Whiskey on the rocks - 4Em 27 de outubro de 1981 o submarino soviético da classe “Whiskey” S-363 encalhou nas rochas a cerca de 6 milhas da Base Naval de Karlskrona, na Suécia.

O incidente foi extremamente embaraçoso tanto para URSS – União das Repúblicas Soviéticas, quanto para a Suécia. Para a primeira, por ter um submarino surpreendido operando bem dentro das águas suecas e a Suécia, por não ter tido condições de detectar o submarino russo, pois o mesmo foi visto inicialmente por um pesqueiro, que avisou as autoridades navais.

A União Soviética deu a desculpa de que o submarino teve problemas no sistema de navegação e por isso teria errado a rota, mas a Suécia não acreditou. Afinal, a detecção de atividade submarina soviética era constante por unidades suecas.
A situação piorou quando o capitão do submarino soviético, comandante Pyotr Gushin, se recusou a deixar o navio para conversar com os suecos, durante seis dias.

Só quando o ministro soviético dos negócios estrangeiros Andrey Gromyko interveio, o comandante resolveu colaborar. Então Gushin e seu oficial de navegação apareceram, para conversar com os suecos.

A situação tornou-se ainda mais embaraçosa para os soviéticos após os suecos anunciarem que investigações resultaram na descoberta de urânio 238 a bordo do submarino, levando à acusação de que ele provavelmente carregava torpedos nucleares a bordo.

Os soviéticos concordaram em pagar US$ 658.000 pela operação de resgate do submarino e depois de duras notas diplomáticas, a Suécia concordou em deixar o submarino sair.

A Marinha Sueca estava inicialmente mal equipada, por isso recebeu grandes investimentos para novos equipamentos ASW.

Nos anos seguintes, até meados da década de 1990, vários submarinos intrusos foram detectados pelas aeronaves suecas, então já modernizadas para enfrentar a ameaça submarina soviética.

As relações entre a URSS e a Suécia foram severamente testadas neste período e os suecos lidaram duramente com os contatos suspeitos, atacando-os com cargas de profundidade, para obrigá-los a emergir.

Quem viveu essa época, deve se lembrar das imagens na TV dos helicópteros suecos mergulhando seus sonares em busca de contatos submarinos.

Whiskey on the rocks - 2

Whiskey on the rocks - 3

Whiskey on the rocks - 8

Whiskey on the rocks - 7

Whiskey on the rocks - 9

Whiskey on the rocks - 10

Explosão carga de profundidade

Whiskey on the rocks - 5

FOTOS: imagens em exposição no Museu da Força Aérea Sueca

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Arthur

Bons tempos esses da Guerra Fria. Havia o lado do bem e o do mal. A Rússia invadia o Afeganistão e os EUA apoiavam os mujahideen com armas. A imprensa não precisava ser comprada pela Open Society. O presidente americano era o Reagan, o “grande comunicador “. Hoje, a América tem um presidente decrépito, completamente senil; todo mundo tem que “amar a Ucrânia” e beijar a bunda do Zelensky, senão é taxado de agente russo. O Identitarismo e o movimento Woke está contaminando as forças armadas americanas e a sociedade como um todo… Ai, ai… antigamente se sabia para que… Read more »

Allan Lemos

Estão contaminando todo o Ocidente.

A diferença entre a época da Guerra Fria e a atual é que naquela o inimigo era externo(apesar de que a semente do mal já havia sido plantada) enquanto que nesta o inimigo é interno. O Ocidente está se destruindo de dentro para fora.

Bosdesniavranka

Estamos vendo isso na Ucrânia… vamos nos ajoelhar diante dos Russos… que comédia eles são.

Mirão

“Havia o lado do bem e o do mal…”

Isso é uma piada?
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Na história sempre existiu o momento, o momento de agir com moralidade e o momento de agir na imoralidade.

