O grupo de ataque do porta-aviões Liaoning da Marinha do Exército de Libertação Popular (PLAN) está agora operando no Mar das Filipinas, de acordo com o Ministério da Defesa do Japão.

Enquanto isso, um navio de pesquisa da PLAN entrou nas águas territoriais do Japão na segunda-feira e dois bombardeiros chineses H-6 voaram para dentro e para fora do Oceano Pacífico na tarde de segunda-feira, de acordo com comunicados à imprensa do Joint Staff Office (JSO) do Ministério da Defesa.

Às 10h de quinta-feira, o porta-aviões Liaoning (16), acompanhado pelo cruzador Anshan (103), destróier Chengdu (120), fragata Zhaozhuang (542) e navio rápido de apoio ao combate Hulunhu (901), foi avistado navegando para o sul 440 quilômetros a oeste da Ilha de Fukue, no Mar da China Oriental, de acordo com um comunicado de sexta-feira do JSO. Às 12h, o cruzador Wuxi (104) foi avistado navegando para sudeste em uma área 420 quilômetros a oeste da Ilha de Fukue. O Wuxi então se juntou ao Grupo de Ataque do Liaoning e todos os seis navios navegaram para o sul juntos através do Estreito de Miyako para o Oceano Pacífico na sexta-feira.

O Liaoning lançou e recuperou seus helicópteros enquanto estava no Mar da China Oriental, de acordo com o comunicado do Ministério da Defesa do Japão. O destróier da Força Marítima de Autodefesa do Japão JS Kirisame (DD-104), juntamente com uma aeronave P-1 Maritime Patrol Aircraft (MPA) da Fleet Air Wing 4 da JMSDF estacionada na Naval Air Facility Atsugi, Honshu e uma aeronave P-3 MPA da Fleet Air A ala 5 da JMSDF estacionada na Base Aérea de Naha, Okinawa, monitorou o grupo de ataque da PLAN.

No sábado, às 11h, o Liaoning – junto com Wuxi, Chengdu, Zhaozhuang e Hulunhu – foi avistado em uma área 260 quilômetros a sudoeste da Ilha Oki Daito, de acordo com um comunicado de domingo do governo japonês. Oki Daito faz parte do grupo Daito Islands, que fica a sudeste de Okinawa, no Mar das Filipinas. O Liaoning realizou operações de voo de seus caças e helicópteros embarcados das 11h às 17h. O destróier Kirisame continua a seguir o grupo e as aeronaves de combate da Força Aérea de Autodefesa do Japão decolaram em resposta aos caças da PLAN decolando do Liaoning, de acordo com o comunicado.

O Grupo de Ataque (CSG) do Liaoning foi desdobrado na mesma área pela última vez em maio, quando realizou exercícios por mais de duas semanas. Dos sete navios que acompanharam Liaoning então, apenas o Chengdu e Hulunhu estão com o atual CSG. Vários outros navios da PLAN também estão operando no Oceano Pacífico, com um grupo de ação de superfície composto pelo cruzador Lhasa (102), destróier Kaifeng (124) e navio de reabastecimento Taihu (889) transitando pelo Estreito de Osumi para o Oceano Pacífico na quarta-feira. Enquanto isso, na quinta-feira, o destróier Taizhou (138) transitou pelo Estreito de Miyako no Oceano Pacífico. O destróier Nanjing (155) e a fragata Anyang (599) transitaram para o Oceano Pacífico através do Estreito de Miyako em 3 de dezembro.

Na segunda-feira, às 3h20, um navio de pesquisa hidrográfica da PLAN foi avistado navegando para o oeste em uma área 50 quilômetros a sudeste da ilha de Tanegashima, parte do grupo de ilhas Osumi que fica ao sul da ilha principal de Kyushu, de acordo com um comunicado divulgado. pelo Ministério da Defesa do Japão.

O indicativo visual do casco fornecido identificou o navio como Chen Jingrun (26). O navio da PLAN entrou na zona contígua do Japão ao sul de Tanegashima e às 6h50. Em seguida, entrou nas águas territoriais do Japão ao sul da ilha de Yakushima e deixou as águas territoriais do Japão a oeste da ilha de Kuchinoerabu às 10h30 e navegou para o sudoeste. Um P-1 MPA da JMSDF da Fleet Air Wing 1 baseado na Base Aérea JMSDF Kanoya, Kyushu monitorou o navio da PLAN, de acordo com o comunicado.

