Submarino russo Dmitry Donskoy, último classe ‘Typhoon’ , foi retirado de serviço

135

SSBN Dmitriy Donskoy

Ele aguardará desmantelamento em uma base naval em Severodvinsk, juntamente com outras duas unidades deste projeto, disse o chefe do Movimento Russo de Apoio à Marinha, Vladimir Maltsev

MOSCOU, 6 de fevereiro. /TASS/. O submarino estratégico pesado de propulsão nuclear Dmitry Donskoy da classe Akula da Marinha Russa foi desativado, disse o chefe do Movimento Russo de Apoio à Marinha, Vladimir Maltsev, à TASS.

“O cruzador submarino Dmitry Donskoy foi desativado da Marinha Russa. Ele aguardará a utilização em uma base naval em Severodvinsk junto com outras duas unidades deste projeto”, disse ele.

O Dmitry Donskoy foi lançado pelo Estaleiro Sevmash em 1976 e lançado em 29 de setembro de 1980. O relatório de aceitação foi assinado em 29 de dezembro de 1981.

Inicialmente, os mísseis balísticos intercontinentais do complexo D-19 eram a principal arma do submarino. Em 2002, o submarino foi atualizado sob o projeto 941UM. Em seguida, foi usado para testar o míssil Bulava. No verão de 2017, o Dmitry Donskoy navegou para a Frota do Báltico para participar do desfile da Marinha.

No geral, o Estaleiro Sevmash construiu seis submarinos do Projeto 941 para a Marinha. Todos os submarinos estavam operacionais com a Frota do Norte. Até hoje, três deles foram alienados com financiamento dos EUA. Dois submarinos, o Arkhangelsk e o Severstal, foram retirados de serviço e aguardam descarte.

FONTE: TASS

Subscribe
Notify of
guest

135 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
António Rodrigues

???????Até hoje, três deles foram alienados com financiamento dos EUA.
???????Dois submarinos, o Arkhangelsk e o Severstal, foram retirados de serviço e aguardam descarte.

Quer dizer acabou o financiamento do inimigo para alienar os ditos.

Luis Carlos

Creio que deveria interessar aos EUA financiar o desmantelamento de subs do inimigo.
O problema é que os russos estão substituindo por outros mais modernos e poderosos.
Como dizem.
Esse programa dos EUA é uma ‘faca de dois legumes’.
Agora, subs russos.
Excelência militar.
Nada se compara a eles.

Dalton

Não há nenhuma base científica para o “nada se compara a eles” apenas torcida. . Os russos estão simplesmente substituindo seus velhos SSBNs Deltas mais antigos que os “Ohios” e utilizaram um casco incompleto de um SSGN “Oscar II” para desenvolver um “transportador de poseidon” na crença da doutrina de “escalar para desescalar” como se outras nações não recorram ao uso de suas armas nucleares táticas e mesmo estratégicas. . O principal SSN russo continua sendo o “971” desenvolvido na década de 1980 dos quais há “apenas” 10 no inventário e baixa disponibilidade além de 4 outros sendo 2 Victor… Read more »

Dalton

Torcida “faz parte” Hank e se o blog não tivesse desativado a negativação
estaria em maus lençóis !
.
Enfim, “Damm the torpedos, full speed ahead ” 🙂

Luis Carlos

Prezado Dalton.

Seus comentários são muito bons, mas considerar que os subs russos são meros lançadores de Poseidon (pouca coisa, né?) e que os Classe Virginia estão preparados para laçar mísseis hipersônicos (quando? onde?) é forçar a barra um pouco.
Isso sim, não há confirmação científica.

Saudações!

Luis Carlos

Se não há evidência científica que são melhores, também não que são piores.
Nem que os americanos também o são.
0 x 0 geral.
Mas, mesmo assim, fico com os russos.

100nick-Elã

também não há nenhuma base científica para “o F-22 é o melhor caça do mundo” ou as forças armadas dos EUA são praticamente invencíveis” – motes que vocês sempre vomitaram aqui.

Slow

Tem base sim o F22 abateu um balão do Alibaba e ai ? 🤣

Alan Santos

A quantos “pés” de altura mesmo ? Isso você não citou .

