Fragata Admiral Golovko

A terceira fragata Project 22350, Admiral Golovko, iniciou seus primeiros testes no mar.

O comissionamento está previsto para o próximo ano. O navio líder da classe, Admiral Gorhskov, conduzindo testes pós-revisão no Báltico.

A classe “Admiral Gorshkov”, de 5.400 toneladas, é equipada com lançadores VLS de 16 e 32 células para mísseis Zircon/Kalibr/Onyx e mísseis antiaéreos 9M96 e 9M100 (S-350).

Em agosto de 2020, dois navios foram encomendados para entrega até 2027. O primeiro navio foi comissionado em 28 de julho de 2018.

Outras imagens da classe ‘Admiral Gorshkov’ – Project 22350

Fragata Admiral Gorshkov
Almirante Gorshkov, primeira da classe
Admiral Gorshkov vista pela popa
Parte do Centro de Informações de Combate (CIC) da Admiral Gorshkov

Fragata Admiral Goshkov lançando míssil hipersônico Zirkon

Nome Batimento
quilha
Lançamento Entrada
em serviço
Frota Status
Admiral Gorshkov 1 fevereiro 2006 29 outubro 2010 28 julho 2018 Norte Ativo
Admiral Kasatonov 26 novembro 2009 12 dezembro 2014 21 julho 2020 Norte Ativo
Admiral Golovko 1 fevereiro 2012 22 maio 2020 2022 Norte Teste de mar
Admiral Isakov 14 novembro 201 2024 Mar Negro Em construção
Admiral Amelko 23 abril 2019 2024 Pacífico Em construção
Admiral Chichagov 23 abril 2019 2025 Pacífico Em construção
Admiral Yumashev 20 julho 2020 2026 Mar Negro Em construção
Admiral Spiridonov 20 julho 2020 2026 Pacífico Em construção
Admiral Flota Gromov 2022 2027 Norte Encomendada
Admiral Vysotsky 2022 2027 Pacífico Encomendada
Subscribe
Notify of
guest

82 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Moriah

Modelo que rompe com a tradicional arquitetura soviética ainda presente em muitos navios russos. Linda fragata, mas também perigosa… Kalibr, Onyx e Zircon dão muito medo…

Thiago A.

já era hora! A tradicional arquitetura é devida a incapacidade de renovar e modernizar a frota de superficie, ficaram lutando para finalizar projetos inacabados da era sovietica, foi assim que a frota deles ficou com cara de ala geriátrica.

Carlos Crispim

Imagine então a nossa MB, nem geriátrica é, ta mais pra cadáver…

Thiago A.

Imagina como eles devem estar felizes nesse momento sabendo que a própria frota compete por ancianidade com uma marinha das AL ao sul do equador. Agora sim eles podem comemorar, voltaram aos velhos tempos de glória.

Até no tempo de entrega do navio competem com a MB. O primeiro foi lançando em 2006 e entregue em 2018 rsrs … Cara, só perde para a Barroso rsrs

Para 2020 deveriam ser 6 unidades, estamos no 2023 praticamente e entregaram a terceira… Temos muitas coisas em comum 😃

Last edited 1 ano atrás by Thiago A.
Adriano Madureira

Até nas leis…

Jean

Nós estávamos muito atrasados, pois eles tem o desenvolvimento da própria tecnologia, e nós não temos nem a competência para copiar a tecnologia comprada

Last edited 1 ano atrás by Jean
francisco Farias

Competência para fazer cópias todo mundo tem, inclusive o Brasil, o que falta é vontade, pois comprar de outros países facilita o desvio de “platas” para os que monopolizam essas aquisições militares.

Nonato

Se refere ao mensalão e ao petrolao, cujo chefe quer voltar?

