A flotilha iraniana, composta por navios de guerra Dena e Makran, chegará ao porto brasileiro do Rio de Janeiro nos próximos dias. A 86ª flotilha partiu do sul do Irã no início do outono com o objetivo de circunavegar o mundo. A viagem ao Brasil parece fazer parte de uma missão ao Canal do Panamá.

Em 11 de janeiro, o comandante da Marinha Iraniana, contra-almirante Shahram Irani, disse que estão em andamento planos para enviar os navios para o Canal do Panamá, enquanto militares iranianos se aproximam das costas das Américas.

O Dena é um navio de guerra da classe “Mowj” que ingressou na Marinha Iraniana em junho de 2021. O navio militar está equipado com mísseis de cruzeiro antinavio, torpedos e canhões navais.

A outra embarcação da flotilha é Makran, um navio de base avançada deslocando 121.000 toneladas. O petroleiro que virou navio de guerra pode transportar cinco helicópteros e é empregado para fornecer apoio logístico aos navios de guerra de combate.

Espera-se que a 86ª flotilha quebre o recorde de distância percorrida por uma flotilha iraniana em águas internacionais. No ano passado, a 75ª flotilha, incluindo os navios de guerra Sahand e Makran, estabeleceu um novo recorde de navegação de 250.000 quilômetros após uma viagem a São Petersburgo, na Rússia.

A Marinha Iraniana estabeleceu três comandos oceânicos supervisionando missões navais no Oceano Índico, no Oceano Pacífico e no Oceano Atlântico.

Makran

FONTE: Tasnim News Agency

Subscribe
Notify of
guest

292 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mars

O próximo cenário deve ser um exercício combinado entre a MB, Irã, Venezuela e Rússia. rs
E não duvido que o Makran desperte o interesse da MB. rs

carvalho2008

O navio até que não, mas o pensamento sim….

Slow

A minha cabeça dooooi

Camargoer.

Segundo alguns colegas, também terá que incluir Cuba, Coreia do Norte, China.. não se esqueça.

Wellington R. Soares

Não diga isso nem de brincadeira. Todos estão assustados com esses encontros com ditadores da América do Sul e agora até navios do Irã vindo pra cá.
Situação preocupante do Brasil, não quero viver em uma próxima Argentina, Irã, Cuba ou Venezuela.

CientistaMaluco

Não precisa, você pode se mudar…

Roberto B.

E você deve ficar ….

oswaldo

Sempre tem gente cega que defende o atraso… Apareceu mais um aqui. kkkk

André Souza

A eleição acabou cara, tá chato já esse mimimi de vocês, chato e feio.

Pedro

Chato e feio é apoiar quem “ganhou”.

Nonato

Falou o seguidor de Maduro…

Luis Carlos

Vá para Portugal.
Mas aviso.
Lá é socialista.

Nilo

Mas eles não se importam com isso adoram socialista desde que seja português, espanhol ou francês rsrsrs

ODST

Não é. É capitalista.

Luis Carlos

Mas são aqueles capitalistas que dão educação, saúde e segurança grátis em vez de ficarem fazendo rombos nas Americanas ou rachadinha com funcionário de gabinete.
Entende?

Sensato

Nada do que citou é grátis. A sociedade paga, e caro, por esses serviços com seus impostos.

Pedro

Se não tiver um bandido na presidência, censura e perseguição já é vantagem.

Comte. Nogueira

O eleito está apenas cumprindo promessa de campanha. Nenhuma novidade ou surpresa.

Jadson S. Cabral

Você não vai. As eleições já passaram. Pode tirar o chapéu de alumínio

DanielJr

Ninguém deveria estar assustado, todo mundo sabe como funciona o governo do nine, assim como todo sabe como funciona o governo do bolso.

Camargoer.

Como funcionam estes dois governos? E qual a dificuldade em escrever Lula ou Bolsonaro?

Red Pill - 红色药丸

Quem ta assustado ?

Gerson Carvalho

Mude-se para a Califórnia e vá viver ao lado do Mito!! kk

Glasquis 7

“…com esses encontros com ditadores da América do Sul…”

???

JUCA

Que belo navio

Nilo
Camargoer.

Ola Nilo. Concordo.

Curiango

Acho q os voos do avião farejador do povo do norte tem aver com a visitas de navios persas

Henrique

“E não duvido que o Makran desperte o interesse da MB. ”

fecha a MB se ela aparecer com bagulho desse por aqui kkkkkkkk….

precisando renovar todos os navios e patrulha fluvial e oceânico e adquirir mais fragatas a MB vai brincar de ‘posto de combustível’ kkkk

Last edited 1 ano atrás by Henrique
AMX

Navios reabastecedores (não sei o termo correto) são essenciais pra qqr frota que se diga como tal. Não sei se a Marinha ainda tem o Gastão Motta.
Talvez o modelo não fosse desejável por aqui, mas navios desse tipo: que venham mais.

Henrique

Navios tanque é importante, mas apenas se ele é um navio tanque original.

Gastão Motta ainda ta na ativa, o Bahia e o Atlântico tb fazem replenishment da frota.. não pq eles querem, mas pq o Gastão Motta não atende todo mundo e pq o casco simples dele é um bomba relógio esperando.

é pra tocar tanquer por tanquer.. e não por gabiara que tenta ser +3 classes ao mesmo tempo

leonidas

Realmente, a mediocridade que temos já não fosse o suficiente e este senhor ainda me vai buscar alianças com nações que nada nos tem a acrescentar.
Fosse uma Turquia, Rússia, Israel, Coreia do Sul tudo bem, nações que tem muita coisa para nos oferecer em condições bem melhores e reais que a Europa ou os EUA.
Mas ficamos fazendo média com esses caras só para satisfazer a histeria anti ianque da UNE… rs

Taso

Nada de novo no front, era assim antes quando estavam no poder, pq não seria assim agora?

Cristiano de Aquino Campos

Se Me lembro bem É do Irãn que importamos fertilizante, e químicos para refino de petróleo e eles compram comida da gente. Durante o governo Bolsonaro, me lembro de uma situação que queriam barrar navios do Irãn mas o povo reclamou do prejuízo e aí eles descobriram que temos um comércio interessante com eles.

leonidas

O Irã não compra nada de nós por bondade, e vice versa.
Então fazer comercio com eles é algo bem distinto de coisas como a matéria em questão.

André Macedo

“A viagem ao Brasil parece fazer parte de uma missão ao Canal do Panamá.”
A fala tá em dia, já a leitura… Kkkkkkk

Adriano Madureira

Qual o problema amigo?! Nós não temos nada haver com o Irã e seus problemas políticos com terceiros, se eles tem problemas que se entendam, mas deixar de se relacionar como estado, como nação, seja politicamente, diplomaticamente e comercialmente, não tem o porquê. Para que ?! Para não desagradar o sagrado Israel e os EUA?! Estados Unidos não tem moral para criticar as relações do Brasil e Irã, principalmente porquê Washington mantém relacionamento com países tão nefastos e moralmente questionáveis do que o Irã… Espero que o Brasil aumente suas relações comerciais com o Irã, é um mercado que nosso país… Read more »

Macabu

Não falou nada quando a Base de Alcântara foi doada ao americanos. Vira-lata é apelido!

Leo Rezende

Alcântara ‘doada’??? Mentiroso é apelido!

Fabio Araujo

Esse tipo de navio daria para ser feito no Brasil poderíamos tanto fazer o navio do zero como comprar um navio civil e transformar num navio desse tipo! E seria muito bom uns navios desses na MB! Os americanos também possuem navios semelhantes que eram navios de transporte e foram modificados!

Last edited 1 ano atrás by Fabio Araujo
Macgaren

Um marinha global.

Pelo menos na extensão percorrida.

Alexandre Esteves

KKKKKKKKK….

Henrique

é o mais perto que Irã vai chegar de ser uma marinha e aguas azuis

Cristiano de Aquino Campos

Não diria isso, pois agora com Rússia e China e sem os embargos da ONU, Só com embargos unilaterais de certos países, eles podem vender o que o Irãn quiser de navios.

