Exercício de treinamento da China nas Ilhas Dongsha

Quando se trata de Taiwan, o objetivo dos Estados Unidos é garantir que Pequim entenda que uma invasão “nunca é fácil de fazer rapidamente ou sem custos”, disse o alto funcionário do Pentágono para o Indo-Pacífico em 8/12.

Ely Ratner, falando no American Enterprise Institute, acrescentou: “o que estamos tentando fazer [é] garantir que, quando Pequim olhar para o problema, [decidir] que hoje não é o dia”.

Seria “uma péssima ideia” para Pequim perseguir 2027 como o ano da ação militar para colocar a ilha autônoma sob seu controle, disse ele.

Michael Chase, vice-secretário adjunto para a China no Pentágono, disse que os Estados Unidos estão comprometidos em manter uma “vantagem assimétrica” na guerra cibernética, espacial e eletrônica quando se trata da China.

Taiwan precisa fortalecer suas defesas assimétricas, disse ele.

Quando Ratner foi questionado sobre as demonstrações de poder militar intensificadas da China no Estreito de Taiwan após a visita da presidente da Câmara, Nancy Pelosi (D-Califórnia), à ilha neste verão, ele disse que essas ações eram “muito consistentes” com o comportamento passado.

O que é novo “foi o grau de coerção e assertividade” que a China mostrou, disse ele. Em resposta à visita da presidente, a China disparou mísseis sobre a ilha e na Zona Econômica Exclusiva japonesa, cruzou a “linha de controle” mediana no estreito com dezenas de bombardeiros e caças, enviou navios de guerra ao redor da ilha como se estivessem bloqueando e conduziu extensos exercícios militares de fogo real simulando uma invasão.

Mas a China estava sozinha em flexionar as capacidades militares sobre o futuro de Taiwan, um painel de especialistas em segurança concordou em um evento do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais.

Apesar da proclamação de fevereiro pelo presidente chinês Xi Jinping e pelo presidente russo Vladimir Putin de que as duas nações chegaram a um acordo de cooperação estratégica “sem limites”, Moscou não participou dessas ações ou exercícios.

Isso contrastava com suas patrulhas aéreas conjuntas em maio, quando o Quad, o relacionamento informal de segurança e economia entre os Estados Unidos, Japão, Austrália e Índia, se reuniu em Tóquio. Brian Hart, do China Power Project do CSIS, disse que os dois usam “esses exercícios para pontos de barganha política”. Ele acrescentou que “o papel desses exercícios é dissuadir os EUA e aliados” ao mostrar publicamente capacidade estratégica em 2022.

A presidente Tsai Ing-wen de Taiwan em revista a um batalhão do Corpo de Fuzileiros Navais em Kaohsiung em julho de 2020. Foto: Ministério da Defesa Nacional da República da China

Hart e Meia Nouwens, pesquisador sênior do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos em Londres, disseram que o acordo sino-russo é muito diferente das alianças de tratados formais dos Estados Unidos que assumem compromissos específicos com segurança e defesa se forem atacados.

Outros limites do acordo aparecem na “clara falta de confiança” entre Moscou e Pequim, disse Hart. Nouwens disse que a desconfiança começou com a espionagem chinesa na indústria de defesa do Kremlin e equipamentos de engenharia reversa que comprou de Moscou para fabricar por conta própria sem pagar pela tecnologia.

Na AEI, Ratner disse que a China está usando sua maior capacidade militar em forças convencionais e estratégicas para seguir uma política de “assertividade crescente” na região e agora globalmente “na projeção e sustentação do poder”.

“Vamos continuar a voar, navegar e operar” no Indo-Pacífico “de acordo com o direito internacional”, disse Ratner.

A China, por outro lado, tem estado “muito relutante em falar sobre a redução da crise” com os Estados Unidos, disse Chase. Ratner acrescentou que os Estados Unidos “têm a mão estendida” para se comunicar com mais frequência e abertamente com a China sobre questões de segurança, mas “o PLA não leva isso a sério”.

Enquanto a China procura novas bases no exterior por meio de acordos de infraestrutura portuária na África, Oriente Médio e Sul da Ásia, os Estados Unidos procuram maneiras de dispersar suas forças de sua forte concentração no norte da Ásia e manter uma presença avançada no Indo-Pacífico, Ratner disse.

Ele disse que isso “requer muito trabalho e anos de diplomacia” com nações como Filipinas e Austrália sobre novos acordos de base para melhor deter as ambições da China. Para a Austrália, também significa fazer parceria com os Estados Unidos e o Reino Unido no desenvolvimento de uma força submarina de propulsão nuclear. Ratner disse que esperava um anúncio sobre o programa submarino em março.