Pragmatismo

Blá blá blá blá blá blá blá

Luís Henrique

A marinha russa não é a prioridade, pois a Rússia é uma potência terrestre, mesmo assim apenas nos últimos 10 anos (aproximadamente) a marinha russa: A) comissionou 7 corvetas classe Steregushchiy (2.200 toneladas) com + 2 em testes de mar + 2 em construção e + 2 encomendadas, totalizando em breve 14 unidades. B) comissionou 1 corveta clase Gremyashchiy (2.500 toneladas) com + 4 em construção e + 3 encomendadas. Totalizando em 8 unidades nos próximos anos. C) comissionou 12 corvetas classe Buyan e Buyan-m (950 t) com + 1 em testes de mar e + 2 em construção, totalizando… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Luís Henrique
Luís Henrique

Resumindo: só o que foi comissionado nos últimos 10 anos na marinha russa:

5-6 SSBN
3-4 SSGN
11 SSK
6-7 Fragatas
+ de 23 Corvetas

Sem contar navios especiais de inteligência, patrulhas, anfíbios, auxiliares, etc.

Last edited 1 ano atrás by Luís Henrique
Thiago A.

Infelizmente meu comentário ficou preso pela moderação.

Só uma última reflexão. Eu acho incrível como você acredita piamente nos planejamentos russos sem questionar o histórico deles e como se mostraram inadimplentes.

Last edited 1 ano atrás by Thiago A.
Luís Henrique

Atrasos e problemas ocorrem em quase todos os países do mundo. Os EUA queriam 32 Destroyers Zunwalt, acabaram ficando com 3. Construíram as Fragatas LCS e tiveram muitos problemas, até estão tentando se livrar de boa parte delas. Teve atrasos na incorporação de Navio aeródromo, etc. Sobre histórico, eu coloquei acima um breve histórico dos últimos 10 anos. Os navios e submarinos foram comissionados, outros estão em testes de mar e muitos outros em diferentes estágios de construção. Eu não estabeleci mês e ano de futuras incorporações, apenas apontei os navios que estão para finalizar testes de mar e serem… Read more »

Thiago A.

Meu nobre , lhe faltou a capacidade de interpretação e um pouco de ironia. No mais, faça atenção que a comparação foi sobre a ancianidade da frota, não sobre deslocamento ou poder. Pegue todas as unidades e faça uma média, se perde um pouco de tempo mas não é complicado. Entendo que alguns ficam ressentidos quando se toca nessa ferida aberta da superpotência. Acho até engraçado comparar uma marinha que lidera a fronteira da inovação, com uma classe disruptiva para os padrões conhecidos, que depois é forçada a mudar de foco e objetivos, com uma outra marinha que luta para… Read more »

Thiago A.

“Isso é tudo fácil de verificar, ”

Facílimo. Veremos quanto desse planejamento será realizado daqui ao 2027.

leonidas

Pois é, boa mesmo é a MB pelo visto.
Seus posts destruíram o ufanismo alheio, rs
Cada comparação sem sentido…

Thiago A.

Onde tu visse ufanismo ?? Só se for o teu, que fica dodói e ressentido pela Rússia não ser mais o que vocês ainda acreditam.

Nonato

Temos aqui um fa soviético, e que ama falar mal do Brasil.
Temos atualmente um militar, que o STF quer colocar o chefe do mensalão e do petrolao…

Thiago A.

Eu concordo quando você diz que a Rússia é uma potência terrestre, o problema é que estamos esperando ela mostrar esse potencial na Ucrânia. Até ágora…

Thiago A.

Só para constar, como são confiáveis esses planejamentos : https://www.reuters.com/article/idUSLR566446 Segundo o doguinho de Putin, os NAes russos seriam 5 ou 6 …anúncio feito em 2009, no auge da pequena fortuna geradas pelas commodities. Estamos em 2023 , o báltico é um lago da OTAN, Suécia e Finlândia reforçando ainda mais a posição da aliança. O mar negro é o túmulo do MOSKVA. Em caso de derrota, a projeção da sua marinha será o último dos seus problemas… Podem acreditar em uma frota naval russa capaz de projeção oceânica nos próximos anos… eu acredito em papai Noel e está tudo… Read more »

Gerson Carvalho

Parece a MB kkkkkk

Luís Henrique

Apenas os 6 SSBN classe Borei que a Rússia comissionou entre 2012 e 2022 (10 anos) somam deslocamento de 144.000 toneladas.
Para efeito de comparação o navio aerodromo Charles de Gaule + os 10 Destroyers franceses + as 11 Fragatas francesas (representando praticamente todos os navios de superfície de combate da marinha francesa) somados deslocam 141 mil toneladas.

