China lança mais dois destróieres Type 052DL ao mar - 2

O estaleiro Dalian (Dalian Shipbuilding Industry Company), da província de Liaoning, lançou hoje ao mar mais dois destróieres Type 052DL para a Marinha do Exército Popular de Libertação da China (PLA Navy).

Eles são os 27° e 28° destróieres Type 052D da Marinha Chinesa. A construção do primeiro começou em 2012, o navio entrou em serviço em 2014.

A variante “DL” foi introduzida a partir do 14º navio da classe, Zibo (淄博) com indicativo visual 156. O casco da variante DL é mais longo em cerca de 4 metros, com um convoo maior para operar com o helicóptero Z-20 (similar ao Seahawk dos EUA).

Em foto feita dias antes do lançamento, os dois Type 052DL lançados hoje aparecem com a construção mais adiantada enquanto outros três vão tomando forma

Saiba mais sobre o Type 052D

O destróier Type 052D (Luyang III) é uma variante maior do Type 052C; o Type 052D usa um sistema de lançamento vertical (VLS) do tipo canister, em vez do tipo revólver do Type 052C, e possui um radar AESA (array de varredura eletrônica ativa) de painel plano.

O novo VLS não se limita a mísseis superfície-ar, tornando-o o primeiro destróier multifuncional dedicado da China Type 052D. Eles são apelidados de “Aegis chineses”.

Os destróieres Type 052D têm deslocamento de 7.500 toneladas (carga total), comprimento de 157 metros (161m na versão DL), boca de 17,2 metros, calado de 6,2 metros e tripulação de 280 militares.

Os navios estão equipados com um total de 64 células de sistema de lançamento vertical (VLS) para:

  • Mísseis superfície-ar HHQ-9
  • Foguete antissubmarino Yu-8 (ASROC chinês) levando um torpedo ASW
  • Mísseis de cruzeiro táticos YJ-18
Type 052D
Destróier Type 052D Yinchuan (DDG-175)
Destróier Guiyang (DDG-119), Type 052D
Type 052D atirando com o CIWS de 30 mm

Type 052 lancando míssil antiaéreo HHQ-9
Type 052D lançando missil antinavio YJ-18

Subscribe
Notify of
guest

123 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luis Carlos

Isso está parecendo fornada de padaria.
Uma atrás da outra.

Zorann

Pois é! Tem 3 ali logo atrás!

sergio

Vi uma matéria, acho que aqui mesmo, que eles já estão desenvolvendo uma variante, que de tão diferente especula-se que seja uma nova classe desses destroyer’s
A primeira hiper potencia do mundo com certeza !!!

Foxtrot

Quem sabe faz ao vivo !
Quem não sabe ou tira sarro ou fica de inveja.
Escuta só, daqui a pouco vão aparecer os “gracistas” dizendo que o navio “salta pecinhas” em 1,2,3…

JS666

Os nossos navios soltaram tantas pecinhas que se desfizeram

Foxtrot

Kkkkkk exatamente

Roberto Marinho Rondino

Por enquanto só soltam fumaça…..

IvanF

Solta pecinha ou que não tem marinheiro pra servir nas embarcações…

leonidas

Em pensar que na parte final dos anos 80 os chineses tinham jurássicos destroieres da classe Luda, fabricavam copias toscas de um caça já obsoleto como o Mig 21 mas que já no por volta de 2010 já tinham caças como o J 10 e estavam a caminho de produzir dali a mais (meros) 10 anos uma marinha como essa.
E nós?
Não dá nem para começar a falar porque já começo a chorar… kkkkkkk

Dalton

Por outro lado detonaram sua bomba de hidrogênio em 1967 e o primeiro submarino de propulsão nuclear de ataque foi comissionado, apesar de problemas inerentes, tão cedo como 1974 !
.
A marinha estava longe de ser uma prioridade, mas em 1973 já possuía 35 submarinos convencionais e no fim da década de 1980 o número subiu para 100 unidades.

PauloOsk

Eu lembro que ha uns 10..12 anos atraz, os comentaristas aqui mesmo na trilogia fazia muita piadinha com a China, quem ainda pensa assim só pode ser muito inocente.

Camargoer.

Olá Galante. Na verdade, eles lançam uma grande piada a cada semana. As piadinhas são diárias mesmo.

Carvalho2008

A piada que tem visitado este fórum é apenas o desejo manifesto de querer ter algo a dizer sem no entanto ter algo a agregar….

