IMAGENS: Fragata IRIS ‘Dena’ da Marinha Iraniana no Rio de Janeiro

139

Nas fotos, a chegada da fragata IRIS Dena da Marinha Iraniana ao Rio de Janeiro e depois atracada ao cais do porto. Diversas lanchas trouxeram tripulantes do outro navio iraniano IRIS Makran, que ficou fundeado e não atracou no Rio.

Os navios de guerra IRIS Makran e IRIS Dena chegaram na manhã de domingo (26/2), segundo a autoridade portuária do Rio.

A fragata leve Dena é um navio de guerra da classe “Mowj” de construção iraniana, derivada da classe “Alvand” ou “Saam” do projeto Mk.5 da Vosper Thornycroft, do final dos anos 1960.

A Dena foi incorporada à Marinha Iraniana em junho de 2021. O navio está equipado com um canhão de 76 mm Oto Melara, 4 mísseis de cruzeiro antinavio chineses C-802 com 120 km de alcance, torpedos antissubmarino de 324 mm e metralhadoras.

Makran é um navio de base avançada deslocando 121.000 toneladas. O petroleiro que virou navio de guerra pode transportar cinco helicópteros e é empregado para fornecer apoio logístico aos navios de guerra de combate.

IRIS Makram fundeado ao largo do Rio de Janeiro

FOTOS: Edson de Lima Lucas

IRIS Dena atracada no porto do Rio de Janeiro, em 27 de fevereiro – Foto: Edson de Lima Lucas

NOTA DA REDAÇÃO: A sigla IRIS antes dos nomes dos navios iranianos significa Islamic Republic of Iran Ship. A sigla é usada no notíciário internacional, mas nas placas dos navios a sigla que aparece é IRINS, de Islamic Republic of Iran Navy Ship, como na foto abaixo:

Subscribe
Notify of
guest

139 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Robson Rocha

O parentesco dessa classe com as nossas classe Niterói é visível. Inegável o dna da Vosper nelas.

Nilo

O novo navio-base avançado iraniano “Shahid Mahdavi” entrou oficialmente em serviço.

Cristiano de Aquino Campos

Parece ser menor que o Makran, porém e mais refinado. Usaram o aprendizado de um no outro.

Phacsantos

Uma pergunta de leigo:

Quando navios de guerra visitam outras nações, como nesse caso da reportagem, há alguma medida/restrição quanto aos armamentos, ou ainda, a obrigatoriedade de presença de alguém da MB a bordo?

Supondo, na hipótese remota e absurda da visita não ser amistosa…o navio visitante planeja atacar um alvo importante, ainda que fosse suicídio, o que impediria?

Camargoer.

Ola Ph. Pelo que sei, o Atlântico sul é uma área livre de armas nucleares segundo uma resolução aprovada na ONU. Isso significa que nenhum navio ou avião militar pode navegar ou sobrevoar o Atlântico sul com armas nucleares. Em relação ao porto, pode ser necessário que o atracamento seja feito por um prático, mesmo que a embarcação seja militar. Sobre a hipótese do ataque, por isso que é preciso ter um serviço de inteligência. Ao longo da historia mesmo os ataques surpresa, como o de Pearl Habor, ocorreram a partir de uma escalada em torno de uma crise. Não… Read more »

Phacsantos

Que bela resposta!!! Obrigado

José Luiz

Atlântico Sul sem armas nucleares. E os sub que passam por aqui. Russos e norte americanos etc. E as armas nucleares a bordo dos navios britânicos na guerra de 1982.

Dalton

Os SSBNs sejam americanos, russos, britânicos ou franceses não descem o Atlântico, suas áreas de patrulha, que duram cerca de 3 meses, estão limitadas ao Atlântico Norte. . Os SSNs, deixaram de ser armados com armas nucleares décadas atrás, mesmo assim raramente descem o Atlântico, como a visita do USS Vermont ao Brasil em 2020 antes mesmo de passar por ajustes e estar completamente certificado por ser uma unidade com poucos meses desde o comissionamento. . Há poucos submarinos, ainda mais “disponíveis” para se desperdiçar por aqui. . Quanto a “guerra de 1982”, 40 anos atrás, ainda era prática de… Read more »

RSmith

Não descem para o Atlântico Sul por que não podem ou porque não lhes é conveniente? … Não carregam armar nucleares porque não podem ou porque, nesse momento, não lhes interessa… Quanto lhes for, por qualquer motivo, expediente armares seus navios e submarinos com artefatos nucleares e passearem pelo Atlântico Sul tem alguém aqui que REALMENTE acredita que não o farão?

Dalton

O investimento seria alto demais para se voltar à armar navios e submarinos de ataque com armas nucleares, conforme vários estudos feitos inclusive sobre a falta de necessidade, sem mencionar acordos que foram feitos entre os vários atores banindo isso.
.
Melhor investir em armas convencionais, porque o uso ou mesmo ameaça de uso de armas nucleares pode trazer sérias consequências.
.
No mais o Atlântico Sul é irrelevante quando comparado com áreas muito mais mais belicosas ao redor do mundo.

Camargoer.

Olá Dalton. O Atlântico Sul é extremamente relevante para nós, brasileiros. riso

Camargoer.

