O ataque ucraniano com drones à frota russa em Sebastopol (na Crimeia ocupada) foi um “evento único, tão significativo neste conflito como a libertação da ilha de Zmiinyi da ocupação russa e a blitzkrieg em Kharkiv Oblast, na qual a Ucrânia retomou mais terras da Rússia em cinco dias”. Foi assim que o especialista militar Volodymyr Zablotskyi avaliou a misteriosa operação naval relatada para danificar três navios russos em 29 de outubro.

Aqui estão quatro coisas para saber sobre o ataque surpresa em que drones de superfície enigmáticos supostamente desativaram a atual nau capitânia da Rússia, Almirante Makarov.

1. Não há precedentes como esse na história militar

Foi o primeiro ataque combinado de drones de superfície e aéreos em navios fundeados em uma baía protegida na história das batalhas navais, de acordo com Zablotskyi. Embora os ataques à frota inimiga em sua base não sejam novidade, este foi o primeiro ataque remoto, no qual os operadores estavam localizados a centenas de quilômetros de distância.

“Como método, isso não é novidade. Mas os meios envolvidos são totalmente consistentes com os postulados da guerra do futuro, […] chamada de guerra dos drones” , afirma.

O comandante do Regimento Costeiro de Suomenlinna, Ville Vänskä, concorda que o ataque representa um novo desenvolvimento na guerra naval.

“Um país sem marinha operacional invadiu um inimigo superior em sua base… A Guerra Civil Americana introduziu blindagem, torres de armas giratórias e gurupés na guerra naval. Minas marítimas da guerra da Crimeia e torpedos da guerra sino-japonesa. Agora, a guerra na Ucrânia claramente traz [armas] não tripuladas para uma parte inseparável da guerra naval. Os sistemas não tripulados estão se desenvolvendo muito mais rápido do que as previsões da tecnologia. A disseminação dos veículos não tripulados é explicada não apenas pelo desenvolvimento técnico e baixo custo, mas também pela sua usabilidade em tarefas onde a vida humana está em risco.”

Além disso, o incidente mostrou que a Ucrânia está se tornando bem versada na linguagem da guerra assimétrica. Como o Naval News colocou, observando que a Ucrânia foi treinada nas doutrinas da OTAN para usar efetivamente seu poder aéreo, terrestre e marítimo limitado.

“A Ucrânia levou a ameaça assimétrica a um novo nível ao atacar navios russos em sua base-mãe com os USV kamikaze. […] Como no caso do ataque à ponte da Criméia, que é estrategicamente importante para os russos, as forças ucranianas atacam alvos críticos para ganhar superioridade psicológica e prejudicar a reputação das Forças Armadas russas.”

Observando que o naufrágio do navio russo Moskva em 14 de abril de 2022 já foi um golpe na autoestima da Marinha Russa, o Naval News acrescenta:

“O dano ao Makarov, como resultado de um plano desenvolvido com um entendimento comum das operações e o produto de um trabalho de inteligência muito bom dentro da lógica da operação centrada em rede, é um grande sucesso para a Ucrânia e uma razão para fracasso e vergonha para a Rússia”.

2. O ataque pegou a Rússia desprevenida

O grupo de drones de superfície conseguiu entrar profundamente na baía de Sebastopol ocupada, onde os navios russos estavam estacionados, sem ser notado. Eles atacaram de dois a quatro navios de surpresa durante a noite, causando grandes explosões, de acordo com imagens de câmeras de vigilância.

Como escreve a Defesa-24 polonesa, os russos só começaram a se defender quando a Ucrânia lançou a segunda onda de ataques após o nascer do sol, usando artilharia, metralhadoras e helicópteros enviados de Sebastopol.

“O mais interessante é a inatividade da fragata, que estava em movimento, e seu radar principal de detecção de ar e superfície ‘Friegat’ provavelmente estava ligado (sua antena estava girando). Movendo-se à noite, um navio escurecido deve adicionalmente ter um radar de navegação ligado, especialmente adaptado para detectar pequenas embarcações (como, por exemplo, barcos de pesca). Ou o vigia estava ‘adormecido’ ou o equipamento de radar russo não atendeu aos requisitos estabelecidos para isso”, observa a Defesa-24 sobre os navios russos serem pegos de surpresa.