Fora os 6 Borei a Rússia comissionou +4 SSGN + 11 SSK + 7 fragatas + 23 Corvetas.
Isso contando apenas os últimos 10 anos.

É, esta bem parecido com a marinha do Brasil. Quase igual.

Dalton

Luiz, você usou o deslocamento submerso de 24.000 toneladas dos “Borei” não o de superfície que é de cerca de 14.500 mais adequado para comparação, ainda assim, submarinos imensos, mas deve-se o levar em conta também o casco duplo, grandes tanques de lastro carregados de água para maior reserva de flutuabilidade, enfim escolhas russas com vantagens e desvantagens. . A Rússia gostaria sim de ter uma marinha maior para abastecer as 4 Frotas, Norte, Pacífico, Mar Negro e Báltico mais a Flotilha do Cáspio e ter um número maior de grandes combatentes de superfície apenas isso não pôde ser realizado… Read more »

Luís Henrique

É verdade caro Dalton. O deslocamento submerso acaba sendo maior. Mas de qualquer forma a Rússia possui a 3a maior marinha de guerra do mundo e com muita folga em relação à 4a. E apenas por questões de gosto pessoal vários comentaristas gostam de ridicularizar o poderio militar russo. Só tentei demonstrar um pouco porque muitos não se dão ao trabalho de pesquisar e tem gente acreditando que a Rússia está quase no mesmo nível do Brasil. Parece piada. O ritmo de construção de navios de superfície e submarinos para a marinha russa não é o mesmo da US Navy… Read more »

Thiago A.

Luís, todos esse elenco dessa flotilha que colocasse, juntas, não fazem nem 45.000 toneladas. Ou seja, um Charles de Gaulle. Em 10 anos! Entre elas corvetas de incríveis 2.000 toneladas deslocamento que entre o batimento da quilha e a entrega se passaram mais de 10 anos. Compara com uma FREMM, desde o batimento a entrega. Ainda forças a barra afirmando que o ritmo é maior do os japoneses… por favor. Fosse buscar as forças estratégicas para tentar dar consistência a frota de superfície que mal conseguiria sair das águas territoriais russas onde estão bem cobertas e abrigadas. Sério compara-las com… Read more »

sub urbano

Napoleão, hitler, alguns sultões otomanos e até um Khan mongol usaram um argumento parecido com o seu, mas no fim das contas que fim levaram? saia do zap, leia livros e aprenda a historia kkk. Ah teve um certo grande “leão do norte” também. Uma certa confederação Polaco lituana que hoje seria o maior país da europa se nao tivesse se aventurado nas estepes russas…. A Russia esta enfrentando sozinha 30 países da OTAN na Ucrania. Só o Biden já injetou 200 bilhões de dolares em armas pra Ucrania. Fizeram até uma “legião internacional”, morreram 3 brasileiros.

Thiago A.

“A Russia esta enfrentando sozinha 30 países da OTAN na Ucrania” Sério! Espetacular, mas não se preocupe a outra metade do mundo está com a Rússia. As maiores e mais poderosas forças da NOAM- mais de 3 bilhões de pessoas – estão ao lado de Moscow e sustentando seu esforço de guerra ! “Napoleão, hitler, alguns sultões otomanos e até um Khan mongol usaram um argumento parecido com o seu, ” Eu aqui pensando que eles tinham usados armas e tropas, mas não, agora fiquei sabendo que usaram argumentos. Os mongóis não dominaram todos da Rússia até a atual RPC?… Read more »

sub urbano

o khan é o da Horda Dourada.

