IAC1 Vikrant escoltado pelo INS Kolkata (D63) durantes testes de mar

O quadro que emerge da intensificação do calendário operacional e geográfico da Marinha Indiana é o de uma força exercendo funções de projeção de poder

Por Sankalp Gurjar*

Dado os interesses estratégicos em expansão do país em todo o mundo, a Marinha Indiana vem ampliando seu alcance estratégico e horizontes operacionais. Vários desenvolvimentos recentes apontam para a crescente presença global da Marinha Indiana e ressaltam a utilidade do poder marítimo na projeção da crescente presença geopolítica da Índia.

A Marinha da Índia se juntou à iniciativa Forças Marítimas Combinadas (CMF) liderada pelos Estados Unidos (EUA) como membro associado no início deste ano. A CMF é uma importante iniciativa multinacional de segurança marítima no Oceano Índico. Em setembro, o INS Sunayna da Marinha Indiana participou do exercício de capacitação Operação Southern Readiness conduzido pela CMF em Seychelles. A Marinha da Índia realizou uma palestra de treinamento sobre conscientização do domínio marítimo.

A localização geoestratégica de Seychelles atraiu potências globais, incluindo a China. Os laços estratégicos da Índia com as Seychelles são bem conhecidos. No entanto, em vista do crescente desafio da China, unir as mãos com os EUA e seus aliados por meio da estrutura CMF para manter a segurança e a estabilidade no Oceano Índico Ocidental ajudará ambos os lados.

Enquanto o INS Sunayna navegava nas águas da África Oriental, o INS Tarkash foi desdobrado nas águas da África Ocidental para operações antipirataria no Golfo da Guiné. O INS Tarkash realizou exercícios marítimos conjuntos com os navios de patrulha da Marinha Nigeriana e fez uma escala em Port Lagos. Esses exercícios marcam o primeiro desdobramento operacional conjunto da Índia e da Nigéria. Mais tarde, também fez uma primeira escala em Port Gentil, no Gabão, um país da África Ocidental rico em recursos, localizado ao longo do Golfo da Guiné.

INS Sunayna
INS Sunayna visto pela popa
INS Tarkash

A Nigéria é o maior produtor de petróleo africano e fornece cerca de 8% das necessidades de petróleo da Índia. Portanto, a estabilidade e a segurança no Golfo da Guiné estão diretamente ligadas à segurança energética da Índia. A Nigéria também é um ator regionalmente dominante nos assuntos da África Ocidental e enfrenta vários desafios de segurança, como a ameaça terrorista apresentada pelo Boko Haram no norte e a pirataria, bem como a instabilidade no sul.

O aprofundamento de uma relação estratégica com a Nigéria abre oportunidades de cooperação em operações de combate ao terrorismo e à pirataria. Como a Índia procura exportar equipamentos de defesa fabricados internamente, mercados como a Nigéria podem ser úteis. A Índia já está de olho no mercado africano de armas através da oferta de instalação de fábricas de aeronaves Tejas Mk-1A e helicópteros leves avançados no Egito.

Os desdobramentos navais indianos no Golfo da Guiné são significativos não apenas do ponto de vista operacional (de expansão do alcance), mas também das perspectivas da estratégia. A China está conversando com a Guiné Equatorial, outro estado costeiro do Golfo da Guiné, para estabelecer uma base. Até agora, a base não se materializou sob pressão dos EUA. No entanto, aponta para as ambições estratégicas globais da China. Nesse contexto, a presença regular da Marinha Indiana nessas águas é imperativa. A Índia também pode se exercitar com os EUA e outras marinhas europeias amigas nas águas da África Ocidental.