3. Nau capitânia russo danificado no ataque de drone da Ucrânia em Sebastopol

As imagens do ataque publicadas por jornalistas ucranianos foram analisadas pelo portal de defesa ucraniano Defense Express, que os navios visavam os drones de superfície explosivos.

Uma fragata da classe Almirante Grigorovich (projeto 11356R, código da OTAN Burevestnik) é vista na filmagem. Existem dois navios desse tipo no Mar Negro: o Almirante Makarov, que se tornou a nau capitânia da frota russa do Mar Negro depois que a Ucrânia afundou o anterior, Moskva; e Almirante Essen.

A Defesa 24 observa que os drones de superfície provavelmente atingiram a parte da fragata onde o centro de informações de combate (CIC) está localizado, provavelmente na esperança de atingir o lançador vertical nas proximidades, onde mísseis antinavio Oniks e mísseis de cruzeiro Kalibr usados ​​​​pela Rússia para bombardear regularmente as cidades ucranianas foram mantidos.

comparativo imagem termica e marakov.jpg
comparativo imagem termica e marakov.jpg

Enquanto isso, a Rússia admitiu apenas danos ao caça-minas Ivan Golubets, cuja silhueta é reconhecível no segundo episódio do ataque.

Danos a uma das fragatas do projeto 11365 são, em termos de prontidão de combate e prestígio, uma perda maior do que o naufrágio do Moskva, observa a Defesa 24. A perda de Moskva foi uma perda típica de propaganda, porque seu valor real no campo de batalha moderno era insignificante, enquanto as fragatas Burevestnik são navios modernos que fizeram da Frota do Mar Negro da Rússia uma força significativa na região.

4. Novo veículo de superfície não tripulado ucraniano usado no ataque

Tanto o analista de defesa independente HI Sutton quanto a Defense Express concordam que o drone usado no ataque é o mesmo navio que apareceu na costa perto de Sebastopol ocupada em 21 de setembro.

O kamikaze-USV foi relatado pelos russos, que estudaram o navio antes de destruí-lo.

“Este objeto parece bastante high-tech. Na parte superior é possível ver algo como um terminal de recepção Starlink e uma estação optoeletrônica para reconhecimento. E na proa – algo como detonadores de contato para detonar explosivos. No entanto, não está claro onde exatamente o drone deve conter os explosivos”, escreveu a Defense Express .

Uma comparação visual das imagens no vídeo dos ataques com as fotos do USV compartilhadas pelos russos permitiu que a Defense Express concluísse que era realmente esse modelo que colidiu com os navios na baía de Sebastopol.

Em abril de 2022, o Pentágono enviou um número não especificado de “navios de defesa costeira não tripulados” para a Ucrânia.

O secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby, disse na época que os USV “podem ser usados ​​​​para vários propósitos na defesa costeira” e eram provenientes dos estoques da Marinha, informou o FedScoop.

Kirby se recusou a dizer mais, mas Bryan Clark, diretor do Centro de Conceitos e Tecnologia de Defesa do Instituto Hudson, explicou ao FedScoop que os navios que o Pentágono estava dando à Ucrânia provavelmente foram projetados para operações de inteligência, vigilância, reconhecimento e contraminas. mas não descartou que eles poderiam ser usados ​​para atacar diretamente navios russos.

“ Eu não ficaria surpreso se os ucranianos, uma vez que começassem a usá-los, pensassem em maneiras de colocar cargas letais neles” , disse ele. “Depois de obtê-los, os ucranianos podem optar por equipá-los como quiserem. Então, eu não ficaria surpreso se os ucranianos incorporassem, você sabe, talvez alguns sistemas de armas lá, caso eles queiram usá-los para atacar navios russos.”

Essas armas podem incluir pequenos mísseis que são essencialmente “foguetes guiados” ou metralhadoras. Alternativamente, os ucranianos poderiam carregar os barcos com explosivos e atirá-los em navios russos, como os agentes da Al-Qaeda fizeram com o USS Cole em 2000, disse ele.

FONTE: EuroaidanPress

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Underground

Não esquecer que os ucranianos estão desenvolvendo um drone anti drone.
Posto isso, a guerra dos drones, de um futuro incerto, tornou-se real no presente, portanto, apenas lembrando, ter a China mais ou menos navios que os EUA, nada significa.
E para terminar, Brasil abandonou o desenvolvimento de drones com a CBT, e agora com a Embraer.

