NOVA DELI: O chefe da Marinha Indiana R. Hari Kumar disse no sábado (3/12) que a Índia monitora os navios espiões e pesqueiros chineses que operam na região do Oceano Índico (IOR) para que não se envolvam em nenhuma atividade ilegal na zona marítima indiana. Dirigindo-se a uma coletiva de imprensa na véspera do Dia da Marinha, o almirante Kumar disse que a proposta de um segundo porta-aviões nacional (Indigenous Aircraft Carrier 2) foi suspensa.

“Existem muitos navios chineses que operam na região do Oceano Índico. Temos a presença de algo entre 4 e 6 navios da PLA Navy, mais alguns navios de pesquisa que operam. Um grande número de navios de pesca chineses também opera no IOR. Acompanhamos de perto todos os desenvolvimentos”, disse o almirante Kumar na coletiva de imprensa anual.

Ele destacou que cerca de 60 outras forças extrarregionais também estão sempre presentes no IOR. “Sabemos que é uma região vital por onde passam grandes fluxos de comércio e energia. Nosso trabalho é zelar para que os interesses da Índia no domínio marítimo sejam protegidos; para isso, vigiamos e acompanhamos de perto”, disse ele.

O almirante Kumar disse que os navios de pesca chineses operam não apenas no Oceano Índico, mas em todo o mundo. “Nosso trabalho é acompanhar onde eles estão operando e se estão invadindo nossa zona econômica exclusiva (ZEE)”, disse ele.

O chefe da Marinha disse que a Marinha da Índia possui mecanismos robustos de vigilância por meio de navios, aeronaves e sensores espaciais. “Estamos cientes de onde eles estão operando. Acompanhamos isso e garantimos que eles não invadam nossa ZEE e façam atividades ilegais dentro da zona marítima da Índia”, observou.

Ele disse que a primeira e mais importante tarefa da Marinha “é manter uma dissuasão credível, permanecendo pronta para atuar para proteger, preservar e promover nossos interesses nacionais”.

O almirante Kumar disse que a Marinha pretende se tornar autossuficiente até 2047.

Falando sobre a proposta de aquisição de uma frota de 30 drones Predator dos Estados Unidos, o chefe da Marinha disse: “O processo de aquisição está em andamento. Estamos discutindo se os números devem ser racionalizados”.

Em 2020, a Marinha da Índia havia alugado dois drones MQ-9B Sea Guardian da General Atomics por um período de um ano para vigilância no Oceano Índico. O período de locação foi estendido. “Ganhamos boa experiência ao operar os drones alugados”, disse o almirante Kumar.

MQ-9B Sea Guardian

Sobre a questão do segundo porta-aviões nacional, o almirante Kumar disse que a Marinha da Índia está atualmente discutindo se deve ir para o IAC-2 ou prefere uma nova encomenda para o IAC-1.

“Ainda estamos trabalhando em qual tamanho ele deve ter e quais devem ser suas capacidades. No momento, nós o suspendemos porque acabamos de comissionar o INS Vikrant (IAC-1). Estamos muito felizes com o navio. Ele se comportou bem nos testes”, disse.

A Marinha tem feito um grande esforço para o IAC-2 com um deslocamento de 65.000 toneladas estima-se deverá custar cerca de 50.000 crores (US$ 12,5 bilhões) com as especificações previstas.

O primeiro porta-aviões INS Vikrant construído na Índia foi comissionado em setembro. O navio-aeródromo, com um deslocamento de 40.000 toneladas, foi construído a um custo de cerca de 23.000 crores (US$ 5,7 bilhões).

IAC-1 Vikrant escoltado pelo INS Kolkata (D63) durantes testes de mar

Segundo fontes, o custo de construção do IAC-2 é um grande ponto de discussão. Alguns no estabelecimento de defesa argumentam que a Marinha deveria se concentrar em melhorar sua frota de submarinos, em vez de gastar cerca de £ 50.000 crores (US$ 12,5 bilhões) no porta-aviões.

O Chefe da Marinha disse que após a adoção da nova insígnia naval, está em curso um esforço na força para desfazer-se do passado colonial. “Apoiamos fortemente a visão de que devemos nos afastar dessa ‘Ghulami ki mansikta’ (mentalidade de escravo)”, disse ele.