P-8I da Marinha Indiana

O crescente desafio da China e o comércio, bem como os interesses de segurança, estão pressionando a Índia a fortalecer seu alcance no Pacífico Sul. A aeronave de patrulha marítima da Índia P-8I e o INS Satpura participaram do exercício marítimo multinacional Kakadu organizado pela Marinha Australiana. Vinte países participaram do exercício, incluindo os EUA e a Grã-Bretanha. No passado, o P-8I também lançou patrulhas marítimas no sudoeste do Oceano Índico. Indica a visão estratégica integrada do espaço marítimo do Indo-Pacífico.

Com base no crescente envolvimento estratégico com o Pacífico Sul, o chefe da Marinha Indiana, Almirante R Hari Kumar, fez uma visita à Nova Zelândia. Durante a visita, foi assinado um acordo para compartilhamento de informações sobre “white shipping” (a troca de informações prévias sobre o movimento e a identidade de navios mercantes). Ao discutir o cenário estratégico do Pacífico Sul, a presença político-militar da Austrália, dos EUA e da França, junto com a China, recebe a maior parte das atenções. No entanto, a Nova Zelândia é um importante ator estratégico no Pacífico Sul, e a visita do chefe da Marinha ressalta sua importância na geopolítica da região.

O quadro que emerge da intensificação do calendário operacional e geográfico da Marinha Indiana é o de uma força desempenhando funções de projeção de poder e diplomacia de defesa. A participação em operações antipirataria e exercícios multinacionais lançando patrulhas conjuntas e atividades destinadas a ‘mostrar a bandeira’ é útil para familiarizar a Marinha com o ambiente estratégico de teatros geopolíticos distantes, mas interconectados. Com as crescentes capacidades e horizontes geográficos, a expansão da presença estratégica global da Marinha Indiana tornou-se uma realidade.


*O escritor é um analista estratégico baseado em Delhi.

FONTE: deccanherald.com

NOTA DA REDAÇÃO: o mapa abaixo publicado na revista The Diplomat mostra as bases navais e projetos em desenvolvimento da Índia e China no Oceano Índico, Mar Arábico e o Costa Oriental da África.

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ChinEs

O Brasil deveria ser a India do Oceano Atlantico, nesse caso o Brasil deveria ser a China do Oceano Atlantico, o Brasil vai ser por direito proprio uma Super Potencia, mas vamos devagar, primeiro a uniao dos Brasileiros, segundo o Submarino Nuclear, terceiro as Armas Nucleares Ofensivas, Quarto a cadeira no Conselho de Seguranca da ONU, Quinto a Saude e a Educacao.

Alexandre Galante

Para ser tudo isso, a Educação e a Saúde precisam vir primeiro.

Não precisam não, Índia têm uma parte enorme ainda da população sem acesso decente a saúde e com educação precária, mas sabem o valor de uma defesa forte pois têm Paquistão e China prontos pra atacar a qualquer sinal de fraqueza. O que falta de verdade pro Brasil começar a se preocupar de verdade com sua defesa é levar um tapa na orelha de algum país vizinho ou de alguma potência externa (ambos pouco prováveis). Aí sim vamos entender a importância da defesa nacional. Só pra constar, saúde e educação são de extrema importância, não estou discordando disso, só pra… Read more »

Veja a quantidade de engenheiros que a Índia forma por ano e compare com o Brasil.

Fábio Mayer

O Brasil forma 3 vezes mais bacharéis em direito, do que a Índia forma de engenheiros. Explica muita coisa…

EduardoSP

Isso porque os engenheiros que se formam tem de trabalhar em outra coisa, porque não há emprego para eles.

Carlos Campos

e os advogados também kkkkkk

Gustavo

Explica tb o tamanho da concentração de renda na Índia, que é terrível nesse aspecto. Com 1,38 bilhões de pessoas, deveria formar qualquer especialidade 3x mais que no Brasil (na vdd 6,5x mais). Acho que o erro está mais lá do que aqui.

Rinaldo Nery

Muito Zanin, Kakai, Cabeça de Ovo, Barroso…

Pedro

Lagosta, Stela Artois, covardia na reforma da previdência e pintura de meio fio, né?