Igual aos likes e deslizes….

A derradeira tentativa popular de tentar dar voz à quem não consegue ter nada a dizer….

RSmith

hum… acho que não…. tem tempo pra isso não… estão concentrados em “dominar o mundo!” … quem viver… vera!

André Macedo

Quem tem 25 anos ou mais viu a China crescer diante dos olhos, é impressionante o desenvolvimento deles.

Luis Carlos

E quem mais de 25 anos, lembra das famosas túnicas com botões padrozinados.
Hoje, a China é o maior mercado de Mercedes, BMW, Louis Vuitton , Hugo Boss e etc
É realmente inacreditável

Luis Carlos

Padronizados.
Desculpa aí.

Maurício.

“Eu lembro que ha uns 10..12 anos atraz, os comentaristas aqui mesmo na trilogia fazia muita piadinha com a China, quem ainda pensa assim só pode ser muito inocente.”

Já, já vai aparecer um sujeito e vai dizer que isso é coisa da sua imaginação, que essas críticas nunca existiram…rsrsrs.

Dalton

Fragatas da classe Oliver Perry, cuja versão “short hull” era incompatível com helicópteros maiores como o “Seahawk” também evoluiu para uma versão com convés de voo ligeiramente mais comprido, versão “long hull”.

Neto

Excelente comentário mestra Dalton!

As Tamandarés terão oportunidade de evoluírem?

Dalton

Todo navio tem uma certa margem para “crescimento” durante sua vida útil, quando sistemas e armas mais avançados podem ser integrados, ou podem tornar-se a base para uma subclasse como a “Barroso” evoluiu” da “Inhaúma”, mas, como sempre depende do orçamento e sábias decisões. . O caso que chama muita atenção é a classe Arleigh Burke, o primeiro comissionado em 1991, que evoluiu para uma versão com 2 hangares, algumas unidades mais antigas como o próprio USS Arleigh Burke receberam atualizações no sistema Aegis mísseis SM-6 e mesmo um SeaRAM, outras estão recebendo incipientes armas laser e no próximo mês… Read more »

sub urbano

Só o custo final rs

Irineu Gonçalves

Eita, não somente a China tem uma produção aquecida de destroyer e fragatas, mas também estão produzindo gatos gigantes! (4° foto)

Allan

Hahahahah

JS666

Não esqueceram o Soft power hahahaa

Foxtrot

Pois é! E nós até pouco tempo atrás cortamos a primeira chapa das CCT/ Meko gambiarras que ninguém quer e que o país desenvolvedor nos deu uma “rasteira” na exportação de blindados montados localmente. Além de nós negar tecnologias deste blindado. E mais uma vez compramos equipamentos das nações que sempre nos boicotaram. E depois brasileiro vem fazer piadas sobre a inteligência dos portugueses ! Como sempre canso de escrever, se tivéssemos entregue a construção dos cascos do projeto original das CCT,s a China, hoje já teríamos todas as unidades entregues e se bobear teríamos mais cascos pelo mesmo valor… Read more »

Underground

Vergonhoso é o Brasil, sendo a nona economia do Mundo e quinto país em extensão, ter de depender nessas alturas dos outros.
Nossa base industrial de defesa foi paulatinamente sendo destruída.
Dez anos para conseguir produzir dois navios de 500 toneladas.
Dependemos de um construtor italiano para construir blindados.
Dependemos de um construtor alemão para fazer Corvetas.
Avibrás, sistematicamente, em estado de inanição.

Foxtrot

Tudo proposital amigo.
E o que mais me abisma é que se viesse só dos políticos entenderia, pois esses já conhecemos.
O pior é ver que infelizmente está passando a grande impressão que nossos militares apoiam essa situação !

Adriano Madureira

Alguns brasileiros desdenham das capacidades da china mas piada somos nós…

Em um país que não tem capacidade de fabricar algumas unidades de navio patrulha de 500t para patrulhar nossa costa, cujo navio há muito não sai da maquete e da ilustração gráfica , nenhum brasileiro tem moral para tirar sarro de nenhum país e suas capacidades tecnológicas, pois você só pode fazer isso se o seu país fabrica algo similar ou melhor…

Não fabricamos navio-patrulha, não fabricamos navio de contra-minagem, não fabricamos navios-tanque e nem lancha de assalto rápido estilo CB-90, e somos carentes desses navios.
comment image
comment image

Last edited 1 ano atrás by Adriano Madureira
IvanF

O grande fomentador da indústria de defesa é o governo, simples assim.
Seja numa produção estatizada (China?) ou privada (EUA?), quem tem dinheiro, e muito, pra arriscar num projeto na área de defesa é o país.
Tem que ser um produto muito bom, de uma empresa muito consolidada e grande, pra arriscar criar um produto sem ter ao menos um cliente certo. E mesmo assim muitas vezes fazem só uma maquete (ou mockup, pra ficar mais chiq).

