De acordo com informações da empresa, a Atlas Elektronik fornecerá os módulos de guerra antissubmarino para a fragata F126 da Marinha Alemã. A casa do sistema naval alemão deve entregar dois módulos para o uso ASW a bordo das fragatas e fornecer uma instalação terrestre para treinamento, de acordo com um comunicado da empresa. A empresa de Bremen foi, portanto, comissionada pela Thales Netherlands. A Thales atua como fornecedora e integradora de sensores no projeto. O contrato entrou em vigor em 1º de setembro, escreve a Atlas Elektronik.

Os módulos de missão destinam-se a permitir que a F126 conduza operações de guerra antissubmarino de longo alcance. Com a abordagem modular, as unidades da fragata F126 podem ser equipadas de acordo com a situação e a missão. Os módulos não são específicos do navio, ou seja, também podem ser usados ​​em outras classes de fragatas. De acordo com a Atlas Elektronik, os módulos de missão usam a mais recente tecnologia de sonar ativo e passivo.

Não foram fornecidos detalhes do sistema em questão. O portfólio da empresa de Bremen inclui o Atlas Modular ASW Combat System (AMACS). O sistema pode ser totalmente integrado a qualquer sistema de gerenciamento de combate ou disponibilizado como uma solução autônoma que pode ser instalada em qualquer embarcação de superfície. Inclui sensores, efetores e os dispositivos de controle associados. O equipamento do sensor pode incluir um sonar rebocado de matriz ativa (ACTAS). Este é um sistema de sonar antissubmarino de baixa frequência que funciona simultaneamente nos modos ativo e passivo e oferece alta resolução.

A Atlas Elektronik pode olhar para trás em uma história de 130 anos e agora é uma empresa marítima de alta tecnologia que opera internacionalmente com cerca de 2.100 funcionários em todo o mundo. A empresa pertence integralmente à thyssenkrupp Marine Systems (tkMS) desde abril de 2017. A empresa gera cerca de 95% de suas vendas com sistemas e produtos de qualificação militar. Na divisão civil, a empresa atua principalmente no fornecimento de componentes eletrônicos (principal cliente: divisão de aeronaves civis Airbus). Atualmente, a empresa gera cerca de 60% de suas vendas com exportações.

A Atlas Elektronik desenvolveu, fabricou e entregou o sistema de comando e implantação de armas para as fragatas F125. Como líder do consórcio, a empresa sediada em Bremen é responsável com a Thales pela regeneração do hardware do sistema de comando das fragatas F124. Outros projetos incluem a modernização dos caça-minas Classe 332 com o sistema de caça às minas IMCMS e o drone de destruição de minas marítimas “Seefuchs/SeaFox”.

A divisão de sistemas submarinos está atualmente se preparando para uma cooperação estratégica estreita com a Kongsberg como parte do projeto de aquisição alemão-norueguês U212CD.

Na área subaquática, a Atlas Elektronik estabelece padrões com soluções para sistemas de sonar, comando e lançamento de armas. Com a norueguesa Kongsberg, a Atlas Elektronik é parceira da joint venture KTA no projeto U212CD. De acordo com a KTA, ela desenvolverá e fornecerá o ORCCA, o sistema de comando e controle de submarinos e lançamento de armas (Sistema de Combate) para futuros submarinos. Na área de armas navais, a empresa com sede em Bremen diz estar trabalhando na produção em série do primeiro torpedo antitorpedo “SeaSpider”, uma solução hard-kill contra torpedos.

Sonar rebocado ACTAS da Atlas

FONTE: ES&T

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos R

em tempo de paz é bem interessante para economizar recursos, bem como o valioso espaço a bordo, porém em um conflito a perda de uma embarcação pode deixar grande parte da frota sem disponibilidade do equipamento.
visão de leigo, por favor corrijam-me os conhecedores do tema.

Last edited 1 ano atrás by Marcos R
Sequim

As CCTs contarão com algum sistema hard-kill antitorpedo?

Esteves

“Os módulos não são específicos do navio, ou seja, também podem ser usados ​​em outras classes de fragatas.”

Pagando bem…

Grozelha Vitaminada Milani

Poxa, quando olhei o título da matéria achei que era para as Tamandarés.

Sonhar não custa nada e nem paga imposto (ainda não).