O analista da OSINT, Benjamin Pittet, publicou as primeiras imagens de satélite da Baía de Sevastopol em uma rede social, tiradas depois que os navios de guerra russos da frota do Mar Negro foram atacados pelo que se acredita serem veículos marítimos não tripulados.

As fotos foram tiradas no dia 1º de novembro às 5h35 e 11h06.

https://twitter.com/COUPSURE/status/1587718648474615808

O satélite registrou a fragata da classe Admiral Grihorovich em mar aberto a reboque. Após cinco horas, o navio acabou atracando na baía de Streltsk, em Sebastopol.

Fragata russa classe Grigorovich sendo rebocada em mar aberto.

“É possível que a foto tenha registrado o movimento da fragata Admiral Makarov. A natureza do suposto dano do ataque do drone não pode ser determinada a partir da foto”, observou o centro militar.

No mesmo dia, um vídeo apareceu nas redes sociais mostrando um drone marítimo atacando o projeto 11356R Fragata Almirante Makarov – um navio que se tornou a nau capitânia da Frota do Mar Negro depois que o cruzador Moskva foi afundado por um ataque da Marinha ucraniana.

O Ministério da Defesa da Federação Russa não confirmou os danos a este navio em particular, embora reconheça os danos ao caça-minas Ivan Golubets.

De acordo com as autoridades de defesa russas, o ataque foi realizado por sete veículos marítimos não tripulados autônomos e nove drones de um tipo diferente.

Além disso, um vídeo apareceu online mostrando um drone marítimo sendo alvejado por navios, barcos e helicópteros russos.

FONTE: ukrinform.com

NOTA DO EDITOR: observar que uma das fragatas classe Grigorovich que aparece na imagem das 11:06h UTC (foto de abertura da matéria) está atracada por boreste, por onde ocorreu o ataque. Há também um guindaste ao lado da fragata. Geralmente estes navios, quando de prontidão, ficam atracados pela popa.

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luis Carlos

Arranhou a pintura.

Underground

Ahã!

George

Mais uma mentira sua desmascarada.

Você publicou ontem o que seriam fotos das fragatas no Porto. Como dá para ver elas estão numa posição bem diferente da foto que você mandou.

Mentiroso cara dura. Nem fica vermelho.

Luis Carlos

Provavelmente o Ocidente gastou milhões e milhões de dólares para uma patacoada dessas.
Nem serviu para notícia na mídia.
E a Rússia ficou tão chateada com isso que voltou a liberar o corredor de grãos.
E devemos lembrar que os ucranianos, à traição, utilizaram esse corredor de grãos para tentar se aproximar dos navios.

Underground

Turquia simplesmente ignorou a Rússia.
Os russos perderam completamente o respeito.

Luis Carlos

O que os analistas estão considerando é que esse ataque pífio, bizarro, foi uma provocação para a Rússia encerrar o acordo de grãos e, assim, criar entre a comunidade internacional e a Rússia.
Devemos lembrar que apenas a Europa Ocidental, Austrália e EUA estão se opondo à Rússia.
O resto do Mundo continua em sua vida normal.

Underground

Ahã!!

Helio Eduardo

É.. só a Europa Ocidental, EUA e Austrália… e apoiando a Rússia? Irã, Venezuela, Sìria e… só.

Adriano Madureira

São os “mocinhos” que estão lutando contra a Rússia,tão sujos como pau de galinheiro…

karl Bonfim

“tão sujos” não, muito menos sujos, mas botas menos sujos nisso!!!

Jose Quintalo

Vc não deve viver neste planeta. Deve estar a olhar para um espelho. Vê tudo ao contrário

MMerlin

Cuidado ao exercitar este comportamento de argumentos próprios contraditórios.

Mesmo sendo Xings ou não, comentarista fake ou não, com o tempo isso vai virar um hábito (se já não virou) e se torna comportamento permanente, seja no mundo digital, seja no mundo físico.

Last edited 1 ano atrás by MMerlin
PACRF

Por que é necessário um rebocador para reparar “arranhões na pintura”? Afinal, só “arranhões na pintura” não impede que a fragata navegue por conta própria.