Henrique

pode ser, mas pra ser marinha de agua azul vc tb precisa de portos, não é so navio

(e pode excluir Rússia da equação)

Cristiano de Aquino Campos

Se você considera como ter portos, possuir bases navais próprias fora Se é seu território, então as marinhas da Índia, Japão e Austrália, não são Marinhas de águas azuis. Só EUA, Inglaterra, França, China e Rússia o são.

Henrique

não é eu que considera… a regra pra ser marinha de aguas azuis implica que a marinha precisa ter portos pra anteder a demanda da Frota caso alguma linha de suprimentos seja rompida China não é de aguas azuis pq ela não projeta poder no Atlântico pq não tem base deles aqui… diferente dos EUA que projeta pq tem as bases aqui seja dele ou de aliados China e Rússia ate consegue fazer uma parecença, mas é esporádico, não é sempre pq não possuem os portos. Pode ates considera que são marinhas de aguas azuis por conta disso, mas não… Read more »

Thiago A.

A China e Russia seguiram as diretrizes da ONU por conveniência própria, já mostraram várias vezes que quando querem não respeitam nada e ninguém. Então, se não venderam para o Irã foi por puro calculo de interesse. Dependendo do país, embargos e sanções unilaterais podem ser mais pesados do que os da ONU.

Thiago A.

Nem a Rússia consegue manter uma marinha de águas azuis, face as tantas prioridades que consomem enormes quantidades de recursos, o que dizer do Irã …

Cristiano de Aquino Campos

Sério que você acredita nisso? Você sabe que eles tem mais de 30 submarinos nucleares navegando pelo mundo e se quiserem, podem mandar uma força tarefa de superfície para onde quiserem, mesmo que por tempo limitado.

Red Pill - 红色药丸

Tá doído é ?

Henrique

em você deve ter doido.. até pq tu veio choramingar? kkkk

Nativo

Mesmo com muitas sanções de equipamentos militares eles conseguem se virar. E um misto de necessidade com a objetividade..

Sensato

O fato do governo poder gastar no que cismar pra se perpetuar no poder sem se preocupar com reclamações da população também fazem parte da equação

737-800RJ

Será que vai ter visitação pros entusiastas ou somente pra imprensa?

FRITZ PILSEN

A 75ª flotinha navegou 250.000 km? Tá errado isso. Dá uma conferida

RPiletti

Pensei o mesmo..

Camargoer.

Pois é. A circunferência da Terra mede 40 mil km. Mesmo o navio fazendo curvas, subindo e descendo para contornar os continentes, realizar exercícios e visitar diferentes portos, exagerando, 100 km. Para comparação, a distância entre a Terra e a Lua são 380 mil km.

Taso

Deve ser desde quando foi criada.

Comte. Nogueira

Ué, se o deslocamento da belonave é de 121.000t… A doideira é proporcional.

Alois

Os maiores porta aviões americanos deslocam aproximadamente 100 mil ton. Esse navio do Irã é um petroleiro, que não acredito ser eficiente na função de apoio, para acompanhar um grupo de batalha, todo esse tamanho pra levar 5 helicópteros? O nossoAtlântico desloca muito menos e carrega muito mais helis e mais rápido, e sim um navio de apoio( multiproposito) seria muito util na MB.

Gautério

Salvo engano este país é considerado como apoiador de grupos terroristas internacionais.
O Brasil não deveria abrir nenhum porto para navios militares deles.

Fish

Se for assim não devemos abrir os portos para nenhuma potência do mundo.

Nativo

Vai esperando se dentro do nosso país, de zelosos e competentes militares , temos de financiadores da jihad islâmica, aos nossos neonazistas crioulos, e imperios criminosos agindo numa boa das fronteiras ao interior do país, você quer confusão com Irã, por alegação de financiar terroristas ? Realmente o brasileiro não conhece o seu país.

Romão

Salvo engano, os EUA estão envolvidos diretamente na destruição de todo o oriente médio, o uso indiscriminado de armas químicas no Vietnã (agente laranja) e o despejo de armamento nuclear no Japão.
.
A China está envolvida em um suposto “genocídio” no Xinjiang e a Rússia está envolvida na destruição da Ucrânia.
.
O Brasil deveria fechar os portos pra toda essa gente!

IRONIC MODE OFF.

Moriah

Se fosse em Santos, eu iria para conhecer o Dena, o Makron eu passo…

Alexandre Esteves

Eu preferiria ler aqui a visita de um navio da Marinha de Israel. Isto denota nossa aproximação com os países escória da humanidade. Voltamos ao patamar de anões diplomáticos!

Rogério Loureiro Dhiério

Nunca deixamos este posto de anões diplomáticos.
Seja com aproximações junto a Zezinho ou Uguinho, árabe ou judeu, nunca saímos disso.
Ao menos na história recente.

Luis Carlos

Pois é.
Essa é a diferença de um país gigante com quase 100 milhões de habitantes para outro nanico de 8 milhões.
Projeção internacional não é para qualquer um.

Fabricio Lustosa

Escória são vcs e aqui no Brasil, um câncer. Vai la para Miami aumentar os conglomerados latinos, junte-se ao resto do chorume que vive por lá e quer dar pitaco aqui.

Henrique

alguém sentiu forte kkkkk

Allan Lemos

E ai tá curtindo o aumento de 7,47% no preço da gasolina? E o aumento do salário dos ministros? A picanha, já chegou?

Fazuéli.

Santamariense

Não discordo de serem um câncer! Mas, um defensor do inominável apontando o dedo para os outros, acusando-os de câncer e escória, é o cúmulo. Não se enxerga?? Olha o rebotalho que está hoje no Planalto. Aponte um dedo para os outros e outro para si e para aqueles que tu defendes.

Camargoer.

Olá Fabricio. Vários colegas aqui perderam pessoas por causa do cãncer e outros ainda estão lutando contra esta doença (porque mesmo que conseguir superar a doença continua lutando contra ela para sempre). Talvez seja adequado e respeitosos evitar tal comparação.

Leo Rezende

Cara,vc é muito chato…Vai problematizar uma expressão popular e coloquial? O cara faz uma analogia entre duas coisas ruins e vc quer lacrar em cima disso? Risível.

Camargoer.

Leo. Explique que câncer é uma expressão coloquial para quem perdeu um pai ou mãe para esta doença.

AMX

Esse cara é sem noção, tá louco. Precisa da aprovação dele agora pra poder falar qqr coisa.

Allan Lemos

Pior é que ele se posta como o defensor da democracia, mas faz parte da turma que agora entrou em uma de querer banir palavras e expressões supostamente “ofensivas”.

Só rindo mesmo desses indivíduos.

Carlos Campos

O mais estranho dele é que parece uma pessoa sensata aí faz o L. Não dá para entender isso

Allan Lemos

Não sabia que a turma dele quer banir palavras e expressões supostamente “ofensivas”?

Tudo agora tem que ficar submetido à análise da patrulha do pensamento e/ou do Grande Irmão. Se eles decidirem você que você usou alguma expressão “ofensiva” independentemente do contexto ou da etimologia da mesma, você será repreendido e censurado.

AMX

Pronto.
Ditadura do pensamento aqui tb.

Alexandre Esteves

Vá para esse paraíso que tanto defendes. Vá se chafurdar na lama, ou melhor, continues se chafurdando.

Frase de para-choque de caminhão, mas que diz tudo:

“Não é porque um porco entre num castelo que ele se torna um rei; é o castelo que se torna um chiqueiro.”

Saudações brasileiras e um Shalom.

Camargoer.

Olá Alex. Já pensou que foi o Iran que pensou em fazer uma parada em um porto brasileiro, assim como a USN já fez antes? Pensando no Atlãntico sul, outras opções seriam Buenos Aires e até Pernanbuco, mas a sede da MB está no Rio de Janeiro. Parece apropriado que se se faça uma parada ali.

Alexandre Esteves

Camargoer, boa tarde.

Realmente, não me dei conta disso. “Pensei com o fígado”. Fui movido pela frustração não pela razão. Obrigado.

Camargoer.