Faver

Pensando a fundo, em minha opinião acho que nossa industria de defesa nunca foi grande. Era pequena e poucas vezes realmente competiu com a do exterior. Produzíamos alguns navios (niteroi), blindados (urutus, cascavel e astros) e aviões (tucanos)…Nunca os nossos produtos foram as melhores opções, talvez as mais baratas. Na real, nunca produzimos MBT, navios patrulha oceânica, destroiers, radares, contramedidas eletrônicas, sistemas de defesas aéreas, e mísseis que funcionam. Em relação a guerra moderna, hoje não produzimos drones (mais simples que aviões) e satélites militares, e nem pensamos e falamos de armas base laser, ultrassom, contramedidas, desenvolvimento cibernético e continuamos… Read more »

Foxtrot

Fabricante não empenha dinheiro próprio para terminar produto algum. Se não houver salvaguardas contratuais, alguns fabricantes descumprem contratos mesmo. Se não há encomendas substâncias, o fabricante vem a falência. Se não há interesse do governo (nesse caso representado pelos militares) o fabricante não investe em P&D. Viu as novidades da indústria nacional na última mostra BID ? Nossa indústria é completamente capaz de oferecer o que há de mais moderno mundo a fora (com domínio nacional). Porém ela não tem o incentivo merecido. Os militares não as prioriza, e quando o faz é para comprar ridículas unidades mínimas. Diferente de… Read more »

Underground

Isso ai parece a construção daquelas mega cidades chinesas, uma atrás da outra, e que hoje estão vazias.

Underground

Quero ver na hora de começar a dar manutenção em tudo isso.

Eduardo Angelo Pasin

A china tem mais de 1.4 BI de pessoas, mecânicos não vão faltar.

Camargoer.

Pois é. Vai gerar mais emprego e encomendas na industria naval chinesa. Os estaleiros terão serviço por décadas. Nenhum vai falir.

André Macedo

Dos criadores da “bolha chinesa” que ia estourar 20 anos atrás… Kkkkkkkkkkkkk acha mesmo que se constrói a segunda maior Marinha do mundo sem planejar custos futuros?
Olha o crescimento militar aliado com o crescimento socioeconômico chinês.

Last edited 1 ano atrás by André Macedo
sub urbano

pois é lembro dessa kkkk Mirian Leitão falava disso diuturnamente. nada aconteceu, China agora é deus

Luis Carlos

Fique tranquilo que os cinco submarinos australianos vão dar conta disso.

carvalho2008

Mestre Underground, isto é torcida ou fundamentação? Eles darão manutentenção….e a manutenção daqui 5 anos será no momento em que a economia deles não somente superou a americana , mas se distancia dela. Os custos Chineses mesmo subindo, ainda assim significam uma despesa menor que a americana. Se vc pegar 2 navios absolutamente iguais, mas um sofrer operação e manutenção nos EUA e outro operação e manutenção na China, os custos ainda serão muito menores no lado Chines….noves fora, para uma marinha absolutamente igual em tese, ela nas mãos da ditadura Chinesa , no custo do trabalhor chines, nos bonus… Read more »

Last edited 1 ano atrás by carvalho2008
Wellington R. Soares

Quanta imbecilidade em um comentário só !!!
Se liga meu amigo, a engenharia Chinesa está muito a frente da nossa engenharia. As empresas Chinesas estão muito a frente da nossa !!!
Acorda, o país fracassado é aqui. Daqui a pouco veremos muitos Brasileiros saindo daqui para morar na China ou você acha que o Brasil é bom ???

Camargoer.

Caro. Ainda assim, a construção das cidades fantasmas criou emprego, gerou renda, fez movimentar a economia. Pelo que andei lendo, temos conjuntos habitacionais abandonados no Brasil, por isso é tão importante retomar as obras paralisadas e concluí-las.

WSilva

”Pelo que andei lendo, temos conjuntos habitacionais abandonados no Brasil, por isso é tão importante retomar as obras paralisadas e concluí-las.”