Peter nine nine

Se a Rússia estivesse a enfrentar a NATO estava fo###.

Portugal tambem andou lutar rebeldes em Africa financiados e suportados por russos e soviéticos, noruegueses, americanos e sabe deus quantos mais, e ninguem andou a dizer que a guerra do ultramar foi contra esses países.

Em todas as guerras os lados envolvidos têm oponentes e apoiadores.

Luís Henrique

Caro Thiago, respeito muito a JMSDF. É uma força naval muito poderosa. A Rússia teve um período de uns 20 anos, após o colapso da União Soviética que ficou com sua indústria militar naval muito ociosa. Realmente, neste período não foram incorporados grandes números de navios de combate. Porém, na última década a Rússia deu um novo impulso e passou a incorporar um grande número de navios e submarinos novamente. Eles priorizaram os submarinos e navios de combate menores como as Corvetas, pois precisam de números. Entendo que o tamanho do navio e o seu deslocamento máximo importam, principalmente para… Read more »

Thiago A.

P”ossuem 8 mísseis Onyx ou Kalibr ou Zircon (hipersônicos), além de 16 células VLS do sistema Redut com mísseis comparáveis ao Aster-30. Exitem algumas FREMM que estão limitadas ao Aster-15 e o míssil anti-navio da maioria é o Exocet ou o Otomat.”

E tu tem nojo do otomat ?

Quantos dias de autonomia dessas corvetas?

Quanto helicópteros elas podem transportar?
O radar delas é equivalente ?

Qual o IRST?

Algumas fremm estão limitadas aos Aster 15 mas aposto que na Rússia essas corvetas estão abarrotadas de mísseis hipersonicos, já devem ter entregado milhares….

Luís Henrique

Só disse que as corvetas não são inúteis. É óbvio que possuem menor deslocamento, são menores e isso influenciará em autonomia, etc. Mas só para constar a classe Gremyashchyi possui 4.000 milhas náuticas de alcance equivalente à nossa Fragata Tamandaré. Também possui hangar para um helicóptero como o Ka-27. Não tenho nojo do Otomat, nem do Exocet, mas é óbvio que existem vantagens em poder carregar o Onyx que é um míssil supersônico mais pesado e/ou o Kalibre que é um míssil de cruzeiro com muito mais alcance e/ou o Zircon que combina muito mais alcance e muito mais velocidade.… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Luís Henrique
Thiago A.

O Teseo EVO tem, em teoria, um alcance máximo superior aos 500 km para alvos terrestre . Tudo isso é teoria . Irá depender do alvo e da trajetória , o mesmo vale para o seu supertrunfo Zircon, acreditado de até 400 milhas náuticas em uma trajetória semibalística e ainda sera necessário saber onde está ameaça e que achar o seu alvo . Com qual radar ? Com qual helicóptero? As FREMM GP, por exemplo, carregam até dois NH90, ou NH90 e EH101 com Marte ( Teoricamente podem carregar a versão ER com mais de 100 km ) Os radares:… Read more »

Thiago A.

A JMSDF tem plena capacidade de enfrentar seu adversários fora da suas águas … O mesmo não pode ser dito para a marinha de águas verdes da Rússia.

Luís Henrique

Que exagero. rss A Rússia possui 1 navio aeródromo + 2 Cruzadores de Batalha com propulsão nuclear da classe Kirov + 2 Cruzadores da classe Slava + 8 Destroyers da classe Udaloy + 2 Destroyers da classe Sovremenny. Além das fragatas classe Gorshkov que no momento são 3, mas já possuem 10 a caminho. O navio aeródromo, os cruzadores e os destroyers são velhos, mas estão sendo modernizados. O plano da Rússia é substituir as Fragatas e Corvetas velhas por novas em um ritmo acelerado e manter os grandes combatentes com modernizações. Para a próxima década, os russos provavelmente substituirão… Read more »

Thiago A.