Oráculo

O Brasil tem algumas das maiores fabricantes Drones civis do mundo.
E agora elas já estão entrando no ramo militar.
Nem tudo está perdido…

https://aeroin.net/drone-brasileiro-vai-se-tornar-lancador-de-misseis-feitos-pela-gigante-europeia-mbda/

Jean

A era dos grandes navios de guerra chegando ao fim! Essas barcaças tornaram-se alvos fáceis para a nova geração de drones aéreos e navais que estão vindo por aí . . . Não é a toa que paises como Irã, China, India, Turquia e outros estão investindo pesadamente em novas tecnologias de drones!

André Sávio Craveiro Bueno

Lembro de ter visto o da CBT no “Asas de um sonho”.

Salim

Patriotas, estao atrás boquinha governo. Drone e prioritário junto com defesa aerea. Muito triste esta sua informação. Ninguém faz nada, só falam da ameaça a Amazônia que para solucionar querem queimar tudo e transformar em pasto, Triste.

Neural

Foto de hoje da fragata, tá lá na base em Sevastopol sem dano nenhum

Underground

Tem três navios da classe Adml Marakov aí na foto!

Alex Barreto Cypriano

A classe é Almirante Grigorovich.

Underground

Seja qual a classe, continua tendo três navios na imagem.

Alex Barreto Cypriano

Quatro navios, apenas dois deles fragatas classe Grigorovich. Os outros devem ser da classe que você nomeou, a tal Adml Marakov 😉

Salim

Parece que um deles ficou na Siria e não pode voltar, o Mestre Dalton deve ter uma informação atualizada e precisa.

Underground

Outro problema: cadê a marcação 799 do navio? Na imagem do ataque aparece muito bem a numeração 799.

Alex Barreto Cypriano

Parece que os números de amura dos navios russos foram apagados pra dificultar identificação inequívoca. Se na imagem o número aparece, pode ser que a imagem não seja atual.

H.Saito

Na foto postada pelo neural, a numeração está escondida pela copa das árvores, a numeração fica abaixo dos lançadores de mísseis logo atrás do canhão,

Underground

A imagem deveria estar a frente de onde estão as árvores.
Em imagens postadas, o número estava postado um pouco atrás de onde está o canhão

Alex Barreto Cypriano

Aqui, nesta matéria do Navy Lookout sobre o ocultamento dos números de amura (pennant numbers, em inglês):

Underground

A imagem foi do ataque, portanto pouco provável que tenha pintado de ontem para hoje.

Underground

Outra questão: o ataque do drone foi a boreste. A imagem aí mostra bombeado. Mesmo que seja uma imagem real, não prova que o navio não tenha sido atingido.

Salim

A foto atual de satélite mostra ele ancorada com o bordo atacado encostado no píer e com guindaste na escora, já tem matéria atualizada aqui no poder naval.

Andre

“Ou o vigia estava ‘adormecido’ ou o equipamento de radar russo não atendeu aos requisitos estabelecidos para isso”, ”

Se fossem os árabes certamente a única explicação seria o vigia…mas lembrando o que os indianos alegaram para cair fora do pak-fa, não deve ter sido o vigia.

Georgenor

Se o vigia estava dormindo ele se fodeu kkk

PACRF

Darwin, quando escreveu a Origem das Espécies concluiu que só sobrevivem os seres que conseguem se adaptar ao longo do tempo. Não importando o tamanho nem a força. Esse fenômeno parece se manifestar na guerra da Rússia contra a Ucrânia, ou seja, as FAs ucranianas parecem estar se adaptando mais rapidamente aos cenários do conflito, que as FAs russas. Como dito no texto acima: o incidente mostrou que a Ucrânia está se tornando bem versada na linguagem da guerra assimétrica”. Esse tipo de conflito não interessa à Rússia, que só sabe se utilizar da “força bruta”.

Hcosta

O que aconteceu aos sistemas de guerra eletrónica da Rússia?

