China aumenta ajuda militar à África à medida que crescem as preocupações com a Rússia

35

A China está ampliando sua cooperação de segurança com a África, especialmente em resposta à crescente preocupação do continente sobre a dependência da assistência militar russa, exacerbada pela guerra na Ucrânia. Historicamente, a Rússia tem sido um grande fornecedor de equipamento militar para a África, mas a África Ocidental, que enfrenta desafios de segurança como pirataria e roubo de petróleo, está cada vez mais se voltando para a China. A China tem fortalecido essa cooperação através do fornecimento de patrulhas e infraestrutura, como a construção do Lekki Deep Sea Port na Nigéria.

A presença militar chinesa na África também está crescendo, com planos para estabelecer um centro militar na Guiné Equatorial e já com uma base em Djibouti. Este movimento reflete um esforço mais amplo para projetar poder e garantir interesses econômicos, emulando as estratégias das potências ocidentais.

Especialistas apontam que, enquanto a China enfoca interesses econômicos e de segurança, suas estratégias podem não promover necessariamente a proteção dos direitos individuais ou dos mercados livres, o que pode ser problemático a longo prazo. A atuação da China em missões de paz da ONU e sua abordagem de não-interferência até agora mostram uma postura cautelosa, embora isso possa mudar se seus interesses forem ameaçados.

A situação destaca como os países africanos, enquanto exploram cooperações estrangeiras, têm limitado poder de barganha e devem navegar em suas próprias agendas políticas e desafios de segurança. A crescente influência da China na região representa um desafio estratégico para os EUA e outros países ocidentais com presença militar estabelecida na África.

Projeto do Lekki Deep Sea Port
Um navio chinês atraca no Lekki Deep Sea Port, construído pela China, em Lagos, na Nigéria

 

Forças chinesas no Djibouti
Base militar chinesa no Djibouti

NOTA DA REDAÇÃO: O gráfico abaixo do Mail Online mostra os países africanos que estão em débito com a China, os portos e estações de energia construídos com investimento chinês, bases e possíveis futuras bases chinesas na África.

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
dretor

Devia se uma esfera de influencia brasileira, tais portos deveriam est sendo construído pela iniciativa privada BR com fins de criar uma ponte de negócios lucrativos mútuos nas duas costas do atlântico….. em vez disso estamos preocupados em tacar fogo em Busões e carros de terceiros que nada tinham haver com a bagunça e protestar na frente de quarteis, um bando de adultos que mais parecem crianças do maternal chorando e atraz de chororo e a cortina de fumaça que ela gera o “futuro” do Brasil se perde ao deixar de exercer a influencia que um pais de nível continental… Read more »

Maurício Veiga

Essa era a ideia, o Brasil tentou mas a projeção da força e a Geopolítica Chinesa são infinitamente mais poderosas que a República das Bananas…

sub urbano

Brasil não tem competencia pra isso. Nossa elite é idota e não entende. A bolsa de valores aqui sobe com tentativa de golpe de estado e cai com anuncio de investimento em infraestrutura. São burros.

Luis Carlos

Tornou-se comum esse ano revoltas na África, onde os antigos colonizadores europeus foram expulsos e em manifestações populares apareceram bandeiras russas.
O que está ocorrendo, de maneira acelerada, é a enorme retração da área de influência ocidental, na África, Oriente Médio e resto da Ásia com o conseguinte aumento da influência russa/chinesa.
A Nova Ordem Mundial chegou.
Bem-vinda!

SmokingSnake 🐍

Má ideia, o mercado consumidor da África é muito pobre e eles são competidores na venda de matéria prima.

a China cresceu comercializando com os EUA e Europa e não com a África!!

Victor Carvalho

Você tem ideia de que a qualidade de vida de populações africanas (ex.: nigerianos) está aumentando consideravelmente? Com isso, está havendo aumento do poder aquisitivo desses povos e um “boom” de crescimento demográfico que projetam ser o maior do mundo nos próximos anos. Ignorar esse mercado consumidor em ascensão na África é dar mole demais…

SmokingSnake 🐍

O Brasil não produz nada barato o suficiente para vender para lá, primeiro deveria focar em melhorar a própria competividade e se industrializar, mas sabemos que o novo governo vai seguir no caminho contrário… Ficar construindo infraestrutura para competidores ao invés de construir no próprio país não é inteligente. A China tem interesse em construir infraestrutura lá para escoar matéria prima para eles próprios mas e o Brasil? Vai construir para ajudar a China e prejudicar a si próprio?