Isso não importa, o que importa é repetir por aí os mantras anti China. rs

Allan Lemos

Você deveria entrar para a seita, a seita que dói menos.

Alison

Ri muito aqui kkkkkkkkkkkkk

Machado

Caramba que fotos sensacionais. Show de bola

Daniel Ricardo Alves

Que inveja! Aqui a MB ainda continua usando as Niterói, sonhando com Tamandaré e gastando quase todo o orçamento com salários e pensões.

Camargoer.

Segundo o Sipri, a China está gastando com defesa cerca de US$ 290 bilhões por ano, sendo praticamente 1/3 com pessoal, 1/3 com custeio e 1/3 com a aquisição de novos meios (aéreos, terrestres e navais).

Luis Carlos

E eu li que a China já é o País que mais gasta com aquisição de material.

carvalho2008

E faça o reverso mestre camargoer, que em face da estrutura de custo chinesa, cada dolar na mão deles equivale a U$ 1,30 a 1,45 dolares no custo americano ou europeu…

Daniel Ricardo Alves

E a marinha japonesa? Como ela divide os seus gastos? Acho que faz mais sentido a MB se espelhar na MJ do que na chinesa.

Rafael

Uma vergonha, não reclamamos do que deveríamos. Uma marinha de poucos navios, e mais gente em terra nos confortos, do que no mar.

Antônio Vieira

Enquanto isso,num certo país gigante mas com os pés de barro,cortou a primeira chapa com certeza.kkkkk

Heinz

Por aqui temos dificuldade em lançar ao mar navios patrulhas, a cada 10 anos é um

Esteves

Conseguiram acesso à tecnologia. Conseguiram superar a ignorância. Depois de saber como fazer, o que fazer, porque fazer, estão fazendo. Mão-de-obra, matéria prima, conhecimento. Faltava construírem estradas no mar levando os Poderes adiante. Nada de novo. Romanos fizeram por terra. Vikings, espanhóis e portugueses fizeram pelo mar. Vão conseguir estabelecer possessão sobre ilhas? A China vai conseguir domínio sobre os negócios em portos distantes na África e na AS? A China será capaz de contestar o domínio norte-americano no Pacífico? Aqui precisamos ir aprendendo enquanto fazemos. Isso atrasa qualquer empreitada. É como construir um prédio sem saber instalar elevadores, eletricidade,… Read more »

Maurício.

Oh inveja…

carlos mendes

Eu tenho uma duvida que e a qualidade dos embarcados em seus navios. Essas Tripulações nunca foram a Guerra e experiência são cruciais contra um inimigo que opera Porta Aviões em clima extremo e tem 200 anos de Guerras Navais. Por favor e apenas um questionamento em relação ao pessoal embarcados.

Esteves

Essa dúvida pode ser esclarecida com a quantidade. A China não tem o mesmo desprendimento que o país da guerra tem? Não. Não tem. Mas Teve.

A China tem Poder Industrial para fazer projetar o Poder Marítimo+Poder Naval? Tem de sobra.

Poderiam, os chineses, perderem mais navios que os inimigos? Talvez. Para isso estão tratando a quantidade. Quanto? Quantos navios a China precisará lançar ao mar para contestar?

Breve saberemos.

carvalho2008

Mestre carlos mendes, Creio que isto está se transformando em um mantra…e mantra são perigosos…questiono isto…. Israelenses foram a guerra num pós guerra de mudanças absurdas e galopantes de doutrinas….e deram banho de lição sobre como a tradição não resolve nada…pelo contrario…Franceses eram arraigadamente tradicionais….e tomaram uma surra por isto e seu mecanismo de comando…. Então, não é por ai….não creio, principalmente pela rapidez das mudanças das coisas que nos impõe tdo aquilo que sabemos a 5 anos atras para a obscolescencia….. A unica coisa que acho que pode impactar nos Chineses é sua forma arraigada a hierarquia de comando….isto… Read more »

Utama

Pura verdade mestre Carvalho. Os iraquianos tinham uma estrutura hierárquica tão rígida como e não apresentaram desafio para a Otan em nenhum nível. O maior exemplo de dinâmicidade em combate veio dos Alemães com a Blitskrieg. Isso depois foi extensamente enraigado nas forças americanas. Os soviéticos, que tbém aprenderam muito com seus inimigos, não aprenderam essa parte.

