Submarino nuclear armado com mísseis Bulava se junta à Marinha Russa

84

SSBN Borei

Submarino da classe Borei-A entra em serviço

MOSCOU, 21 de dezembro. /TASS/. O submarino nuclear Generalissimus Suvorov, armado com mísseis balísticos Bulava, foi aceito na Marinha Russa, disse o ministro da Defesa, Sergey Shoigu, na quarta-feira (21).

“Submarinos nucleares realizam missões de combate planejadas em suas áreas designadas no mar. Outro submarino de propulsão nuclear, o submarino da classe Borei-A Generalissimus Suvorov armado com mísseis balísticos Bulava, foi aceito na Marinha”, observou Shoigu no conselho ampliado do Ministério da Defesa reunião envolvendo o presidente Vladimir Putin.

SLBM Bulava em teste de lançamento

Subscribe
Notify of
guest

84 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MGNVS

Alguem sabe dizer como estao os submarinos da mesma classe do Kursk e se esses Borei são mais avançados que eles? Desde o afundamento do Kursk parece que esses submarinos nao estao mais sendo usados. Eram verdadeiros monstros sub-aquaticos.

Leandro Costa

Os Oscar ainda estão em serviço. Deveriam ter sido modernizados a alguns anos atrás, mas não sei se chegaram à ser.

MAGNVS

Obrigado Leandro, eu tinha esquecido o nome dessa classe – Oscar – pq ha uma confusao com o nome Typhoon. Entao, eu acho que depois do acidente do Kursk eles nao foram modernizados. Parece que os russos tinham um total de 06 desses submarinos monstruosos.

Pedro sousa

São 8 submarinos da classe Oscar II no inventário da marinha russa, sendo 2 em processo de upgrade / modernização e 6 operacionais. Foi reportado que uma 3a unidade também seria modernizada.

Moriah

Monstro de dois cascos

MAGNVS

Entao, eu vi fotos do Kursk, onde as pessoas em cima do casco ficavam pequenas perto da vela, imagine o tamanho desse monstro.

Rui Mendes

Estes Borei, são os mais avançados submarinos Russos de sempre.

MAGNVS

Valeu, obrigado pela informacao.

Celmo Vieira

Os na ativa passaram/estão passando por overhaul ou overhaul/modernização para o padrão 949AM.

Victor Filipe

Enquanto isso, parece que a maria Fumaça Russa (o Admiral Kuznetsov) pegou fogo… (de novo)

https://mobile.twitter.com/nexta_tv/status/1605858317812633600

https://pbs.twimg.com/media/Fkksc9XXwAEZun1?format=jpg&name=medium

Moriah

Mais um monstro que será seguido pela OTAN

Henrique

brincadeira de Pega-pega mais cara do planeta kkkk

PACRF

Azar da Rússia.

Fabio Jeffer

A Rússia põe em serviço um dos mais sofisticado e letal submarino da história e o cara vem falar que é azar dos Russos? Santa ignorância!

mago

Cara…..é complicado a gente ficar lendo esses “comentários”. Não acrescentam absolutamente nada. Quase todos inúteis. Uns dois ou três foristas tentam mostrar a realidade e logo são atacados por um monte de gente que vive em universo paralelo.

Adriano Madureira

Quem tem azar somos nós, um país com um litoral com mais de 7.491 quilômetros de extensão ,com uma zona exclusiva de 370km e com uma plataforma continental ricas em minerais e uma marinha de brinquedo para proteger esse grande país,o grande gigante retardado e bonachão… Um número rísivel de submarinos, meios de superfícies como fragatas, corvetas, navios patrulhas e caça minas para nossa defesa… Enquanto países tão grandes quanto o nosso conta com navios e aeronaves para a defesa e monitoramento, satélites e radares OTH para a detecção de inimigos, nós contamos com a sensatez de nossos “parceiros e… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Adriano Madureira
Pablo

não se preocupe ! o Brasil não é um país sério

Salomon

Ah…mas temos brigadas de dentistas, cozinheiros, garçons, motoristas, músicos, taifeiros, cozinheiros para festas chiques, e até um “Centro Cultural” fechado num terreno de milhões, na 9 de Julho em Sampa.
https://vejasp.abril.com.br/estabelecimento/centro-cultural-da-marinha-em-sao-paulo/

PACRF

Sim, pois é fato que a Rússia não possui condições econômicas para rivalizar com a UE, muito menos com a OTAN. É uma economia do tamanho da do Brasil baseada na exportação de commodities e no extrativismo, que gasta o que não deveria gastar com armamentos, apenas para ter protagonismo geopolítico. É um país que só lembramos que existe, porque tem um monte de bombas atômicas. Apenas isso. Santa ignorância é a sua!

