A Saab assinou um contrato com a Agência de Armamento do Tesouro do Estado Polonês para projeto, produção e suporte de dois navios para Inteligência de Sinais (SIGINT) para a Polônia

O valor total do pedido corresponde a aproximadamente EUR 620 milhões com entregas planejadas para 2027. O pedido deve ser reservado pela Saab antes do final do ano.

Um navio SIGINT é usado para apoiar a aquisição de dados de inteligência em todo o espectro de recursos de inteligência naval. A Saab atuará como contratante principal, projetando e produzindo os dois navios, incluindo a integração de sistemas avançados de missão. Os navios serão construídos pela subcontratada Remontowa Shipbuilding SA na Polônia.

“Estamos orgulhosos que a Polônia tenha selecionado a Saab como parceira em sistemas de navios de inteligência naval. Contribuiremos com nossas capacidades construindo plataformas avançadas com sensores líderes mundiais, integrando totalmente sistemas de missão completos, onde temos longa experiência”, diz o presidente e CEO da Saab, Micael Johansson.

A eficácia do contrato está condicionada ao cumprimento de determinadas condições financeiras. Espera-se que todas as condições sejam cumpridas até o final de 2022.

Artemis

FONTE: Saab

NOTA DA REDAÇÃO: Segundo o site Naval News, a Saab iniciou recentemente os testes de mar do Artemis (fotos da matéria), o futuro navio SIGINT da Suécia. O navio foi lançado no PGZ Stocznia Wojenna em Gdynia, Polônia, em 17 de abril de 2019. Os navios para a Polônia provavelmente serão baseados no Artemis.

LEIA TAMBÉM:

Saab leva soluções e sistemas de alta tecnologia para a 7ª Mostra BID

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fábio CDC

Gostaria de ver pelo menos 1 desses na MB… Seria o 1º de seu tipo e serviria como uma formidável fonte de aprendizado.

Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Outro patamar…, TOP…, atuar no espectro da guerra eletrônica e inteligência em todos os aspectos…, outro nível…, mesmo que o Brasil não tenha essa mentalidade ainda seria interessante as 3 forças mandarem seu pessoal de alguma forma, participarem ativamente de cursos e afins, para não ficarmos tão lá atrás em conhecimento nesses espectros de alta tecnologia e inteligência em geral…

Abraço a todos…

Fiquem com DEUS…>>>

Guacamole

Pra ser honesto, acho que esse é único tipo de navio do qual não precisamos.
Nós conseguimos sinais de inteligência de todo o continente sul americano da terra só pelo tamanho do nosso território.
Não sei se valeria a pena ainda mais que nenhum dos nossos vizinhos tem condições de ser uma potencial ameaça. E os países de fora do continente sul que podem ser ameaça teria condições de afundar esse tipo de navio facilmente.

O negócio é se concentrar nas fragatas mesmo.

Jorge Knoll

Sonha Marcelino. As carências da MB são muitas, e levará décadas para sedrem sanadas.

Hellen

Aqui falta recurso para terminar 3 navio patrulhas inacabados que so deus sabe quando ficara pronto !!!
Infelizmente na MB falta ate o basico !!!

737-800RJ

A Polônia até o final dessa década vai ser uma verdadeira máquina de guerra.
O jogador de xadrez 9D está fazendo um trabalho formidável!

Mirão

A Polônia se não encontrar uma forma de arranjar energia viável até o final dessa década ela vai fazer o Brasil parecer rico (isso se nós não nós jogarmos no buraco em paralelo).

Carlos Crispim

Pouca gente sabe e isso não aparece na mídia podre, somente este ano o Brasil construiu uma usina Itaipu de energia solar, alguém sabia? Na verdade superou o que produz Itaipu, ninguém nem comentou isso na COP27, enquanto isso a Europa se volta para o carvão, mas o Brasil avança na energia solar.