A Rússia possuí um navio aeródromo? Sim for esse o seu parâmetro a MB também tem então kkkkk se eles conseguirem colocar para navegar aquela Maria fumaça será um milagre. Será um grande auxílio para as forças aliadas , não vão precisar nem lutar muito para localizar a flotilha russa.

A minha opinião que tenho sobre esse meios? A mesma que tenho a respeito de uma Niterói ou sobre o Moskva… Que a propósito, não foram necessários mísseis hipersonicos

Thiago A.

Antes desses meios conseguirem localizar qualquer coisa no meio do mar, a aviação embarcada das frotas ocidentais já teriam feito o próprio trabalho… É difícil ter uma opinião sobre algo com disponibilidade tão baixa, ou nula, que passa mais tempo atracado ou em reforma do que no mar. O dia que eles tiverem o nível de furtividade e automação de uma Mogami, uma radar aesa comparável ao Sampson, um IRST como no sistema DSS-Irst da Leonardo, quando tiverem mísseis como o NSM e helicópteros comparáveis aos EH101 e Seahawks… Quem sabe…um dia . Não hoje, não agora, não amanhã… Você… Read more »

Peter nine nine

O moskva tambem tinha sido modernizado e circularam por ai documentações do processo que bem vale a pena falar sobre. O mesmo sobre outras grandes modernizações.

Luís Henrique

A Marinha Japonesa incorporou nos últimos 10 anos: a) 10 SSK – 9 classe Soryu e 1 classe Taigei (4.200 t) b) 2 Destroyers classe Maya (10.500 t) c) 2 Destroyers Asahi (6.800 t) d) 4 Destroyers Akizuki (6.800 t) e) 2 Fragatas Mogami (5.500 t) Sim, sem dúvidas é um grande poder militar. Mas a Rússia incorporou um número maior de navios e submarinos. E apenas para ficar uma comparação mais justa, vamos lembrar que os Destroyers Asahi e Akizuki possuem deslocamento semelhante à uma FREMM italiana e poderiam ser considerados Fragatas ou Navios de Combate Médio, enquanto que… Read more »

Thiago A.

As mogami são 3 até o final desse ano, não tem nada de comparável na Rússia. Nada! Isso desde do 2019 … Quantos anos mesmo para entregar a primeira gorshkov ?

Você tem nojo de citar o Izumo, o Kaga e o Ise? São 54.000 toneladas só para os primeiros dois .

Luís Henrique

Sim um ritmo excelente. Mas o sr. deve saber que as fragatas classe Mogami possuem “apenas” 16 células VLS MK41, enquanto que as Gorshkov russas possuem 48 e 64 células VLS (o triplo e o quádruplo). O sr. também deve saber que essas 3 fragatas Mogami e as próximas 3 virão SEM o sistema VLS. Serão instalados no futuro. Portanto, sim um ritmo impressionante de construção, mas por enquanto são 3 Fragatas que possuem 8 mísseis anti-navio e 12 mísseis antiaéreos do sistema SeaRam. O Ise é de 2011, portanto ficaria fora do período considerado dos últimos 10 anos. Mesmo… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Luís Henrique
Thiago A.

As 3 primeiras mogami já receberam financiamento para instalar os VLS. Tem matéria confirmado isso, só procurar. “FFBNW “, antes garantem as unidades e assim que o conseguem os recursos instalam. Racionais e sem mania de grandeza com os russo que antes anunciam 5 PA para essa década de 20 e não conseguem manter nem a Maria fumaça flutuando, quanto mais navegar. São 22 Mogami, correto ? Primeiro lote, são oitos. Cada VLS comporta até 4 ESSM. Você que gosta de postar planejamentos … Quem achas que tem mais credibilidade em questão de planejamento? Russos ou japoneses ? Sobre o… Read more »