Thiago A.

Exato . Digam um produto russo que vocês compraram ou consumiram recentemente … Roupa, sapato, carro, moto, eletrônicos, qualquer coisa… É um país que exporta só morte e destruição .

Fernando

Vodka? Caviar? Aviões de Caça? Aviões de transporte? Misseis? Bombas? Kkkkkkk

LUIZ

Sempre uma análise rasa ocidental sobre a capacidade russa. A Rússia não é um país jovem como é os países latino americanos como os EUA e o Brasil. Eles tem influência global mesmo tendo uma economia do tamanho do Brasil.

PACRF

Só porque tem um monte de bombas atômicas.

Pablo

engano seu ! a Rússia possui muita tecnologia , seja espacial , seja energética seja militar , é bem verdade que não vemos produtos de consumo russos mas a sua analise e bem simplória e esse assunto e bem complexo são varias forças atuando nesse sentido , a Rússia passou 80 anos combatendo a sociedade de consumo e isso esta enraizado ainda na sua economia , mas é um país bem avançado , com melhores físicos e engenheiros , um país gigante culturalmente

Cansado

“só” kkkkkk

Mauricio

A tríade nuclear russa é superior a americana, o tsirkon em janeiro entra em operação, também tem capacidade nuclear, sem contar com khinzal.

Luis Carlos

Força bruta.
Em tempo.
Em reunião ontem com conselheiros militares, Putin anunciou que as Forças Armadas russas passarão de 1 milhão para 1,5 milhão de efetivos.

Gabriel

A literatura ocidental (pelo menos dos anos 80 para frente) quase sempre apresentou/apresenta o material russo (anteriormente soviético) como excelente e em muitos casos superior ao ocidental.

Situação que quase nunca se confirmou nos diversos conflitos em que esteve presente, quando o material ocidental quase sempre foi superior.

Claro, cada um acredita no que quer acreditar.

Nemo

Embora o material de origem russo/soviética seja inferior ao ocidental ainda sim pode ser muito util quando corretamente utilizado. O que nem mesmo os russos fazem!
Nesta torcida maluca que virou a guerra o pessoal parece ter se esquecido de como o ocidente prioriza o profissionalismo enquanto a russia insiste em práticas ineficientes!

Celmo Vieira

Teu comentário foi exemplo gráfico de torcida (pró-EUA/OTAN via mídia maistrean ocidental).

Last edited 1 ano atrás by Celmo Vieira
Pedro sousa

A questão é a generalização dessa assertiva. A depender da área em questão, os americanos terão material superior (como p.ex. em Destroiers), em outras os russos estão com material mais avançado, no caso o tópico dessa noticia, SSBN,

Allan Lemos

Essa análise não é tão simples, a qualidade do equipamento conta, obviamente, mas também é preciso levar em consideração as táticas empregadas, os meios auxiliares, o treinamento dos usuários.

Por exemplo, os pilotos russos têm menos horas de voo do que os americanos, então é lógico que se um americano com um F-15 enfrentar um russo com SU-35 em um dogfight, o primeiro vai levar vantagem nesse quesito, independente das características de cada avião.

Celmo Vieira

Fonte? = mídia maistrean ocidental…

Andre

Até Hollywood acreditava na propaganda russa e supervalorizava o que vinha de lá. Quando, para o ocidente, o mig31 ainda era só a história de um piloto de mig25 que havia desertado, fizeram um filme onde mig31 era hipersonico e controlado por IA.

Teve o caso do mig29 que chocou os pilotos ocidentais após a unificação alemã. Até entrar em combate…

Ou ainda o revolucionário sistema de mira com visão noturna do t62, massacrado pelo bom e velho centurion.

Antigamente ainda existia a desculpa que o problema era o operador.

Pablo

não seja tão simplório , não se trata apenas de melhores equipamentos , existem interesses muitos interesses por trás de cada conflito , mas vamos lá na segunda guerra o melhor tanque jamais fabricado era o tiger 5 fantástico fenomenal mas demorava 4 meses para ficar pronto enquanto um t34 levava alguns dias , quem vc acha q era melhor ? a russia produzia milhares destes a toda hora

Machado

Sim. Em termos de armas estratégicas a Rússia é a melhor. É por isso que mantém o respeito da Otan. Isso é dissuasao de verdade. É o que deveríamos fazer TB no Brasil.

