Golfinhos de combate e outras medidas de defesa não foram suficientes para impedir ataque à base de Sabastopol

36

A Marinha russa ainda supera em número e supera os ucranianos no norte do Mar Negro. Apesar do domínio no papel, a Marinha Russa está em desvantagem após vários ataques bem-sucedidos das forças ucranianas menores.

O ataque de 29 de outubro a Sebastopol, no qual embarcações de superfície não tripuladas (USV) em conjunto com veículos aéreos não tripulados (VANT/UAV) atacaram a Frota Russa do Mar Negro, parece tê-los empurrado ainda mais para o interior de suas bases navais. Ambas as fragatas da classe Admiral Grigorovich, os maiores e mais capazes navios após o naufrágio do cruzador da classe Slava RTS Moskva (121), ficaram principalmente no porto. Acredita-se que uma delas, a Admiral Makarov , do Mar Negro, tenha sofrido alguns danos durante o ataque de outubro.

O aumento das defesas após a descoberta em setembro de uma provável embarcação de superfície não tripulada ucraniana perto de Sebastopol não parece ter sido bem-sucedida. Durante o ataque maior em 29 de outubro, vários dos USV penetraram no porto. As imagens do drone divulgadas mostram-nos operando perto dos píeres dos navios de guerra nas profundezas da base. Relatos russos de que os drones chegaram à Baía de Pivdenna sugerem que eles chegaram perto dos submarinos. Um único submarino da classe Kilo estava presente na época, segundo a USNI News.

As defesas flutuantes ao redor do principal cais de navios de guerra foram puxadas em frente à linha de navios de guerra, de acordo com imagens de satélite. Os píeres de reabastecimento, mais profundos dentro do porto, também possuem barreiras flutuantes implantadas. O uso desses booms ainda é intermitente, mas os russos os estão implantando mais do que antes.

A mudança nos padrões de operação vai além das fragatas. Certas áreas de patrulha costeira, que até agora estavam sob a jurisdição do Serviço Federal de Segurança, ou FSB, guarda de fronteira, agora parecem ter navios da Marinha Russa. Corvetas foram vistas patrulhando onde os navios de patrulha do FSB com armas mais leves costumavam patrulhar, de acordo com observadores de navios.

Sebastopol foi a principal base da Marinha Russa na guerra e o lar da maior parte da Frota do Mar Negro e base da nau capitânia. Embora este ainda seja o caso, alguns ativos também foram transferidos para Novorossiysk. Esta base, que foi expandida e melhorada nos últimos anos, tem sido um centro para os navios de guerra não pertencentes à Frota do Mar Negro que foram trazidos como parte da preparação para a invasão. Os quatro submarinos da classe Kilo modernizados da Frota do Mar Negro são cada vez mais vistos lá em vez de em Sebastopol. Mas Novorossiysk está muito mais longe da ação e Sebastopol continua sendo o centro.

É difícil avaliar quanto tempo durará o elevado estado de prontidão em Sebastopol após o ataque de 29 de outubro. A Marinha Russa até agora tem demorado a se adaptar e tem operado continuamente desde o início da invasão da Ucrânia.

Nos primeiros meses da guerra, Sebastopol parecia inacessível para a marinha ucraniana. Mesmo assim as forças russas implementaram algumas medidas defensivas. Os russos enviaram golfinhos de combate à entrada do porto para se protegerem contra mergulhadores ucranianos e reforçaram suas defesas aéreas. Mas no geral a base parecia normal, quase complacente. Navios de guerra de alto valor, incluindo o Moskva, continuaram a usar seus atracadouros em tempos de paz.

A situação mudou no verão, e particularmente após a descoberta do USV em setembro perto de Sebastopol. Era um cruzamento entre uma canoa e um jet ski e estava armado com explosivos.

