Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra um drone suicida russo do tipo Lancet atingindo uma lancha de patrulha ucraniana classe Gyurza-M.

As primeiras unidades dessa classe foram lançadas ao mar em 2012. Segundo o site Oryx a Ucrânia perdeu cinco delas e pelo menos quatro foram capturadas pelos russos na tomada das localidades de Berdyansk e Mariupol.

Aparentemente a Ucrânia não tinha mais nenhuma delas em atividade, o que causa certa estranheza em ver este vídeo postado recentemente.

Há questões que ainda devem ser respondidas

  • Este pequeno drone DE alcance limitado atacaria uma embarcação como essa somente se ela estivesse muito perto da costa controlada pelos russos.
  • A embarcação aparentemente está parada no mar, algo não muito comum num ambiente em conflito.

Eventualmente trata-se apenas de propaganda das forças russas, destruindo uma unidade anteriormente capturada por elas mesmas.

 

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos R

a que chega a vergonha da própria incapacidade, simular ataque a embarcação capturada…O próximo passo é destruir porta aviões de madeira!

eliton

Tem outros videos desse mesmo drone atacado outras coisas e o que me chama atenção é a velocidade com que ele voa, sempre achei que um drone suicida era mais rápido.

Marcos R

a grande maioria dos drones suicidas preza pelo baixo custo e são movidos a hélice, por isso são mais lentos. O crime iraniano usado pelos russos faz uso de motores de motocicletas chinesas.

Last edited 1 ano atrás by Marcos R
gordo

Voar em baixa velocidade tem outra vantagem, os sensores e eletrônica embarcada não precisa ser coisa de ponta (acessível e barato). Com a velocidade baixa ele tem tempo para fazer o processamento, enfim pode rodar até com eletrônica de notebook. Com baixo custo eles entulham o espaço aéreo num ganha ganha. Se for abatido por mísseis sai caro e se não for abatido aí tem o custo do alvo. A impressão que tenho é que os Russos estão se readequando, estão tendo um aprendizado dolorido, mas estão aprendendo. Não ficaria surpreso se, assim como os Ucranianos, os Russos virarem o… Read more »

Gerson Carvalho

Acho que a Avibrás deveria fabricar este tipo de drone!

Neural

Drone pequeno nenhum voa a mais que 150 Km/h, esse Lancet Russo voa a 100 km/h é um drone barato pensado pra atacar infantaria e blindados Leves. A ogiva dele é de somente 5 kg. O Shahed 136 é mais pesado, tem ogiva de 40 kg mas só ataca alvos estáticos via sistema Glonass.

Last edited 1 ano atrás by Neural
Alex Barreto Cypriano

De modo bem grosseiro, é possível dizer que uma ogiva de 5kg de TNT seja capaz de destruir e danificar severamente maquinário leve (atrás de antepara de 5mm) até uma distância de 3 metros do centro da explosão. Mesmo uma antepara dupla de 10 mm apenas reduziria a distância pra 2 metros. Dentro do ambiente contíguo à explosão teríamos de 8 a 15 estilhaços (maiores que 1 mm) por metro quadrado de antepara ou deque, respectivamente (em outro ambiente contíguo a esse teríamos ao menos 40% dessas quantidades). Qualquer equipamento elétrico/eletrônico seria severamente danificado ou destruído a até 4 metros.… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Corrijo-me: o tamanho do estilhaço não é maior que 1mm mas maior que 5mm (massa de ~1g). Estilhaços viajam a grande velocidade, na casa das muitas centenas de metros por segundo, o que os dota de energias cinéticas consideráveis as quais os habilitam a perfurar aço.

Last edited 1 ano atrás by Alex Barreto Cypriano
Bardini

Isso aí é o que aconteceria a todos os meios fluviais empregados pela MB, em caso de conflito.

Thiago A.

Para ser justo, 90 % dos meios fluviais e costeiro da América Latina poderiam ter esse destino- ainda precisa descontar que o vídeo é pura propaganda .

Provavelmente com uma Sa’ar 4, uma Hamina ou Skjold … as chances de sobrevivência aumentariam e muito.