Luis Carlos

Depois do Fantasma de Kiev, era só chamar o fantasma do Barão Vermelho para abater esse balão.

kkkkkkkk

Rafael

Técnico e incrível comentário.

Luis Carlos

Diria que é parecido com o falecido Bosco
O Bosco aquático.

Kkkkkk

Luis Carlos

O único problema é que não há comprovação científica disso também.
Que eu saiba, ninguém aqui pisou em um submarino russo ou americano.
Fica a dica.
É só torcida.

Nei

De torcida, você é o especialista aqui.

Luis Carlos

Pior que não.
Relato do piloto ucraniano, Dmitry Fisher, dizendo que não adianta mandar F-16 para a Ucrãnia, pois os aviões russos SU-27 são. superiores.

https://southfront.org/ukrainian-pilot-find-performance-of-western-fighters-inferior-to-russian-jets/

Fish

O que aconteceu com o bosco?

Luis Carlos

Deve estar em Orlando.
Ou seja, morto!

huahuahuahua

Carvalho2008

Sim, o Bosco é sensacional…uma biblioteca técnica principalmente sobre sistemas e mísseis…..cara sensacional!!!! Sinto falta dele

Inimigo público

Realmente, igual da vez que ele disse que os mísseis iranianos eram buscapés, vai lá o Irã e manda seus mísseis numa refinaria saudita e uma base americana repletas de Patriots, com um total de zero abates de mísseis iranianos kkkkkkk

Inimigo público

Impalador? Tava mais para impostor oficial, eu mesmo o desmascarei diversas vezes aqui. Aliás quando ele volta, tô com saudades de bater nele.

Jack

Boa tarde, comandante, concordo com suas observações em parte. Porém para que não haja essa “torcia” penso que uma boa análise da situação, principalmente comentários vindos de pessoas com a experiência do senhor, deveria contemplar os dois lados. De forma alguma estou colocando em xeque o que sr. disse. Até porque sou apenas um entusiasta sem experiência alguma em assuntos militares. Me chama a atenção os comentários e análises do comandante Robinson Farinazzo, sempre analisando os dois lados de uma mesma questão, sobre o poder de dissuasão das partes envolvidas. A impressão que me passa lendo seu texto é que… Read more »

André Luís

O “amigo” HMS_Hank Voight_Less adora uma block!! Típico da cartilha progressista pantanosa…rs!

Mk48

Exato ! Esse cidadão, sem nunca ter chegado a menos de 500mts de um submarino, vem pagar aqui de entendedor do assunto. Nunca mergulhou num sub, sentindo a estrutura do sub se encolher devido a pressão, e vem aqui posar de entendido no assunto !.
.
O Google esta CHEIO de almirantes como o Sr. Dalton !

Luis Carlos

Não é?
Sujeito nunca pisou em um submarino russo e vem com toda a propriedade dizer que os americanos são melhores.
Armas americanas são muito boas nos catálogos de vendas.
Quando chegam na hora do ‘vamos ver’, engasgam, engripam, pifam e por aí vai.

Guilherme Lins

Para ser realista, nada se compara a frota de submarinos da US Navy. Esta sim, a anos luz de distância de qualquer outra.
Sobre a classe Typhoon, ao meu ver, são os submarinos mais bonitos já construídos. Aparentemente, devido ao altíssimo custo envolvido na operação deles, foram encostados em favor da classe Delta IV, que também serão desativados após a conclusão do projeto Borei.

Dalton

Em matéria de submarinos nucleares sim já que os últimos convencionais foram construídos pelos EUA no fim da década de 1950 e os últimos existentes se foram com o fim da Guerra Fria. . A Rússia seja pela necessidade de complementar seus nucleares com os mais baratos convencionais, seja pela pura necessidade tática desenvolveu um excelente convencional na classe conhecida como “Kilo” e subsequentemente um “Kilo Melhorado” deslocando cerca de 3000 toneladas submerso. . Por outro lado os submarinos japoneses deslocam 4000 toneladas submersos igualmente considerados como os mais capazes do mundo e o Japão mesmo destina 2 submarinos exclusivamente… Read more »

Guilherme Lins

Dalton, sou um grande fã de seus comentários. Creio que se analisarmos o que temos acesso, como investimento, equipamento e experiência, a US Navy terá a vantagem.