Luís Henrique

Da mais de 45.000
Apenas as Fragatas e Corvetas somam mais de 62.000 toneladas
Os Submarinos chegam em quase 240.000 toneladas contando o deslocamento submerso.
Mas os números de meios também são importantes.
Foram cerca de 30 Navios de Combate de Superfície comissionados em 10 anos. E cerca de 20 Submarinos, sendo metade com propulsão Nuclear.
Qual outra Marinha incorporou + de 30 combatentes de superfície e + de 20 submarinos nos últimos 10 anos? Somente US Navy e Pla Navy.

leonidas

Para o Brasil ficar no mesmo nível “precário” da Rússia em termos militares seria necessário uns 35 a 50 anos de investimento maciço.
Ou seja de politica de estado o que é algo impensável por estas bandas…

Thiago A.

Para a Rússia ficar no mesmo patamar do Brasil é só aguardar o desenrolar desse conflito por mais alguns anos… Se quando a economia deles voltou a crescer não conseguiram fazer mais que isso, imagina agora.

Thiago A.

Luis, você precisou apelar para as forças estratégicas que são prioridade e o buraco negro que consomem boa parte do orçamento. Para dar um pouco de consistência aos números risíveis dessa flotilha de ” superpotência” que fora das águas territoriais russas são inúteis. Todas a unidades de superfície comissionadas em dez anos que você colocou ai, não chegam nem a 45.000 toneladas de deslocamento. Práticamente um único Charles de Gaulle. Tem navio ai , corvetas de incríveis 2.000 toneladas, que passaram 10 anos para ser entregadas ao comitente. Sabes quanto tempo a fincantieri entrega uma FREMM, desde o batimento da… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Thiago A.
Thiago A.

Sabes que isso é uma ínfima parte da marinha russa . Então faça a media e veja a idade da frota em questão. Isso é o que eles conseguiram modernizar, priorizando as forças estratégicas e submarinos ataque + 5/6 fragatas ( 3 grigorovich + 3 gorshkov- porque 7 ? A terceira, sujeito dessa matéria, está saindo ágora para os seus testes no mar ) . O resto é uma flotilha feita de embarcações de 550 a 2500 toneladas. 3 grigorovich de 4000 t = 12.000 3 gorshkov – o carro chefe para os próximos anos, 17 anos para entregar 3… Read more »

Thiago A.

O incrível é que apenas 8 dessas corvetinhas podem abrigar um helicóptero, mas aqui até os OPV dos distritos deveriam ter hangar, segundo o raciocínio de alguns.

Thiago A.

** a utilidade das forças estratégicas:

Não consigo ganhar com as forças convencionais, não tenho capacidade de projeção, mas quando as coisas ficam feia e continuo apanhando , posso apelar e ameaçar e destruir tudo é todos com o meu arsenal nuclear . Rsrs funciona até quando não encontram alguém mais perturbado.

Luís Henrique

Navios de inteligência tem 2 Yuri Ivamov (4.000 toneladas cada) e 1 Yantar (5.700 t) com mais 2 em construção. Navios SIGINT. Os navios de desembarque Ivan Green deslocam 6.600 t e são 2 navios comissionados, mais 2 estão a caminho previstos para 2023 e 2024 mas estes serão maiores com cerca de 9.000 toneladas de deslocamento. Sobre Mistral (21.500 ton), realmente a Rússia não fez nada comparável nestes últimos 10 anos, na verdade eles compraram 4 Mistral, 2 foram construídos na França e os outros 2 seriam construídos na Rússia.. mas a França cancelou a entrega. Por isso o… Read more »

Daniel

Pois é. Apesar de toda pose de superpotência, a economia russa é menor do que a brasileira. Os russos tiveram muita dificuldade para recuperar sua ecenomia e a operacionalidade de suas forças armadas.

Luís Henrique

Em PPP a Rússia é a 6a maior economia com U$ 4,6 tri. O Brasil está em 8o lugar com U$ 3,7 tri.
Eles investem mais de 4% do PIB nas forças armadas. Nós investimos entre 0,6 e 0,7% nas forças armadas e mais o mesmo tanto nas aposentadorias e pensões dos militares.