Isso de “esfera de influência” só funciona se instalar governos fantoches por lá ou através de corrupção.

Cristiano de Aquino Campos

Depende, se uma empresa Brasileira investir construindo um porto com uma concessão de 40 anos lucrando com isso, estaria muito bom. Foi assim que a Inglaterra, e os EUA ficaram ricos.
Com concessão de portos e ferrovias.

cipinha

sim, mas isso depois deles terem construidos sua infraestrutura interna, o que nem de longe é o nosso caso. sem contar que eram portos e ferrovias estrategicas para eles mesmos e para o resto do mundo. O problema do Brasil é que queremos fazer as coisas sem estudo de viabilidade, sem saber o impacto daquela medida, quanto vai custar, quem vai ganhar e perder…

Celmo Vieira

A elite econômica dos EUA e Inglaterra ficaram ricos com golpes, roubo e colonização de países.

Richard Stallman

Mas isso não é bom e sim um problema, um grande problema.

Maurício Veiga

A riqueza e o interesse estão no subsolo…

Cristiano de Aquino Campos

Errado amigo, a Riqueza está em quem sabe transformar o que está no subsolo. Ganha mais dinheiro o cara que faz um carro com áço do quê o cara que extrai o aço. E ganha mais dinheiro quem vende gasolina, disel e plástico do quê quem extrai o petróleo.

Last edited 1 ano atrás by Cristiano de Aquino Campos
Maurício Veiga

Um produto é consequência do outro, por favor não insulte a minha inteligência!!! Se você não extrair não haverá produção…

Glasquis 7

Amigo, a África é pobre por que são nações muito novas, ainda com muitos conflitos étnicos e com um historial de colônia explorada enorme e relativamente recente mas, o seu potencial é maior que o da América Latina e dadas as condições necessárias para investimento em infraestrutura, se tornarão um mercado muito interessante. Isso sem contar as enormes riquezas naturais do continente.

A China está projetando o futuro. Se prepara para ser o “líder dos desfavorecidos e olvidados” criando assim a sua hegemonia geopolítica numa região na qual poucos olham mas que não podemos ignorar.

Cristiano de Aquino Campos

De fato a localização africana e perfeita, em baixo da Europa e do lado do Oriente. Grande extensão de terras agricultáveis e água.
As guerras, desigualdade econômica e corrupção atrapalham.

Cristiano de Aquino Campos

Você está errado amigo, a África e muito grande, tem países economicamente até mais ativos que o Brasil, tem países no mesmo nível que o Brasil é tem em situação pior. Os principais países africanos, Egito, Marrocos, África do Sul, Angola, Moçambique, Madagascar, Namíbia e só me veio a memória os banhados pelo mar. Se juntar o dinheiro que eles dão, compensa e muito.

Luis Carlos

A África vem apresentando boas taxas de crescimento.
Isto é ótimo.
A Europa, em sentido inverso, apesar de rica, está há anos estagnada e vai começar a apresentar taxas até mesmo negativas.
Isto para o capital que precisa se multiplicar é péssimo.
Por esse e por outros motivos, muitas empresas européias estão transferindo seus negócios da Europa ( em particular da Alemanha) para outros países mais favoráveis.

Henrique

Sim poderia ser uma área de influencia do Brasil, não pela força, mas pela ajuda mutua ao países que é um dos pilares fortes da diplomacia BR, mas a gente vive no país onde é um absurdo compra um equipamento militar pq a gente não ta em guerra kkkkkk 
.
o que são os Doze trabalhos de Hércules perto do desafio de explicar o brasileiro e pra classe política que a fragata de US$1bi, de 7k t, que ele pagou vai passar 80% da vida patrulhando as aguas de outros país e não as nacionais….

Cristiano de Aquino Campos

Quem ia financiar essa empreitada? Se for o BNDES o povo reclama que r dinheiro Brasileiro Jogado fora, bancos privados, temos alguns dos maiores do mundo mas investem quase nada no Brasil, dirá lá fora.
Todos empreendimentos estrangeiros E venda de armas a apoiado pelo financiamento de um banco do país vendedor/investidor.

