Comandante da Marinha apresentou os campos de atuação e os Programas Estratégicos da Força

Nesta quarta-feira (15), a Alta Administração Naval, formada pelos Almirantes de Esquadra da Marinha do Brasil, reuniu-se com o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, no Gabinete do Comandante da Marinha, em Brasília.

A recepção foi conduzida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, no prédio principal da Força, na Esplanada dos Ministérios, com honras militares e revista à tropa.

Na ocasião, foram abordados temas relacionados às áreas de atuação do Poder Naval e os Programas Estratégicos da Marinha do Brasil, com ênfase no Programa Nuclear da Marinha e no Programa de Submarinos. No encontro, o Comandante da Marinha apresentou as fases do desenvolvimento do futuro Submarino com Propulsão Nuclear e as perspectivas sobre a abrangência da Parceria Estratégica Brasil-França na área de defesa.

Foram tratados, ainda, o cronograma da entrega de novos meios e a situação orçamentária da Força.

FONTE: Agência Marinha de Notícias

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Camargoer.

Ola Colegas. Alguns pontos. Notei que a publicação foi feita pela agencia de notícias da MB. Há algum tempo tenho comentado sobre a necessidade do MinDef criar uma agência de notícias e de relações públicas com servidores profissionais da área de comunicação e jornalismo. Não faz sentido cada comando ter uma agência de comunicação, ainda que a comunicação social do setor miltiar com a sociedade civil seja fundamental. Outro ponto é minha curiosidade sobre o que foi apresentado para a presidência que seria a parte mais interessante da notícia, o que mostra o amadorismo da agência de comunicação da MB… Read more »

Burgos

Saudações Caro Camargoer;

Bom pelo menos ouve uma evolução aí !!!
O nome mudou de Serviço de Comunicação Social da Marinha para Agência Marinha de Notícia !!!
Sei lá !!!
Eu acho que ficando tudo com o Min. da Defesa essas informações e notícias ao Público ficariam muito centralizadas e haveria um certo “Delay” ao soltá-las ao Público o pq das forças terem as suas Agências independente uma da outra !!!

Camargoer.

O problema das agências de cada força é um certo amadorismo e uma qualidade sofrível. Os militares que envolvidos nas agências de comunicação são incapazes de estabelecer uma relação de jornalismo profissional com a sociedade civil. Contudo, uma agência e um serviço de comunicação social profissional é caro e demanda uma estrutura cara. Não faz sentido cada força ter uma agencia ou departamento. O resultado a gente já conhece. È amador.

Velho Alfredo

É muito comum que uma Força tenha sua agência de Com Soc, independente do escalão superior também ter. Só pesquisar em outros países, pcp de 1º mundo, onde há mais preocupação com a Dimensão Informacional.
Quanto aos assuntos, acredito ser bem óbvio, pois estão, há um bom tempo, na Política Nacional de Defesa, no caso, pro que tange o Poder Naval.
O que não está lá na PND explicitamente é pra vc não saber mesmo.

Camargoer.

Caro Velho. A comunicação social dos militares brasileiros é amadora. Isso nada tem a ver com PND ou informação classificada. Existem coisas que funcionam bem, coisas que funcionam mal e coisas que não funcionam. A comunicação social dos militares é um exemplo de algo que funciona mal, por isso a necessidade de um órgão destes dentro do MInDefesa que disponha de gente com formação profissional para fazer este trabalho.

Salomon

Pensa-se muito nisso. Há uma comissão com trabalhos em curso, que deve apresentar sua conclusão final em 2 anos. Mas já se delineia a constituição de 500 cargos, sendo 100 deles comissionados, compra de equipamentos alemães, coreanos e argentinos(?), aluguel de imóveis em todos os DNs, viaturas etc..Também será obrigatória a contratação de jornalistas perseguidos pela ditadura ou familiares destes, em caso de idade avançada, sem necessidade de concurso. Haverá também uma investigação “racial” antes das contratações para se evitar maioria de brancos capitalistas, e uma parceria com o site 247 e Rede Globo, com pagamentos sob a rubrica “reservado”.

Alex Barreto Cypriano

Tem quem diga que a US Navy, o MARAD, o NavSea e outros temem financiar e alavancar sua construção naval com WallStreet, o que milagrosamente desataria a cornucópia naval tão demandada por lá. Embora quem construa sejam os estaleiros privados (poucos – é verdade) e quem pague seja o contribuinte americano mediado pela poderosa ‘bolsa’ do Congresso, essa foi a idéia: a US Navy tem medo de alavancar-se na especulação financeira – idéia de quem espera faturar com tal alavancagem. Financeirização na Navy, não exatamente, sequestro do orçamento pelo endividamento dos estaleiros convidados a emprestar, certamente. A moda chegou lá,… Read more »

Mendez

O que era apelidado de “sombra do presidente” no último governo voltou à força e manteve seu lugar à mesa.