Esteves

Estão tratando disso também. Teve matéria aqui sobre a delegação de poder dos altos oficiais para os de baixo.

Estão treinando as hierarquias abaixo dos capitães para tomarem decisões de comando.

sub urbano

Japão era quem na Batalha de Tsushima? Samurais operando encouraçados e seus canhões de 12 polegadas kkkk

WSilva

Só por curiosidade, quais países têm experiência em guerra na sua visão?

Esteves

Aqui, Em breve haverá disparada dos preços do arroz e do feijão. Porque a agricultura familiar não consegue competir com o agronegócio que produz soja, milho, açúcar. Porque os preços do arroz e do feijão estão contidos pela ausência de oferta que só quer exportar em razão do despencamento do poder da nossa moeda e do nosso consumo. Não é justo competir contra o dólar dentro do nosso país…ainda que nossa economia não Esteja dolarizada como estão Turquia e Argentina. Os produtores querem grana. Assim como a indústria chinesa acumulou dólares e euros, agora é a hora de exportar Poder,… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Me erra, Esteves rsrsrsrs

Esteves

Nunão, nossa quanto tempo. Aproveitando que você ainda não foi para o lugar de onde veio e que vossa ausência no Naval, sem nenhuma contestação à expressão conhecimentista editorial da dupla GaPo, restringe o entendimento dos comentaristas (exceto Carvalho e Bardini, Mestres das Penas…cada desenho mais bacana que o anterior), irá publicar alguma reportagem como aquelas boas do PROSUB? a) nunca b) não sei c) não enche d) não quero e) tenho mais o que fazer, vá procurar um livro pra ler Sabe…eu entendo que o esforço do Trio + Salles em produzir podcasts deu no que deu: cachorro latindo,… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

f) vai dormir! rsrsrs

carvalho2008

Mas mestre Nunão, se o mestre Esteves tomar  pozinho com catuaba, ginseng, canela, cacau, cúrcuma, gengibre, pra combater a bronquite, acho que ele não vai dormir não….nem a patroa….rzrzrzrzrz….o ruim é se ela mandar ele lavar a louça…..rzrzrz….vai varar a noite…nos xtube da vida ….rzrzrz

a gente perde o amigo mas não pode perdar a piada….

rzrzrzrz….

Mestre Esteves,,,acho que esta receita não é para bronquite não!!! olha a taquicardia homem de Deus! rzrzr…se já esta com falta de ar…..vai dar ruim…..rzrzr

Last edited 1 ano atrás by carvalho2008
Esteves

O pior é que durmo. Pedi pra manipular arginina com vitamina C. Vou misturar com a maca negra peruana que indicaram na casa de ervas&raizes.

Ou mato ou morro.

Romão

Esteves:

  • 3 gramas de Maca Peruana (em pó)/dia
  • 1 Grama de tribulus terrestris (em pó)/ dia
  • 1 tadalafil de 5mg/ 2x na semana.

É só o ouro Esteves! Só o ouro 18k.

carvalho2008

Mestre esteves…a idade é ingrata…dois remedios que o homem tem de saber que vai tomar um dia….e as vezes de forma combinada….rzrzrz

silfilidrina e um para memoria para não esquecer porque o P ta duro e o que ia fazer com ele…

rzrzrz

Last edited 1 ano atrás by carvalho2008
carvalho2008

Mestre estevez, a produção de soja, milho e açucar não é familiar….arroz tambem, feijão sim…e o que tem de milho é para atendimento proprio/regional…

Os limites extremos podem ser tarifados em tx de exportação, isto numa situação de exceção.

Alimento acabou no mundo….e a inflação da comida global é pior lá fora. A coisa está ruim, mas brasileiro está desconectado com o derretimento global lá fora….a coisa tá preta…e preta ao estilo buraco negro, nem a luz está escapando desta gravitação….estamos brigando aqui dentro do Brasil e o grande asteroide está caindo…

don´t look up… don´t lok up…

Esteves

“Porque a agricultura familiar não consegue competir com o agronegócio que produz soja, milho, açúcar. Porque os preços do arroz e do feijão estão contidos pela ausência de oferta…” Somos grandes vendedores de milho para a China, Irá, Coréia, Japão. Arroz está afetado pela seca no Sul e por preços baixos. Falta de incentivos. Feijão idem. Tinha feijão entre as produções do agronegócio (soja, cana, laranja) no interior de SP até o Paraná. Não tem mais. Feijão está sumindo. Lembra que importamos arroz da Tailândia? Lembra dos motivos? Preço. Falta de ofertas. Os incentivos vão para a produção agrícola da… Read more »

Carvalho2008

A agricultura familiar, deve focar o mercado interno

Esteves

Sim. O problema acontece quando os produtores internos ficam desestimulados à produzirem em razão da comparação dos preços e dos incentivos X agronegócio.

