Navio de guerra tailandês afunda após falha na propulsão em forte tempestade, dezenas ainda estão desaparecidos

12

BANGKOK, (Reuters) – Militares da Tailândia mobilizaram navios de guerra e helicópteros nesta segunda-feira (19) para tentar localizar 33 fuzileiros navais desaparecidos depois que uma corveta afundou durante a noite em águas agitadas no Golfo da Tailândia, informou a Marinha.

Três navios da marinha e dois helicópteros foram enviados para encontrar os desaparecidos na província de Prachuap Khiri Khan, ao sul de Bangkok, depois que o navio de guerra HTMS Sukhothai (442) sofreu uma falha na propulsão e afundou pouco antes da meia-noite, a cerca de 20 milhas náuticas da costa.

Uma missão de resgate durante a noite em mau tempo garantiu 73 das 106 pessoas a bordo, informou a Marinha, com as 33 restantes forçadas a abandonar o navio.

A marinha postou imagens e vídeos em sua conta no Twitter mostrando um grupo de militares em coletes laranja em uma balsa inflável preta se afastando de um navio na escuridão enquanto as ondas cresciam ao seu redor. Não ficou imediatamente claro quantas balsas foram lançadas.

A Sukhothai, uma corveta construída nos Estados Unidos em uso desde 1987, foi atingida por fortes ondas no domingo, forçando-a a inclinar-se para um lado antes de ser inundada pela água do mar, disse o porta-voz da Marinha, almirante Pogkrong Monthardpalin.

Uma imagem compartilhada pela marinha mostrava o navio cinza adernado, enquanto outra imagem em uma tela mostrava a proa do navio e uma torre de canhão aparecendo acima da linha d’água enquanto ele afundava.

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Trindade

Que desastre heim?!?

Moriah

Esse navio era um projeto fora da curva americana, num estilo bem mais europeu que as “caixas” oferecidas para a USN e os “mercantes” do USCG. Um triste fim…

Leandro Costa

Muito triste.

Burgos

Lamentável 😞
Agora acionar o SAR e tentar localizar as outras 33 almas desaparecidas.

parabellum

Me dá arrepios de como (não) ficará nosso SAR no ano que vem. Sair para pescar será uma roleta russa. Ficaremos dependentes da China ou EUA enviarem seus meios para uma eventual busca e salvamento.

AMX

Quê??…

Glasquis 7

É ideia minha ou ouve demora em acionar os protocolos de evacuação?

Digo isto por que os desaparecidos são todos fuzileiros, não fazem parte da tripulação, deveriam ter sido evacuados antes que os oficiais, salvo engano.

GUPPY

Aguardemos mais detalhes dessa tragédia.

regis

triste fim, lamentavel perda humana, uma corveta bem armada.

Dalton

Lembrei da corveta Camaquã que afundou em 1944 atingida por grandes ondas com mais de 30 mortos incluindo o comandante CC Gastão Monteiro Moutinho que daria nome
ao bem conhecido NSS que serviu a marinha entre 1973 e 1996.

Angelo

Mas q tragédia humana e monetária…um bichão desses emborcar e afundar…

Franz A. Neeracher

Não havia sequer coletes salva-vida para toda a tripulação!!!