Caro RS. Uma coisa de cada vez. Felizmente, desde do fim da Guerra Fria e após o colapso da ex-URSS, uma substancial quantidade de armas nucleares foram retiradas de serviço. Contudo, mesmo no auge da Guerra Fria, os alvos prioritários dos EUA eram a ex-URSS e os alvos dos soviéticos eram os EUA e a Europa, ainda que a China e a Índia já possuíssem armas nucleares. Nunca fez sentido para a potências nucleares apontarem armas nucleares para a América do Sul e para a África. Hoje, faz menos sentido ainda. É preciso lembrar os acidentes com bombardeiros e submarinos… Read more »

Camargoer.

Olá Dalton. Também é preciso lembrar que a resolução da ONU foi aprovada em 86, quatro anos APÒS a Guerra das Malvinas.

Dalton

Iniciativa brasileira e apoiada pela Argentina !

Camargoer.

Exato. Foi um marco na diplomacia mundial. Há anos eu defendo que a ABACC merece o prêmio Nobel da Paz.

Luiz35fernando@gmail.com

O prático é obrigatório e, na maioria das vezes, o Oficial de ligação, já embarca junto com o prático.
Quando o navio de guerra pede a permissão para visitar portos estrangeiro, isso acontece com grande antecedência via cadeia diplomática e são preenchidos relatórios constando armamentos conduzidos, dados do navio etc.
Algumas vezes são escoltados por navios deguerra da Marinha que os recebe.

Cristiano de Aquino Campos

Com mísseis de cruzeiro e drones eles nem precisam estar no nosso mar territorial para acertar algum alvo importante!

Azor

Cada um que aparece !!

Daniel

Bom Dia, antes de uma visita como essas, ocorre um contato prévio para aviso, permissão e informações sobre a visita. Caso ocorra por causa de emergência e sem prévio aviso, ao serem detectados, serão escoltados por meios adequados das FA.

Jagderband#44

Estes muçulmanos adoram matar as mulheres do seu próprio povo, em nome de Alah.

Camargoer.

Caro Jag. Considerando as taxas elevadas de feminicídio no Brasil, os homens brasileiro adoram matara as suas mulheres em nome de alguma coisa indizível.

Jagderband#44

Excelente colocação caro Camargoer. Mas, o governo radical iraniano continua praticando/incentivando estes assassinatos como política de estado.
No Brasil, até onde sei, o governo não pratica/incentiva esse tipo de coisa.
Se teu comentário foi no sentido de atenuar o caso, informo que um assassinato não justifica o outro.
O caso da Mahsa Amini foi terrível!

Rafael Coimbra

Talvez esse governo não, mas o anterior sim! O presidente claramente incentivava a morte, pode até não ser de mulher, mas de outros grupos com certeza…

mauricio pacheco

Cara, onde você viu que o governo anterior incentivava a morte? Pelo que me consta, o governo atual, não incentiva mas pratica alguns assassinatos, Celso Daniel que o diga!

Heleno Mourão

Parabéns, falou pouco, mas falou besteira. O “caso” Celso Daniel foi mais que esclarecido, isso é pra quem ainda acha que o Adélio deu a “facada” a mando de alguém.

wiliam

Meu Deus… quanta “asneira” .. é impressionante a ignorância de alguns do nosso povo.. desliga a televisão meu caro.. gostar ou não gostar de um presidente é legítimo.. acusar alguém de um “fato” não existente.. é crime e falta de caráter

Cristiano de Aquino Campos

Quando você falou, esses islâmicos, se referiu a fé de bilhões de pessoas de diversos países, e não especificamente ao Irãn!

Jagdverband#44

Cris, na realidade me referi ao governo do Irã, não ao povo iraniano. Já estive em vários países muçulmanos que sim, tem uma conduta menos radical, com relação aos costumes.
Embora, reconheço, há lugares onde os governos são terríveis com quem “sai” da lei islâmica, por exemplo, Arábia Saudita, Afeganistão, Irã, dentre outros.

Camargoer.

Olá Jag. Pois é. Infelizmente, diversos países aplicam a pena de morte, incluindo ditaduras e democracias. Podemos citar logo de início EUA, Japão, China, Taiwan, Emirados, Arábia Saudita, Egito, Irã, Egito, Sudão, Indonésia, entre muitos. Nos EUA, há um forte viés racista na aplicação da pena de morte. Enquanto 13% da população é negra, 50% eles representam 50% das execuções. Concordo plenamente que nada justifica a aplicação da pena de morte. Pelo que apurei, o Irã executou cerca de 550 pessoas em 2022 e a Arábia Saudita cerca de 150 pessoas, enquanto que a China executa cerca de 8 mil… Read more »

Marcos

pode se também ser favorável à pena de morte, desde que bem aplicada, por uma infinidade fatores. Há argumentos para as duas visões…

Camargoer.