Luis Carlos

Esqueça isso
A ‘iniciativa privada’ brasileira é predatória.
Não tem projeto nacional.
O que querem é esfolar o País, enriquecer e depois mandar o dinheiro para um paraíso fiscal.
Sem contar que, nunca em sua história, teve capital financeiro, técnico e intelectual para voos internacionais.

sub urbano

China tem um problema cultural com a Africa Ocidental. essa região africana é mais proxima do ocidente que da China por terem sido colonizados pelos europeus. Etiopia, e afins já negociam com a china desde a idade media. Nigeria, Angola e etc o povo tem pretensões mais ocidentais. Sabado o cara quer abrir uma cerveja comer um petisco e não fazer hora extra. Brasil tem vantagens culturais mas a direita não deixa. “Quer negociar com os ricos” vcs ja leram esse tipo de comentario neste espaço. São burros demais. (comentário editado).

Cristiano de Aquino Campos

A proximidade deles da Europa e o que os afasta. A maioria dos países da África não viram as costas para a Rússia pois se lembram do apoio que receberam durante a independência.
A maioria dos países se tornou independente nos anos 60 e 70.

Henrique

Mundo multipolar
.
expectativa: EUA, Rússia, Europa, China, Índia, Brasil, Japão
.
Realidade: EUA/China kkkkkkkkkkkkkk sim… MULTipolar sim kkkkkkkkkkkkk

Jean

Acho que vai ser China / EUA.

Alguém sabe já quantos países estão sob influência direta da China e dos EUA, e sob influência parcial ?

Imagina o Egito com sua nova e magnífica capital a ser inaugurada com financiamento e construção chinesa.

Se a Venezuela fosse um pouco esperta dava um pé na Rússia que muito pouco ajuda e poderia se tornar novamente um país viável com capital Chinês – já que seria igualmente perfeita para a China e suas aspirações … Uma pedra no sapato dos EUA logo ali…

Wellington R. Soares

Movimento natural de influência Chinesa. Acostumamos com os EUA detendo a maior parte da influência global, com uma pequena parcela entre Rússia e alguns Europeus.
Hoje temos um player a altura dos americanos, com poder econômico equivalente e com apetite de possuir uma esfera de influência global.

Celso

6 mil km de costa. Deve haver um engano aí.

Alexandre Galante

É verdade, erraram feio. O correto é 850 km, já corrigimos. Obrigado!

Last edited 1 ano atrás by Alexandre Galante
Andre

Quem mais torce e mais se beneficia da queda de importância da Rússia é a China.

Deve ser por isso que, apesar do discurso de apoio, as empresas chinesas aderem aos embargos contra os russos. Eles são muito pragmáticos para ficarem efetivamente ao lado da Rússia.

Luis Carlos

Dezinho de novo.
A Gazprom acabou de anunciar faturamento e lucros recordes com venda de gás para a China
E o ‘pior’ é que boa parte deste gás a China revendeu para a Europa.
Esse embargo é ótimo.
Todo mundo ganha, menos a Europa que paga mais caro.

Airton

Lembro do ministro aloprado das relações exteriores do nove dedos, aquele de barbinha branca que não entende nada de geopolítica como a maioria do Itamarati que dizia na época que a África era “zona de influência brasileira” kkkkkk área de influência do nosso “soft power” segundo ele kkkk

Pablo

excelente reportagem !o imperialismo só muda de nome mas continua imperialismo , defender apenas interesses econômicos sem se preocupar com o desenvolvimento de qualidade de vida da população , nome bonito para assalto !!!!! não existem mocinhos nessa terra

Um Simples Brasileiro

China na já manda na maior parte da África. Ela envia “ajuda” para praticamente todos os países africanos dos minúsculos aos colossais, e em todas as espécies de “doações” e áreas. Teve até país que historicamente reconhecia Taiwan como independente trocando o apoio por construção de algumas casas populares, algumas toneladas de arroz, a promessa da construção de um porto e algumas coisas mais…venderam sua opinião diplomática na “cara dura”…

Pedro

E lá vai a África a ser a maior vilipendiada dos continentes novamente, de novo, mais uma vez, sempre….

Arthur

Só muito manco das ideias para acreditar que o ocidente só fez o bem no continente africano. Depois de muito roubar da África, os EUA e Europa irão se contentar em dividir com a China? Alguém já ouviu falar em traficante que divide ponto de drogas? Provavelmente ocorrerá o que acontece sempre nestes casos: guerra de quadrilhas.