De acordo com informações publicadas pelo Departamento de Defesa dos EUA em 30 de setembro de 2022, o destróier de mísseis guiados USS Lassen (DDG 82) da classe “Arleigh Burke”, a fragata brasileira União (F45) e o submarino Tikuna da classe “Tupi” realizaram uma missão de exercício marítimo de 5 dias no litoral do Rio de Janeiro.

O exercício bilateral entre os EUA e forças brasileiras focaram na segurança marítima e no fortalecimento de parcerias marítimas com nações parceiras.

As forças navais dos Estados Unidos e do Brasil construíram uma relação sobre uma visão compartilhada de um sudoeste do Oceano Atlântico livre e aberto e uma prática constante de eliminar o comércio ilegal de drogas em toda a área. Ambos os países continuaram a trabalhar juntos e realizaram exercícios bilaterais para fortalecer a consistência regional.

O Lassen e a União conduziram com segurança operações de resgate e assistência, exercícios de tiro, operações de voo com um helicóptero MH-60R Sea Hawk do Esquadrão de Helicópteros “Spartans” (HSM) 70 e um helicóptero UH-12 Esquilo da Marinha do Brasil, e um Close Air Support Exercise (CASEX) onde ambos os navios recebem uma ampla área para procurar submarinos.

Sobre o submarino brasileiro

O submarino Tikuna (S34) é um submarino Type 209/1500 Mod. da Marinha do Brasil. Construído no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), foi lançado em março de 2005 e incorporado à Marinha do Brasil em 21 de julho de 2006, sendo então transferido para o Comando de Operações Navais. É o quarto submarino da Marinha do Brasil fabricado no Brasil e era o maior construído no país, até a chegada do submarino Riachuelo – S40.

O Tikuna foi construído dentro da estratégia de aprender a “Projetar, construir e Reparar”.

Submarino Type 209/1500 Mod visto em corte

Ele tem uma tripulação de sete oficiais e 29 praças, é equipado com oito tubos de torpedo, e movido por propulsão diesel-elétrica, com motor elétrico, baterias e conjuntos de geradores a diesel.

Seu projeto é baseado no projeto alemão IKL-209 que originou a Classe “Tupi” no Brasil. O Tikuna incorpora várias inovações tecnológicas que proporcionam melhor desempenho, como menor assinatura de ruído e maior período de operação submersa, principalmente durante as operações de recarga de bateria (Snorkel) enquanto a embarcação está submersa.

FONTE: Navy Recognition

NOTA DA REDAÇÃO: Sabia mais sobre o submarino Tikuna, acessando o NGBNavios de Guerra Brasileiros, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex Green

Pensava que deveriamos manter nossos ruidos secretos? Mas sou bobo.

pangloss

O mesmo pode ser dito da USN, que participou do mesmo exercício e teve a assinatura acústica de seu destroyer registrada pelo Tikuna.
A alternativa a isso é não fazer exercícios com ninguém. Acho que não compensa.

FRITZ PILSEN

Ou então: o melhor é não entrar em guerra com ninguém, principalmente contra a maior potência militar do mundo.

Jonathan Pôrto

Se o Taliban, Iraque Vietnam conseguiram que dirá o Brasil !!

BK117

Eles sabem os nossos, nós sabemos os deles, e segue o jogo…

Carlos Campos

é uma via de mão dupla, também ouvimos o ruído deles.

André Macedo

Acredito que qualquer operador de sonar decente saberia bem ouvir o ruído de um sub, essa questão da assinatura serviria mais pra definir o modelo/classe do sub.

Last edited 1 ano atrás by André Macedo
Glasquis 7

Preocupado com que os computadores do Pentágono tenham a assinatura acústica do Tikuna???

Meio tarde né?

Esteves

Os computadores do Pentágono tem as assinaturas acústicas de rochas marcianas. Quando rolam.

Teve uma matéria aqui contando que os norte-americanos escutavam os submarinos russos em suas bases…na Rússia. Ouvir o Tikuna é como ouvir Carmem Miranda.

Last edited 1 ano atrás by Esteves
Glasquis7

E essa foto, o amigo fez plástica?

Agora é Esteves o pragmático plastificado.

Allan Lemos

Sério que você acha que os EUA precisam elaborar todo esse complexo plano de exercício naval conjunto apenas para registrar as informações acústicas do poderoso Tikuna?

Marcelo

A marinha do Brasil sempre usa a raia da marinha americana para fazer a desmagnetização dos seus submarinos !!!! Kkkk
Lembrando que o oceano atlântico está cheio de escuta acústica da OTAN ( inglese e americanos ) !!!

Heli

Submarino alemão, amplamente conhecido pela OTAN pois vários membros o possuem (Portugal, Grécia, Turquia e a própria Alemanha). Além da OTAN, Coreia do Sul e outros países amigos dos USA.
Além disso os USA também treinam com operadores do Scorpene há uns 20 anos, além dos Kockmus suecos, chamados de Collins na Australia.

peter nine nine

? Amigo, os 209 são diferentes dos 214 de… Portugal, Grécia e afins…. os 214 e 212 têm mais semelhanças que os 209 têm com o 214.
Em Portugal, os 214 são 209PN, baseados nos 214, não nos 209. São dois tipos diferentes. A menos que com submarino alemão se referia a todos no geral.