Caro Marcos. A democracia moderna é baseada em quatro pilares. 1. Estado de Direito. 2. Soberania Popular. 3. Direitos Humanos e 4. Meio Ambiente. A pena de morte viola o Art.3 da Declaração dos Universal dos Direitos Humanos, que afirma que “Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal“. Neste contexto, sou contrário a aplicação da pena de morte em qualquer circunstância. É uma discussão ampla, existem muitos argumentos a favor e contra. O ponto essencial é que a pena de morte viola os princípios dos direitos humanos e portanto é contrária ao princípio fundamental… Read more »

Cristiano de Aquino Campos

Sou mais a favor da prisão perpétua. Se algum erro foi cometido e depois provar a inocência, pelo menos o cara está vivo e não executado inocente.

rui mendes

Muito diferente, pena de morte nos EUA, decidida em tribunal e só aplicada, a quem matou outro ou outros seres humanos, do que no Irão, com julgamentos em ”tribunais religiosos” contra pessoas que não concordam com leis de pura discriminação de géneros, ter que andar com o corpo totalmente coberto e afins, bem como contra quem ousa se manifestar contra quem governa o país, pois se consideram tão iluminados, que um simples cidadão, que os critique, para esses iluminados, é logo óbvio, que está ao serviço de espiões do ”decadente” Ocidente e são executados sem justiça nenhuma, pois se houvesse,… Read more »

Cristiano de Aquino Campos

Saiu a pouco mais uma notícia de um homem inocentado do crime de assassinato do qual foi condenado a 48 anos atrás nos EUA. Se lá acontece, imagina por aqui.

Camargoer.

Caro Rui. Como já apontei, a pena de morte viola o artigo 3 da Declaração dos Direitos Humanos. Alguns países aplicam a pena de morte em casos de homicídios, mas outros países aplicam também para punir tráfico de drogas e também na repressão política. Os EUA aplicam a pena de morte para crimes de espionagem. Em outros países, a pena de morte é aplicada para crimes de adultério e homossexualismo. Alguns países também aplicam a pena de morte para crimes de corrupção. Há países que aplicam a pena de morte para o crime de aborto. Até pouco tempo, o código… Read more »

Um Simples Brasileiro

Off-Topic.

Em alguns de seus posts, o avatar de Crayon Shin-chan aparece, em outros não.

Camargoer.

Obrigado. Estava com um erro no registro. Apareceu um “erre” a mais … tipo “com.brr”. Já corrigi. Obrigado por avisar. Removi o “erre” adicional do “.com.br”

Jagdverband#44

Ótimo relato mestre Camargoer.
Sociedades humanas são assim desde o princípio sabemos.
O que não dá para tolerar é política de extermínio vinda do estado.
Quanto à pena de morte, prevista em muitos lugares, através da aplicação de uma lei civil (e não religiosa), também faz parte de cada contexto, a sua escolha.

Política de morte/extermínio, praticada pelo estado, em nome de uma fé/crença, é um péssimo negócio.
Nós somos uma democracia, não deveríamos (nosso estado) tolerar isso

Camargoer.

Olá Jag. Eu não consigo ver diferença entre a aplicação da pena de morte para um crime civil ou crime religioso. Por exemplo, os EUA e Japão aplicam a pena de morte para crimes de homicídio, enquanto que a Indonésia aplica para crimes de tráfico de drogas. Os EUA também aplicam pena de morte para espionagem. Outros países, aplicam a pena de morte para adultério e homossexualismo. É preciso lembrar que adultério já foi crime no Brasil. Na década de 70, Doca Street assassinou Angela Diniz foi condenado a apenas 2 anos alegando a legítima defesa da honra. Sobre a… Read more »

Fernando Vidal

Na realidade a política de estado é restritiva de liberdades quase de uma forma geral. Mas para a mulher um tanto pior. Já a morte da Mahsa Amini que gerou um amplo processo de contestação às políticas de costumes linha dura do regime Iraniano me parece ter sido um fato isolado mas que no final das contas poderá se tornar um ponto de inflexão do regime. Agora cada país com os seus problemas. Se formos ver a questão de direitos humanos no Brasil também não somos exemplo. A ver a questão dos indígenas, sistema penitenciario, trabalho escravo entre tantas outras… Read more »

gordo

A Arábia Saudita também tem uma política que restringe bem a liberdade feminina, diria que o Irã é até menos opressivo, e até compram empresas aqui etcetera. Ninguém liga, ou poucos ligam, a coisa é meio que seletiva. Quanto a visita em si não há como não fazer um contra ponto com a política externa dos EUA, ainda acham que estão convivendo com a URSS. Hoje o Irã reatou laços diplomáticos com a Arábia Saudita graças ao intermédio Chinês. Enquanto a China constrói pontes os EUA vão erguendo muros.

Wagner Z Tadiello

O problema não é que atracou navios de guerra, o problema é que é do Irã, país terroristas e ditador como outros ex. Coreia do Norte, mais ou menos é parecido.

gordo

Não foi a Arábia Saudita que derreteu um jornalista dentro de uma de suas embaixadas uns anos atrás? O Irã do Xá também não era exemplo no que se diz respeito a direitos humanos, assim como a Coreia do Norte. Apesar de tudo tanto a Arábia Saudita ou o então Irã do Xá tinham (e tem, no caso Saudita) ao que o Ocidente podia (pode) oferecer de melhor. Não há santos nesse mundo.

Fernando

Sem falar nos Israelenses, moendo Palestinos a torto e direito.