Negócios distintos. Mas grana é grana.

carvalho2008

O problema da agricultura familiar é o custo de distribuição….a logistica para se captar e distribuir pequenas quantidades….

Esteves

CEAGESP/CEASA.

Carvalho2008

onde tem….tem….onde não tem….não tem… Quase fiz agronomia ou zootecnia quando garoto….coleções e coleções de agropecuária …..lembro de naquela época, ter reportagens em que uma família camponesa chinesa viver e produzir em 4 mil metros quadrados, aproveitando cada centímetro….no tabelado de arroz irrigado, criava peixe e criava Pato….as sacas produzidas iam até um posto para a troca por dinheiro…pequenas qtdes. Isto precisaria haver no Brasil para a agricultura familiar que não tem nada a ver com agricultura de subsistência. Já manifestei aqui meu posicionamento sobre Amazônia, onde devemos explorar os 20% legais e ocupar, co forme legislação vigente. Da mesma… Read more »

Simao

E a china está com tudo

M4l4v|t4

Impressionante em todos os aspectos. Pelas capacidades dos meios, não economizando dinheiro para nada, apenas o melhor do melhor; pelo requinte nos detalhes; e pela beleza

Porém, sempre o porém. Isso só acontece porque eles estão de fato se preparando para enfrentar nada mais nada menos que a US NAVY.
Portanto, não é bom acreditar em superioridade qualitativa porque isso não acontecerá. Não neste século. E é bom continuar fazendo muito mais desses por que vão precisar de muito mais.

Last edited 1 ano atrás by M4l4v|t4
FRITZ PILSEN

Imaginem nossa Marinha com umas 6 unidades dessas. Imagino que o custo x benefício seja bem interessante. Seria o caso de aprimorarmos nossas relações com a Marinha da China.

Esteves

Esses navios representam a capacidade e a construção naval da China. A indústria chinesa está saindo da China após décadas de ofertas de entrada como mão-de-obra, estabilidade financeira, subsídios, custos baixos, volumes e preços competitivos.

No Brasil não existe nada disso.

Wellington R. Soares

Caro Fritz, navios desse porte são para países grandes. O Brasil é um pequeno que alguns dizem ser grande. Muitos insistem em olhar apenas o PIB total que nos coloca com um dos países mais “ricos” do mundo, porém isso é uma grande besteira. Nos indicadores que acredito serem os mais importantes, somos ruins (PIB per capita, IDH, PISA, etc…). Vejamos a Austrália por comparação, temos um PIB total maior que o deles, então poderíamos dizer que somos maiores ? Negativo ! A Austrália está muito a frente do Brasil, com uma economia e educação muito mais avançada e por… Read more »

FRITZ PILSEN

Vamos botar fogo no debate: Ainda tem gente que acha que o comunismo fracassou… hahahahaha

Esteves

De fato, fracassou. A China é o país que mais produz bilionários. Marcas chineses como TikTok, Cosco, Shopee, Alibaba, Baidu, Geely, Vivo (não é a operadora espanhola), Lenovo, Hisense, Huawei, Xbacon…competem com marcas ocidentais. O China Construction Bank e o Bank of China são os maiores do mundo. Apesar da crise imobiliária mundial (novamente), os 100 maiores negócios imobiliários da China vão empurrando as construções no mundo. A China lançou a própria moeda em versão digital para diminuir custos com impressão, permitindo negócios entre/com países atingidos por sanções. A China já faz negócios compensatórios bilaterais com a Rússia diminuindo a… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“essas imagens nos estaleiros e nos navios: tem gente? Sinal que a inteligência artificial e a automação chegou na construção naval.” Ampliando as fotos dá pra ver gente sim. Mas na fase de acabamento, após o lançamento, a maior parte das pessoas fica dentro dos navios, instalando e testando os mais diversos equipamentos. Já a foto de satélite não tem resolução suficiente pra ver pessoas. No método de construção por blocos e megablocos, a maior parte do pessoal também não está ao ar livre na carreira ou dique onde se faz a junção dos blocos, e sim em oficinas cobertas,… Read more »

Esteves

Sim. Tem gente. Mas nesse ritmo velocíssimo de construção, provavelmente, existe movimentação autônoma. Acho.

