… Read more »

Rinaldo Nery

Será ministro no próximo governo.

Rinaldo Nery

Meu comentário está preso.

Marco

A Embraer existe por causa do Min. Aeronáutica, os grandes sucessos da Embraer citados por você foram criados em parceria com a FAB apontado capacidades desejáveis para execução das missões previstas. Desde o projeto do bandeirante com o saudoso Osires, passando pela fabricação dos Xavantes sob licença, o Xingu, o projeto binacional AMX , modernização F5, o Milenium e agora a participação no Gripen. Na FAB assim como todas as instituições tem pessoas muito qualificadas, bem como outras que são desastres ambulantes, não dá para generalizar. Tem muitos erros, tem corporativismo, mas ultimamente tem acertado mais do que errado. É… Read more »

Alexandre

Sua opinião está correta em parte, realmente, a Embraer começou e teve um grande desenvolvimento em função da ajuda recebida da FAB. Mas não é disso que eu estou falando, estou falando de desenvolvimento próprio, realizado dentro dos muros da FAB. Posso citar o projeto de enriquecimento de urânio e o projeto espacial que foram tocados pela FAB, um foi encerrado e o outro até hoje não entregou o que prometia, mesmo passados várias décadas. “Na FAB assim como todas as instituições tem pessoas muito qualificadas, bem como outras que são desastres ambulantes, não dá para generalizar. Tem muitos erros,… Read more »

AMX

“…e nos anos 80 seus submarinos em estaleiros próprios…”
Coitado, fala da marinha dos EUA achando que é a do Brasil…

Alexandre

Coitado é vc, que não sabe que 4 submarinos da classe tupi foram construídos no AMRJ !

AMX

Defender o indefensável = defender cotas e e achar que não é racista, kkkk

Luiz Antonio

Não sou cel e nem militar, mas analiso e observo FATOS. Das 3 forças a FAB é a mais profissional e eficaz. A única que sob suas iniciativas criaram a 3a fábrica de aviões do mundo. Na história da FAB existem as relíquias de guerra e das conquistas em combate. A MB, infelizmente é uma caricatura medíocre de algo que se possa chamar de esquadra, não pelos seus marinheiros mas sim pelos seus comandantes que mandaram para o fundo, além de banheiras flutuantes, a competência e os recursos colocados à sua disposição. A única marinha do mundo que consegue literalmente… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Luiz Antonio
Meireles

Wellington Góes, um país dominado, e escravizado pelos seus colonizadores só pode dar nisso… Já tem uns 20 anos que eles estão copiando esse míssil, e até agora nada… No Brasil é assim, nós temos 3 etnias escravizadas, os índios descentes da Índia, os Judeus descendentes do oriente médio, e os negros descendentes da África. O Brasil é todo dominado pelos descendentes da Itália, descendentes da Alemanha, descendentes de Portugal, Inglaterra, EUA, Canadá… Até hoje o Brasil paga Laudêmio a família Real, em todas as esferas dos poderes brasileiros os colonizadores dominam, não entra ninguém nos poderes das instituições brasileiras… Read more »

Nemo

Não chamem o Meireles. Rsrs

Meireles

Lula já chamou o Meireles de volta, e o mercado reagiu bem, vamos voltar a todo vapor kkkkkk….

Jodreski

Independência tecnológia é sim importante mas mais do que isso é ter um bom estoque de armamento, seja ele produzido localmente ou não. Não vamos esquecer que o fator que está prolongando a guerra na Ucrânia não é indepencia tecnológica dela ou sua capacidade fabril e sim o fato de vários países ocidentais estarem fornecendo armamento pronto, já fabricado, à pronto uso para suas forças combaterem as Russas. É isso que sustenta um conflito: armamento à pronto uso, e não o que vc consegue fabricar, até pq essas fábricas seriam alvos prioritários à qualquer inimigo, e se ele dispor de… Read more »

Wellington Góes

É né?! A Ucrânia está pagando quanto mesmo?! E se de repente os ditos países que estão fornecendo resolvem cortar o fornecimento?! Lembra da Argentina?! E do outro lado temos a Rússia, que produz o que consome no conflito… Achas mesmo que a Ucrânia, que está sobrevivendo de doações é o exemplo a ser seguido e não a Rússia, que produz o que precisa?! Tua avaliação está meio enviesada e capenga, não?! Outra… Quem pode produzir, inibe quem não pode, este é somente um mero cliente e se quem fornece resolve não fornecer mais, tem que pedir arrego… Resumindo, tua… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Wellington Góes
Alexandre

Exatamente Wellington, o Brasil optou pelo desenvolvimento próprio e/ou transferência de tecnologia com fabricação local. Estamos colhendo os frutos, e humilhando essas “forças” que tem equipamentos de segunda mão com mais de 30 anos de uso!
Lembro bem das fotos dos Almirantes estrangeiros que vieram visitar o estaleiro de Itaguaí, todos olhando pra cima sem acreditar na grandeza do estaleiro. E também o olhar de espanto, quando chegaram no setor onde ficam os simuladores dos scorpenes.
Voltaram pra casa abatidos, com o rabo entre as pernas e pensando assim, O BRASIL É REALMENTE A ÚNICA POTÊNCIA MILITAR DA AMÉRICA LATINA!

Allan Lemos

O Brasil ser a única potência militar da América Latina é tipo um time se gabar por ser o melhor da série B.

Glasquis 7

Na verdade, na América Latina não existe nenhuma “potência Militar”

Rinaldo Nery

Exato. E a MB, infelizmente, ainda não tem meios de superfície adequados, tampouco em quantidade.