Cristiano de Aquino Campos

A Arábia Saudita, também é financiador de terrorismo e é uma ditadura, más ninguém do Ocidente a crítica ou corta relações, o mesmo vale para vários países ali do golfo!
Realmente é algo coletivo..

rui mendes

As democracias não podem obrigar nenhum povo, a viver em democracia, quando os cidadãos desses países concordam com os seus líderes, mas as democracias podem e devem agir, quando esses regimes autoritários, prejudicam criminosamente as democracias e os seus cidadãos, bem como devem agir, quando esses regimes autoritários cometem crimes contra o seu próprio povo, por esse povo se manifestar contra os poderes desse regime.
Claro que nem tudo é preto ou branco, existe cinzento, mas na maioria das vezes, as democracias são a maior garantia de justiça, para a vida dos povos.

Ildo

Provas que o Irã promove terrorismo? Muitíssimo pelo contrário, sofre com terrorismo promovido por EUA e Israel; obviamente isso nunca é notícia na mídia ocidental; assim como foi e é um dos principais países a combate de fato o Estado Islâmico e outros grupos salafistas.

EUA que é o mais promotor de terrorismo no mundo; na Síria, Iraque, Afegnistão isso é absolutamente evidente para quem a acompanha mídia minimamente independente; aliás, até contra membros OTAN (Nord Strean…).

Cristiano de Aquino Campos

Aquele ato de assassinato por drone do general Soleimani pelos EUA, de fato, violou toda a política e principios defendido pelos EUA. Ele estava em visita oficial ao Iraque, um país soberano, em viagem diplomática e a convite do governo iraquiano. Detalhe, o quê conseguiram com isso, atirar ainda mais o Irãn.
Me lembra um ótimo filme, chamado Siriana, é ficção mas as vezes parece retratar a realidade e muito.

Ildo

O assassinato do General Soleimani não foi exceção; os EUA sistematicamente comete assassinatos a revelia da Lei Internacional e Soberania de n países.

A questão é que no ocidente isso foi normalizado…

Fernando Vidal

Nós recebemos navios de toda a parte inclusive das ditaduras que tem o consentimento do ocidente como a da Arábia Saudita. No caso do Irãn se tratava de uma visita de cortesía para a comemoração dos 200 anos de relações diplomáticas com o Brasil. Não temos motivos de criar constrangimentos ao estado Iraniano. O que não significa que o Brasil concorde com as práticas do regime Iraniano nem eles com o nosso. São dois países soberanos cuidando dos seus interesses e realizando negócios estado a estado. Nos compramos fertilizantes e outros produtos deles e eles compram os nossos. O Irán… Read more »

Camargoer.

Olá Gordo. Verdade. O problema da violência contra as mulheres é grave na Arábia Saudita mas também no Afeganistão, Índia e outros países da África. No Brasil, a situação é bastante grave também. A taxa de feminicídio aqui é de 0,7 por 100.000, praticamente a mesma taxa de execuções no Irã (0,6 por 100.000).

Azor

Camargoer, não adianta explicar para quem não quer entender…..

Camargoer.

Ola Azor. Bem, é preciso denunciar sempre. Eventualmente, se uma única pessoa entender já será uma vitória. Então, é preciso continuar explicando e conseguir forças para aguentar os ataques, alguns extremamente violentos.

Ildo

Pois é; e há quem aponte dedo unicamente para países muçulmanos (ou outros) inimigos dos EUA… Países que nunca fizeram nada contra nós…

Mas deve ser só “coincidência”…

Camargoer.

Olá Carlo. Pois é. Uma coisa é o Brasil manter boas relações diplomáticas e comerciais com os EUA. Isso é obviamente importante. Outra coisa importante é o Brasil manter relações comerciais e diplomáticas com outros países, independente dos interesses dos EUA. Outra coisa e o país apoiar regimes não-democráticos, o que nada tem a ver com as relações comerciais e diplomáticas. Por fim, outra coisa é o país promover uma política externa que privilegie o diálogo, a paz e as negociações. Desconheço qualquer país com o qual o Brasil deva aplicar sanções ou interromper relações diplomáticas.

Ildo

A pergunta a se fazer é muito simples: Onde estão os Interesses Nacionais e Soberania Brasileira nesse alinhamento “automático” com a Política de Estado dos EUA? Política que determina unilateralmente quem é “democrático, livre, Estado de Direito”, etc? O que ganhamos com isso historicamente? EUA que é o agente externo de 2 Golpes contra o país nas últimas décadas… Foram tantos outros na América Latina; quase todos eram governos democraticaticament eleitos; eles que determinarão o que é “democracia” e nṍs devemos seguir essa política? Temos superávit de dezenas de U$ com China, Irã, Rússia e Venezuela… E nossa maior déficit… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Ildo
Camargoer.

Caro. O fato do Brasil ter um comércio superavitário ou deficitário com determinados países nem é bom nem ruim. È apenas uma questão do tipo de bens comercializados. O Brasil adquire muitos bens de consumo de elevado valor agregado. Veja que o superávit com a China é decorrente da venda de commodities. Já o superávit com a Argentina é decorrente da venda de bens industrializados duráveis, como máquinas e veículos. O alinhamento automático com qualquer país é um erro diplomático primário. É possível que existam temas nos quais o Brasil e os EUA tenham a mesma opinião. Nestes casos estaremos… Read more »

Ildo

O ponto nessa discussão é que os EUA tem como Política de Estado permanente sabotar nossa ascenção como Potência Emergente e Integração regional e com os BRICS.