Que o USV pudesse chegar a Sebastopol, aparentemente sem ser detectado, foi um alerta para a Marinha Russa. Damien Symon, um analista de defesa independente, observou que a barreira na entrada do porto, normalmente aberta, de repente foi fechada rotineiramente. E, no final de setembro, os russos organizaram um novo boom ao longo do lado dos principais ancoradouros dos navios de guerra. Esta rede, que parece destinada a ameaças submarinas, protege a fileira de navios de guerra de um ataque de flanco. Também pode se estender para cobrir a frente da fileira de navios de guerra.

Por um tempo, o número de cercados de golfinhos na entrada do porto aumentou de dois para três. Estes não defendem a base contra USV, mas impediriam mergulhadores ucranianos de tentar missões de sabotagem.

FONTE: USNI

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Elias

Cade as sociedades ditas protetoras de animais e vida selvagem para fazer bloqueio naval.. rsrs, contra a mesma denominação nao pode …

sergio

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Régis

Realmente, é nestes momentos que a Greta e o DiCrapio somem! Agora, se derrubar uma única árvore na Amazônia todo mundo cai de pau em cima de nós!

Piloto de Combate

Detrás do computador é fácil achar que sabe…
Duvido que conheça a questão amazônica, além das narrativas televisivas….
A narrativa cai fácil com um mínimo de argumentos….

Fernando

E vc é quem sabe?

Piloto de Combate

Com alguns anos anos na infantaria de selva, e outros tantos como piloto da Av Ex, acho que sei algo….

Piloto de Combate

Vlw guerreirão….

m4l4v1t4

Perfeito!
A credibilidade dessa comunidade ambientalista está no mesmo nível de UOL, Dolly Refrigerantes e Açafrão de Feira

Last edited 1 ano atrás by m4l4v1t4
horatio nelson zhirinovsky

existem rumores q seriam golfinhos ucranianos,que na anexação da crimeia foram tomados e treinados pelos russos, e q os mesmos fizeram até greve de fome por não reconhecerem seus novos donos! (isto não é uma piada nem brincadeira)

eduardo

Cê jura?

horatio nelson zhirinovsky

os golfinhos são armados com q(são tipo os cachorros em kursk) ? o que eles fariam para evitar uma invasão ? morder ? isso não é uma brincadeira!

Last edited 1 ano atrás by horatio nelson zhirinovsky
rafa

São treinados para forçar os mergulhadores a emergirem para a superfície. Porém vários fatores são determinantes para o sucesso dos golfinhos, tais como a temperatura da água e a salinidade da água (que é diferente de região em região)

Last edited 1 ano atrás by rafa
Marcelo Baptista

O ataque de um golfinho, batendo com o bico, dependendo de onde acertar, pode ate matar o mergulhador.

eduardo

Se atingir os cojones…!

Marcelo Baptista

se atingir os cojones, vai doer para ca……, kkkkk.

sub urbano

Não são armados. São treinados para localizar mergulhadores inimigos.

Mahan

Nunca viu o Flipper dando aquelas “narigadas” do caras maus? Pula na água com os botos cor de rosa lá perto de Manaus e eles vão te avisar de quem são os donos daquele pedaço do rio kkk

oswaldo

Segundo algumas pessoas, a Ucrania esta ganhando a Guerra. A Ucrania como pais esta sendo destruida, mas tem gente que acredita que a Ucrania esta vencendo…kkkkk

George

Fica tranquilo. Está tudo dando certo para o lado do Putin. Não precisa se desesperar. SQN

James

Ele tá se doendo pq a Rússia tá sendo humilhada.

Last edited 1 ano atrás by James
Glasquis 7

Na verdade, a Ucrânia não está vencendo, está apenas resistindo e tentando retomar seus territórios.

O curioso é que mesmo assim, a “todopoderosa” Rússia, que pretendia vencer a Ucrânia em 15 dias, continua sofrendo baixas importantes tanto no seu arsenal quanto em material humano.

Desde este prisma, considerando que a superioridade russa que iria entrar e acabar com as forças ucranianas em 15 dias, está nesta situação na atualidade, levando um e outro revés, messes após finalizado o prazo de 15 dias do final da guerra, é uma derrota substancial, não acha?

H.Saito

Os russos estão praticando genocídio para ganhar a guerra.