Sobre a questão de oito ex-membros da Marinha Indiana detidos no Catar sob acusações não especificadas, o chefe da Marinha disse que eles têm tentado continuamente resolver o problema e o levaram no mais alto nível de liderança. “Estamos esperançosos de que isso será resolvido”, disse ele.

O almirante Kumar disse que a Marinha introduziu seu primeiro grupo de Agniveers, composto por 3.000 recrutas que estão atualmente em treinamento no INS Chilka. “É importante ressaltar que esta turma de Agniveers inclui 341 mulheres estagiárias, novamente uma etapa transformacional. Embora já tenhamos mulheres oficiais nas unidades de linha de frente, em breve elas serão acompanhadas por mulheres em todas as patentes”, acrescentou.

FONTE: Deccan Chronicle

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Alberto

Índia já é uma superpotência, e tem que ser, China e seus aliados Irã e Paquistão tudo ao redor.

Henrique

Programa nuclear deles é justamente uma resposta pra China

Paquistão é o que tá perdido agora no conflito de gente grande

Santamariense

Ué, o Paquistão não possui armas nucleares???

marku

sim possui. e advinha quem financiou o programa nuclear paquistanês ? Arábia saudita . isso significa que no futuro os sauditas precisarem de uma bombinha eles ligam pra Islamabad

WSilva

O programa nuclear chinês é justamente uma resposta pros EUA. rs

Allan Lemos

Potência militar, certamente é, mas não é uma super pois não tem capacidade de exercer influência militar e/ou econômica em uma escala global.

Mirão

Irã não quer nada com a índia, o Irã é tretado com a Arábia Saudita e Israel.

WSilva

A Índia não pode ser uma superpotência com quase 1 bilhão de miseráveis e infraestrutura caindo aos pedaços.

Alberto

Não estou falando de padrão de vida da população, mas poder tecnológico, militar e econômico…

WSilva

Poder tecnologico? Qual tecnologia de ponta a Índia oferece?

Poder militar? Mais de 60% dos equipamentos militares da Índia são estrangeiros.

Poder economico sim, é uma questão de potencial, mas qual o progresso da economia indiana nos últimos 60 anos? Quase nada.

Superpotências mesmo só 3, EUA, China e Russia, com os EUA disparados no topo e a China tentando se aproximar enquanto se distancia da Russia em alguns setores, embora a Russia ainda esteja a frente da China em outros, logo superpotência dominante somente os EUA.

MATHEUS AUGUSTO BRITO PARREIRAS DE OLIVEIRA

Rússia superpotência ? Não me faça rir. A Rússia está mostrando pra todo mundo que de superpotência não têm nada.

Alberto

O poder militar e econômico acumulado hoje na Ásia é gigantesco, se a Europa não se cuidar vai ser engolida, os europeus tem traumas de invasões vindas do Oriente, árabes, hunos, otomanos…

Hcosta

Não se preocupe com os traumas dos europeus. E essa “via” tem dois sentidos…

Rui Mendes

Tu sonhas com os Europeus.
Obrigado pela preocupação.
Mas quanto aos traumas, estás enganado, aliás inventam tudo da Europa isto a Europa aquilo, falam tanto da Europa, mas quando sai artigos aqui sobre novos meios e coisas favoráveis, ninguém comenta,, mas olha que quanto a invasões, a Europa têm saldo positivo, tanto na Ásia como em qualquer lugar do mundo.

Red Pill - 红色药丸

Sim, tem histórico de invasões mesmo, já saquearam a AS e tentaram tomar a Rússia na ´mão grande´ 2 vezes !

MestreD'Avis

Então… os europeus saquearam mas os invasores árabes, mongóis e otomanos fizeram “enriquecimento cultural”… ok
E a Russia é Europa meu caro, pelo menos a parte mais desenvolvida…

Alberto

Saldo com a Ásia é negativo… Império Árabe 800 anos em Portugal e Espanha, só saíram em 1492 Império Otomano 500 anos nos Balcãs, Europa Central e Ucrânia Sem contar os fenícios e persas Nos Balcãs até hj mulçumanos na Bósnia, Macedônia, etc… Portugueses e espanhóis até hj tem em suas línguas boa parte de palavras de origem semita ( árabe ) Tiveram os hunos tb, e hj os chineses já estão com forte influencia tb… Pq os europeus dos sul tem a pele bronzeada diferente dos do Norte ? DNA semita do Oriente Médio Agora na Ásia na China… Read more »

Wilson Look

Portugal dominou cidades no Japão, na verdade Nagashaki é uma cidade fundada pelos portugueses.

