Esquadrão HU-2 alcança um marco histórico de disponibilidade dos meios

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No dia 05 de janeiro de 2023, o 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2) alcançou um marco histórico de disponibilidade de meios, com o acionamento simultâneo de nove aeronaves, que representa 100% da diagonal de manutenção.

Tendo em vista o nível de complexidade das aeronaves UH-15, UH-15A e AH-15B, tal feito evidencia o profissionalismo e o comprometimento da tripulação deste Esquadrão, com destaque para as equipes do Departamento de Manutenção, somado ao apoio providencial prestado pelo Grupo Aéreo Naval de Manutenção (GAerNavMan), principalmente nas inspeções AT, onde são realizadas as inspeções e intervenções mais complexas entregando as aeronave prontas para utilização. Ademais, o eficiente suporte logístico contratado e mantido pelo Ministério da Defesa, capacita esta Unidade Aérea para se manter em condições de pleno emprego operativo.

Em seguida, foi realizado um adestramento de voo em Esquadrilha, com quatro aeronaves em formatura tática, mantendo o elevado adestramento das tripulações para liderança e navegação com alas. Dessa forma, o EsqdHU-2 entrega para a Aviação Naval e para a Marinha do Brasil, meios de elevado valor militar, para a proteção do nosso território e de nossa Amazônia Azul, a fim de contribuir para o cumprimento das tarefas do Poder Naval, em especial para na Projeção de Poder sob terra, seja ela diurna ou noturna.

FONTE: Comando da Força Aeronaval

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Camargoer.

Que Legal, Imagino o barullhão. Aqui em casa, de vez em quando uma esquadrilha de 3 ou 4 T27 passam nem tão baixo e todo mundo sai na rua para ver…. imagina 9 helicótpteros destes juntos… só falta tocar Wagner junt0.

Andre

vc está cheirando muito napalm pela manhã hahahahah

Camargoer.

I love the smell of chanel no 5 in the morning.

Cristiano Salles (Taubaté- SP)

kkkkkkkk

Fernando

Eu estou em São Pedro da Aldeia. Infelizmente os nove juntos não passaram aqui mas consegui vê-los voando em formação de pares da minha janela.

Camargoer.

Show.

Maurício.

Camargoer, um tempo atrás, um do EB veio aqui no 19º BIMtz, o “19” em São Leopoldo RS, vi ele voando bem baixo, coisa linda, e faz um barulho enorme, imagina 9 juntos mesmo.

Camargoer.

Olá M. Outros colegas já comentaram que o som do M225 é show. Já pensou colocá-los todos, os da MB, FAB e EB juntos? Talvez em Santa Cruz que é bem aberta e tem um pátio enorme…. mais de 40 fazendo barulho…

Luiz

Moro em Taubaté-SP, aqui é comum com os Helicóptero do EB. 1BAvEx, 2BAvEx, CAvEx e afins kkkk. Vira e mexe passam em grupos de 2, 4 ou 5 aeronaves.

Camargoer.

Olá Luiz. Espero que eles tenham restrição de horário. riso. Ainda lembro de uma visita que fiz em Pirassununga para ver a Esquadrinha da Fumaça…. teve um momento em que eles ligaram todos os sete aviões (acho que eram sete). Muito barulho. riso

Cristiano Salles (Taubaté- SP)

Verdade…, passam sempre helicopteros aqui por cima, o barulho dos Phanter são os mais bonitos…, prazer Luiz…, legal ter um conterrâneo aqui…

Abraço…

Fique com DEUS…>>>

Alexandre

Nada como um dia atrás do outro, vc lembra Camargo, que algumas pessoas falavam mal desse helicóptero, tipo Kombi voadora, voa 10 horas e para, etc, etc… Parece que a realidade é bem diferente e a disponibilidade é alta, nunca um deles se acidentou aqui no Brasil e mesmo no exterior, foram poucos acidentes.
Ao contrário de alguns helicópteros que essa galera dizia que eram melhores e que vivem dando problema.
O NH 90 é um exemplo disso, uma verdadeira bomba.

Luiz Blower

Fiquei confuso agora com as nomeclaturas (aliás, uma cosia que não sei porque existe é essa salada de nomeclaturas nas FFAA.. as da MB então, infernais). Entendo que o AH-15B é o que lança Exocet… agora qual as diferenças entre o UH15 e UH15A? Equipamento de SAR?