Glasquis 7

O senhor afirmando isso, corre o sério risco de ser tachado de ” Antipatriota” acusando-o de: querer se criar, querer denegrir as forças armadas do Brasil, estar insultando o Brasil em fim, um “pragmático” como eles estão chamando agora.

Rinaldo Nery

É um fato. Gostaríamos que fosse diferente. Espero que seja, em breve.

Alexandre

A Marinha teve, nos últimos 50 anos ou mais, que tocar um programa nuclear que hoje dá excelentes retornos a toda sociedade Brasileira. Apesar dos grandes gastos que envolvem um programa nuclear, nos últimos 40 anos, a Marinha do Brasil fabricou no AMRJ 2 fragatas classe niteroi(década de 70), 3 submarinos classe Tupi e 4 corvetas classe inaúma(décadas de 80 e 90) , 1 submarino classe tikuna e 1 corveta classe barroso (2005). O corpo de fuzileiros navais é composto por cerca de 15 mil homens treinados e equipados. É importante dizer que a MB também operou por algumas décadas… Read more »

Alexandre

Quando vc delimita um espaço geográfico ou uma região para definir uma força militar, é natural vc determinar quem é o mais capaz como potência. Tem quem chame o Brasil de potência Imperialista ainda hoje. Mas o fato, é que, se só existisse a américa latina, nós seríamos a potência militar hegemônica! Isso parece ser confuso para vc quando se refere ao Brasil, já que vc está aqui só para desmerecer nossas forças. Mas vc não faz confusão nenhuma quando se refere ao chile quanto a possibilidade de vencer a Argentina, o Perú e a Bolívia juntos! Essa hipótese que… Read more »

Alexandre

É verdade Allan, mas é a realidade!

Esteves

Muito bom. Parabéns a todos os envolvidos. Com o Almirante Trovão não tem senão.

Foxtrot

Ou seja, como escrevi em outro post.
Fizeram uma atualização de sistemas e software e não uma “evolução” como haviam escrito antes.
Achei que o programa tinha sido cancelado por falta de visão de nossos militares.
Mas sejamos justos, apesar de tudo a MB está de parabéns.
Diferente da FAB que cancela projetos nacionais para importar e depois vem com a balela de “visão estratégica”.
Parabéns MB, que vejamos muito em breve o radar Gaivota-X, Sonsores, torpedo nacional etc etc.

Antonio Cançado

Até agora não entendi a validade do conceito…pra quê desenvolver um míssil que tem as mesmas capacidades dos Exocet de primeira geração?
De quê serve, no cenário atual, um míssil igual aos de trinta, quarenta anos atrás?

Alexandre Galante

Na verdade, equivale ao Exocet de 2a. geração, o MM40, o de primeira geração era o MM38. Ainda é um bom míssil para a maioria dos cenários e uma futura versão com motor a jato deixará o míssil equivalente ao MM40 Block 3.
O mais importante é ficar autossuficiente nesse tipo de armamento, sem ficar sujeito a embargos como a Argentina sofreu em 1982.

Last edited 2 anos atrás by Alexandre Galante
Bueno

 Galante, este míssil pode ser usado em bases fixas para proteção/negação de acesso a porto? 
Ou não tem nada a ver o que estou perguntado…  

Alexandre Galante

Pode sim, Bueno.

Bueno

 Maravilha!!! ai vale apena d+ o investimento e o aprimoramento deste míssil .
Assistimos o que ocorre com a Ucrânia , perdendo a saída para o mar, dificultando o escoamento de grãos , é claro que estão enfrentando uma potência militar ,  mas se eles tivessem com o míssil Harpoon  no inicio da invasão, provavelmente inibiria a aproximação de navios Russos..

horatio nelson zhirinovsky

inclusive nas falklands o proprio exocet foi usado em solo contra um alvo em mar, e na guerra da ucrania vimos o mesmo contra o moskva(*30/01/83 +14/04/22)

Glasquis 7

O Exocet foi usado nas Falklands numa bateria de terra conhecida como ITB. Hoje ele é lançado de uma bateria que deriva desse projeto e se chama Excalibur.

Sensato

Nada! Segundo pessoas com distúrbios de personalidade seríssimos que aqui frequentam, o Moskva foi a pique por causa de um cigarro…

Glasquis 7

sem ficar sujeito a embargos como a Argentina sofreu em 1982.”

???

horatio nelson zhirinovsky

o q ele quis dizer é q não correrá o risco de faltar misseis por um vendedor não querer vender…vai faltar missil apenas quando um missil atingir a fabrica e encerrar a produção.

Glasquis 7

Não foi negada a venta de misseis pra Argentina. O que ocorreu foi que o  Mitterrand (contra vontade do seu Ministro de Negocios Estrangeiros Claude Cheysson) revelou segredos dos mísseis pra Inglaterra ensinando a eles como despistá-los e como contrarestá-los. Existe um procedimento em todo conflito no qual se proíbe a venta de armas a um país beligerante mas não é um embargo. A Argentina teve problemas com os seus Exocet por que seus estoque eram pequenos. É por isso que, pra efeitos de guerra, o que importa não é quem tem grana pra comprar nem quem fabrica mas sim, quanto… Read more »

Esteves

Isso…código-fonte e despistamentos foi uma reportagem sem fontes. Não confirmada. Anos 1980…computadores de 1/2 bit.

Fato é que a Argentina não Estava preparada para a guerra. Juntaram esforços para invadir e foram expulsos.