Dalton

Há controvérsias ! . EUA – 14 SSBNs cada um podendo ser armado com 20 SLBMs Trident II sendo que ao menos dois da Frota do Atlântico, USSs Alaska e Tennessee tiveram 2 dos mísseis armados com ogivas modificadas W-76 para “apenas” 5 quilotons a fim de contrabalançar armas nucleares russas táticas. . Reino Unido – 4 SSBNs armados com até 16 SLBMs Trident II. . França – 4 SSBNs armados com até 16 SLBMs M-51. . As 3 nações contam então com 22 SSBNs e um total de até 408 mísseis enquanto a Rússia tem 6 SSBNs Borei mais… Read more »

João Moita Jr

Não há controvérsia nenhuma. Super Trunfo a parte, tanto aqui nos States, como ana Rússia e na China todos sabemos que uma guerra nuclear transformaria a Terra em Marte.

ChinEs

O Dalton esqueceu a China, o plano da China é possuir 14 SSBN também, 8 Type 094 Jin + 6 Type 096 Tang, totalizando um poder de 192 SLBM JL-3, de lembrar que a China vai aumentar o numero de ogivas de 350 para 1550 ate 2035.

Heinz

Qual é a a classe que tem os maiores submarinos russos? Kursk, Borei ou Oscar?
Os “bichos” são gigantescos

Marcelo

Os Submarinos da classe Typhoon !!

Pedro sousa

Em comprimento hoje seria o submarino K-329 Belgorod, sendo maior que os SSBN da classe Typhoon, mas esses ainda são os maiores em deslocamento.

Franz A. Neeracher

Não existe a classe Kursk…..o submarino “Kursk” que afundou, era da Classe Oscar II.

Fabio Jeffer

O Kursk era um submarino da classe Oscar

Celmo Vieira

Classe Oscar é código NATO; a designação russa é Projeto 949 Granit (I) e Projeto 949A Antey (II). São SSGN (submarinos lançadores de mísseis de cruzeiro)
A classe Borei, Projeto 955 Borei/955A Borei-A, SSBN (lançadores de mísseis balísticos).

Heinz

Obrigado pela correção camarada.

Palpiteiro

Me parece que faria mais sentido comprar agasalho para os soldados, pneus, equipamentos novos para o conflito atual.

Camargoer.

Caro P. Sou um dos poucos ativistas antinucleares que sobrou no mundo pós-guerras fria. Há anos defendo que as potências nucleares reduzam seus arsenais. Mesmo que hoje o arsenal no mundo esteja em torno de 13 mil, apenas uma fração das quase 80 mil ogivas no auge da Guerra Fria na década de 80, é absolutamente possível um corte imediato de 10% das armas da Russia e EUA (ambos com cerca de 5,5 mil. Para comparação. a soma de armas nucleares de todos os demais países é cerca de 2 mil). Um corte desta proporção não afetaria o equilíbrio do… Read more »

Manus Ferrum

De vinte anos para cá infelizmente os movimentos antiguerra foram neutralizados como força na política de massas.

Camargoer.

Olá Manus. Você tem razão. Após o atentado de 11/set, a própria mídia dos EUA tomou uma postura de referência ao militar. Se o atentado terrorista foi uma coisa que merece desprezo, a submissão acrítica ao militarismo a partir da Guerra ao Terror, lançada por BushJr, parece ter silenciado o movimento anti-guerra, mas principalmente o movimento anti-nuclear, o qual parece ter sido substituído pelo movimento ambientalista. Ainda que eu considere o movimento ambientalista justo e necessário, acho curioso que a questão das armas nucleares tenha sido relegada a segundo plano, visto que o próprio movimento verde nasce do organização anti-nuclear… Read more »

Pablo

amigo concordo com vc , mas infelizmente um conflito nuclear se aproxima

Camargoer.

Olá Pablo. Há uma conta difícil de ser feita. Obviamente, o risco de uma desastre nuclear é proporcional ao número de armas nucleares estocadas, mas o risco de uma guerra nuclear é independente do número de armas nucleares estocadas, mas é proporcional ao número de países que possuam armas. Então, o risco de uma guerra nuclear é maior se 30 países tiverem 5 armas cada um do que se 5 países tirem 30 armas cada. Por isso é importante um tratado como o TNP ou um tratado como aquele que baniu as armas nucleares da América do Sul. Por outro… Read more »

soldado imperial

concordo com vc em algo! excelente texto

Camargoer.

Obrigado. O povo brasileiro deve assumir uma posição clara em torno do banimento das armas nucleares a longo prazo e pela imediata redução dos arsenais nucleares;

Luis Carlos

Para enfrentar a Ucrânia é o suficiente.
Para evitar qualquer gracinha ocidental, o bichão da foto lá em cima fará a parte dele.
Melhor deixar quieto.