Neural

Area portuária ou próxima rebocador sempre é utilizado, pois da maior mobilidade, e economiza combustível.

A fragata tá 100%, o CIWS dela pulverizou o drone acredito. Se o drone tivesse acertado o dano seria bem maior, esse drone carrega uns 300 kg de explosivo

Last edited 1 ano atrás by Neural
Underground

A Fragata foi rebocada em mar aberto.

Jagdverband#44

Na boa. Pelo jeito que você relata o fato, você nunca pisou numa belonave.
Sinto muito.

Europeu

Claro que sim!!!!!!!
danificou o draga minas e fez ricochete na pintura da fragata!!!

Heinz

Você é o maior propagador de fake News da trilogia, kings.

Jagdverband#44

Kkk

Dalton

Todas as 3 fragatas da classe Almirante Grigorovich pertencem a Frota do Mar Negro mas a que dá nome a classe foi enviada ao Mediterrâneo antes do conflito começar para reforçar as forças lá concentradas, mas não pode retornar já que a Turquia proibiu a saída e entrada de navios de guerra mesmo russos pertencentes a Frota do Mar Negro. . A base naval russa na Síria tem pouca capacidade para executar manutenções em navios de guerra, dessa forma, navios de outras Frotas enviados ao Mediterrâneo para dissuadir a OTAN estão tendo que retornar não sendo substituídos na base do… Read more »

Felipe

Estão tentando e tentando obter alguma evidencia que a fragata foi atingida, mas até agora nada. No mais, o que estava programado pela mídia ocidental para ser um ataque brutal e fulminante contra a Rússia, resultou que foi um fracasso total. Nada foi destruído e 16 drones foram perdidos.

Underground

Internet local continua suspensa, evitando mostrarem imagens.

Henrique

se nada foi destruído pq a Rússia não posta a foto/videos dos navios… pode postar em mar aberto ali perto mesmo de Sevastopol se tão com medo da geolocalização kkkkkkk

Cristiano de Aquino Campos

Parece que a curva de aprendizado dos Rússos está mostrando efeito, estão mais espertos, os navios se defenderam dos ataques e se danificados, não foram totalmente perdidos. Sinal de projetos bem feitos e controle de avarias adequado. O Moskva, verdade seja dita, não foi projetado para suportar avarias, foi um projeto mais leve e barato que a classe Kirov, esse sim bruto.
Sempre achei que a Rússia tinha que ter feito um esforço maior para manter toda a classe Kirov, e mais caro porem muito mais resistente e capaz.

IvanF

“O Moskva, …, não foi projetado para suportar avarias”.

Imagine só, um navio de guerra que não pode sofrer avarias, muito interessante!

Nei

Essa foi uma piada né. Navio de guerra não pode sofrer avarias?

Cristiano de Aquino Campos

Amigo, os uni os navios de guerra que aguentavam porrada, eram os navios até a guerra da Coreia, depois a tática foi a de ser rápido, detectar o inimigo e atacar a distância. O grande mal do Moskva foi operar de um jeito que não foi projetado, muito perto da Costa.

IvanF

Concordo com seu comentário, não dá pra comparar um navio “moderno” com um pré-guerra da Coreia em termos de “aguentar porrada”, mas dizer que um navio de guerra não foi feito pra suportar avarias? É uma afirmação muito “pesada”, é chamar os projetistas soviéticos de incompetentes ao extremo kkkkkkk

Salim

Teve uma OHP americana que levou dois exocet, e segurou em pé, tem outra OHP que levou um ataque lancha suicida e também voltou ativa. Os Burke atuais também levam porrada e batem em tudo e não vão a pique. As embarcacoes europa tem esta de encostou afunda.

Elio Kumoto

Eu como engenheiro, se fosse engenheiro chefe deste navio, mesmo sem buraco mas com trincas no casco e outros danos estruturais, tentaria aliviar peso o mais rapidamente possível. Por isso que atracar do lado de um guindaste é uma evidência muito forte de danos graves sim. Parabéns pela observação do time de inteligência que analisou a foto.