Dalton

Grato Lins, bom poder “conversar” com gente que compartilha esse
mesmo interesse pelo “naval” que no meu caso me assombra desde
meus 10/12 anos.

Mk48

Realmente, é assombroso você comentar e afirmar coisas sobre submarinos sem nunca ter servido em um deles, “comandante”, rsrsrs

Mk48

Uma pena que desativaram aqui a negativação, pois você iria tomar um sonoro deslike.

Baseado no historico de seus “comentários”, percebe-se facilmente que se trata de uma pessoa com problemas mentais.

P.S – Só para seu douto conhecimento, não é “Van Broun”, mas VON BROUN.

O Copy-Paste falhou, hein ?

Last edited 1 ano atrás by Mk48
Franz A. Neeracher

O correto é von Braun.

LeoRezende

Foi corrigir e passou vergonha citando errado tb. Ridículo e risível.

Mk48

Quem é você, suposto entendido no assunto ?

Leo Rezende

Bom,não sou um espantalho como vc,o que já é uma vantagem. Além do que,tenho cuidado em não escrever besteiras,ao contrário de você.

Luis Carlos

Prezado Mk48.
O sujeito acima teve a castimonia de comparar os trabalhos de alguns dos maiores gênios da Humanidade com um comentário de blog.
Aí fica difícil.
Muito difícil.

Luis Carlos

Meu Deus!
O cara querer comparar os trabalhos científicos de Einstein e Newton com um comentário de um curioso.!!!
Aí não dá!!!
Fomos longe demais.

Cristiano de Aquino Campos

Experiência em submarinos os Russos estão em pé de igualdade com os EUA, afinal, operam submarinos a muito tempo, um contra o outro e em todos os mares e oceanos.
Equipamentos/tecnologia também equivale, ambos possuem submarinos extraordinários.
Já investimento, fica difícil estabelecer se olhar pelo valor investido, já foi dito aqui, um país pode fazer o mesmo com um bilhão de dólares o que os EUA fazem com 5 bilhões. Não necessariamente gastar mais em dólar garante ser mais.
O importante é a capacidade, quantos submarinos nucleares se tem, e como eles o usam.

Guilherme Lins

discordo do senhor! apesar de ser grande os estudos e fascínio pelos grandes combates envolvendo os porta-aviões, foram os submarinos americanos que obliteraram a marinha japonesa na segunda guerra (conflito no qual o submarino mostrou ao mundo suas qualidades), e a partir daí a experiência americana na utilização de submarinos se consolida. Eu concordo que os soviéticos construíram poderosos submarinos (eu realmente acredito que a classe Oscar, por exemplo, é uma ameaça bem maior a um strike group do que os “caçadores de porta-aviões” kirov e slava), mas não há equivalência entre os equipamentos, a classe oscar, assim como o… Read more »

Luis Carlos

Cara!
Essa superioridade americana propalada por foristas aqui é mero achismo.
Tudo que se comenta aqui, o americano é melhor.
Esqueça isso!
Os tempos mudaram e os fracassos americanos em diversos setores mostram isso claramente.

Fabio Mayer

O que não significa que foi substituída por irrestrita superioridade sino-russa.Você é apenas mais um forista destes, apenas com sinal trocado.

Luis Carlos

Exato.
Como dito: 0 X 0 geral!

Nei

Os submarinos americanos em tecnologia embarcada, são superiores. Nem você pode negar, mas sim, os Russos, japoneses, todos em suas vantagens.

Luis Carlos

Disserte sobre o assunto.

Mk48

Ahaha.
Sabichão, “serto” se escreve CERTO, com a letra “C”.

Volta para o primário.

LeoRezende

Vc é tão raso que não consegue enxergar uma ironia nem quando ela é esfregada na sua cara. Vc é só um ignorante condescendente e mal educado.