Cristiano

Tem muito mais em questão além dos ruídos. Muito mais

Satyricon

Alex, em tese você teria razão.
Mas a realidade é (bem) outra.
O sistema de combate de nossos submarinos classe tupi é feito pela Lockheed Martin (americana). Essa adaptação foi feita para podermos usar os torpedos Mk-48 (também americanos).
Já sacou onde isso vai dar né?
Não faz muito sentido essa sua preocupação.

109F-4

Não fizeram nenhuma perifoto?

737-800RJ

“É o quarto submarino da Marinha do Brasil fabricado no Brasil e o maior já construído no país.”

Pequena correção: Foi superado pela Classe Riachuelo, que possui 10 metros a mais de comprimento e desloca quase 600 toneladas a mais quando submerso. Sei que esse trecho é antigo, mas só pra atualizar.

Otto Alexander Jessen

Voces saberiam o porquê não continuaram com o modelo alemão? Foram para o francês , não é isso …
Será que o sub nuclear já não estaria navegando ou em testes ? Afinal já se vai 43 anos!!!!

Esteves

Conta a literatura que foi em razão do fim dos ciclos construtivos e suas descontinuidades. Faltou grana, parou.

O contrato com o Naval Group da França foi firmado em 2008. Uma oportunidade.

Transferir conhecimento para a construção de submarino nuclear não fazem. Alemães ou franceses, não fazem. Os outros 4, China, Rússia, Inglaterra e EUA, pior.

Não esquecendo que a Alemanha não opera submarino nuclear.

Camargoer.

Olá Otto. A MB tinha a intenção de construir dois submarinos da classe Tikuna, contudo só foi construído um e levou bastante tempo. Pelo que lembro, o problema foi realmente falta de recursos. Após a entrega do Tikuna pelo AMRJ, a MB começou um processo de escolha de uma nova classe para substituir os Tupi. Na época, a MB divulgou que o 214 tinha sido escolhido. Os quatro 214 seriam construído no AMRJ e teriam propulsão convencional (sem AIP). Logo depois, a MB anunciou um acordo maior com a França que incluiria a construção de uma nova base de submarinos… Read more »

Esteves

“Brasil e era maior construído no país, até a chegada do submarino Riachuelo – S40.”

Faltou o artigo. Era o maior.

Foi o maior até a chegada do submarino Riachuelo está melhor interpretado que era o maior. Foi é mais sônico.

Tá ok?

Luiz Trindade

Me impressiona é nosso submarino Tikuna ter todo esse modernidade. Falta agora termos um submarino que tenha condições de lançar mísseis de cruzeiro mas ae é outra história antiga e de muita barganha com o tio sam.

ANDRE GARCIA

UH 12?

Dalton

Aparentemente a disponibilidade dos “Lynx” anda baixa ainda mais que nem todos os 8 modernizados foram entregues e os já entregues passam por ciclos de treinamento certificações, manutenções de rotina.

Roberto

Acho q treinamentos como do texto acima, fazem os EUA, saber mais das potencialidades e habilidades dos brasileiros, do q vise versa, ruim pq eles podem conhecer mais sobre táticas e conhecimento p utilizar p eles ou prejudicar a nós num possível futuro. Agora “se são amigos nossos”, ou amigos da onça, pq embargam as necessidades dos militares há anos…, “eles treinam encima dos brasileiros…, e em troca vendem suas sucatas ou bloqueiam as necessidades “nossas”…

Jéfferson

Só esse navio da US Navy teria capacidade pra afundar a Fragata, o Submarino, os navios da MB atracados no RJ e vários pontos da infraestrutura no Sudeste kkkkkkk , sozinho.

Pablo

se tu sabe os números da mega, pode me mandar!

Last edited 1 ano atrás by Pablo
Fernando Vidal

Bah! Não é bem assim. Na realidade acredito que o Tikuna teria grande chance de surpreender esse Destroyer.

Jefferson Henrique

Sim Fernando. Veja bem, eu disse “teria capacidade” , teórica por tanto.

Cristiano

E assim entregamos de bandeja nossas defesas!

Andre

Se a maior potência militar do mundo quiser nos atacar, não será o poderoso Tikuna que a impedirá.

Antônio Carneiro

O país que fala que a nossa Amazônia não é nossa, e sim deles , isso é uma falta de bom senso ? Onde eles podem gravar o som do sonar , aprender como operamos e como funciona nossas técnicas.
É facilitar a vida pro inimigo.

Dalton

Para àqueles “preocupados” que esse simples exercício possa “enfraquecer” o Brasil diante dos EUA em uma muito hipotética guerra o “Tikuna” e o “Lassen” teriam pouca probabilidade de combater um ao outro já que os EUA teriam outras cartas na manga. . Treinar com o “Tikuna” e submarinos similares é importante para os EUA pois potenciais adversários de fato os possuem e um conflito pode iniciar-se abruptamente onde navios da US Navy costumam estar regularmente e como os EUA não possuem submarinos de propulsão convencional pequenos capazes de operar em águas profundas e costeiras eficientemente não há muitas oportunidades de… Read more »

roberto marquesi

Qual a utilidade desse exercício para o Brasil?

Rinaldo Nery

Treinamento dos nossos submarinistas com navio de alta tecnologia da maior marinha do mundo. Aprender guerra moderna com que sabe fazê-la.

Rinaldo Nery

* com quem