Fabio Jeffer

Palpiteiro péssimo em palpites! A Rússia possui tudo isso em abundância caso vc não saiba, aliás, acho que vc não sabe mesmo. Vc provavelmente é daqueles palpiteirinhos que vivem seguindo e acreditando desesperadamente no que a mídia mentirosa e hipócrita Ocidental e Ucranianas postam.
Vai te informar.

Palpiteiro

Para sua informação. O porta aviões russo está pegando fogo de novo. O pessoal tem que parar de fumar a bordo.

Palpiteiro

Eu sei que com todo esses equipamentos, não tomaram um ilhota ucraniana até hoje.

Um Simples Brasileiro

Guerra sem fim.

Fabio Araujo

Único porta-aviões russo sofre incêndio durante trabalhos de reparaçãoO incêndio a bordo do único porta-aviões da Rússia, “Almirante Kuznetsov”, foi rapidamente extinto e não causou vítimas.
https://www.dn.pt/internacional/unico-porta-avioes-russo-sofre-incendio-durante-trabalhos-de-reparacao-15532533.html

Carlos

Esse aí melhor reciclar em barbeador, a Rússia não tem mais dinheiro para porta aviões modernos e nem capacidade de projetar poder de invasão por mar, mesmo por terra não está conseguindo cumprir o tratado de defesa com a OTSC.

Celmo Vieira

Fonte? Mídia mainstrean russofóbica ocidental?

A Rússia há anos está modernizando sua frota em todas as áreas; NAes por enquanto não é a prioridade número 1.

E está construindo no país 2 LHDs; assim como tem outras classes anfíbias em desenvolvimento.

Tecnologia e construção russa.

Palpiteiro

Será que com essa capacidade irão conseguir tomar a ilha das cobras?

Andre

Se for a mídia estatal russa você aceita:

https://tass.com/emergencies/1554367

Parece que a mídia mainstrean russofóbica ocidental tem fontes melhores que as suas.

Celmo Vieira

Dificuldades em interpretação de texto?

Não me referia ao pequeno incidente com fogo…

Allan Lemos

Esse ai disputa com o São Paulo o título de banheira mais problemática.

Nemo

Embora o material de origem russo/soviética seja inferior ao ocidental ainda sim pode ser muito util quando corretamente utilizado. O que nem mesmo os russos fazem!
Nesta torcida maluca que virou a guerra o pessoal parece ter se esquecido de como o ocidente prioriza o profissionalismo enquanto a russia insiste em práticas ineficientes!

Andre

O problema é que ninguém nunca soube como usar….

A6MZero

Um off topic interessante sobre a marinha russa, estão reportando que o Admiral Kuznetsovsofreu um novo incêndio o segundo desde de que ele está parado para a modernização…

Dalton

Aproveitando que o “Kursk” foi mencionado uns dois meses atrás foi publicado que o filho de um dos que sobreviveram a bordo por umas poucas horas após a grande explosão que condenou o submarino foi morto na Ucrânia.
.
O jovem de 25 anos Danis Ishmuratov era filho de Fanis Ishmuratov subtenente no compartimento 7 portanto mais a ré no submarino o que permitiu uma sobrevida de algumas poucas horas após explosão na sala de torpedos, compartimento 1.
.
R.I.P.
.

Fernando Vieira

Fico pensando nos últimos momentos desse marinheiro. O submarino morto, no fundo do mar, ele batendo no casco tentando chamar a atenção para um resgate que nunca veio. Acho que teria sido melhor ter morrido na explosão inicial ou como morreram os tripulantes do ARA San Juan. Que as duas tripulações descansem em paz.

E uma guerra idiota ainda leva o filho do marinheiro para junto dele antes da hora.

Dalton

Na época Fernando comprei um livro de bolso sobre o acontecido que se não trouxe nada de muito novo já que compilou uma série de reportagens trouxe a visão do autor sobre o que possivelmente aconteceu onde lembro por exemplo do oficial mais graduado que sobreviveu àquelas poucas horas a mais escrevendo com dificuldade por conta do frio e pouca iluminação até quase o fim tentando encorajar seus companheiros de que o resgate estaria a caminho. . Teria sido melhor uma morte rápida e fazendo um paralelo ainda mais sinistro se tem os 3 tripulantes que permaneceram vivos após o… Read more »

IvanF

Achei interessante essa classe de submarinos possuir um “escape pod”, outro submarino já teve esse recurso? Ou isso surgiu depois do acidente com o Kursk?

Uma dúvida que fiquei também é se cabe todo mundo dentro desse pod, difícil ter uma noção de escala pelo desenho.

