A Marinha do Paquistão recebeu seu segundo submarino diesel-elétrico (SSK) da classe Khalid (Agosta 90B) modernizado da empresa turca STM.

A embarcação, PNS Khalid, foi entregue ao serviço com um novo conjunto de sonares, periscópios e sistemas de comando e controle, divulgou a STM por meio de um comunicado à mídia em 25 de janeiro.

A Marinha do Paquistão opera uma frota de três SSKs da classe “Khalid” que foram comissionados entre setembro de 1999 e setembro de 2008.

O primeiro da classe “Khalid” foi construído pelo Naval Group (então conhecido como DCN) em Cherbourg, França. O segundo e o terceiro navios, PNS Saad e PNS Hamza, foram construídos pela Karachi Shipyard and Engineering Works (KSEW) sob um acordo de transferência de tecnologia.

A classe “Khalid” tem uma velocidade máxima de 20 nós quando mergulhado e 12 nós quando emergido. Usando o snorkel, a embarcação pode atingir um alcance máximo de cerca de 8.500 milhas náuticas na velocidade de cruzeiro de 9 nós.

Duas embarcações da classe são equipadas com recursos de propulsão independente do ar (AIP). O Hamza foi equipado com um sistema AIP de oxigênio líquido MESMA de 200 kW desde o momento em que foi construído, enquanto o Saad foi adaptado com o sistema entre 2012 e 2014.

Em termos de armas, todos os três submarinos estão equipados com quatro tubos de 533 mm cada. Além de torpedos, esses tubos podem lançar o míssil sub-superfície Exocet SM39, bem como minas de influência naval Stonefish Mk III da BAE Systems.

FONTE: Janes

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Adaime

Não entendi porque os subs foram modernizados na Turquia, uma vez que dois dos três foram construídos em casa, com transferência de tecnologia.

Mk48

Resta saber até onde essa tecnologia foi “transferida”

rui mendes

A Europa têm de deixar é de ser estúpida, muitos países, quando podem comprar produtos de países mais próximos do seu, compram, nada contra, mas os Paquistaneses, com as terríveis cheias que tiveram, pediram ajuda aos EUA e Europa, pois não tinham possibilidades de fazer frente a tanta destruição, e a quase totalidade da ajuda foi da Europa e dos EUA, o mesmo nas ajudas aos países mais pobres, por conta das alterações climáticas, mas depois compram armas caríssimas na China, Rússia e Turquia, então acho que é tempo da Europa lhes dizer, para irem pedir dinheiro, a quem eles… Read more »

Talisson

Se acredita que a ajuda da Europa e EUA sai graça, o que podemos fazer…

Caio

Foram modernizados no Paquistão, com os turcos apresentando o projeto de modernização vencedor mas os “desenhos originais” ficando nas mãos dos paquistaneses.

Mars

Se eu não estou enganado, esses submarinos também podem disparar o míssil de cruzeiro paquistanês que foi desenvolvido através de engenharia reversa de um Tomahawk que caiu no Paquistão.

Last edited 1 ano atrás by Mars
sub urbano

Sim, o Babur, a cópia paquistanesa do Tomahawk. A versão lançada de submarinos já tem ogiva nuclear q foi testada pouco tempo atras. Os futuros subs q eles compraram da china virão com essa capacidade baburs + nukes. Terao AIP tbm.

Adriano madureira

Eu pensava que o Paquistão estava quebrado e falido…. Eles não estão em série crise financeira 🤔❓