Olá Alex. Fica tranquilo. Estamos todos com os nervos tensionados. Precisamos desarmar o pensamento…

José Luiz

Sem julgar o mérito mas para um estado laico qual a diferença entre Israel e o Irã

109F-4

O governo (não o povo) do Irã já manifestou, por várias vezes, a intenção de destruir Israel. Obviamente, não conseguirão (não entrarei no mérito do porquê não conseguirão).

Romão

Tipo o que os norte americanos fizeram com a Iuguslávia, com o Iraque, com a Líbia e com a Síria ?

109F-4

Vc realmente confia no governo do Irã? Estou convencido de que os EUA não são nossos aliados e farão de tudo pra dificultar ou impedir nosso desenvolvimento militar e espacial… mas entre um e outro fico com o mesmo ruim.

109F-4

Menos*

Cristiano de Aquino Campos

Não confio no nosso governo, dira e governos estrangeiros. Indedepende de ideologia política e religiosa. O que interessa é o comércio/grana. Não me atacou, eu compro e vendo.
Vê se os EUA E Europa pararam de comprar o petróleo do Irãn.

Camargoer.

Olá Cris. Os EUA e a Europa continuam comprando petróleo e gás da Venezuela e da Russia.

José Luiz

O Deus de Israel tem uma ajudinha de umas 200 ogivas nucleares. Então obviamente nesta terra ninguém vai conseguir destruir Israel.

Inimigo público

O Deus de Israel se chama EUA, desde a década de 20 financiando a imigração em massa para lá, mesmo sob protestos do império britânico.

109F-4

O Deus de Israel não são os EUA; é outro bem mais poderoso. E, embora eu não seja americanófilo, eles não cairão enquanto apoiarem Israel.

Mengao

E tu deve te acha escrevendo ou acreditando nisso… rsrsrs

109F-4

Eu não…

109F-4

Apenas acredito no que escrevi mas respeito quem não pensa assim, só isso. Não me acho melhor do que ninguém.

Comte. Nogueira

Me permita discordar: os judeus é que são donos dos EUA.

Salim

Mais um que vive de imaginação fértil, Israel e o único país confiável e sério naquela região e com sociedade evoluída e democrática, o resto são ditaduras sanguinárias e retrógradas, simples, o resto e consequência. Olha a evolução Pib Israel, Coreia Sul… China… os caras trabalham sério. Brasil tem que se afastar politicamente destas ditaduras. Comércio , se for bom para Brasil, deve fazer, caso contrario a distância e o melhor. Veja exemplo fertilizante russo, Dilmanta abriu as pernas e o capitão baixou as calças. Brasil precisa disto?!?!!

Camargoer.

Caro N. È um erro básico confundir a cidadania israelense com aquele que professa a religião judaica, assim como é um erro confundir todos católico com o Estado do Vaticano.

Cristiano de Aquino Campos

Que bom para Israel, como vivemos no Brasil, isso nos e indiferente.

rui mendes

Ninguém sabe o número exacto de ogivas de Israel, mas o número que se prevê, é menor, cerca de menos de metade, mas mesmo assim, garantem que quem atacar Israel com armas nucleares, também desaparece do mapa.

Mengao

Nao vão consegui pq o deus de Israel nao vai permitir
No passado as diversas vezes que Israel foi destruído e seu povo feito cativo era pq o deus de Israel estava de folga e deixou um estagiario no seu lugar

Camargoer.

Ola M. O deus de Israel tem um exercito de umas 150 mil pessos. Kartikeia, o deus da guerra indu, tem um exército bem maior. O exército de Mao, já que os comunistas são ateus, é ainda maior. Todos tẽm armas nucleares.

109F-4

Não é piada amigo. O atual governo iraniano (repito, não a maioria do povo, que isso fique claro) prega abertamente a destruição de Israel de verdade. Já o teriam feito se pudessem.

Cristiano de Aquino Campos

Problema de Israel e não do Brasil.

Camargoer.

Pouca saúde e muita saúva, os males do Brasil são”

Fernando

E o governo Israelense prega abertamene a destruição dos Palestinos, e já o teriam feito se pudessem. Qual a diferença?

Cristiano de Aquino Campos

O que tem Israel com o Brasil? Acaso somos Brasileiros ou Israelenses?

Fernando

E quantas vezes o governo (E o povo) de Israel já manifestaram a intenção de destruir os Palestinos?

Alexandre Esteves

José Luiz, Israel não é uma teocracia – já foi, no passado distante, tempo dos Juízes. É uma Democracia, que assegura a liberdade religiosa cristãos, budistas, zoroastristas, etc. E até para os seguidores do Islã. É interessante observar que antes de 1967 o muro das lamentações era vedada sua visitação aos judeus. Onde está a tolerância religiosa do Reino da Jordânia, o mais moderado dentre os países árabes?

O Irã se diz uma teocracia, mas a prática desmente a retórica.

109F-4

Certamente.

Allan Lemos

Sim, realmente as minorias de lá recebem um tratamento muito melhor, Mahsa Amini está ai para provar todo esse humanitarismo, afinal de contas a jovem de origem curda não foi vítima da brutalidade da polícia iraniana.

Eu sei que para o seu tipo não importa o que é feito, mas quem faz.

Sinceramente, vocês me dão nojo.

Thiago A.

??? Meu nobre, não querendo me meter nessas tretas, mas não faz menor sentido você comparar ações criminosas – e como tal se enquadram na legislação brasilera- cometidas por indivíduos com uma política de Estado e institucional, onde o governo cria corporações públicas cuja única finalidade é patrulhar a moralidade do cidadão, como é o caso da polícia de moralidade religiosa do governo do Irã . A jovem em questão foi detida por supostamente não usar o hijab de acordo com os padrões.

Não faça falsas equiparações, é possível discordar do interlocutor e argumentar sem recorrer a desonestidade intelectual.

Camargoer.

Ola Thiago. Concordo que são coisas diferentes e ambas inaceitáveis. As taxas de homicídios no Brasil são extremamente elevadas e as taxas de feminicídio mostram um país violento e machista. Intolerável. Também sou contra a pena de morte. O Estado não pode aplicar a pena de morte. Isso viola qualquer conceito civilizado de proteção dos direitos humanos. È um contrassenso que uma pessoa que tenha cometido um crime de homicídio seja morta pelo Estado que o julga pelo crime. Inaceitável. Também acho inaceitável que qualquer pessoa seja punida, criminalizada ou atacada pelo acredita, independente se estes ataques de intolerância sejam… Read more »

Thiago A.

Olá Camargoer. Quase certamente o meu comentário será liberado ( se ) após dias, não sei se terá a oportunidade de ler esse comentário. São ambas inaceitáveis, mas em um caso o Estado tem pleno e total controle sobre essas ações e pode decidir cessar com essas práticas imediatamente quando bem entender. No outro caso foge do controle do Estado, ou melhor, a ineficiência e negligência do Estado não consegue reverter a situação. São necessárias medidas bem planejadas e programadas para obter um resultado. Quanto ao femminicidio, é óbvio que é inaceitável e enquanto pai esse tema me toca e… Read more »

Allan Lemos

Você acredita mesmo nas baboseiras que fala ou está só de zoeira?

Achei que o seu tipo defendesse as mulheres, mesmo assim você acha que um país onde elas não podem nem sair de casa sem usar o véu tem que ser “deixado em paz”.

Não me surpreende vocês terem a hipocrisia como modo de vida, afinal de contas vocês se autoproclamam democratas enquanto apoiam Cuba, Venezuela, Irã, Coreia do Norte, Nicarágua, todas grandes democracias.

Luis Carlos

Talvez Manda Amini defendesse valores iguais aos de países que são aliados do Governo do massacre indígena.
Vai saber.

Andrey

Prove o contrário.

Camargoer.

Ola T. Em 2021, foram registrados 1319 feminicídio e 56 mil estupros no Brasil. O regime iraniano executou 360 pessoas em 2021 (incluindo homens e mulheres). Apurei que cerca de 20% das execuções no Iran são mulheres, o que seria algo em torno de 100 mulheres, menos de 10% das mortes no Brasil. Para comparação, os EUA executaram 11 pessoas em 2021. O Japão executou 3 pessoas no mesmo ano, sendo que ocorreram cerca de 318 homicídios, dos quais 131 mulheres e 2020. Para mim, todos estes números são inaceitáveis, assim como acho inaceitável a pena de morte.

