A Rússia continuou a usar mísseis de cruzeiro de longo alcance disparados de navios no Mar Negro para atingir alvos civis na Ucrânia nas últimas semanas, disse um porta-voz do Pentágono a repórteres na terça-feira (25).

“Sabemos que eles usaram esses recursos para atacar alvos na Ucrânia para incluir alguns dos alvos de infraestrutura civil de energia e rede de energia, por exemplo, que fizeram parte dos contínuos ataques de mísseis russos contra alvos civis e militares na Ucrânia.”, disse o brigadeiro general Pat Ryder, durante uma reunião de terça-feira no Pentágono.

A declaração de Ryder segue uma investigação do site Bellingcat que ligou os Kalibrs ao maior ataque coordenado de mísseis contra alvos ucranianos por forças russas desde o início da invasão. De 10 a 17 de outubro, os russos alegaram que as armas atingiram alvos militares e a rede de energia, enquanto o Bellingcat publicou reportagens de ataques a “alvos não militares, danificando prédios residenciais e atingindo jardins de infância e playgrounds”.

O Ministério da Defesa da Ucrânia publicou fotos de Kalibrs destruídos que fizeram parte de um ataque de 10 de outubro perto de Konotop, na Ucrânia.

Os ataques compartilham semelhanças com um ataque de julho a um centro comercial civil em Vinnytsia, na Ucrânia, no qual um Kalibr disparado de um submarino de ataque da classe “Kilo” matou pelo menos 23 pessoas.

De acordo com ship spotters, a Marinha Russa tem seis navios de superfície no Mar Negro – duas fragatas da classe “Grigorovich” e quatro corvetas “Buyan-M” – que podem disparar os mísseis de cruzeiro do tipo Kalibr.

Há também seis submarinos de ataque diesel-elétricos da classe “Kilo” que são capazes de lançar os mísseis, que têm um alcance de cerca de 1.000 milhas náuticas, segundo o USNI News. Um alto funcionário militar disse na segunda-feira que o Pentágono não forneceria nenhuma informação sobre submarinos russos na região.

Os russos usam os Kalibrs desde a década de 2010. O primeiro uso relatado do míssil em combate foi no Mar Cáspio em 2015 contra alvos do Estado Islâmico.

Os novos ataques estão entre os mais ativos da Marinha Russa no Mar Negro desde que os mísseis antinavio Neptune ucranianos afundaram o cruzador Moskva (121), navio-capitânia da Frota do Mar Negro, em abril.

Os navios de superfície russos permaneceram em grande parte no porto e não foram um componente ativo na luta na Ucrânia.

FONTE: USNI News

LEIA TAMBÉM:

Putin supervisiona exercícios para lançar um ataque nuclear de retaliação

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Henrique

Parece que tem mais navios russos querendo a promoção do Moskva 

Carlos Pietro

Boa tarde, do jeito que as coisas estão indo, os russos vão conseguir.

Slow

Ou então outras cidades querendo a promoção do Mariupol .

Luis Carlos

Isso se os ucranianos conseguirem enxergá-lo no escuro, né?
O termo ‘kalibrar’ ficou famoso nessa guerra.

Felipe

Mas não tinham esgotado os misseis Russos há 6 meses atrás?

PACRF

Há 6 meses atrás tinha tanta coisa para acontecer, que ainda não aconteceu, como a tomada de Kiev e a derrubada do governo ucraniano. Quanto aos mísseis, parece que não foram suficientes para atingir esses objetivos.

Allan Lemos

E o Putin que estava com o pé na cova? Kkkk o pessoal deveria parar de acreditar em tudo que lê por ai. As fake news nāo vêm só do lado russo nāo.

Slow

Quem disse que ele quer derrubar o gov ?

Zelenha é totalmente dependente do ocidente e as ordens nós sabemos da onde vem ..

Slow

Esgotou !
Esses aí são de festim, só faz barulho. 🤣🤡

Luis Carlos

Arma fantástica.
Mortal, mas fantástica.