Logística e estoques. Quando os alemães chegaram à Rússia ficaram espantados com a capacidade de produção e com os estoques de tanques.

Alberto Valdez

Fonte ?

Esteves

Sofreu?

Glasquis 7

Não, nem chegou a ser cogitado pois não ouve uma declaração de guerra. Naquela época a Argentina tentou invocar o TIAR mas, foi considerada beligerante e devido a isso, a sua petição foi denegada. Mesmo assim, a Argentina contava com os Estoques do Peru. Na verdade é que os argentinos criaram muitas falácias para justificar a sua derrota tão estridente e rápida: (Tinha sub nuclear pronto pra destruir Buenos Aires, Os ingleses invadiram com seus grupos Gurkhas, Os ingleses admiram os militares argentinos, etc.) Tudo falácia. A Argentina perdeu por que improvisou uma guerra pra manter os militares no poder… Read more »

Esteves

Estoques do Peru.

Como um país pode iniciar uma guerra contando com estoque do Peru? Como?

Glasquis 7

Não iniciou contando mas, durante o conflito lhes foi ofertado pelo Peru um basto arsenal militar, incluindo misseis, Caças, munição, etc…

Os peruanos dizem até que foram pilotos peruanos em algumas missões.

Mas é aquilo… Dizem e nada mais.

Como dizer “ÚNICA POTÊNCIA MILITAR DA AMÉRICA LATINA!”

Delírios dos novos tempos.

Meireles

Sonhar não custa nada né Alexandre? O Brasil está fabricando todos os componentes desse míssil, radar de varredura, placas e chips inteligentes, motor? Quero dizer 100% dos componentes fabricados no Brasil? Se não for isso o Brasil poderá sim sofrer um embargo semelhante a Argentina… Falando nisso o motor do guarani fabricado na Argentina kkkkkkkk… Esses caras que assinam esses contratos podiam dar as caras por aqui pra comentar essas proezas que só existe no Brasil, principalmente com uma empresa Italiana a Iveco, a Itália ama explorar o Brasil, desde que Brasil é Brasil, falando nisso, o radar do Gripen… Read more »

Esteves

A Base Industrial do Brasil foi construída assim. Não fabricamos nenhum motor para automóveis. Montados aqui ou importados, pagamos licenças e enviamos royalties para as matrizes. Não produzimos motores diesel. Para fabricar um navio como um NAPaOc de 500 toneladas precisamos comprar as máquinas de distribuidores ou encomendar em alguma operação instalada aqui pela MAN, MWM, MTU… Do KC390 provavelmente…produzimos nativamente os assentos e partes das asas. Todo o resto é montado aqui. Isso não desqualifica a Embraer. Ao contrário. A força, o expertise, o conhecimento, as competências da Embraer residem nas capacidades de unir e oferecer preços competitivos garantindo… Read more »

Glasquis 7

Sonhar não custa nada né…!”

Aí não há sonhos… apenas delírios de quem a tem maior.

Mercenário

O radar do Gripen é da Leonardo UK (antiga Selex), em Edimburgo.

A empresa atualmente é subsidiária da Leonardo italiana, mas o radar não é “monitorado pelos italianos”, assim como, por exemplo, o CV90 da BAe não é britânico.

Fagundes

Muito bom.Depois disso é de se esperar um projeto supersônico(Se o país não entrar em outra década econômica perdida).Estou curioso para quem o congresso vai deixar exportar essas tecnologias.

Alexandre

Galante sempre correto nas análises, afinal, o que é mais importante, comprar 10 ou 20 mísseis anti superfície e depois ficar completamente dependente de manutenção, aquisição de outros mais, integração e novos desenvolvimentos, ou ter seu próprio míssil com independência total na fabricação, manutenção, integração e aquisição sem barreiras?

Foxtrot

Amigo a configuração externa do MAMSUP é semelhante a do Exocet, porém a eletrônica é de “hoje”.
Para um país que até hoje engatinha no desenvolvimento de mísseis, tem grande importância sim
Porque quem faz o primeiro faz qualquer outro (lógico havendo vontade ).

RPiletti

Bom, quando você faz uma atualização me parece lógico que seja uma “evolução”, talvez não seja uma revoluação, mas é p/ frente que a humanidade deve caminhar.

Aéreo

Qual foi o alvo utilizado neste teste?

Esteves

Importante é o teste. Foi um bom teste.

Rafael

O contribuinte.

Last edited 2 anos atrás by Rafael
Esteves

No alvo.

F-39 Gripen

A FAB deveria aproveitar a SIATT e retomar o desenvolvimento do missil Mar-1.

Esteves

A MB aceita transferir TOT para a FAB. Pagando bem…

Wellington Góes

É, deveria, mas não quer… E não se pode dizer que a SIATT não teria condições, ou qualquer outra desculpa esfarrapada, já que os outros projetos que eram da MECTRON, mas de interesse do EB e MB, continuam vivos na SIATT e AVIBRAS, agora os que eram de responsabilidade da FAB…. O único que sobreviveu está nas mãos da…. Ganha um doce quem adivinhar… rsrsrs
Ah, um detalhe, sabe o MICLA-BR, tá faltando “alguém” colocar dinheiro no projeto… Para projetos estratégicos não tem, mas pra comprar de prateleira…. Ah isso não falta.

Esteves

MICLA, Avibras…isso não está bom.

Wellington Góes

E não estaria bom por que?!?!?!