Hcosta

Portugal e Espanha não existiam antes da conquista Árabe. Foram países criados com a expansão de território. E por ter influências na língua, como todas as outras civilizações, isso não significa que conquistaram a Europa. E a História Europeia está repleta de guerras. Ganham-se umas e perdem-se outras. Por cada vitória Árabe tem em seguida uma grande derrota e vice-versa. Mas por algum motivo nenhum país da Europa tem como língua primária o Árabe mas tem muitos países Árabes/Muçulmanos que falam línguas Europeias. Índia, China, Coreia, etc… Que lógica é essa? Asiáticos, Muçulmanos e até Árabes são conceitos diferentes. E… Read more »

Alberto

A Ásia é diversificada, então fiz uma análise juntando todo continente, do sudoeste asiático ( Oriente Médio ) até o extremo Oriente ( China, Coréia, Japão). No Oriente Médio se fala árabe, persa e turco, no Líbano muitos falam francês não pelos 20 anos de ocupação militar da França após o fim da I guerra mundial, de 1918 a 1943, mas pelo fato da França sempre ter apoiado e ser um refúgio para os cristãos maronitas, no norte da África realmente onde dominaram por cerca de 100 anos os países tem como língua oficial o árabe, mas estou falando da… Read more »

Wilson Look

Sobre as caravelas, recomendo assistir esse documentário:

https://www.youtube.com/watch?v=7xUEZt0_osc

E só uma coisa, as caravelas seriam muito mais uma versão modificada de um navio usado no mediterrâneo e depois criaram a Nau que superara qualquer navio existente no mundo.

MestreD'Avis

Portugal não tem que agradecer aos invasores Árabes pois não existia enquanto nação. Esses 800 anos são muito optimistas, o reino de Portugal foi fundado em 1143 e em 1249 conquistava o a ultima praça forte Árabe no Algarve. Mas em Portugal não guardamos ressentimento nem a Árabes, nem a Romanos, nem a Visigodos. Todos eles construiram a nossa cultura. Os unicos povos que invadiram o território de Portugal como nação independente foram Espanha e França. Ou pode contar com Holandeses e Ingleses se consideramos as colónias portuguesas noutros continentes. Curiosamente, não guardamos ressentimento com nenhum desses paises também

Alberto

Te explicar conceitos…
Mulçumanos… religião
Árabe… língua
Ásia continente que vai do Oriente Médio ao extremo Oriente….

Alberto

Mapa da Ásia
Oriente Médio uma região do oeste da Ásia, em cor marrom. Há confusão, uma minoria de pessoas e até sites não entendem a diferença entre Oriente Médio e países de língua árabe. Oriente Médio é uma região geográfica da Ásia, onde se fala árabe, persa, turco e hebraico. A análise que fiz foi juntando toda a Ásia e mostrando que a Ásia já dominou a Europa mais do que a Europa dominou a Ásia.

Alberto

Quando se fala de países de língua árabe, aí sim engloba partes da Ásia e África ( especialmente o Norte da África e um pouco mais ao centro tb ). De modo geral, os europeus sempre foram invadidos e subjugados por Impérios da Ásia, principalmente do Oriente Médio, só ascenderam nos últimos tempos depois que chegaram nas Américas e enriqueceram saqueando todo o continente. Mas agora o poder voltou para a Ásia, um continente gigantesco, bem diversificado e que acumula hj muito mais poder militar e econômico que a Europa.

Hcosta

Parece que está a escrever muito para justificar os seus erros…

Mas essa de que o Continente Europeu foi subjugado pelos países do Oriente Médio já é difícil de discutir. Já está num nível que eu não consigo acompanhar…

Alberto

Império Árabe e Império Otomano não dominaram grandes partes da Europa por séculos ? É isso que vc quer dizer ? Rsrsrs
Deixa pra lá…

MestreD'Avis

Deixa falar! Adoro como com a primeira linha imediatamente acaba com toda a conversa dos “europeus malvados”. Porque se afinal a Ásia dominou mais a Europa, como ele explica a constante acusação de que os europeus são os maus da fita?