Luís Henrique

Em dólares americanos nosso PIB em 2021 foi de U$ 1,6 tri o da Rússia foi de mais de U$ 1,7 tri.
Agora em 2022 nosso PIB esta estimado em U$ 1,9 tri o da Rússia está em U$ 2,1 tri.

Thiago A.

Exatamente. A carteirada é sempre a mesma: as força nucleares. Fora a isso são uma potência regional com uma capacidade de projeção bem limitada.

Luís Henrique

Caro Thiago, coloque em seus cálculos que a Rússia é o maior país do mundo com o tamanho de 2 Brasis. Um território colossal de mais de 17 milhões de km² e com isto ela se faz presente tanto em poder militar terrestre, como aéreo e também naval em várias partes do mundo, sem precisar de grandes navios combatentes para isso. A Rússia pode operar submarinos SSK e Corvetas próximas da sua costa e com apoio aéreo da força aeroespacial russa em quase 1/3 do globo. Pode operar assim ali próximo ao Japão ou à Coreia do Sul. Pode operar… Read more »

Carlos Pietro

Boa noite, este é o tipo de navio de guerra que a marinha brasileira têm que ter; robusta, muito bem armada e imponente. Não a classe Tamandaré que foi encomendada.

Adriano Madureira

Pelo que andei lendo um navio da classe gorshkov custa USD250 milhões de Bidens,em 2015 seu valor era de RUB135 milhões de Rublos.

Se alguém tiver dados mai recentes para apresentar,seria bom.

Em 2018,a Rússia fechou um acordo de US$ 950 milhões para fornecer dois novos navios de guerra para a Índia, que serão equipados com mísseis Brahmos para aumentar o poder de fogo da Marinha. 

Thiago A.

Os indianos fecharam um acordo para a Grigorovich. São quase 500 milhões de doletas por unidade. Compensa ? Só se você não tem uma boa relação com outros fornecedores ou se no pacote estiver incluída uma ótima contrapartida. Caso contrário o risco não compensa, é preferível estaleiros com maior experiência e confiabilidade e que não enfrentam todas essas problemáticas…

Alfredo Araujo

Uma pena eles não terem lido sua opinião antes de fazer as encomendas

Nemo

O Ártico está se tornando uma região muito quente. A Rússia já deslocou sistemas S400 e reformou antigas bases soviéticas na região, as três primeiras dessas fragatas foram alocadas lá. Acredito que a enteada da Suécia é principal.ente da Finlândia na OTAN tenha mais a ver com o Ártico do que com a Ucrânia.

Pedro sousa

Nem a Finlândia, nem a Suécia tem acesso ao Oceano Ártico, apenas ao Mar Báltico

Nemo

Eu estava pensando em bases aéreas estações de radares, implantação de mísseis etc.

soldado imperial

Falta de foco da Russia. Ficar construindo navios enquanto se luta uma guerra,enquanto o front principal é “terra”. Melhor usar o dinheiro pra comprar drones, tanques, missil de cruzeiro,sistema anti aéreo, foguetes de saturação de área, artilharia etc…..
Navios agora é jogar dinheiro fora,

Nelson Junior

Não conseguiram resolver o problema da fumaça… Todo navio Russo faz fumaça em excesso, não entendo porque

Ten Murphy

Se não entende, por que acha ser um problema?

Ten Murphy

E não estou dizendo que seja ou não seja, estou questionando a incoerência entre admitir não entender algo e mesmo assim afirmar que esse algo tem problema.

Nelson Junior

O que quero dizer é que hoje existe tecnologias que podem e são utilizadas para finalidade de resolver esse problema, inclusive isso ajuda na FURTIVIDADE, pois existem muitos misseis guiados por calor… Na minha humilde opinião isso deveria ser levado mais a sério pelos Russos que se preoculparam tanto em fazer uma fragata bonita, moderna, bem armada, e COM LINHAS FURTIVAS, e deixam passar algo tão básico.