Bardini

Com um bom radar, canhão e mísseis, a sobrevivência tende a aumentar.

Thiago A.

ACREDITO nenhum dos meus fluviais e costeiros da região tenham um adequado sistema de orientação como uma radar de tiro e alça eletro-optica. Talvez o Chile que opera as Sa’ar 4 .

Oráculo

A MB não tem algum sistema parecido com o C-RAM pra defesa de seus meios navais?

Porque não é por nada não, mas um “enxame” desses drones suicidas consegue deixar uma fragata inoperante hein. Afundar, não creio que afunde. Mas deixa estragado…

Last edited 1 ano atrás by Oráculo
Bardini

Fragata é outro causo, pq no mar o cenário é um pouco diferente e envolve questões como alcance, o fato de ser tudo “plano”, conter ações um tanto mais “regulares” e assim por diante. . Em ambiente fluvial, seria extremamente difícil para a MB defender o acesso a calha de um rio, em um cenário de conflito. É preciso ter em mente que boa parte da logística na região norte do Brasil é feita em rio. Um inimigo regular ou irregular, poderia se infiltrar e operar atrás das nossas linhas, com sistemas remotos, caçando nossos meios ao longo do rio,… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bardini
Hcosta

https://www.robinradar.com/press/blog/10-counter-drone-technologies-to-detect-and-stop-drones-today

É um artigo sobre drones comerciais mas existem muitas mais defesas do que canhões ou mísseis.

Thiago A.

Seria possível e/ou desejável padronizar boa parte da flotilha fluvial com um único meio, maior e masi capaz( algo com o porte do Pedro Teixeira) , garantindo assim a sua dupla função tanto militar como humanitária, ou seria
ainda necessária na sua visão embarcações mais leves e rápidas como essas Haminas- ainda que não tão sofisticadas – ?

Bardini

Tem que pensar no arranjo do conjunto. Como vai ficar e etc… . Eu gosto da ideia de explorar o uso de barcaças. Barcaça é barato e simples de fazer. E tem como fazer barcaça para diversas missões e com MUITA estanqueidade. E o empurrador, em caso de conflito, tem como usar até os que existem na logística civil. . Vamos supor que o CFN compre um sistema Skyshield novinho. Esse sistema poderia ser empregado sobre uma barcaça, considerando aí algumas questões, como a estabilidade do sistema no balanço do rio? Se sim, penso ser uma alternativa interessante. Esse é… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bardini
Thiago A.

Alargando um pouco o conceito, poderia ser uma plataforma autopropulsada, recebendo de vez em vez os módulos ou sistemas ( no caso proposto o Skyshield) para se adaptar as missões . Uma base móvel, uma nave mãe, capaz de fornecer apoio para embarcações menores e rápidas como a CB90, abrigar helicópteros, lançar drones…

Thiago A.

A Skjold, norueguês…

Thiago A.

Henrique A

Aqueles monitores da MB são completamente obsoletos. Embarcações grandes, lentas e com armamento de tubo pesado no ambiente ribeirinho são conceitualmente ultrapassadas há décadas.
Pra combate ribeirinho tem que ser lancha rápida como aquelas CB90 dos suecos.

Bardini

Não é bem assim. Na conjuntura atual de missões em tempos de paz, aquilo lá tem muita utilidade. Em cenários de combates irregulares, contra uma “FARC da vida”, também.
.
E é preciso lembrar que assistimos os TB-2 ucrânianos destruindo lanchas russas, semelhantes a CB90.

Last edited 1 ano atrás by Bardini
Antonio Kings com Rivotril

Esse é o primeiro Drone suicida que Salva vidas. Com o seu barulho e velocidade, da para você fugir 30 minutos antes de ser atingido. Parabéns aos iranianos pela Humanidade em querer matar

Romão

Iranianos ? Você não está confundindo o Lancet com o Shahed 136 ?
Além do mais, guerra é dinheiro! Objetivo de drone suicida não é matar gente mas “matar” infraestrutura e servir de chamariz para auxiliar ataques de precisão com meios mais caros, como mísseis de cruzeiro, por exemplo.