Essa é a polítca deles para o país e região (neocolonialismo), ponto.

Qual o interesse da China? O contrário, que sejamos Soberanos frente aos EUA. Idem o interesse russo…

Geopolítica, ponto novamente.

AMX

Nossa… tudo a ver…

Camargoer.

Infelizmente tem tudo a ver. A violência contra a mulher no Brasil apresenta taxas similares a ditaduras. Apenas para pontuar, a taxa de feminicídio no Brasil é 0,7/100000, praticamente a mesma taxa de execuções no Irã (0,6/100000). Números simples mas reveladores.

josebaldo

Isso é crime. O que o cidadão acima disse é de um governo. Agora mais um caso de viralatice que diminui um país ao crime de homens imorais que são exceção.

Camargoer.

Caro José. Infelizmente, a pena de morte é aplicada em diversos países, inclusive em algumas democracias como Japão e EUA. Nos EUA, há um enorme viés racial. Em 2022, foram executadas 18 pessoas das quais 25% eram negros, praticamente o dobro da porcentagem de população negra (13%). No número total, cerca de 50% das execuções foram de pessoas negras. O Irã executou cerca de 550 pessoas em 2022, enquanto cerca de 1400 mulheres foram assassinadas no Brasil por companheiros ou ex-companheiros (o que caracteriza um feminicídio). Os números mostram que o Brasil é extremamente violento. Em 2022, morreram em confronto… Read more »

ODST

Comparando alho com bugalho. Feminicidio é uma coisa, outra coisa bem diferente é um país tratar as mulheres da forma como Irã trata.

Camargoer.

Caro OSDT. O feminicídio é a expressão mais violenta do machismo estrutural de uma sociedade, no qual um homem que foi ou diz ser o parceiro emocional de uma mulher comete um assassinato baseado em sei lá qual argumento ético ou moral. É absolutamente incompreensível e inaceitável que um homem, em qualquer cultura ou sob qualquer ensinamento religioso, mata uma mulher. Se o feminicidio é diferente de qualquer outro tipo de opressão contra a mulher é porque ele é muito pior, muito mais grave, muito mais desprezível. A taxa de feminicídio no Brasil (0,7 homicídios por 100.000) é maior que… Read more »

sub urbano

brasileiro mata mais em uma hora que o Irã em um ano. O seu país é o mais violento do mundo!

Mauro Cambuquira

Mais de 110 por dia no Brasil, saiu estudo e publicado semana passada.

Andrey

Com o judiciário e as leis que temos,somado aos partidos de esquerda defensores de bandidos e traficantes, acho que tudo isso funciona como um mega incentivo e sem contar que agora com esse desgoverno a coisa vai piorar e muito.
Afinal 850 mil brasileiros assassinados ao longo de 16 anos de governo petista é um número que impõe “respeito”.

Cristiano de Aquino Campos

Fomos governados por 4 anos por homens Santos e honestos de direita, e nada mudou. Porque será?

Allan Lemos

As taxas de homicídio no Brasil diminuiram no governo passado. Foram menores do que em governos anteriores.

Camargoer.

Olá Cris. Uma coisa que tem deixado os especialistas com a pulga atrás da orelha é a redução dos registros de homicídios e o crescimento na mesma proporção dos registros de mortes violentas por causas não-determinadas. Todos os relatórios sobre violência no Brasil apontam este problema. Depois que atualizaram o blog já não sei mais como anexar imagens, mas vou deixar o link do relatório do IPEA que contém uma boa discussão sobre o assunto. https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/arquivos/artigos/5141-atlasdaviolencia2021completo.pdf

Camargoer.

Bem, apenas para registrar. de 2014 até 2017, a taxa de homicídio permaneceu constante em torno de 30 mortes por 100.000 habitantes, caindo em 2018 para 27 e em 2019 para 22. Por outro lado, as mortes por violentas por causa indeterminada estavam entre 2014 e 2017 no patamar de 18 mortes por 100.000 habitantes, subindo para 23 em 2018 e chegando a 30 em 2019. Não há motivo estatístico para que as mortes violentas por motivos indeterminado aumentassem tanto em dois anos. O mais intrigante dos dados é que a taxa de homicídio varou em 30 para 22 (uma… Read more »

mauricio pacheco

Mudou e muito, é só parar de se informar pela Globo

Andrey

A verdade incomoda a exqierda,podem espernear à vontade, e a tendência nesse desgoverno de pessoas altamente desqualificadas é piorar cada vez mais em tudo.

Luis Carlos

Não sei se muçulmanos gostam de matar mulheres.
O que sabemos é que Irã e Arábia Saudita estão acertando acordo, sob os auspícios da China.
Logo teremos por aqui além de navios iranianos, navios sauditas e chineses.
Além dos russos, é claro.
Viva os novos tempos!

Cristiano de Aquino Campos

Teríamos navios sauditas por aqui de qualquer jeito, afinal eles são aliados/compradores a décadas dos EUA e Europa.