Thiago A.

Professor, a sua atitude é decepcionante porque vem de um pessoal que entende, tem uma grande bagagem cultural e que deveria educar e formar. Largue a desonestidade intelectual e mostre os dados de FEMINICIDIO do Irã ! Ah, já sei, não será possível, sequer existe esse conceito/ tipificação por lá, quanta mais dados confiáveis… Não é possível por questões estatísticas ( não existem dados de instituições confiáveis) , por questões jurídicas ( sistemas jurídicos diferentes) e por questões culturais… Lhe faço o exemplo da Suécia, onde as estatísticas de est#pro são 3 vezes maiores do que no resto da Europa.… Read more »

Zorann

Não aprendeu nada com a história. Só ódio. Muito triste

Alexandre Esteves

Não foi só ódio que aprendi, Zorrann. O mundo é assim.

Romão

“Eu preferiria ler aqui a visita de um navio da Marinha de Israel”.
.
Israel não tem marinha de Águas Azuis e é do tamanho de Sergipe.
Sorry.
E o Itamaraty não se baseia pela sua preferência, já que você foi derrotado nas urnas.
Sorry 2 !

Last edited 1 ano atrás by Romão
109F-4

E tem artefatos nucleares… e o “gigante em berço esplêndido” não tem…

Thiago A.

Não é necessário ter uma marinha de águas azuis para atravessar o Atlântico e visitar países e portos do outro lado do oceano. O Irã também não tem uma marinha de águas azuis. Não é uma circunavegação que confere o status de blue-water navy. É a capacidade de projetar poder muito além da sua ZEE, de controle do mar( mesmo que limitado no tempo e no espaço ), de conduzir operações complexas nesse TO. Não é o caso do Irã. Aconselho dar uma olhada na marinha de Israel, pode não ser uma marinha de águas azuis mas a evolução e… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Thiago A.
Alexandre Esteves

Aplaudido de pé. Isto não foi aula, mas simpósio!

rui mendes

Os novos submarinos Israelitas e as novas Corvetas, são espectaculares.

Salim

O poder fogo e técnico das Fragatas israelenses põe o barco iraniano e talvez toda marinha iraniana no chinelo. Veja cãs D rones iranianos, não acertam mais nada, foi só fogo de palha e quantidade, que por sinal diminuiu muito. Vc acha que terão algum fôlego para lutar Ocidente?!?! Otan está queimando o poder russo remanescente era soviética, sem perda nenhuma. A China tem a Índia a espreita e uma bomba social interna fabulosa. Aqui o de sempre, navio russia espião passeando, aviao espião americano, navio iraniano, base China na Argentina, sem nenhuma reação, estão esperando o que?!?!!!!!

Alexandre Esteves

Que eu me lembre, não me lancei candidato a nada na última eleição. Que bom que teria teu voto, obrigado. Quanto ao Itamaraty não se basear nas minhas preferências, espero que a verdadeira “Casa de Rio Branco” volte ao pragmatismo de sua Política Externa, defendendo os interesses vitais do Brasil nos palcos internacionais, não a agenda ideológica de um partido político. Quanto ao fato da Marinha de Israel ser de águas azuis ou não, isto não me diz respeito. Mas sendo de águas marrons, como dizes, ela consegue projetar poder sobre a terra e negar o mar a seus inimigos.… Read more »

Inimigo público

Israel roubou e ainda rouba terra alheia, não seriam escória também?

Salim

Acrédito que vc não conhece história… a escritura das terras de Israel e mais antiga, vc deve estar apoiando a matança dos índios yanomanis também, pela sua posição negacionista dos fatos, ou e somente má fé com argumentos casuisticos. A história e a mesma. Esqueci que esquerdopatas so apoiam ditaduras sanguinárias como irá, Rússia, China, Cuba, Venezuela, Nicarágua…

Inimigo público

Em qual cartório estão essas escrituras?

Salim

Vc deve ser funcionário público por lembrar desta indecência chamada cartório, que so existe em poucos países do mundo. Pesquisa um pouco, e bom. Mais um ….. pra defender os esquerdopatas raivosos e suas ditaduras sanguinárias.

Alexandre Esteves

Aquela terra foi prometida a eles por Deus a séculos. Vá se queixar ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Está escrito.

fewoz

Deus? Está de brincadeira, né?

Andrey

Vc militante que tem acesso livre à 40 % da reserva correspondente ao lado brasileiro deverá saber qie os 60% são venezuelanos,vai me dizer que lá eles têm assistência médica e 3 refeições por dia,enquanto o povo nas cidades comem lixo.
Deixem de desonestidade, desde 2010 esees indígenas são maltratados pelo desgoverno,estão pegando os da parte venezuelana para fazer cortina de fumaça do desastre que é e continuará sendo esse governo.

Comte. Nogueira

O que ocorreu em Roraima? Apenas mais um capítulo da desinformação promovida por política partidária. Importaram índios de outros países, para desestabilizar o nosso. Teve um deles que começou a falar em “tupinhol” e lhe cortaram o microfone!
Afinal de contas, a população indígena não se alimenta da coleta, caça e pesca? Na mesma foto, tem índio gordo e esquelético. Tirem suas próprias conclusões…

Cristiano de Aquino Campos

Coleta e caça depende de floresta, sem floresta por estar desmatada ou áreas da reserva ocupadas por garimpeiros não rola, o mesmo vale para pesca em rios contaminados por mercúrio, isso se os garimpeiros não os proibirem de chegar perto do Rio.

Alexandre Esteves

O que ocorre em Roraima tem suas origens do lado de lá da fronteira. Aqueles seres humanos são peões menores de um tabuleiro global, cujos jogadores estão mais preocupados com o subsolo onde eles pisam do que suas próprias vidas.

Respeito o Irã, sua rica história e civilização. Só não defendo seu regime e seus meios de projeção de sua ideologia religiosa.

Cristiano de Aquino Campos

Verdade, uma mesma tribo que vive numa reserva que se estende pelos dois lados da fronteira, preferiram ficar passando fome por meses até ficar subnutridos e levando a óbito idosos e crianças da tribo, tendo uma fartura de comida do lado de cá da reserva deles.
Obs. Estou sendo irônico.

Henrique A

Apesar das limitações eles ainda navegam para mares distantes, enquanto a MB praticamente só faz cabotagem, navegando apenas de um porto nacional para outro.

Fernando Vieira

Ela tinha presença constante no Líbano, sempre uma Niterói ou as vezes a Barroso lá operando como capitânia de uma missão da ONU.

Mas aí pessoal aqui chilicava “ain tá gastando navio, ele precisa estar aqui no Brasil para proteger a costa”, aí agora não tem mais missão brasileira lá. Então decidam-se, é pra Marinha navegar ou pra economizar navio?

Salim

E difícil contentar estes casuistas, Brasil tinha presença privilegiada como observador no Libano, juntou a incopetencia reinante e acabam com tudo. A justificativa foi triste, economizar as Niterois com 50 anos na Costa ao invés de manter as mesmas operacionais nestas Missões e construir barcos novos. Tudo aqui demora Napa500 14 anos ( tiraram Inace pois entregou muito rapido), Barrosso e Tikuna decadas, gripen vai fazer aniversario 10 anos, kc390 querem reduzir compra pois deu certo , Avibras esta em cocordata, aviao Desaer foi derrubado pela fab antes de levantar voo, centauro usd 10 m enquanto guarani usd700 mil, dificil… Read more »

Jorge Knoll

A Marinha do Irã mesmo com tods as restrições que sofre tem Mrinha superior a MB

Edson W agner

Agora pode né, daqui a pouco termos teremos a visita de “botes” cubanos e nicaraguenses,

Camargoer.