Alex Barreto Cypriano

Aquele guindaste está ali mesmo faz tempo e navios já atracaram ali daquele jeito mesmo antes (é só olhar a foto da Maxar, inclusive com o Moscou antes de ser afundado, que partilhei comentários abaixo). Se o vaso foi realmente atacado conforme se crê, existiria muito mais do que trincas no casco: uma explosão por contato destrói a chapa de aço do costado e a transforma em estilhaço que perfura com facilidade as anteparas próximas, causando danos e mortes em compartimentos contíguos. Isso não é brincadeira: aliás, em toda ação cinética, o que importa sempre é a quantidade e precisão… Read more »

Fernando XO

Alex, a depender da avaria, retirar peso é uma boa ideia, ainda mais na situação que você citou, ruptura do casco… isso pode ser feito retirando os líquidos de bordo (combustivel e aguada)… como o navio está atracado, uma eventual perda de estabilidade não deve afetar a segurança… a questão estutural é mais importante em caso de movimentação para um local de reparo,pois esforços serão exercidos durante o reboque, o que pode comprometer ainda mais a avaria sofrida… abraço…

Alex Barreto Cypriano

Ninguém sabe a quantidade de explosivos no USV ucraniano e nem se ele realmente atingiu uma classe Grigorovich, mas uma coisa é certa: haveria um belo rombo no casco na altura da linha d’água e, de acordo com a suposta filmagem do ataque, bem próximo à (ou precisamente sobre) sala de máquinas, um ambiente volumoso onde é difícil de conter inundação e alteração considerável da flutuabilidade e mesmo onde se iniciaria um incêndio de rolos pesadamente fuliginosos.

Alex Barreto Cypriano

Creditadas foram as fotos em horário UTC (antigamente GMT). Pra saber a hora local é preciso acrescentar a diferença de meridiano (1 hora por cada 15 graus, + a leste ou – a oeste). Como a base de Sebastopol tem longitude ~33,5° Leste, deve-se acrescentar 2,25 horas (2h15min) ao horário UTC. Somente assim, com a hora local em 7h50min, as sombras existiriam no local (inverno, ~45° N).

Last edited 1 ano atrás by Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano

Dispensável, mas partilho:

Kemen

Os acôrdos se desrespeitaram sempre desde 2014, a origem dessa guerra vem dos problemas de 2014 cujo acôrdo foi patrocinado pela OSCE. Agora estabelecido outro acôrdo para a venda e a passagem das colheitas ucranianas que favorecem a Ucrania, outro acôrdo se rompe, utilizando um corredor para infringir danos ao inimigo, alguém quer por mais lenha na fogueira. É contraditorio, mas aconteceu, isso mostra que na guerra acontecem muitas coisas que não são controladas pelos poderes centrais, que podem inclusive prejudicar os mesmos. Nem Putin nem Zelensky podem controlar seus comandados. E a desinformação segue dos dois lados.

Arthur

E depois afundou? Se ainda não afundou é porque vai afundar… senão já teria afundado. Afinal tudo o que é afundável afunda, senão seria inafundável. (parafraseando nossa ex…)

Gilson Elano

Quem diria, a poderosa esquadra russa, acuada no porto!
A poderosa força aérea russa, aterrada ou combatendo a longas distâncias, com medo da AAA ucraniana.
O poderoso exército russo, sendo moído, pelos ucranianos.
A poderosa artilharia russa, perdendo a eficácia.
Os temidos CC russos, se mostrando defasados para a guerra moderna.
A temida força de helicópteros russa, sendo mal empregada e caindo feito moscas, depois de receberem uma detetizada.

Salim

Estranho mesmo, urso de papel. Faco minhas suas observacoes.

Antonio Kigs com Rivotril

A OTAN já disse que se a Rússia usar armas nucleares na Ucrânia, eles vão destruir a Frota do Mar negro. Mas do jeito que as coisas estão indo, dentro de 6 meses, não terá uma frota para ser destruída