Mk48

Sinceramente, tenho saudades do tempo em que no blog comentavam pessoas como eu e outros colegas da MB. No entanto, graças a você e outros , todos foram se afastando. Fiquem aqui então delirando, falando as asneiras de sempre. A Adm. do Blog nãonestá nem aí pars o nivel dos comentarios, o que importa para eles é a quantidade de visualizações. Então isso criou um campo fértil para pessoas como vc, e outros, que não são profissionais no assunto, que so querem lacrar. . Uma pena. Eu, que vivi embarcado 3 gerações da ForSub, vou tambem parar de escrever aqui,… Read more »

LeoRezende

Estudo militaria desde a adolescência. Meu pai e tio serviram na Itália. Meu irmão é Major no EB. Vc,independente de sua ‘qualificação’ talvez auto-imposta,é só mais um espantalho condescendente,desrespeitoso e arrogante. Se a trilogia fizesse uma censura como a que vc deseja,talvez a primeira vítima dela seria vc mesmo. Frequento a trilogia desde seu inicio,e me lembro de vc,quando foristas de gabarito frequentavam essas plagas, e vc sempre esteve abaixo do nível deles. Aliás,sou capaz de apostar uns cobres que vc e outros da sua ‘estirpe’ são a verdadeira causa desses caras terem se abstido de continuarem comentando por aqui.… Read more »

Mk48

Otimo. Então honre seu pai e tio parando de escrever besteira sobre o assunto. Tô nem ai para voce e sua familia.

Goulart

vide Afeganistão

Goulart

Prezado Guilherme creio que você já tenha lido o livro BATALHA DE MIDWAY, sou apartidário ( o Brasil está perdido a tempos, seja com qualquer Presidente). Leia e depois me diga a qui no site. Com todo respeito.

Luis Carlos

Deixa de blá blá blá. Que regimes fechados. O regime fechado do Vietnã deu uma surra nos EUA. Mais recentemente, o regime hermético do Talibã deu outra. A realidade é que os EUA não são o que eram antes. E esse processo é antigo. Decadência lenta e gradual. Suas armas são boas nos catálogos. Alguém ainda fala de HIMARS? Já saiu artigo sobre as mudanças que os russos fizeram no Tor para interceptar os foguetes desse sistema. Alguém ainda fala de IRIS-T? Javelin? Stinger? NASAM? NASAM até foi reportada a destruição de um deles terça-feira. Guerra é isso. Adaptação às… Read more »

MestreD'Avis

Espera… “O regime fechado do Vietnã deu uma surra nos EUA”
Então mas no tópico do MIG31 confirmou que eram caças e pilotos Russos a abaterem americanos no Vietnam e afinal agora já foi o regime fechado do Vietnam?
É demais pedir coerência????

Luis Carlos

Que entrou em Saigon foi o Vietnã do Norte.
Não Rússia ou China.

Andre

Impressionante como você insiste em alterar a realidade para que suas fantasias fiquem mais palatáveis. O regime fechado do Vietnã, com amplo apoio soviético, recebendo grande quantidade de equipamentos, treinamento e soldados, levou uma surra no campo militar. Ganhou a guerra quase dois anos depois de assinar o acordo de paz e ver a retirada de quase todas as tropas americanas. O mesmo aconteceu no Afeganistão, onde, o Talibã venceu a guerra perdendo todas as batalhas. Já na Ucrânia, a “segunda” maior potência militar do mundo não consegue avançar 100km além de suas fronteiras, e perdeu diversas batalhas, como em… Read more »

Cristiano de Aquino Campos

A lógica Russa pelos convencionais não tem nada haver com custo e sim necessidade tática e comercial. Tática pois esses convencionais atuam como cobertas, patrulhado próximos a costa e a área das frotas de mar interiores e comercial pois são uma opção para marinhas estrangeiras comprar.

Palpiteiro

O que mais me chamou a atenção até hoje foi a classe alfa. Fazer um submarino de titânio é algo difícil de se imaginar quando se conhece as dificuldades de se trabalhar com esse material.

Pedro Sousa

Os SSNs da classe Sierra I/II também tem seus cascos construídos em titânio.

Palpiteiro

Cara. Eu já trabalhei com titânio. Quanto pesa um sr71 e quanto pesa um submarino nuclear. Está por fora

Palpiteiro

Faria sentido os americanos terem submarinos convencionais para treinar tripulação?

Alfredo Araujo

Se treina como se quer combater… Logo… os equipamentos precisam ser os mesmos

Mk48

Não. Leia minha resposta acima.

Mk48

Não, porque devido ao emprego os procedimentos são totalmente diferentes.

