FOTOS: Porta-aviões USS George H. W. Bush (CVN 77) atracado em Souda Bay, na ilha grega de Creta

32

Há poucos locais em todo o mundo onde um porta-aviões de propulsão nuclear dos EUA pode atracar. Um desses lugares é o Marathi Pier Complex da OTAN em Souda Bay, na ilha grega de Creta. Nas fotos, o USS George H. W. Bush (CVN 77) atracado em 6 de outubro, com a CVW 7 a bordo.

As restrições sobre onde um porta-aviões pode atracar não são simplesmente sobre tamanho. Os navios nucleares requerem uma certa profundidade (classificada) abaixo da quilha maior do que os grandes porta-contêineres precisam. Adicione considerações de segurança, restrições políticas e muito mais e você obtém um número relativamente pequeno de bases.

Clique nas imagens para ampliar.

FONTE: Chris Cavas – @CavasShips

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
109F-4

Só vejo F-18 a bordo. Cadê os F-35C?

Franz A. Neeracher

No momento a USN só possui 2 esquadrões de combate equipados com o F-35C e o USMC possui um esquadrão…..todos operando no Pacífico.

Dalton

Só complementando: os 2 primeiros esquadrões um da US Navy e o outro do USMC
possuem 10 F-35C enquanto o segundo esquadrão da US Navy que encontra-se na fase final de certificação terá 14 unidades e se espera que isso venha a valer para todos, caso não se mude de ideia.

Franz A. Neeracher

Exatamente Dalton!
Interessante que o USMC opera os F-35B em esquadrões com 16 aviões e outros (a maioria) com 10 aparelhos.
A idéia é de no futuro todos os esquadrões de combate possuírem 10 aviões, tanto os com F-35B como os F-35C.

Dalton

Os esquadrões com 16 F-35Bs são os que fornecem destacamentos para os LHAs/LHDs mas a ideia de fato é padronizar para 10 unidades o que exigirá o envolvimento de 2 esquadrões quando se quiser embarcar um número maior de aviões como 16 ou mesmo 20. . Quanto aos esquadrões de F-35C do USMC ainda não está claro se terão 14 unidades também o que será difícil se “apenas” 67 forem adquiridos para os 4 esquadrões passíveis de operar em NAes dada a necessidade de se ter unidades para treinamento e reserva, uma possibilidade seria ter eventualmente no mesmo NAe um… Read more »

Franz A. Neeracher

Os únicos esquadrões com 16 F-35B são os VMFA-121 e o VMFA-242, ambos baseados em Iwakuni no Japão.
Mas a partir de 2024 está previsto reduzirem para 10 aparelhos.
Os esquadrões com o F-35C, até agora o VMFA-311 e o VMFA-314, tb estão equipados com 10….

Dalton

Outros ainda operam com o AV-8B !

Wagner Figueiredo

Só esse porta aviões, tem mais poder de fogo que muitas forças aéreas por aí!!! 😁😁😁😁

Red Pill - 红色药丸

DongFeng nele !

Thiago A.

A Aviação naval( USN+ USMC) estadunidense é superior, e não de pouco, a maioria das forças aéreas do mundo. Algumas forças aéreas conseguem até superar nos numeros, mas na qualidade e variedade de meios fica difícil. Somando com os meios da USAF, a disparidade fica apavorante…

Santamariense

Tem mais F-18 naquele convoo do que a FAB tem de Gripen encomendados….

Red Pill - 红色药丸

DF-21 na espinha dele !

Kommander

Só eu contei 42 F-18 ali kkkkk
Isso aí da pra dizimar FAB, EB e MB de uma só vez. Kkkkk
Incrível como nós somos formiguinhas se tratando de FAs.