Rcpps

Na verdade a soma de todas estações, residenciais, comerciais etc…, de energia solar instaladas no Brasil, não construídas esse ano…”
O Brasil acaba de ultrapassar a marca histórica de 14 gigawatts (GW) de potência operacional da fonte solar fotovoltaica, somando as usinas de grande porte e os sistemas de geração própria de energia elétrica em telhados, fachadas e pequenos terrenos. Como resultado, a fonte solar supera a potência instalada da usina hidrelétrica de Itaipu, segundo mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica.”(arcdaily.com.br)

MestreD'Avis

A Europa se volta para o carvão? O unico pais da Europa que prolongou a vida das centrais a carvão foi a Alemanha porque tem enormes reservas de carvão e necessitava da electricidade para compensar a perda de supply de gas a curto prazo. Mesmo assim tem 4 vezes a potencia instalada do Brasil. Toda a União Europeia está a apostar no solar

https://ourworldindata.org/grapher/installed-solar-pv-capacity?country=ESP~BRA~POL~ITA~NLD~FRA~DEU

Mal seria se o Brasil não produzir mais energia solar que a Polónia!

Nonato

Mas os madurenhos e a Globo querem atacar o presidente da República com fakenews…

Jorge Knoll

só tanques, aviões caças,superará o Brasil.

A6MZero

A Polônia não tem nenhuma preocupação energética no momento nem no futuro próximo, sua matriz energética foi sendo diversificada faz 10 anos, e apesar de usar carvão em termo elétricas sua produção própria é mas que o suficiente para manter operacionais. Além disso ela ampliou significativamente sua capacidade eólica com quase 8 giga-watts de capacidade instalada e planos de atingir entre 12 e 14 até o final da década. Quanto ao gás além de ter um terminal com capacidade de receber 6,5 bilhões de metros cúbicos os outros 10 bilhões deverão vir do novo gasoduto do Báltico que atingiu a… Read more »

Talisson

A Polônia hoje é o país que mais deve se armar e se preparar para todos os tipos de adversidades. Creio que gregos e troianos concordam com isso. Mas tenho lá minhas dúvidas se esses contratos faraônicos (1000 MBT, por exemplo) são reais ou apenas um engodo ao estilo Programa Guerra nas Estrelas, ao qual se credita a quebra da URSS que acreditou no mesmo e exagerou nos gastos para alcançar um plano que sequer existia.
Será? E se sim, Putin cairá nisso? Já foi apresentada alguma prova irrefutável de que a Polônia irá gastar tanto assim?
Abraço a todos.

Nonato

Putinete.

M4|4v1t4

A Polônia é o dedo da OTAN mais perto do antigo inimigo nº 1 (atual nº 2), a Rússia A OTAN vai reestituir um regime democrático na Bierlorússia porque aquele regime é uma marionete da Rússia. Seja qual for o pretexto que será usado, é 90% certo que será com a Polônia. Ou seja, a Polônia será o dedo da OTAN para derrubar o proxy de Moscou que governa aquele país Portanto, qualquer coisa que envolva a modernização das forças polonesas será fortemente recompensado por offset comercial dos países da OTAN Comprem ações de empresas polonesas para retorno de médio/longo… Read more »

LeoRezende

Os polacos não estão brincando em serviço,e isso é sintomático.

Nonato

Qual a utilidade de um navio desses?
Sinais de satélite podem ser captados em terra
Captam sinais de navios inimigos?
O sinai não chega na costa?
Que eu saiba, a Polônia não tem grande território marítimo.

Marcelo

Em todo lugar tem alguém para receber um grande comissão em um paraiso fiscal com esses negocios !!!!
Justificativas para aquisição a melhor do momento (o russos ) !!!

Nonato

A boca fala aquilo que o coração está cheio.
A Polônia não é a turma de José Dirceu que quer tomar o poder de volta…

Rodrigo Hemerly

Caros Colegas, não se esqueçam de acessar a minha página eletrônica (HISTÓRIA HUMANA) localizada no seguinte endereço eletrônico, a saber: http://www.historiahumana.com.br

Um Simples Brasileiro

De longe, lembra um navio de cruzeiro (sem a parafernália de vigilância evidentemente).

Angelo

Puxa, desconhecia a existência desse tipo de embarcação, bem específica….