Caro Edson. Voce acha que esta parada no Rio de Janeiro foi decidida semana passada? Acho que pelo menos alguns meses de planejameto, não acha? Talvez os iranianos tenham incluído esta parada no RIo de Janeiro depois do resultado do segundo turno.. sei lá. Em maio de 2022, navios da marinha francesa estiveram em Fortaleza. Em janeiro de 2021, um navio da Guarda Costeira dos EUA esteve no Rio de Janeiro. Em novembro de 2022, um navio de pesquisa da Russia esteve no Brasil. Em agosto de 22, foi um navio da marinha indiana. Então, seria ótimo receber navios de… Read more »

Wellington R. Soares

Caro Camargoer, está claro que o receio de todos é sobre a recente aproximação com governos ditatoriais, como Cuba, Venezuela e Nicarágua, liberação de dinheiro do BNDES para caloteiros, moeda única,e regulação dos preços de combustíveis, saída de capital privado, etc… Aí eles chegam aqui na trilogia e tem uma notícia com navios do Irã passando pelo Brasil.
A reclamação e receio de todos é muito maior que a visita de alguns navios ao Brasil.

Camargoer.

Caro W. Infelizmente, a mídia e o tal mercado financeiro é muito fraco de análise. A ideia de moeda comum nada tem a ver com o conceito de moeda única como o Euro. O comércio exterior é geralmente feito em dólares. O importador compra dólares que são transferidos para o exportador que são convertidos para a moeda local. Na prática, o importador paga em sua moeda local e o exportador recebe em sua moeda local. Quando a balança comercial está equilibrada, tanto faz. Contudo, se um dos países tem superávit recorrente, isso provoca uma redução nas divisas do país deficitário,… Read more »

Esteves

Temem fazer negócios com bolivianos porque usam roupas esquisitas. Temem os argentinos porque são metidos e tem mulheres lindas. Temem os chilenos porque os chilenos temem os argentinos. Não gostam de venezuelanos porque o Rei da Espanha mandou calar o Chavez.

Não gostam de paraguaios porque são nanicos.

Se pintarem todos de azul vão distinguir os mais escuros.

Cuba não tem jeito. É a eterna Geni.

Camargoer.

Riso O esquema agora é vender as ações da Americanas em alta e comprar em baixa

Camargoer.

Temer é um verbo que sempre nos assombra e um substantivo que nos assombrou.

Leonardo

Valeu, porta-voz do governo. Comentarista de comentário.

Pedro

Inflação de 94% na Argentina…a culpa não é da mídia, pelo menos dessa vez.

Esteves

Recente? Como recente? A China é nosso maior parceiro comercial desde 2008. Só não é maior do que ficou porque nossa pauta de exportações é pequena. Fomos à Rússia (no governo que passou) pedir fertilizantes, petróleo e tecnologia nuclear…embora existam acordos nativos no continente. A Venezuela conta com as maiores reservas de hidrocarbonetos do mundo. Deixar de fazer negócios com eles é tonteria. O BNDES financia empresas brasileiras com insumos brasileiros para operarem no exterior. Dívidas internacionais no e com o BNDES nunca ultrapassaram 2% dos resultados do banco…perfeitamente recuperáveis nas compensações entre os países. O BNDES é um banco… Read more »

Salim

Camargoer, as vezes e difícil explicar o óbvio para estes incautos, porem certas ditaduras, como o Irã e Rússia fica difícil aceitar pela agressividade dos mesmos contra outros países e etnias. Diga me com quem andas, que direi quem vc é.

Camargoer.

Olá Salim. O conceito de democracia moderna é algo recente. A revolução francesa aconteceu há pouco mais de 230 anos. A declaração de independễncia dos EUA ainda não fez 240 anos. Por séculos, reis e rainhas tiveram o poder absoluto sendo muito mais violentos e injustos que a maioria dos ditadores do Sec XXI. Além disso, é preciso contextualizar os regimes dentro de seu processo histórico. Por exemplo, o Brasil passou por um processo de independência e da proclamação de um república que se assemelham mais a golpes de estado para garantir a manutenção dos privilégios de uma pequena classe… Read more »

Esteves

O terceiro período é o das fakes news.

Salim

História mostra passado e ilumina o futuro mais promissor a humanidade. Esta mesma história mostra quao sanguinários são estes regimes. Pelo seu texto induz a aceitar estes regimes , endossado suas atitudes. Sua visao induz a capar a necessidade evolutiva de nossa sociedade. Incluindo ai nosso histórico, justificando retrocesso por motivos históricos e culturais. Não concordo , porem o mundo ainda tem estas idiotices . Comércio e normal, pois população não tem culpa e a melhora econômica geralmente derruba estas ditaduras, porem colocar a foto de um cara armado e sanguinário como cliente do mês e imoral.

Camargoer.

Espero suas desculpas por me chamar de idiota. Chamar as pessoas de idiotas não está certo. Sobre seu texto, o que escrevi é que a democracia é um conceito recente na história da humanidade, por isso é tão difícil implementa-la. Até mesmo em países com tradição democrática, como os EUA, ocorrem retrocessos, como ficou evidente com a invasão do Capitólio e até mesmo com o seu racismo estrutural (há poucos dias, a poíícia dos EUA matou mais um negro). Quero dizer que é preciso muito esforço coletivo para manter um regime democrático e principalmente para aprimora-lo. A história dos países… Read more »

Salim

Caro Camargoer, em nenhum momento faltei com respeito a vossa pessoa, somente discorde de seu ponto de vista. Quando coloquei ” o mundo tem estas idiotices” não foi em nenhum momento referido a você, que não conheço, porém respeito seus textos e opiniões. Quanto a frase , me referi, somente a motivações e ações de sociedades/ países desprovidas de qualquer lógica ou realidade como: racismo, qual que tipo de negação a liberdade de expressão e perseguição a qualquer etnia ou viés político. Caso vc se sentiu agredido, peço encarecidas desculpas pois em nenhum momento tive esta intenção, além do que,… Read more »

Pedro

traduzindo..seria bom receber navios de outras ditaduras.

Mengao

Não bagunça com a Nicarágua e com Cuba pq os EUA não consegue realizar troca de governo nesses países igual eles fazem a hora que quiserem no Brasil

Fabricio Lustosa

Vc devia ser um q pulava de alegria quando um porta aviões dos EUA aportava aq e os marinheiros recebiam milhares de preservativos para visitar as terras brasileiras. Bem sugestiva a relação.

jose benedito

Esse navio Dena é porventura uma cópia das Amazon ? Lembro que na época do Xá, o Irã tinha comprado uns navios parecidos com as Amazon.

Cristiano de Aquino Campos

É um navio baseado nas fragatas da classe Niterói. Coisa que aliás, nós podíamos ter feito na época pois comprarmos a tecnologia para tal más…..

Alexandre Galante

A do Irã é Vosper Mk.5, a Niterói é Mk.10.

Camargoer.

Olá Galante. Obrigado. Eu também achei o perfil semelhante.

Alexandre Galante

Vosper Mk.1 da Marinha de Gana:

comment image

comment image

Alexandre Galante

Vosper Mk 7, da Marinha da Líbia:

comment image

Alexandre Galante

Vosper Mk.9 da Marinha da Nigéria:

comment image

comment image

Camargoer.

As NIterói da MB são as mais bonitas.

Alexandre Galante

Muito mais, é um navio maior também:

comment image

Last edited 1 ano atrás by Alexandre Galante
Camargoer.

Olá Galante. Verdade. O perfil da Niterói é inconfundível. Lembro quando elas foram entregues. Lembro delas na década de 80, novinhas…

Esteves

Lembro do superfaturamento.

Salomon

O queeee? Superfaturamento na Marinha e no Brasil?

Alexandre Galante

A fragata da classe “Mowj” é uma versão modificada da classe “Alvand” – Vosper Mk.5, ver imagens abaixo:

comment image

comment image

carvalho2008

Aqui, um material muito bom sobre equipamentos deste genero.

http://www.sistemasdearmas.com.br/nam/nam2.html

carvalho2008

comment image

Thiago A.

A matéria ficou ótima, Carvalho. Muito didática, O bom é que é muito variegada, abrangendo tantos temas então um leigo como eu aproveita para rever e lembrar alguns sistemas e conceitos.

willhorv

É…frutos podres serão colhidos

Romão

Mensagem codificada ? Sabe interpretar o código morse do Micto quando ele bate com o dedinho indicador na prateleira do mercado em Miami ?
Estou curioso pra saber a interpretação da mensagem.