Richard Stallman

Man espaço gina

Alex Barreto Cypriano
Erick Barros

Ninguém mais liga para os arroubos americanos.
Os chineses estão ‘invadindo’ o Mundo todo com investimentos maciços e os EUA ficam com essa retórica arcaica de ameaça.
Então, tá bom.
Vcs vão dar o que em troca?
Blá blá blá?
Queremos investimentos, empregos, desenvolvimento.
Se vcs não têm isso para nos oferecer, então, tchau!

Santamariense

Agora tu comentas com 2 nicks diferentes, no mesmo tópico, e um na sequência do outro?

Cristiano de Aquino Campos

Exato, não quer que eu faça negócio com A ou B, então que me ofereça algo melhor!

Ildo

Pois então, esse é o ponto:

O que os EUA tem a oferecer ao país e região fora coação, chantagem, golpes, sanções, guerra híbrida, lawfare, neocolonização e concorrência desleal?

Vemos opiniões de hostilidade contra países que nunca fizeram nada contra nós e temos economias completamentares superavit comercial…

Por “pura coincidência” são países que defendem suas Soberanias frente aos EUA…

EUA que é nosso concorrente e protecionista em várias áreas principais de nossa economia de exportação e com qual temos o maior déficit comercial…

Erick Barros

Não sei em que altura do cais estão atracados.
Creio que não é perto da Praça Mauá, portanto será difícil visualizá-los.
Em tempo e interessante.
A Banda dos Fuzileiros Navais acabou de se apresentar na Praça XV.
Belíssimo espetáculo.

Mauro Cambuquira

Banda? Somos bons em fanfarras, com todo respeito aos músicos. Também em notas oficiais esclarecedoras de algo que deu errado.

Santamariense

Em qual altura do cais? Olha, acho que na altura do nível da água….kkkkkkkk…. não resisti….

Luis Carlos

Tua terra não tem essas coisas, não.
Sorry!

Santamariense

Blábláblá…sai daí, 5a série. Kkkkkkkkkkk

Antonio Cançado

Oi?
ISSO é uma FRAGATA?
Na boa, só se for no Irã…rsrsrsrsrsrs

Camargoer.

Caro. Este modelo é predecessor da fragatas Niterói da MB.

Ildo

A IRIS Dena foi incorporada em 2015; seu desenho foi inspirado na classe Alvand,Mk.5 da Vosper, mas não tem de fato nada dessa classe recebida originalmente dos britânicos; seus sensores e armas são recentes, iranianos, completamente diferentes.

Maurício Oliveira

Parece bem mais com uma fragata do que com um patinho de borracha.

Leonardo

Fragata com corpinho de corveta

Ildo

Fragata leve; alguns países denominam corveta; essas nomenclaturas não são delimitadas por tonelagem.

Nonato

Isso é a solução para os Estados Unidos.
Pegar uns 200 navios mercantes e entupir de mísseis e helicópteros
Ah, mas não tem reforço estrutural, não é militar.
Melhor ter 200 navios mercantes com 200 a 500 misseis cada do que não ter navios de guerra ou ter poucos.

Nonato

Cada navio de guerra americano poderia ir para a china acompanhado de 2 navios mercantes.

Nonato

Quanto à furtividade dá para reduzir.
É só reduzir os recantos, cobrir tudo com chapas lisas, tinta ram, no convés não precisa de muita coisa.

Carvalho2008

Não precisa de nada disto…é extremamente simples…apenas não é charmoso….um arsenal ship semisubmersivel….onde a maioria do casco fica submerso….vc pode como os americanos, gastar milhões de dólares para fazer uma caneta que escreva sem a gravidade no espaco,, ou pode fazer como os Russos que usam lápis e giz de cera…

Carvalho2008

comment image

Carvalho2008

Não é um submarino, apenas a maior parte do casco fica submersa para reduzir a exposição radar….um arsenal ship precisa ser grande para levar muita munição….mas muita munição cara estocada num único lugar pode ser caro e arriscado, uma forma de reduzir o risco de exposição é a proposta acima. Trata-se de um estudo chinês.

Carvalho2008

este é o desenho de um projeto de arsenal ship chines

Dalton

Essa do “lápis” Carvalho é mais um dos muitos mitos, teorias de conspiração. O lápis também foi usado pela NASA mas sendo inflamável e fácil de quebrar traria algum risco então desenvolveu-se a caneta que foi usada pelos russos eventualmente também !
.
https://www.scientificamerican.com/article/fact-or-fiction-nasa-spen/

carvalho2008

Não Mestre Dalton, não….é emblematico pois metaforicamente demonstra o absurdo e desperdícios de gastos americanos em projetos. O amigo sabe que meu hobbie é o estudo de projetos alternativos o que envolve a coletanea de projetos reais investidos, semi acabados, acabados , implementados ou não. Podemos negar a constante de centenas de projetos em que diversos foram inclusive encerrados e destruidos para que não houvesse vertente politica ou viés de investimento neles em detrimento de outro? Não estamos falando de seleção do melhor, mas por vezes a destruição da opção concorrente interna pela propria concorrencia? Podemos negar isto? Gastavam os… Read more »

Dalton

Trata-se de uma super potência amigo Carvalho que precisa antecipar-se e tentar manter-se na vanguarda então é complicado
fazer comparações com projetos de outras nações que muitas vezes irão beneficiar-se de um pioneirismo e excesso de gastos como o
futuro NAe francês ou que proporcionalmente aos seus respectivos orçamentos militares não chegaram a lugar algum.
.
Mas…a caneta foi necessária e usada pelos soviéticos/russos 🙂