Felipe

liga não oswaldo….pessoal daqui e do “hoje no mundo ucraniano” ficam se baseando em lorotas contados pelos próprios ucranianos no telegram e twitter e revelam como se fossem noticias reais da guerra”. logo logo saberão o que está acontecendo lá de verdade.

Dalton

O correto seria “Landing crafts”, embarcações de desembarque, classes Serna e Dyugon não “landing ships” navios de desembarque. Estas pequenas embarcações algumas das quais originalmente pertenciam a Flotilha do Mar Cáspio vieram reforçar a Frota do Mar Negro através de um canal que conecta ambos mares.

Zorann

Por aí vocês podem ver o quão frágil podem ser combatentes de superfície sem a adequada cobertura.

Os navios em Sebastopol nem saem do porto.

Tracem um paralelo com nossas futuras Tamandarés. Navios caros de adquirir e manter, pouco armados, que em uma situação de conflito, não estariam preparados para as ameaças atuais.

A utilidade das Tamandarés é muito questionável.

Para fazer patrulha em tempo de paz, não precisamos de Tamandarés. E em tempos de guerra não poderemos contar com elas.

Guilherme Leite

Mas ainda existem loucos que dizem que o PROSUB foi um fracasso e que não precisavamos de submarinos.

Como podemos ver nas Malvinas, a única arma naval que pode se opor a uma marinha superior é o submarino, agora também temos os VANTs e USVs

India-Mike

A questão da necessidade das Tamandarés me parece ser um tanto quanto conceitual, num misto de doutrinária e dissuasória. Não acredito que esteja se buscando efetividade ‘real’ com elas. Em caso de guerra as 4 (ou mesmo 6 se preferir) FCTs só sairiam do Porto contra um inimigo mais fraco. Em caso contrário ficariam todas longe da zona de combate assim como ficou toda a força de superfície Argentina após o afundamento do Belgrano. O problema é q a situação da MB é tão ruim que nem os Riachuelo poderiam sair com segurança de Itaguaí uma vez que não temos… Read more »

eduardo

A “groriosa Marinha de Guerra do Brasil ” bem que poderia arrendar os barcos de pesca da Viola e Maio aqui em Vitória ES, no caso de um conflito naval…se esses barcos conseguiam transportar 10 toneladas de manjuba, eles também podem ser equipados com canhão. Pummm….

Luis Carlos

Esse ataque nem arranhou a Marinha russa.
Gastaram milhões de dólares com isso, talvez para alguma peça midiática.
‘A montanha pariu um rato’.

Guilherme Leite

Esse comentário parece muito daqueles bebes chorões:

Nem doeu…nem doeu kkkkkkk

A Marinha Russa está demonstrando sua completa desatualização diante os novos cenários de guerra.

Por outro lado, os iranianos já puderam aprender alguma coisa com os americanos na sua costa, vira e meche eles sequestram os USVs norte americanos e já dominaram a tecnologia dos VANTs.

Felipe

verdade…Perderam 16 drones e o que conseguiram? nada. Com certeza estavam preparando uma baita de uma promoção midiática deste evento e foi por agua abaixo.

Neural

Danificaram um contra minas velho, de quase 50 anos, só isso.

De resto, concordo, milhões para danificar um navio que provavelmente não vale o preço do ataque.

sub urbano

Tem um filme antigo com o Keanu Reeves em que um golfinho sovietico geneticamente modificado lidera um grupo de guerrilheiros urbanos de esquerda contra grandes corporações farmaceuticas que inventam um vírus para lucra vendendo remédios. Chama Johny Mnemonic.

orivaldo

Os golfinhos estavam fumando, eles também precisa relaxar

eduardo

Não demora, a Netflix entra nessa novela do grande filisteu contra o pequeno David…@

Arthur

Que falta de originalidade: agora temos Flipper protegendo Sevastopol. Não demora aparecerem Lassie, Rin Tin Tin e Free Wlly para reforço! A bicharada está solta na Criméia. Baita postagem!!!