BK117

UH-15A é a versão CSAR. Tem equipamentos de autoproteção e detecção (RWR, LWS, MWS, Chaff/Flare), FLIR, PLS (Personal Locator System), farol de busca, etc. Nesse link descreve bem: Esquadrão HU-2 recebe a aeronave N-7201, primeira na versão C-SAR | ComForAerNav (marinha.mil.br)

Camargoer.

Olá Luiz. O MinDefe precisa unificar os códigos de armas e equipamentos e armas das trẽs forças.

Willber Rodrigues

Resolveram definitivamente aquele problema com a caixa de engrenagens que esse heli tinha no começo da operação, ou o problema ainda persiste?

Bille

Ainda não. Já tem um boletim pra isso, mas ainda não começou a ser implementado. Tá no processo. E não é uma nova XMSN, é só um bacalhau.

Tallguiese

Olha só, um elephant walk só de helicóptero “super gatos”. Gostei! O FAB cadê o seu?

Last edited 1 ano atrás by Tallguiese
Bille

Depois de uma dessas, umas 6 aeronaves entram pro hangar pra manutenção de grande monta kkkkk (espero que não mas a experiência diz que sim…)

Maurício.

Ué, achei que a tal “Kombi” que muitos diziam, nem voava mais…rsrsrs.

Thiago A.

Eu estava escrevendo isso nesse exato momento, você estragou meu prazer rsrs… tinha gente jurando que teríamos péssimas novidades, que seriam rainhas de hangar , que seriam devolvidos ou sucateados em breve,..etc, etc, etc …

Marcos Silva

Corrigiram o problema da MGB?
Não. Então não se iludam com essa demonstração.

Ivan herrera

Kkkkkkkkkkkkkk

Camargoer.

Photoshop. São miniaturas Revell penduradas com linha de pesca. Não tem vídeo. Não pode. Nunca aconteceu.

Marcos Silva

Não é photoshop Camargoer. Não disse que não ocorreu. A questão é:qual será a frequência desse acontecimento? Foi realmente sanado o problema da MGB?
Lembre-se: todos desciam a lenha na fab e seus ah-2 e a força frz essa demonstração ai. Praticamente todos os Hinds voaram. E o final da história é bem conhecido.

Douglas

Achei matérias de 2015 que relatam que as aeronaves em questão já estavam recebendo a nova MGB.

Marcos Silva

Matérias diziam que a fab estava satisfeita com o Hind…
Enfim.

Thiago A.

Eu não observei( posso estar enganado, então corrija-me se você tem informações
que apontam o cont6 ) os Hind voando e participando de operações com a mesma frequência do H225m. A Kombi, tadinha, descem lenha nela, mas está sempre presente . No mínimo a equipe de manutenção da MB deve ser feita de bruxos ou adquiriu um bom domínio sobre a máquina. O pessoal vive apontando a importância das instalações em Sete Lagoas da IDV no caso Guarani, mas por pura birra com os franceses quer negar a relevância das instalações da Airbus.

Marcos Silva

Pare de se fazer de idiota Thiago., Vc entendeu o que que eu escrevi. E muito bem. O fato é que quando todos aqui falavam da falta de manutenção dos ah-2 da fab não era por incompetência da fab,mas da falta se assistência dos russos. Deu no que deu. A despeito da fab colocar se não todos,quase todos,em voo uma vez simultaneamente. Vai negar os fatos? Agora o fato é que a MB colocou todos esses H-15 ai em voo simultâneo DESSA VEZ!
AGORA,na sua infinita sabedoria,quantas vezes mais isao irá ocorrer? Vc garante isso?

Last edited 1 ano atrás by Marcos Silva
Thiago A.

Calma pimpolho. Só responde se você observou os Hind voando e participando de operações com a mesma frequência . São 10 anos que vivem apontando só defeitos nessa aeronave, vivem de ilações más os fatos sempre contrariando as birras…

Marcos Silva

E foi embora….

Santamariense

As MGB não funcionam hoje, nem nunca, como deveriam funcionar da maneira que foram projetadas. Não é birra…é uma verdade. O helicóptero é inoperante? Não. O helicóptero é inútil? Claro que não. O helicóptero voa sem restrição alguma, de nenhum tipo? Também não. Portanto, nem 8 nem 80. Simples assim.

Carvalho2008

Mestre Mar os Silva, e como avaliar que a indústria off shore continua comprando o modelo?

Marcelo

Esqueçam isso,a Helibras (Airbus) em minas gerais fornece apoio em manutenção de grande monta para os 50 helicópteros adquiridos para as 3 forças no governo Lula.
Faz o L !

Frederico

Que me perdoem, mas que matéria tosca. Eleva-se algo que deveria ser natural, pois é da natureza militar, manutenção e prontidão, a algo excepcional. Pobre forças armadas que se vangloria do básico do básico.

