‘Think tank’ desenvolve jogo de guerra que simula a invasão chinesa de Taiwan

38

Marines chineses em treinamento de operação anfíbia

O Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), um think tank com sede em Washington, D.C., desenvolveu um jogo de guerra para uma invasão anfíbia chinesa de Taiwan e o executou 24 vezes.

Os resultados do jogo de guerra mostraram que os EUA, Taiwan e Japão provavelmente seriam capazes de se defender contra a invasão, mas apenas sob certas condições e contando com certas capacidades-chave. No entanto, essa defesa teria um alto custo, com os EUA e seus aliados sofrendo perdas significativas em termos de navios, aeronaves e pessoal, e a economia de Taiwan sendo devastada.

Algumas das principais condições identificadas como necessárias para a defesa bem-sucedida de Taiwan incluem:

  • As forças taiwanesas devem ser capazes de manter sua posição e conter qualquer cabeça de ponte chinesa para defender Taiwan com eficácia. Isso pode ser alcançado fortalecendo as forças terrestres taiwanesas e melhorando seu treinamento de armas combinadas.
  • O “modelo ucraniano” de depender do fluxo terrestre de equipamentos e suprimentos não pode ser aplicado a Taiwan, pois a China pode facilmente isolar a ilha. Em vez disso, Taiwan deve começar a guerra com todos os recursos de que precisa, e os EUA devem estar preparados para entrar em combate direto no início da guerra.
  • Manter fortes laços diplomáticos e militares com o Japão é crucial, pois os EUA precisarão de acesso a bases no Japão para participar efetivamente da defesa de Taiwan.
  • Os EUA devem priorizar o aumento de seu arsenal de mísseis de cruzeiro antinavio de longo alcance e atualizar os mísseis existentes com capacidades antinavio, a fim de atacar rápida e efetivamente a frota chinesa de fora da zona defensiva chinesa.

Além disso, a posição global dos EUA seria prejudicada por muitos anos. A China também sofreria pesadas perdas, e a falha em ocupar Taiwan poderia potencialmente desestabilizar o governo do Partido Comunista Chinês.

Para obter uma compreensão mais profunda da dinâmica operacional de tal invasão, o projeto CSIS usou dados históricos e pesquisa operacional para criar um modelo transparente e com base analítica. Ao executar um “cenário básico” e vários casos de excursão, o projeto foi capaz de explorar os efeitos de várias suposições sobre o resultado da invasão. Os resultados dessas iterações são descritos em um Scorecard de invasão de Taiwan, que mostra o sucesso ou o fracasso da invasão sob diferentes condições.

Para baixar o relatório em inglês, clique aqui.

FONTE: CSIS

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
WSilva

Doce ilusão.

Não aprenderam nada com a guerra da Coreia. rs

Last edited 1 ano atrás by WSilva
Luiz Trindade

Eu concordo contigo WSilva. Vai ser muito dificil impedir a China de anexar Taiwan.

bruno

Por que? A china vai entrar em Guerra com a maior potencia militar do mundo por Taiwan? Dentro do seu quintal? Próximo a suas maiores cidades?

Allan Lemos

Sim, doce ilusão essa do governo chinês em achar que irá reaver a ilha.

carvalho2008

Bom, vou escrever a mesma coisa mas de forma diferente a conclusão eufemistica: As forças taiwanesas devem ser capazes de manter sua posição e conter qualquer cabeça de ponte chinesa para defender Taiwan com eficácia…. Isto quer dizer que tudo depende de Taiwan conseguir nas primeiras horas/dias, segurar os Chineses e rechassarem a instalação de cabeças de praia. Altamente improvavel. A distancia é pequena, e o assalto seria devastador full force. Apenas de Navios comerciais lotados de tropas e materia seria da ordem de milhares…digo milhares…não são centenas e dezenas, mas milhares…china não teria ou tem dificuldade de concentrar tropas… Read more »

Cerberosph

É tanto se… que me lembrou aquele eufenismo sobre o se para ridicularizar o uso do mesmo.
… Se elefante comesse barro e tivesse as tripas quadradas seria a maior fábrica de tijolos do mundo….