Na tarde de segunda-feira, dois bombardeiros chineses H-6 voaram do Mar da China Oriental e passaram pelo Estreito de Miyako para o Oceano Pacífico antes de retornar a um ponto a sudeste da Ilha Oki Daito e transitar pelo Estreito de Miyako para o Mar da China Oriental, de acordo com um comunicado de imprensa da JSO divulgado na segunda-feira. Caças da JASDF foram acionados em resposta.

FONTE: USNI News / FOTOS: MoD do Japão

NOTA DA REDAÇÃO: Os EUA classificam dos destróieres Type 055 da China como cruzadores.

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luis Carlos

A China vai se ambientando com a nova situação de maior protagonista mundial que se desenha.

MFB

Primeiro tem que derrubar a única super potência mundial. E o GAP tecnológico ainda é absurdo.

Luis Carlos

Super-potência mundial.
Discordamos!!!!!!!

Slow

Cri cri cri …

Kkkkk

Dalton

Ah é ? Dias atrás o USS Portland recuperou do Pacífico a capsula Orion grande o bastante para acomodar 4 pessoas que orbitou a Lua, algo semelhante feito pela última vez 50 anos atrás com a Apollo 17 e que pretende levar a primeira mulher a superfície lunar em 2026 enquanto os caras da foto tratam as mulheres como “lixo” !!
.

Leandro Costa

E que inclusive acabaram de, mais uma vez, proibir mulheres cursando faculdade.

WSilva

”E que inclusive acabaram de, mais uma vez, proibir mulheres cursando faculdade.” O papel da mulher no mundo sempre foi muito simples e objetivo, é por isso as sociedades deram certo, é uma questão de entender o seu lugar mundo. Se a mulher tivesse batido de frente desde o inicio contra os homens, hoje teriamos escassez de mulher no mundo todo pois seriam mortas até aprender ou aceitar o destino escolhido pelo mais forte(fisicamente), isso até aconteceu mas em pequena escala. Porém, acho justo muitos dos direitos adquiridos pela mulher(com minha visão ocidentalizada), mas atualmente já consigo ver movimentos indo… Read more »

VKS

Faz tempo que não vejo um comentário tão lúcido como este.

Leandro Costa

Olha eu vejo grupos de movimentos bem radicais de tudo. De pessoas insistindo em superioridades de uma raça sobre outra, de um gênero sobre outro, de ‘múltiplos gêneros’ sobre outros, etc. Todos esses se acham no direito de fazerem o que quiserem e de angariarem privilégios sobre outros. Isso é tudo balela. Todos deveriam ser iguais. Todos tem a contribuir de alguma forma e sempre vai existir alguns que vão se sobressair de seus ‘papés naturais’ em outras tarefas e isso é normal. Ao invés de serem execrados como as exceções que são, deveriam ser acolhidos porque vão contribuir. Mas… Read more »

Allan Lemos

Perfeito. O papel do homem é um, o papel da mulher é outro. Esse foi um conceito muito bem compreendido durante a maior parte da história da humanidade, por isso ela evoluiu.

Tentar fazer com que a mulher assumisse o papel do homem e vice versa através de uma igualdade ilusória criou uma situação insustentável a longo prazo, é por isso que a civilização ocidental está se destruindo de dentro para fora.

jairo

Taliban nao existe apenas no afeganistao. Esse comentario prova isso.

Allan Lemos

Caro Dalton, se é a cultura deles, tem que se respeitar. Essa ideia de achar que todos os países têm que “seguir o exemplo” do Ocidente nessas questões sociais não passa de neocolonialismo.

Dalton

Não é apenas o “Ocidente” caro Allan que condena o Taliban e não acho que se deva “respeitar” as atrocidades que eles cometem por lá mas, é um direito seu pensar assim, garantido inclusive pela maior liberdade de pensamento por aqui.