Carvalho2008

mas de forma mais popular, pode sim usar mercantes nus e crus…..como vieram ao mundo e neles, implementar uma infinidade de soluções que já existem e até comuns em diversos inventários de fuzileiros….

carvalho2008

Isto aqui?

carvalho2008

comment image?w=1196&h=588

comment image

Last edited 1 ano atrás by carvalho2008
Willber Rodrigues

“A fragata leve Dena é um navio de guerra da classe “Mowj” de construção iraniana, derivada da classe “Alvand” ou “Saam” do projeto Mk.5 da Vosper Thornycroft, do final dos anos 1960.”

Hum…tem “parentesco” com as Niterói?

Camargoer.

Sim. São irmãs mais velhas das NIterói.

Santamariense

Tá no texto do teu próprio cometário…”Vosper Mk 5″. As Niterói são Mk 10. Entre elas teve a fragata Mk 7 e a corveta Mk 9.

GRAXAIN

Que legalllllll…. Grandes e duradouras parcerias…

Renato de Mello Machado

Joe Bidê não está gostando nada disso.Tomara que venham mais.

Tutor

Aparentemente, umas velharias.
Mas, na cabeça dos que nos administram atualmente, vale a pena se alinhar à essas criaturas aí, que além de não ter nada a oferecer, a não ser problemas, também não passam de um regime autoritária regido com base em interpretação ultra-radical de uma religião.
Oh meu Brasil, é triste saber que não consiguirei ver você evoluir; não dará tempo para isso, considerando o meu ano de fabricação.

José Luiz

Independente do que seja o Irã e qual religião tenha por lá. O Brasil é um país soberano, não é colônia do grande país do norte. País neutro, democrático e o mais importante de tudo laico. E não vejo problema nenhum um navio militar convencional e militarmente irrelevante parar num porto brasileiro. E teria parado aqui no governo anterior. Pois é um gesto de amizade a abertura dos nossos portos. Não fere a nenhum embargo etc. Assim como um navio nosso possa aportar nos EUA, em Israel ou no Irã ou na Coreia do Norte.

Binho

Somente você arrumar algum país pra comprar do Brasil cerca de quase 10 bilhões de reais, valor que o Irã deixa ao Brasil

Só isso

André Macedo

1 – Deixar dois navios atracarem não significa se alinhar com o país, outras coisas sim, como o governo anterior se alinhando com ditaduras teocráticas (Bahrein, Arábia Saudita etc.) como o Consenso de Genebra e outras pautas na ONU sob pretextos ideológicos e religiosos de “defender a família” (é até engraçado você citar “interpretação ultra-radical”)

2 – O Irã é um importante parceiro do agronegócio brasileiro.

3 -Vai dormir que teu mal é sono, coerência nunca foi realmente o forte dos apoiadores do mito.

Last edited 1 ano atrás by André Macedo
Luis Carlos

Está bem.
Então, naquela região você quer que o Brasil se alinhe a quem?
A aliados dos americanos?
A meia dúzia de israelenses ou uma dezena de jordanianos?
Sim.
Porque é isso que está restando para eles por lá.
Sai fora!

Cristiano de Aquino Campos

Irãn tem a nós oferecer o que já oferece, fertilizantes e químicos para o refino de petróleo, além de ser um aliado a mais na OPEP, quanto a ser um governo, dirigido por radicais religiosos, inacreditavelmente, Israel está indo pelo mesmo caminho hoje.

Camargoer.

Caro Cris. Existem vários países que possuem governos teocráticos. Manter relações diplomáticas e comerciais com eles nada tem a ver com apoiar seus governos e regimes. Aqui, as pessoas ainda não entenderam como o país foi prejudicado por se alinhar aos EUA contra a Venezuela. O país perdeu um mercado de mais de US$ 4 bilhões por ano, superavitário para o Brasil. Na época comentei que era um erro e que o melhor caminho seria o Brasil patrocinar um acordo entre a oposição e o governo venezuelano que deveria passar necessariamente por eleições gerais e livres. Isso teria normalizado a… Read more »

Santamariense

Os iranianos ainda estão no RJ? Vieram fazer férias na cidade “maravilhosa”?

Luis Carlos

Passou o tempo em que navio americano aportava aqui e vinha um repórter com as famosas perguntas: O que vc está achando do Brasil? E do samba? E as mulheres brasileiras?
Esqueça camarada.
A última pessoa que pensava assim está em exílio voluntário em Orlando.

Camargoer.

“I love you”

Santamariense

Aquilo foi patético, realmente. Mas, para quem defende o inominável, apontar o dedo para quem quer que seja é, no mínimo, hipocrisia.

Santamariense

Que resposta desconexa da pergunta. Eu perguntei o motivo de estarem há tanto tempo aqui no Brasil. Quanto às mulheres, se eles forem à praia vão infartar…ou querer que prendam todas….Mahsa Amini foi morta por usar um véu de forma “errada”… imagina o que eles fariam com uma mulher de biquíni ..