Esteves

Porque a Avibras está em concordata. Novamente.

horatio nelson zhirinovsky

é apenas um ajuste no quadro de funcionários e reestruturação financeira,em breve teremos boas noticias da argelia.

Esteves

Aguardando resposta dos credores. A empresa perdeu o caixa. Não é uma questão de pedidos. É um problema de grana. Falta de grana.

https://www.forte.jor.br/2022/03/19/avibras-pede-recuperacao-judicial-e-demite-420-funcionarios/

Wellington Góes

Então, ligue os pontos… Se está faltando grana e a empresa, basicamente, só vendo para as forças armadas e estas querem projetos sem bancarem… Tecnologia não nasce em árvore. E dinheiro, bem, quem tem noção que dinheiro investido internamente gira toda uma economia e acaba retornando isso se chama ciclo econômico…
Dinheiro apenas para importar produto pronto e acabado não tem o mesmo efeito e, igualmente, assim como novas tecnologias, dinheiro não cresce em árvore. Daí a culpa então é da empresa né?! Çei…

Last edited 2 anos atrás by Wellington Góes
Esteves

A empresa está limitada àquilo que ela produz. Ela. O resultado da empresa, lucro ou prejuízo, é resultado e é consequência das decisões da empresa e dos donos da empresa. Falta grana na empresa porque os custos estão descontrolados, as margens estão erradas, os preços não remuneram o capital, o giro não acontece dentro do ciclo de faturamento, o capital de giro é próprio (grande fator de risco), a empresa tem administração fraca…a empresa não recebe e perde a liquidez. O dinheiro retorna para a empresa quando e depois que ela recebe. Aqui no Naval publicam frequentemente negócios de Defesa… Read more »

Wellington Góes

Xi… O buraco é bem mais embaixo quando o assunto é indústria de material de defesa… Por óbvio que a gestão financeira e balanço de pagamentos é importante para qualquer empresa, especialmente às privadas. Mesmo assim, quando o assunto é empresa a qual seu portfólio de produtos é restrito a governos, o funcionamento desse mercado não é necessariamente igual ao mercado comum de produtos e serviços, apesar de eventualmente estarem com ações em bolsa de valores (nem todas as empresas do setor estão, aliás a maioria), etc e tal. Então não, não é assim que a banda toca nesse segmento.… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Wellington Góes
Marco

Empresas que vendem para o governo,para receber as parcelas (pagamentos) dos contratos devem apresentar todas as certidões negativas comprovando estar em dia com todos os encargos sociais, trabalhistas, impostos, etc. Mas o que geralmente ocorre é que o governo muitas vezes atrasa o repasse e as empresas ficam em desequilíbrio financeiro e acabam não cumprindo com os pagamentos de seus impostos, etc. Consequentemente ficam sem ter como emitir as CNDs e sem as CNDs o governo não paga. É um círculo vicioso e perverso. A solução seria conquistar outros mercados e não depender tanto da imprevisibilidade do governo. É o… Read more »

Alexandre

Essa conversa de que empresa x pode falir é uma grande bobagem, pois a expertise é toda nossa, os Engenheiros também.
É só olhar o caso da MECTRON, que muitos diziam que iria ser perdido o conhecimento depois da sua falência.
E hoje temos uma nova empresa, a SIATT, que absorveu os Engenheiros e as tecnologias da MECTRON e está tocando os projetos com muita competência.

Esteves

Alexandre, Você deve aprender a dirigir-se aos comentaristas com maior educação. Bobagem, capacho…não são palavras apropriadas para um portal que tem a missão de educar e formar opinião. Qualquer empresa pode falir. Falência significa incapacidade de pagar as contas. As receitas da empresa veem das vendas. Essas receitas precisam cobrir todas as despesas com pessoal (salários e benefícios), matéria prima (fornecedores), estado (impostos e encargos sociais) e, remunerar os donos ainda que o dono seja o estado. A Avibras pediu recuperação judicial. A empresa aguarda que os credores concordem com mais um plano (o terceiro) para determinar prioridades e formas… Read more »

Camargoer.

Olá Esteves. Concordo com você. Tem que parar com essa coisa de ofender, agredir, desrespeitar.

Alexandre

Cara, quem fala bobagem tem que arcar com isso, quem é capacho ou VL também.
Aqui, tem pessoas que usam termos muitos piores, e que são realmente ofensivos.
Se um Brasileiro só defende o que é de fora, não podemos chamar de outra coisa, simples assim!

Foxtrot

Onde assino ?
Mas esqueceu de colocar programas estratégicos entre aspas!

F-39 Gripen

Não seria melhor ao invés do Mansup uma versão antinavio do Mtc-300, igual aquela versão do Tomahawk? a MB não tem interesse no Mtc-300?

Eduardo Angelo Pasin

O sistema de guiamento e diferente e também o motor, se tiver dinheiro o negócio anda.

Wellington Góes

Não necessariamente… Os sistemas embarcados poderão ser iguais e/ou semelhantes/derivados, o que vai diferenciar mesmo são outras coisas, como corpo do míssil e motorização, pois o MTC-300 é maior.

Wellington Góes

Um não anula o outro e cada um tem/terá custos diferente… E muito provavelmente haverá uma versão com perfil de voo tipo sea skimming, pois existem protótipos do MTC-300 com essas asas…

Foxtrot

A FAB precisa é comprar ele.
Ele já está pronto aguardando encomendas segundo o último PDF do MD que li.
Porém isso nunca irá acontecer com esse brigadeiros de festinha infantil administrando a força !