Machado

É verdade. A Europa só enriqueceu graças a exploração de outros povos colonizados. A Europa é um continente pobre de recursos. E os resquícios dessa exploração remontam até hoje. É muito bom ver as antigas colônias superando as metrópoles colonizadoras. O problema é que existem famílias nesses países ex colônias, no caso as elites financeiras, que ainda influenciam as decisões políticas públicas econômicas desses países. É preciso cortar essa mentalidade de servidão. Geralmente essas famílias ocupam cargos importantes nesses países e impedem a verdadeira independência e soberania pois não são verdadeiros patriotas. São entreguistas. Só tem compromisso com $$$$$$$$$$$$ Não… Read more »

Fabio Mayer

Você devia mudar de planeta, este aqui tem uma história que te desagrada em tudo, você encontra inimigos em todos os lugares e em todas as fases da história.

Lúcio Sátiro

Saqueando? Como fizeram isso? As Américas eram um amontoado de povos tribais inimigos entre si, que algumas vezes se juntavam em confederações. As riquezas naturais cobiçadas pela Europa como ouro, prata, diamantes, essas coisas NÃO VALIAM NADA para os habitantes locais, cuja cultura não contemplava essas riquezas como algo muito valioso. Por outro lado em nenhum lugar das Américas existia um conceito moderno de nação, com território delimitado, movimento político em torno desse território. O que existia era a tribo. Fora dos domínios da tribo era tudo estrangeiro. O conceito de propriedade privada entre os nativos também não existia como… Read more »

Alberto

Obra dos europeus nas Américas…
Saques…
Roubos…
Estupros…
Genocídios…
Extorsão…
Escravidão…
Falcatruas…

Hcosta

Recomendo que leia o livro Conquistadores de Roger Crowley e depois falamos…

Velho Alfredo

Aqui não tinha nada disso …. hahahahahah

Esqueci, aqui também tinha canibalismo

MestreD'Avis

Espera!! Mas os Europeus malvados não eram os colonizadores que destruiam povos e culturas? Mas afinal sofreram na pele as invasões de todos esses povos que destruiram as suas cidades e pessoas? E falamos a lingua dos invasores? Eles destruiram a cultura europeia e as linguas faladas pelos povos nativos??

Mas, será que a Europa deveria pedir compensação desses invasores?

Alberto

Sem contar que os judeus são boa parte da elite financeira no Ocidente, e são um povo de origem oriental tb

Hcosta

E os Cristãos…

Mirão

Ela já foi.
Os efeitos colaterais da crise na Ucrânia vão finalmente demonstrar isso.

Osvaldo serigy

A Marinha do Brasil deveria pensar mais na frente e colar na Índia (BRICS) para aprender a construir seu próprio Porta Aviões em parceria daqui á 2 décadas.

Willber Rodrigues

MB tem que esquecer essa idéia de NaE por uns 30 anos, no mínimo, e se concentrar no básico e no urgente: navios patrulha, aviação de patrulha, navios de minagem/desminagem e terminar o MANSUP de uma vez.

Allan Lemos

Pois é, a MB pensando em porta-aviões é como aquele sujeito que mora de aluguel mas quer comprar um carro 0km.

Porta-aviões para ser escoltado pelo quê? Para operar quais aeronaves? Muito sem noção se falar em Nae para a MB, há coisas que seriam mil vezes mais úteis.

Thiago A.

Interessante notar como mais uma vez a marinha de uma grande potência enfatiza a importância das operações aéreas e como o poder aéreo no mar é essencial e imprescindível para conduzir operações navais de longo alcance e bem sucedidas. Seria interessante- aí fica a minha sugestão para os editores- reproduzir aqui no naval materiais como a do Sérgio Santana no poder aéreo, onde ele aborda e descreve algumas forças aéreas . A marinha indiana merece uma matéria dedicada, descrevendo a evolução do seu poder marítimo, os atuais projetos como a classe Nilgiri, as principais bases e onde estão localizadas. Explicar… Read more »

Thiago A.