Luis Carlos

Deixa eu te contar um pequeno episódio que aconteceu na Ásia. Quando da guerra Índia x Paquistão, os EUA tetaram intimidar os indianos mandando uma frota capitaneada por um porta-aviões para a região de forma a tentar parar o avanço indiano. Eis que um submarino soviético ultrapassou o bloqueio americano e emergiu na frente deles. Foi o suficiente para os americanos baterem em retirada. Este fato levou a uma gratidão eterna dos indianos em relação aos russos, o que é demonstrado nas suas relações até hoje. E ainda. Há relatos que submarinos soviéticos passavam facilmente pelo bloqueio americano a Cuba.… Read more »

Guilherme Lins

blza, forte abraço Da Lua!

Luis Carlos

Lembre-se.
Estudar a História evita que se repitam os erros.

Saudações!

Guilherme Lins

Lembre-se: vodka demais embriaga, aí a pessoa fica soltando pérolas, como a frota enferrujada de submarinos russos ser a melhor do mundo.

Luis Carlos

Fique tranquilo que não é só vodka.
Tem muito mais coisas.
O Mundo está contaminado.
Mas , finalmente, está sendo feita uma limpeza.
Aguarde a publicação das próximas notícias que são muitos boas

Helenofreire7@gmail.com

Luis Carlos é um bobinho, ele assiste muitos filmes de guerra americano.

Fabio Mayer

Nisso eu concordo com você.

A questão, porém, é que, se você quer falar de porta-aviões, deve puxar conversa com os EUA…

Luis Carlos

Vou conversar com o Smith, marinheiro que agora tem 102 anos e que participou da Batalha de Midway
Uma das mais ‘recentes’ experiências no uso de porta- aviões em combate.
Só uma pequena diferença.
Naquela época, os japoneses afundavam navios com aviões a hélice.
Hoje, os russos podem usar mísseis hipersônicos e torpedos atômicos.

Sensato

Ah, entendo. Em todas as guerras que eles participaram depois, os NAe ficaram em portos americanos né?

Andre

Então os submarinos soviéticos passaram facilmente pelo bloqueio mas mesmo assim os russos colocaram seus misseis na sacola e voltaram para casa?

Os O Asian Times informou que que os russos ofereceram aos indianos participarem do programa do Su-75. Será que os indianos, que conseguiram fugir da armadilha do su-57 vão cair nessa?

Victor Filipe

Foto tirada da hélice do “Porta Aviões” da URSS classe Kiev fotografado pelo HMS Swiftsure.

Quer chegar mais perto do que isso?

comment image?auto=webp&optimize=high&quality=70&width=1440

Link da matéria sobre o ocorrido:
https://www.thedrive.com/the-war-zone/how-a-british-submarine-spent-hours-under-a-russian-aircraft-carrier

Fabio Mayer

Não pode nem fazer piada contra os russos, né?

Alan Santos

Sério que nada🤣?

“Alemanha autoriza o fornecimento a Israel de mais 3 submarinos classe Dolphin II”

Será que a inteligentísia” russa em projetos de Submarinos é melhor que a a alemã
e israelense ?

Inimigo público

Sim, tanto é que um submarino russo emergiu em praias israelenses anos atrás e eles ficaram com o furico na mão. Onde estava o MOSCADA, ops, MOSSAD?

Alan Santos

“Alemanha venderá a Israel mais um submarino com capacidade nuclear”

Rui Mendes

Interessava aos EUA??!!!???
O interesse era que os Russos estavam falidos, com a queda da URSS e não havia dinheiro para desmantelar submarinos nucleares, e receava-sse que generais Russos sem receber ordenados, vendessem os submarinos às peças, mas financiaram mais coisas, e não foi só os EUA que financiaram.

Camargoer.