WSilva

Existe uma coisa que só pode ser simulada quando a guerra começa, estou de falando de: Vontade de morrer por uma causa. Eu não vejo essa vontade na população/FAs de Taiwan como vejo na Ucrania. É bom pontuar também que a Ucrania resiste porque está sendo auxiliada com dinheiro, armas e apoio diplomatico o tempo todo pela OTAN, isso mesmo, não é um ou outro país ajudando a Ucrania, é a OTAN mesmo. Taiwan pode replicar a resistencia ucraniana? Sim, mas na minha visão tá mais perto de replicar o recuo das FAs do Afeganistão durante a tomada do Talibã.… Read more »

Last edited 1 ano atrás by WSilva
Allan Lemos

Que comparação esdrúxula. Taiwan é uma ilha independente há décadas, sua população vive em uma democracia há várias gerações e têm pouquíssimos laços culturais com o continente. A população do Afeganistão, por outro lado, nunca experimentou a democracia e prosperidade do estilo de vida ocidental, para ela tanto faz se quem está no comando é o ditador A ou B ou a potência X ou Y, sempre viveu sob a guerra a a miséria e estão super acostumados com a opressão. O povo de Taiwan seria mil vezes mais determinado em se opor ao domínio do governo do continente do… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Allan Lemos
WSilva

Taiwan não é independente, este nem é o nome oficial da ilha, o nome oficial que consta na constituição é ”Republica da China”. O nome Taiwan é apenas uma derivação de uma forma antiga que os chineses chamavam a ilha, ou seja, até mesmo o nome não oficial da ilha é chinês. rs Sobre ter poucos laços com o continente é outro delirio, eu acabei de mostrar acima que tudo em Taiwan é chinês, e tem mais: A população de Taiwan(92%) é chinesa. O idioma oficial é chinês mandarim. A cultura é chinesa. A única diferença é de fato o… Read more »

Carvalho2008

Incorreto Mestre Allan, 10% da força de trabalho taiwanesa, trabalham na China Continental….e 1 milhão de empresarios taiwaneses, moram na China continental. Noves fora….30 a 40% no mínimo dos 22 milhões de habitantes vivem e respiram trabalho e economia 100% chinesa. Lembrar que a população taiwanesa é fruto da fração chinesa capitalista que perdeu a guerra na revolução comunista e se refugiaram na ilha. Eu não sei não, na hora do pega pra capá, apesar de ser muito melhor uma independência, duvido que irão jogar fora toda esta estabilidade se já vivem como chineses continentais…é muita gente já aclimatada…quem vai… Read more »

Marcos

Jura que vc acredita nisso!!! Primeiro Taiwan eh um “país” independente que nem o seu “defensor”, US os reconhece… vc acha mesmo que os US entrariam de cabeça numa guerra direta com a China?? No Vietnam a opinião pública fez os US saírem derrotados da guerra pq perderam quase 60mil soldados em 10 anos. A China está disposta a perder isso por mês… e os US?? Estão?? Os US são excelentes em ganhar batalhas.. mas a muito tempo não ganham uma guerra…

Palpiteiro

Você mora em Taiwan? Conhece bem a cultura e o pessoal que vive lá a doutrina das fas?

Carvalho2008

Mestre, 10% da força de trabalho taiwanesa trabalha lá na China do outro lado do mar…

1 milhão de empresários taiwaneses não apenas tem negócios na China, co moram lá na China….sabe o que isto significa numa população de apenas 22 milhões? Que uns 40% muito por baixo, por baixo mesmo já vive sob o manto econômico e modo da China….Eu tenho dúvida se mesmo se num quadro deste o pais iria até as últimas…sei que políticos iriam, mas a população eu realmente tenho dúvidas…se não houvesse uma compensação, o que este povo todo vai fazer lá na China?

Carvalho2008

1 milhão de empresários taiwaneses moram na China Comunista….

10% da força de trabalho taiwanesa trabalham na China continental comunista….

eis a questão….é muita coisa numa população de apenas 22 milhões….se multiplicar isto por famílias, por baixo por baixo, uns 30-40% da população já vive diretamente relacionada a empregos chineses….