Camargoer.

pi pi pi piiii piiiii pi pi piiiiii piiiiii .. tradução “cara, em real isso aqui é muito caro”

Esteves

Tem uns pastores virtuais que captaram a mensagem…toc, pi, pig, rum, rum, piii, poc, poc, tac, pow…

Disseram que significa…vou ali e já volto.

Esse país é incógnito.

Camargoer.

Olá Esteves. Lembrei de internet discada.

Roosevelt

Esse navio tem mesmo as 121.000 toneladas como no texto? Sei não viu?

Alexandre Galante

121,000 metric tons full load

Camargoer.

Olá Galante. Apenas uma curiosidade. A tonelada métrica é a nossa tonelada de 1000 kg. Os EUA, que ainda resistem a adotar o S.I. (acham que é coisa de comunista) usam o termo “tonelada métrica” para lembra-los que uma tonelada no mundo inteiro é mil quilogramas, visto os EUA adotam 1 ton = 2000 libras, que resulta em 907 kg. O certo seria os EUA adotarem a expresssão “pound ton”,

José Luiz

O Poder Naval pode fazer uma bela cobertura fotográfica se for possíve dos detalhes Vai gerar um monte de acessos internacionais para os fãs de inteligência aberta.

Danilo Gentili 2026

O que realmente fazem aqui? Tem a ver com urânio enriquecido/reator nuclear?

Camargoer.

Olá Danilo. Por que vocẽ acha que um grupo de navios da Marinha do Iran viria ao Brasil para discutir urânio enriquecido? Talvez fosse mais simples uma video conferência usando um canal criptografado. Assim ninguém saberia. Ou simplesmente, um servidor do Iran vindo com visto de turista para visitar Foz do Iguaçu… ou indo visitar Manaus e a junção do Rio Negro com o Solimões… ou visitar o Rio de Janeiro, Corcovado, Pão de Açucar…

Esteves

Teve aquela história com a Turquia + Irã quando tentamos fazer uma intermediação nuclear. Contamos a eles que tínhamos uma carta que nos dava autoridade e autorização.

Historinha.

Danilo Gentili 2026

Realmente. Obrigado Camargoer!

Camargoer.

Olá Dalilo. #tamojunto.

Cristiano de Aquino Campos

O mesmo servidor pode trazer em pendrive tais documentos secretos e disfarçar vendo um jogo, nadando na praia de Copacabana e etc.

SmokingSnake 🐍

Em nenhum momento ele falou a palavra ‘discutir’, mandar navios envolveria algo físico mesmo. Os militares dos EUA devem ter suas suspeitas, não é coincidência terem mandado o WC-135R exatamente agora.

Camargoer.

Olá Smoking. Precisaríamos de um histórido dos voos do avião da USAF para saber com qual frequência ele sobrevoa a costa brasileira. Talvez isso seja feita há anos rotineiramente e nunca ninguém notou isso.

Neto

Opa Camargoer, parece que a versão de coleta de ruído nuclear é novo (essa versão).
.
Creio que tem ligação com a base dos subs/angra. Entender como se compra os ruídos enquallnto não há o sbn e depois quando este existir pode ser importante para entender sua assinatura.

Camargoer.

Olá Neto. Foi a primeira coisa que eu pensei, mas ainda assim pode ser uma rotina já que as usinas de Angra I e II estão localizadas na região, sem falar na fábrica de combustível de Resende. Sempre me pergunte porque Aramar era no interior de SP. Talvez a frequência destes voos de monitoramente dos EUA ao longo da costa brasileira explique esta opção. Talvez Aramar devesse ter sido instalada no Pontal do Paranapanea.. mas teria que garantir um sitema de proteção e defesa aérea para aquela região para evitar que os aviẽos dos EUA entrassem no território brasileiro vindos… Read more »

Santamariense

“…estabeleceu um novo recorde de navegação de 250.000 quilômetros…”

250 mil km?? Quantas voltas deram no planeta??

Esteves

São quilômetros persas.

Camargoer.

Riso. Verdade. Eles usando o S.I. sistema iraniano de unidades

Esteves

Sobre o Irã.

“Os US$ 17,2 bilhões que o Brasil embarcou para a região em 2022 são o maior valor da série histórica da Secretaria de Comércio Exterior, que começa em 1997.

O primeiro destino foi o Irã. Milho e soja responderam por 80% dos US$ 4.3 bilhões vendidos ao país persa. Entre os árabes, os principais mercados foram os Emirados Árabes Unidos (US$ 3,3 bilhões), que têm se tornado um hub de distribuição de produtos para a Ásia Central, e a Arábia Saudita (US$ 2,9 bilhões).“

AMX

É disso que falo qdo mencionei em comentário mais acima: sim, que venha o comércio com o Irã, desde que nos seja vantajoso e não nos traga nenhum outro tipo de problema.

Esteves

Comércio é uma via. Pode ser ganha ganha, pode ser no empate, pode ser para fazer aumentar reservas, pode ser por motivos geopolíticos. Pode andar de lado, também. Claro que saldo positivo (vender mais do que comprar) é ideal, mas do outro lado tentam fazer a mesma coisa. O Irã foi dominado pelas dinastias. Grandes empresas, grandes petrolíferas, grandes negócios de capital norte-americano, inglês, francês, grandes comissões. A revolução pós ocupação da embaixada norte-americana trocou uma ditadura por outra. Saiu um governante ligado às tradições, entrou um governante ligado às fundamentações. Há que tentar entender como funciona o Oriente. Se… Read more »

Camargoer.

Olá Esteves. Lembro de uma entrevista do Delfin Netto (sempre foram muito boas) que dizia ser mais importante um comércio de 100 mihões com um superávit de 1 milhão ou mesmo um deficit de 1 milhão que um comércio de 10 milhões com superávit de 2 milhões. Países exportadores de petróleio, por exemplo, possuem balanças superavitárias que causam problemas econômicos, o que explica porque gastam tanto importando armas, como aconteceu entre o Brasil e o Iraque na década de 80.

Esteves

O ministro das melancias.

Hoje melancia é um xingamento feito por extremistas que dizem serem de direita.

Camargoer.

Olá Esteves. A Magali, que veste amarelo adora melancias.

AMX

Eles que sejam o que quiserem, não preciso entendê-los, afinal, me estão pedindo isso? Obviamente que não.
Quis apenas, inicialmente, corroborar a afirmação de que, sim: querem comércio? Nos será bom? Bora!

Esteves

Esses planos de circunavegação dos navios iranianos vem de 2021.

“Os navios de guerra da Marinha iraniana, Dena e Makran, estão previstos para chegar ao Brasil nos próximos dias. A 86ª flotilha (pequena frota) partiu do Irã no início de outubro com o objetivo de circunavegar o mundo.

A passagem pelo Brasil, segundo a agência de notícias iraniana Tasnim, faz parte de uma missão que está sendo conduzida até o canal do Panamá.”

Caso não seja possível atravessar o Canal do Panamá, Irão pelo Estreito de Magalhães.

Jadson S. Cabral

Saudades de notícias da MB. Parece que nem existe mais, que os projetos morreram. RIP

Esteves

Morreram.

Trocou o Comando, os projetos morreram, os contratos morreram, tudo morreu.

Nilo

Será? O Presidente é um conciliador nato rsrsrs.
Lendo o artigo da Helibras, venda de ações, montagem de kits, me lembrei do projeto Tamandaré e a transferência de tecnologia caraCu, governo Lula, governo Bolsonaro, a gloriosa MB não esquece de manter a tradição.

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Esteves

Nem vou escrever o que penso pra não levar block.

Nativo

Pelo visto só gostar de mico não morreu.

Sincero Brasileiro da Silva

Mesmo com as milhares de sanções nas costas, o Irã consegue construir suas fragatas! Já o Brasil, não sancionado por ninguém e com um orçamento bilionário, não consegue construir um barquinho de 500 toneladas… É pra pensarmos sobre!

Alexandre Esteves

Aqui não falta competência. Falta sim é orçamento e vontade política. Os alunos do CN cantam que uma Marinha sempre forte pelos mares é o desejo de seus corações. Deveria ser, também, o de centenas de deputados e senadores que ficam em BSB.