Dalton

Ivan…o “Kursk” tinha um “escape pod” mas a explosão foi tão violenta que matou de imediato quase toda a tripulação e os que sobreviveram a ela abrigados a ré por algumas horas a mais não puderam acessar o “pod” por conta dos compartimentos inundados a frente deles se é que o “pod” não havia sido danificado.
.
O “pod” é capaz de abrigar toda a tripulação uns em cima dos outros literalmente para uma viagem curta até a superfície mas há quem as veja como pouco úteis e no caso do “Kursk” certamente em nada ajudou.

IvanF

Por essa resposta eu não esperava! kkkk
De fato, acho que dá pra se colocar em cheque a utilidade desse pod, vide que existia no Kursk e de nada serviu.
Talvez se houvessem dois ou três pods menores ao longo da embarcação seria mais eficaz, ou não rsrsrs.
Os EUA implantaram o programa SUBSAFE após o acidente com o USS Thresher, talvez uma melhor abordagem para não perder um submarino por acidente mas, literalmente, tem seu custo.

Camargoer.

Caro Ivan. Existem vários tipos de acidentes. Alguns são tão graves e violentos, que não há como salvar a tripulação. Outros são igualmente graves mas não tão violentos, dando a chance para a tripulação ser resgatada de algum modo. Sem o dispositivo, todos os acidente teriam o mesmo desfecho.

IvanF

Em particular, falando dessa capsula de salvamento, há registro de ter sido utilizada com sucesso num caso real?

Camargoer.

Olá Ivan. Desconheço. Os últimos acidentes com submarinos que eu lembro foram colisões, os naufrágios dos submarinos indonésio e argentino, ambos sem cápsula, e o Kursk. Não lembro de outros naufrágios nos últimos 20 anos.

Dalton

Camargo, respondendo a você e ao Ivan houve uma única vez em que o “escape pod” foi utilizado que foi no caso do submarino K-278
cujo incidente pode ser pesquisado para maiores detalhes.
.
Resumindo, o submarino conseguiu alcançar a superfície e depois de algumas horas afundou com 5 tripulantes ainda a bordo que então
entraram no “pod” e o ejetaram mas apenas 1 deles sobreviveu às
péssimas condições de mar e temperatura.
.
Aproveito para desejar a todos um Feliz Natal !

Camargoer.

Olá Dalton. Obrigado. Salvou um. Já mostrou que é importante. Boas festas e feliz 2023;

Frederico Boumann

Fico imaginando, se ocorresse como ocorreu com o caso do projeto norte-americano (SSN Classe Los Angeles) que nos foi oferecido via espionagem. Se nos fosse oferecido esse projeto… será que valeria o imbróglio diplomático? Obviamente incluso o projeto dos mísseis Bulava. Vai que…

Dalton

A US Navy comissionou seu último submarino classe Los Angeles o USS Cheyenne em 1996, então o que seria vendido ao Brasil seriam segredos sobre a propulsão nuclear dos submarinos classe Virginia o primeiro dos quais entrou em serviço em 2004. . O submarino da matéria é um SSBN e nunca o governo russo iria “vender” informações sobre ele muito menos sobre os SLBM Bulava. Uma coisa é um acordo com o governo russo para auxílio com tecnologia nuclear para submarinos outra coisa muito diferente seria compartilhar seus SSBNs e SLBMs com o Brasil que deseja um SSN não um… Read more »

Frederico Boumann

Dalton, bom dia! Obrigado ao esclarecer sobre a classe do SSN do qual me enganei, a espionagem industrial ofereceu ao Brasil o segredo da propulsão nuclear da classe Virgínia. Entretanto, em seu segundo parágrafo ficou claro que você não entendeu o que eu disse no meu comentário; “O submarino da matéria é um SSBN e nunca o governo russo iria “vender” informações sobre ele muito menos sobre os SLBM Bulava. Uma coisa é um acordo com o governo russo para auxílio com tecnologia nuclear para submarinos outra coisa muito diferente seria compartilhar seus SSBNs e SLBMs com o Brasil que… Read more »

Dalton

Independentemente de nem sempre se interpretar um comentário de forma correta acho que fui levado também a dispensar um possível russo vendendo segredos de seu país, pois normalmente o que se vê é ocidentais vendendo segredos aos russos e outros então abordei de outra forma seu comentário. . Mas assumindo sua hipótese acredito que o governo brasileiro teria agido da mesma forma que agiu com os EUA, ou seja denunciando os infratores evitando problemas com a Rússia e não compactuando com um crime severo. . Como você sabe os “espiões” no caso da venda de segredos americanos alegaram que ficariam… Read more »