Hanibal

“É devagar, é devagar, é devagar, é devagarinho!” 📻

Willber Rodrigues

Ô glória.
Tomara que, ao ficar peonto, a MB faça a parte dela e o compre em quqntidade suficiente pra manter a linha de produção e fornecedores funcionando.

Filipe Prestes

Parabéns á MB e SIATT mas com ressalvas. Esse projeto já vem sendo extendido demais e nada do míssil ser entregue, sempre tem uma “nova etapa de testes”. Além disso, o alcance é demasiado curto, quando deveria ter pelo menos o dobro disso. E assim, voltamos ao primeiro ponto do meu comentário porque esse aggiornamento com certeza vai demandar “novas etapas” e muitos “testes” mais. Espero que, para compensar e fazer o projeto valer á pena do ponto de vista financeiro, a MB faça uma encomenda substancial á SIATT. Seria no mínimo frustrante que no final a encomenda seja pífia.

737-800RJ

“Projeto com componentes ITAR Free”

Só esta frase já deveria ser suficiente para fazer os que criticam o projeto repensarem.
Parabéns aos que estão envolvidos neste programa importantíssimo que contribui pra nossa soberania e desenvolvimento tecnológico de maneira independente!

Felipe Morais

Pô que legal ver a comemoração do pessoal no final. Não sei se foi algo designado ali pra filmagem, mas, sendo espontâneo ou não, passa a mensagem do entusiasmo e dedicação nos envolvidos no projeto.

É essa uma das partes do Brasil que me deixa orgulhoso. Parabéns para a MB e para as empresas envolvidas. Esse é um dos principais projetos em andamento em nosso país.

Regis

teve algum alvo, seria interessante afundar o nae são paulo, daria bastante publicidade para o missil.

Dalton

Outro bom motivo para o adiamento da baixa da “Constituição” que inicialmente se daria em janeiro passado e agora está programada para julho de 2023. . Algumas vezes é possível reaproveitar um navio por um tempo a mais como por exemplo no caso do USS Ponce um LPD da classe Austin que seria descomissionado em 2012 com pouco mais de 40 anos e que ganhou outros 5 anos. . Foi convertido em um protótipo do que viria a ser uma classe de “ESB” ou Base Marítima Expedicionária e foi usado inclusive para testar um sistema de armas laser sendo finalmente… Read more »

Esteves

E bota maior nisso.

Marcelo Baptista

Sobre o “ITAR Free” maravilha, é por ai mesmo o caminho.
Mas uma pergunta para quem tem a informação, o reaproveitamento dos casulos e sistemas compatíveis com Exocet tem um impacto tão grande assim nos custos finais do míssil? curiosidade mesmo.

Esteves

https://www.naval.com.br/blog/2022/07/11/mansup-saiba-mais-sobre-a-fase-atual-e-o-futuro-do-missil-antinavio-nacional/

Não há demanda interna. A MB não tem pedidos para sustentar uma linha de produção do míssil. A esperança vem da exportação. Potenciais compradores é uma coisa. Prospecção é outra. Vencidas essas duas fases da pré venda começariam a estudar propostas. Com propostas sobre a mesa…chegariam os pedidos.

Pedidos são faturamento. Faturamento não é venda. Venda acontece quando o vendedor recebe pelo pedido que faturou.

Um caminho longo.

Wellington Góes

Oi? Quem lhe disse para cravar que “não há demanda interna”? Qual a sua perspectiva do que seria essa demanda?! Quanto o montante que tu achas que justificaria ser usado para dizer que há ou não demanda?! No caso em específico, há um cliente que está bancando o desenvolvimento e por consequência interessado no produto, isso, assim como diversos outros equipamentos no mercado de defesa, em especial equipamentos de alto valor tecnológico e militar, determina o que de fato é uma demanda, mesmo que inicial. Outra, o negócio levou em consideração, também, uma possível demanda externa de marinhas que já… Read more »

Esteves

Indústria necessita de continuidade. Indústria precisa de venda. Quando disseram que seriam 30…logo depois reduziram para 28. Agora falam em 15. Talvez 12.

Se o Mansup está quase pronto é hora de irem buscar propostas se…se…fizeram as prospecções. Negócios militares não são vapt vupt. Quem nessa linha de produção do Mansup tem competência para sair por aí buscando negócios?

Deveriam ir lá na Embraer. Conhecer o caminho. Falar com quem fez e faz.

https://www.airway.com.br/fab-elimina-mais-um-cargueiro-kc-390-da-embraer/

Camargoer.

Olá Esteves. O número de mísseis que a MB irá adquirir tem pouco impacto sobre a viabilidade de empresa. Primeiro, porque o desenvolvimento do míssil está sendo feito com recursos a fundo perdido (provavelmente FINEP e contratos de prestação de serviços do pŕoṕrio MinDef). Segundo porque a empresa tem um custo fixo e um custo de produção. O preço pago pela MB será aquele que cobrir o valor dos custos e ainda gerar o lucro da empresa. Terceiro, tão importante quanto o valor de aquisição do primeiro lote será o contrato de manutenção do míssil. Este tipo de equipamento tem… Read more »

Esteves

Não é sobre a viabilidade da empresa. É sobre a sustentação do produto. Empresa alguma mantém um produto em linha de produção porque existiram recursos para o desenvolvimento. Precisa haver venda e preço para remunerar o investimento + despesas.

O preço pago pelo produto será o preço determinado pela concorrência. Havendo competidores haverão limites nos preços. Não se calcula lucro pelo preço de venda. Lucro é o resultado de uma operação ao longo de um determinado tempo. Na prática contábil atual, 12 meses.