Dalton

“Em agosto de 2020, dez navios foram encomendados para entrega até 2027. “
.
Acredito o texto estar errado pois pelo que li trata-se de duas, não dez, ou seja duas unidades adicionais encomendadas em 2020: Admiral Flota Gromov e Admiral Vysotsky
nona e décima unidades ambas previstas para serem entregues em 2027.

André Luís

Esse será o carro chefe da frota de superfície da Marinha Russa.

Dalton

Talvez interesse saber que navios russos não raramente trocam seus indicativos por exemplo a fragata Almirante Gorshkov aparece na primeira foto com o número 417 mas este foi mudado para 454 como aparece no vídeo enquanto a segunda Almirante Kasatonov originalmente era 431 e mudou para 461. . Aparentemente essa mudança ocorre quando navios passam a operar em outras áreas e/ou ficam subordinados a outros comandos, seria mais ou menos como um “Arleigh Burke” baseado em San Diego ao ser transferido para o Japão como em breve acontecerá entre outros com o USS Shoup DDG 86 tivesse seu indicativo mudado.… Read more »

Franz A. Neeracher

Dalton
Eu já ví navios russos com um número num bordo e um número diferente no outro bordo..kkkk..

Dalton

“Espertinhos” esses russos 🙂

Felipe

Como assim, sem chip, sem PIB, cheia de sanções, como é que a Rússia comissiona novas fragatas?

Cristiano de Aquino Campos

Se Coreia do Norte e Iran, em situação muito pior que a Rússia, conseguem, porquê a Rússia seria diferente?

Dalton

Tenho lido ao longo dos últimos anos de como a Rússia tem reduzido os orçamentos de educação, saúde, etc, para bancar o setor militar e isso deverá ser acentuado. . Por exemplo, China tem uma estação espacial e os EUA estão agora quebrando o recorde de distância da Terra no envio de uma nave capaz de transportar seres humanos até a Lua – recorde anterior era da Apolo 13- com a Artemis I não tripulada, para em 2026 tentar uma alunissagem, isso entre outros projetos em operação ou em desenvolvimento por ambas as nações. . Já o programa espacial russo… Read more »

Cristiano de Aquino Campos

A Rússia não envia naves tripuladas para fora da órbita da terra desde os tempos da União Soviética, preferiram enviar sondas pois era mais barato e seguro. Quanto a estação espacial, eles ainda estão na ISS e tem planos de construir um própria, sendo que operam estações espaciais a mais tempo que qualquer um, eles não tem pressa.

Dalton

Enviar sondas também foi uma opção dos EUA que enviaram um número muito maior para destinos mais variados enquanto a Rússia ficou para trás, mas, voltar
a desembarcar pessoas na Lua será um passo importante para eventualmente
se ter uma base lá e progredir então para uma viagem tripulada a Marte; sondas
simplesmente não são a resposta para tudo.
.
E não é que a Rússia não tem pressa e sim que não tem dinheiro não há como ignorar isso como bem atestado no link abaixo de 2017 sendo que não houve melhora desde então.
.
https://apnews.com/article/moscow-ap-top-news-international-news-science-technology-e9f42b60494e4147ad89f59d5e2c2778

Thiago A.

17 para entregar 3 fragatas , se isso é um sucesso, não quero saber o que é
o fracasso ..

10 FREMM da MMI em 10 anos = 67.000 toneladas
2 vendidas para o Egito.

Mogami, 3 em 3 anos ( 2019)

KDX-II, 4 em 6 anos

Tantos fornecedores melhores e mais confiáveis e tem ainda quem insiste em se amarrar nessa canoa furada.

Thiago A.

Erro meu, as KDX-II foram 6, 6 em 6 anos.

Diogo de Araujo

Que fumacera é essa, isso é movido a carvão?