Tinham caças que desligavam todos os sistemas de um Arleigh Burke, sistemas que cortavam todas as comunicação em centenas de Km’s (um deles na Crimeia), barcaças com “espelhos”, etc…

E não esquecer dos golfinhos…

Helio Eduardo

Estão, como sempre se alega, escondidos, talvez aguardando o dia de outra Grande Guerra Patriótica…

Alex Barreto Cypriano

O quê conecta o drone com o operador senão um link de satélite? Satélites Starlink do Chief Twit. Musk afirmara, dias atrás, que não dava mais pra manter satélite seu de graça pra ajudar nas comunicações ucranianas. Pouco depois Putin alertou que os starlink sobre a Ucrânia se tornariam um alvo militar legítimo. Dias depois, USVs com antena de link satelital atacam…

Last edited 1 ano atrás by Alex Barreto Cypriano
Felipe

O resultado é que o ataque foi frustrado, todos os drones destruídos ou capturados e nenhum dano significativo foi causado em embarcações e nenhum dano foi causado em estruturas da base de Sevastopol. Mas a mídia ocidental trata como se fosso o máximo…

Carlos Crispim

Kkkkk vc parece até a Globolixo, CNN, uol, bol, Terra…plantando desinformação total. O próprio MD russo admitiu danos num caça-minas…E se a Rússia admite alguma coisa, então na verdade foi 10X pior…Ademais, pediram que os habitantes não postassem fotos e filmes da Baía nas redes socias, ora bolas, se não houve nada, por que proibir?

Last edited 1 ano atrás by Carlos Crispim
Victor Filipe

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Fonte: Kremilin

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Ze das Couve

AHAHAHAH Fonte – ministro da informação do Iraque (aquele que dizia que os americanos se renderiam na porta de Bagdá)

Victor Filipe

Isso parece cena de filme da sessão da tarde

Neural

Achei uma outra foto lá no intelslava, vejam se tá melhor, quem quiser tá lá as fotos dela hoje na base.

🇷🇺 Frigate Admiral Makarov stands whole in Sevastopol

Neural

Segue

Victor Filipe

Parabéns, uma foto que é praticamente a mesma coisa da outra e não mostra as 3 fragatas da classe que estão na frota do mar negro, apenas duas, oque isso prova? nada.

Ze das Couve

A Rússia proibiu filmagens em Sebastopol mas você conseguiu ótimas imagens! Parabéns! Você tem fontes boas no Kremlin.

Salim

Vc acreditou?!??! Igual a saída da Rússia no Norte Ucrânia foi ato de boa vontade, bem como da Ilha snake. Babuska de Taubaté, menos ne.

L G

Infelizmente haverá uma terceira G mundial nuclear. O hemisfério norte será destruído. Mas o Brasil será o quinto império de Daniel. Receberá os refugiados do hemisfério norte e enviará alimentos. Só está faltando a eleição nós EUA. Já teve na China e no Brasil. Vamos estudar pessoal. Estamos perto do milênio. Apesar de tudo “Deus continua sendo Deus”. Não é o que os cristãos pedem é o que Deus quer que aconteça. Jesus Cristo falou “Deus paí me afaste desse sofrimento. Mas que seja feita a sua vontade”. Vamos estudar pessoal. As professias irão acontecer queiramos ou não. Haverá a… Read more »

Mahan

Não, pera aí…ok forças no alto atraem as defesas e a baixo nível outra força ataca, ou o contrário, nada de novo mas…”canoas” se aproximaram de uma belonave sem que um marujo de vigia estivesse com a visão no mar?? Esses drones já estão equipados com camuflagem de invisibilidade??

Last edited 1 ano atrás by Mahan
Mané

Coitados, até crianças poderão disparar mísseis contra navios de guerra, como fazem com esses jogos nos playstation da vida.
E daqui a pouco os robôs de quatro membros q nem gente, daí fodeo!

jorge domingos

No caso Russo que recebeu ataques de drones, foi consequência de que há nas fileiras militares daquele país um bando de generais e comandantes que atingiram tal grau por “puxação de saco” ao governo e não por competência. Possivelmente ficaram mais tempo tomando vodca ao invés de estudarem estratégias ou avanços na área militar . Serpa assim também no Brasil a partir de 2.023, semelhante à “tática ” venezuelana que tem 01 general para cada 05 soldados ( Por que será ? )

jorge domingos

estão me censurando ??? Democracia plena ?? ou Ditadurinha ??

Augusto L

Pessoal das antigas deve saber mais, mas esse evento me lembre o ataque com lanchas que a RN fez contra a marinha da URSS no mar báltico durante a guerra de independência da Estonia no contexto da revolução russa.

Georgenor

Kerson foi tomada ontem

Salomon

Desculpem, é assunto tangencial, mas “…introduziu blindagem, torres de armas giratórias e gurupés na guerra naval? Gurupés? Jura?