André Macedo

Engraçado você falar isso quando os Taliban foram inicialmente financiados pelos civilizados americanos a quem você se refere, “democracia e liberdade… para nós, apenas” kkkkkkkk

Leandro Costa

Errado. Os EUA armaram guerreiros tribais Mujahedeen para lutarem contra os soviéticos. Os Talibans surgiram lá por meados da década de 90 e tomaram o poder desses líderes tribais.

André Macedo

Ah, por favor, só pode ser piada. A Operação Ciclone acabou oficialmente em 1992, apenas 4 anos antes da tomada de poder pelo Talibã, já havia muitas críticas na época pois muitos grupos que formavam os Mujahadeen tinham ideias fundamentalistas (obviamente não havia o Talibã oficial, mas a semente já estava bem mais que plantada). Você acha que as armas, grana e treinamento de soldados fornecidos pelos EUA simplesmente desapareceram quando os soviéticos foram expulsos? Isso sem falar que os países que mais apoiaram o Emirado foram os que também receberam fundos da Operação, além de agir como intermediários (Arábia… Read more »

Last edited 1 ano atrás by André Macedo
André Macedo

E outra: É um tanto quanto ingênuo achar que o Talibã simplesmente surgiu e tomou o poder dos líderes tribais.
Eles tinham apoio de líderes e de boa parte da população (como tem hoje, infelizmente).

Leandro Costa

André, é óbvio que os talibãs não sairam de uma caixinha que dizia ‘quebre aqui para fundamentalismo extremo’. Foi uma construção, como qualquer sociedade. Óbvio que os Americanos sabiam disso. Para vocês é fácil relativizar qualquer coisa, arranjar qualquer motivo para criticarem quem quer que seja. Mas o fato é que o contexto importa, e para dar uma pernada nos Soviéticos, a expressão ‘o inimigo do meu inimigo é meu amigo’ é muito real. E assim foi. Os EUA ainda mantém boas relações com diversos países que são usados para conter países considerados piores. Arábia Saudita é um deles, e… Read more »

André Macedo

Tudo bem, vamos ignorar totalmente as bases da geopolítica, analisar apenas as causas imediatas e ignorar todo o processo que levou a isso, afinal, o Talibã e o fundamentalismo apareceram de um dia pro outro não é? Com certeza a CIA não sabia das tendências fundamentalistas de grande parte do grupo que estava armando e com certeza era algo super difícil de prever, com certeza 4 anos é um tempo extremamente longo pra eles se desenvolverem do zero e totalmente fora do radar da CIA. Você diz que é “óbvio que os americanos sabiam disso”, depois diz que eles não… Read more »

Last edited 1 ano atrás by André Macedo
Leandro Costa

É quase que exatamente isso que escreveu: “Os EUA armaram grupos fundamentalistas que traziam a semente ideológica do Talibã, ignorando completamente o mal que estavam criando na sociedade afegã e no mundo em prol de prejudicar os soviéticos.” O mal maior naquele momento eram os Soviéticos e valia praticamente tudo para contê-los. Não ignoraram completamente o mal que estavam criando, ou melhor alimentando, porque a idéia era que os fundamentalistas afegãos jamais conseguiriam se voltar contra os EUA porque não se imaginava jamais de que ‘sairiam da toca’ uma vez que expulsassem os soviéticos, e nem que morderiam a mão… Read more »

Fernando Gouveia

“Você diz que é “óbvio que os americanos sabiam disso”, depois diz que eles não podem enxergar o futuro, então eles sabiam ou não? Como isso funciona? Kkkkkkkkkkkk” kkkkkkkkkkk A Claudinha tá empoderado em defender a narrativa americana de qualquer jeito. Como você bem disse, as sementes já estavam ali, nenhuma inteligência do mundo não concluiria no que viria a se tornar os fundamentalistas islâmicos do mujahideen, ainda mais fundo, a CIA financiou majoritariamente a organização Hezb-e Islami que tinha como cmdt, Gulbuddin Hikmatyar, se a CIA concluiu que esse carinha aí não viraria a ser o que se tornou… Read more »

leonidas

Em algum momento a cultura de muitos lugares do mundo era ter pessoas como escravas, e isso antecede em muito a escravidão atlântica.
Fica a dica…

Leandro Costa

Não se preocupe. Tenho certeza que assim que o Aquaman tomar o poder em Atlântida ele vai libertar os escravos porque ele é um cara legal e tal.

leonidas

Prefiro acreditar que esta sendo irônico (ainda assim esta falando bobagens) do que achar que vc realmente desconhece o termo “escravidão atlântica” rs

Leandro Costa

Leonidas, esse termo para mim é moderno e eu vou sempre fazer piada toda vez que eu vejo ‘Escravidão’ e ‘Atlântica’ juntos hehehe. Simplesmente não me contenho.