Fora do tópico, mas salta aos olhos: a floricultura desses arranjos se deu bem…

Emmanuel

É muuu que se fala?
Voltou à força….fala sério.

mendez

Não captei…
O cara é almirante, está sentado à mesa do almirantado, de branco, e não voltou à FORÇA armada marinha? Não é subjetivo, está no foto.
Se pareceu “muuu” no sentido de que eu faço parte de algum gado, não foi o caso. Até porque acho que a foto mostra exatamente o contrário. No “cafezinho”, autoridades/políticos se acomodam e convivem bem enquanto os gados ficam se estranhando.

Emmanuel

Resumo da conversa: blábláblá…

Alexandre Galante

Heheheh

Inhotep

O pessoal reclamando de “blá blá blá”, política é assim mesmo, chata, hipócrita, demagoga e incerta (eufemismo pra mentirosa).
Esperamos que esse governo faça mais pelos meios militares que pelas mamatas dos mesmos.

Maurício.

Uma vez, acho que no início de 2003, o Lula fez uma visita na Marinha e falou sobre o submarino nuclear, na época ele disse que o submarino nuclear garantiria a proteção do Brasil contra prováveis invasores, eu lembro que na época eu fiquei todo empolgado, até pensei: Agora esse submarino nuclear sai! Ledo engano, vinte anos depois, nada de submarino nuclear, e pra piorar, estamos dando baixa em um que poderia servir por uns bons anos, a juventude e suas ingenuidades…🤦🏻‍♂️

Augusto

Desses vinte anos, se fosse só o submarino que não saiu do lugar já estava de bom tamanho (isso no panorama geral da nação). Vinte anos e ainda continuamos na mesma m@%rda.

A proposito eu também era um dos empolgados com o Brasil “potencia” que era prometido pelo ex.

Willber Rodrigues

Lembro que a 1° vez que lí sobre esse subnuc foi na Revista Ciência Hoje, quando eu tinha uns 12 anos, se bem me lembro.
Hoje tenho 31….

MIGUEL

A conversa foi: 6 SSN Alvaro Alberto + 15 SSK Riachuelo + 18 FFL Tamandare + 12 Meko A400RN + 2 NAEs

Pangloss

A conversa não precisa se prender aos decepcionantes limites da realidade.
Na minha opinião, da lista acima só teremos 4 Riachuelos e 4 Tamandarés, com as dificuldades costumeiras de prazo.

Willber Rodrigues

A conversa foi:

Me dá 2% do PIB pra “eu” comprar 3 NaE e 5 subnuc, e aumentar o efetivo em mais 50 mil integrantes e 10 mil almirantes, purfavô.

Last edited 1 ano atrás by Willber Rodrigues
Augusto

Ou será que foi assim: Aumenta minhas regalias que a gente ta junto nessa até o fim (ou até alguém vir com um proposta melhor).

Willber Rodrigues

Muitíssimo provável.

Zorann

Puxaram o s.aco, reafirmaram sua importância como c.abidão e pediram grana. Só o normal de décadas

Andrey

Devem ter pedido um sub nuclear que “avoa” e que em gratidão será batizado de S 13 e o nome fica por vcs,senão a moderação me pega rs

Felipe

Posso ser otimista e acreditar que até 2026 será assinado um contrato para mais 4 Tamandaré????

Camargoer.

Olá Felipe. Creio que não. O atual contrato para a construção de 4 FCT oferece a oportunidade para a MB exercer a opção de outros dois navios. O mais provável é que a MB exerça esta opção que seriam entregues em 2029 e 2030. Um novo contrato ou um aditivo para um segundo lote só após a MB exercer esta opção.

Fernando

Acho que a Marinha vai avaliar exercer essa opção só depois da primeira da classe estar na água, no que eu concordo com eles.

Eu ainda acho essas fragatas pouco armadas e com lacuna na defesa anti-aérea, coisa que se pode melhorar para as duas opcionais ou um eventual segundo lote. Temos navios pelo mundo de deslocamento próximo que são muito mais bem armados. Mas para avaliar isso a melhor forma é já ter um navio na água.

Camargoer.

Olá Fernando. Não sei. A primeira FCT ficará pronta em setembro de 2025, o mesmo ano que será iniciada a construção da quarta unidade. Para que haja continuidade mantendo a mesma cadência de produção, a MB teria que exercer a opção no máximo no final de 2024 para haver tempo de contratar os sistemas de armas e sensores. Então, a MB terá que decidir pela construção da quinta ou da quinta e sexta unidade antes da primeira entrar em operação.

Santamariense

Se até 2026 tivermos ao menos 1 Tamandaré na água (ela já estar entregue à MB é pedir demais) já será muito.

Willber Rodrigues

Se daí sair mais 2 FCT, já é motivo pra dar tiro pro alto e comemorar.
Se sair mais 2 Riachuelo, melhor ainda.

teno

” uma imagem vale mais de que mil palavras ”
já era…!!

André Souza

Por que já era ?

Camargoer.

Caro. O que você viu na imagem que ninguém mais notou? Estou curioso.