Olá Antonio. Como o colapso da ex-URSS (não confundir com a atual Russia de Putin), surgiu um grave problema relacionado com o desmantelamento dos reatores nucleares e com a segurança das armadas nucleares estocadas tanto na Russia quanto na Ucrãnia. Naqueles anos, sob a presidência de Clinton, os EUA (creio que alguns países europeus também) financiaram o desmantelamento de muitos mísseis transcontinenais, a destruição de várias armas nucleares e também o desmantelamento de alguns submarinos nucleares que já estavam sem condições de operação mas ainda tinham reatores ativos. Lembre que o mundo ainda estava abalado com a crise de Chernobyl… Read more »

António Rodrigues

Obrigado, infelizmente eu sei disso, mas para uma superpotência como a russa, em certas coisas atuais faz lembrar a história do Rei vai nu.
A mentalidade dos derigentes atuais continua igual ao tempo da união soviética. Aquelas fotos que apareciam das docas cheias de submarinos atómicos, esperando o abate, era um autêntico pesadelo.

Camargoer.

Caro Antonio. A ex-URSS era uma superpotência. A Russia de Putin é apenas uma fração do que foi a ex-URSS. Claro que ela herdou o arsenal nuclear, mas perdeu muito da sua capacidade industrial e econômica. Eu não consigo ver paralelos entre a atual Russia e a ex-URSS. Não há paralelo ideológico, nem social, nem econômico e muito menos militar.

Hélio Eduardo

A referência à “alienação” deve estar equivocada. Provavelmente o texto se refere ao programa dos EUA que financiava desmantelamento de subs nucleares, em especial o reator. Havia isso, não?

Atenção editores, o texto faz referência à Classe Akula, quando o certo é Typhoon..

Seja como for, é o fim de uma era, os Typhoon devem ser impressionantes de se ver mesmo no píer!

Last edited 1 ano atrás by Hélio Eduardo
António Rodrigues

É correta a sua observação

O significado alienado de

alienado
Significado de Alienado
adjetivo
Que foi alvo de transferência, vendido ou cedido: carro alienado, bens alienados.
[Popular] Que não tem interesse nem capacidade de compreender a realidade que o cerca, especialmente em relação à política e à realidade mundial: pessoa alienada.
Que padece de algum tipo de alienação mental; maluco, doido.
substantivo masculino
[Popular] Quem sofre de alienação, sendo incapaz de compreender a realidade que o cerca.

Dalton

O texto está correto Hélio. O “Typhoon” é como a OTAN o chamava enquanto “Akula” era como os soviéticos/russos o chamavam. Isso criou uma certa confusão com relação aos
SSNs soviéticos/russos tipo 971 que a OTAN chama de “Akula” dos quais continuam no inventário russo 10 unidades incluindo o que a Índia devolveu ano passado após um leasing de 10 anos.

Fish

Simplesmente uma máquina fantástica

glasquis7

Isso aí é um monstro enorme!

Underground

Enquanto isso…
Ao que parece os australianos irão optar por submarino britânico de próxima geração e com armamento americano.

Luis Carlos

Sim.
Lá para 2040, 2045.
Até lá, a China já fez ‘barba, cabelo e bigode’.

Underground

Quanta obsessão por China, Rússia, Irã…
Deve ser: “meu sonho é morar numa ditadura, qualquer uma, desde que alguém me sustente. Talvez o Estado.”

Slow

Quem vê pensa que o Estado banca tudo lá né ? Não trabalha pra você ver ..

Então não delira ..

MMerlin

Está bem longe disso.
Alguns serviços ótimos são sim gratuitos, como saúde (boa em províncias ricas e fraca nas pobres) e educação (até o ensino médio).
A evolução social (social no que tange serviços à população) continua crescente, mesmo passando por incertezas econômicas (como qualquer país atualmente).
Mas para usufruir dos serviços, é necessário atender alguns pré-requisitos. Por exemplo, até pouco tempo atrás, crianças originadas de uma relação extraconjugal não tinham direito a nenhum desses serviços.
Felizmente, recentemente isso foi liberado. Mas não devido a questão humanitária (que deveria ser óbvia) mas devido a crescente baixa natalidade do país.

Camargoer.

Olá Merlin. De qual país você estaria comentando? Fiquei sem entender.

MMerlin

China.

Camargoer.

Valeu.

Henrique

não delirar o que? kkkkkkkkk

fora a parte do estado bancar o que ele disse é pura verdade…. ou vai dizer que o país que usa aplicativo pra ranquear a lealdade dos “súditos” é uma democracia e exemplo para todos kkkkkkkk

Last edited 1 ano atrás by Henrique
EMILIO R

Até parece que nas DEMOCRACIAS ocidentais não se faz isso.