Camargoer.

A imagem é show. Só faltou o audio.

Carlos Campos

Tem não tem ideia do que tu ta falando, a média de disponibilidade dos helis em forças armadas mais ricas é de 60 por cento, 100 por cento mesmo em período de tempo é algo surreal.

Frederico

A MB demonstrar capacidade de manutenção e prontidão de sua numerosa frota de nove, digo nove, helicópteros.
Perdão, realmente é surreal!!!

Grifon Eagle

Esses helicópteros são muito tops, tomara que a MB chegue às 37 unidades o quanto antes conforme previsto, pois ela merece ter uma aviação top.

Santamariense

37 unidades previstas do H225M para a MB?? Eram 16, sendo 5 da versão antinavio AH-15B, mas uma delas foi cancelada, em troca do recebimento de 15 H125 Esquilo, que irão substituir os IH-6B Jet Ranger III no HI-1 da MB. Então, a MB vai receber um total de 15 H225M.

Grifon Eagle

Dúvida: Atualmente a MB possui 22 blindados Mowag Piranha. Se aumentássemos essa frota de blindados por +50, totalizando 82 Mowag Piranha, seria ótimo ou desnecessário?

Camargoer.

Provavelmene desnecessário.

Grifon Eagle

Obrigado 🙂

Dúvida: E o Navio Doca Multipropósito? a MB só tem 01 que é o Bahia, se tivéssemos 04 Navios desse, seria bom ou desnecessário? O que chama atenção é que eles são usados também como apoio logístico. A MB só tem 01 NapLog (Navio de Apoio Logístico), que é utilizado como Navio-Tanque.
O veículo de desembarque anfíbio, temos 49 em operação. Se aumentássemos a frota para 72, seria viável ou desnecessário também?

Samuca cobre

Tudo o que você falou é super necessário!!!
O dobro ou triplo!!!

Camargoer.

Olá Grifon. Eu não sei. A marinha inglesa operou apenas o HMS Ocean (atualmente A140 na MB) e a marinha francesa operou apenas dois navios da classe Foudre (atual G40 na MB). A MB opera hoje 3 navios da classe Mistral. Deste modo, fico com a impressão que seria suficiente a MB operar dois navios destas classe, mas sinceramente não vejo necessidade de aumentar o tamanho da frota de veículos de desembarque. Neste momento, a MB precisa concluir os quatro Scorpenes e iniciar o SN10 e dar prosseguimento á construção doa FCT (serão 4, mas é preciso exercer a opção… Read more »

Camargoer.

correção. A marinha francesa opera hoje trẽs navios da classe MIstral.

Grifon Eagle

Concordo, acho que a MB tendo o Mowag Piranha, causa uma certa dependência da Suíça que é o país fabricante do veículo, nisso, o Guarani 6×6 seria bastante essencial para a nossa MB, pelo menos 40 unidades dele. De fato a nossa Marinha precisa concluir o ProSub que são os 04 Submarinos Scorpéne e o SN Álvaro Alberto, além de concluir até 2029 as 04 Fragatas Tamandaré e estender esse número para 12 Fragatas. O Brasil precisa fechar uma parceria com outro país para poder construir um Porta-Aviões aqui, igual está fazendo com os Submarinos Scorpéne, pelo qual o Brasil… Read more »

Santamariense

– O Piranha 8×8 é superior ao Guarani 6×6. Quanto à dependência externa, muitos itens do Guarani são fabricados fora do país, começando pelo motor, que é feito na Argentina.
– 12 Tamandaré? Espera sentado….
– o contrato dos Scorpene foi com a França, não com a Espanha.
– a MB não precisa de porta-aviões. Antes de pensar em navio desse tipo, precisa de navios de escolta, navios patrulha costeiros e oceânicos, navios de montagem e varredura, submarinos em maior quantidade, navios tanque e de apoio logístico, navios anfíbios, etc.
– o Brasil tem 23 NaPaOc?? Onde??

Carvalho2008

Mestre Camargoer, a avaliação me parece muito incorreta. Nenhum item é supérfluo da lista que o amigo anterior elencos. Podemos falar de prioridades, mas esta não é a questão. A Inglaterra tem diversos é tinha muitos outros navios além do Ocean. Não apenas lembrar que o Ocean ficou disponível para venda após os 2 novos CVF, que também tem funções anfibias, como também vários outros, isto sem necessitar lembrar das dezenas de navios contratados pela RFA….rapaz, postamos tanto sobre isto nos tópicos anteriores….São dezenas. Quanto ao Brasil, apenas 2 e na prática apenas 1….se afundar, quebrar danificar, acabou, o Brasil… Read more »

Camargoer.