Um Simples Brasileiro

O povo coloca política em tudo…

1º – A Marinha Iraniana só quer fazer um jogo de aparência tentando demonstrar uma suposta operacionalidade global;
2º A parada no Brasil é uma questão antes de tudo de logística, secundariamente é uma questão protocolar para “fazer uma social” e por fim dar uma pequena provocada nos EUA.

P.S.: Fico imaginando como reagirão os iranianos aos costumes praianos dos brasileiros, principalmente em se tratando de Rio de Janeiro.

Camargoer.

Olá. Eu conheço alguns pesquisadores e pesquisadoras iranianas. Eles são amáveis e extremamente educados. Mesmo os pesquisadores mulçumanos têm uma visão bem realista do mundo. Muitos deles moraram por anos na Europa e são muito abertos. O mais engraçado foi quando recebi uma jovem pesquisadora dos EUA. Ela tinha uma visão do Brasil mais distorcida que estes colegas do Iran. Ela disse que uma das grandes surpresas foi perceber que todo mundo gosta de rock e que todo mundo conhece e curte AcDc. Imagino que oficiais da marinha iraniana tem bastante experiência no exterior, tanto quanto oficiais da MB. Aliás,… Read more »

Um Simples Brasileiro

Sim, sim, imagino que a elite intelectual deva destoar e muito do cidadão-médio, aliás, acho que no fundo mesmo uma parcela do cidadão comum sequer gostaria que o Irã fosse do jeito que é atualmente, mas, se vê coagido a aceitar, principalmente se se considera que o Irã Pré-Revolução Cultural era a sociedade mais “moderna” do dito Oriente Médio.

Camargoer.

Ola USB. Pois é. Os persas que conheço são muito parecidos com os brasileiros. Somos muito parecidos. O Eduardo Bueno (acho um pouco exagerado o modo como ele tenta popularizar a história, mas reconheço o seu esforço) repete sempre que, se o futuro é aberto, o passado é um só. Claro que sempre acabado fantasiando o que teria sido o mundo se Wallace fosse o vice-presidente dos EUA quando Roosevelt morreu não teríamos a Guerra Fria (não por coincidência, existe uma similaridade física entre o ex-secretário Byrnes o Sr Burns dos Simpsons). Também fico pensando no Iran sem o golpe… Read more »

AMX

Obviamente que comparar qqr fundamentalista com um não-fundamentalista o resultado será o primeiro menos tolerante que o último.

Camargoer.

Exato. Por isso o erro de julgar todo um país a partir de seus extremistas. Assim com seria um erro pensar que o Brasil seria constituiído de extremistas evangélicos, ou extremistas de esquerda ou extremistas bolsonaristas, é um erro imaginar que o Iran é um país de extremistas islâmicos. A mídia internacional ainda se ressente da invasão da embaixada dos EUA em Teeran, assim como se ressente (menos) da tomada da embaixada em Saigon (hoje Ho Chi Min). È engraçado pensar que Reagan venceu Carter, entre outras coisas, pelas cise do sequestro dos funcionários da embaixada dos EUA em Teeran… Read more »

AMX

Quem julgou foi você.
Sim: é um erro afirmar que Irã é composto somente por fundamentalistas como tb é um erro desconsiderar dita invasão da embaixada bem como tb é um erro não reconhecer que Irã, sim, toma atitudes bem extremistas, tanto internas quanto externas.
Também é erro encher lingüiça e apontar dedo vomitando dados aqui e acolá nem sempre com nexo.

Cristiano de Aquino Campos

Do mesmo jeito que os xaques árabes, judeus ortodoxos e indianos. Acham estranho, criticam, mas nao deixam de fazer negócios.

AMX

Td o que vc falou é (ação/ato) política.

Um Simples Brasileiro

Evidentemente se se parte da idéia de política como “toda práxis em sociedade”,mas, quis deixar subentendido no texto que trato da forma mais superficial de política aquela vinculada à joguetes partidários e ideologias sem maiores aprofundamentos: politicagem.

AMX

Entendi.

Oráculo

Aposto 1 cerveja que vai ter gente na MB fazendo planos para fabricação de um “Makran” Made in Brasil.



carvalho2008

e não seria mal….

Pedro

Sejam bem-vindos, assim como todos os países que mantemos delegações diplomáticas, se possível, comprem algo feito e manufaturado nosso. Obrigado e de nada.

Mengao

Nova fragata do Irã Damavand 2 em construção

Mengao

Mais uma foto da Damavand 2

Romão

Off-topic:
Uma imagem da Demavand 2 em construção…
comment image?resize=1024%2C768&ssl=1

Romão

Enquanto isso, as Tamanduá tão aí… Jogadas pra rolo, como se diz no meu Rio de Janeiro.

Esteves

Estão fazendo.

Last edited 1 ano atrás by Esteves
Camargoer.

Verdade. Estão fazendo. Talvez o Nunão e anime a ir até o estaleiro, tirar uma fotos e contar umas histórias recentes.

Esteves

Nunão ficou devendo a história do Gripen como contou a história das Tamandarés: bem contadinha.

Deve tá lá em Marte.

Marcelo

muito interessante!

AMX

Não gostaria de ver o Brasil tendo laços muito fortes com o Irã além dos puramente comerciais e que nos tragam vantagens.
Porém, ainda assim, admiro muito suas forças armadas. Fazem do limão uma limonada. Tanto antes quanto após a queda do Shah, são profissionais, persistentes e buscam incessantemente desenvolver suas capacidades na pesquisa científica militar.
Lamentável foi a perseguição política (de cunho religioso) aos militares do regime do shah, o que lhes atrasou muito seu desempenho na guerra de 80-88.

Camargoer.

Caro. O Iran é um país com grande população e uma base industrial complexa. Em muitos aspectos, as economias do Iran e do Brasil se completam. Os problemas do Iran com os EUA nada tem a ver com o Brasil. Em relação á religião, os EUA são essencialmente protestantes, enquanto o Brasi é majoritariamente católico. A inglaterra é anglicada. Israel judeu. Japão xintoísta e Índia budista. Imagino que a Russia seja ordotóxica, assim com Arábia Saudita é islâmica. A vantagem de fazer comércio com católicos é a possibildiade de vender crucifíxos. Nada mais.

AMX

Certo… e… o quê td isso tem a ver com o meu comentário?
Religião daqui e d’acolá… problemas EUA x Irã…. blábláblá…
E ainda quer criticar essa ou aquela religião.
Acho que vc se enganou ao responder.
Tanto é assim que, se vc ler de novo, verá que defendi o comércio com o Brasil.

Camargoer.

Caro. Nao critiquei qualquer religião, mas afirmei que o Brasil mantém relações diplomáticas, comerciais e culturais com países com diferentes religiões, o que mostra claramente que este não é e nem pode ser um fator que faça diferença. Por outro lado, como afirmei, o Iran tem uma grande população e uma base industrial complexa, o que seria suficiente para estabelecer um comércio muito mais intenso, envolvendo bens duráveis e industriais, o por sua vez decorre de relações mais diplomáticas e culturais mais fortes. Ao contrário de você, defendo o incremento das relações comerciar e também das relações culturais e diplomáticas.… Read more »

AMX

Você deu toda uma volta pra, no fim, concordar comigo: eu quem disse que defendo que Brasil tenha relações comerciais (no caso em questão, com o Irã), desde que sejam vantajosas pra nós.
Foi um comentário simples e sem maiores pretensões. No mais, vc, mais uma vez, só vomita dados que não têm a ver com o que falei, apenas pra se aparecer.

Camargoer.

Caro. Há anos, senão mais de uma década, eu defendo aqui a importância das relações comerciais, contudo diferimos em um conceito básico. Para o importador ou exportador, a sua ação comercial sempre será vantajosa mesmo que a balança comercial com um determinado país seja deficitária. È um dos casos nos quais a microeconomia é tão relevante quanto a macroeconomia. Um exportador ou importador assinará o contrato sempre que a condição for vantajosa para ele. Isso significa geração em emprego em escala local, geração de renda e riqueza e geração de receita fiscal. Como já expliquei em outros momentos, é melhor… Read more »

AMX

Defende isso há mais de uma década?
Então, por que está perdendo tempo tentando descaracterizar um comentário com o qual vc concorda?
Falta de educação? Vc é quem não tem cognição, e aí quer mudar o foco pra prudência e sofisticação.
Discuta com quem quiser, lunático.