Vale a pena ressaltar que, no obstante as não tão boas relações com a Itália – devido a episódios como o assassinato de dois pescadores indianos por parte de fuzileiros italianos que teriam confundindo a aproximação desses pescadores com uma ação de pirataria e supostas ações de corrupção por parte de uma subsidiária da Leonardo- a Índia continua contratando os italianos ( não apenas eles, muitas outras empresas ocidentais estão envolvidas nesse processo) para auxilia-la na evolução do seu poder naval. Se destacam sobretudo a assistência e consultoria no sistema de propulsão do Vikrant e a parceria entre Mazagon Dock… Read more »

Franklin

Será q a Índia tá sabendo do Nae SP?Será q “conversando” com a França poderiam reformá-lo?

Neto

Vou dar o Braço a torcer ao Bardini. Se o BR quiser ter um NAe, e este não porderá ser o CDG, deve-se observar o IAC-1. Muito possívelmente o mais acessível. Para daqui até 15 anos.

Bardini

Dentro da questão de evolução dos UAVs e armamentos, esse aí deve ser o NAe (NAe de fato) ocidental mais racional da atualidade, em termos de custo x benefício. Até mesmo os atrasos fariam parte de um “pacote BR”. No entando, veja bem que você fala em 15 anos… Tem um grande problema nisso: daqui 15/20 anos, a MB vai estar toda mobilizada, tentando salvar todo o investimento feito no programa nuclear e de submarinos, via construção de um novo submarino nuclear de ataque. Isso se o atual se concretizar até lá, o que tem se mostrado algo muito, muito… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bardini
Neto

Único apontamento: O Brasil mudou. . Temos um parque industrial mais moderno, porém MUITO menor e mais ocioso. . Uma marinha mercante nacionalizada (não necessariamente estatal, preferencialmente não inclusive) que concorra com a malha viária na logística nacional poderia oportunizar impostos e oportunidade para uma patrulha oceânica mínima (6 -9 NPO) … porém se faz necessário rever regras e modelos de transporte nacionalmente tirar das estradas pode significar perda de empregos e outros impostos. . NADA é trivial. . A frente serão 4 anos de reconstrução democrática em um governo de coalizão que herdará o orçamento secreto e que não… Read more »

Wilson Look

Apenas uma observação, foi em 2009 que o efetivo da MB foi ampliado para o tamanho atual, e não existe nada indicando um caminho diferente por parte do novo, velho, governo.

Thiago A.

“modelos de transporte nacionalmente tirar das estradas pode significar perda de empregos e outros impostos.”

Eu torço todos os dias por isso. Significa estradas menos congestionadas com um tempo de trânsito aceitável, redução do desgaste da malha rodoviária portanto estradas mais seguras e menos acidentes. Sem falar nos impostos desperdiçados para tapar buracos continuamente e porcamente.

Se criam empregos em outras áreas, se favorece a economia com uma logística mais fluída e a saúde dos cidadãos …

Neto

Significa também outros empregos, claro.
.
Porém essa virada deve ser guiada por politicas públicas.
.
Tal qual a implementação de um Metro, o percurso é longo e deve-se ser encarado como políticas de estado, não de governo.
.
NO BR, muito mais longo.

Willber Rodrigues

O Brasilistão passa por uma desindustrialização galopante a décadas, e nossa indústria, em sua esmagadora maioria, faz apenas coisas de pouco valor agregado. Vivemos de exportação de commodities, e dá pra contar nos dedos as indústrias de ponta que temos. Quer exemplo? Me diga quantos sistemas e armas verdadeiramente BR teremos nas Tamandarés e Riachuelo. Mas tô falando de 100% nacional, e nãso essa conversinha fiada de “ToT de transferencia de tecnologia pra apertar parafuso aqui, pra ajudar a indústria nacional”. Nem o Sinconta será usado nas FCT… E isso, aliado ao histórico das FA’s BR em encomendar a cinta… Read more »

Luís Henrique

O Brasil tem que resolver os problemas de seu orçamento militar. Ou consegue retirar o pagamento de aposentadorias do orçamento ou consegue um aumento para 2% do PIB.
Sem isso podem esquecer qualquer navio aeródromo. Teremos eternamente forças armadas com pouquíssimos meios novos,m e a maior parte dos equipamentos velhos e ultrapassados.