Por exemplo, o que não faltava na guerra do Vietnam era imoralidade dos dois lados mas no dia seguinte os perpetradores faziam algo digno de Nobel da paz

sub urbano

O “Reaganismo” foi tão bom que o povo americano já elegeu Clinton, Obama e agora o Biden kkkk Aliás, vou me corrigir, o Reagan foi bom sim… pros ricos e para a China que hoje é o segundo país do mundo (em breve o primeiro). Não adianta, a goela dos caras é muito grande. Isso vez ou outra acontece na historia, o Evo na Bolivia chegou a poder por conta de uma taxa extra na conta de água do povão. As empresas de mineração conseguiram passar uma lei nesse sentido, ganharam isenção na conta de água e o povão aumento,… Read more »

Elizangela

Acorda, esquerdopata, Reagan enterrou a URSS forçando uma corrida armamentista que os soviéticos não tinham condições de fazer. Recuperou a economia americana pós crise do petroleo e deu o tom do americanismo mundial dos 20 anos subsequentes. Para Clinton, Obama e Biden teve Bush pai,Bush filho e Trump. Alternância de poder lá não muda a politica militar deles em nenhum lugar… só muda o discurso. Vá estudar história um pouco. China em primeiro? Sem comentários…

André Macedo

O lado do bem foi o que patrocinou golpes e ditadores como Noriega e Suharto? Vai dormir que teu mal é sono kkkkkkkk

Heli

Esqueceu do golpe contra o presidente, eleito, do Ira, o Mossadegh, com a ascensão ao poder do ditador Xã Reza Pahlevi. Entre muitos outros que o “lado do bem” promoveu

Luiz Trindade

Engraçado… Me diga uma coisa Arthur e outros daqui?!? Na guerra fria o objetivo não era acabar com comunismo e URSS?!? Não acabou?!? O que vcs querem agora?!? Sabe o que é… Vcs que viveram essa época ficaram lá no século XX. Não aceita que a guerra fria acabou e fica procurando resquícios dessa época para viver. Se recusam a entrar no XXI.

Allan Lemos

Não acabou?!?

Não, se você ver o tanto de gente que o defende hoje em dia perceberá que ele não acabou, apenas se adaptou. Aliás, um dos maiores erros do Ocidente foi achar que ele havia acabado.

André Macedo

Bem conveniente usar uma ameaça, um presidente se elegeu com a estratégia do bicho papão: Os culpados são o comunismo, a mídia, a Europa/EUA, o petê, o STF, a comunidade científica internacional e por aí vai kkkkkkk

Allan Lemos

Tudo isso que você citou são verdadeiras ameaças, só não vê quem não quer ver ou quem já foi totalmente doutrinado.

Fernando Vieira

Além dessas ameaças temos que temer também Kodos e Kang, os homens toupeira e o cabeça de toda a organização: O Ruivo Hering!

Allan Lemos

Quando seu filho voltar da escola dizendo que é menina não reclame.

André Macedo

O doutrinado me chamado de doutrinado kkkkkkkkk

Luiz Trindade

Cara… A gente vê um repeteco só que com outras maneiras de comunicação da neofacismo. Esse movimento esta no mundo todo sobre o pretexto de acabar com o comunismo, acabar com a deturpação dos valores da família. Tudo é justificativa para implantar um regime de exceção. Mas os doutrinados, os enganados pela mídia e etc somos nós defensores do direito legal e democracia!

Allan Lemos

De fato, dias atrás um camarada da turminha do “fazuéli” mostrou o quanto vocês valorizam a democracia, afinal de contas, o que pode ser mais democrático do que dissolver o parlamento?

O engraçado é que todos os regimes de exceção aqui na América Latina são da turma do “fazuéli”.

Estranho, não?

Deve ser só coincidência.

Realmente, a “ameaça” à democracia somos nós.

André Macedo

Tu não cansa de passar vergonha mesmo né? Os defensores do “novo AI-5”, a galera que aplaude os ditadores e torturadores de 64 querendo falar sobre democracia, que piada kkkkk

Otto LIma

Allan, segundo a literatura médica, sua crença cega em teorias de conspiração faz parte da sintomatologia de transtornos paranoides, esquizoides ou psicóticos. Portanto, sugiro que você procure um psiquiatra para lhe ajudar.