No evento do CSIS, Nouwens disse que há um crescente desequilíbrio entre uma China cada vez mais econômica e militarmente capaz e uma Rússia lutando na Ucrânia e sofrendo sob sanções que afetam sua base industrial de defesa.

Os dois países estão “em pé de igualdade” na produção de armas e sistemas para uso próprio e vendas no exterior, acrescentou. As vendas estrangeiras de armas eram importantes para a economia russa mesmo antes da guerra na Ucrânia. Moscou está no mercado para obter drones iranianos sofisticados e foguetes e projéteis de artilharia norte-coreanos, de acordo com reportagens da imprensa.

Embora os exercícios conjuntos tenham crescido ao longo dos anos de terrestres para incluir patrulhas navais e aéreas, Hart disse que as demandas que a Ucrânia está impondo às forças russas fizeram com que elas diminuíssem no ano passado. Ele espera que os dois continuem treinando juntos, mas a China agora desempenhará um papel de liderança na seleção de locais e cenários. Nouwens disse que ambos veem valor em “compartilhar como [seus] militares operam”.

FONTE: USNI News

SAIBA MAIS:

EUA não permitirão que a China tome fabricantes de chips de Taiwan ‘intactos’



Quer discutir esse e outros assuntos com leitores da Trilogia Forças de Defesa em tempo real? entre no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Emmanuel

Taiwan é território chinês. Falklands é território britânico. Ceuta é território espanhol. No dia que Pequim decidir tomar Taiwan à força não haverá como deter isso. A China não fará uma ação parecida como a da Rússia. Se for preciso colocarão a ilha no fundo do mar só para construir tudo de novo sob sua batuta. Ponto. Quem não gostar dê seu jeito. Fanboy pode espernear a vontade, mas é a dura e triste realidade. E não, os Estados Unidos não moverão um dedo para colocar um único soldado seu lá para morrer por Taiwan. A ilha está sozinha. E… Read more »

Up The Irons

Se fosse tão fácil, já teriam feito.
Se tão pensando demais, é porque é difícil.
Vai lá, Ursinho Pooh, se inspire no anão jogador de xadrez 4D e coloque suas Forças Armadas em direção a Taiwan. Vai acontecer nada! Confia!
AHAHAHAHAHA

Last edited 1 ano atrás by Up The Irons
WSilva

Não é questão de ser fácil ou dificil, a questão é que Taiwan é território chinês, ponto final.

Se vai reunificar hoje, amanhã ou daqui 50 anos não importa, será sempre território chinês.

Emmanuel

Nunca disse que seria fácil, disse e dei a entender que eles farão como acharem que deve, independente do preço que isso custe.
As forças armadas chinesas não são iguais às russas.
A China passou a Rússia faz tempo nesse quesito.
E se você pensa que os chineses estão preocupados com perdas então não conhece nada de história. Leia sobre as perdas chinesas na guerra da Coréia e vai ter uma noção do que aguarda Taiwan.

Mirão

E a China precisa invadir?
Você acha que a Alemanha Ocidentais precisou invadir a oriental para unir as duas alemanhas?

ChinEs

Essa tatica de Pequim vai ser um balde de agua fria na geo politica global… Russia + Ucrania , China + Taiwan, Servia + Kosovo , India + Caxemira , teremos novamente guerras por territorios e recursos.

Heinz

A primeira já implodiu, a segunda já está quase que é Kosovo + Sérvia.
Se me permite, coloque ai Irã x Israel

Alison

Acho que as vantagens de a China incorporar a força Taiwan não compensam… Era melhor ter eles como mais um parceiro com economia dependente da China como tantos outros o são. Mas tem a questão histórica né…

Mirão

Se previsão de funcionários do pentágono fossem verdade o Afeganistão teria sido um sucesso, o Assad teria sido derrubado e a Rússia já teria perdido a guera lá em março.

É só um foto adicional, Taiwan está passando um baita de um sufoco para conseguir novos soldados e oficiais de baixo escalão ao ponto de que batalhões blindados e artilharia não terem efetivo para tripular os seus veículos e armas.

Luiz Trindade

Taiwan irá cair. O lance é descobrir quando! Agora de vender caro é que deve ser considerado. Até o fato de terra arrasada com lixo radioativo deve ser considerado!

sub urbano

Vai ser acordo de compadres. O população de Taiwan é formada por chinês, a maioria tem um primo, ou tio avô no continente. Não é Cartago vs Roma, é no maximo Alemanha Ocidental vs Oriental. Quem vai agredir o proprio povo pra defender o interesse de meia duzia de americanos kkk

Luis Carlos

E os EUA devem considerar que serão derrotados novamente.
Como no Afeganistão.

Um Simples Brasileiro

O pior talvez seja o desgaste em vários setores.