Heinz

Prezado Luís, eu concordo cntg, entretanto, não acho que um novo navio aeródromo deveria ser nossa prioridade, mesmo com o aumento do orçamento.
Deveríamos investir em patrulhas, navios de superfícies (fragatas, navios varredores, navios de apoio), submarinos, e muitos drones.
Depois disto, pensaríamos em outro navio aeródromo

Luís Henrique

Ah sim, claro. Uma casa não se começa pelo teto. Mas resolvendo o orçamento da para planejar tudo isso, inclusive possuir 1 ou 2 navios aeródromos.
Com o orçamento atual, sem uma reforma que envolveria a remoção do pagamento dos inativos e/ou um aumento para pelo menos 2% do PIB, não tem como a MB planejar nada, a não ser a incorporação de um número muito pequeno de fragatas mal armadas, das mais baratas e um número pequeno de patrulhas.

EduardoSP

Enquanto não fizerem uma reforma de verdade na previdência dos militares qualquer coisa é enxugar gelo. Gasta-se hoje com inativos e pensionistas o dobro do que se gasta com ativos.

Adriano Madureira

Tem que deixa de criarem essas mini-reformas, que não passam de 171 para enganar os trouxas e fazer reformas macro !

Esses burrocratas folgados, esses políticos boa-vida apresentam essas Mini reformas trabalhistas, tributárias e política como paliativos mas nada concreto para resolver os problemas…

Glasquis 7

O Brasil tem que resolver os problemas de seu orçamento militar. Ou consegue retirar o pagamento de aposentadorias do orçamento ou consegue um aumento para 2% do PIB.”

O Orçamento do MIDEF do Brasil é o maior da América Latina e um dos maiores do hemisfério e tal vez até do mundo. Qual problema existe com esse orçamento?

Rafael

“ Qual problema existe com esse orçamento?”

Não comporta os delírios dos pseudos nacionalistas nem as orgias remuneratórias dos bravos e valorosos militares.

Luís Henrique

O Brasil investe U$ 20 bi em defesa, mas U$ 10 bi vai para pagamento de aposentadorias. Então sobra somente U$ 10 bi para pagar todos os militares ativos, para pagar o custeio e para equipamentos. Dos U$ 10 bi usamos 6 a 7 para pagar os militares ativos (salários, etc). Sobra 3 a 4 bi. Uns 2 a 3 bi para custeio (alimentação, combustível, etc). Sobra quase nada para aquisições. Por isso temos F-5 da década de 60, adquiridos usados, como principal caça até hoje. Temos fragatas Niterói como principais navios de combate até hoje. Temos leo1a5 adquiridos usados… Read more »

Rafael

A diferença entre gasto e investimento é unicamente a opinião de quem aduz.

Já discutimos isso em outra oportunidade. Não há necessidade de retomar a questão. Ninguém vai mudar de ideia.

A Coreia do Sul é imensamente mais rica que o Brasil e possui uma ameaça existencial. A Coreia não tinha um cano de esgoto no final dos anos 50; hoje, água sem coliformes fecais é praticamente universalizada, e com uma grande participação de empresas privadas.

Qualquer aumento de orçamento em qualquer repartição pública brasileira significará unicamente o aumento da remuneração dos servidores e empregados. Obviamente, todos terão ótimas justificativas.

Luís Henrique

Quando comparado com a América Latina o orçamento militar do Brasil parece grande, mas o Brasil possui economia muito maior do que a maioria dos vizinhos. Em termos de valor absoluto nosso orçamento é o 17o maior do mundo e o Brasil é a 8a maior economia do mundo. Ocorre que em muitos países o pagamento de aposentadorias fica fora do orçamento, portanto o valor total do orçamento militar se destina ao pagamento de ativos, custeio e equipamentos. No nosso caso as aposentadorias são pagas DENTRO do orçamento, e consomem 50% do mesmo. Com isso o que “sobra” é pouco.… Read more »

Willber Rodrigues

Além dos fatos que disseram abaixo ( maior parte da verba sendo usada pra aposentados e pensões, o resto com soldo, e o resto do resto disso pra custeio, tendo apenas a raspa do tacho pra comprar algo novo ), ainda tem a questão da ineficiência:

Um excelente exemplo disso é a MB e toda a história envolvendo o São Paulo, os Trader’s, os A-4…
Vou ser xingado por isso, mas você simplesmente não vê um verdadeiro esforço das 3 FA’s em integrar ao máximo seus meios e equipamentos em comum, gerando escala, reduzindo custos de aquisição e operação.