Last edited 1 ano atrás by EMILIO R
Underground

Entendi! Por isso tú não foi para lá. Os chineses vão te por no serviço.

Luis Carlos

Vai arrumar um emprego na Lojas Americanas.
Sugiro que leve sua carteira de trabalho.
Aquela verde=amarela.
Cada baboseira……

Luis Carlos

Vai dormir, HMS.
Não sei de qual catacumba vc se levantou para comentar, mas espere comparar com algum sub de sua terra para poder participar digamos, com mais fervor.

Rui Mendes

É que tu és Russo, ou Chinês.

Andre

O mais engraçado é ler esse lunático escrevendo “nós” quando ele se refere a Rússia e China.

Victor Filipe

Toda vez que ele fica sem saída pra contra argumentar alguém ele chama a pessoa de HMS.

Coisa que só o kings faz.

esse HMS te traumatizou legal em?

Andre

Não é só o Da Lua. O Maurício tbm faz isso.

Luis Carlos

Não é obsessão.
É apenas uma observação.
‘Se vc não pode vencê-los, junte-se a eles’.

Camargoer.

Olá Tero. Creio que foi o Pica-pau que falou isso. lembra? riso.

Danilo

Quanto ódio Hank.!
Me pergunto onde fica o direito de opinião do próximo.

Luis Carlos

Que mané, ditadura totalitária.
Ninguém liga mais para isso.

Rui Mendes

Tu não existes, só visto.

Luis Carlos

Ô HMS!

Parece que o Mossad divulgou trabalho sobre as perdas russas e ucranianas.
Olha!
Trabalho bem embasado que logo será divulgado em momento e local apropriados.
E por falar em ditaduras, também será divulgado em momento e local apropriados a nova base iraniana totalmente subterrânea.
Aliás, mais uma.
Ela fica encravada em uma montanha.
O vídeo é realmente impressionante.

Marcelo

muito bonito esse submarino, fim de uma era.

Victor Filipe

Quando eu to jogando cold waters e tenho que afundar essa coisa ele tem que levar pelo menos 3 torpedos Mk-48 pra ir pro fundo… é um absurdo…

wiliam

Se o IBAMA e o MP do Brasil descobrir que vão desmanchar … kkkkk (já conhecem a história) ….

Inimigo público

É um submarino nuclear, vamos deixar desmontar do lado da tua casa, para vermos sua reação.

Wiliam

vejo que você não consegue interpretar texto certo? não sabe o que é sentido denotativo ou sentido conotativo na língua portuguesa? ou talvez gênero narrativo ou gênero argumentativo. então sugiro que busque aprendizado nestas áreas pelo menos para se dirigir a minha pessoa ok? Aliás, com esse nick name aí, já diz tudo

ADM

Essa classe tinha cota máxima de operação de 900 m, algo surpreendente.

Mk48

Negativo. Chutou muito mau.

Inhotep

Eu tinha a coleção de revistas Guerra Moderna que falava num artigo sobre os Typhoons, daí assisti ao filme Caçada ao Outubro Vermelho com o Connery, são armas impressionantes que poderiam destruir um pais inteiro em minutos. Pena que essa genialidade toda é usada pra destruição.

IvanF

Maior submarino já construído, uma máquina incrível com certeza!

Mas como diz o ditado: “beleza não põe mesa”, infelizmente vai pro desmanche. Se manter um submarino nuclear “simples” já deve custar uma pequena fortuna, imagina quanto não deve ser manter um monstro desses em condições ótimas de operação e com modernizações periódicas!
De fato, até pra “desmanchar” vai ser uma fortuna, deve ficar “guardado” por tempo indeterminada até chegar sua vez.

Curioso que o Dmitriy Donskoy foi o primeiro submarino comissionado da classe e foi o último a ser retirado de serviço.

Marco Antônio

Onde estão nessas horas os defensores do meio ambiente para este descarte? Bando de hipócritas

Caio

Descarte ecológico

Camargoer.

Caro Marco. Uma coisa em cada lugar. Claro que é preciso exigir que a Russia faça o desmantelamento correto de seus submarinos nucleares assim como é preciso exigir que os EUA também o façam. É preciso garantir que as unidades industriais obsoletas em todos os países sejam desmanteladas de modo correto. Isso inclui que os brasileiros exijam das autoridades brasileiras atuem rigorosamente na defesa do ambiente no território brasileiro. Entendeu?