Agressor's

Joãozinho levou o boleto de pagamento da sua escola para o pai: – Meu Deus, mas como é caro estudar nesse seu colégio! – disse o pai. Joãozinho respondeu: – E olha que eu sou o que menos estuda na minha turma. Vcs podem lutar pra sair da miséria ou serem destrinchados por outros povos até não sobrar mais nada. Vcs que escolhem! Já assistiram o filme: O senhor das Moscas? É assim como os mais fortes agem com os mais fracos. Com a guinada da esquerda dentre em breve o povo da “kratênia” deve estar encomendando mais uma operação… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Velho Alfredo

Prezado

Se a esquerda voltar, voltaremos a ter a maior quadrilha de roubo do mundo no poder.

Ninguém vai invadir nada!!!

Se no Afeganistão, q podia bombardear montanhas, não venceram a resistência, imagine aqui, q não podem bombardear a floresta pelo simples fato q estariam aqui pra defendê-la…

Vão comprar e pegar na mão grande, com nababescas “indenizações”.

Velho Alfredo

Prezado

A diferença é a mentalidade imposta ao Brasil pelas classes dirigentes.
Sabe qual é a diferença da necessidade de engenheiros?

Em uma fábrica de carros na Coreia, há um prédio com 100 técnicos controlando as máquinas na produção. E ao lado, um prédio com 1.000 engenheiros desenvolvendo e melhorando o produto.

Aqui, “pra não ter falta de emprego”, há uma fábrica com 1.000 produtores e poucas máquinas, e um prédio com 10 engenheiros adaptando o q vem de fora pra cá.

Simplesmente, essa falácia pra apoiar poder de sindicatos impede qq um de crescer.

Alex Barreto Cypriano

Você sabe, Galante, que Educação e Saúde em nada contribuem pra potencialização (militar e política) do Brasil. O Brasil (sua elite financeira que vive de juros e apostas sobre tudo) decidiu que tá bom do jeito que está: a nação como plataforma tec&pop de exportação de commodities e com setor de serviços (prestados pelo empreendimento do precariado, essa nova classe social atomizada e desolidarizada sem futuro algum) inchado e com a prévia destruição do setor industrial (pelos juros cobrados em financiamentos produtivos), bélico, inclusive. Claro, alguma coisa sempre vai pingar na mão dos especialistas em mortes, afinal sempre se pode… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Pros onze negativantes: me respondam, caríssimos, o quê o FIES fez senão endividar os estudantes (ou seus fiadores) e enriquecer os oportunistas empresários do ensino superior? Quando vão entender, membros da república bacharelesca, que diploma sob o neoliberalismo progressista é um produto de consumo e não garantia de inserção em mercado de trabalho algum (nem no geral nem no específico, já que o trabalho -e a produção fordista de mercadorias- tem sido extinto justamente pela nova forma de acumulação neoliberal desde os 1970/80)?

Velho Alfredo

Alex, quem te negativou, não entende nem 1% do que escreveu…. E deve estar devendo ao FIES, com um lindo diploma na parede, tentando um emprego, pq perdeu o q tinha no “fique em casa” da pandemia.

Velho Alfredo

Ah, e só pra complementar, não sou negativista. Me vacinei! Mas sou contra o “fique em casa”, como foi conduzido, só pra quebrar o governo.
Vi o Exército Brasileiro manter TODAS as atividades, com a tropa nos quartéis e em operação, com os cuidados de distanciamento, medidas sanitárias e máscaras. O que poderia ter sido feito na maioria dos trabalhos, pra não quebrar quase ninguém.

Davi

E lógico o seu pensamento sem saúde e educação nunca iremos a lugar nenhum!

Adriano madureira

Exatamente Galante!