Charlie-Alfa-ZebraY

Novamente voltamos a falar sobre porta-avioes…arma ofensiva, de projeção de poder interessa apenas aqueles que dela fazem sua estratégia de defesa. E no equilíbrio de meios e que resulta a dissuasao. O caso da Índia seria semelhante ao nosso não fosse seus vizinhos bélicos e encrenqueiros, Paquistão, China, principalmente e com vizinhos como estes realmente uma grande força e necessária e quase essencial. Mas gente porta-avioes não combina o TO da do continente indiano assim como no nosso aqui com quase 8000km de costas e digo mais, assim como os encouraçados de antigamente são naves-capitais ou capitaneas e muito grandes… Read more »

Dalton

A Índia deve anunciar em breve o vencedor da competição entre o Super Hornet Block III
e a última versão do Rafale M sendo que ambos já passaram com sucesso por testes em uma rampa inclinada terrestre, para então adquirir 26 unidades como parte de um esforço
provisório até a Índia ter seu próprio avião capaz de operar em NAe e que eventualmente substituirão o problemático MIG 29K.

Rafael

Tenho uma opinião radical nesse particular. Se vai gastar dinheiro com porta-aviões, gaste de verdade e tenha uma plataforma capaz de entregar o máximo. Bilhões de dólares para não extrair o real potencial de um Rafale ou Super Hornet é um verdadeiro desperdício.

Óbvio, que mesmo o Catobar não irá operar ao máximo o vetor aéreo, que já perde desempenho pela própria navalização.

Dalton

Mesmo o “Charles de Gaulle” com suas catapultas de modelo americano mais curtas não pode extrair todo o potencial de um Rafale M mesmo assim ele tem se mostrado de muito valor. . Pode haver situações em que não seja preciso extrair todo o potencial de um avião favorecendo por exemplo uma carga ideal de armamento e menos combustível para operar não tão distante mesmo podendo contar com reabastecimento em voo. . Os bilhões de dólares a mais para se ter um NAe mais capaz podem ser usados para se ter dois NAes menos capazes o que garantirá que um… Read more »

Neto

Mestre Dalton, sobre os Rafale M, existe algum dado que aponte um melhor aproveitamento deste em um Nimitz Class que no CDG?

Fiquei pensando se aeronaves navalizadas possuem melhor uso de potencial usadas em bases aéreas. Talvez elas durem mais, como os A4 do Kwait tende a demonstrar.

RPiletti

US$ 12,5 bilhões”
Aqui o sonho termina… não houveram recursos para manter o SP, imaginem a manutenção de um navio que ronda os 60bi de lulas…

Esteves

A solução encontrada pela Índia será a solução suportada pelo orçamento da Índia. Todo e qualquer país adota soluções que o dinheiro pode pagar…ou quase todos. Pela enésima vez…aposentadoria é uma situação decorrente da inatividade. O peso da idade chegou. Pensionista é a viúva do aposentado. Não existe mais pensão sucessória, exceto os casos previstos em lei na época da concessão do benefício. Quem recebe pensão sem estar enquadrado nessa realidade…aposentado, pensionista e sucessória por conta da lei à época…recebe irregularmente. Lá na década de 2010 começaram a fazer revisões. Existem milhões de casos no Brasil. Municipais, estaduais, federais, civis… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Esteves
ADM

A IN tem os pés no chão, para sua estratégia de defesa é importante ter um outro NAE, porém o custo é alto. Aumentar a capacidade da força submarina frente as linhas de comunicações marítimas próximas também é vital, eis o dilema.

Graúna

Será que a Índia não aceita o sucatão francês? Eles tem todas as condições de fazer uma reforma profunda pra deixá-lo como novo.