HMS Somerset, fragata Type 23

HMS Somerset, fragata Type 23

O primeiro navio de guerra da Marinha Real a receber mísseis antinavio noruegueses NSM é fragata HMS Somerset (F82), Type 23. Os novos mísseis estão substituindo os Harpoon fabricados nos EUA.

Fotos da instalação do lançador foram publicadas na página da fragata HMS Somerset no Twitter. Em novembro de 2022, o Reino Unido e a Noruega concordaram em armar os navios da frota britânica com mísseis antinavio noruegueses NSM.

Os mísseis serão instalados em 11 fragatas navios, incluindo as fragatas Type 23 e destróieres Type 45. O acordo estipula que os primeiros complexos antinavio NSM devem ser instalados em três navios britânicos nos próximos 12 meses.

O trabalho será realizado no estaleiro Babcock com a participação da empresa BAE e da empresa norueguesa Kongsberg Defense & Aerospace, que fabrica esta arma.

O Naval Strike Missile (NSM) é um míssil antinavio subsônico que é capaz de atingir alvos de superfície e terrestres. O míssil com 4 m de comprimento e 410 kg de massa é equipado com um moderno sistema de reconhecimento de alvos.

O míssil NSM está equipado com um motor turbojato TRI-40 e um propulsor de combustível sólido. O alcance máximo de lançamento é de mais de 185 km e a massa da ogiva de alto explosivo é de 120 kg.

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo

Essa foi rápida hein, anúncio em Novembro e instalação em Fevereiro.

Rawicz

Que bela belonave. Pena que já estão em fim de vida e não poderemos ver em nossa marinha.

Salim

Se estão fim de vida, porque Ingleses ainda investem pesado nelas.?!

Dalton

Por que ainda levará alguns anos para as T-26s e T-31s alcançarem seus “IOCs”
respectivos então é necessário manter as T-23s relevantes até lá.

Gerson Carvalho

A MB já encomendou um lote para 2050

Glasquis 7

Eu não as consideraria em fim de vida.

Elas deverão navegar pelo menos mais uma década. Acredito que até 2040 alguma delas ainda estará comissionada em algum país.

Estão com data para dar baixa na Royal mas, poderão ser repassadas a outras marinhas que deverão operá-las por mais algum tempo.

Fernando Vieira

Se algum almirante da MB ler esse comentário…

Marcelo Martins

Se estão em fim de vida, aí sim é que interessa à MB. Haja vista o fiasco que foi a compra do São Paulo.

Carlos Campos

NSM é top

Jodreski

Pq a mudança de armamento? Os mísseis Noruegueses são tão melhores assim que os Harpoon mais avançados?

Dalton

Sim além do que não se está mais investindo no Harpoon e o NSM está sendo utilizado pelos LCSs da US Navy ,versão Independence e será utilizado também pelas futuras fragatas classe Constellation.

Jodreski

Obg pela resposta!

Rafael

Dalton, a lista de operadores deste equipamento se avoluma a cada ano. As próprias Type-45 também serão equipadas. Um sucesso comercial impressionante, principalmente se contarmos as diversas versões.

Ps: o NSM compartilha a motorização com o Exocet bloco III: o TRI-40.

Santamariense

A versão ar-superfície ficaria perfeita nos SH-16 da MB.

Rafael

Aparentemente, é o que a Índia quer nos seus novos “Romeos”.

Eduardo

Ainda acho que o Brasil deveria ter comprado essas fragatas de prateleira ao invés de um projeto adaptado e ToT que nunca se usará.