André Macedo

Vamos construir armas nucleares e ainda obter uma cadeira no Conselho de Segurança? Kkkkkkkkkkkk vão nos afundar até o pescoço em sanções, há muitos pontos no Brasil mais próximos dos EUA do que da região Sul, nunca que eles iam deixar passar batido um país desenvolver ogivas na porta deles.
E ainda colocar a Saúde e Educação por ÚLTIMO? Vamos defender o que? A miséria? Patriotismo não enche barriga.

Rick

Pergunte a Índia e Paquistão se eles sofrem algum tipo de embargo por conta de terem construído suas respectivas armas, o que falta ao Brasil e brasileiros e um pouco de verdade, e coragem, somos “bundões e covardes” pelo que a geopolítica hj se apresenta!

André Macedo

Sofreram sim, mas por causa do contexto da época as sanções foram bem fracas, e, como eu disse, Índia e Paquistão não estão na porta dos EUA.

Velho Alfredo

Quantas cadeiras no CS permanente da ONU, India, Paquistão, Coreia do Norte e Israel (potências militares nucleares) possuem?

Rafael

The Diplomat tem uma série de três artigos nomeada A Tale of 2 Navies: Reviewing India and China’s Aircraft Carrier Procurement. Abordagem bem completa de ambas as estratégias navais.
Ps: Os caras são bons. Preveem crises humanitárias e políticas com alguns anos de antecedência.

Underground

Nossa Constituição é de 88, com viés claramente socialistas, não à toa que está imerso em cada parágrafo a palavra “social”. Posto isso, necessário entender que boa parte da população não vai abrir mão de seus “direitos”, seja pobre, rico, banqueiro, militar, funcionário público, político. Se por obra e graça do Divino aparece alguém para colocar ordem na casa, seria deposto no dia seguinte. Desse modo, não vejo qualquer perspectiva de que isso melhore.

Moisés

Reveja sua afirmação. É melhor para você. Tudo isso que você disse é sendo comum.

Underground

Me retratarei!
Vamos virar grande potência. Até agora não viramos por culpa dos outros. Agora vai!!!
Mais importante: serão tantas as riquezas produzidas que seremos o primeiro país do Mundo que ninguém mais precisará trabalhar.

André Macedo

“Viés claramente socialista” kkkkkkkkkkkkk
Então tudo que é social no nome é socialista? Não é possível!! Temos um gênio aqui!!

Nativo

Esse social está inclusive nas armas porque a quantidade de bondades com eles, suga tudo do orçamento militar.

Arnold Silva.

Esqueceste de falar do plano indiano denominado “colar de diamante” que prever construir base militares da indiana na Indonésia, Omã e Ilhas Maurícias, além de se aproximar do Japão e da Mongólia para se opor o “colar de pérola” da China. Esse é o insano plano da Índia para não terminar isolada.
Já o resto você citou como Nava Zelândia, Guiné Equatorial, Nigéria, dentre outros.

Esteves

Dois pontos. Primeiro. Continente. 2 bilhões de habitantes divididos em 8 países e distribuídos em um território que significa 11,5% do continente asiático e 3,4% da superfície terrestre e, pequeno mas existente, o Território Britânico do Oceano Índico. A disputa territorial, dizem, tem foco nas nascentes de água doce para Paquistão, Índia e China. Segundo. Oceano. A demanda chinesa por petróleo. Em 2030, a China deverá importar metade da produção planejada para a Arábia Saudita. Mais de 85% do petróleo e derivados com destino à China atravessam o Oceano Índico. A disputa oceânica diz respeito a potências regionais que surgiram… Read more »

Esteves

Chuva demais, acidez elevada. Correção com calcário…se houverem veios e filões de calcário por lá.

Solo esgotado pela monocultura e exaurido pelas chuvas. A cultura do café, mostrou Professor Camargo, foi danosa para o Vale do Paraíba.

Corrigir nem sempre é possível. Com pouco dinheiro.