AK-130

O problema é que só lembram de cobrar o Brasil enquanto que os outros nada. Quero só ver agora se vão ficar enchendo o saco dos russos, americanos e o que for. Spoiler: Claro que não vão, porque só falam M de brasileiro mesmo.

Camargoer.

Caro AK. Pelo contrário. Qualquer pessoa mediamente informada sabe dos problemas ambientais causados pelas empresas nos EUA e por empresas dos EUA no mundo todo. O acidente do Exxol Valdez no Alasca é um dos muitos exemplos do desleixo das autoridades dos EUA. O próprio desastre do Katrina em Nova Orleans também é um exemplo do descaso das autoridades dos EUA com a questão ambiental. A China é outro problema gravíssimo em torno da questão ambiental, assim como a China e o próprio Brasil, que de líder mundial na questão ambiental, foi um desastre nos últimos anos. Existem diferentes esferas… Read more »

Salomon

Que grande oportunidade para o Brasil!
o_O

Luiz Trindade

Não como se negar que além de bonito, metia medo mesmo! Agora se for pensar na praticidade dele submerso devia ser uma baleia azul nos sonares da OTAN. Não tem como ter muita utilidade fora do mar báltico. Especialistas… Me corrijam se tiver errado!

Fawcett

Não sou especialista mas pelo que sei este submarino foi projetado para operar no Ártico, onde o movimento do gelo na superfície gerava ruídos que dificulta a sua detecção, sem contar que neste oceano embarcações de superfície tem muitas limitações de operação.

Angelo

Manda pra K????????

Red Pill - 红色药丸

Caramba, Blog tá ha 5 dias sem nenhuma matéria, fora que o novo layout ficou bem ruim.

737-800RJ

E notícias não faltam pra alimentarem as 3 páginas. Nesses últimos 10 dias várias coisas aconteceram na Defesa, desde técnicos da Lockheed e representantes da Dinamarca na Argentina pra tratarem sobre F-16 usados até a interceptação de dois SU-27 e um IL-20 russos por F-35 holandeses na Polônia.
MB participou de exercício na costa africana utilizando o Araguari…
Acho que os administradores estão de férias! 🤣

Esteves

Parece que os meninos Estavam em um desses balões que escaparam da China.

Ou dois…balões.

Parece.

Esteves

8 dias e nada…nada…sem nada novo.

Quem sabe o que aconteceu?

Red Pill - 红色药丸

8 pra 9..

Esteves

Fui perguntar pro vizinho. É daqueles vizinhos que fizeram parte daquela turma. Esse vizinho e outro vizinho dizem saber dessas coisas que ficam assim. O outro vizinho, vizinho desse vizinho com quem falei, afirmou que é culpa do plutônio. Desde os primeiros testes e desde as primeiras detonações de armas nucleares, a atmosfera ficou assim. E gente, certa gente não toda gente, também ficou assim. Tipo assim. Não se sabe o que aconteceu com os meninos da Trilogia. Dizem uns que é por conta do plutônio. 9 dias. Nove é número cabalístico. 9 é a soma de 2 outros números.… Read more »

Esteves

E se os meninos da Trilogia que meninos não são pela juventude talvez pela vitalidade própria dos apaixonados esses sim meninos na vida…estão em missão? Dessas missões que recrutam e entregam para espionagem de espiões. Chamam dizendo tratar-se de secretos. Porque combinou com a chegada dos balões chineses que agora sabemos com cargas espionisticas monitorando todo o Ocidente da Antártida ao Alaska. Não foram vistos porque balões brancos em céu branco e solo branco ninguém vê, na Antártida. Da pra ver no Alaska porque lá no Norte norte-americano há verde que contrasta identificando um balão branco pelo olhar dos instrumentos.… Read more »

Esteves

Mano, sério isso.

Os meninos trouxeram a matéria e…e…será que estão dentro do Dmitry Donskoy? Será? Não tá sendo normal isso.

Muitos dias, vários dias sem moverem-se. Se estão dentro do submarino russo…quem poderá salvá-los?