Olá Carvalho. Você tem razão ao dizer que são duas discussões. Uma é a prioridade e a outra é a necessidade. A estratégia de defesa e a doutrina de ação definem o tipo de equipamento necessário. Alguns colegas, por exemplo, defendem o tamanho do EB e do tipo de equipamento em torno de uma doutrina de ocupação de território, sem ao menos questionar se esta doutrina ainda faz sentido. As forças armadas devem ser organizadas e financiadas em torno de sua missão e das ameaças potenciais. Sem esta discussão, fica meio sem sentido dimensionar a quantidade de equipamentos necessários.

Samuca cobre

Precisava no mínimo de 150 unidades!!!
No mínimo… olha o tamanho do nosso país!!!

Grifon Eagle

E Navio Doca Multipropósito, vc acha que seriam quantos?

O colega ali falou que os veículos Mowag Piranha seriam desnecessários aumentar a sua frota para 82. Atualmente a MB possui 22 em operação.

Last edited 1 ano atrás by Grifon Eagle
Carvalho2008

Não necessariamente do seu, mas precisamos de no mínimo, mínimo 6…. E sobre os Blindados, existe uma diversidade de bons modelos, mas eu no momento, ainda ficaria com os M113. E porque? porque cabe em qualquer lugar e navio meia boca ou avião. Eu realmente manteria um número de ao menos 50 deles na versao italiana Arisgator. De novo, porque? Por que com 13 ton ele passa por qualquer porta de desembarque de navio….para se ter uma ideia, A rampa traseira do Ocean que dá acesso à um pontão de desembarque ao mexoflote ou barcaça, tem limite de 13 ton….um… Read more »

Carvalho2008

Isto é um M113 Oceânico capaz de operar em mar4. Arisgator uma versão de kits de instalação italiana
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Carlos Campos

mas ele vai assim metrolhadora acionada remotamente tipo REMAX? e a proteção? a Italia usa isso?

carvalho2008

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carvalho2008

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carvalho2008
carvalho2008
carvalho2008

Faz 11 km/h na agua em mar estado 4…mais que um clanf AAV7

Carlos Campos

obrigado pelas informações, achava que o CLANF era mais ágio, isso me lembrou do projeto turco que tem como DNA uma M113

Carvalho2008

Na água, mesmo triplicando velocidade ainda é uma coisa muito lenta….uma eternidade…. fora da realidade atual….mesmo numa praia sem defesa…

Acho que tínhamos de voltar a pensar em coisas malucas mas que funcionaram e bem no passado

carvalho2008

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Carvalho2008

sim usa…tem uns 30 a 50 deles o custo é de 20% de um AAV7….então vale a pena mesmo sendo menor (10 tropas X 17 tropas)

Camargoer.

Olá Samuca. Os fuzileiros atuam de modo pontual. É uma tropa de intervenção. O tamanho do país não é uma variável para os fuzileiros. Sua função é criar uma cabeça de praia em um desembarque ou atuar como força expedicionária.

Carvalho2008

A vocação dos FN do Brasil não é atuar apenas como cabeça de praia. Quem faz isto e recolhe a força após a cabeça estabelecida são os Russos. Nossa doutrina segue a mesma americana. São a ponta de lança e que além da cabeça de praia , atuarão em profundidade no continente do TO.

Camargoer.

Olá Carvalho. Vocẽ tem razão. Os fuzileiros brasileiros tem um amplo espectro de operações. Obrigado por complementar meu comentário. Ainda assim, são operações focadas. Por isso eu comentei ser incorreto avaliar o tamanho e o tipo de equipamento dos CFN em termos de tamanho do país.

Bardini

O CFN necessitava de no mínimo mais 20 unidades de um blindado como o Piranha IIIC. Isso era o que estava no Pro Adsumus.
.
No entanto, o Piranha IIIC já não é lá grandes coisa, nos dias de hoje. E essa não é a maior das prioridades da unidade.

Last edited 1 ano atrás by Bardini
Grifon Eagle

O Mowag Piranha é só um veículo blindado 8×8 de transporte com armamento metralhadora .762, ele está atualizado e é sim de grande utilidade, tanto ele quanto o M113 cujo a nossa MB possui 24 em operação. Eu sugeria aumentar os M113 de 24 para 53 unidades.