Não sei se dá pra soldar partes de navios como soldam partes de veículos. Parece que a soldagem de navios é, ainda, talvez em razão das proporções das peças, artesanal.

Lembro de matéria aqui sobre defeitos em submarinos norte-americano provocados por soldagem mal feita. Parece que Teve sindicato no meio.

Penso que existindo automações nas fases da construção, é outra vantagem que levam X Ocidente. Sindicatos e legislação…essas coisas.

Fernando "Nunão" De Martini

Em geral: A soldagem de chapas e estruturas metálicas de navios é feita por pessoas. De fato, como você mesmo intuiu, as partes e os gabaritos são de grande tamanho. Mais significativo ainda é que as seções a montar são muito variadas e pouco seriadas, o que não combina com a produção tipo linha de montagem de veículos, onde robôs que fazem tarefas repetitivas de soldagens da carroceria. Porém, tarefas como verificação de qualidade, controle do processo, entre outras do tipo, utiliza cada vez mais sistemas de alta tecnologia e automatizados, aumentando a precisão e a produtividade. Passou-se dos desenhos… Read more »

Esteves

Excelente resposta para países com elevada taxa de desemprego: construção naval.

Grato.

Esteves

Se convidarmos os chineses com seus Type 052 para uma visita em nossos portos…

Vai ter gente irritada,

Alexandre Galante

Um Type 052C visitou o Brasil em 2013, participamos de uma operação com os navios chineses:

https://www.naval.com.br/blog/2013/10/29/marinha-do-brasil-realiza-exercicio-inedito-com-a-marinha-da-china/

Esteves

Bacana.

Faver

Vi em um site, se não me engano o millitary watch magazine, que eles pensam em fazer leasing de alguns destes para alguns países amigos…. Poderíamos alugar uns 3… (hehehe). Vou parar aqui porque daqui a pouco vão me expulsar daqui…

Esteves

A pergunta que faço é pra que? Qual doutrina nossa determina o emprego de navios com essa tonelagem e armas? Pra que?

Para cuidar do mar? Podemos fazer mais com menos.

Para empregar o Poder Naval? Para projetar o Poder Naval?

Senta que lá vai história…

Wellington R. Soares

Por favor Esteves, não compare China com Irã. Hoje a China para o Brasil é muito mais importante que os EUA, porém os EUA para o Brasil é muito mais importante que o Irã.
Todos os países vivem de interesses, quem quer levar tudo a ferro e fogo acaba virando uma Venezuela, Cuba, Nicarágua, etc….
Temos muito a ganhar se aproximando da China, porém o mesmo não se encaixa em relação ao Irã, pois com certeza temos muito mais a perder.
Não estou defendendo esse ou aquele, apenas vendo o que seria melhor para os interesses econômicos do Brasil.

Esteves

O Irã é um dos maiores compradores de milho. O Brasil é um dos maiores vendedores de milho.

Restrições quanto ao regime do Irã? Tem a velha piada…não é pra casar, é só pra fazer negócios.

A China enforca 8 mil por ano. A China é um verdadeiro abatedouro de animais domésticos. A China é uma ditadura.

Valores dos outros não se põe na mesa.

Sincero Brasileiro da Silva

A minha inveja é uma inveja de revolta! Se fôssemos um país “sério” já teríamos construído no mínimo 16 classe Macaé e 4 Tamandaré!

Esteves

Fôssemos um país sério teríamos diminuído a concentração de renda.

Carvalho2008

concentração de renda não responde a tudo, embora representa uma distorçao de modelo. Dentro de um modelo econômico capitalista, a concentração de renda, independente do grau, é derivada da capacidade do indivíduo de gerar riqueza. De fato, quando o extremo ocorre, a força econômica alia-se ao sistema de forma a se autosuprir, criando barreiras. O problema é que este sistema é global, os países nacionais não têm capacidade de promover grandes reformas ou dispositivos sendo que está riqueza pode migrar de um país a outro que queira aproveitar-se disto e ate patrocinar. Então, é um problema global em face da… Read more »

Romão

Fôssemos um país sério, teríamos industrializado o vale do rio São Francisco há pelo menos uma década!

Miguel

Maravilhosas belonaves. Século XXI tem dono. Primeira potencial global sem travar invasões e guerras. Sabedoria milenar é outra coisa!!!