Mas sim, eu concordo com você que a escravidão vem desde antes do Homo Sapiens Sapiens aparecer, e muito muito muito muito antes do tráfego de escravos Africanos pelo Atlântico. Os motivos eram inúmeros, geralmente perdedores de guerras ou disputas eram escravizados, não necessariamente devido à cor da pele.

AMX

Perfeito.
Essa é a verdade, e muitos hj teimam em não aceitá-la.

André Macedo

Vai demorar mais um pouco pra China contestar a liderança dos EUA no cenário global (especialmente com relação à projeção de poder), mas regionalmente eles já conseguem fazer frente aos americanos com folga.

RSmith

André discordo respeitosamente vossa avaliação….. A China Já estar ha algum tempo “A Contestar” a liderança dos EUA …. se vai ter sucesso e “desbancar” Tio Sam …. quem viver, vera!

André Macedo

Quando falei da projeção de poder falo principalmente das bases americanas espalhadas pelo mundo e seus inúmeros strike groups com PAs, mas pro cenário atual, onde o importante pra China é a superioridade regional, ela está extremamente bem equipada.

Manus Ferrum

Esses navios são poder de fogo pesado e concentrado

Cristiano Salles (Taubaté-SP)

O que dá raiva é que os chineses vieram aprender a fazer satélites aqui no Brasil na década de 90 no CTA…, satélites simples de metereologia…, o Brasil tinha mais conhecimento científico do que os chineses…, e hoje…, praticamente 30 anos após, eles estão anos luz a frente do Brasil…, que infelizmente com essa mentalidade latina…, ficamos nessa guerrinha política que nunca acaba e ficamos parado no tempo ou num desenvolvimento ínfimo para um país como o nosso…

Abraço a todos…

Fiquem com DEUS…>>>

Dalton

Será mesmo Cristiano ? A China lançou seu primeiro satélite 52 anos atrás em 1970
detonou sua primeira bomba atômica em 1964 e comissionou seu primeiro submarino de propulsão nuclear em 1974, não era muito bom, mas, mesmo assim 50 anos antes do
futuro “Alvaro Alberto”.

leonidas

Na verdade lembro de ter comprado uma edição da revista Tecnologia e Defesa no ano de 1989.
E lá estava uma reportagem da MECB (missão espacial completa brasileira) onde era sondada uma possível transferência de tecnologia dos foguetes chineses Long March para nosso futuro veiculo lançador que na ocasião (quase 33 anos atrás) estava por assim dizer como esta hoje… rs

Last edited 1 ano atrás by leonidas
Macgaren

Um conflito China x Japão tem capacidade para bagunças a economica mundial de forma profunda.

Russia e ucrania que não possuem um decimo do tamanho já fazem isso com mérito.

WSilva

Japão? rs

Thiago A.

Sim, aquele país que ocupou boa parte da China . Econômica e demograficamente inferior, nos números, ao império Russo e Qing. Nada disso foi empecilho para a vitória do Japão sobre esses dois impérios. Não pare na superfície dos números, a qualidade também importa.

Neto

Observando a quantidade no convés de +- 20 aeronaves do tamanho do SU-33, penso que um NAe com esta capacidade de aeronaves, porém bem menores, é um tipo de vaso relevante em uma guerra aeronaval.
.
Mesmo com espaço para armazenar talvez a mesma quantidade no hangar do navio, penso que toda a movimentação oportunizaria apenas parte dos 20 no convôo como operáveis em tempo de reação.
.
Vejo um indício interessante nesse pensamento.

Leandro Costa

É interessante sim, Neto. Mas temos que pensar na taxa de surtidas sustentável por um navio desse tamanho antes que ele precise se reabastecer de combustível e munições.