Bosdesniavranka

E temos um PIB maior do que da Rússia

tsung

sim tem razão , mas num passe de magico num pequeno roubo , nosso PIB evapora 3 segundos

Dalton

Outro grande navio que se utiliza desse mesmo lugar é o USS Hershel Williams ESB 4 que é baseado permanentemente em Creta e graças a ter duas tripulações “Gold” e “Blue” passa muito tempo ocupado, inclusive na área de atuação da V Frota que é servida por outro ESB o USS Lewis Puller baseado no Golfo Pérsico. . O ESB ou base marítima expedicionária está sendo de grande utilidade ao contrário dos 2 primeiros navios também baseados em um casco de petroleiro mas classificados como ESDs ou Doca de Transferência Expedicionária que a US Navy quer retirar de serviço ainda… Read more »

Rafael

Os ESBs talvez tenham sido um dos maiores sucessos da USN nos últimos anos: plataforma segura, barata e que cumpre o serviço. Não à toa é cotada para ser adaptada a várias missões. Hoje, a mais provável é se tornar também uma enorme “nave-mãe” para veículos não tripulados, sejam UUVs, UAVs ou USVs.

O desafio é operar veículos não tripulados maiores à plena capacidade. A alternativa é adaptar uma moon pool ou um lançador rotativo:

Alex Barreto Cypriano

Alguém sabe como o CVN se mantêm estável longe da doca e com as amarrações esticadinhas?

Dalton

Acho que da mesma forma como qualquer outro grande navio, utilizando equipamento adequado e de forma correta, mantendo inspeções constantes e o bom tempo ajuda.

Alex Barreto Cypriano

Sim, mestre Dalton, não conheço os detalhes (nem a nomenclatura adequada em português) de atracação, mas não deveriam existir alguns dispositivos contra os quais o casco devesse ‘bater’ (os cammels, fenders, separators, por exemplo) pra poder esticar as amarras (linhas e springs na proa, popa e as breast mooring a meia nau)? Na ausência destes não sei como o casco não seria puxado (ou empurrado pelo vento) contra o cais… a não ser que tenham usado ancoragens por correntes saídas do casco submerso e assentes no leito (tô viajando nesse chute, mestre) do lado oposto às linhas.

Last edited 1 ano atrás by Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano

Ilustro:

Alex Barreto Cypriano

Mestre Dalton, me perdoe, não tinha olhado com cuidado as fotos: lá estão os dois camels (e parece que com fenders) entre o casco e o pier. Assunto interessante. A ilustração abaixo encontrei no UFC (Unified Facilities Criteria, 2020).

Dalton

Belo achado Alex !

Alberto

Não mete medo em ninguém.
Faz dois anos que nenhum NAE dos EUA entra mais no golfo Pérsico devido o Irã.

Alberto

Com o contínuo e avassalador lançamento de novos navios pela China, com a Rússia tb reforçando sua marinha, o Irã agora como forte aliado da China e da Rússia e recebendo ajuda tb irá incrementar sua marinha, a marinha americana não lembra hj nem a sombra do poder que representava no início dos anos 90.

Paulo

A Rússia colocou até chaminé no porta aviões deles , assim a fumaça dos incêndios pode sair mais facilmente.

Alberto

Como disse antes, a derrocada do Ocidente já é fato consumado, revolução colorida no Irã acabou, e na guerra da Ucrânia parece que os russos apesar das dificuldades começam a avançar no leste diante de um exército ucraniano realmente heróico mas que já dá sinais de total exaustão.

Alberto

Ilha de Creta, até 1910 estava sobre o controle mulçumano, então o Império Otomano cedeu para a Inglaterra, durante a II guerra ocupada pelos alemães e finalmente após o fim do conflito se reintegrado a Grécia.

Bosdesniavranka

Tem mais F-18 nessa foto do que o Programa Gripe Brasil…

Heinz

Belíssimas fotos, incrível o poder de fogo de um único porta- aviões e os yankerss tem mais de uma dezena deles, é melhor ser “colega” deles mesmo do que inimigo.
A propósito, tem alguma base no Brasil que pode receber esses monstros dos mares?

tsung

tem não , eu diria arsenal mas nao levo a crer , bixo é grande d+

Paulo

Esse aí sozinho acaba com nossa FAB e marinha… Só no convoo tem 40 F18 fora o resto dos aviões que deve estar nos decks inferiores.