Will

Enquanto isso no Brasil todas a encomendas são reduzidas, o que sera que os Chineses sabem que não sabemos.

Carvalho2008

estão fazendo estoques de alimentos….todo o mundo sabe o que significa….estoque de petróleo, minérios e alimentos….compraram tudo….

Esteves

Visionária. Iluminada. Preventiva. Sabida.

A ex queria estocar vento. Vocês não deixaram…

carvalho2008

eles chineses, estão se preparando para um grande inverno….

…..” The winter is coming….! ….”

Esteves

Desenvolva sua tese.

Carvalho2008

Quando uma economia em crise é redução de crescimento como a Chinesa ( ela precisa de no mínimo 7% a.a. é cresceu menos de 3%a.a. em 2022) aumenta seus estoques, significa que acredita que precisa gastar mais mesmo em meio a redução. Oras, se precisa gastar mais mesmo quando reduz e os insumos estão em alta, é porque acredita que continuarão aumentando e que a coisa irá piorar. Como ela própria é um dos principais motores do globo e faz esta leitura, adicionada a crise europeia e os recentes ensaios às suas portas, parece ser um confirmação de que está… Read more »

Esteves

Eles sabem que as pessoas precisam de trabalho.

FERNANDO

Não sei o sentido de tantos navios.
Não vão conseguir usa-los.
Não vai sobrar muito da China daqui a alguns anos.
Vão por mim!

Esteves

Poupemo-nos.

Romão

A China tem 5.000 anos de civilização.
Mas vai sobrar pouco dela em alguns anos, disse o Fernando!
Se o Fernando falou, tá falado!

RSmith

Esses são “Verdadeiras unidades de combate naval multimissão!” … nossas Tamandaré’s, supostamente “Fragatas Leves” estão mais para NPO (Navios de Patrulha Oceânicas) ligeiramente melhoradas. As quatro juntas seriam derrotas por um único Type 052DL desses.

Esteves

Talvez. Marinhas adotam classes de navios. De navios costeiros até grandes combatentes de superfície como esse Type 52.

Comparar navios de classes diferentes que cumprem diferentes missões é estranho. Submarinos brasileiros IKL, em exercício, foram capazes de colocar porta-aviões norte-americanos em seus periscópios.

Cada país defende a própria classificação para seus navios. Até lanchas portando mísseis são capazes de afundar contratorpedeiros.

Recentemente um navio da classe Slava, o Moskva, foi afundado por 2 mísseis anti navio.

Patriota

Pelo menos em um aspecto a Marinha chinesa jamais irá superar a MB: as festas!
Somos insuperáveis em festas! Não é a toa que somos conhecidos mundialmente pelo Carnaval. Parabéns aos nossos almirantes pelas lagostas, canapés, as ricas iguarias, picanha, filet mignon, uísque 12 anos, champanhe e vinhos importados, e pela cervejinha e o leite condensado para a marujada, afinal ninguém é de ferro! Safo

max

Destruidor chinês 052D contra destruidor britânico 045, simulação de batalha:

Fuca

Sendo a diferença de preço entre eles 3×1..
Com o preço do destruidor britânico 3 vezes mais caro que o destruidor chinês..

Sendo que com esta diferença torna-se uma vantagem numérica…

3 tipo 52d contra um tipo 45 ..

ADM

Um estaleiro chinês, não sei se é o Dalian Shipbuilding Industry Company, tem mais capacidade de construção de que todos os estaleiros americanos juntos. Dito pelo Secretário da USN…Não dá para competir.

https://edition.cnn.com/2023/02/22/asia/us-navy-chief-china-pla-advantages-intl-hnk-ml/index.html

Isa

Chegou o momento de todas as potências mostrarem quem é k tem maior e mais potente, vamos viver tempos surpreendentes a nível mundial

Otto Lima

40 anos atrás, os principais navios de escolta da Armada do Exército de Libertação do Povo da China (sigla em inglês: PLAN) eram os contratorpedeiros Tipo 051 (Classe Luda) e as fragatas Tipo 053, derivados respectivamente das Classes Kotlin e Riga, projetos soviéticos da década de 1950. Hoje,a PLAN tem navios de escolta no estado da arte, capazes de rivalizar com seus homólogos da OTAN, pelo menos teoricamente. Foram 40 anos de aprendizado contínuo atrelado a um projeto de nação, que agora é um projeto de império global.