Bardini

Bom, primeiro que em momento algum eu disse que os blindados eram inúteis.
.
Segundo que, comprar mais Piranha IIIC e principalmente mais M113, em pleno 2023, simplesmente não tem sentido. Existe coisa melhor disponível ou coisa mais racional, para o CFN adotar em seu futuro…

Last edited 1 ano atrás by Bardini
Grifon Eagle

Você falou que o Mowag Piranha não é lá grande coisa nos dias de hoje, foi isso o que vc falou.

Se não tivesse sentido em ampliar a frota, porque a MB estaria utilizando-os? O desembarque anfíbio e veículos blindados de transporte são de suma importância para a nossa MB, e não somente embarcações distritais e de esquadra. Tudo é um conjunto e é plausível sim que a MB tenha bons equipamentos e poder bélico também em terra além do mar.

Bardini

“Você falou que o Mowag Piranha não é lá grande coisa nos dias de hoje, foi isso o que vc falou.” . E disso, tu interpretou que os blindados são inúteis. Brilhante! . O Piranha IIIC de fato não é grandes coisa. A própria empresa tem o Piranha V, que vem sendo comercializado e é superior. Quem foi o último comprador do Piranha IIIC? Quando isso ocorreu? . “Se não tivesse sentido em ampliar a frota, porque a MB estaria utilizando-os? ” . Por falar em sentido, essa sua pergunta passou longe de ter um. . O CFN opera Piranha… Read more »

Carvalho2008
Last edited 1 ano atrás by carvalho2008
carvalho2008
Underground

Com a devida vênia, mas a MB precisa muito mais que isso para demonstrar capacidade operacional plena. A MB precisa focar no que é útil e o que não é. Poderia começar se livrando dos A4, que sejamos sinceros, numa guerra de nada serviria. Nem em tempo de paz tem servido. E começar a dar baixa em meios mais antigos. Tudo tem um limite e quando você começa a querer fazer manutenção em coisas antigas, os custos sobem verticalmente.

Grifon Eagle

Concordo, mas os caças A4 estão modernizados e servindo para manter os nossos pilotos em treinamento constante e atualizados. Salvo engano são 05 caças A4 que estão em operação. Ele dispara mísseis ar-ar Sidewinder e MAA1 Piranha. Dispara bombas antinavio também. A MB os mantém em constante treinamento ainda que sem nenhum porta-aviões.

Rinaldo Nery

O Piranha nem foi produzido em escala…

Rinaldo Nery

O que é uma ¨bomba antinavio¨?

Carlos Campos

uma bomba que afunda navio kkkkk

Rinaldo Nery

Nunca vi ou ouvi falar de bomba dedicada a navio.

Carvalho2008

Os A4 em que pese a idade, estão modernizados, atualizados e aptos a qualquer missão. Se tem ou não tem míssil comprado são outros quinhentos…pois deveria ter, então, é o mesmo que falar que o MB346 não t valor de combate, sendo que o A4 modernizado é até hoje ainda é superior a estes lifts

AMX

Linda foto! Que orgulho!
Que venha(m) mais, muito(s) mais!

Bardini

Vendo as fotos, nem parece que dias atrás, quando precisam fazer uma EVAM, titraram um S-70B do meio de um treinamento ASW, para cumprir a missão que deveria ser paga por um destes H225M…

Carvalho2008

Com MGB ou sem MGB, a indústria off shore parece que gosta e continua comprando…então….

Santamariense

Mas, tu tens absoluta certeza de que esses que estão sendo comprados pelas empresas off shore possuem as mesmas MGB dos exemplares das nossas FFAA? Ou elas possuem esses equipamentos total e completamente remodelados e adequados? As MGB dos nossos helicópteros receberam uma solução intermediária, não sendo mais as originais e nem as totalmente novas.

Rinaldo Nery

Creio que não há MGB ¨novas¨.

Santamariense

Pois então, Rinaldo. Pior ainda. Existem as MGB originais, bichadas, e as que receberam uma solução paliativa, que se tornou definitiva…

Rinaldo Nery

Acho q sim.

Carvalho2008

A única absoluta certeza é que a MGB do que sai de fábrica é igual…., para lunha civil ou militar, com ou sem vicios

Luiz Trindade

Camargoer… Eu morei na vila militar desta base e era muito legal ouvir o barulho dos então S-3D, os então PUMA do HU-2, Bell Jet Ranger 206 e Esquilos. Fora ouvir os AT-25 e depois AT-27 voando baixo na vila. Saudades…

Rinaldo Nery

Eu voei esses AT-27.

ADM

BZ ComForAerNav, maior que a ForSup…