Exato. Empresa com um item no portfólio…fecha.

1 abraço, Professor Camargo.

Nativo

Maravilha! que este mansup se multiplique em muitos e muitos.

ADM

BZ, que venham as encomendas, versões com alcance estendido, ASup e SubSup. O projeto não pode parar.

Wellington Góes

Os ditos “pragmáticos” sumiram de comentar, o que houve?!

Esteves

O que é um pragmático?

Glasquis 7

Deve ser uma pessoa que nasceu na cidade de Pragma.

KKK

Last edited 2 anos atrás by Glasquis 7
Esteves

Entendi.

Wellington Góes

Para entender o que seja, ou quando se aplica, é preciso entender primeiro dos objetivos e fins. Ser pragmático é saber usar os mecanismos e meios necessários, de menor impacto e dispêndio, para alcançar os objetivos definidos. Então a pergunta que fica é, ser prático, ou pragmático, é um fim em si, ou um meio para se chegar nesse fim?! E aí é preciso entender outros conceitos, como se os objetivos/fins são táticos ou estratégicos?! Exemplo: *Objetivo tático – é ter um determinado equipamento a disposição da força, mas isso lhe trás consequências, como se ver dependente de interesses alheios… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Wellington Góes
Alexandre

Cara, que resposta excelente, vc explicou com sabedoria e didática, conceitos que são difíceis de serem entendidos por pessoas sem capacidade cognitiva.
A questão é, eles querem ou não entender isso, ou querem tumultuar para moldar os conceitos a uma realidade paralela que venha a justificar suas frustrações pessoais?

Red Pill - 红色药丸

É um conceito que não é aplicado no Brasil.

Alexandre

Vc quer dizer capachos, que sempre somem quando a notícia é boa ! rsrsrsrs

Jean Jardino

Exocet tupiniquim risssssssssss

Camargoer.

Ola Jean. De fato, o mansup é essencialmente um. Exocet nacionalizado. Isso nem é bom nem é ruim. Mas é um fato

Esteves

Mania dos adjetivos. Marte é um planeta. Diziam que era o planeta da guerra.

É um planeta. Ponto.

Camargoer.

Olá Esteves. Plutão é um planeta anão. Substantivo composto.

Marcos

E aquela matéria que dizia que não tinha dinheiro para combustível? Que os lançamentos seriam cancelados? Que os exercícios seriam cancelados? Pelo visto foi mais uma fonte furada.

Sei não viu

Alexandre

Falou tudo Marcos, e onde estão os capachos que tanto criticaram naquela matéria?

Camargoer.

Olá Marcos. De fato, a matéria disse que a MB estava sem recursos para combustível para o segundo semestre e que vários exercícios seriam adiados para 2023, inclusive mencionava explicitamente o adiamento dos lançamentos do MasSup. Neste aspecto, havia uma uma expectativa do S40 lançar um SM39 contra um alvo antes de ser entregue para a MB (algo que não aconteceu). Eu não sei dizer que a MB teve algum recurso suplementar aprovado pelo congresso ou se ocorreu algum remanejamento de recursos. As duas coisas são possíveis. Perceba que o S41 estava atracado esperando a entrega do S40 para começar… Read more »

Marcos

O S40 lançou o F-21 Artemis e o mockup do SM39, tem até um trecho no vídeo institucional que foi lançado recentemente.

Camargoer.

Olá Marcos. Tínhamos a expectativa do lançamento de um um F21 com carga explosiva contra um casco e também do lançamento de um SM39 contra este mesmo casco. FIcou na expectativa.

Fernando Vieira

Não sei se é pra isso, mas no lugar do São Paulo no AMRJ tinha um casco lá pintado pra ser alvo.

Como o São Paulo está voltando, melhor afundarem logo o alvo que está lá.

Alexandre Galante

Depois daquela notícia dada com exclusividade pelo Poder Naval houve grande repercussão e a MB trabalhou para obter recursos adicionais. Você deveria agradecer ao Poder Naval pelo serviço que presta e não criticar a fonte, que é da própria MB. Talvez o Poder Naval tenha mais tempo de vida (25 anos) que você.

ChinEs

O Site Poder Naval tem por objetivo envolver mais a sociedade Brasileira nos assuntos relacionados a Defesa. Sao 100% Patriotas… Bravu Zulu.

Felipe Morais

sem falar que o que tem a ver? orçamento público é o retrato de decisões, na margem em que há discricionariedade. Você tem a parte obrigatória, em que não tem como se furtar de alocar recursos. E tem a parte discricionária, que envolve tanto “custeio” como “investimento”. A cada orçamento, com base em um plano plurianual ou em uma necessidade nova que tenha surgido, a força vai alocando os recursos de acordo com a disponibilidade. O que sustentou a continuidade no desenvolvimento do Mansup foi a decisão de alocar recursos na rúbrica de investimento para tal finalidade. Por outro lado,… Read more »

Salim

Senhores o orçamento liberado pelo congresso e de mai de cem bilhões quem libera os recursos e o executivo que contingência os valores retirando das forças armadas para outros fins como orçamento secreto, fundo eleitoral, bolsa miséria… o orçamento e grande, o liberado e pouco e ainda mal aplicado para sustentar Cabidao empregos.

Alessandro

Parabéns à nossa marinha pelo sucesso!

Macgaren

Boa! Bravo zulu!!

ChinEs

Esse missil transporta ogivas nucleares?

Esteves

Mísseis antinavio táticos sim. Esse não.