Nostra

For those interested

Drdo optro-electronic sensor for underwater surveillance as part of seabed arrays and midocean moored arrays

It will replace acoustic sensors (hydrophones) commonly used across the world

Last edited 1 ano atrás by Nostra
Esteves
Nostra

If interested

Drdo released schematic of its future 100 MJ electromagnetic Rail gun

It will be able to fire 18 kg projectiles at speeds of 6+ Mach to ranges of 400km ( act as a bridge between artillery guns and SRBMs )

Drdo already tested 10 MJ rail gun, now working on developing test facilities for 100 MJ lab prototype which on successful testing will be converted to mil grade 100 MJ rail gun with multishot traverse and elevation, also to be modified to be used in naval ships

Last edited 1 ano atrás by Nostra
Fagundes

It’s interesting…does the news show about the level of magnetic fiel that they reach?

Nostra

I don’t understand your question ( Google translate)

If you asking regarding progress in EM railgun technology, drdo has completed development and testing of 10 MJ railgun laboratory prototype and on the basis of it starting development of 100 MJ railgun

Last edited 1 ano atrás by Nostra
Fagundes

No problem, your text inform the enery that the machine use and I was lazzy to put the numbers in papers …in my opinion this should be a classified information, every physic or engineer can calculate the details, as the magnetic field they use. Have a nice day.

Esteves

Falaram em educação. Esses dados tem uns 4/5 anos. Ou menos. O Brasil forma 40 mil engenheiros por ano. De acordo com pesquisa do Fórum Econômico Mundial, a Índia é o quinto país que mais forma engenheiros no mundo. São 220 mil engenheiros, abaixo da Rússia que forma duas vezes mais. Logo depois vem China, EUA e Irã. Vamos marcar isso. A Rússia forma mais de 400 mil engenheiros por ano. O Brasil, 40 mil ou 10% desse total. O salário inicial de um engenheiro (caso consiga emprego) no Brasil está em torno de 7/8 mil reais. Na Índia, o… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Esteves
Alex Barreto Cypriano
Esteves

Muito bom, Alex. Muito bem.

Alex, 98% das ações na justiça trabalhista no mundo acontecem em qual país? Qual?

Alex, em 2021 o Judiciário concluiu 27 milhões de processos. Qual o país?

Alex, um em cada dois, metade da população é litigante. Mais de 100 milhões de processos. Qual o país?

Alex, 70% das ações no STF são de origem tributária. Qual o país?

Alex, qual é o país?

Alex Barreto Cypriano

Tamos lascados, né, Esteves?
BTW, viste a taxa básica de juros dos indianélicos?

Last edited 1 ano atrás by Alex Barreto Cypriano
Esteves

”Índia têm uma parte enorme ainda da população sem acesso decente a saúde e com educação precária.” Verdade em parte. A Índia lançou uma meta de eliminar a ignorância em 40 anos. “sabem o valor de uma defesa forte pois têm Paquistão e China prontos pra atacar a qualquer sinal de fraqueza.” Ameaças e oportunidades são fatores decisórios e mandatórios para investimentos em Defesa. Na América do Sul não existem: contestações de fronteiras (exceto ZEE entre Argentina e Chile ou a Bolívia querendo banhar-se no Pacífico), armas nucleares, divergências religiosas e desequilíbrios sociais…temos a péssima distribuição de renda como fator… Read more »

Cesar Oppenheimer

O Brasil tem muitos servidores públicos, o setor público é um imenso cabide de empregos em qualquer das esferas de governo, seja ela municipal, estadual e federal. Eu comecei a entender o funcionalismo público brasileiro quando, no ensino fundamental, conheci a representação da fundação de Roma, com Rômulo e Remo mamando nas tetas da loba Luperca, uma metáfora para os servidores públicos mamando nas tetas do Estado brasileiro. Por isso somos atrasados, nossa marinha de guerra causa risos no continente, especialmente por conta do tamanho de nossa costa. Não temos guarda costeira, não temos patrulhamento decente da costa (na verdade… Read more »