WSilva

É por isso que digo, o melhor pra todo mundo é deixar como está, porém o partido progressista que governa Taiwan busca independencia.

Se você me perguntasse há 10 anos atrás se a China trocaria uma economia sancionada pelo ocidente por Taiwan a resposta seria não, hoje eu já acho que a China vai pra cima de Taiwan, basta o governo de Taiwan cometer esse erro crasso.

Enfim, essas noticias China-Taiwan é mais do mesmo.

Last edited 1 ano atrás by WSilva
Allan Lemos

Apenas de Navios comerciais lotados de tropas e materia seria da ordem de milhares…digo milhares…não são centenas e dezenas, mas milhares…china não teria ou tem dificuldade de concentrar tropas ali, “Todo mundo tem um plano até levar um soco na boca” Mike Tyson Esqueceu a parte em que a China não tem experiência em ataque anfíbio dessa magnitude e a que a inteligência americana anteciparia a invasão em semanas, dando tempo para a ilha preparar as defesas, e até mesmo a inteligência de Taiwan perceberia facilmente uma concentração de tropas no litoral e o confisco de “milhares” de navios comerciais… Read more »

Palpiteiro

Neste caso que navios iriam fazer o comércio? Qual o impacto no PIB chinês? Acho que sai mais barato comprar a Ilha. Se o PIB da ilha cair a zero, qual o valor de se ter a ilha?

Carvalho2008

sequer embargos funcionam com a China….como vc embarga o maior cliente, o maior produtor o maior consumidor….o sistema financeiro internacional sequer conseguiu ser eficaz contra os russos com uma economia 20 vezes menor….

Mas existe um item muito interessante….como Taiwan se especializou e possui quase exclusividade na participação de produção de chips processadores, se estas fábricas forem sabotador, danificadas ou destruidas(inclusive por americanos) haveria um reverterio e economico de uns 5 anos na indústria mundial….tudo que tem chip ficaria com a produção parada no mundo….e isto Chinês não quer ja que ele é um dos maiores exportadores de produtos eletronicos

Carvalho2008

são 180 km na frente da praia chinesa….não há como impedir. usando tudo, quase tudo, ou imaginário. É inviável. Não caças suficientes e a primeira leva seria de ataque de mísseis as bases aéreas taiwanesas…..a segunda leva seria ataque aéreo a sobra e infraestrutura antiaérea e superfície….o anfíbio viria na sequência… Mas na prática, acho que ainda a China não considera necessário exceto se perceber que ficará 8nviavel a unificação. Sai mais barato tocar como já está tocando….40% da população taiwanesa ja vive ou trabalha diretamente para os chineses….a elite taiwanesa mora na China continental onde após décadas havia as… Read more »

André Macedo

1 – A China não é a Rússia 2 – A análise parte do princípio que os EUA e Japão vão se envolver diretamente numa guerra contra a China, o que é bem improvável e poderia levar a uma escalada envolvendo as Coreias (tudo isso por uma ilha menor que a PB). Por outro lado, os EUA ficariam numa posição difícil pois já mostrariam “fraqueza” com a guerra na Ucrânia, então realmente eu não saberia o que esperar. 3 – Não é nada interessante pra China invadir Taiwan no momento, qualquer benefício seria anulado pelas sanções econômicas, da mesma forma… Read more »

Last edited 1 ano atrás by André Macedo
Fernando

Ou seja, para o lado que fosse a vitória seria uma vitória de Pirro. Não vale a pena para nenhum dos lados iniciarem esse conflito agora.

Carlos Campos

ou como eu gosto de falar é o Paradigma de Rousseff, quem ganhar e quem perder, não vai ganhar e nem perder, vai todo mundo perder kkk

Red Pill - 红色药丸

Taiwan é como um mingal quente, a China vai comer pelas beiradas.

Cristiano de Aquino Campos

Também acho, a economia de Taiwan, depende muito da China. Quando a China for auto suficiente em Chips, e Ocidente terminar de transferir as fábricas que lá estão, o que tem Taiwan para se bancar.