ChinEs

40 anos apos a Guerra das Malvinas, o Brasil aprendeu bem , e esta desenvolvendo todas as Armas que foram essenciais naquele conflito ( Missil Anti-Navio Exxocet + Submarino de Propulsao Nuclear), o Brasil ficou impressionado por essas maravilhas tecnologicas, mas seria mais ambicioso se o Brasil desenvolvesse Armas Nucleares e Submarinos Nucleares lancadores de Misseis Balisticos, seguissemos o exemplo da India… O Manusp ta de bom tamanho, mas acho pouco ambicioso… Talvez devessemos ambicionar mais coisas.

Camargoer.

Olá Chines. O custo de construir e manter um arsenal nuclear é muito alto e o ganho estratégico e diplomático, no caso do Brasil, injustificado. Há algum tempo fiz uma estimativa de quanto custaria ao Brasil desenvolver um arsenal nuclear limitado e mante uma capacidade regional de lançamento. Acho que cheguei a alguma coisa como 5 vezes o orçamento do MinDef em 10 anos. Pior, o resultado estratégico seria nulo e o prejuízo diplomático enorme.

Glasquis 7

“O custo de construir e manter um arsenal nuclear é muito alto e o ganho estratégico e diplomático, no caso do Brasil, injustificado” Como assim Camargoer??? vc não leu que: “Almirantes estrangeiros que vieram visitar o estaleiro de Itaguaí, todos olhando pra cima sem acreditar na grandeza do estaleiro. E também o olhar de espanto, quando chegaram no setor onde ficam os simuladores dos scorpenes. Voltaram pra casa abatidos, com o rabo entre as pernas e pensando assim, O BRASIL É REALMENTE A ÚNICA POTÊNCIA MILITAR DA AMÉRICA LATINA!” Então como é possível que: “O BRASIL É REALMENTE A ÚNICA… Read more »

Camargoer.

Olá Glasquis. Entendo sua ironia, mas o tema precisa ser discutido. De modo geral, a produção de um dispositivo nuclear deve ser feito com pĺutônio visando a miniaturização da bomba. Portanto, seria necessário construir uma usina de produção e processamento do plutõnio. Além da construção do dispositivo, seria necessário construir um complexo radiológio para controle e manutenção dos dispositivos. Além disso, seria necessário ter um sistema de lançamento em prontidão de 24 h. A experência da Inglaterra e da França sugerem que o mais adequado seria uma plataforma baseada em submarinos com propulsão nuclear equipados com alguns mísses balśticois ou… Read more »

Glasquis 7

“mas o tema precisa ser discutido. De modo geral” Já foi discutido há muito tempo em virtude da crise dos misseis nucleares em Cuba em e disso resultou o tratado de Tlatelolco em 1967. Esta crise gerou uma enorme preocupação sobre um conflito nuclear tão perto da região e finalmente foi o próprio Brasil que propôs fazer da América Latina uma região livre de armas nucleares. O Brasil e a Argentina tentaram posteriormente negar o tratado (quanta coerência) e isto custou a Liderança ao Brasil que foi depositada ao México. Por isso o tratado passou a se chamar Tratado de… Read more »

Esteves

Não tem ideia de história. Mas…estão no poder.

Camargoer.

Ola Glasquis. Acho que o tema precisa ser discutido tanto da perspectiva história, estratégica, tecnológica e econômica. Sob todos os pontos de vista, das desvantagens para o Brasil são maiores que as vantagens de ter um arsenal nuclear. Sobre o Nobel da Paz, defendo ha anos que a ABACC seja contemplada.

Esteves

“Seríamos temidos. Seríamos respeitados. Maduro levaria nosso país a sério. Teríamos um assento permanente no CSO. A China ficaria preocupada. A Rússia ficaria temerosa. A Europa se curvaria.” Usina para processamento de plutônio em Manaus. Seria uma usina verde para defender nossos interesses e nossa soberania. Assim como decidiram jogar restos e resíduos de Aramar no Rio Sorocaba…não faltam rios na Amazônia. O IPEN dispensa lixo radioativo no Rio Pirajussara…um mero afluente do Rio Tietê. Rios para resfriar reatores. Rios para receberem rejeitos. Os rios da Amazônia poderiam…poderiam…serem transformados em armas sujas. Caso algum país não entenda e faça contestações… Read more »

Esteves

Pronto. Esteves caiu na censura.

Vamos ter usinas nucleares verdes em Manaus. Para defender a Amazônia.

Esteves

A inveja mata, viu?

Glasquis 7

???

Esteves

Vocês não tem floresta. São sem floresta. Nós temos. Podemos fazer bombas verdes.

ChinEs

Imaginem o Brasil forcando consultas populares de anexacao ao nosso territorio, o Brasil ficaria bem maior, iriamos ter referendos na Venezuela, referendos no Paraguai, referendos na Colombia, e ate referendos no Chile, Todo mundo iria querer ser Brasileiro, bastava o Brasil ter um modesto Arsenal de Armas Nucleares… Seria referendos de consulta popular…

Glasquis 7

Todo mundo iria querer ser Brasileiro, …”

O que faz o amigo pensar assim?

Esteves

Sim.

Cisplatina de novo. Não anexamos o Paraguai daquela vez e naquela guerra…mas agora seria pra sempre. Uma saída para o Pacífico.

O Brasil têm direitos pacíficos. Rumo ao Pacífico. O Chile que aprenda a nadar.