Luiz Trindade

Quer dizer que a URSS continua existindo?!? Sabe o que quer dizer essa sigla? Vá pesquisar, não na internet, vá ler livros, estudar mesmo! Comunismo se adaptou?!? Talvez seja verdadeiro isso para China que usa a economia de mercado à seu favor com o Ocidente avalizando porque a mão obra escrava mantém o capitalismo selvagem e explorador ainda nos moldes do século passados. E pelo jeito vc ainda continua no passado tb!

rafa

Lado do bem e lado do mal? Tipo star wars? O lado dos Jedis, quer dizer… americanos. E o lado dos Siths.. quer dizer.. Russos. Rs Bem anos 80 mesmo

Luiz Trindade

Ou então Star Trek, Federação dos planetas unidos com o império Klingon ou império Romulano. Tem gente que se recusa a sair do século XX. Fazer o que?!?

Esteves

A invasão russa ao Afeganistão aconteceu em 1979. A Guerra Fria começou bem antes disso em 1947 com o discurso de Truman no Congresso Norte-americano pedindo dinheiro para deter o avanço comunista na Europa. Avanço que Patton queria interromper quando declarou que não havia necessidade de desnazificação da Alemanha…era somente uma briga entre republicanos e democratas.

No final dos anos 1970 a URSS já possuía 30 mil ogivas nucleares. Um bom motivo para a guerra ter continuado fria até 1991 com o colapso do regime socialista precipitado por Gorbachev em 1985.

Luis Carlos

O ´problema’ é que agora o ‘Lado do Mal’ ou ‘Eixo do Mal’, como queira chamar, está crescendo e reivindicando seu espaço.
E estou achando impossível pará-lo.

Otto LIma

Não existe bonzinho e malvadão na Geopolítica, meu caro! Os EUA, arautos da democracia e da liberdade, também têm um histórico sombrio.

Fernando Vieira

Tem a história que uma ONG sueca botou no fundo do mar um aviso para os russos: “Vá em frente se você gay” com uma placa e um hidrofone que transmitia esse aviso em código morse.

Fábio CDC

Ah não! Não me deixe ir para o túmulo sem conhecer essa história! Pelo amor de Deus, me conte ou poste pelo menos o link!

Fernando Vieira

Não sei se eu consigo postar link por ser um mero visitante aqui e o sistema não considerar spam. Mas aqui vai:
https://contraditorium.com/2022/02/07/como-a-suecia-manteve-a-paz-chamando-os-russos-de-boiola/

Gilmar Leal

Parabéns, matou a cobra e mostrou o pau (ops). Em geral quando alguem posta aqui uma informação diferente e não tão conhecida costuma ser massacrado pelos que se acham bem informados.

Fabio Jeffer

Naquela podia-se chamar alguém de gay. Hoje em dia… Nem negro é mais negro.
.

Saldanha da Gama

Adicione meia-tijela, esclarecimento, criado-mudo e mais 27 palavras….
Que venha o apocaltpse
Abraços

Allan Lemos

Novilíngua. Bem vindo à 1984.

Fazuéli

Allan Lemos

Como que um submarino encalha dessa forma? Estavam sem cartas náuticas e sonares? Deveras embaraçoso.

Leandro Costa

Erro de cálculo mesmo. Não poderiam usar sonar senão dariam aos Suecos sua exata posição enquanto tentavam se infiltrar próximo da base naval Sueca. Acabou encalhando e o resto é História.

LucianoSR71

Amigo Leandro, vc já assistiu a ótima comédia Os Russos Estão Chegando! Os Russos Estão Chegando! de 1966 c/ Alan Arkin ( de Ardil 22 )? Um submarino russo acaba encalhado na costa americana e mostra bem a histeria da guerra fria c/ muito bom humor. Abs.

Bosdesniavranka

Para os mais novos fica o registro da informação que não é de hoje que os Russos são um fracasso.