Underground

Xings,
Os russos não dizem mais nazistas. Agora estão tentando expulsar Satanás.
De resto, já identificaram o pessoal envolvido na designação dos alvos civis para posterior julgamento.
Mais: já está confirmado que xexenos estão sendo usados para executar russis que recuam.
Outra leva de soldados russos estão voltando a pé paea a Rússia. Não tem comida nem armamento.

Hcosta

Então querem poupar a população deixando-as morrer de frio? Há alguns anos a Rússia cortou o fornecimento de gás à Ucrânia durante o inverno. E eles lá conseguiram sobreviver. Mas agora sem o Elon Musk e o star link não sei como vai ser… Obviamente que vão continuar a resistir apesar das dificuldades. Estão a lutar pelo seu país e não por máquinas de lavar… E passar de 100 ataques de mísseis por dia para 10 ou menos, hoje parece que foram 5, significa duas coisas: Ou os alvos já foram eliminados ou estão com problemas de reposição. Eu aposto… Read more »

Rafael

Christo Grozev segue imparável. Talvez seja um dos últimos a fazer jornalismo no Mundo. Torço para que não compartilhe o fim de Gareth Jones.

EduardoSP

Parece que estão raspando o tacho.
Qual o sentido de lançar mísseis de navios se vc pode lançá-los de aeronaves?
Quer dizer, se vc tem esses mísseis disponíveis em bases aéreas.

Romão

Prevejo o Marcelo aparecendo aqui e comentando: cadê a fonte ? Quero fonte! Sem fonte não dá! Só trabalho com fontes (ocidentais).

suTERMINATOR

KKKK Esse cara é um infilrado dos EUA.

Satyricon

É, os Ucranianos já estão até abandonando a Ucrânia à pé!

Não, perai,

são os conscritos russos

Fábio de Souza

A Rússia relutou muito , porém hoje , os Russos estão fazendo justamente o que o EUA , Fez no Iraque . Destruir a infraestrutura da Ucrânia , como por exemplo a rede de Energia elétrica , água e Internet . Isso demostra uma nova Tática de Guerra , até mesmo questionada por muitos Generais Americanos . Como porque a Rússia , não havia destruído essa Infraestrutura . Com essa nova estratégia adotada pelos Russos, a Ucrânia vai ter que gastar milhões , Bilhões pra se reergue novamente .

F-39 Gripen

Essa é uma capacidade que a MB deveria ter.

André Luís

A marinha russa só dando cabeçada!! Gastaram tempo e dinheiro pra fazer 6 navios patrulhas INÚTEIS do projeto 22160 (Vasily qlq coisa) ao invés de focarem no término dessas corvetas Buyan-M, que têm sido mais úteis. Gastaram uma grana na classe Grigorovich ao invés de focarem na classe Steregushchiy de corvetas. Gastaram e estão gastando uma grana na ad nauseam modernização/revitalização/reconstrução do Nakimov, ao invés de focarem na construção e quantificação da classe Gorshkov de fragatas. Enfim, é a Rússia bancando o gigante bobão dos mares e passando vergonha.

Underground

Ataque ucraniano em Sevastopol.
Russos derrubaram todos os drones e mísseis utilizando seus navios.
Todos agora se junaram ao Moskva.
Como dizem as xexenas: kkkkk!

Underground

Navios russos danificados por suposto ataque ucraniano.
Suposto! Kkkk!

Underground

O ataque ucraniano que não houve teve ajuda dos ingleses, segundo os russos.

Underground

A pergunta que muitos russos fazem agora: onde estão os mísseis destruidores de tudo e que estavam em Sevastopol?

Neural

Não destruíram nada, só um contra minas foi danificado e já está no porto.

Foi um ataque de drones kamikazes e drones submarinos kamizazes tbm, russos capturam um deles tem fotos lá no southfront.

Underground

Southfront?
Plagiando Xexena, a Rainha da Guerra: kkkk!

Nickless

hahahah. claro claro. daqui a pouco aparecem as fotos. ai vamos ver qual vai ser a desculpa.

Underground

MD russo clama para que moradores não publiquem fotos.
Com certeza a coisa vai bem para as forças do Império.