Glasquis7

O Chile nasceu sabendo nadar, pergunta prós Incas, os Espanhóis e os Peruanos.

Glasquis 7

É o que vc acha mas… Temos floresta sim, temos as florestas de Huilo Huilo, as Florestas Valdivianas, Bosque Pedra, Floresta dos Cervos, Panul, Tagua Tagua, Tepuhueico, etc.

Temos muitas florestas também. Não com a diversidade que tem as florestas brasileiras mas, em fim florestas.

Deixo aqui uma imagem da Floresta Sub Polar de Magallanes, Tierra del Fuego.

Vc deveria aproveitar a dica e ir conhecê-la

Esteves

O amigo recomendou. Belíssimas paisagens. História riquíssima. Esse vale da imagem…a vida nesse planeta é uma dádiva.

Vamos explodir tudo!

Esteves

O que a C contesta? Rotas terrestres, rotas marítimas e suas tarifas. Propriedade industrial e intelectual + direito de reprodução de patentes. Dólar como moeda de paridade. Contratos internacionais em inglês. Compensações de negócios com petróleo em dólar. Abertura e acesso a mercados assim como abriram a China na Guerra do Ópio. Bancos e juros ocidentais. Muito mais reconhecimento…recebem pouco. O que a R quer? A Europa. A Ásia terrestre. O Ártico. O que a CN quer? Acabar com a CS. O que a Índia quer? Acabar com o Paquistão. O que a França quer? Cagar em Moscou. O Brasil.… Read more »

Esteves

” Quem lhe disse para cravar que “não há demanda interna”? Nessas décadas quais foram as encomendas da MB de mísseis anti navios? Qual o inventário atual? Para quais e quantos navios a MB conta equipar? Para deter quais ameaças vindas de onde? As respostas são curtas. Poucos navios, poucos mísseis, inimigos sem muita convicção de quais e quantos. Doutrina confusa…afinal a MB divulga que os meios em construção e a construir destinam-se ao combate de ilícitos e vigilância. Ok. Para a sociedade não querem dizer que meios de guerra prestam para guerra. Qual a sua perspectiva do que seria… Read more »

Mateus Lobo

Esteves você afirmou que não há demanda, mas sua justificativa para isso foram afirmações generalistas e sem nenhuma base em dados econômicos. Aliás você respondeu lançando mais perguntas. Quando se faz uma afirmação o mínimo que se espera é que se traga dados que corroborem com as mesma. ” Respeitar o recurso público trazendo resultados positivos é o mínimo que se espera de uma Força.” A função fim de uma força armada é defender a soberania e não obter lucro, a independência tecnológica é crucial nesse sentido, o custo do programa Man-Sup é baixo comparando ao retorno na dissuasão. O fato… Read more »

Wellington Góes

Uma pergunta… E quando, na história da MB, ela bancou, finalizou e operacionalizou um míssil anti-navio nativo, para que isso seja considerado fator histórico na tua análise?!

Sem entender a diferença entre bancar o desenvolvimento de um artefato desses, com muitos dos custos em reais, de ter que importar e consequentemente pagar a mais em moeda estrangeira para ter e manutenir (lembrando sempre das variações cambiais disso ao longo da história), saberá que há muita diferença nos cenários desenhados.

Abraços! 😉

Esteves

MiG + Sukhoi. Naval + Ficantieri. Estaleiros alemães. Fiat + franceses. Isotta na Itália. Caterpillar nos EUA. Existem negócios que precisam de encomendas continuadas do estado. 50% das vendas de automóveis no Brasil são sustentadas por governos. Frotistas. 50% das vendas acontecem no varejo. Nós os tontos compramos somente a metade. O estado é um importante fomentador de negócios. Pode bancar. Tem que. Do outro lado há que haver inteligência. Uma indústria de mísseis não deve produzir somente mísseis. Uma indústria de mísseis não deve fabricar somente partes de mísseis. Os chineses estão mostrando que suas indústrias produzem para mercados… Read more »

AMX

Excelente notícia no ano dos 200 anos de Independência!!

Esteves

Vocês não deixam o Esteves ir almoçar. https://www.oshkoshcorp.com/ Demanda é negócio. Demanda é pedido. Demanda é freguês no balcão. Toda vez que os resultados da Embraer mostram queda nas receitas aparecem novos negócios. A Embraer mostra fechamento de pedidos, a turma vai buscar grana, as equipes tocam o sino, sempre que existem dúvidas sobre a concretização das projeções nas vendas. — Cadê as propostas? Cadê? Tragam tudo. Vão buscar. Vamos fechar com offsets e descontos. Vamos reduzir. Vamos faturar. Isso é demanda. A Oshkosh do Bardini trabalha com mercados dependentes de orçamentos públicos. Veja o tamanho do portfólio da empresa… Read more »

Mateus Lobo

“A Oshkosh do Bardini trabalha com mercados dependentes de orçamentos públicos. Veja o tamanho do portfólio da empresa para continuar existindo e fornecendo a governos. Militar, incêndio, construção…depende de grana pública e de continuidade. Assim como a Embraer, está empresa alargou a carta de negócios. É uma empresa pequena, não fatura bilhões de dólares. Dependendo de grana como toda empresa depende foram buscar margens maiores em mercados inovadores. Tecnologia dos anos próximos.” Só se amplia portfólio quando se tem um estrutura financeira que suporte o desenvolvimento de várias linhas de produtos. A SIATT é uma empresa relativamente nova e com… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Mateus Lobo
Esteves

Ai ó. Ai ó. Outra vez a cerquinha no Esteves.