Luiz Blower

Curiosidade: a Dena é uma fragata leve (aqui seria Corveta) da classe Mowj, que é uma versão aprimorada da classe Saam que era uma Vosper Mk5 produzida para a antiga Marinha Imperial do Irã. De certa forma é uma parente distante das Niterói. Dá até pra reparar em uma certa similaridade das linhas (principalmente o formato do casco e na disposição dos principais elementos da superestrutura, bem característica dos projetos de escolta da Vosper).

Dalton

Complementando Blower…os 4 navios da classe Saam que você citou foram renomeados
com nomes de montanhas após a Revolução de 1979, tornaram-se a classe Alvand ,um dos quais foi afundado pela US Navy em 1988 sendo todos incorporados antes mesmo do batimento da quilha da “Niterói” portanto com mais de 50 anos hoje.
.

Luiz Trindade

Esta ae a razão do porque do avião norte-americano que fareja substancia radioativa esta em nossa costa!

Romão

Aí tá certo né ?
Estuprar a soberania de um país “aliado” é justificável quando tem navio iraniano por perto né ?
.
“Minha cabeça dóooooooooi”.

Dalton

Nada a ver, o voo do WC-135R teria ocorrido de qualquer forma.

Esteves

Também acho. Mas aquela história que tentamos construir um acordo nuclear com turcos e Irã…aquilo não ficou muito claro se nossa participação seria somente como moderador.

Grifon Eagle

Ah agora pode tudo, aqui no Brasil tá tudo liberado, fronteiras abertas, europeus, americanos e chineses fazendo a festa por aqui, tá tudo uma “maravilha” rsrs..

Wilson França

Hã?

Camargoer.

Olá G. Por favor, explique o seu raciocínio. Não entendi o que você escreveu, Nao conseguir relacionar com qualquer fato. Do que você está falando?

Esteves

Ele não entende o que diz.

Grifon Eagle

Vc é bem inteligente, é capaz de raciocinar 🙂

Camargoer.

Obrigado pelas palavras, ainda que considere que sou mais teimoso que inteligente, mas sou capaz de mudar de opinião, o que é a mais importante demonstração de inteligência. Contudo, seu comentário é vago e carece de uma argumentação clara. Do modo que escreveu, eu posso pensar qualquer coisa o que provavelmente me levaria à conclusões erradas em relação ao seu argumento.

Esteves

Ele não tem argumento. Tem expressão.

Camargoer.

Ola Esteves. Fica difícil debater com alguém quando a gente não entende o argumento. Pior, quando ao invés de explicar, o rapaz parte para o ataque pessoal. Neste momento, é melhor mandar a que a pessoa Vá Ser Feliz e seguir em frente, como um velho boiadeira levando a boiada …

Esteves

Tempos difíceis.

Camargoer.

Felizmente, ainda estou aprendendo mais do que esquecendo. Ainda é uma boa notícia.

Grifon Eagle

Pelo visto, pífio aqui são suas colocações.

Camargoer.

Ola G. Quando o debate vira uma questão pessoal, prefiro ignorar. Talvez você já saiba como funciona isso. Então, Vá Ser Feliz.

Grifon Eagle

Eu quem lhe ignoro rsrs..

Camargoer.

Olá. Obrigado. Terá sido um grande favor. Ficarei muito grato.

Grifon Eagle

kkkkkkk

Fabio Araujo

Em relação a visita da marinha iraniana não sou fã do Irã, mas como temos relações diplomáticas e comerciais com o Irã é natural esse tipo de pedido, lembrando que um navio da guarda costeira americana vai estar aqui no Brasil quase no mesmo período. Uma pergunta ainda existem embargos dos EUA em relação ao Irã? Se existir podemos sofrer retaliações dos EUA?

Esteves

“O Irã e os Estados Unidos devem retomar as trativas para a retirada das sanções de Washington a Teerã. As negociações serão conduzidas em Doha, no Qatar, segundo o Al Jazeera.”

Estavam resolvendo as picuinhas. Após o fornecimento de drones iranianos aos russos na guerra da Ucrânia, não surgiram notícias sobre.

Inhotep

EM OFF:
Queria saber se procede a informação que o casco do ex NAe São Paulo será afundado pela MB, dito pela Folha de São Paulo?

Camargoer.

Olá Colega Vivente pela Eternidade em Saqara. O TRF5 negou o pedido da empresa para que o casco do A12 fosse levado para Suape, acatando o argumento que ele representa um risco ambiental inaceitável. Ao que parece, um rebocador da MB está levando o casco para meio do Atlântico, onde a MB pretende instalar explosivos no casco e afunda-lo. O Ministério do Meio Ambiente já se manifestou contra esta decisão da MB. Temo que o navio será mesmo afundado. Acho ainda vai dar muito problema.

Inhotep

Aguardemos os próximos capítulos. 🍿🍿🍿

Camargoer.

Olá Nobre Arquiteto. Sabe aquele assunto que é melhor nem saber? Pois é.

Inhotep

Eu prefiro saber pois isso custou o nosso dinheiro.

Camargoer.

Olá Nobre construtor de pirâmides. Li há pouco que a MB pretende afundar o casco amanhã cedo, ainda que uma empresa da Arábia Saudita tenha oferecido R$ 30 milhões pelo casco. Que novela

Inhotep

Nossa…
Mas passa a fonte ou o link disso, Camargo. 👍

Carlos

Daqui mandamos um farejador na costa do Rio mas o aviao teve problemas tecnicos, depois de farejar a Baia de Guanabara. Nunca cheirou coisa igual. Deve que retornar a McDill em Tampa.

Carvalho2008

Canal do Caiafa está noticiando que diversas instalações do Irãforam atacadas nesta virada de sábado para domingo via drones.

Não há confirmação dos autores

alguém sabe mais sobre o assunto?

Esteves
Carvalho2008

e agora uma nova notícia de que agora a pouco um comboio de 25 caminhões iranianos foram atacados quando se dirigiam com armas e munições a Síria

Romão

OFF-TOPIC: A MB mandou o ex Nae São Paulo, para a Turquia, já fazendo água.
Competência é outra coisa…

Há pressa para resolver a questão uma vez que de agosto de 2022 até agora, 2.787 litros de água entraram na embarcação. O limite para navegação em segurança é de 3.530,7 litros.”

https://sputniknewsbrasil.com.br/20230128/sob-protestos-de-marina-silva-marinha-planeja-afundar-porta-avioes-sao-paulo-em-aguas-brasileiras-27246792.html

carvalho2008

medida erra…caixa dágua tem 1 000 litros na minha casa que havia construido, eu tinha 2.50 litros…rzrzrzrz…

Esteves

Não entendo porque Esteves + C* = block. C* é uma teoria econômica. Certo isso? C* é um movimento filosófico, ideológico, social. Tá ok?

C* não é xingamento. Causa de que Esteves + C* = block?

Nonato

O Brasil saindo do “isolamento” diplomatico.
Irã, Venezuela, Cuba, Argentina…

Esteves

Alemanha, Inglaterra, EUA, Chile, França, Portugal, China…

Camargoer.

Bingo.

Underground

Ai, ai….
MPF interpõe recurso contra afundamento do navio.
A idiotia continua. Esse país dá medo.
E segundo a mídia, esse navio não é feito de aço, mas de amianto.

Diego Tarses Cardoso

Os Eua fizeram novamente o que melhor fazem: Fortalecer seus inimigos.

Fizeram tanta força para ajudar Lula a ganhar, agora ficam aí com medo da relação Irã-PT.

Que façam L.

Pedro

Pronto. Agora o Brasil putencia voltou a ser reconhecido internacionalmente. Por ditaduras. Ladeira abaixo e sem freios.

Miguel

O Melhor caviar e pistache do mundo é do Irã.