Luis Carlos

Só estou querendo dizer que iranianos (assim como qualquer povo do Mundo) têm vários motivos para conhecer o Rio de Janeiro e não Santa Maria.
E não adianta querer desdenhar disso.
Sorte deles que nem mar tem aí.

Santamariense

Ué, embrabeceu? Só porque falei da cidade em que tu mora? Hehehehe….mesmo que me dessem um apto em copacabana, ipanema, barra da tijuca ou qualquer outro lugar da tua cidade, eu não aceitaria! Nem pensar numa insanidade dessas…e quando eu quero ir no mar, vou…de carro ou avião, mas não aí….Vou em praias em que não há arrastão de criminosos…tua cidade pode ter sido maravilhosa alguma vez durante sua história, hoje é símbolo do trá-fi-co, cor-rup-ção e i-le-ga-li-da-des. Portanto, fique com ela….nesse meio tu estás em casa, mesmo.

Last edited 1 ano atrás by Santamariense
Salomon

Ficando no foco do post, dá para ver que estão bastantes desgastadas. Mas parece que estão dando volta ao mundo. Sobre poder ou não atracar aqui, não deve haver muita discussão, pois são países amigos, com embaixadas recíprocas e sem histórico de animosidade. Precisaria ser um governo muito chinfrim para fazer média com os EUA negando o “pouso”(sic).
Óbvio que os serviços de informação, brasileiros e estrangeiros, a essa altura sabem até a cor das cuecas da galera que está na velha carbrasmar 32, de uma empresa de Niterói.

Caetano

A humanidade se iniciou naquela região e como a vida é um círculo, o fim virá de lá também, vieram buscar urânio para construir a super bomba, nas Minas Gerais tem urânio a dar com os paus, qual é o porto mais próximo de lá?

André Macedo

O Irã é o 13º maior produtor de urânio do mundo cara, não faz sentido virem buscar urânio na porta dos EUA.

Camargoer.

O porto mais perto de MG é no ES. O minério de ferro é escoado a partir do porto de Tubarão. Contudo, hoje, a única mina de urânio em atividade no Brasil é em Catieté, na Bahia. Assim, o porto mais perto seria em Salvador, distante algo em torno de 1600 km do Rio de Janeiro.

Ander

Pessoal dando piti por conta destes fósseis flutuantes? Aguenta quantos minutos em um batalha naval.

Maurício.

O piti é porque é da marinha do Irã, por isso a choradeira de alguns, se fosse da Arábia Saudita, aí estaria tudo certo…

Binho

Assistam o filme Argo e vão entender o ódio dos iranianos aos EUA e Reino Unido, quando esses países formentaram um golpe de estado de um presidente Mohammed Mossadegh eleito democraticamente que promovia grandes melhorias ao Irã.

Os EUA plantaram esse governo radical hoje no país

Santamariense

Concordo que os EUA fazem absurdos nos outros países, por conta dos interesses exclusivamente deles, EUA. Mas, se “…Os EUA plantaram esse governo radical hoje no país…”, por que esse governo também odeia os EUA??

Cristiano de Aquino Campos

Por quê que consta nos registros históricos, financiaram e planejaram diversas tentativas de assassinato e assassinatos de membros do governo iraniano. E bom o pessoal pesquisar um documentário que acho que tem no you tube, sobre a exploração do petróleo no Oriente médio, muito da revolução iraniana vem do nacionalismo que surgiu a repressão do Xá aos pedidos de racionalização da exploração de petróleo e a redução da intromissão estrangeira nos assuntos internos.
Basicamente eles queriam uma Petrobras e não queriam estrangeiros dizendo como eles deveriam ser.

Inhotep

Petróleo, ex URSS (Rússia), China, hegemonia mundial.

Camargoer.

Caro Binho. Gosto bastante do filme “Argo” (dane-se Argo). A civilização humana surge em três regiões, mais ou menos no mesmo tempo. 1. margem do Nilo, 2 Margem do Yangtze e 3. Mesopotâmia, cada uma com suas características e peculiaridades. A região do Irã é o berço da civilização persa. Antes da I Guerra, o Irã passa por uma revolução constitucionalista, mas foi ocupado por tropas soviéticas e britânicas no fim da II Guerra por causa das reservas de petróleo. Na década de 50, foi eleito um primeiro ministro que tinha como proposta a nacionalização das reservas de petróleo, mas… Read more »

Maurício.

Pois é, um navio tão velho quanto os da nossa MB, o que já é bem preocupante, e um navio gambiarra, só dois navios foi o suficiente para causar toda uma choradeira nos “cristãos conservadores” que supostamente são contra as ditaduras, ao mesmo tempo em que defendem outras ditaduras tão cruéis quanto…

Fernando Vidal

De certa forma a Marinha do Irãn dá uma aula para a MB mostrando sua capacidade de engenharia naval desenvolvendo um projeto de atualização de uma plataforma extremamente confiável como as Vosper MK8. Algo que a MB poderia ter feito com muita mais vantagem até mesmo com apoio da Inglaterra. E ao invés disso a cada década tentamos começar tudo de novo da estaca zero.

Santamariense

Vosper Mk 5.

Inhotep

Mesmo com tantas sanções o Irã sobrevive, parabéns a um país que luta contra o imperialismo desde sempre.