Emmanuel

A China está preparada para sofrer essas perdas. Ninguém vai questionar. Não há como. Os Estados Unidos não. A população não vai querer ver outra guerra do outro lado do mundo com a perda de milhares de soldados. Um Vietnã já foi bem traumático. Dois é inadmissível. Sem contar que a cobertura seria sem precedentes, e o povo norte-americano, invencível, não está preparado para ver os seus sendo massacrados pela TV. O Japão não vai apoiar essa aventura. Será o seu território atacado nessa guerra, não os Estados Unidos. A coisa é mais complexa e os Estados Unidos sabem disso.… Read more »

Diego Tarses Cardoso

A palavra-chave dessa guerra seria mísseis.

Last edited 1 ano atrás by Diego Tarses Cardoso
Eduardo Angelo Pasin

Umas das armas que os americanos esperam contar é utilizar aviso com c-130 e c-17 como bombardeiros, a ideia é bem interessante e facilitaria um ataque em laga escala contra a china.
https://youtu.be/moYh2csZ2as

Eduardo Angelo Pasin

Aviões*

sub urbano

Sem superioridade aérea esses paquidermes voadores são alvo até para uma zu23 operada por conscritos. Voam baixo. A China é osso duro de roer

sub urbano

O modelo ucraniano… a Rússia ocupou um território muito maior q Taiwan na Ucrânia. Taiwan não tem 10% do material bélico q a Ucrânia tinha.

Carlos Campos

Quando os EUA não puderam impedir a China de intervir na guerra da coreia, pensaram em jogar uma bomba nuclear lá, a situação aqui é bem pior, a China é do Lado, e tem armas capazes de fazer um estrago nas forças armadas dos EUA, não vejo nenhuma possibilidade de dar certo para os EUA, pq uma vez que começasse ia ia deixar de ser uma guerra por Taiwan para ser uma Guerra China vs EUA-JP-CS-AUST, um ataque a base de Diego Garcia poderia arrastar toda a OTAN para dentro, se enfrentar só o Japão e os EUA seria perigoso… Read more »

m4l4v1t4

Admitir superioridade sobre China é um erro democrático na luta para conquistar verba. Porém, já estava ficando muito na cara e o momento é de admitir um equilíbrio de forças. A realidade nós, os não antiamericanos, que conhecemos mesmo que superficialmente sabemos que o dia em que a China tentar uma invasão anfíbia no estreito de Formosa será a desculpa perfeita para se colocar a marinha chinesa no leito submarino e destruir sua infraestrutura aeroportuária e industrial na costa. Em outras palavras: A China acaba e não vai poder fazer nada porque não terá capital-político nenhum Invasão chinesa em Taiwan… Read more »

Last edited 1 ano atrás by m4l4v1t4
Alexandre Galante

A China é uma potência nuclear. Os EUA arriscariam perder sua capital e principais cidades por causa de Taiwan?

Fish

Nem precisamos ir tão longe Galante. O povo americano estaria disposto a enviar seus filhos, a milhares de quilômetros de casa para morrer por uma ilha?

m4l4v1t4

Eu não apostaria em achar que o EUA pode ser chantageado com armas nucleares.
A Ucrânia é uma prova disso, ou não?

WSilva

Eu acho que vocês esperam muito mais dos EUA do que eles realmente podem entregar. Cuidado, a expectativa é a mãe da frustração.

Isso já foi comprovado outras vezes mas parece que vocês precisam da prova final, que é Taiwan?

O tempo vai dizer…

Carlos Campos

Digo o mesmo para os EUA, a não ser que eles tenham um escudo mágico anti mísseis hipersônicos e de cruzeiro

jose benedito

A China é um dragão de papel, só tem retórica. Não vai atacar Taiwan simplesmente porque se o fizer sofrerá o contragolpe, Xangai e outras cidades estão a poucos quilometros de Taiwan, o contra ataque com misseis de cruzeiro contra essas cidades e suas infraestruturas, bem como contra a frota chinesa tanto militar quanto mercante,exporia ao mundo que a poderosa China não é só pedra mas também vidraça, e tal fragilidade causaria danos terriveis á nação milenar, tanto no campo internacional, quanto no doméstico- já que a populaçao veria que o regime não é tudo isso e se rebelaria querendo… Read more »