Last edited 1 ano atrás by Romão
Luis Carlos

Ô! Se salva!
Os ucranianos até os apelidaram de SAMU.

George

Não faria nem cócegas no encouraçado Parnaíba.

Mahan

Monitor

TeoB

o que me chama a tenção é que são dois drones né uma pra acertar o alvo e o outro rpa registra o momento kkk pelo visto o drone repórter saiu impune de mias uma seção de fotos.

dependendo do alcance deles sai mais barato atirar uns 10 desses que um mansup. por vez.

Oráculo

O Drone “repórter” voa bem mais alto do que os suicidas.

Esses devem ser aqueles modelos de drones de observação e vigilância, que na guerra da Ucrânia estão sendo utilizados também para encontrar alvos e realizar ajuste/correção de fogo de artilharia.

Já esses drones suicidas são lançados bem perto do front de batalha.
Como não voam rápido, são direcionados para um alvo próximo.

O Bosco certa vez deu uma aula sobre drones por aqui.
Deve ter um jeito de procurar…

Last edited 1 ano atrás by Oráculo
Luis Carlos

Os russos estão fazendo isso aos montes.
Acabei de assistir a filmagem da tomada de uma trincheira ucraniana em Pervormaisk.
Tudo filmado do alto e com zoom.
Agradeça ao camarada Filtaov.
Foi fantástico.

Luis Carlos

Exemplo postado hoje.

Um M-777 ucraniano estava disparando quando foi surpreendido por um Lancet russo.
Mesmo esquema.
Tinha outro drone filmando de uma posição mais alta.
Os russos vêm fazendo isso há um tempão.
Desde o ataque com o Kinzhal que foi filmado à distância por um drone

t.me/boris_rozhin/69447

Neural

Esse sim acertou, e com prova, não igual drone fake que dizem que acertou a makarov. Esse não afundou a lancha porque é um drone pequeno mas acarretou alguns danos.

Last edited 1 ano atrás by Neural
Marcos R

vc leu a matéria? lá informa quite TODAS embarcações dessa classe foram capturadas pelos russos, logo não tem como o vídeo não ser fake

Luis Carlos

Pois é.
Os vídeos ucranianos são quase sempre no escuro ou através de tela de computador.
Se precisar, os russos até mostram o lance no VAR.

Nilson

Algum colega sabe informar o alcance de um Lancet? Para vermos a quantos km da costa, da margem ou de outro navio o alvo deveria estar, no mínimo. Mesmo que seja propaganda, é uma imagem interessante, leva a várias discussões sobre uso de drones suicidas para detonar pequenas embarcações, ainda mais em ambiente fluvial, que é nosso calcanhar de aquiles na Amazônia. Tais drones podem ser lançados a partir de outra embarcação de pequeno porte? (caso em que seria um “míssil” em luta de anões).

Mars

Não seria um teste russo para verificar a viabilidade em usar o Lancet contra alvos marítimos e isso acabou virando ”propaganda”.

Henrique A

A maioria desses drones suicidas voam a não mais que 150km/h e alguns são relativamente grandes, sendo assim eu vejo que defesas AAe semelhantes às usadas até a Segunda Guerra mundial podem ser eficazes contra este meio.
Ex.
-metralhadoras pesadas .50
-canhões automáticos de 20mm a 40mm

Então um monitor da MB no rio Amazonas pode se defender de ataques assim com metralhadoras Browning .50 bem posicionadas e em grande quantidade e canhões Bofors de 40mm com munição 3P.

Last edited 1 ano atrás by Henrique A
Bryan

Essa guerra, assim como muitas outras, é sustentada na mentira, na desinformação. No entanto, as verdadeiras baixas estão sendo tratadas com muito sigilo, porque já vimos cenas dos ucranianos simularem derrotas russas. Não sabemos quem está falando a verdade, mas, quem conhece o inverno russo, e se a guerra realmente desenrolar nesse contexto, será uma loucura. Aí veremos….